Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Segunda, 3 de maio de 2021
40 anos do Grêmio campeão brasileiro



Foi numa tarde de domingo que os tricolores do Rio Grande do Sul deram seu primeiro grande passo além das fronteiras estaduais. A conquista nacional foi consumada numa vitória por 1 x 0 sobre o São Paulo, a quem já derrotara na partida de ida no Olímpico Monumental por 2 x 1. Com o golaço do "Artilheiro de Deus" Baltazar, a equipe de Ênio Andrade consagrou Leão, Paulo Roberto, Paulo Isidoro, Renato Sá e cia. O Morumbi estava preparado para um clima de festa, mas o Grêmio calou o estádio e apenas seus adeptos festejaram. Os tricolores paulistas sentiram na pele o que fizeram no começo de 1978 no Mineirão, contra o Atlético, na decisão de 1977.

Acompanhe momentos do jogo no áudio da Rádio Guaíba, com narração de Armindo Antônio Ranzolin, reportagem de João Carlos Belmonte e Laerte de Franceschi, plantão de Antônio Augusto e comentário de Lauro Quadros.



Veja agora o documento de decisão no relato da Rádio Gaúcha, que teve Haroldo de Souza na narração, Wianey Carlet na reportagem, Ruy Carlos Ostermann no comentário e Raul Moreau no plantão.



O gol é documentado abaixo pela Rádio Globo do Rio de Janeiro, com Jorge Curi e Kléber Leite.



Mais uma narração carioca do caneco gremista: a da Rádio Nacional, com José Carlos Araújo.



Agora tem a transmissão da TV Globo, com Luciano do Valle, Gerson, Roberto Cabrini e Raul Quadros. Curiosidade: mais cedo no mesmo dia, Luciano narrou (evidentemente que dos estúdios em São Paulo) o Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, vencido por Nelson Piquet e comentado por Reginaldo Leme.



Por fim, a partida contada pela TV Cultura, com narração de Luiz Noriega e reportagem de Carlos Eduardo Leite.



Observação: não tenho o gol nem com outras emissoras de televisão (Bandeirantes, Record, Gazeta e TVE) e, por incrível que pareça, nem de nenhuma rádio de São Paulo (Bandeirantes, Globo e Jovem Pan).

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.