Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
Imagens que marcaram época, sons inesquecíveis, personagens que fizeram história. Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui, recordar é mais do que viver. É saber, é contextualizar, é rememorar. Viaje no tempo.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 
Segunda, 27 de janeiro de 2020
100 anos do nascimento de Helmut Zacharias

Falecido em 2002, este violinista e compositor alemão criou mais de 400 obras e foi considerado um dos melhores executores deste instrumento na Europa, ganhando apelidos como "Violinista Mágico" e "Sr. Violino da Alemanha". Em 1985, ele foi premiado com a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha. E naquele ano, uma série mexicana já fazia sucesso aqui no Brasil desde o ano anterior.

Sim, falo de "Chaves" no SBT. E temas de Helmut foram trilhas sonoras de diversos episódios, alguns no original em espanhol, mas a grande maioria nas primeiras dublagens da Maga. Todas as músicas usadas na versão brasileira foram extraídas de um mesmo disco: "Two Million Strings", lançado em 1958 e feito em dupla com Ricardo Santos - pseudônimo de Werner Muller, do qual vários outros temas também foram aproveitados.

O primeiro que curtem aí é "Love Theme", cuja cena mais lembrada ao seu som é a do Chaves indo embora da vila com uma trouxinha por não conseguir o dinheiro de bilhetes de loteria para pagar o dono da lotérica pois os que o Professor Girafales pegou não foram pagos, e aí a Chiquinha se entristece e se lava no "ué, ué, uéééé...".



Depois tem "Mélodie Perdue", ouvida em cenas como a do Chaves brincando com um pau que "equilibrava" copos e espantando a Dona Clotilde por isso e a dele derrubando a máquina fotográfica do Seu Madruga no parque após chutar a bola do Quico e "marcar um golaço", além da Dona Florinda suspirando de lamentação no restaurante depois do Professor Girafales brigar com ela na casa do Sr. Barriga na semana do Natal.



Agora tem "The Boy on the Carousel", que deixou mais divertidas cenas como a da Dona Florinda esbravejando que "o palito também é sujeira" depois do Seu Madruga atirar um no chão da vila após limpá-lo, a do Sr. Barriga indo até o outro pátio e voltando correndinho para o principal quando o Quico corre para fugir do Chaves e a de Jaiminho, Dona Clotilde, Chaves e Chiquinha sentados no sofá da sala do Sr. Barriga à espera da ceia de Natal.



Na sequência curtiremos "Sarah", que embalou cenas como a do Seu Madruga segurando o braço da Dona Florinda achando que era o cabo da vassoura depois de recolher uma caixa de fósforos que ainda tinha alguns e aquela da Pópis chegando na sala de aula com o braço esticado segurando uma maçã para o Professor Girafales.



Vamos para "The Tipsy Piano", que toca em cenas como a do Quico doente deitado no sofá de casa e a do Seu Madruga puxando até a porta de casa um sacão de terra para plantar uma mudinha de chirimoia.



A mais conhecida talvez seja "Crazy Violins", som de momentos clássicos como a Chiquinha chorando "aaaa, bbbbb, ccc, ddd!!!" quando chega o Chaves contente com uma garrafa de refrigerante em mãos, Seu Madruga e Quico chorando juntos na parede da escada e o Chaves vendendo refrescos em sua barraquinha.



E o desfecho tem "Fiddler of Hawaii", trilha de cenas como Quico entrando na vila cantando "Eu Soooou o Maioraaaal" e Chaves equilibrando a vassoura quando é chamado pela Dona Clotilde, se assusta e a derruba.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.