Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 20 de setembro de 2021
Perdemos Roberto Petri

Um dos maiores nomes da imprensa esportiva brasileira, Petri morreu neste domingo aos 85 anos. Em entrevista ao "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes, o filho Bruno explicou que o pai teve recentemente um AVC e uma infecção urinária, estando muito debilitado. Nos últimos quatro anos, Roberto morava na clínica de repouso Flore D'Alliance, na zona norte de São Paulo, ficando com sequelas tanto motoras quanto de fala.

Roberto Petri começou na própria RB em 1954 e foi pra TV Tupi em 1956. Nas décadas de 1960 e 1970, criou algo que seria popularizado: o futebol Dente-de-Leite, para garotos de até 12 anos. Um dos revelados nestes torneios, que eram mostrados pela Tupi, foi "só um tal" de... Muricy Ramalho, conhece? O jornalista também trabalhou em veículos como os jornais Mundo Esportivo, Última Hora, Diário da Noite, Diário de São Paulo, Popular da Tarde e Equipe, a revista Player, as rádios Tupi, Difusora e Excelsior, além das TVs Cultura, Jovem Pan, CBI, ESPN Brasil e Gazeta.

Na TV Gazeta, Petri compôs uma equipe inesquecível que inaugurou as mesas redondas de futebol ao lado de nomes como Milton Peruzzi e José Italiano, além de revelar talentos através de concursos. Dois deles estouraram na crônica esportiva a partir do surgimento em 1974: Flávio Prado, que foi justamente pelo qual eu soube da triste notícia por postagem nas redes sociais; e Galvão Bueno, inicialmente comentarista e mais tarde narrador. Na ESPN Brasil, novas gerações puderam conferir um talento já mostrado anteriormente pelo Roberto: o grande conhecimento do futebol portenho, comentarista que foi no fim da década de 1990 do Campeonato Argentino.

A pisada na bola da Globo/SporTV em Vasco x Cruzeiro

Nos minutos finais do jogo em São Januário, feito em estúdio por narradores e comentaristas (Luís Roberto, Roger Flores e Paulo Nunes na Globo RJ e Jaime Júnior e Fábio Júnior no SporTV a partir de Belo Horizonte, com Renata Mendonça de casa via videoconferência), os cariocas marcaram o segundo gol e os mineiros diminuíram, sendo incompreensível terem feito tanta festa por apenas perderem um jogo por um de diferença. Apenas depois do último apito veio a informação: na verdade a partida acabou 1 x 1, o segundo gol vascaíno fora anulado.

Incrédulos, os narradores pediram mil desculpas ao público mesmo eles ficando tão vendidos nisso tudo quanto nós telespectadores. Os repórteres avisaram o placar correto apenas depois do encerramento do jogo, tanto Raphael de Angeli na Globo (que tinha ainda Guido Nunes em dupla) quanto André Pessôa no SporTV. Menos de duas horas após o fim da partida, a emissora divulgou uma nota oficial assumindo erro exclusivamente dela mesma nesta confusão.

Os grandes problemas foram que a filmagem - a mesma nos dois canais - não mostrou o reinício do jogo por ficar nos repetecos do segundo gol cruzmaltino (filmagem agora com sete câmeras por partida, algo definido pela CBF antes ainda dessa deste domingo, após reclamações de vários clubes com marcações do VAR, especialmente do próprio Vasco) e porque os repórteres não fizeram aviso no mesmo momento, possivelmente por estarem em deslocamento da área na qual ficam na arquibancada até o lado de fora do gramado para as entrevistas finais.

Imadiatamente isso gerou brincadeiras, claro, uma das mais criativas no Twitter sendo do perfil "Sem Firulas", de Fabio Felice: "o conceito 'isso a Globo não mostra' foi longe demais". Mas também houve reflexões. Se os repórteres não tiverem percebido a ocorrência devido ao deslocamento pro lado de fora do campo, a produção e os responsáveis pela filmagem e pelo erro no corte das câmeras deveriam ter dado o pronto auxílio aos locutores.

E outra questão é a própria narração em estúdio, que é lógico que agora é imperiosa devido aos tempos pandêmicos, perfeitamente compreensível. No entanto, bem lembrou o Allan Simon que não é de agora que isso acontece. Há quase duas décadas isto passou a ser cada vez mais realidade - não que antes não acontecesse pois acontecia, mas neste século 21 a prática ficou cada vez maior, inclusive em alguns casos por questões de segurança (São Januário é um estádio no qual a Globo não manda mais o pessoal de cabine por causa disso há alguns anos).

No rádio, a confusão não foi menor. No caso do Rio de Janeiro, a Tupi tinha José Carlos Araújo e o repórter Marco Vasconcelos na Colina. Mesmo com Marco avisando duas vezes que o segundo gol vascaíno tinha sido anulado, o repórter Wagner Menezes no estúdio levou até o fim seu depoimento de gol. Embora meio hesitante com tudo que acontecia e narrando o gol cruzeirense sem dar o placar, "Garotinho" pendeu pro empate mesmo.

Já a Globo/CBN não voltou ainda aos estádios, todas as transmissões dela (e também as da CBN SP) seguem com narração, comentários, reportagem e apresentação/plantão a partir das casas dos cronistas, nem sequer em estúdio estão. Renan Moura terminou o jogo crendo que narrou uma vitória do Vasco, mas logo após o início da "Central da Bola" Camila Carelli e Francisco Aiello perceberam e registraram que na verdade tinha sido empate.

Rádios de Belo Horizonte também foram derrubadas por causa disso. Na 98 FM, o pessoal ficou estupefato quando percebeu que na verdade era 1 x 1 o placar final, tanto que o narrador Guilherme Mello até tirou o fone e deixou a bancada por alguns instantes. Já na Super Notícia, que salvo engano meu também tem sua equipe transmitindo de casa, Osvaldo Reis decidiu recriar a narração do gol do Cruzeiro com mais empolgação para fins de arquivo pois, se era um gol de empate salvador no minuto final, merecia um relato à altura do acontecimento.

Quem estava na audiência da Itatiaia soube que o gol do Vasco tinha sido anulado e que o Cruzeiro obtivera o empate pois Alberto Rodrigues e o repórter Samuel Venâncio estavam em São Januário. Após a queda do som no tento de 1 x 1, o analista de arbitragem (ex-global) Márcio Rezende de Freitas observou que o letreiro da televisão estava apontando 2 x 1 como resultado, provavelmente pela cobertura ser feita em estúdio, da mesma forma que ele estava no estúdio da rádio. Depois de tudo isso, a Itatiaia fez altos enaltecimentos à sua cobertura presencial.

Porém, houve críticas à Rádio Itatiaia por causa de Vasco x Cruzeiro, críticas feitas por torcedores do América pois a emissora esticou um pouco mais o pós da Série B e a transmissão do jogo contra o Corinthians começou apenas a partir dos 17 minutos. Ênio Lima até narrou os dois gols do empate, mas interrompendo os comentários sobre o empate em São Januário. Na contrapartida, a Super Notícia com Léo Campos fez o jogo completinho.

A situação causada pelo "off-tube" gerou uma lembrança do hoje (inadmissivelmente) fora do ar Evaldo José, que narrava em 2004 um Guarani x Vasco pela Rádio Globo. Ele estava no estúdio e apenas o repórter Cláudio Perrout estava em Campinas. Em dado momento, a imagem da TV Globo cortou para um evento dos Jogos Olímpicos de Atenas e ele ficou sem ver o jogo no Brinco de Ouro. Aí, saiu um gol bugrino e Perrout não percebeu que Evaldo estava no "voo cego". Ao retornar da imagem, ele decidiu narrar em cima do lance, mas sem informar botaram o replay do lance. Quando o narrador percebeu, era tarde e o repórter gritou: "cancelado!!!"

Evaldo lembrou desta história para também recordar que, depois disso, por mais de uma década a CBN, com o inesquecível time que tinha ele e muita gente mais, fez praticamente todas as transmissões no estádio, sendo raros os tubos. Mas nessa história específica, o grande erro acabou sendo da própria produção do Sistema Globo de Rádio - e explico: este Guarani x Vasco não era exclusivo da TV Globo, passou também no Premiere Esportes e na TV Record. E não rolaria interrupção olímpica nem no Premiere e muito menos na Record. Era só ter deixado a imagem numa delas e pronto, ou então colocar dois monitores em canais diferentes por questão de garantia.

O texto sexista de Ugo Giorgetti

Chamado de "Mulheres no Futebol", foi publicado originalmente pelo site Ultrajano (do qual foi excluído horas depois) e replicado pelo blog do Juca Kfouri no UOL Esporte, no qual permanecia no ar até a publicação desta coluna. A forma como o cineasta - diretor, entre outros, de "Boleiros" - expressou sua visão sobre a presença feminina no jornalismo esportivo, completamente inadequada para os tempos atuais por remeter a décadas passadas, foi extremamente mal recebida por todas as mulheres que vi repercutirem o texto na internet, além de muitos homens, embora claro que outros tantos tenham não só concordado, mas usado isso uma vez mais para expor sua depreciação pela presença feminina na crônica esportiva, sobretudo no futebol, como não fariam nunca da mesma maneira com outros homens.

Três das melhores respostas ao texto do Ugo vieram através da repórter Lívia Laranjeira, da Globo/SporTV, que fez um longo e importantíssimo fio sobre isso no Twitter, e por duas colunistas do próprio UOL, Milly Lacombe no texto "O sexismo da tentativa de ensinar uma mulher a falar de futebol" e Marília Ruiz no texto "Eu sei bem o que é um Parmera e Corintxias, Ugo Giorgetti". Além do texto ter sido completamente fora de realidade no 2021 em que estamos, pior ainda foi por ter vindo de alguém normalmente bem levado em conta, como este conceituado cineasta. Até a publicação desta coluna, nem José Trajano e nem Juca Kfouri fizeram manifestações sobre o texto publicado.

Outros destaques

Proposta da Globo pelo Campeonato Carioca De Venê Casagrande, Matheus Costa e Gabriel Vaquer: será um dos assuntos no arbitral da FERJ nesta segunda à tarde com os clubes da divisão principal de 2022. A proposta diz respeito ao saldo devedor das rescisões contratuais com os clubes no ano passado. Eles estão muito insatisfeitos com a Record, que garantiu que preencheria todas as cotas comerciais, mas que não fechou nenhuma, atrasando por meses o pagamento das cotas, que despencou. O dinheiro da emissora aberta foi para o pay-per-view, também um fracasso comercial e sem anunciantes, mesmo com 200 mil assinantes de pico (longe da meta de 500 mil).

Alex Escobar recuperando-se do coronavírus O apresentador da edição carioca do "Globo Esporte" está isolado em casa, melhoras! Semana passada ele foi substituído por Carol Barcellos, que entrou em férias.

Globo pagará ou não uma multa milionária pela rescisão da Libertadores? Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: isto será decidido em 5 de outubro pela corte arbitral da Suíça e, se não estiver tudo bom entre ambas as partes, nova data será marcada para decidir quem tá certo no lero e qual tutu a emissora deverá pagar - se tiver que pagar. A Conmebol quer US$ 120 milhões de ressarcimento pela rescisão contratual em agosto de 2020.

Próxima rodada tripla das Eliminatórias No horário de Brasília, os próximos jogos do Brasil em outubro serão contra Venezuela no dia 7 às 20h30, Colômbia no dia 10 às 18h e Uruguai no dia 14 às 21h30. Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: a Globo tentou que Colômbia x Brasil fosse às 16h de Brasília, mas a Federação Colombiana não topou porque isso faria a bola rolar às 14h locais e também porque a faixa das 16h também é a da TV por lá. Com isso, no dia 10 o "Domingão com Huck" terá que ser duas horas mais cedo, assim como no dia 7 terão que fazer um remanejo daqueles envolvendo o "Jornal Nacional", a reprise de "Império" e tudo que vem antes do noticiário.

"SBT Esporte Rio" passa a ser "SBT Sports Rio" Mudança a partir desta segunda, dia no qual a filial do Rio de Janeiro passa a operar de uma nova sede no Centro, deixada sendo após 45 anos a histórica sede em São Cristóvão, na qual a emissora funcionava desde que o surgimento em 1976. Já o nome do programa apresentado pela Fernanda Maia troca de nome para ser padronizado com o novo selo esportivo nacional.

Lívia Nepomuceno ficará de vez no "Terceiro Tempo" Certo isso é pois Yara Fantoni, que vinha cobrindo a licença-maternidade da Larissa Erthal, anunciou sua despedida da apresentação do programa da TV Bandeirantes após nove meses, mas sem deixar a emissora pois continuará normalmente na reportagem. Isto confirma uma mudança que noticiada fora pela vez primeira no dia 7 pelo Gabriel Vaquer no Notícias da TV.

Neto astronauta será nesta segunda Ficou para hoje a ação comercial da exposição "Space Adventure", que mostra itens originais e réplicas da NASA no Shopping Eldorado, em São Paulo. Inicialmente seria na última sexta, mas o comentarista e apresentador da Bandeirantes ficou fora do ar desde quinta-feira devido a uma cirurgia para retirada da vesícula, por dois dias sendo substituído, como sempre nestes casos, por Fernando Fernandes.

Horário das 21h é preferência das TVs Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: os exibidores do Brasileirão Feminino gostaram do primeiro Palmeiras x Corinthians da finalíssima nesta faixa, mesmo que por circunstâncias excepcionais no domingo retrasado, e por isso pediram a mesma para a volta no próximo domingo. A Bandeirantes marcou 3,7 pontos de média e 5 de pico em Sampa City, enquanto o SporTV liderou entre os canais por assinatura com 1,2 ponto de média no Painel Nacional de Televisão. Já na internet, o site de vídeos curtos TikTok obteve 300 mil visualizações somando os canais oficiais da campeonato e do Desimpedidos.

Tênis de Praia no SporTV Da Máquina do Esporte: o canal transmitirá a Copa do Mundo por Equipes de 4 a 10 de outubro, mostrando sete jogos que incluem o 3º lugar e a final. Todos os 54 estarão na web TV NSports.

ESPN/Fox renovando contratos Do NaTelinha e do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: enquanto o apresentador Bruno Vicari permanecerá no canal no qual está desde 2014, o narrador Paulo Andrade assinou um novo contrato de três anos que vai até 2024, o que fará ele completar 21 anos à conclusão do referido.

Dupla da Rádio Bandeirantes se une na internet A partir desta segunda, os repórteres Vinícius Bueno e o também narrador João Paulo Cappellanes começam o canal de vídeos "De Lavada Podcast" às 22h, com a ideia de levar bastidores do jornalismo esportivo e apresentar as histórias dos convidados que serão recebidos.

Lucas do Valle morreu a dias de completar 30 anos Empresário e neto de Luciano do Valle, ele morreu na sexta à noite após dois dias do assalto a um hospital na Zona Sul de São Paulo, no qual tomou um tiro na cabeça. Muita força à mãe Alessandra, todo o carinho máximo para ela. Força para todos os familiares, incluindo o primo Paulo do Valle, que mesmo de luto decidiu trabalhar normalmente na Rádio Bandeirantes no sábado para homenagear e honrar Lucas seguindo o legado da família, o que foi explicado no ar no pré-jogo de Ceará x Santos.

Careca agora é comentarista da Rádio Bandeirantes A emissora oficializou o ex-goleador como novo integrante do esporte na quarta passada em Fortaleza x São Paulo, depois de fazer alguns jogos como convidado especial. Pelo que o próprio narrador indicou no ar, Ulisses Costa ajudou a intermediar esta contratação. Neste fim-de-semana Careca não comentou partidas, sendo entrevistado pelo Milton Neves no "Domingo Esportivo Bandeirantes". Sexta-feira, ele esteve no Moisés Lucarelli como um dos convidados da direção do Guarani contra a Ponte Preta.

"Domingo Esportivo Bandeirantes" com Milton Neves no estúdio Pela vez primeira desde o estouro da pandemia, o apresentador voltou a fazer o programa na sede da rádio e não direto de casa, reunindo-se novamente o trio dele com o produtor Guilherme Cimatti e o operador de áudio Ricardo Garcia. Não sei se teve relação com isso ou não, mas durante a atração foram feitas gravações de uma matéria especial da ESPN Brasil, com a equipe do repórter Marcelo Gomes, que mostrará vida e carreira de Milton e passará em breve - essa matéria o próprio "Cabeção" tinha adiantado na sexta passada, no "Bandeirantes Acontece", que estava sendo gravada. Também por ser feito em estúdio, o "Domingo Esportivo" foi transmitido ao vivo no YouTube, o que nunca acontece.

Ex-funcionário de Milton Neves denunciado De Sérgio Quintella no "Terraço Paulistano" da Veja: Evandro Cesar Cesarino Ribeiro, ex-gerente da empresa de publicidade Terceiro Tempo, foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por mentoria de um desvio de R$ 2,5 milhões do apresentador em esquema de superfaturamento de serviços e falsificação de cheques ao longo de cinco anos. Ele ainda não é réu, cabendo a um juiz aceitar ou não a denúncia do MP/SP. O advogado de Evandro assegura que poderá provar a inocência do seu cliente.

Rádio Jovem Pan não transmitiu o Peixe Seis jogos foram feitos pela emissora neste fim-de-semana (sem contar Athletico Paranaense x Juventude em vídeo em PPV no canal esportivo do YouTube, no qual a curiosidade foi a primeira presença do repórter Giovanni Chacon como comentarista): os três do trio de ferro paulistano e mais Flamengo x Grêmio, Internacional x Fortaleza e Atlético Mineiro x Sport. Pois é: Ceará x Santos não foi transmitido. Anos atrás, se eu dissesse que uma rádio esportiva paulistana forte, numa rodada cheia do fim-de-semana, deixaria de transmitir um dos quatro grandes paulistas em prol de clubes de outros estados, talvez me achassem maluco.

Rádio Capital e Rede Contínua juntas Desde o último meio de semana, as transmissões da AM/FM paulistana deixaram de ser feitas nos estúdios dela, não sei de qual sendo realizadas. As jornadas entram no YouTube tanto da rádio quanto no da webrádio, uma das pioneiras do segmento. Neste fim-de-semana não tivemos narrações do Leandro Bollis e duas partidas foram feitas tanto por Gomão Ribeiro quanto por Marcelo Tadeu (que não sei se ainda é ou se é ex-Difusora de Jundiaí). José Silvério não narrou mais depois de Brasil x Peru no dia 9. Ué...

BandNews FM não é mais escutada em Maringá As transmissões de futebol e da Fórmula 1 deixaram de ser ouvidas diretamente no dial desta cidade paranaense pois o prefixo 105,7, a partir do último sábado, passou a transmitir a Play FM, estação musical do Grupo Bandeirantes que substituiu a Trânsito FM de SP no ano passado. A BandNews FM de Maringá existiu durante dois anos e 10 meses e, mesmo testando um modelo híbrido mesclando jornalismo com seleção musical, era uma das emissoras da rede que sempre veiculava o futebol de São Paulo.

Lembram do Rodrigo Weber, ouvintes de Porto Alegre? Depois de 12 anos trabalhando no Internacional, ele agora é gerente de captação e prospecção de atletas do Coritiba. Na década de 2000, Rodrigo começou no rádio esportivo pela Gaúcha e, após um período fora do Brasil, trabalhou por alguns anos na Bandeirantes.

Qual foi o jogo mais importante deste fim-de-semana? Se o mais importante é aquele que o narrador titular de uma emissora transmite, então não houve consenso no rádio AM e/ou FM de Porto Alegre no domingo, pois Pedro Ernesto Denardin (Gaúcha) e Haroldo de Souza (Grenal) fizeram Flamengo x Grêmio e José Aldo Pinheiro (Guaíba) esteve em Internacional x Fortaleza, com Marco Antônio Pereira (Bandeirantes) estando de folga.

Rádio porto-alegrense fora da dupla Grenal No domingo, Gaúcha e Bandeirantes (esta no SAT) veicularam São Paulo x Atlético Goianiense, com Guaíba e Grenal com programações normais. Já no sábado, apenas a Gaúcha transmitiu Athletico Paranaense x Juventude, com as demais seguindo as grades regulares.

Reunidos depois de um ano e meio Foram Gustavo Manhago e José Alberto Andrade na cabine da Rádio Gaúcha no Beira-Rio para Internacional x Fortaleza. Eles até fizeram transmissões neste ínterim, mas em locais separados.

Por falar em José Alberto Andrade... Vale acompanhar no canal do locutor da TNT Sports a entrevista dele na última sexta para o "No Ar com André Henning", muito boa e com várias histórias de coberturas de Olimpíadas e Copas do Mundo, estas últimas no tempo que Hermano Júnior era repórter da Rádio Transamérica. Zé contou algo ao menos para mim novo: até o início deste ano, a Gaúcha estava disposta a fazer os Jogos Olímpicos em tubo total, tudo daqui de Porto Alegre. Mas conforme a vacinação avançou, decidiu-se pelo envio de cinco profissionais a Tóquio, o que fez com que a emissora da RBS fosse a única do rádio brasileiro presencialmente no local do evento.

A narração na Rádio Grenal após a saída de Ângelo Afonso Revelado pela emissora como um dos mais jovens narradores do dial de Porto Alegre, ele anunciou na última semana sua saída após nove anos. Algo que não consegui entender, sinceramente, foi se Ângelo saiu por vontade própria ou se a Grenal o dispensou, dúvida despertada em mim pois, na postagem do Instagram onde fez o anúncio, em meio a inúmeras mensagens positivas do povo, houve duas postagens lacônicas do Haroldo de Souza e do comentarista Luiz Carlos Reche, ambas com um "inacreditável". Assim, quem passa a dividir as transmissões com o "Magrão" são outras revelações da casa, Eduardo Ostermayer e Jean Soares, que nos últimos dias fez os jogos do Internacional contra Sport e Fortaleza. A última narração de Ângelo Afonso na Grenal FM aconteceu no último dia 11, em Juventude x Cuiabá.

Temporal fortíssimo chegou a tirar a energia elétrica da Band RS Foi no pré-jogo de Flamengo x Grêmio neste domingo, apresentado pelo Thaigor Janke. Não foi apenas uma bomba d'água de cerca de meia hora, tinha também chuva de granizo - granizo que entrou pelas frestas do ar condicionado na área da redação onde ficaram os comentaristas César Cidade Dias e Roberto Pauletti. Chegou a haver queda de energia elétrica, visível pela live no YouTube, mas logo em seguida ela voltou. Pela janela do estúdio central deu para notar bem o temporal.

"Grandão" e "Gelson" agora mandando a real no YouTube Começou na última sexta o canal "Dus2 Podcast", tocado pelos apresentadores e repórteres da Rádio Guaíba, Cristiano Silva e Geison Lisboa, com publicação às 19h e falando não apenas sobre futebol, mas sobre outras coisas de outras editorias, tendo em breve convidados.

Datas em 0 ou 5 desta segunda Completa 60 anos George Lunardi, narrador com passagens por várias rádios de SP entre capital, litoral e interior, e chega aos 45 anos Gléguer, ex-goleiro do Guarani e campeão por Corinthians, Brasiliense e Vitória, atualmente comentarista da Rádio e TV Bandeirantes de Campinas.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 20/09/2021
14:00 - Futsal, Copa do Mundo: Irã x Argentina - SPORTV 2 e YOUTUBE FIFATV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Português: Benfica x Boavista - ESPN
16:00 - Futebol, Amistoso Feminino: Brasil x Argentina - GLOBO e SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Granada - ESPN BRASIL
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Cuiabá x Fluminense - SPORTV (MT assiste no Premiere)
21:20 - Futebol Americano, NFL: Detroit Lions x Green Bay Packers - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET*
*Obs. 1: todos os jogos da Copa do Mundo de Futsal são transmitidos pelo YouTube FIFATV.
*Obs. 2: a confirmar os eventos do Star+.

15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Guarany de Sobral x Galvez - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:15 - Futebol, Brasileiro Sub-20: São Paulo x Botafogo - ELEVEN SPORTS CBF TV
18:00 - Basquete, Paulista Masculino: Bauru x SESI/Franca - YOUTUBE GCS TV
03:00 - Tênis, ATP de Nur-Sultan: várias partidas - STAR+


Terça, 21/09/2021
13:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Fortuna Sittard x Ajax - ESPN
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Getafe x Atlético de Madrid - FOX SPORTS
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Manchester City x Wycombe - ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Atalanta x Sassuolo - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Remo - SPORTV e PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Athletic Bilbao x Rayo Vallecano - FOX SPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Goiás - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x CRB - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Brusque - PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x Toronto Blue Jays - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Palmeiras x Atlético Mineiro (semifinal, ida) - SBT e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Londrina - SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vila Nova x Confiança - PREMIERE
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, ATP de Metz: várias partidas - STAR+
07:00 - Tênis, WTA de Ostrava: várias partidas - STAR+
11:00 - Futebol, Paulista Feminino: Portuguesa x Red Bull Bragantino - PAULISTÃO PLAY e ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
11:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa Feminina do Mundo: Alemanha x Sérvia - STAR+
13:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Bologna x Genoa - STAR+
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Porto Vitória x Atlético Mineiro - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Copa Paulista: Santos x Primavera e mais sete partidas simultâneas - PAULISTÃO PLAY e ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
15:00 - Futebol, Paulista Feminino: Realidade Jovem x São José - PAULISTÃO PLAY e ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
15:00 - Futebol, Copa FGF: Sapucaiense x Novo Hamburgo - FGF TV
15:15 - Futebol, Eliminatórias da Copa Feminina do Mundo: Luxemburgo x Inglaterra - STAR+
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Internazionale - STAR+
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Norwich x Liverpool, Fulham x Leeds United e Queens Park Rangers x Everton - STAR+
16:15 - Futebol, Taça da Liga de Portugal: Covilhã x Vitória de Guimarães - STAR+
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Levante x Celta - STAR+
18:45 - Futebol, Liga da Concacaf: Inter Moengotapoe x Olimpia de Honduras - STAR+
19:30 - Basquete, Paulista Masculino: Liga Sorocabana x Mogi das Cruzes - YOUTUBE GCS TV
20:00 - Futebol, Campeonato Amapaense: Santos x Trem (final, ida) - ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO AMAPAENSE
21:05 - Futebol, Liga da Concacaf: Forge x Independiente do Panamá - STAR+
23:05 - Futebol, Liga da Concacaf: Guastatatoya x Alajuelense - STAR+
03:00 - Tênis, ATP de Nur-Sultan: várias partidas - STAR+


Quarta, 22/09/2021
11:30 - Futsal, Copa do Mundo: Rússia x Vietnã - SPORTV 2 e YOUTUBE FIFATV (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Spezia x Juventus - FOX SPORTS
14:00 - Futebol, Campeonato Francês: Monaco x Saint-Étienne - ESPN
14:00 - Futsal, Copa do Mundo: Venezuela x Marrocos - SPORTV 2 e YOUTUBE FIFATV (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Sevilla x Valencia - ESPN 2
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Venezia - ESPN
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Manchester United x West Ham - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Cruzeiro x Flamengo - SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Francês: Metz x Paris Saint Germain - ESPN BRASIL
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Coritiba - SPORTV e PREMIERE
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Red Bull Bragantino x Libertad (semifinal, ida) - CONMEBOL TV
20:00 - Beisebol, MLB: Boston Red Sox x New York Mets - ESPN
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x América Mineiro - PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Flamengo x Barcelona (semifinal, ida) - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Ponte Preta - SPORTV e PREMIERE
23:00 - Beisebol, MLB: San Diego Padres x San Francisco Giants - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
07:00 - Tênis, ATP de Metz: várias partidas - STAR+
07:00 - Tênis, WTA de Ostrava: várias partidas - STAR+
11:00 - Futebol, Paulista Feminino: Santos x Ferroviária - PAULISTÃO PLAY e ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
11:00 - Futebol, Copa FGF: Riopardense x São José - FGF TV
12:00 - Futebol, Copa da Ásia: Nasaf x ATK Mohun Bagan - STAR+
13:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Salernitana x Verona - STAR+
13:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Go Ahead Eagles x PSV Eindhoven - STAR+
14:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lille x Reims - STAR+
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Espanyol x Alavés - STAR+
15:00 - Futebol, Carioca Sub-20: Fluminense x Flamengo (final, ida) - YOUTUBE FLUTV e YOUTUBE FLATV
15:00 - Futebol, Paulista Feminino: Palmeiras x Corinthians - PAULISTÃO PLAY, YOUTUBE PAULISTÃO e ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
15:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Corinthians x Juventus e Mirassol x Olímpia - ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
15:00 - Futebol, Paulista 2ª Divisão: 15 partidas simultâneas - PAULISTÃO PLAY e ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
15:00 - Futebol, Copa Santa Catarina: Joinville x Avaí - FCF TV
15:00 - Futebol, Copa FGF: Santo Ângelo x Passo Fundo e União Harmonia x Cruzeiro - FGF TV
15:00 - Futebol, Taça da Liga de Portugal: Rio Ave x Santa Clara - STAR+
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Empoli - STAR+
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Chelsea x Aston Villa e Wolverhampton x Tottenham - STAR+
15:45 - Futebol, Copa da Liga Escocesa: Dundee x Saint Johnstone e Rangers x Livingston - STAR+
16:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lyon x Troyes, Angers x Olympique de Marselha e Lorient x Nice - STAR+
16:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Heerenveen - STAR+
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Mallorca e Villarreal x Elche - STAR+
17:15 - Futebol, Taça da Liga de Portugal: Famalicão x Penafiel - STAR+
19:00 - Futebol, Mexicano Série B: Tiaxcala x Tepatitián - STAR+
19:30 - Futebol, Copa FGF: Aimoré x Garibaldi - FGF TV
19:30 - Basquete, Paulista Masculino: São Paulo x Paulistano - YOUTUBE GCS TV
19:30 - Basquete, Paulista Feminino: Santo André x SESI/Araraquara - YOUTUBE GCS TV
20:00 - Futebol, Copa Santa Catarina: Marcílio Dias x Figueirense e Juventus x Criciúma - FCF TV
20:00 - Futebol, Copa FGF: Brasil de Farroupilha x Glória - FGF TV
20:00 - Futebol, USL: seis jogos ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - STAR+
21:05 - Futebol, Liga da Concacaf: Comunicaciones x Alianza - STAR+
21:05 - Futebol, Mexicano Série B: Pumas Tabasco x Venados - STAR+
23:05 - Futebol, Liga da Concacaf: Marathon x Real Esteli - STAR+
23:05 - Futebol, Mexicano Série B: TM x Cimarrones - STAR+
03:00 - Tênis, ATP de Nur-Sultan: várias partidas - STAR+

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.