Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 6 de setembro de 2021
Muita coisa teve em Brasil x Argentina... só o jogo em si que não

A interrupção do jogo aos cinco minutos devido à intervenção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que exigiu a retirada de quatro jogadores argentinos que não cumpriram uma quarentena obrigatória para estrangeiros vindos do Reino Unido - história com falsificação envolvida -, colocou água no chope da Globo, que tinha planos televisivos de fazer um tremendo dia com um jogo sempre grande e que puxa ótima audiência quando acontece (ainda mais sendo o reencontro deles após os brasileiros perderem a Copa América em casa) para entregá-la assim para a estreia do Luciano no "Domingão com Huck", substituindo Fausto Silva após 20 anos de "Caldeirão".

No entanto, a suspensão do clássico levou a emissora a ter que alterar tudo, segurando a transmissão até 17h05, com direito a Galvão entrevistando o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, e chamando uma entrada ao vivo da repórter Cláudia Bomtempo em Brasília. Optou-se por, acabando ali a cobertura, exibir um "Campeões de Bilheteria" tampão com o filme "Círculo de Fogo", que atrasou a estreia do Luciano Huck para 18h40. Amável opinião: erro global. O assunto ainda era muito quente, tinha mais a render e o comunicador estava ao vivo (parte de seu programa era assim e parte gravada). Uma tabelinha dele com o narrador poderia segurar mais ainda o público.

Uma brincadeira que vários internautas fizeram no Twitter foi que, ao se mostrar "pistolaço" com toda a situação antes ainda da bola rolar, no que mal abriu a transmissão, Galvão Bueno lembrou um apresentador de programas policiais, rolando até montagens muito criativas dele, por exemplo, no cenário do "Cidade Alerta" da Record.

Outros destaques

Milton Neves pede: vacine-se em público, Jair Bolsonaro O apresentador mandou este recado ao presidente da república neste domingo, tanto no "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes quanto no "Terceiro Tempo" da TV Bandeirantes e em seu blog no UOL, pegando carona na intervenção da Anvisa em Brasil x Argentina, a qual aplaudiu. Milton disse que Bolsonaro precisar colocar a "porra da máscara" e vacinar-se em público urgentemente, na rampa do Planalto, para dar um bom exemplo para seu eleitorado, já que muitos de seus admiradores seguem a contrariedade dele às normas de cuidados básicos nestes tempos pandêmicos e não aceitam as vacinas.

A seguir na Liga dos Campeões pelo SBT Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: os dois primeiros jogos da fase de grupos serão Barcelona x Bayern de Munique na terça-feira da semana que vem (antevéspera do meu aniversário de 40 anos, mas isso não vem ao caso), com Téo José e Mauro Beting - assim juntos novamente numa transmissão do torneio depois de sete anos -, e Paris Saint Germain x Manchester City no dia 28, com Luiz Augusto Alano e Mauro Cezar Pereira (no mesmo dia, Téo e Mauro farão Palmeiras x Atlético Mineiro pela Libertadores).

Luiz Augusto Alano viveu um sábado emocionante O narrador do SBT foi a Tubarão prestigiar a estreia do filho Luiz Fernando nos juvenis do Hercílio Luz, que estreou no Catarinense perdendo por 1 x 0 para o Criciúma no Aníbal Costa. Pai do Luiz Augusto, Adãozinho defendeu o Hercílio entre 1970 e 1971. Fotos do locutor e da esposa Patrícia no estádio foram registradas no Twitter por Caio Maximiliano, do Infosul.

TV Brasil celebrou sua cobertura paralímpica O apresentador e gerente esportivo Sergio du Bocage enalteceu o trabalho da emissora nos Jogos de Tóquio, destacando que a cobertura teve 111 horas e 45 minutos só de eventos transmitidos, fora os destaques nos programas da grade e nos noticiários, além de matérias no portal Agência Brasil e na Rádio Nacional, que retransmitiu o som televisivo nos eventos das 5h30 às 7h30.

Compacto do encerramento dos Jogos de Tóquio Assim como fez na cerimônia de abertura, a Globo repetiu o expediente no epílogo paraolímpico e mostrou um compacto com Everaldo Marques após o "Fantástico".

Mudou a luta de boxe que Combate e Globo transmitirão Com Oscar de la Hoya internado devido ao coronavírus, Vitor Belfort enfrentará Evander Holyfield no próximo sábado, em noitada que também terá Anderson Silva versus Tito Ortiz. O canal pay-per-view passará os enfrentamentos ao vivo e o Plim-Plim dará o VTzão.

A primeira vez a gente nunca esquece, Marcos Luca Valentim O jornalista da Globo/SporTV teve uma experiência inédita neste fim-de-semana ao comentar o UFC Fight Night 191 pelo Combate.

Mariana Spinelli em: "Retratos da Vida" (leia "Retratos da Vida" mentalizando a voz de Fausto Silva) A apresentadora da ESPN Brasil contou que resolveu tomar café na varanda na manhã deste domingo, bem na base do "natureza, paz, bom dia universo". Pegou um pão com queijo, colocou na varanda e entrou em casa para pegar um café. Na volta, tinha um - na sua definição - "puta urubu" (eh, eh) se aproximando do pão. 8h20 e ela, que estava com a mãe e também jornalista Adriana Spinelli, gritou por ficar com a perna bamba devido ao cagaço que tomou. Adriana espantou o urubu e tudo terminou. Hoje em dia tá difícil pra tudo, até pra comer um pãozinho na varanda. (rs)

Narração "a la TV" da Jovem Pan pôde ser vista por não-assinantes Diferentemente do que aconteceu no Athletico Paranaense x Corinthians do domingo retrasado, quando somente quem comprou a exibição em vídeo pôde ver a transmissão de Nilson César e Vampeta, desta vez o canal "Jovem Pan Esportes" no YouTube mostrou ao vivo para os usuários gerais a cobertura de Athletico Paranaense x Sport, mostrando os cronistas em ação igual é nas jornadas regulares da rádio em si. Deu, portanto, para ver José Manoel de Barros narrando "a la TV", o que não saberei afirmar se foi a vez primeira que ele fez em sua carreira contando o tempo de Londrina ou se alguma vez já fizera.

Entrevistas do presidente da Anvisa Depois de tudo que aconteceu em Brasil x Argentina, Antônio Barra Torres falou não apenas com a TV Globo, mas também com várias emissoras de rádio nas horas seguintes - algumas chegaram a reproduzir a declaração inicial ao Galvão Bueno, casos da Guaíba e da Itatiaia. Até onde consegui saber e acompanhar, depois ele foi entrevistado por Bandeirantes, BandNews FM, Gaúcha e Guaíba.

Rádio Bandeirantes preencheu o sábado à tarde com a Eliminatória Europeia Mesmo tendo Cuiabá x Santos à noitinha, a emissora optou por ter bola rolando também na faixa vespertina ao ter Pedro Martelli narrando um Ucrânia x França histórico, já que o 1 x 1 determinou pela vez primeira em sua história os atuais campeões mundiais empatando cinco vezes consecutivas. Aliás: estava engraçado escutar o primeiro tempo porque, até o golaço ucraniano não tinha acontecido rigorosamente nada de importante, o Fernando Fernandes nem sabia o que comentar.

BandNews FM teve uma voz diferente no sábado A transmissão de Cuiabá x Santos teve na apresentação e no plantão Alessandro Di Lorenzo, âncora jornalístico da madrugada, pela vez primeira em transmissão esportiva - acho até que na própria carreira isso, pois nem na Rádio Bandeirantes de Porto Alegre lembro dele no futebol.

Seleção Brasileira na Energia FM Apesar de não ter tido Brasil x Argentina, deu para perceber que haverá, sim, um revezamento da equipe nas partidas dela. Para esta, foram escalados o narrador Domenico Gatto (Palmeiras) e os comentaristas e irmãos Maurício "Mano" Borges (Corinthians) e Marcão (São Paulo). Reprisados do Chile x Brasil da última quinta foram o repórter Marcello Lima e o apresentador Hilton "Sombra" Malta (ambos São Paulo).

Ben-Hur Marchiori deixou a Rádio Grenal O representante do Grêmio no programa "Dupla em Debate" não faz mais parte da emissora, da qual saiu em decisão irrevogável, conforme esclarecido pelo apresentador Flávio Dal Pizzol em postagem que divulga um de dois novos reforços que chegarão - sem ainda anunciados serem.

Rádio Gaúcha em três frentes no domingo Dois repórteres foram enviados a São Paulo, mas não fizeram o mesmo jogo neste domingo. Eduardo Gabardo esteve na Neo Química Arena para Brasil x Argentina e mais cedo Rodrigo Oliveira esteve no Allianz Parque para o feminino Palmeiras x Internacional, que teve como curiosidade mais uma participação da Kelly Costa, a exemplo do que acontecera na ida da segunda-feira passada - mas desta vez a apresentadora do segmento esportivo do "Bom Dia Rio Grande" na RBS TV não fez reportagem e sim dividiu os comentários com Diogo Olivier. O terceiro repórter presencial do dia foi Rafael Diverio, que esteve na Pedra Moura para o clássico Bagé x Guarany pela Série A2 estadual (sou da época que ela era chamada de Segundona), primeira partida de futebol no Rio Grande do Sul com público desde o Grenal da Libertadores em março de 2020.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 06/09/2021
09:00 - Ginástica Artística, Copa do Mundo: etapa da Eslovênia - SPORTV 2 (gravado)
12:00 - Tênis, Aberto dos EUA: várias partidas - SPORTV 3 e ESPN
13:00 - Futsal, Amistoso: Sérvia x Brasil - SPORTV 2
14:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x Boston Red Sox - FOX SPORTS
15:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Fluminense x Palmeiras - SPORTV
17:00 - Beisebol, MLB: San Francisco Giants x Colorado Rockies - FOX SPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Vasco - SPORTV e PREMIERE
21:00 - Futebol Americano, NCAA: Louisville x Ole Miss - ESPN 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
09:00 - Handebol, Nacional Feminino: Maringá x Sarandi - TV NSPORTS
10:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Djibuti x Níger, Uganda x Mali e Benin x RD Congo - YOUTUBE FIFATV
11:00 - Handebol, Nacional Feminino: Criciúma x Nacional de Santa Catarina - TV NSPORTS
13:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: África do Sul x Gana, Guiné x Marrocos e Libéria x Centro-Africana - YOUTUBE FIFATV
15:00 - Futebol, Gaúcho Série A2: Tupi x Igrejinha e Passo Fundo x Brasil de Farroupilha - FGF TV
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: CRB x Athletico Paranaense - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Costa do Marfim x Camarões - YOUTUBE FIFATV
16:00 - Futebol, Inglês Série C: Bolton x Burton Albion - STAR+
17:00 - Futsal, LNF: São José x Umuarama - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Gaúcho Série A2: São Paulo x Esportivo - FGF TV
20:30 - Futebol, Mineiro Módulo II: Democrata de Governador Valadares x Villa Nova - FUTEBOLMINEIRO.TV.BR
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: jogo a confirmar - STAR+
21:15 - Futebol, Campeonato Argentino: Vélez Sarsfield x Unión - STAR+


Terça, 07/09/2021
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Confiança - PREMIERE
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Atlético Mineiro x Red Bull Bragantino (final, volta) - SPORTV
12:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: China x Japão - FOX SPORTS
13:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Azerbaijão x Portugal - TNT
13:00 - Tênis, Aberto dos EUA: quartas-de-final - SPORTV 3 e ESPN
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: França x Finlândia - TNT
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Holanda x Turquia - SPACE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x CSA - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Coritiba x Brusque - SPORTV e PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x Boston Red Sox - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Chapecoense x Fluminense - GLOBO (RJ, SC, ES, RN, PB, MA, PI e Juiz de Fora) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Juventude - GLOBO (SP, RS, PR, DF, MS, MT, PE, BA, CE, AL, SE, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Goiás x Cruzeiro - GLOBO (MG - exceto Juiz de Fora - e GO), SPORTV e PREMIERE
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
08:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Coreia do Sul x Líbano - STAR+
09:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Vietnã x Austrália - STAR+
10:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Fluminense x Criciúma e Flamengo x Gama - ELEVEN SPORTS CBF TV
10:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Zâmbia x Tunísia, Malaui x Moçambique e Tanzânia x Madagascar - YOUTUBE FIFATV
13:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Síria x Emirados Árabes e Omã x Arábia Saudita - STAR+
13:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Cabo Verde x Nigéria, Congo x Senegal, Etiópia x Zimbábue e Guiné Equatorial x Mauritânia - YOUTUBE FIFATV
15:00 - Futebol, Gaúcho Série A2: Guarani x Internacional de Santa Maria e Avenida x São Gabriel - FGF TV
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Londrina x Atlético Mineiro - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Iraque x Irã - STAR+
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Croácia x Eslovênia, Rússia x Malta, Áustria x Escócia, Irlanda x Sérvia, Dinamarca x Israel, Noruega x Gibraltar, Bósnia x Cazaquistão, Eslováquia x Chipre, Luxemburgo x Catar, Ilhas Faroe x Moldávia e Montenegro x Letônia - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: São Paulo x Jacuipense - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Burkina Faso x Argélia, Angola x Líbia e Sudão x Guiné-Bissau - YOUTUBE FIFATV
17:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: São Raimundo de Roraima x Porto Vitória - ELEVEN SPORTS CBF TV
20:00 - Futebol, USL: Charleston Battery x Tampa Bay Rowdies e Hartford Athletic x Louisville City - STAR+
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: jogo a confirmar - STAR+
22:00 - Futebol, USL: Austin Bold x San Antonio - STAR+


Quarta, 08/09/2021
12:30 - Atletismo, Liga Diamante: etapa da Suíça (última da temporada) - SPORTV 2
13:00 - Futsal, Amistoso: Sérvia x Brasil - SPORTV
13:00 - Tênis, Aberto dos EUA: quartas-de-final - SPORTV 3 e ESPN
15:20 - Futebol, Campeonato Paranaense: FC Cascavel x Athletico (semifinal, volta) - REDE MASSA (PR)
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Itália x Lituânia - TNT
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Polônia x Inglaterra - SPACE
19:15 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Confiança x Palmeiras - SPORTV
20:00 - Beisebol, MLB: Toronto Blue Jays x New York Yankees - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Cruzeiro x Sport - SPORTV
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
13:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Ucrânia x República Tcheca e Armênia x Liechtenstein - ESTÁDIO TNT SPORTS
13:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Bulgária x Geórgia - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Atlético x Tubarão, Carlos Renaux x Barra, Guarani x Caçador, Fluminense x Inter de Lages e Nação x Camboriú - FCF TV
15:00 - Futebol, Paulista 2ª Divisão: Osvaldo Cruz x Santacruzense - PAULISTÃO PLAY e ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Islândia x Alemanha, Kosovo x Espanha, Belarus x Bélgica, Grécia x Suécia, Irlanda do Norte x Suíça, Macedônia do Norte x Romênia, Hungria x Andorra, País de Gales x Estônia e Albânia x San Marino - ESTÁDIO TNT SPORTS
19:00 - Futebol, Mexicano Série B: Tiaxcala x Tapatío - STAR+
20:00 - Futebol, Campeonato Amapaense: Santos x Ypiranga - ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO AMAPAENSE
20:00 - Futebol, USL: Loudoun x Charlotte Independence - STAR+
20:00 - Futebol, USL Liga 1: Chattanooga Red Wolves x North Texas - STAR+
21:00 - Futebol, USL: Tulsa x Indy Eleven - STAR+
21:05 - Futebol, Mexicano Série B: Pumas Tabasco x Atlanta - STAR+
22:00 - Futebol, USL: Colorado Springs Switchbacks x Real Monarchs - STAR+
23:00 - Futebol, USL: Las Vegas Lights x Oakland Roots - STAR+
23:05 - Futebol, Mexicano Série B: Dorados x Alebrijes - STAR+

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.