Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 23 de agosto de 2021
A carta da Globo para os clubes das Séries A e B

Enviada aos 40 deste ano, foi também divulgada à audiência geral pelo portal GloboEsporte. Afirma que "alguns tentam" colocá-la como opositora dos clubes, mas que há caminhos convergentes em quase cinco décadas de parceria e investimentos, havendo divergências resolvidas com diálogo e negociação. Diz ela que é por acreditar muito no nosso futebol que bilhões de reais são destinados todos os anos em direitos de transmissão, fora outras questões mais.

Aí entra o ponto mais importante: a Globo afirmou que, caso seja desejo das agremiações, há um entendimento de que o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados e que dá aos mandantes os direitos das suas partidas pode ser mais um passo na evolução em busca de melhorias como um avanço no caminho de mais autonomia e flexibilidade, "desde que respeitados os contratos já celebrados em prol da segurança jurídica de todo o sistema".

Conclui a emissora que é apoiada a negociação coletiva dos clubes, tal qual é nas principais ligas pelo mundo, no sentido que os ganhos deles sejam maximizados sem que haja desequilíbrio no mercado, e que a parceria histórica com clubes e federações será mantida independentemente do modelo de negociação.

Outros destaques

Galvão Bueno garante: estará na Olimpíada de Paris - e trabalhando O narrador da Globo deu uma entrevista a Elba Kriss e Gabriel Vaquer no Notícias da TV e garantiu que estará nos Jogos de 2024, apenas não afirmando que será pelo Plim-Plim pois quer primeiro acertar a renovação contratual antes disso, embora creia que assim acontecerá normalmente. Ele assegurou: não será como espectador que estará em Paris e sim trabalhando de alguma forma, nem que seja comprando ingressos para assistir os eventos presencialmente e cobri-los por algum veículo. Só digo isso: se der qualquer zebra, Carlos Eduardo, este PB está desde já de braços abertos para recebê-lo...

Tiago Medeiros no "Esporte Espetacular" O deste foi o primeiro de dois domingos com o apresentador da edição pernambucana do "Globo Esporte" apresentando o programa ao lado da Bárbara Coelho durante as férias do Lucas Gutierrez. É o primeiro profissional atuante numa emissora da rede no Nordeste a comandá-lo para todo o país, embora não o primeiro nordestino pois dele já foi titular na década de 2000 a Luciana Ávila, hoje repórter do "Auto Esporte". A diferença é que ela era "carioca profissionalmente falando" quando na atração esteve.

Faltou gente na Verdes Mares? Numericamente falando, neste sentido a pergunta. Acho que sim, já que para as duas transmissões do Ceará x Flamengo deste domingo recorreram à Globo Nordeste, com Victor Andrade deslocado de Recife até Fortaleza para dupla com Caio Ricard na reportagem aberta, enquanto Lucas Catrib esteve no Premiere.

Série B unindo as TVs Anhanguera e Mirante As afiliadas da Globo estiveram juntas neste domingo em Goiás x Sampaio Corrêa, na surpresa deste fim-de-semana. O comando foi da Anhanguera, quase toda a equipe dela: Victor Roriz, Paula Parreira, Kléber Guerra e Rafael Sebba. Da Mirante, presente esteve o repórter Afonso Diniz.

Globo e FIFA ficaram que nem a poupança Bamerindus: numa boa Letra inicial do Gabriel Vaquer na quarta-feira passada no Notícias da TV foi reforçada neste domingo pela entidade em resposta ao Rodrigo Mattos no UOL Esporte. Um novo cronograma para pagamentos de US$ 90 milhões por parte da emissora, que chegou a ir à Justiça no meio do ano passado para atrasá-los devido à pandemia, foi estabelecido. Assim, bronca zero, Copa do Mundo de 2022 asseguradíssima e o próprio Mundial de Futebol de Areia passando na TV aberta reforça isso. Conforme a informação inicial do Biel, a dívida será paga em parcelas nos próximos três anos.

Jogos Paralímpicos na TV aberta Além da Globo, que transmitirá semifinal e final do futebol de cinco se nelas estiver o Brasil, dará flashes dos eventos com nossos atletas, terá cobertura presencial dos repórteres Renato Peters e Carlos Gil e passará um compacto da cerimônia de abertura às 11h30 desta terça com Everaldo Marques, Fernando Fernandes e Ádria dos Santos, quem também mostrará o evento de Tóquio em canal aberto é a TV Brasil, exibidora exclusiva da Paralimpíada do Rio de Janeiro em 2016 e que repetirá agora a dose, lá estando com o repórter Igor Santos e tendo eventos transmitidos diariamente das 5h30 às 7h30, com flashes da participação brasileira a partir das 8h15. Nas cidades onde for disponível, a TV Brasil 2 transmitirá disputas todos os dias já a partir das 22h.

TV Cultura estreou o "Memória Esporte Clube" Exibido às 11h dos domingos, terá mais 12 episódios exibidos após o inicial, que resgatou em meia hora apresentada pelo Vladir Lemos em meio a latões com rolos de filmes no arquivo da emissora um clássico do Campeonato Paulista: o inesquecível Corinthians 4 x 3 Palmeiras de 1971, o famoso "jogo do Adãozinho". Imagem no 4:3 original, bem tratada para re-exibição e narração original do Luiz Noriega.

Elia Júnior voltou ao "Show do Esporte" Tendo testado negativo para coronavírus, o apresentador da TV Bandeirantes reassumiu o programa neste domingo após cobrir a Olimpíada de Tóquio. No domingo anterior ele esteve ausente por precaução devido ao contato que tivera três dias antes, em festividade comemorativa de trabalhos olímpicos do BandSports, com Glenda Kozlowski, que foi infectada e que foi substituída por Kalinka Schutel.

Quais seriam as outras duas que o SBT testou? Do Flávio Ricco no "Canal 1": além da Domitila Becker, estreada na terça passada em Monaco x Shakhtar Donetsk e que conciliará a emissora com o UOL, outras duas apresentadoras foram testadas para a transmissão da Liga dos Campeões da UEFA. O "guru" só não disse quais...

SBT escolher Atlético Mineiro x Palmeiras foi muito óbvio Mesmo que desse Fla-Flu na semifinal da Libertadores (e ainda bem que Allan Simon é minha testemunha lá no Twitter e não me deixará mentir por garantir que falei mesmo o que falarei), eu tinha certeza que esta seria a escolha do exibidor aberto não só pelo Verdão no tocante ao mercado local de São Paulo, mas também pelo Galo para ver se quem sabe desta vez vem não um segundão e sim a liderança mesmo em Belo Horizonte - já que podem notar que, sempre que se mencionam índices de várias partes do país, a capital mineira nunca é citada como líder ou vice-líder. De outra forma, o Fox Sports adorou que terá só dela os dois Flamengo x Barcelona tendo em vista que o rubro-negro hoje é seu carro-chefe de gordíssimas audiências.

Alinhando passes na sede da ESPN Brasil Sexta-feira passada, Paulo Andrade, Paulo Calçade e Gian Oddi se reencontraram na sede do canal para gravar pilotos da nova fase do "Linha de Passe", que a partir de setembro deixará de ser remoto após um ano e meio para voltar à realização nos agora renovados estúdios.

Mariana Spinelli no Comedy Central A apresentadora da ESPN Brasil é a convidada desta segunda no "A Culpa é da Carlota", humorístico com Cris Wersom, Dadá Coelho, Carol Zoccoli, Bruna Louise e Arianna Nutt, às 22h.

Do Internacional para as redes sociais da Disney Do Coletiva: a jornalista Mariana Capra deixou a comunicação do time feminino do Colorado para trabalhar na equipe digital da ESPN e do Fox Sports. Recentemente, ela trabalhou como gerente comunitária das mídias sociais da Conmebol durante a Copa América.

A correção de Milton Leite: "pra fora... pro gol!!!" O narrador fez Santos x Internacional no Premiere e se confundiu no primeiro gol alvinegro praiano, inicialmente achando que o chute foi para fora e imediatamente em seguida emendando que a bola parou lá dentro e soltando o grito de gol. Mas foi perfeitamente compreensível o ato falho. Ele viu o lance pela imagem da TV. E a imagem que vi também me confundiu inicialmente, absolvido está totalmente.

Paulistão Feminino no SporTV Do Lance!: o canal mostrará em novembro as quatro partidas da semifinal e as duas da finalíssima. A competição iniciou neste mês e está recém nas primeiras rodadas.

Força, Janaína Xavier! Atualmente em Curitiba enquanto espera sua bebê Maria Vitória, a apresentadora do SporTV testou positivo para coronavírus. Ela está vacinada com as duas doses, mas felizmente os sintomas são leves.

Mauro Beting de volta após a operação de catarata Tudo nos trinques e o comentarista voltou às transmissões neste fim-de-semana após a cirurgia feita na quarta-feira passada em seu olho esquerdo. Sábado ele esteve na TNT em Juventude x Fortaleza e neste domingo na Rádio Jovem Pan em Sport x São Paulo.

Athletico Paranaense x Corinthians em imagens no YouTube da Jovem Pan Transmitido em pay-per-view somente para membros do canal "Jovem Pan Esportes", teve narração do Nilson Cesar no ritmo televisivo, algo que salvo enorme engano meu foi a primeira vez que ele fez - ao menos a primeira que soube que ele fez com certeza foi. Ao contrário do que a antiga TV Jovem Pan UHF fazia há três décadas, o gol único do jogo foi "seco", apenas com a voz do narrador e o áudio-ambiente, sem o "é gol, que felicidade" que acompanhava também as transmissões televisivas na década de 1990. Houve reportagem in loco, Caíque Silva esteve na Arena da Baixada. Além disso, bom registro: o cronômetro permaneceu na tela durante os repetecos do gol, não sendo tirado depois que consumado o mesmo, diferentemente do que fazem - burramente, na minha insípida e inodora opinião - 95% das TVs.

A ver o que o Corinthians fará O clube anunciou que tomará medidas judiciais contra esta iniciativa da rádio, já que tem contrato exclusivo com Globo na TV aberta, SporTV na fechada e Premiere no pay-per-view.

O rádio AM/FM paulistano com quatro jogos num único dia Terça passada, Anderson Cheni lançou no Twitter a pertinente questão sobre como as esportivas fariam neste domingo, já que algumas emissoras não têm gente suficiente em termos numéricos para dar conta de tudo sem necessariamente dobrar jornada. Quatro emissoras fizeram todas as quatro partidas (Palmeiras x Cuiabá às 11h, Athletico Paranaense x Corinthians às 16h, Santos x Internacional às 18h15 e Sport x São Paulo às 20h30), todos citados na ordem respectiva: Bandeirantes com Ulisses Costa, Rogério Assis, o estreante Pedro Martelli e João Paulo Cappellanes; Capital com José Silvério, Renato Gomão Ribeiro, Leandro Bollis e novamente Gomão; Energia com Domenico Gatto, Luís Cláudio de Paula, Cadu Santos e Fernando Camargo; e Transamérica com Guilherme Lage, Éder Luiz, Oswaldo Maciel e novamente Guilherme.

As demais emissoras Duas só não transmitiram o Santos: CBN, que teve Palmeiras com Oscar Ulisses, Corinthians com Vinícius Moura e São Paulo com Hugo Lago; e Jovem Pan, que teve Palmeiras e São Paulo ambos com José Manoel de Barros e Corinthians com Fausto Favara. A BandNews optou por fazer apenas Corinthians com Marcelo do Ó e São Paulo com Silva Júnior. Por fim, dos quatro grandes a Trianon transmitiu somente o São Paulo com Danillo Almeida, optando à tarde por veicular Ceará x Flamengo, relatado pelo Gabriel Araújo.

Rádio Bandeirantes de Campinas em breve no FM estendido Do TudoRádio: não há data confirmada para início, mas em breve a equipe de Carlos Batista e as transmissões esportivas paulistanas serão escutadas não apenas no AM 1170, mas também no novo prefixo FM 85,7, que entra na nova faixa aberta para esta banda.

Apuros da Rádio Cruzeiro FM em Limeira A emissora de Sorocaba esteve no Major Levy Sobrinho no sábado para Internacional x São Bento pela Série D. Em dado momento, quem assistia à transmissão em vídeo percebeu a presença de policiais militares na cabine. O narrador Nilson Duarte explicou que diretores dos dois clubes começaram a trocar ofensas, separados que estavam por duas grades. A cabine da Cruzeiro ficou exatamente ao lado de onde estava o pessoal mandante, que se incomodou com os gritos de gol na vitória do Bentão por 2 x 0. Certa hora, um diretor da Inter chegou a ficar atrás do Nilson na porta da cabine, aí o comentarista Gustavo Gebaile a fechou, minutos depois alguém a chutou com força e por isso o repórter Caio Rossini falou com o delegado da partida para que dois PMs fossem encaminhados para dar segurança ao pessoal da rádio de Sorocaba. Que barbaridade!

Raphael Gomes no "Pretinho Básico" Já atuante na Rádio Atlântida como participante do futebolístico matinal "Bola nas Costas", o plantão e repórter da Rádio Gaúcha começou interinamente na última semana a produzir o programa de bate-papo veiculado às 13h e às 18h. Ele substitui o também comunicador Marco Lazzarotto, que lamentavelmente morreu neste domingo com apenas 42 anos devido ao coronavírus. Magro Lima, que foi internado na semana retrasada por causa da doença e cuja perda causou enorme consternação entre colegas, amigos e ouvintes, revelou no começo deste ano sofrer desde 2018 de uma doença neurológica que afetava os movimentos do corpo e a fala.

José Aldo Pinheiro e os presidentes da dupla Grenal Nesta segunda, o narrador da Rádio Guaíba e apresentador do "Ganhando o Jogo" mediará um painel promovido pela OAB/RS. "Liga dos Clubes" terá às 19h os mandatários do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., e do Internacional, Alessandro Barcellos. Inscrições pelo site da Ordem.

Nova presença feminina na Band RS A nova produtora da Rádio Bandeirantes é Michelle Silva, estudante de jornalismo e apaixonada pelo futebol inglês, tendo espaços na internet para abordar o Campeonato Inglês, como um canal próprio no YouTube. Um dos programas que ela faz é o "Apito Final", no qual lê mensagens dos ouvintes.

Andrei Kampff na Jovem Pan Grande Porto Alegre Foi anunciado pelo diretor Mauri Grando (seu ex-colega na extinta Rádio Cidade FM) na segunda-feira da semana passada: a partir de hoje, o jornalista volta ao dial gaúcho às 19h25 com a coluna "Lei em Campo", mesmo nome do seu popular espaço de direito desportivo na internet. A estação sediada em Montenegro também tem como colunista do futebol em si outra voz que trabalhou na Cidade, Paulo Brito, por muitos anos colega do Andrei no esporte da RBS TV quando um narrador e outro repórter.

A "enésima" mudança no rádio de Goiânia Digo, afirmo, reafirmo e continuarei a repetir: não sei como é que não deu tilt na cabeça do Auvaro Maia com tantas mudanças nas equipes esportivas de todos os jeitos, todos os dias e todas as maneiras. A última delas: o repórter André Rodrigues trocou a Sagres 730 pela Bandeirantes, na qual assumiu o setor do Goiás no lugar do Edson Júnior, agora apenas apresentador de programas e jornadas esportivas.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 23/08/2021
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Getafe x Sevilla - ESPN
15:00 - Futsal, Copa Mundo Sub-21: ACBF x Olimpia - BANDSPORTS
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Sampdoria x Milan - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Ham x Leicester - ESPN BRASIL
16:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: São Paulo x Palmeiras - SPORTV
18:00 - Futsal, Copa Mundo Sub-21: Corinthians x Vasco - BANDSPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fluminense x Atlético Mineiro - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: América Mineiro x Red Bull Bragantino - PREMIERE
21:00 - Futebol Americano, Amistoso: New Orleans Saints x Jacksonville Jaguars - ESPN
22:30 - Beisebol, MLB: Oakland Athletics x Seattle Mariners - FOX SPORTS
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
11:00 - Tênis, WTA de Cleveland: várias partidas - ESPN PLAY
13:00 - Tênis, WTA de Chicago: várias partidas - ESPN PLAY
13:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Spezia - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Gaúcho Série A2: Lajeadense x São Gabriel e Avenida x Bagé - FGF TV
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Atlético x Caçador e Guarani x Carlos Renaux - FCF TV
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Getafe x Sevilla - ESPN PLAY
15:45 - Futebol, Campeonato Turco: Galatasaray x Hatayspor - DAZN
16:00 - Tênis, ATP de Winston-Salem: várias partidas - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Águia Negra x Rio Branco de Vitória - ELEVEN SPORTS CBF TV
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Osasuna x Celta - ESPN PLAY
18:00 - Futsal, Taça Brasil Feminina: Leoas da Serra x APEC - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Santos x Ferroviária - TIK TOK DESIMPEDIDOS
20:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Jacuipense x Santa Cruz - DAZN
20:00 - Futsal, Taça Brasil Feminina: Pato x CAD - TV NSPORTS
20:00 - Basquete, Paulista Masculino: Bauru x Rio Claro - YOUTUBE GCS TV
20:30 - Futebol, Mineiro Módulo II: Democrata de Sete Lagoas x Guarani - FUTEBOLMINEIRO.TV


Terça, 24/08/2021
08:00 - Jogos Paralímpicos de Tóquio: cerimônia de abertura - TV BRASIL e SPORTV 2
10:50 - Ciclismo, Volta da Espanha: 10ª etapa - ESPN 2
12:00 - Tênis, Aberto dos EUA: qualificatório - ESPN
13:00 - Futebol de Areia, Copa do Mundo: Uruguai x Portugal - SPORTV 2
14:30 - Futebol de Areia, Copa do Mundo: Brasil x Belarus - GLOBO e SPORTV
15:00 - Futsal, Copa Mundo Sub-21: Joinville x Magnus - BANDSPORTS
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Huddersfield x Everton - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: PSV Eindhoven x Benfica - SBT e TNT
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Ludogorets x Malmo - SPACE
18:00 - Futsal, Copa Mundo Sub-21: Corinthians x Minas - BANDSPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Operário - SPORTV
20:00 - Basquete, WNBA: Minnesota Lynx x Seattle Storm - ESPN
21:00 - Futebol, Campeonato Argentino: Racing x Central - ESPN BRASIL
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Náutico - SPORTV
21:30 - Jogos Paralímpicos de Tóquio, Golbol Masculino: Brasil x Lituânia - SPORTV 2
22:30 - Jogos Paralímpicos de Tóquio, Natação: várias provas - SPORTV 2
22:30 - Jogos Paralímpicos de Tóquio: vários eventos - TV BRASIL 2
23:00 - Boxe, Meio-Médios da AMB: Dubiel Sanchez x Jorge Garcia - ESPN
23:00 - Beisebol, MLB: San Diego Padres x Los Angeles Dodgers - FOX SPORTS
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
09:00 - Futsal, Taça Brasil Feminina: Select x União - TV NSPORTS
11:00 - Futsal, Taça Brasil Feminina: Celemaster x Campestre - TV NSPORTS
11:00 - Basquete, Paulista Masculino: Osasco x SESI/Franca - YOUTUBE GCS TV
11:00 - Tênis, WTA de Cleveland: várias partidas - ESPN PLAY
13:00 - Tênis, WTA de Chicago: várias partidas - ESPN PLAY
14:00 - Futsal, Taça Brasil Feminina: Taboão x Adesp - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Gaúcho Série A2: Brasil de Farroupilha x Cruzeiro e Tupi x União Frederiquense - FGF TV
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Nação x Fluminense - FCF TV
15:00 - Futebol, Paulista Feminino: Nacional x Taubaté - PAULISTÃO PLAY, ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA e YOUTUBE PAULISTÃO
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Ferencvaros x Young Boys - HBO MAX
16:00 - Futsal, Taça Brasil Feminina: Leoas da Serra x CAD - TV NSPORTS
18:30 - Futsal, Taça Brasil Feminina: Chapadão x Cianorte - TV NSPORTS
20:30 - Futsal, Taça Brasil Feminina: Pato x ADEF - TV NSPORTS
23:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Acereros x Toros - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.