Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 16 de agosto de 2021
Brasil x Argentina no primeiro domingo do Huck

Com a Conmebol fazendo duas sessões triplas para colocar as Eliminatórias da Copa do Mundo em dia depois que jogos de março foram adiados por causa da gravidade da pandemia do coronavírus, a Globo acabou beneficiada pois Brasil x Argentina foi marcado para 5 de setembro, às 16h, justamente o primeiro domingo com Luciano Huck assumindo o horário das 18h que era de Fausto Silva. Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: a emissora pediu o clássico para 16h justamente porque, sendo o jogo maior das Américas e o reencontro dos finalistas da última Copa América, tende a entregar índices bem robustos para o animador de auditório.

Com Brasil x Argentina no domingo 5, as três transmissões do Campeonato Brasileiro foram remarcadas para a terça 7, mantendo-se com Plim-Plim: Chapecoense x Fluminense, Ceará x Palmeiras e Internacional x Red Bull Bragantino. As outras partidas da Seleção nesta primeira sessão tripla serão contra Chile no dia 2, às 22h (Brasília), e Peru no dia 9, às 21h30. O último jogo dos brasileiros em Eliminatórias numa tarde de domingo aconteceu há muito, muito tempo: 11 de outubro de 2009, derrota para a Bolívia por 2 x 1. Depois, claro, a Seleção não jogou o torneio de 2013 pois sediou a edição de 2014, enquanto na qualificatória de 2018 surgiu o padrão atual de sexta e terça.

Além destes jogos que passaram de 5 para 7 de setembro, outra alteração na grade da Globo envolve as cabeças de rede no dia 29, que teria Santos x Flamengo para ambas. Porém, anteciparam o clássico pro sábado 28, passando a ser exclusivo do Premiere. A substituição em SP passou a ser Juventude x São Paulo, único jogo de Série A no domingo pois o RJ ficará com Vasco x Ponte Preta pela Série B, que terá ainda CRB x Cruzeiro para MG.

Outros destaques

Bárbara Coelho e José Trajano no mesmo programa Antes que alguém pense que estou louco, maluco, doido ou tudo isso junto e misturado, afirmo: foi o que tivemos neste domingo no "Esporte Espetacular". Bárbara retornou à dupla com Lucas Gutierrez após cobrir os Jogos Olímpicos de Tóquio e Trajano apareceu em reportagem de 20 minutos sobre os 90 anos que Zagallo completou na segunda-feira passada, lembrando que ele jogou tênis de mesa no America - Trajano, aliás, que trabalhou no Plim-Plim em 1983 como editor do "Globo Esporte". Durante a reportagem do Kiko Menezes, uma cena raríssima foi resgatada: o "Velho Lobo" ao lado de Osmar Santos, Galvão Bueno e Rubens Minelli na frente do Estádio Azteca, antes do Itália 1 x 1 Bulgária inaugural da Copa do Mundo de 1986.

Jogos Paralímpicos de Tóquio na Globo Do Marcel Rizzo no UOL Esporte: deverão ser transmitidas a semifinal em 2 de setembro, entre 4h30 e 9h, e a final dois dias depois, às 5h30, do futebol de cinco, que tem o Brasil como tetracampeão - claro que estas transmissões acontecendo se nestes jogos ele estiver. Uma campanha deverá ser iniciada nas redes sociais para que Galvão Bueno transmita nem que seja a decisão, ainda que se considere que no dia 5 ele certamente fará Brasil x Argentina pelas Eliminatórias, sendo mais difícil que esteja na semifinal por ser na mesma data de Chile x Brasil. Outras competições terão flashes destacando a participação brasileira, sobretudo gravados, com a transmissão ao vivo sendo eminentemente do SporTV. Em 2016, a Paralimpíada do Rio de Janeiro teve canal aberto pela TV Brasil, que mostrava cerca de 10 horas diárias de competições ao vivo.

Thiago Oliveira no "Fantástico"? Talvez num futuro próximo... Do Gabriel de Oliveira no TV Pop: a recente química com Maria Júlia Coutinho durante os boletins olímpicos no "Jornal Hoje" e a desenvoltura com a assanhadinha (rs) Ana Maria Braga no "Mais Você" fizeram o apresentador dos segmentos paulistas do "Esporte Espetacular" ganhar pontos e ser um candidato a substituir Tadeu Schmidt numa grande reformulação estudada para o dominical nos próximos meses, depois da qual o atual titular e apresentador dos gols de domingo teria destino incerto.

Oláááá, caaampeõõõõõeeeeessss Essa é a costumeira saudação inicial do apresentador do programa sobre mundo motor da filial de Porto Alegre, "Band Motores". Neste domingo, Cézar Bresolin teve um dia de repórter esportivo ao se juntar a Luc Monteiro e Maurício Ferreira na transmissão da Copa Truck em Viamão.

Melhoras, Glenda Kozlowski! Não aconteceu neste domingo o retorno da apresentadora ao "Show do Esporte" pois ela testou positivo para coronavírus na sexta-feira, dia seguinte a uma confraternização feita pelo BandSports em São Paulo para celebrar os resultados acima das expectativas da cobertura olímpica de Tóquio. Do Flávio Ricco no "Canal 1": por precaução, já que teve contato com ela, Elia Júnior também não foi escalado pela TV Bandeirantes e passou o domingo em casa, daí sendo escaladas Lívia Nepomuceno e a novidade Paloma Tocci, retornando ao domingo esportivo depois de praticamente um ano após o fim do "Band Esporte Clube" com ela.

Pedro Martelli estreou no "Canal do Esporte" Novo narrador da Bandeirantes, o destaque olímpico do BandSports fez seu primeiro jogo em Lokomotiv Moscou x Zenit neste domingo, dupla com Rafael Oliveira.

A separação de Neto e Edílson na Bandeirantes Os comentaristas deram entrevistas separadas ao canal "PodPah" no YouTube. O apresentador da versão paulistana de "Os Donos da Bola" disse que o "Capetinha" é maravilhoso, mas que teve dificuldades de ambiente em determinados momentos e que por isso a emissora achou melhor colocá-lo no debate SP + BH do "Jogo Aberto", enquanto o substituto Souza caiu como uma luva no lugar dele. Já Edílson - que participou em entrevista dupla com Vampeta, comentarista da Rádio Jovem Pan - afirmou que tirou o "Capetinha" do nome no Instagram porque os evangélicos não queriam segui-lo, é mole?

Botem talento que Luiz Augusto Alano bota emoção Ele será o narrador do SBT nas duas primeiras transmissões da Liga dos Campeões da UEFA, tanto Monaco x Shakhtar Donetsk nesta terça quanto PSV Eindhoven x Benfica na terça seguinte, ambos ao lado de Mauro Cezar Pereira e Nadine Basttos, com reportagem presencial de João Venturi. Do Paulo Pacheco no Observatório da Televisão: Téo José, que também nesta terça fará Palmeiras x São Paulo pela Libertadores, retornará à competição após três anos na fase de grupos. Téo, que tem sido escutado em emissoras de rádio com comerciais de divulgação da exibição da Champions League pela emissora, uma delas sendo a Gaúcha, que também tem veiculado há algumas semanas os comerciais da Libertadores na sua voz.

Emissoras convidadas para licitações de futebol europeu Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: negociadora dos torneios de seleções da UEFA, a agência CAA 11 convidou Globo, SBT, Disney, WarnerMedia e veículos de internet para licitações de competições a partir de 2023, entre elas a Liga das Nações, as Eliminatórias tanto da Euro quanto da Copa do Mundo de 2026 e, sobretudo e especialmente, a Eurocopa de 2024. A ideia é que as negociações e os compradores dos eventos estejam fechados até o primeiro semestre do ano que vem.

Mais um streaming para judiar dos nossos bolsos (rs) Do Erich Beting na Máquina do Esporte: custará R$ 32,90 mensais o Star+, que incluirá conteúdo da ESPN e do Fox Sports, com direito a eventos exclusivos.

Campeonato Italiano e a bronca de José Trajano A ESPN Brasil exibiu uma matéria onde cinco de seus nomes - Antero Greco, Bruno Vicari, Felippe Facincani, Gian Oddi e Leonardo Bertozzi - contaram suas memórias relacionadas ao evento durante suas vidas. O ex-comandante do canal protestou que precursores seriam varridos para debaixo do tapete e que faltou respeito ao não haver nenhuma menção a Silvio Lancellotti, Luciano do Valle e Giovanni Bruno, dizendo que apenas o Antero lembrou que a competição já fora transmitida pela emissora antes de agora retornar. Antero respondeu que apenas trechos dos depoimentos foram ao ar, como ocorre em matérias grandes, e que seus colegas reconhecem e admiram nomes e canais históricos na divulgação do certame, citando também Sílvio Luiz e Flávio Prado. Bertozzi publicou seu depoimento completo e Gian também explicou o mesmo que o Antero.

Carlos Simon voltou para o Brasil Do Flávio Ricco no "Canal 1": após três meses e meio morando no Canadá e trabalhando diretamente de lá, o analista de arbitragem do Fox Sports e da ESPN retornou para o Brasil. Membro da equipe que fundou o FS em 2012, ele negociará no mês que vem a renovação de seu contrato.

Os últimos passes trocados por Felipe Diniz O repórter do SporTV em SP fez na sexta-feira a apresentação de seu último "Troca de Passes", no qual esteve por 47 dias enquanto Karine Alves cobriu a Olimpíada.

Antenada, Competente, Briosa, Faceira Tatiana Mantovani, correspondente da TNT em Madrid, foi nomeada embaixadora da ACBF da sua Carlos Barbosa, sendo uma representante do clube de futsal na Espanha, onde está há 10 anos. Mesmo depois de tanto tempo, ela jamais perdeu os laços com a cidade e com o time.

Rádio Jovem Pan em Florianópolis De Daniel Starck no TudoRádio: as transmissões de futebol e programas como o "Esporte em Discussão" chegarão à cidade pela nova afiliada da Rede News, que entrará em breve no FM 103,3 e é uma migração AM/FM da AM 890, que atualmente veicula a religiosa Deus é Amor. O contrato para transmissão no novo prefixo já foi assinado e a previsão de estreia é para o segundo semestre.

Liga de Basquete Feminino na CBN/Diário A emissora de Florianópolis transmitiu neste domingo Ituano x Blumenau, que abriu a decisão em melhor-de-cinco, com a narração sendo do Jota Deschamps, da CBN Joinville.

Duas da Rádio Guaíba A primeira: no sábado, apenas ela dentre as FM futebolísticas porto-alegrenses transmitiu Red Bull Bragantino x Juventude, numa transmissão genial de Luís Magno e Carlos Guimarães, que encaixaram durante o chatonildo jogo inúmeras citações dos mais variados tipos, desde a associação de Nabi Abi Chedid ao PDS de Paulo Maluf até a pornochanchadas clássicas - algo perfeitamente e totalmente esperado quando junta esta dupla fantástica unida está. E a segunda: no fim-de-semana, o "Arquivo Guaíba" apresentado pelo Magnata resgatou dois momentos musicais de cronistas esportivos que foram da emissora nas décadas de 2000 e 2010. Alex Bagé, hoje comentarista gremista da Gaúcha e sempre ligado ao samba, teve resgatada uma entrevista com Jair Rodrigues. Já Gilberto Júnior, hoje narrador e comandante esportivo da Caxias, teve reprisada uma entrevista com Leci Brandão.

Duas da Rádio Gaúcha A primeira: ela foi a única FM local a preencher o domingo à tarde com futebol, tendo Flamengo x Sport narrado pelo Luciano Périco. E a segunda: o quadro "Gol do Pré" do "Pré-Jornada", que sempre aguardo ansiosamente por resgatar áudios antigos, teve dois destaques neste fim-de-semana. No sábado, pegaram a última vitória do Grêmio sobre o São Paulo no Morumbi, 1 x 0 em 2013. As curiosidades ficaram para o narrador e o plantão, respectivamente Luiz Augusto Alano, hoje no SBT, e Carlos Guimarães, hoje na Guaíba. Já no domingo, o resgate foi de um gol de Internacional x Fluminense em 2009, cujo placar foi o mesmo da partida de horas depois, 4 x 2. Diria, brincando, que o selecionador das relíquias Marcos Bertoncello foi "premonitório".

Duas da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre A primeira: com Paulo Pires de férias, a novidade do domingo em Internacional x Fluminense foi o plantão ser com Esther Fischborn. Mulheres no esporte da emissora não são nada de novo desde a Débora de Oliveira em 2004, mas sempre estiveram na reportagem ou na produção. Na específica função do plantão em futebol masculino, a Esther foi a primeira que ouvi (na RB no caso, pois no geral recente foi a segunda por antes passarmos a ter a Valéria Possamai na Gaúcha). E a segunda: a rede com SP, já habitual no "Domingo Esportivo" desde março, neste domingo foi até as 19h - isto é: até 19h05, pois esperaram acabar o primeiro tempo de Fortaleza x Santos para só então Vagner Martins abrir o pré "Jogo Aberto". E os dois gols entraram no FM.

Lúcia Mattos, a dona da bola Esposa do diretor geral Leonardo Meneghetti, a apresentadora do telejornal noturno "Band Cidade" fez participação especial na sexta no "Os Donos da Bola" comandado por ele na RB - e totalmente na base da surpresa completa, o que rendeu muita diversão no quadro "Mano a Mano", de escolhas diretas sobre isso ou aquilo em temas variados, além do futebol. O mesmo programa teve outros dois momentos dignos de destaque: uma discussão sobre preferência clubística interferir ou não no trabalho jornalístico e nos comentários sobre esse e aquele time; e o atraso de cinco minutos na chegada do Meneghetti, o que fez sua cadeira ser ocupada inicialmente pelo produtor Eduardo "Picão" Rodrigues, que segurou as pontas com os repórteres Matheus D'Ávila e Thaigor Janke. A frase "hoje eu mamei" (por apostar em vitória do Bayern de Munique quando deu empate) já é clássica.

Três da Rádio Bandeirantes de São Paulo A primeira: ex-apresentador do "Os Tops da Bola" na Play FM, Weber Lima esteve na última sexta como convidado especial do "Esporte em Debate", que nesta segunda terá depois de mais de um mês a volta do apresentador Ricardo Capriotti e o retorno às edições externas na Pizzaria 1900, algo frequente às segundas-feiras nas fases anteriores com Sílvio Luiz, Leandro Quesada, Alexandre Praetzel e Elia Júnior. A segunda: Jamelli voltou à emissora no domingo como comentarista convidado em Fortaleza x Santos. E a terceira: depois de narrar a Olimpíada, Isabelly Morais voltou às reportagens do futebol na rádio em São Paulo x Grêmio e Corinthians x Ceará - aliás, curiosamente neste domingo ela cobriu duas vitórias corintianas, pois reportou a dos homens à tarde na RB e narrou a das mulheres à noite sobre o Avaí/Kindermann, pelo Brasileirão, na TV.

Guarulhos de luto: morreu Oswaldo Tassi Faleceu no domingo, aos 80 anos, o histórico cronista esportivo da cidade da Grande SP, com seis décadas dedicadas ao rádio esportivo em emissoras como Universitária FM e Tupi AM, além de ser presidente da AD Guarulhos. Um que lamentou demais sua perda foi Flávio Ricco, que lembrou no "Canal 1" que teve através dele sua primeira oportunidade profissional como repórter esportivo na Rádio Difusora guarulhense. Ele também recordou que Oswaldo passou por emissoras como Bandeirantes, Nacional e Marconi, além de trabalhar com outros nomes clássicos do jornalismo, como Hermano Henning e o "Ligeirinho" Eduardo Luiz.

Revezamento de co-titulares na Super Rádio Tupi Aparentemente é o que acontecerá entre José Carlos Araújo e Luiz Penido a partir de agora nas partidas da dupla Fla-Flu, que representa o Rio de Janeiro na Série A e permanece na Libertadores e na Copa do Brasil. Se no último meio de semana o "Garotão da Galera" re-estreou em Olimpia x Flamengo e o "Garotinho" fez Fluminense x Barcelona, neste domingo aconteceu o inverso: Zé Carlos transmitiu Flamengo x Sport à tarde e Penido fez Internacional x Fluminense à noite - aliás: foi justamente num 0 x 0 entre Colorado e Fluzão, na Libertadores de 2012, que Luiz fizera sua última partida na 2ª passagem pela Tupi.

O palavrão que escapou de Héverton Guimarães na 98 FM Momento engraçadíssimo do "Arena 98" na última sexta, que ele tem apresentado de casa. No meio do programa, ele resolveu chamar seu lhama de estimação para dar um lanchinho, só que o animal cheirou dentro do pote e fez sujeira no chão. Na maior espontaneidade, Héverton soltou um: "ô, filho da puta!" Imediatamente, ele ficou com remorso por falar aquilo no ar e pediu mil desculpas enquanto os demais participantes gargalharam sem parar. A emissora compartilhou o trecho hilário nas redes sociais.

Três "Datas em 0 ou 5" desta segunda-feira A primeira: 60 anos de Elias Awad, ex-repórter esportivo de SporTV, SBT, TV Bandeirantes e PSN, há duas décadas dedicado à carreira de escritor, especialmente de biografias. A segunda: 5 anos de uma "transmissão televisiva" de futebol da Rádio Gaúcha, em amistoso comemorativo aos então 10 anos da primeira Libertadores conquistada pelo Internacional, com a jornada feita por Gustavo Manhago, Maurício Saraiva, Sérgio Boaz, Eduardo Gabardo e Luciano Périco sendo feita como transmissão televisiva pelo canal UHF Octo (o sucessor mal sucedido da saudosa TVCOM), mas com toda a estética da jornada de rádio. E a terceira: 5 anos de Eduardo Barão narrador da Rede Bandeirantes de Rádio. Sim, o correspondente da Band nos EUA, participante das transmissões da NBA na TV. Ele narrou por Bandeirantes, BandNews e Bradesco Esportes a semifinal do vôlei de praia perdida por Larissa e Talita para as alemãs Ludwig e Walkenhorst.

Há 5 anos, Milton Neves criticava o futebol feminino A postagem da Rede Bandeirantes pegou tri mal demais à ocasião com um monte de gente. Ele escreveu no Twitter: "Querendo xingar, xinguem, mas vamos combinar: futebol de 'mué' é de lascar, não tem graça nenhuma. A mulher é tão sublime em tudo, menos no futebol." Em respostas posteriores, ele se justificou dizendo que era apenas uma opinião por cada um ter a sua, que particularmente acha futebol feminino chato e que todas dele são maravilhosas e guerreiras, nada de mal havendo a falar delas, mas que não gosta. A opinião pegou tão mal tanto por ele ser de uma emissora que historicamente apoia o futebol das mulheres a partir de Luciano do Valle quanto porque veio após a eliminação do Brasil pra Suécia na Olimpíada. Atualmente, o "Terceiro Tempo" dele na TV Bandeirantes passa o horário para o Brasileirão Feminino.

45 anos da morte de Geraldo José de Almeida Um dos mais históricos narradores de todos os tempos nos deixou um mês depois do último evento que cobriu, a Olimpíada de Montreal, que transmitiu pela TV Record. Nascido em 1919, começou nas rádios São Paulo e Nacional do Rio de Janeiro, depois trabalhando em rádios como Panamericana, Record e Excelsior, indo pro vídeo nas TVs Excelsior e especialmente Globo, onde chegou em 1970 e marcou tanto na dupla com João Saldanha quanto na narração da Copa do Mundo pelo pool de emissoras brasileiras, com bordões inesquecíveis como: "Olha lá, olha lá, olha lá!!! No placarrrr!!!!" Após fazer por ela a Copa de 1974, veio para Porto Alegre num lance de extrema ousadia da TV Difusora (atual Bandeirantes), na qual ficou por aproximadamente dois anos, claro, também aqui fazendo sucesso. O pai do Luiz Alfredo está na eternidade esportiva.

15 anos do Internacional campeão da Libertadores

O 2 x 2 com o São Paulo na finalíssima, além de ser marcante enquanto jogão de resultado imprevisível até o último trilar de apitante (já que mais um gol tricolor e teríamos prorrogação), também teve histórias marcantes na TV e no rádio, as quais relatei à ocasião neste PB. Algumas delas são conhecidas, outras caíram no esquecimento. A partir dos meus arquivos, resgatei alguns destes assuntos e trago de volta para lembrar desta ocasião.

Duas transmissões na TV Globo A nacional teve Cléber Machado, Casagrande, Arnaldo Cezar Coelho, Glauco Pasa e Mauro Naves, enquanto outra só para o Rio de Janeiro contou com Luís Roberto, Sérgio Noronha, Renato Marsiglia (estes três os únicos em estúdio), Fernando Becker e José Ilan. Isso aconteceu devido ao Campeonato Brasileiro simultâneo na Record: no SAT SP, nada de Fluminense x Corinthians era informado para não dar margem ao telespectador de trocar de canal, tanto que a primeira notícia sobre ele veio apenas no "Show do Intervalo"; já no Rio, a todo momento informavam sobre o Flu e especialmente sobre Figueirense x Flamengo para que seu telespectador não precisasse trocar para a concorrente pois tinha ali a grande partida da noite e não ficava sem saber dos cariocas em campo. Ano passado, o SporTV reprisou o jogo na íntegra com a transmissão da Globo RJ.

Ué, mas o SporTV não fez a partida? Sim, fez sim, com Luiz Carlos Jr., Maurício Noriega, Luciano Calheiros e Carlos Cereto. Mesmo assim, a transmissão reprisada ano passado foi a da Globo carioca, da qual 18 minutos já haviam sido mostrados há muitos anos em episódio da série "Jogos Para Sempre" dedicado à decisão.

Surpreendente, mas aconteceu com 25 anos de atraso Em 1981 já era para isso ter acontecido no primeiro Grêmio x São Paulo decisivo do Brasileirão. A ideia da Globo era que Osmar Santos narrasse só para os paulistas - numa tentativa de combater com alguém forte localmente (na Rádio Globo) a popularidade de Sílvio Luiz na Record - e que Luciano do Valle transmitisse para toda a rede. À última hora, no entanto, o diretor esportivo Ciro José entrou em ação para impedir isso e "Seu Bolacha" narrou também para SP. Isso ele viveria seria em 2005 na Record, na decisão da Copa do Brasil, ao fazer os dois Fluminense x Paulista apenas para SP, com Maurício Torres na rede.

Onde é que estava Galvão Bueno? Estava em Oslo ao lado de Falcão, José Roberto Wright e Tino Marcos, à tarde eles fizeram o amistoso Noruega x Brasil da estreia de Dunga como treinador da Seleção.

Afogando em números Audiência em São Paulo, como noticiado à época pelo site da Record, por Flávio Ricco no "Canal 1" e pelo Daniel Castro na Folha de S.Paulo: 43 pontos para a Globo e 11 com pico de 18 pra Record.

RBS inteiramente mobilizada naquela finalíssima Os veículos dela ficaram tão voltados para o jogo que até mesmo o "Jornal TVCOM", da saudosa UHF/paga, foi apresentado diretamente do Beira-Rio por Simone Santos, que na época fazia dupla com Júlio Cargnino - atualmente, ela apresenta o noturno "Rio Grande Record".

Renata Fan soltou com tudo seu coloradismo A então co-apresentadora dos programas ancorados por Milton Neves na Record (um deles o diário paulistano "Debate Bola") extravasou com tudo, tanto que o "Terceiro Tempo" após Fluminense x Corinthians e Figueirense x Flamengo exibiu imagens de bastidores dela assistindo à finalíssima na redação da emissora e, claro, suas reações de alegria e sofrimento conforme o jogo andava.

Canais por assinatura invadiram a quinta-feira no ar Por ter sido dia não apenas de final da Libertadores, mas também de rodada quase completa do Campeonato Brasileiro e de amistoso da Seleção Brasileira, fora outros tantos jogos internacionais importantes, os noticiários de fim de noite romperam com tudo a fronteira da meia-noite. O "Sportscenter" da ESPN Brasil ficou no ar até as 2h e o "SporTV News" acabou apenas às 3h.

Pedro Ernesto Denardin escoltado e ameaçado Eduardo Souza noticiou no Terra que o titular da Rádio Gaúcha foi escoltado por três seguranças no Beira-Rio na partida da volta, medo de retaliações dos são-paulinos aqui presentes depois do "rasga a camisa e pisa em cima dela!" no jogo da ida, o que arrebentou a boca do balão. Já Vinícius Simas no GloboEsporte e Ricardo Perrone na Folha de S.Paulo noticiaram que o superintendente tricolor Marco Aurélio Cunha, acompanhado por cinco pessoas, tentou entrar na cabine da Gaúcha para tirar satisfações com o narrador e perguntar "se o São Paulo que o fez se borrar de medo em Porto Alegre era o mesmo que ele disse ter sido humilhado no Morumbi". Pedro respondeu que o dirigente e médico não era a pessoa mais indicada para tomar satisfação com ele pois queria defender o clube onde trabalha, lembrando ainda que Marco passou pelo Santos.

Casagrande também quis tirar satisfações com Pedro A Revista Press informou que o comentarista da Globo, vaiado minutos antes pela torcida no Beira-Rio, entrou aos gritos na cabine da Rádio Gaúcha após a partida para falar com o narrador, porém, sendo encarado pelo repórter Sílvio Benfica, que lhe tirou de lá. A irritação do Casão foi porque o Pedro teria dito no ar que ele fora no vestiário são-paulino no dia da finalíssima, por isso reagindo assim. Só que me disseram na ocasião que quem lançou essa no ar, na verdade, foi Luiz Carlos Reche na Rádio Guaíba. Logo, o comentarista do Plim-Plim teria ido tomar satisfações com a pessoa errada, rs.

Rádio Pampa parcialmente escutada em SP Ela era associada à Rede Jovem Pan à ocasião e trechos da transmissão do saudoso Roberto Brauner foram reproduzidos pela estação parceira em sua jornada.

Rádios porto-alegrenses escutadas no exterior Duas transmissões da final da Libertadores foram escutadas em países das Américas: a da Guaíba pela Rádio Brazil da Flórida e a da Bandeirantes pela RCN da Colômbia. Haroldo de Souza foi escutado por norte-americanos e Daniel Oliveira foi acompanhado por colombianos.

Transmissões invadiram a madrugada Nas rádios porto-alegrenses, a festa colorada foi coberta até 2h30 pela Pampa, até 3h30 pela Gaúcha, até 4h pela Bandeirantes e até 5h pela Guaíba.

Também teve Brasileirão naquela quarta-feira As rádios de Porto Alegre não puderam fazer um pré-jogo substanciado de Internacional x São Paulo pois teve Santa Cruz x Grêmio às 19h30. Somente duas emissoras fizeram a partida na íntegra: Gaúcha, tanto pelo seu site quanto com a meia hora inicial através da Farroupilha (à ocasião com liberação da "Voz do Brasil" ao vivo), e Guaíba com a meia hora inicial via internet. Bandeirantes e Pampa entraram somente às 20h não apenas na amplitude modulada, mas também na web.

Profissionais escalados em outros jogos Não lembrarei quem da Bandeirantes e quem da Pampa esteve em Recife, mas a Gaúcha, por exemplo, estava lá com Sérgio Boaz e André Silva, enquanto a Guaíba compareceu com Geraldo Andrade e Filipe Gamba, todos eles em "tour nordestina em duas partes" pois, no domingo anterior, estiveram no Castelão para Fortaleza x Internacional. Já dois repórteres estavam na Noruega transmitindo a estreia de Dunga como técnico da Seleção Brasileira: Flávio Dal Pizzol pela Guaíba e Fabiano Baldasso pela Gaúcha. Este último, inclusive, permaneceu na Europa após a conquista colorada pois, já com vistas ao Mundial de Clubes, foi enviado à Espanha para gravar uma exclusiva com Ronaldinho Gaúcho, craque do Barcelona campeão europeu.

TV Record "tirou" profissionais de rádio da Libertadores Éder Luiz e Neto não fizeram Internacional x São Paulo pela Transamérica pois estavam no Maracanã fazendo Fluminense x Corinthians, por isso coube ao Oswaldo Maciel a narração do título colorado - 3ª vez que o Maciça fez uma partida do título na rádio porque o "Dez" estava na TV, vide Goiás x Corinthians e São Paulo x Liverpool em 2005. Já Milton Neves não comandou o "Terceiro Tempo" da Bandeirantes pois fez o televisivo após o Brasileirão, por isso na rádio o âncora foi Cláudio Zaidan.

Rádio Bandeirantes SP toda por ela no Beira-Rio Já era habitual desde 2003 ela recorrer a repórteres da Band RS nos jogos realizados aqui, mas naquela quarta-feira ficou absolutamente impossível pois literalmente toda a equipe porto-alegrense esteve a serviço dos veículos daqui - não apenas com o Internacional na Libertadores, mas também com o Grêmio em Recife e no tubo próprio da Seleção Brasileira. Assim, além do titular Leandro Quesada, outro repórter enviado para cá junto dele e do narrador José Silvério foi Eduardo Affonso.

Rádio CBN teve o "Conde" na narração do título colorado Reinaldo Moreira comandou Inter x São Paulo pois na ocasião o eterno Deva Pascovicci se recuperava de um agressivo câncer no intestino.

BandNews FM transmitiu a decisão da Libertadores O futebol dela começou apenas em 2011, mas aquela ocasião mereceu uma cobertura especial da emissora, que fez as duas partidas finais com narração do Ulisses Costa - que não esteve no Beira-Rio na volta pois na mesma quarta-feira transmitiu Noruega x Brasil à tarde pela Bandeirantes. Com ele na cobertura especial estiveram o então colunista Paulo Bonfá e um jornalista torcedor de cada time: o colorado Felipe Vieira, apresentador também da Rádio e TV Bandeirantes, e o são-paulino Marcello D'Angelo, diretor de rede da BandNews FM. Dois repórteres gerais da Band RS completaram a equipe: Leandro Olegário, hoje professor universitário, e Leonardo Lara, hoje na Record Rio. Curiosidade: a transmissão da BandNews foi a única em frequência modulada escutada em Porto Alegre, já que todas as outras foram exclusivamente em AM.

Jornalistas presentes na partida O Coletiva.net noticiou que a ACEG (Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos) informara que nada mais e nada menos que 571 profissionais haviam sido credenciados, incluindo gente de países como Argentina, Equador, México e até da árabe Al-Jazeera, representando 49 rádios, 13 jornais, três agências de internet e oito TVs, dentre elas duas do Japão, uma dos EUA, uma da Colômbia e uma da Inglaterra. Um tablado abaixo das cadeiras do estádio foi montado por insuficientes as cabines para acomodarem todo mundo.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 16/08/2021
10:50 - Ciclismo, Volta da Espanha: 3ª etapa - ESPN 2
12:00 - Tênis, ATP/WTA de Cincinnati: várias partidas - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Villarreal x Granada - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Internacional x São Paulo - SPORTV
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Elche x Athletic Bilbao - FOX SPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Chapecoense x América Mineiro - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Flamengo x Vasco (final, volta) - SPORTV e ELEVEN SPORTS CBF TV (Internet)
21:00 - Basquete, Liga de Verão da NBA: duas semifinais - ESPN 2
21:00 - Beisebol, MLB: Oakland Athletics x Chicago White Sox - FOX SPORTS
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
19:00 - Futebol, Mineiro Módulo II: Democrata de Sete Lagoas x Guarani - FUTEBOLMINEIRO.TV
19:30 - Basquete, Paulista Masculino: Liga Super x Bauru - YOUTUBE GCS TV
20:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Figueirense x Paraná - DAZN
20:00 - Futebol, Campeonato Argentino: Lanús x Godoy Cruz - ESPN PLAY
20:30 - Futebol, Mineiro Módulo II: Democrata de Governador Valadares x Tupi - FUTEBOLMINEIRO.TV


Terça, 17/08/2021
08:35 - Atletismo, Mundial Sub-20: várias provas - SPORTV 2
10:50 - Ciclismo, Volta da Espanha: 4ª etapa - ESPN 2
12:00 - Tênis, ATP/WTA de Cincinnati: várias partidas - ESPN
15:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Millwall x Fulham - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Monaco x Shakhtar Donetsk - SBT e TNT
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Red Bull Salzburg x Brondby - SPACE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Cruzeiro - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Remo - PREMIERE
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Red Bull Bragantino x Rosario Central - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Palmeiras x São Paulo - SBT e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Coritiba x Ponte Preta - SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Avaí - PREMIERE
22:00 - Basquete, Liga de Verão da NBA: final - ESPN 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Atlético x Carlos Renaux - FCF TV
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: São Paulo x Grêmio Santo Antônio, Cruzeiro de Belo Horizonte x São Raimundo do Amazonas, São Paulinho x Atlético Mineiro, Londrina x Cruzeiro de Cachoeirinha, Fortaleza x Porto Vitória, CRB x Santos do Amapá e América de Natal x Gama - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:30 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Maranhão x Sport - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:30 - Futebol, Supercopa da Alemanha: Borussia Dortmund x Bayern de Munique - ONEFOOTBALL
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Avaí Rondônia x Athletico Paranaense e River x Confiança - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Sheriff x Dinamo Zagreb - HBO MAX
19:30 - Basquete, LBF: Ituano x Blumenau (final, jogo 2) - TV NSPORTS
19:30 - Basquete, Paulista Masculino: Osasco x Mogi das Cruzes - YOUTUBE GCS TV
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: jogo da Série de Zona a confirmar - ESPN PLAY
22:30 - Beisebol, MLB: New York Mets x San Francisco Giants - ESPN PLAY


Quarta, 18/08/2021
08:15 - Atletismo, Mundial Sub-20: várias provas - SPORTV 2
10:50 - Ciclismo, Volta da Espanha: 5ª etapa - ESPN 2
12:00 - Tênis, ATP/WTA de Cincinnati: várias partidas - ESPN
12:30 - Skate, Torneio de Street: várias manobras - SPORTV 2
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Benfica x PSV Eindhoven - TNT
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Malmo x Ludogorets - SPACE
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: West Bromwich x Sheffield United - FOX SPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Cuiabá x Grêmio - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vila Nova x Vitória - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Botafogo - PREMIERE
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Flamengo x Olimpia - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Peñarol x Sporting Cristal - CONMEBOL TV
20:00 - Beisebol, MLB: Boston Red Sox x New York Yankees - ESPN 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Atlético Mineiro x River Plate - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Operário - SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vasco x Londrina - PREMIERE
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
11:00 - Futebol, Paulista Feminino: Taubaté x Red Bull Bragantino - PAULISTÃO PLAY, ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA e YOUTUBE PAULISTÃO SICREDI
15:00 - Futebol, Paulista Feminino: Pinda x Palmeiras, Santos x Nacional e São José x Ferroviária - PAULISTÃO PLAY, ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA e YOUTUBE PAULISTÃO SICREDI
15:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Juventus x Corinthians - ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA e YOUTUBE PAULISTÃO SICREDI
15:00 - Futebol, Gaúcho Série A2: União Frederiquense x Cruzeiro - FGF TV
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Barra x Guarani, Inter de Lages x Camboriú e Caçador x Tubarão - FCF TV
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: VF4 x Fluminense, Criciúma x Dom Bosco e Jacuipense x Vila Nova - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Young Boys x Ferencvaros - HBO MAX
17:05 - Futebol, MLS: New England Revolution x DC United - DAZN
19:00 - Futebol, Campeonato Acreano: Atlético x Humaitá - ELEVEN SPORTS FFAC TV
20:00 - Futebol, Campeonato Amapaense: Ypiranga x Macapá - ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO AMAPAENSE
20:05 - Futebol, MLS: Atlanta United x Toronto - DAZN
20:10 - Basquete, Paulista Masculino: SESI/Franca x Pinheiros - YOUTUBE GCS TV
20:30 - Futebol, Catarinense Série B: Carlos Renaux x Nação - FCF TV
20:35 - Futebol, MLS: Inter Miami x Chicago Fire e Cincinnati x Montreal - DAZN
21:00 - Futebol, Campeonato Acreano: Rio Branco x Galvez - ELEVEN SPORTS FFAC TV
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: jogo da Série de Zona a confirmar - ESPN PLAY
21:35 - Futebol, MLS: Nashville x Orlando City - DAZN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.