Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quinta, 12 de agosto de 2021
Colocando em dia assuntos da terça e da quarta-feira

Luiz Penido reestreou na Super Rádio Tupi Olimpia x Flamengo marcou sua primeira narração na emissora desde Internacional 0 x 0 Fluminense, também pela Libertadores, em 25 de abril de 2012, depois disso saindo para a Rádio Globo. Não demorou 15 minutos para o do Arrascaeta ser o primeiro gol com sua voz na estação desde o do flamenguista Kléberson em 22 de abril de 2012, que fechou os 3 x 2 do Vasco pelo Campeonato Carioca.

Jogos divididos com José Carlos Araújo Tende esta a ser a nova tônica da Tupi a partir de agora. Neste meio de semana, o compromisso do "Garotinho" é nesta quinta, com Fluminense x Barcelona.

Evaldo José deixou a Tupi O narrador foi dispensado no dia seguinte a Vasco x Vila Nova, tendo pouco mais de um ano de casa. Assim, além de Zé Carlos e Penido, a equipe passa a ter narrações também do coordenador esportivo Odilon Júnior e agora de Cyro Neves, que já estava na emissora como repórter de jornalismo geral e que voltará às transmissões nesta quinta, em Operário x Botafogo. Ex-locutor de Manchete, Bradesco Esportes e BandNews FM, ele narrou futebol por último no Catarinense deste ano pela TV Walter Abrahão.

Bruno Cantarelli re-estreou na Rádio Transamérica Também foi em Olimpia x Flamengo que isso ocorreu. Titular da emissora até domingo passado, Sidnei Marinho segue em Cabo Frio e fez este jogo pela Ondas FM.

Rádio Nacional trocou o Vasco pela Libertadores Não sei se não foi tanto para se diferenciar quanto devido ao FM estendido agora também abranger Sampa City, mas a emissora da EBC não fez Vasco x Vila Nova na terça, preferindo transmitir São Paulo x Palmeiras com exclusividade no dial carioca com Rodrigo Campos.

Atlético Mineiro no rádio AM/FM paulistano Bandeirantes, com Ulisses Costa, e Jovem Pan, com José Manoel de Barros, foram opções no dial convencional para a vitória sobre o River Plate nesta quarta.

Alexandre Oliveira deixou a Rádio Energia FM O comentarista trabalhou por cinco anos no "Estádio 97".

Rádio Sagres na televisão aberta de Goiânia Do Auvaro Maia: desde a última segunda, a programação do AM 730 passou a estar simultaneamente no canal 26.1, sendo dois os programas esportivos: a "Hora do Esporte" das 11h às 13h, com Wendell Pasquetto; e o "Sagres Esportes" das 18h às 20h, com Nathália Freitas e Rafael Bessa.

Balanço do Ibope olímpico da Globo Do Ricardo Feltrin na "Ooops!" do UOL Splash: de 21 de julho ao último domingo, a emissora teve 20% a mais de público nas madrugadas, com média de 7 pontos, e 43% a mais de plateia nas manhãs, com média de 10 pontos, conforme dados do Painel Nacional de Televisão. O maior índice foi o da final Brasil x Espanha do futebol masculino no sábado: 21 pontos e 58% de participação. Depois veio a final Brasil x EUA do vôlei feminino, que rendeu a maior audiência do PNT e de São Paulo aos sábados nos últimos 19 anos.

Audiência abaixo do esperado no futebol Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: os dados do Campeonato Brasileiro em Sampa City não andam o bicho e a Globo receia perder dinheiro em 2022 com pacotes comerciais. Após 15 transmissões, a média é de 18,3 pontos, abaixo na mesma altura dos 21,1 do ano passado e dos 23 de 2019 e 2018. O melhor dado até agora foi de Flamengo x Palmeiras na 1ª rodada, com 23 pontos. Nem clássicos têm ido muito bem, vide Santos x Corinthians com 18 e Palmeiras x Santos com 14. Na média até aqui, o São Paulo tem 19,8 pontos, o Corinthians tem 19,2, o Palmeiras tem 17,6 e o Santos tem 15. Dentro da emissora, motivos apontados para isso são o nível fraco das partidas e a má entrega de audiência das atrações antecessoras.

O outro lado dessa história Máxima tem sido a incompetência da concorrência. Mesmo com os jogos abaixo de outros tempos em São Paulo, ninguém toma a liderança deles. Nem o SBT, nem a Record, nem ninguém. Sinal de que o paulistano anda de saco torrado do futebol local, mas não a ponto de trocá-lo por programas dos outros canais no mesmo horário, o que também diz muito sobre a má qualidade dos concorrentes globais.

Tiago Medeiros apresentará o "Esporte Espetacular" Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: o apresentador da edição pernambucana do "Globo Esporte" fará dupla com Bárbara Coelho ao cobrir as férias de Lucas Gutierrez no dominical de 22 de agosto a 5 de setembro, numa mostra da enorme valorização de seu trabalho regional, que já lhe credenciou para ser um dos enviados aos Jogos Olímpicos de Tóquio pelo SporTV. Tiago será o segundo nordestino a fazer o programa, a outra sendo Luciana Ávila entre as décadas de 2000 e 2010 - mas com uma diferença básica: ela era da Globo do próprio Rio de Janeiro, já havia deixado a TV Gazeta de Alagoas muito tempo antes, então já era "carioca profissionalmente falando"; por sua vez, Tiago é pernambucano também profissionalmente falando, será um profissional atualmente de trabalho diário regional que ganhará uma belíssima oportunidade nacional.

Alessandro Jodar e a vacina batendo no ossinho do corpo Foi um momento sensacional do "Bom Dia SP" da terça-feira, quando ele dividiu uma vivência para pedir aos telespectadores que façam exercício para não passar pelo que passou: ao ser vacinado contra o coronavírus, a pessoa que lhe aplicaria o imunizante perguntou onde estavam seus músculos e se ele fora infectado pela doença, justificando as perguntas pois, ao aplicar a agulha, sentiu os ossinhos do corpo. As reações das apresentadoras Michelle Barros e Luiza Vaz foram sensacionais, rendendo dois minutos de descontração maravilhosa que viralizaram horrores na internet (Neto Souza que o diga). No dia seguinte, acabou uma reportagem sobre a retomada das atividades em academias de ginástica e tacam direto um close no Jodar, que claro que entendeu a referência, ato contínuo muitas risadas da Michelle. Que coisa sensacional, ah, ah...

O galanteio de Ana Maria Braga para Tiago Oliveira Repercutiu muito também depois do "Mais Você" da última segunda, já que a apresentadora disse que pediria o jornalista, que fazia um resumo final da Olimpíada de Tóquio, em casamento se fosse mais jovem e que ele é muito bonito, simpático e um gato. Até a namorada do apresentador do segmento paulista do "Esporte Espetacular", Bruna Matuti, brincou com isso nas redes sociais, rs.

RedeTV! estreou o "Galera Esporte Clube" Começou nesta quarta o humorístico futebolístico da RedeTV!, exibido às 23h30 e inicialmente gravado, mas devendo ser ao vivo nas próximas semanas. Aos youtubers Júlio Cocielo e Letícia Esteves e ao humorista Victor Sarro se juntou Lucas Strabko, o "Cartolouco" ex-Globo/SporTV.

TV Pernambuco se junta à Rede Cultura Aconteceu na última segunda a assinatra do contrato de afiliação. A emissora pública sediada em Recife, com sinal alcançado também por Caruaru, Petrolina e respectivas regiões, retransmitirá várias atrações do canal paulista, incluindo os programas "Revista do Esporte" e "Revista do Esporte Debate", além das transmissões de eventos como LBF, Liga Futsal e Fórmulas Indy e E.

Final da Liga de Basquete Feminino Dias e horários definidos para a melhor-de-cinco Ituano x Blumenau. A Cultura só não transmitirá o segundo jogo, realizado em SP na próxima terça, às 19h30. Os outros quatro são certos: próximo domingo em SP, às 14h; no dia 22 em SC, às 14h; no dia 24 em SC, às 18h30; e no dia 29 em SP, às 14h.

Pedro Martelli na Rádio e TV Bandeirantes Destaque nas transmissões olímpicas do BandSports e atuante também na Conmebol TV, o narrador fará sua estreia na emissora aberta no próximo domingo, em evento a confirmar. Do Flávio Ricco no "Canal 1": surgido no canal Rádio Craque Neto no YouTube e ingressado no rádio AM pelo princípio da atual fase da Capital, ele também passará a narrar na Rádio Bandeirantes.

José Luiz Datena tirando espaço dos colegas ao "se escalar" pro Campeonato Alemão Do Gabriel de Oliveira no TV Pop: embora tivesse anunciado aposentadoria das narrações ao término do último Campeonato Italiano, o apresentador do "Brasil Urgente" decidiu seguir fazendo futebol a partir da nova temporada da Bundesliga, que começará neste sábado, dia no qual ele supostamente não mais estaria no ar por ter uma folga a mais, tanto que repórteres da casa e seus filhos e apresentadores Joel e Vicente fariam nele o noticiário policial. Sem aprovação prévia do setor esportivo, a ideia teve apoio da família Saad, mas consta que incomodou outros locutores da emissora pois imaginavam que, sem Datena narrando, a rotatividade de escalas na TV aberta aumentaria.

Daniel Penna-Firme seguirá no esporte do SBT Rio Do Eduardo Moura no Audiência Carioca: substituto de Fernanda Maia na apresentação do "SBT Esporte Rio" até o retorno dela de licença-maternidade na última segunda, o repórter voltará para o jornalismo geral, mas não deixará a reportagem esportiva, conciliando ambas.

Afogando em números Do Notícias da TV: o SBT marcou 14,9 pontos na terça com São Paulo x Palmeiras em Sampa City, abaixo dos 23,6 da Globo e acima dos 8,8 da Record. Contando o pré, índice de 14,1.

As primeiras transmissões da Liga dos Campeões no SBT Do Alessandro Oliveira: serão Monaco x Shakhtar Donetsk, na próxima terça, e Benfica x PSV Eindhoven, na terça seguinte, partidas pela terceira e última pré-grupos. Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: semana que vem, a transmissão UEFA terá narração do Luiz Augusto Alano pois à noite tem Palmeiras x São Paulo com Téo José, que fará a narração europeia uma semana depois para, com isso, tornar-se um raríssimo locutor a fazer a competição em três emissoras abertas diferentes após fazê-la em RedeTV! e Bandeirantes - a cabeça não funciona mais bem como um dia já funcionou, mas outro que sei que fez a Champions em três canais abertos diferentes foi Oliveira Andrade em Globo, Record e Bandeirantes.

"FutLive" no canal "SBT Sports" no YouTube Foi a novidade estreada nesta semana após os jogos transmitidos pela emissora aberta, com pouco mais de meia de debate pós-jogo a respeito dos mesmos.

Reportagem in loco na Supercopa da Europa O SBT teve João Venturi, ex-Fox Sports e RBS, em Belfast.

"Final da Supercopa da UEFA" não, assessoria de imprensa! O boletim oficial da emissora lascou esta ao divulgar o Chelsea x Villarreal desta quarta-feira, o que é errado porque a Supercopa não tem "final" pois não tem nem digo oitavas ou quartas, mas nem sequer semifinal, sendo o jogo isolado e mais nada. Lembrei da turma do futebol americano, que "ama" quando chamam a decisão da NFL de "a final do Super Bowl". Evitável.

Futebol UEFA no HBO Max Foi outra novidade que Chelsea x Villarreal reservou: a exibição dos jogos europeus no novo streaming da WarnerMedia, que veiculará 100% da Liga dos Campeões.

Vôlei europeu nos canais Disney Do WebVôlei: ESPN e Fox Sports transmitirão os campeonatos europeus da modalidade, sendo duas oitavas, todas as quartas-de-final, as duas semifinais, o terceiro lugar e a finalíssima tanto do feminino de quarta-feira que vem até 4 de setembro quanto do masculino de 1º a 19 do mês que vem.

Data em 0 ou 5 da quarta-feira Completou 80 anos o nascimento do comentarista Dalmo Pessoa, falecido em 6 de outubro de 2020 e que marcou época nos jornais Gazeta Mercantil, Mundo Esportivo, Notícias Populares e A Gazeta Esportiva, nas TVs Gazeta e Rede Vida, além das rádios Piratininga, Tupi, Gazeta, Bandeirantes e Record.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quinta, 12/08/2021
09:00 - Surfe, Mundial: 3º dia da etapa de Barra de la Cruz - ESPN 2
12:00 - Tênis, ATP de Toronto / WTA de Montreal: várias partidas - ESPN
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Vasco x Flamengo (final, ida) - SPORTV e ELEVEN SPORTS CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Brusque - SPORTV e PREMIERE
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: LDU x Athletico Paranaense - CONMEBOL TV
20:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Chicago White Sox - ESPN 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Fluminense x Barcelona - FOX SPORTS e FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Santos x Libertad - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Botafogo - SPORTV e PREMIERE
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
09:30 - Natação, Troféu José Finkel: classificatórias da 3ª etapa - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Internacional de Lages x Guarani e Carlos Renaux x Tubarão - FCF TV
15:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Palmeiras x Flamengo, SC Brasil x São Paulo e Santos x Água Santa - YOUTUBE PAULISTÃO SICREDI e ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
15:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Ibrachina x Portuguesa, Amparo x Ponte Preta, Red Bull Bragantino x Juventus e Santo André x Portuguesa Santista - PAULISTÃO PLAY e ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
15:00 - Futebol, Paulista Sub-20: 19 partidas simultâneas - ELEVEN SPORTS FEDERAÇÃO PAULISTA
15:00 - Futebol, Paulista Feminino: Nacional x Realidade Jovem - FPF TV
17:30 - Natação, Troféu José Finkel: finais da 3ª etapa - TV NSPORTS
19:30 - Basquete, Paulista Masculino: Osasco x São Paulo - YOUTUBE GCS TV


Sexta, 13/08/2021
08:15 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: treino livre do GP da Áustria - FOX SPORTS
10:15 - Surfe, Liga Mundial: finais da etapa do México - ESPN 2
12:00 - Futebol de Areia, Torneio Intercontinental Feminino: Brasil x Espanha - SPORTV 2
13:00 - Tênis, ATP de Toronto / WTA de Montreal: quartas-de-final - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Flamengo x Vasco - SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Brentford x Arsenal - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lorient x Monaco - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Valencia x Getafe - FOX SPORTS 2
18:30 - MMA, PFL 7: play-offs - COMBATE (primeiras lutas também no SporTV 3)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Goiás x Guarani - SPORTV e PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x New York Mets - ESPN 2
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Remo x Vasco - SPORTV e PREMIERE
22:00 - MMA, Bellator 264: Gegard Mousasi x John Salter - FOX SPORTS
23:00 - Boxe, Super Galo: Edwin Palomares x Jose Armando Valdes - ESPN 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
09:30 - Natação, Troféu José Finkel: classificatórias da 4ª etapa - TV NSPORTS
13:30 - Futebol, Alemão Série B: Saint Pauli x Hamburgo e Schalke 04 x Aue - ONEFOOTBALL
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: América de Natal x Caucaia - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Monchengladbach x Bayern de Munique - ONEFOOTBALL
17:30 - Natação, Troféu José Finkel: finais da 4ª etapa - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Ypiranga de Erechim x Criciúma - TV NSPORTS
20:15 - MMA, Bellator 264: card preliminar - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.