Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quarta, 4 de agosto de 2021
Colocando em dia assuntos da segunda e da terça-feira

Destaques dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Narradores de medalhas brasileiras Ouro da Ana Marcela Cunha na maratona aquática: Cléber Machado (Globo - detalhe: dentro do "Jornal Nacional"), Luiz Felipe Prota (SporTV) e Carlos Fernando (BandSports). Ouro de Martine Grael e Kahena Kunze na vela: Cléber Machado (Globo), Eusébio Resende (SporTV) e Pedro Martelli (BandSports). Bronzes de Thiago Braz no salto com vara e de Alison dos Santos nos 400 metros com barreiras: Luís Roberto (Globo), Milton Leite (SporTV) e Álvaro José (BandSports). Bronze de Abner Teixeira no boxe: Rhoodes Lima (SporTV) e Ivan Bruno (BandSports) - este a Globo não mostrou ao vivo devido ao simultâneo futebol.

Afogando em números Do Notícias da TV, audiências da Globo em São Paulo: na sexta, turnos das 6h às 8h10 e das 8h55 às 10h05 ambos com 9,1 pontos, das 20h50 às 21h55 com 22,5, das 23h05 às 23h55 com 16,5 e da 0h40 às 6h com 5,9; no sábado, das 6h às 10h com 10,1 pontos e das 22h às 6h com 10,5; no domingo, das 6h às 10h com 8,1 pontos, das 22h50 às 4h com 7,5 e das 4h50 às 6h com 4,8; e na segunda, das 6h às 7h40 com 7 pontos, das 8h55 às 11h45 com 10,1, das 21h40 à 0h com 17,9, da 0h35 às 4h com 7,6 e das 4h45 às 6h com 6,7.

Galvão Bueno nos domingos da Globo? O falatório é "véio", esse papo existe desde antes do surgimento deste PB e levou em 2003 ao surgimento do "Bem, Amigos!" nas segundas do SporTV. Fato é que no início da manhã desta terça, um problema técnico vazou um áudio do homem enquanto mostravam uma entrevista gravada por André Gallindo com Martine Grael e Kahena Kunze: "eu quero um programa pra mim domingo". No falatório de 20 anos atrás, a ideia era que o narrador tivesse um programa de debates nos domingos à noite, o que nunca aconteceu.

Rádio Globo "lembrou" que pode transmitir a Olimpíada Inacreditável, mas apenas, tão somente, única e exclusivamente agora "lembraram" de fazer algum evento que fosse destes Jogos de Tóquio. Entraram neles na semifinal do futebol masculino, Hugo Lago narrou Brasil x México.

Outros destaques não olímpicos

Afogando em números Do TV Pop, audiências de São Paulo: no sábado, Bandeirantes com 1,4 ponto na classificação do GP da Hungria e 1,3 em CSKA x Lokomotiv Moscou; e no domingo, Globo com 20,3 em Corinthians x Flamengo e Bandeirantes com 0,5 no júnior São Paulo x Internacional e 3,2 no total e 3,5 no GP da Hungria em si, abaixo dos 11,5 da Globo e acima dos 3,3 do SBT e dos 3,2 da Record - a corrida marcou 4,5 pontos em Curitiba, abaixo dos 11,7 da RPC (Globo) e acima dos 3,7 da Massa (SBT) e dos 2,8 da RIC (Record), enquanto aqui em Porto Alegre registrou 2,7, abaixo dos 10,4 da RBS (Globo) e dos 3,5 do SBT, mas acima dos 2 da Record.

Equipe de Lula criticou postagem de Milton Neves Um vídeo manipulado em câmera lenta de uma declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicado no Twitter pelo músico (e apoiador de Jair Bolsonaro) Roger Moreira e que supostamente mostraria ele "bêbado", foi compartilhado na mesma rede social pelo apresentador da Rádio e TV Bandeirantes, que volta e meia critica o PT, Cuba e a esquerda em geral nas redes e no ar. Em postagem deletada horas mais tarde, ele pôs a legenda: "Lula sempre lúcido na palavra". Sites de esquerda criticaram Milton por difundir uma mentira e o site oficial do político também o fez, usando a linguagem do futebol com o "VAR".

Neto 1 x 0 Sikêra Júnior Do Gabriel de Oliveira no TV Pop: o juiz Celso Antunes da Silveira Filho, da Justiça de Manaus, negou um pedido do apresentador da RedeTV! para exclusão em caráter liminar de vídeos da versão paulistana de "Os Donos da Bola" do canal oficial do programa da TV Bandeirantes nos quais é citado pelo ex-jogador e comentarista pois isso poderia ser visto como censura prévia, o que fere a liberdade de expressão. O comunicador esportivo tem duas semanas para se defender das acusações do apresentador da TV A Crítica do Amazonas. Em 30 de junho, Neto - que está em férias na Flórida e retornará apenas na próxima segunda-feira ao "Donos" de São Paulo - criticou Sikêra por falas homofóbicas em seu programa "Alerta Nacional".

Afogando em números da TV paga De Naian Lucas no NaTelinha: dados do Painel Nacional em julho apontam o SporTV como o 6º canal mais assistido no geral das operadoras por assinatura, incluindo os canais abertos (Globo líder com 11,6 pontos de média) - logo, dos exclusivamente pagos foi o mais visto no mês passado, com 0,31 ponto. Os demais do segmento: SporTV 2 com 0,15 em 14º; SporTV 3 com 0,09 em 22º; Fox Sports com 0,08 em 23º; TNT - que incluo por transmitir o Brasileirão - com 0,07 em 25º; ESPN Brasil com 0,06 em 34º; BandSports com 0,03 em 55º; ESPN com 0,01 em 77º; Fox Sports 2 com 0,01 em 84º; e ESPN 2 com 0,00 em 86º.

Campeonato Brasileiro na HBO Max Do Gabriel Vaquer no NaTelinha: o novo streaming da WarnerMedia exibirá algumas partidas do torneio (a primeira foi Ceará x Fortaleza no último domingo, sem qualquer divulgação prévia e descoberta por usuários igual ao saudoso chocolate: na base do "surpresa!"), mas não todas para não esvaziar o Estádio TNT Sports, que continua apenas com a Liga das Nações e o Campeonato Chileno, mas não mais com Liga dos Campeões e Supercopa da Europa, agora exclusivas do HBO Max na internet até 2024.

Alberto Rodrigues saindo da Rádio Itatiaia? Ele tem respondido a seguidores twitteiros que não, tudo isso porque Fhilipe Pelájjio publicou no MoonBH que a nova administração da emissora teria comunicado o narrador oficial do Cruzeiro de que buscaria um substituto, provavelmente buscado de fora, e que ele teria homenagens e festas pelos 47 anos totais na casa (44 na segunda e atual passagem). Em matéria de Thiago Madureira no Super Esportes, o "Vibrante" afirmou ter conversado há três semanas com o presidente Diogo Gonçalves e o vice João Vitor Xavier, que responderam querer contar com ele por mais tempo - o locutor pretendia se aposentar após o Campeonato Mineiro deste ano, mas decidiu continuar por se sentir bem narrando e gostar do que faz, dizendo que se perceber que não renderá como pode, pedirá aos diretores para sair, assim como eles têm tal liberdade para tanto.

Luto no rádio de São Paulo: morreu Annibal Fonseca De Marcos Júnior Micheletti no Terceiro Tempo: faleceu no sábado passado, aos 93 anos e de causa não informada, o narrador da Panamericana (atual Jovem Pan) no título mundial de boxe conquistado por Éder Jofre contra Eloy Sanchez nos Estados Unidos.

Alípio Nogueira de volta à Rádio Bandeirantes de Goiânia Insisto: não sei como é que o Auvaro Maia não tem um treco mental com tantas idas, vindas, re-idas, re-vindas, tri-idas, tri-vindas e daí pra fora no rádio esportivo goiano, rs... Retornado às narrações no próximo fim-de-semana, ele já participa do "Esporte em Debate".

Professor Carlos Guimarães Do Coletiva: o comentarista e coordenador esportivo da Rádio Guaíba começou a dar aulas no curso de jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), na disciplina de Narrativas de Análise e Opinião. Em 2022, ele lançará um novo livro: uma biografia a ser anunciada.

Fabiano Baldasso transmitirá jogos do Internacional no YouTube Do Coletiva: o integrante de "Os Donos da Bola" na Rádio e TV Bandeirantes fará as partidas do time do coração em seu canal de vídeos a partir do Flamengo x Inter do próximo domingo. Para a narração, foi escalado Ramiro Ruschel, do portal O Bairrista.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quarta, 04/08/2021
JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO*
*Obs.: todos os sinais ao vivo no GloboPlay para assinantes (eventos exibidos na TV Globo liberados de graça)
05:00 - Handebol Feminino: Suécia x Coreia do Sul - SPORTV
05:00 - Vôlei Feminino: Sérvia x Itália - SPORTV 2
05:00 - Escalada: classificatórias - SPORTV 4
06:15 - Luta Olímpica: finais - SPORTV 3
06:20 - Polo Aquático Masculino: Itália x Sérvia - SPORTV 4
06:30 - Atletismo: várias provas - SPORTV e BANDSPORTS
07:00 - Hipismo: finais - SPORTV 2
07:50 - Levantamento de Peso: finais - SPORTV 4
09:00 - Vôlei de Praia Masculino: Thole & Wickler x Krasilnikov & Stoyanovskiy - SPORTV 3
09:30 - Vôlei Feminino: Brasil x Rússia - GLOBO, SPORTV 2 e BANDSPORTS
10:00 - Vôlei de Praia Masculino: Cherif & Ahmed x Nicolai & Lupo - SPORTV 3
18:30 - Maratona Aquática: 10 km masculino - SPORTV 3 e BANDSPORTS
21:00 - Skate Park: várias provas - SPORTV 2 e BANDSPORTS
21:00 - Vôlei de Praia Feminino: Verge-Depre & Heidrich x April & Alix - SPORTV 4
22:00 - Vôlei de Praia Feminino: Artacho & Clancy x Graudina & Kravcenoka - SPORTV 4
23:40 - Canoagem: finais da velocidade - SPORTV 4
00:30 - Skate Park: final - GLOBO, SPORTV 2 e BANDSPORTS
01:00 - Vôlei Masculino: Brasil x Comitê Olímpico Russo (semifinal) - GLOBO, SPORTV e BANDSPORTS
01:15 - Basquete Masculino: EUA x Austrália - SPORTV 3
02:00 - Boxe: finais - SPORTV 2 (às 02:15 e às 03:15 também em Globo e BandSports)
03:00 - Saltos Ornamentais: finais - GLOBO, SPORTV e BANDSPORTS
03:30 - Polo Aquático Feminino: Comitê Olímpico Russo x EUA (semifinal) - SPORTV 3
03:30 - Ciclismo Pista: eliminatórias - SPORTV 2
********************************************************************
OUTROS EVENTOS NA TV ABERTA + TV PAGA + PPV
15:00 - Tênis, ATP de Washington: várias partidas - ESPN
15:30 - Futebol, Amistoso: Valencia x Milan - ESPN BRASIL
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: CRB x Fortaleza - SPORTV e PREMIERE
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Atlético Goianiense x Athletico Paranaense - SPORTV e PREMIERE
21:00 - Beisebol, MLB: Saint Louis Cardinals x Atlanta Braves - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Vasco x São Paulo - GLOBO (menos MG - exceto Juiz de Fora - e BA), SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Bahia x Atlético Mineiro - GLOBO (MG - exceto Juiz de Fora - e BA), SPORTV 5 e PREMIERE
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
05:00 - Tênis, WTA da Romênia: várias partidas - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Spartak Moscou x Benfica - ONEFOOTBALL
15:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Ferencvaros x Slavia Praga - ONEFOOTBALL
15:00 - Tênis, WTA de Stanford: várias partidas - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Ituano x Criciúma - TV NSPORTS
17:00 - Futsal, LNF: Campo Mourão x Foz Cataratas - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Mexicano Série B: Mineros x Leones Negros - ESPN PLAY
19:00 - Futsal, LNF: Jaraguá x Joaçaba - TV NSPORTS
19:30 - Basquete, Paulista Masculino: Liga Super x São Paulo - YOUTUBE GSC SPORTS
20:00 - Futebol, MLS: New England Revolution x Nashville - DAZN
20:00 - Futebol, USL: seis partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - ESPN PLAY
20:30 - Futebol, MLS: Philadelphia Union x Toronto - DAZN
21:00 - Futebol, MLS: Orlando City x Inter Miami e New York Red Bulls x Cincinnati - DAZN
21:00 - Futebol, Liga Concacaf: Samaritaine x Universitario do Panamá - ESPN PLAY
21:00 - Futebol, Mexicano Série B: Venados x Tiaxcala - ESPN PLAY
21:00 - Futsal, LNF: Tubarão x Pato - TV NSPORTS
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Diablos Rojos x Piratas e Águia x Tigres - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, Mexicano Série B: Correcaminos x Tepatitián - ESPN PLAY
23:30 - Futebol, MLS: Los Angeles x Sporting Kansas City - DAZN


Quinta, 05/08/2021
JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO*
*Obs.: todos os sinais ao vivo no GloboPlay para assinantes (eventos exibidos na TV Globo liberados de graça)
04:30 - Atletismo: marcha atlética - SPORTV
05:00 - Futebol Feminino: Austrália x EUA (disputa do bronze) - SPORTV 2
05:00 - Handebol Masculino: França x Egito (semifinal) - SPORTV 4 e BANDSPORTS
05:00 - Karatê: finais - SPORTV 3
05:55 - Ciclismo Pista: finais - SPORTV
07:00 - Atletismo: finais - SPORTV e BANDSPORTS
07:00 - Hóquei na Grama Masculino: Austrália x Bélgica (disputa do ouro) - SPORTV 4
07:00 - Luta Olímpica: finais - SPORTV 2
08:00 - Basquete Masculino: França x Eslovênia (semifinal) - SPORTV 3
09:00 - Vôlei Masculino: França x Argentina (semifinal) - SPORTV 2 e BANDSPORTS
09:00 - Vôlei de Praia Masculino: Mol & Sorum x Plavins & Tocs - SPORTV
10:00 - Vôlei de Praia Masculino: Cherif & Ahmed x Krasilnikov & Stoyanovskiy - SPORTV
********************************************************************
OUTROS EVENTOS NA TV ABERTA + TV PAGA + PPV
13:00 - Golfe, Saint Jude Invitational: 1ª rodada - ESPN 2
15:00 - Tênis, ATP de Washington: várias partidas - ESPN
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Juazeirense x Santos - SPORTV e PREMIERE
21:00 - Futebol Americano, Amistoso: Dallas Cowboys x Pittsburgh Steelers - ESPN
21:00 - Beisebol, MLB: Saint Louis Cardinals x Atlanta Braves - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: ABC x Flamengo - SPORTV e PREMIERE
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
05:00 - Tênis, WTA da Romênia: várias partidas - ESPN PLAY
09:00 - Futebol, Campeonato Chinês: Guangzhou Evergrande x Henan Songshan - ONEFOOTBALL
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Barra x Camboriú - FCF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Vitória x Fluminense, Santos x Figueirense, CRB x Corinthians, Grêmio x Bahia, Fortaleza x Ceará, Ponte Preta x Coritiba, Juventude x Avaí e Red Bull Bragantino x Cuiabá - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Tênis, WTA de Stanford: várias partidas - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Liga Europa: Rapid Viena x Famagusta - ONEFOOTBALL
18:00 - Futsal, LNF: Marechal x Brasília - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, USL Liga 1: New England II x North Carolina - ESPN PLAY
21:00 - Futebol, Liga Concacaf: Verdes x Santos - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: quatro partidas ao longo da noite (a última inicia à 00:00) - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, Liga Concacaf: Comunicaciones x Once Deportivo - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, USL: Tacoma Defiance x Sacramento Republic - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.