Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sábado e domingo, 3 e 4 de julho de 2021
Uma semana tanto muito gelada quanto muito quente

Uma semana muito gelada, noites insuportáveis de ficar fora das cobertas pois tinha muito e muito tempo que não fazia um gelo tão desgraçado nesse nível, sem qualquer exagero, sem a mínima brincadeira. Resultado: eu começava a fazer as coisas tentando deixá-las em dia, precisava parar por não aguentar o gelo. Me deitava esperando ficar aquecido por umas duas horas ou algo assim para voltar e retomar tudo. Mas o sono profundo falava mais alto e eu sempre acordava no começo da manhã ou mesmo no fim dela. Conseguir colocar tudo em dia até coloco, mas apenas na noite de sábado. Já poderia adicionar temas do sábado à tarde e de manhã, mas ficaria fora de propósito. Aqui fica mais como um "arquivão da semana" para fins de registro apenas e tão somente. Segunda-feira, assim espero, enfim normalizarei tudo, mesmo que sacrifique algumas coisas para tanto (respire em paz, Twitter, longe de ti estarei).

Os destaques desta semana

Televisão na Copa do Brasil Nas oitavas-de-final, a Globo mostrará os dois Vasco x São Paulo e os dois Bahia x Atlético Mineiro, todos às 21h30 com idas em 28 de julho e voltas em 4 de agosto.

Rede Globo na Série B Três jogos constam com ela no desmembramento da 11ª à 16ª rodadas: no dia 10, Botafogo x Cruzeiro às 16h30 (dia de Palmeiras x Santos e Grêmio x Internacional na Série A); no dia 18, Vasco x Náutico às 16h (simultâneo a Atlético Goianiense x Palmeiras); e em 8 de agosto, Botafogo x Ponte Preta às 16h (ao mesmo tempo tem Palmeiras x Fortaleza e Juventude x Atlético Mineiro pela divisão principal).

Homenagens para Galvão Bueno Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: serão feitas por ocasião dos 40 anos de estreia na Globo e 39 de somadas duas passagens. Uma delas terá o narrador revendo e comentando sua primeira transmissão, num Jorge Wilstermann 1 x 2 Flamengo pela Libertadores em 13 de outubro de 1981. Também serão resgatados ouros olímpicos na sua voz e o "Esporte Espetacular" fará uma grande homenagem em breve.

Eurocopa na Globo Luís Roberto narrou Itália x Bélgica na sexta-feira, transmissão comandada do Rio de Janeiro. As duas anteriores, uma com Cléber Machado e outra com Galvão Bueno, foram lideradas por São Paulo.

Botafogo não tão escolhido Percebi isso neste meio de semana: quando o jogo do RJ é com ele, não há muitas filiais e afiliadas que optam por sua exibição, diferentemente do Vasco. A partida de quarta-feira, contra o Vitória, teve apenas Espírito Santo, Paraíba, Piauí e Juiz de Fora acompanhando Rio de Janeiro e Bahia, enquanto o Rio Grande do Sul viu Juventude x Grêmio e Minas Gerais (menos JF), Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão e as regiões Centro-Oeste e Norte optaram por Corinthians x São Paulo.

Primeira transmissão na Globo aberta Ao menos que eu saiba, pois se teve outras admitirei ter perdido e ou não lembrar delas ou mesmo não saber: a novidade do Majestoso foi André Hernan dividir a reportagem com Leonardo Lepri, do SporTV e que é irmão e colega de firma da repórter do jornalismo geral Janaína Lepri.

Super Rádio Tupi no "Globo Esporte" O descuido aconteceu na edição carioca da quinta-feira, pois a ideia era exibir o gol do Fluminense na derrota para o Athletico Paranaense com a narração do Edson Mauro pela Rádio Globo, creditado em letreiro. No entanto, veicularam o lance na voz do concorrente Evaldo José.

Entrevistado dormiu durante reportagem Isso foi visto na edição paulista do "GE" na última terça, André Hernan gravou com um torcedor alvinegro as reações dele ao empate do Corinthians com o Fluminense. Só que em meados do segundo tempo o torcedor dormiu. Sei como é. Uma vez, entrei por telefone numa interatividade de um programa que Carlos Roberto Escova fazia na Rádio Bandeirantes de Porto Alegre em 2001 e dormi ao vivo!

Pedro Bassan rumo à sétima Olimpíada O UOL Esporte publicou uma matéria da Beatriz Cesarini sobre o hoje repórter do jornalismo geral da Globo, que pela emissora fará sua sexta edição de Jogos Olímpicos - todos a partir de Sydney 2000, já que a primeira foi Atlanta 1996 pela ESPN Brasil e pela Rádio Bandeirantes.

Afogando em números Do TV Pop, da Máquina do Esporte, do Gabriel Vaquer no Notícias da TV e do Leandro Sarubo no Teleguiado: no Rio de Janeiro, a Globo marcou 16 pontos com Botafogo x Vitória no domingo e Inglaterra x Alemanha na terça. Demais dados de Sampa City: no domingo, Corinthians x São Paulo com 23; na terça, Inglaterra x Alemanha com 12,5; e na prévia da sexta, Itália x Bélgica com 11 contra 5,3 da Record e 5,1 do SBT, que à noite perdeu por 25 x 9 com Brasil x Chile contra o "Jornal Nacional" e por 24,4 x 11,5 contra "Império".

Téo José inspiradíssimo Duas do narrador do SBT no jogo desta sexta: ao anunciar a estreia do "SBT Sports" (programa que Luiz Augusto Alano apresentará a partir das 7h30 deste domingo no espaço que era do "Acelerados", neste sábado estreado pela Bandeirantes às 12h30), ele mandou um "Chegou da balada? Fica acordado para ver...", no que Mauro Beting reagiu descontraidamente com um "que é isso?" e Téo emendou que era "balada na casa da namorada" (risos); e exatamente no mesmíssimo momento em que perguntou "quem é que vai pegar o Peru nesta segunda-feira", a filmagem oficial mostrou o brasileiro Fred... pegando o peru. (eh, eh)

Quem vai comentar a Liga dos Campeões no SBT? Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: como Mauro Beting estará a serviço da TNT nas transmissões, é buscada uma alternativa que tenha conhecimento de futebol europeu para fazer o torneio ao lado do Téo José e, em dias nos quais tiver Libertadores com ele à noite, do Luiz Augusto Alano. Eu agora: que tal Mauro Cezar Pereira? Já tem comentado alguns jogos pela emissora, inclusive sendo escalado para Argentina x Equador às 22h deste sábado. Anos, anos e anos comentando europeus pela ESPN.

Copa América presencial na final Do Flávio Ricco no "Canal 1": assim como foi no Palmeiras x Santos decisivo da Libertadores, a ideia do SBT é que também narrador e comentaristas estejam no Maracanã sábado que vem.

Mais transmissões do SBT Além de Brasil x Chile nesta sexta e de Argentina x Equador neste sábado, exibidas serão as duas semifinais na segunda e na terça e o terceiro lugar na próxima sexta, além da finalíssima.

Neto contra Sikêra Jr. Apenas apoio total ao manifesto do comentarista da TV Bandeirantes contra o inominável apresentador da RedeTV! na versão paulistana de "Os Donos da Bola" na última terça. Neto, aliás, que depois do programa desta sexta entrou em férias - ele voltará a tempo de fazer a Olimpíada no BandSports.

Sábado que vem tem "Você Torceu Aqui" Exibido para Sampa City nas manhãs de sábado sem classificação da Fórmula 1, resgatará às 10h15 Luciano do Valle narrando Atlético Mineiro 1 x 5 Corinthians em 1998.

Flávia Noronha pediu demissão da RedeTV! A apresentadora deixou a emissora na última terça, findando 13 anos de trabalho. Assim sendo, não acontecerá aquilo de retorno ao esporte com o "Galera F.C.", que chegou a ser anunciado nas novidades do canal para este ano e até agora não estreou - e, se estrear, será sem ela, que ficou mais conhecida pelos anos de "TV Fama", mas que estreou em 2008 na apresentação das transmissões da Série B do Campeonato Brasileiro, posteriormente assumindo a do "RedeTV! Esporte".

Afogando em números da TV paga Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: domingo passado, Bélgica x Portugal deu ao SporTV 3,55 pontos no Painel Nacional de Televisão, perdendo apenas para Fluminense x Corinthians na Globo e acima de todas as outras emissoras abertas assistidas em operadoras por assinatura. Na segunda, Espanha x Croácia registrou 1,36 ponto e Suíça x França marcou 2,76 pontos, ambos atrás só de Globo e Record. Dos dias 14 a 20 deste mês, o SporTV foi o canal pago mais visto com 0,51 ponto e o SporTV 2 chegou a 0,19 de média.

Lívia Laranjeira, a pagodeira A melhor da semana foi proporcionada pela repórter em Red Bull Bragantino x Ceará no Premiere, com um show de trocadilhos dela, do narrador Henrique Guidi e do comentarista Alexandre Lozetti em cima de pagodes do cantor Chrigor, cujo homônimo entrou no Massa Bruta no finalzinho. Grafitte se divertiu pacas.

Pedro Neville agora é da Globo/SporTV Inicialmente seriam dois meses de empréstimo, mas agora é definitiva a passagem para a editoria esportiva do repórter da GloboNews, na qual ficou por sete anos.

Linhares Jr. foi submetido a uma cirurgia O narrador do SporTV precisou ser operado devido a uma hérnia na cervical. Tudo correu bem e agora ele espera recuperar-se rapidamente para voltar à ativa.

Felipe Diniz trocando passes no fim de noite O repórter de São Paulo está no Rio de Janeiro por algumas semanas para apresentar o "Troca de Passes", já que Karine Alves foi a Tóquio para os Jogos Olímpicos.

Carlos Cereto deixou o SporTV e enfrenta acusações O apresentador, comentarista e ex-repórter deixou as Organizações Globo após duas décadas, quase todas no canal por assinatura e com duas rápidas passagens pela Rádio Globo de São Paulo. Agradecido especialmente a Cléber Machado e ao saudoso ex-diretor Marco Mora, ele disse que a emissora que conheceu não existe mais pois muita coisa mudou e que também ele mudou. Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: Cereto é alvo de um processo enfrentado pela Globo na Justiça do Trabalho, já que uma ex-funcionária a acusa de ser conivente com assédio moral que teria sido praticado por ele quando chefe da redação esportiva paulistana entre 2012 e 2015 - e mais duas denúncias foram feitas. O jornalista se disse surpreso com isso e afirmou que quem tem que se manifestar é a ré da ação, que é a Globo, e não ele.

BandSports terá que ler retratação no ar De Patrick Mesquita no UOL Esporte: embora Neto esteja em férias desde esta sexta-feira, há uma expectativa de que ele leia na próxima segunda uma nota de esclarecimento em cumprimento a uma decisão judicial, nota esta motivada por piadas feitas em 2016 tanto no "Baita Amigos" quanto na versão paulistana de "Os Donos da Bola" e no "Pânico na Band" com uma senhora que afirma ter sido ofendida por ele, que a chamou de "dona da zona" da cidade onde mora e que fez comentários depreciativos sobre sua aparência.

Vem aí "Bom Dia Tokyo" no BandSports A partir do dia 19, Cristiane Dias e Carlos Fernando no ar às 18h.

Campeonato Francês na ESPN Brasil e no Fox Sports As próximas três temporadas do torneio serão mostradas pelos canais televisivos e pelo novo streaming Star+. Do Gabriel Vaquer no Notícias da TV: a Disney negocia um retorno do Campeonato Italiano e há otimismo em fim positivo para as negociações, que estão avançadas.

Liga Feminina dos Campeões da UEFA no DAZN O portal transmitirá a competição até 2024/2025, dividindo a exibição com o YouTube, que passará alguns jogos por rodada, incluindo fases decisivas e a finalíssima.

Renan Prates trocou de veículo na internet Até esta semana, o jornalista era editor-adjunto do DAZN, no qual ficou por dois anos. A partir de agora, ele é coordenador de conteúdo da TV NSports.

Melhoras, José Ilan! Atualmente tocando um canal conjunto de vídeos com Renato Maurício Prado, o jornalista foi submetido a uma cirurgia na mão direita depois de um acidente doméstico no qual lesionou o dedo polegar.

Acabou "Os Tops da Bola" na Play FM O programa da última quarta foi o derradeiro apresentado por Weber Lima na emissora musical da Rede Bandeirantes. A cuidar onde e quando a atração voltará ao ar.

Fórmula 1 com Ivan Brandão na BandNews FM Neste domingo, será com o âncora dos jornais "Expresso São Paulo" e "BandNews São Paulo - 1ª Edição" que chegarão as mensagens dos ouvintes durante o Grande Prêmio da Áustria comandado pelo Odinei Edson, já que Fábio França entrou em férias.

Por falar na Rádio BandNews FM... Ela está presente no HBO Max, streaming que estreou nesta semana com os primeiros sete dias grátis, por isso me sendo possível acessá-lo. É que um dos conteúdos disponibilizados é a série nacional "(fdp)", sobre a rotina dentro e fora dos gramados de um árbitro de futebol. Jogos fictícios apitados pelo protagonista Juarez são narrados, comentados e reportados por cronistas da BandNews, incluindo André Coutinho, Arthur Covre e o já citado Fábio França - e aí tem um detalhe: embora a série tenha sido lançada em 2012, acho que as filmagens aconteceram ainda em 2011 pois quem divide as narrações com Dirceu Maravilha é Carlos Fernando, que deixou a rádio no fim daquele ano para em seu lugar estrear Alex Muller em janeiro de 2012.

Sentindo o frio do estádio mesmo em casa Do Guilherme Pradella, repórter da Rádio CBN que fez Corinthians x São Paulo na última quarta: "Tá tão frio, mas tão frio que eu coloquei roupa de fazer jogo no frio em Itaquera para transmitir o jogo de casa." Até agora, o Sistema Globo de Rádio não voltou a fazer jogos nos estádios nem sequer com reportagem presencial, todo mundo permanecendo nas suas residências até o momento.

Coisa linda esses proprietários da esfera Com Neto de férias, Ricardo Capriotti apresentará "Os Donos da Bola" na Rádio Bandeirantes a partir da próxima segunda - Capriotti, que na semana que vem ainda será escutado às 5h30 no jornalístico "O Pulo do Gato", cobrindo os últimos dias de férias do titular Pedro Campos.

"Esporte em Debate" de volta só no dia 12 Assim será por impossível a Bandeirantes fazê-lo na próxima semana devido à agenda lotada de jogos em rigorosamente todos os dias da semana: na segunda, semifinal da Copa América com o Brasil; na terça, Santos x Athletico e a outra semi continental; na quarta, Palmeiras x Grêmio e Internacional x São Paulo; na quinta, Chapecoense x Corinthians; e na sexta, o terceiro lugar da Copa América.

Copa América no rádio paulistano Sexta-feira, apenas a Bandeirantes fez Peru x Paraguai às 18h no dial AM/FM. A Jovem Pan também fez a partida, mas só no YouTube por ser no horário do "Os Pingos nos Is".

Sérgio Guimarães voltou ao ar na Super Rádio Tupi Foi nesta semana, recuperado o repórter do coronavírus.

Uma marca muito legal atingida por Breno Monsef O narrador da Roquette-Pinto FM completou no Botafogo x Vitória da quarta-feira 300 transmissões de futebol no rádio.

Novo diretor de esportes na Rádio Itatiaia É Michel Ângelo, assim saudado por Mário Henrique no começo do Atlético Mineiro x Atlético Goianiense da última quarta. Com 24 anos na emissora, Michel começou como rádio-escuta e foi redator da "Turma do Bate-Bola", produtor dos programas "Apito Final", "Grande Resenha" e "Rádio Esportes", desde 2016 sendo coordenador esportivo. Do TudoRádio: nos últimos 10 anos a direção do setor foi de Úrsula Nogueira, que permanece na Itatiaia agora como nova diretora da Rede de afiliadas Itasat.

Bastidores da Itatiaia no Nilton Santos Foram mostrados nas redes sociais pelo repórter Rubens Júnior nesta sexta, exibindo as duas cabines ocupadas pela estação para Brasil x Chile, numa delas ficando o também repórter Wellington Campos e na outra estando o narrador Antônio Carlos e o operador técnico Rodrigo Marinho.

Aroldo Costa assumiu as narrações da Seleção Brasil x Chile foi a primeira partida da Copa América feita pelo titular da Rádio Jornal, que nos grupos teve Roberto Queiroz em uma e Alexandre Costa em três.

Goiânia: dois ex-Rádio Bandeirantes agora na BandNews FM Do Auvaro Maia: chegaram o repórter e apresentador Juliano Moreira e a produtora e responsável por redes sociais Karina Machado.

Mil Esportes saiu da Rádio Aliança Do Auvaro Maia: a equipe comandada pelo comentarista Milton Bueno não renovou com a emissora e nela fez seu último trabalho na última quarta-feira.

Chico Lins de volta à Rádio CBN/Diário A partir da próxima segunda, o comentarista estará de volta à afiliada de Florianópolis, da qual havia saído há um ano e dois meses. Ele reaparecerá no "Debate Diário", às 11h.

A reclamação da Rádio Grenal O Coletiva detalhou uma situação de domingo passado, no qual a diretora Marjana Vargas reclamou que a emissora ficaria fora das coletivas virtuais do Internacional após a partida contra o América Mineiro para depois nelas estar após intervenção da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos.

Rádio Gaúcha nos Jogos Olímpicos de Tóquio Serão cinco enviados: o narrador e repórter André Silva, os repórteres José Alberto Andrade e Rodrigo Oliveira, a apresentadora da RBS TV Alice Bastos Neves e o gerente executivo esportivo Tiago Cirqueira. Eles viajarão no dia 17. Entre várias ações que a emissora fará para o evento, destaca-se o "Contagem Regressiva", resgatando momentos olímpicos históricos narrados pela Gaúcha.

Surto Olímpico presente na Olimpíada Em feito louvável para um portal independente, presente ele estará em Tóquio com o enviado Mateus Nagime, que narrará seu dia-a-dia a partir deste domingo, dia da viagem.

Datas em 0 ou 5 desta semana

Quarta: 25 anos do Grêmio campeão gaúcho Os 4 x 0 sobre o Juventude foram transmitidos nacionalmente pelo SporTV com Sérgio Maurício e marcaram o primeiro jogo do título de Campeonato Gaúcho narrado por Pedro Ernesto Denardin depois de se tornar titular da Rádio Gaúcha após a aposentadoria das locuções esportivas de Armindo Antônio Ranzolin.

Quarta: 25 anos da Alemanha campeã europeia Os 2 x 1 sobre a República Tcheca foram transmitidos pela TV Bandeirantes e pela ESPN International, sendo esta Eurocopa uma das duas únicas de 1980 até hoje (a outra a de 1984) a não ter cobertura das Organizações Globo, fosse da TV Globo, fosse do SporTV ou de ambos.

Quarta: 25 anos da morte de Danilo Bahia Não sei se foi em 1953 ou 1952 que nasceu este repórter iniciado na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte e que chegou ao Rio de Janeiro em 1977, marcando seu nome nas rádios Tupi e Globo.

Quinta: 60 anos do nascimento de Diana Spencer Registro a ocasião numa coluna sobre imprensa esportiva pois foi através dela que o Brasil soube do acidente que vitimaria ela e o namorado em 1997, informações dadas pelas TVs Globo e Bandeirantes nos jogos Fluminense 1 x 0 Santos, feito respectivamente por Galvão Bueno e Januário de Oliveira, e Sport 2 x 3 Vasco, documentado por Oliveira Andrade e Luciano do Valle.

Quinta: 15 anos do Brasil eliminado da Copa do Mundo pela França O 1 x 0 dos futuros vice-campeões mundiais geraria de Roberto Assaf uma frase sensacional no SporTV, que jamais esqueci: "eu não aguento mais perder para a França em Copas do Mundo!" Não foi sem motivo que ele disse isso, era a terceira vez...

Sexta: 20 anos do lançamento do jornal O Sul Publicado pela Rede Pampa, passou a ser apenas digital em 2015. Tinha como peculiaridades ser o único com 100% de fotos coloridas e o único cuja edição de domingo saía de fato no domingo, diferentemente da Zero Hora e do Correio do Povo, que até hoje soltam suas edições dominicais no começo da tarde de sábado. Outro destaque era a seção de aniversariantes, na qual por muitos anos figurei a cada 16 de setembro - e com foto engravatada através de mexida cibernética, a foto que enviei não era assim. (rs)

Sábado: 70 anos de Helvídio Mattos Agora contratado da TV Bandeirantes após já há um bom tempo participar do semanal "Encontro de Craques" no BandSports, o repórter e contador de histórias tem longas e exitosas passagens pela ESPN Brasil e pela TV Cultura, também destacando-se na TV Manchete nos anos 1980.

Sábado: 50 anos de Glauco Pasa Desde 2019 no SBT de Porto Alegre, pelo qual neste momento está em Goiânia cobrindo a Copa América pela matriz, antes disso foi por quase duas décadas o principal repórter esportivo da RBS TV e dos clubes gaúchos na Rede Globo.

Domingo: 95 anos do nascimento de Edson Leite Falecido em 1983, o lendário narrador marcou época na Rádio Bandeirantes ao dividir com Pedro Luiz as transmissões do Brasil campeão mundial em 1958. Com passagens pelas rádios Cultura e Excelsior e pelas rádios e TVs Tupi e Record, seria superintendente geral de produção e programação da Rádio e TV Bandeirantes, mas emocionou-se ao saber disso, infartou e infelizmente morreu.

Domingo: 5 anos da estreia da base da ESPN em Recife Léo Medrado passou a entrar de um novo estúdio do canal para destacar o futebol do Nordeste durante a programação, incluindo apresentando uma versão de temática regionalizada do "Bola da Vez".

Domingo: 5 anos da primeira "Segunda Campeã" do SporTV Iniciado na TV Bandeirantes em 1991, o hábito de futebol ao vivo nas noites de segunda-feira foi retomado pela Globosat num Sport 1 x 3 Palmeiras transmitido por Jota Júnior, William Machado, Victor Bastos e Fabíola Andrade. Nesta próxima segunda, nenhum jogo será exibido às 20h por ser este o horário da semifinal da Copa América que terá a Seleção Brasileira, por isso o SporTV o preenchendo com o "Giro da Rodada" e um compacto de Flamengo x Fluminense.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sábado, 03/07/2021
05:35 - Velocidade, Fórmula 3: 1ª corrida do GP da Áustria - BANDSPORTS e TWITCH FITTIPALDI BROTHERS (Internet)
07:00 - Velocidade, Fórmula 1: 3º treino do GP da Áustria - BANDSPORTS
07:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV 3 (às 8:00 também no BandSports, que para às 09:30 e volta às 13:15)
07:30 - Basquete, Pré-Olímpico Masculino: Brasil x México (semifinal) - SPORTV 2
09:45 - Ciclismo, Volta da França: 8ª etapa - ESPN
10:00 - Velocidade, Fórmula 1: classificação do GP da Áustria - BANDEIRANTES (São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto + Presidente Prudente, RJ, RS, PR, MS, MT, CE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e BANDSPORTS
10:05 - Velocidade, Fórmula Indy: 2º treino do GP de Mid-Ohio - COM BRASIL TV
11:30 - Velocidade, W Series: etapa da Áustria - SPORTV 2
12:30 - Velocidade, Fórmula 3: 2ª corrida do GP da Áustria - BANDSPORTS e TWITCH FITTIPALDI BROTHERS (Internet)
13:00 - Futebol, Eurocopa: República Tcheca x Dinamarca - SPORTV
13:00 - Velocidade, Fórmula Indy: classificação do GP de Mid-Ohio - COM BRASIL TV
13:00 - Ginástica Acrobática, Mundial: várias provas - SPORTV 2
13:30 - Futebol de Areia, Eliminatórias da Copa do Mundo: Uruguai x Paraguai (semifinal) - ESPN BRASIL
14:00 - Futsal, LNF: Marreco x Atlântico - CULTURA e TV NSPORTS (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Brasiliense x Gama - TV BRASIL e ELEVEN SPORTS CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol de Areia, Eliminatórias da Copa do Mundo: Brasil x Colômbia (semifinal) - ESPN BRASIL
15:00 - Rúgbi, Amistoso: Romênia x Argentina - ESPN
15:30 - Velocidade, Nascar Xfinity Series: etapa de Road America - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Eurocopa: Ucrânia x Inglaterra - SPORTV
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vasco x Confiança - PREMIERE
16:30 - Velocidade, Fórmula Indy: 3º treino do GP de Mid-Ohio - COM BRASIL TV
16:45 - Basquete, Pré-Olímpico Masculino: Croácia x Alemanha (semifinal) - SPORTV 2 (gravado)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Novorizontino x Botafogo de Ribeirão Preto - BANDEIRANTES (SP menos capital e região metropolitana) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Tombense x Botafogo da Paraíba - BANDEIRANTES (Região Nordeste, PA e AM) e DAZN (Internet)
18:00 - Velocidade, Endurance Brasil: etapa de Nova Santa Rita - BANDSPORTS (gravado)
18:00 - Rúgbi, Campeonato das Américas: Chile x Colômbia - ESPN
18:10 - Futebol, MLS: Columbus Crew x New England Revolution - ESPN 2
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x CRB - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Athletico Paranaense x Fortaleza - TNT (menos PR) e FURACÃO LIVE (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: América Mineiro x Santos - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Cruzeiro - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Londrina - PREMIERE
19:00 - Futebol, Copa América: Uruguai x Colômbia - FOX SPORTS
20:00 - Hipismo, Longines Extreme Teams' Challenge: várias provas - BANDSPORTS
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Internacional - SPORTV (SP assiste no Premiere)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Botafogo - PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Goiás - PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vila Nova x Ponte Preta - PREMIERE
21:30 - Basquete, NBA: Atlanta Hawks x Milwaukee Bucks (final do Leste, jogo 6) - BANDEIRANTES, SPORTV 2, YOUTUBE NBA BRASIL (Internet), YOUTUBE TNT SPORTS (Internet) e TWITCH (Internet)
22:00 - Futebol, Copa América: Argentina x Equador - SBT e ESPN BRASIL
23:00 - Boxe, Super-Pena: Chris Colbert x Tugstsogt Nyambayar - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
07:00 - Velocidade, Mundial de Superbike: superpole da 1ª corrida da Grã-Bretanha - DAZN
09:30 - Velocidade, Mundial de Superbike: 1ª corrida da Grã-Bretanha - DAZN
10:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Vasco x Internacional - ELEVEN SPORTS CBF TV
11:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Oeste x Ypiranga - TV NSPORTS
11:00 - Futsal, LNF: Minas x Pato - TV NSPORTS
11:00 - MMA, EFC 87: Luke Michael x Dino Bagattin - DAZN
13:00 - Rúgbi, Amistoso: Lions x British & Irish Lions - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Ferroviário x Volta Redonda - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: América de Natal x Atlético Cearense, ASA x Sergipe, Atlético de Alagoinhas x Bahia de Feira, Boavista x Cianorte, Campinense x Treze, Castanhal x Ypiranga do Amapá e Guarany de Sobral x 4 de Julho - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Fluminense x Ceará - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Santos x Vasco, São Paulo x Palmeiras, Atlético Mineiro x Fluminense, Chapecoense x Corinthians, Flamengo x Bahia, Botafogo x Ceará, Atlético Goianiense x Cruzeiro, Internacional x Athletico Paranaense, Grêmio x América Mineiro e Fortaleza x Sport - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Ceará x Botafogo da Paraíba - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Escalada, Copa do Mundo: etapa da Suíça - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Brasileiro Série D: Juventude do Maranhão x Paragominas e Moto Club x Imperatriz - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:30 - Velocidade, USF2000: 2ª corrida de Mid-Ohio - TWITCH FITTIPALDI BROTHERS
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Aparecidense x Porto Velho, Caucaia x ABC, FC Cascavel x Esportivo e Tocantinópolis x Palmas - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Futsal, LNF: Joaçaba x Intelli - TV NSPORTS
16:30 - Futebol, Brasileiro Série C: Manaus x Jacuipense - TV NSPORTS
17:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Boa Esporte x Uberlândia, Ferroviária x Águia Negra, Internacional de Limeira x Santo André e São Raimundo de Roraima x GAS - ELEVEN SPORTS CBF TV
18:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Fast x Galvez - ELEVEN SPORTS CBF TV
18:00 - Futsal, LNF: Juventude x Assoeva - TV NSPORTS
18:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Mariachis x Diablos Rojos - ESPN PLAY
18:35 - Futebol, MLS: DC United x Toronto - DAZN
19:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Santa Cruz x Paysandu - DAZN
19:30 - Futebol, USL Liga 1: quatro partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - ESPN PLAY
19:30 - Basquete, LBF: Liga Super x Catanduva - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Atlético Mineiro x Iranduba - ELEVEN SPORTS CBF TV
20:00 - Futebol, USL: sete partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:30) - ESPN PLAY
20:15 - Beisebol, Liga Mexicana: Olmecas x Bravos - ESPN PLAY
20:35 - Futebol, MLS: Orlando City x New York Red Bulls e Montreal x Inter Miami - DAZN
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Toros x Generales - ESPN PLAY
21:05 - Futebol, MLS: Minnesota United x San Jose Earthquakes, Chicago Fire x Atlanta United e Nashville x Philadelphia Union - DAZN
21:35 - Futebol, MLS: Houston Dynamo x Cincinnati - DAZN
23:05 - Futebol, MLS: Real Salt Lake x Los Angeles - DAZN


Domingo, 04/07/2021
05:15 - Velocidade, Fórmula 3: 3ª corrida da Áustria - BANDSPORTS e TWITCH FITTIPALDI BROTHERS (Internet)
08:00 - Velocidade, Mundial de Motocross: 1ª corrida da Itália - BANDSPORTS
09:30 - Ginástica Acrobática, Mundial: várias provas - SPORTV 3
10:00 - Velocidade, Fórmula 1: GP da Áustria - BANDEIRANTES
10:00 - Rúgbi, Amistoso: Inglaterra x EUA - ESPN 2
10:00 - Ciclismo, Volta da França: 9ª etapa - ESPN
10:30 - Basquete, LBF: Santo André x Vera Cruz Campinas - CULTURA e TV NSPORTS (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Chapecoense x Bahia - PREMIERE
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Brusque - SPORTV e PREMIERE
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16: final - SPORTV e ELEVEN SPORTS CBF TV (Internet)
11:00 - Futsal, LNF: Foz Cataratas x Brasília - TV BRASIL e TV NSPORTS (Internet)
11:00 - Atletismo, Liga Diamante: etapa da Suécia - SPORTV 2
11:00 - Velocidade, Mundial de Motocross: 2ª corrida da Itália - BANDSPORTS
13:00 - Velocidade, Fórmula Indy: GP de Mid-Ohio - CULTURA
13:30 - Futebol de Areia, Eliminatórias da Copa do Mundo: 3º lugar - ESPN BRASIL
14:00 - Futsal, NFFB: Instituto Lince x Barateiro - BANDSPORTS
14:00 - Rúgbi, Amistoso: Uruguai x Argentina - ESPN
14:30 - Basquete, Pré-Olímpico Masculino: final - SPORTV 2
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Caxias x Aimoré - TV BRASIL e ELEVEN SPORTS CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol de Areia, Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo: final - ESPN BRASIL
15:30 - Velocidade, Nascar Cup Series: etapa de Road America - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Fluminense - GLOBO (menos SP e PE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Palmeiras - GLOBO (SP e PE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Corinthians x Atlético Mineiro - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte")
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Ceará x Juventude - TNT (menos CE) e PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Red Bull Bragantino - PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Cuiabá x Atlético Mineiro - PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: New York Mets x New York Yankees - ESPN
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Atlético Goianiense - SPORTV (RS assiste no Premiere)
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:45 - Velocidade, Mundial de Superbike: superpole da 2ª corrida da Grã-Bretanha - DAZN
09:05 - Velocidade, USF2000: 3ª corrida de Mid-Ohio - TWITCH FITTIPALDI BROTHERS
09:30 - Velocidade, Mundial de Superbike: 2ª corrida da Grã-Bretanha - DAZN
10:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Esmac x Aliança - ELEVEN SPORTS CBF TV
11:00 - Futebol, Brasileiro Série C: São José de Porto Alegre x Mirassol - TV NSPORTS
11:00 - Futebol, Gaúcho Segunda Divisão: Santa Cruz x Gaúcho (final, volta) - FGF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Madureira x Bangu, Rio Branco de Paranaguá x Joinville e Rio Branco de Venda Nova x Rio Branco de Vitória - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Caçador x Camboriú - FCF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: São Paulo x Sport, Atlético Goianiense x Flamengo, Chapecoense x Botafogo, Cruzeiro x América Mineiro e Grêmio x Fortaleza - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Vasco x América Mineiro, Real Ariquemes x Fluminense, Athletico Paranaense x UDA, Fortaleza x Cresspom e Red Bull Bragantino x JC - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, USL Liga 1: New England II x Greenville Triumph - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Brasileiro Série D: Jaraguá x Goianésia - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Criciúma x Paraná - DAZN
16:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Altos x Floresta - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Itabaiana x Murici, Juventus de Jaraguá do Sul x Marcílio Dias, Nova Mutum x União Rondonópolis, Retrô x Juazeirense e Sousa x Central - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Bahia x Athletico Paranaense - ELEVEN SPORTS CBF TV
18:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Atlético Acreano x Penarol - ELEVEN SPORTS CBF TV
18:00 - Futebol, USL: Loudoun United x Hartford Athletic - ESPN PLAY
19:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Portuguesa x São Bento - ELEVEN SPORTS CBF TV
19:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Tigres x Guerreros - ESPN PLAY
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Acereros x Tecolotes - ESPN PLAY
21:30 - Futebol, USL: Colorado Springs Switchbacks x Real Monarchs - ESPN PLAY
21:35 - Futebol, MLS: Dallas x Vancouver Whitecaps - DAZN
22:05 - Futebol, MLS: Colorado Rapids x Seattle Sounders - DAZN
23:35 - Futebol, MLS: Los Angeles Galaxy x Sporting Kansas City - DAZN


Segunda, 05/07/2021
07:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
11:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Beijing x Daegu - FOX SPORTS
18:00 - Futebol, Amistoso Feminino: EUA x México - FOX SPORTS
18:15 - Futsal, LNF: Cascavel x Marreco - SPORTV
20:00 - Futebol, Copa América: Brasil x Peru (semifinal) - SBT e ESPN BRASIL
20:00 - Beisebol, MLB: Chicago White Sox x Minnesota Twins - FOX SPORTS
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Tampa Bay Lightning x Montreal Canadiens (Copa Stanley, jogo 4) - ESPN
22:30 - Beisebol, MLB: Boston Red Sox x Los Angeles Angels - FOX SPORTS
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Fluminense x Tubarão - FCF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Patrocinense x Caldense - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Palmeiras x Santos - ELEVEN SPORTS CBF TV
18:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Ituano x Figueirense - DAZN
19:30 - Basquete, LBF: Liga Super x Blumenau - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Catarinense Série B: Carlos Renaux x Atlético - FCF TV


Terça, 06/07/2021
07:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Cerezo Osaka x Guangzhou Evergrande - FOX SPORTS
09:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
10:00 - Ciclismo, Volta da França: 10ª etapa - ESPN
15:20 - Futebol, Campeonato Paranaense: Operário x Londrina (semifinal, volta) - REDE MASSA (Ponta Grossa e Londrina)
16:00 - Futebol, Eurocopa: Espanha x Itália (semifinal) - GLOBO e SPORTV
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Avaí - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Coritiba - PREMIERE
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santos x Athletico Paranaense - TNT (menos SP)
20:00 - Beisebol, MLB: Milwaukee Brewers x New York Mets - ESPN/FOX (canal a confirmar)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Botafogo - SPORTV e PREMIERE
22:00 - Futebol, Copa América: Argentina x Colômbia (semifinal) - SBT e ESPN BRASIL
22:00 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Milwaukee Bucks (final, jogo 1) - ESPN
23:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Seattle Mariners - ESPN/FOX (canal a confirmar)
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
05:00 - Tênis, WTA de Hamburgo: várias partidas - ESPN PLAY
08:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Fluminense x Flamengo e Cuiabá x Minas Icesp - ELEVEN SPORTS CBF TV
10:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Internacional x Sport e América Mineiro x Athletico Paranaense - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Nação Esportes x Guarani - FCF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: São Paulo x Vitória e Grêmio x Iranduba - ELEVEN SPORTS CBF TV
19:30 - Basquete, LBF: Catanduva x Vera Cruz Campinas - TV NSPORTS
20:30 - Futebol, Catarinense Série B: Inter de Lages x Barra - FCF TV
21:15 - Beisebol, Liga Mexicana: Pericos x Mariachis - ESPN PLAY
22:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Diablos Rojos x Tigres - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, USL: Orange County x Tacoma Defiance - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.