Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quinta, 17 de junho de 2021
Uma reflexão sobre audiência do futebol na Globo e fora dela

A reflexão não é minha pois não tem nível de inteligência alto a esse ponto e não tenho tão exímia capacidade de raciocínio e elaboração opinativa nesse nível. É do Allan Simon, que repriso uma vez mais ser um dos novos "papas" nesse assunto de imprensa esportiva, por isso mesmo tão campeão de audiência no YouTube (as pessoas não são estúpidas, sabem o que é bom e vale ser conferido e sabem o que não é bom e não vale ser conferido). Compartilho pois me pareceu, como diria aquele para quem avisei que já tirei a vela, uma "PE-PE" (pensata pertinente).



"Tem uma coisa muito importante sobre a relação de audiência do futebol dentro e fora da Globo que não se comenta. A emissora carioca rescindiu o contrato da Libertadores de forma unilateral. Teve seus motivos, suas intenções, mas não é isso que vou abordar aqui.

Quando a Globo quebrou o acordo da Libertadores, a Conmebol tomou uma decisão: não topar um novo contrato por menos dinheiro. Mas houve outro ponto: a confederação decidiu judicializar a questão. É uma disputa, talvez, bilionária (com juros e tudo). A Conmebol provavelmente ficou com medo do recado que passaria ao mercado se topasse vender por menos para a Globo. Se ela pode, por que não Facebook e Disney fazerem o mesmo? Ao mesmo tempo, ela tomava uma rescisão do DAZN por Sul-Americana e Recopa, lembram? Uma bola de neve poderia ser criada. Eu não concordo com a decisão da Conmebol, uma vez que ela gerou esse pay-per-view absurdo de R$ 40,00 no pacote que era do SporTV antes. Mas eu entendo os motivos também. De ambas, Globo e Conmebol.

Isso posto, Globo x Conmebol virou uma disputa judicial que inviabiliza qualquer novo acordo. Não poderia ter Copa América na Globo, por exemplo. Nem Sul-Americana. Até a participação na próxima licitação da Libertadores corre risco enquanto não se resolverem. Ou seja: não é mais uma questão de escolher entre os 25 pontos da Globo e os 14 do SBT com a seleção brasileira. É uma questão de escolher entre ter 14 pontos com o SBT ou não ter nada, já que Record não disputa direitos, Band não tem dinheiro, etc. É óbvio que vamos comparar sempre os números.

Os dados de domingo mostram a pior audiência da seleção em disputas de Copa América. Mas mostram o melhor índice no Ibope de um domingo às 18h do SBT desde 2008. São quase 13 anos sem ver esses 14 pontos. É um caso diferente do Carioca, por exemplo, onde os clubes e a Ferj claramente erraram ao não permanecer com a Globo em termos de audiência - não julgo PPV ainda porque os números são uma caixa-preta, ninguém fala sobre eles abertamente. Foram para a Record por escolha própria.

A Globo já tinha feito acordos com Fluminense, Botafogo e Vasco, por exemplo. A FERJ bateu o pé junto com outros clubes menores e está ganhando na Justiça até agora o processo da rescisão. Mas não havia qualquer impedimento a negociar de novo. Tanto que a FERJ ouviu proposta. No caso da Conmebol, quem precisa ser cobrada pela diminuição da audiência da Libertadores e da Copa América é a própria confederação, se você achar que é dever dela perdoar a rescisão da Globo, ou a Globo, se achar que ela foi culpada ao rescindir.

O SBT, a Bandeirantes na Fórmula 1 e a própria Record no Carioca estão fazendo seus trabalhos, que obviamente serão menores em audiência que os produtos da Globo. Devem ser cobradas dentro de um contexto. Record dar 9 com Flu x Vasco é ridículo, mas dar 24 com Fla-Flu na final é ótimo. Assim como o SBT conseguiu, sim, um ótimo resultado com 14 pontos em SP com um jogo que pouco valia em um campeonato de regulamento ruim, que transforma a fase de grupos em amistosos de luxo. E como foi mal demais ao fazer só 7 pontos com o Santos na pré-grupos da Libertadores em SP.

Já mostramos como o futebol perde audiência fora da Globo suficientes vezes. Os recordes negativos da Libertadores, o Flamengo caindo pela metade em mata-mata, o Carioca sofrendo para dar dois digitos. Agora é hora de olhar um pouco para a frente. O futebol na TV mudou."


Afogando em números na carona do tema acima

Do Kantar Ibope: na semana de 7 a 13 de junho em termos de Painel Nacional de Televisão (15 principais regiões metropolitanas brasileiras), Paraguai x Brasil rendeu à Globo sua segunda melhor audiência, Brasil x Venezuela foi o programa mais assistido e Coritiba x Botafogo conseguiu entrar em 9º no balanço da Bandeirantes, tendo 1,3 ponto de média nacional com 1 no Rio de Janeiro e 2,3 em Curitiba, sendo curiosamente os índices mais altos os do Nordeste, que já fora da Copa do Brasil Sub-20 ficaram a partir da semifinal, uma grande "Copa Sul + um intruso carioca": 2 em Fortaleza, 2,2 em Recife, 2,7 em Belém e 2,9 em Manaus. Valendo sempre lembrar que este jogo não passou inteiro e sim a partir dos 23 minutos do 1º tempo devido à grande final masculina de Roland Garros.

Na Globo, Paraguai x Brasil teve 25,8 pontos de média nacional, apenas três décimos abaixo de "Império". Da mais à menos vista, cada praça registrou estas médias: 31,2 em Manaus, 30,6 em Fortaleza, 29,7 no Rio de Janeiro, 26,6 em Porto Alegre e Curitiba, 25,5 em Brasília, 25,3 em Recife, 24,8 em Vitória, 24,4 em Florianópolis, 24,2 em São Paulo, 23,7 em Salvador, 21,1 em Goiânia, 21 em Campinas e 20,8 em Belo Horizonte. Já no SBT, que teve 12,1 de média no PNT, cada praça registrou estes dados: 16,2 em Recife, 15 em Fortaleza, 14,2 em Manaus, 13,8 em Vitória, 13,6 em Brasília, 12,7 em São Paulo, 12,3 em Curitiba, 11,7 em Campinas, 11,6 em Goiânia, 10,9 em Porto Alegre, 10,8 no Rio de Janeiro, 10,7 em Salvador, 10 em Belo Horizonte, 9,5 em Florianópolis e 9,1 em Belém.

Outros destaques



Mauro Beting ao dobrado nesta quinta-feira Além de Brasil x Peru no SBT às 21h, em quinteto com Téo José, Edmilson, Nadine Basttos e André Galvão, ele fará Copa América também às 18h pelo canal "Jovem Pan Esportes" no YouTube, Colômbia x Venezuela com José Manoel de Barros, Pedro Marques e Guilherme Silva.

Força ao dobrado para Neto Além do irmão mais novo na terça-feira, o comentarista da Rede Bandeirantes também perdeu a madrasta no dia anterior. Uma semana de muita tristeza para ele, que consiga superá-la.

Próximas atrações da TV Bandeirantes De 23 a 27 deste mês, estes eventos serão mostrados: na quarta, na sexta e no domingo, NBA com final de conferência às 21h30 (detalhe: na quarta-feira é menos em Rio Grande do Norte e Alagoas, já que passará a volta da final ABC x Globo do Campeonato Potiguar às 21h15); no sábado, Fórmula 1 com classificação da Áustria às 9h30 e Copa Porsche em Curitiba às 13h15; e no domingo, GP da Áustria às 9h30, Copa Truck em São Paulo às 12h50, Copa Porsche em Curitiba às 14h15 e Brasileirão Sub-20 às 16h.

A máscara de apneia do sono de Sílvio Luiz O narrador da RedeTV! publicou nas redes sociais uma foto na qual experimenta uma dessas e, como é algo que nem todos conhecem, muita gente pensou inicialmente que ele tivesse sido entubado. Mas não, graças a Deus Sílvio não está internado com coronavírus e segue se cuidando.



A estreia em rede aberta de Rodrigo Cordeiro O repórter da RBS TV de Caxias do Sul é só alegria por ter feito a transmissão de Juventude x Palmeiras, dividindo a reportagem com Fernando Becker já que, nestes tempos pandêmicos, a Globo tem preferido usar o pessoal da sede do jogo exibido, rarississimamente enviando repórter "de fora". Não só por isso a primeira vez do Rodrigo em jogo ao vivo para uma das cabeças-de-rede foi especial, mas também porque há décadas normalmente a RBS prefere escalar repórteres daqui de Porto Alegre nas partidas dos clubes do interior contra paulistas e cariocas ao invés dos locais. Parabéns, Rodrigo!

Afogando em números Do TV Pop: o Plim-Plim marcou 18 pontos nesta quarta com o Brasileirão.

Letreiro maluco na Globo SP Ainda bem que existe em algumas coisas a internet, essa aos 34 minutos do 2º tempo foi boa demais para apenas paulistas e gaúchos olharem: anunciavam as transmissões de hoje pela Eurocopa no SporTV quando surgiu este letreiro: "Base Para Teste - Teste Casa x Teste Fora". Cléber Machado só não ficou mais desconcertado ao ver essa do que eu fiquei no dia que conheci a "musa-mor" pessoalmente, rs.

É "Rockgol", Casagrande, não "Rock Bola"! (rs) Foi um ato falho do comentarista da Globo ao escolher, no fim de Juventude x Palmeiras, seu melhor em campo: "Deeeyversooon!" Ele disse na entonação do "Cléééééston!!!", o famoso goleiro que era o jogador preferido de Paulo Bonfá e Marco Bianchi no saudoso torneio da MTV.

GloboPlay e GloboEsporte na Eurocopa De Luís Felipe Soares no Notícias da TV: na próxima semana, os portais mostrarão em sinal aberto quatro jogos da competição. Exibidos serão Ucrânia x Áustria às 13h da segunda, Finlândia x Bélgica às 16h da segunda, Croácia x Escócia às 16h da terça e Suécia x Polônia às 13h da quarta.



"Redação SporTV" no canal 3 Aconteceu na manhã desta quinta, quando o programa do Marcelo Barreto teve uma edição especial no SporTV 3 para repercutir a convocação da seleção masculina de futebol olímpico, já que o canal 1 estava com Ucrânia x Macedônia pela Eurocopa e o canal 2 exibia o vôlei da Liga das Nações.

Márcio Chagas da Silva na TNT O ex-árbitro e ex-RBS participou da transmissão de Juventude x Palmeiras como analista de arbitragem. A emissora está sem um analista de arbitragem desde o fim do ano passado quando da saída do Péricles Bassols Cortez, que voltou ao ofício não em campo, mas como árbitro de vídeo.

Novo Futsal Feminino Brasil no BandSports Da Roberta Nina nas Dibradoras: a partir deste fim-de-semana, uma partida da competição será mostrada pelo canal por assinatura através de uma parceria da CBFS com a TV NSports, partida esta exibida também pela CBF TV. A inicial será Stein Cascavel x Barateiro no sábado, às 16h.

Simultaneidade tripla no rádio AM/FM de Sampa City As esportivas se dividiram assim: 105 e Bandeirantes com São Paulo x Chapecoense (19h) inteiro, Corinthians x Bragantino (20h30) em andamento e Juventude x Palmeiras (21h30) só no 2º tempo; BandNews com Corinthians x Bragantino; Capital, CBN e Energia com Corinthians x Bragantino inteiro e Juventude x Palmeiras só no 2º tempo (a Energia fez o 1º tempo do Palmeiras e todo o São Paulo somente no YouTube); Jovem Pan com Juventude x Palmeiras (somente YouTube pro São Paulo e para Flamengo x Coritiba); e Transamérica com São Paulo x Chapecoense inteiro e Corinthians x Bragantino em andamento.



Transamérica fez o que 105 e Bandeirantes não fizeram O gol do Corinthians sobre o Red Bull Bragantino saiu nos minutos finais de São Paulo x Chapecoense. A Transamérica fez o certo: Éder Luiz (na 2ª partida da noite e não na comando certamente porque hoje será o principal em Brasil x Peru) avisou "olha o gol!", Oswaldo Maciel imediatamente o acionou e assim o "10 do Rádio" pôde narrar o lance completo com descrição, grito de gol e todo o restante com hino e tudo, assim podendo este lance ficar guardado no arquivo de gols da emissora. O mesmo já não ocorreu nem na 105 e nem na Bandeirantes, nas quais os respectivos Hugo Botelho e Rogério Assis entraram somente com a bola rolando, sendo antes disso as informações dadas pelos repórteres Edison Rufino e João Paulo Cappellanes. Em casos assim, errado é o que fizeram 105 e Bandeirantes, acertadíssimo é o que fez a Transamérica.

Anderson Silva lutando boxe somente pela internet Do NaTelinha: neste sábado, o lendário lutador do UFC estreará na nobre arte contra Julio Cezar Chavez Jr. às 21h. O portal de vídeos ZoOme.TV mostrará o evento com exclusividade no formato pay-per-view, cujos compradores entrarão no sorteio tanto de quatro depósitos de 5 mil mangos na conta bancária quanto de uma caranga Mercedes-Benz A200 zerinho, zerinho. Éder Reis, ex-Fox Sports e RedeTV!, será o narrador da contenda, com Acelino Popó Freitas e Rogério Minotouro como comentaristas.

Até a imprensa passando perrengue na Copa América De Bruno Braz no UOL Esporte: o sistema de controle dos periodistas que cobrem a competição no tocante a credenciamento e cadastro apresentou problemas na 1ª rodada. Em mais de uma sede aconteceu de repórteres que haviam recebido e-mails de aprovação com relação aos seus exames de PCR não tiveram os nomes constados na plataforma de liberação para os estádios, precisando esperar um tempão com "TE" maiúsculo para, mesmo com as exigências regularizadas, poderem entrar neles. Em Cuiabá, o sistema de credenciamento ficou mais de meia hora fora do ar, inviabilizando impressão de crachás.



Notícia excelente: Gabriel Vaquer está voltando A partir da próxima segunda, ele voltará a ter uma coluna diária sobre imprensa esportiva através do Notícias da TV, do Daniel Castro. No meio de tantos desconfortos, preocupações, chateações e até algumas tristezas que tenho passado nesta semana seja por coisa minha mesmo (até daqui da família), seja pelo todo lá fora que continua aparentemente sem solução por não ter uma criatura que dê um jeito pra valer nessa pandemia que parece que nunca mais acabará neste país, ao menos isso me deixa contente, me alegra, me tira um sorriso, porque estava fazendo muitissíssima falta a coluna do Biel desde que findada pelo UOL.

Data em 0 ou 5 desta quinta-feira Há 20 anos completados hoje, o Grêmio conquistava sua quarta Copa do Brasil com Tite e cia. marcando 3 x 1 sobre o Corinthians no Morumbi em decisão disputada às 15h de um domingo pois ainda vivíamos a crise da energia elétrica, que fazia o futebol começar no máximo neste horário para pegar a luz natural sem que refletores fossem acessos. Na televisão, pela vez primeira Galvão Bueno fez um "jogo do título" da CB, já que Grêmio x Sport em 1989 foi com Oliveira Andrade, Botafogo x Juventude em 1999 com Maurício Torres e Cruzeiro x São Paulo em 2000 com Cléber Machado. Na RedeTV! (pela 1ª e única vez no torneio), uma transmissão especial para Mílton Jung, já que pôde narrar um título do time dele e do pai. Em sua segunda Copa, o SporTV teve Luiz Carlos Jr. na narração. Já a ESPN Brasil, nela presente desde 1994, contou com Milton Leite no relato.



Decisão especial no rádio de Porto Alegre Corinthians 1 x 3 Grêmio também marcou uma enorme despedida: foi a última jornada esportiva da carreira de Antônio Augusto, o maior plantão esportivo do rádio gaúcho em todos os tempos, lendária voz por décadas na Guaíba e com passagens por Difusora, Farroupilha, Gaúcha e Bandeirantes, à ocasião na Pampa (na qual permaneceria até 2014), onde saiu do estúdio e foi ao Morumbi para a transmissão, dividindo a cabine com Roberto Brauner. Além do Bob, outros narradores a eternizarem esta conquista tricolor foram Haroldo de Souza na Guaíba, Pedro Ernesto Denardin na Gaúcha e Daniel Oliveira na Bandeirantes.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quinta, 17/06/2021
06:00 - Tênis, ATPs de Halle e de Londres: várias partidas - ESPN
10:00 - Futebol, Eurocopa: Ucrânia x Macedônia do Norte - SPORTV
10:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Brasil x Austrália - SPORTV 2
13:00 - Futebol, Eurocopa: Dinamarca x Bélgica - SPORTV
13:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Holanda x EUA - SPORTV 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Ceará x Bahia - TNT (menos CE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: América Mineiro x Cuiabá - PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: Campinense x Sousa (final, ida) - REDE PARAÍBA (PB) e JORNAL DA PARAÍBA (Internet)
16:00 - Futebol, Eurocopa: Holanda x Áustria - SPORTV
16:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Alemanha x Polônia - SPORTV 2
16:00 - Golfe, Campeonato Aberto dos EUA: 1ª rodada - ESPN
18:00 - Futebol, Copa América: Colômbia x Venezuela - FOX SPORTS
18:30 - MMA, PFL 5: Rory MacDonald x Gleison Tibau - COMBATE (duas primeiras lutas também no SporTV 3)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Grêmio - SPORTV (PE assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fluminense x Santos - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Goianiense x Fortaleza - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Londrina x Botafogo - PREMIERE
19:30 - Basquete, Copa América Feminina: quartas-de-final - SPORTV 2
21:00 - Futebol, Copa América: Brasil x Peru - SBT e ESPN BRASIL
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Tampa Bay Lightning x New York Islanders - ESPN 2
21:30 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Brooklyn Nets - ESPN
22:30 - Basquete, Copa América Feminina: quartas-de-final - SPORTV 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
15:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Red Bull Bragantino x Corinthians, Santos x Ceará, Juventude x Fluminense, Grêmio x Coritiba, Ponte Preta x Bahia, Vitória x Avaí, Fortaleza x Figueirense e CRB x Cuiabá - ELEVEN SPORTS
16:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Atlético Mineiro x Chapadão
20:00 - Futsal, LNF: Magnus x Corinthians - TV NSPORTS


Sexta, 18/06/2021
05:00 - Velocidade, Fórmula 3: treino do GP da França - BANDSPORTS
06:00 - Velocidade, Fórmula 1: 1º treino do GP da França - BANDSPORTS
06:00 - Tênis, ATPs de Halle e de Londres: quartas-de-final - ESPN
08:15 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: treino livre do GP da Alemanha - FOX SPORTS
08:50 - Velocidade, Fórmula 3: classificação do GP da França - BANDSPORTS
10:00 - Futebol, Eurocopa: Suécia x Eslováquia - SPORTV
10:00 - Velocidade, Fórmula 1: 2º treino do GP da França - BANDSPORTS
10:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x Coreia do Sul - SPORTV 2
12:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Surf Ranch Pro (1º dia) - ESPN PLAY
13:00 - Futebol, Eurocopa: Croácia x República Tcheca - SPORTV
13:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Polônia x EUA - SPORTV 2
16:00 - Futebol, Eurocopa: Inglaterra x Escócia - SPORTV
16:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Turquia x Holanda - SPORTV 2
16:00 - Golfe, Campeonato Aberto dos EUA: 2ª rodada - ESPN
16:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Surf Ranch Pro (1º dia) - ESPN 2
18:00 - Futebol, Copa América: Chile x Bolívia - FOX SPORTS
18:00 - Velocidade, Fórmula Indy: 1º treino do GP de Road America - COM BRASIL
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Athletico Paranaense x Vasco - SPORTV
19:10 - Basquete, Copa América Feminina: Brasil x EUA (semifinal) - SPORTV 2
20:00 - Beisebol, MLB: Oakland Athletics x New York Yankees - FOX SPORTS
20:30 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Atlanta Hawks - ESPN
21:00 - Futebol, Copa América: Argentina x Uruguai - ESPN BRASIL
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Vegas Golden Knights x Montreal Canadiens - ESPN 2
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Goiás - SPORTV e PREMIERE
22:10 - Basquete, Copa América Feminina: Canadá x Porto Rico (semifinal) - SPORTV 2
23:00 - Basquete, NBA: Utah Jazz x Los Angeles Clippers - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, WTA de Berlim: várias partidas - ESPN PLAY
07:30 - Tênis, WTA de Birmingham: várias partidas - ESPN PLAY
09:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Atlético Goianiense x Fluminense - ELEVEN SPORTS CBF TV
09:30 - Turfe: Royal Ascot - ESPN PLAY
12:00 - Velocidade, Stock Car: 2º treino da etapa de Mogi Guaçu - YOUTUBE STOCK CAR
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Santos Dumont x Ceará - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Brasil de Farroupilha x Vasco, América Mineiro x Chapecoense, Ponte Preta x Athletico Paranaense, Vila Nova do Espírito Santo x Red Bull Bragantino, Sport x Criciúma, América de Natal x Náutico, Cefama x Vitória, Fortaleza x Paraíso, Botafogo da Paraíba x UDA, Aliança x Juventude Conquista, Mixto x Cresspom, Oratório x Esmac, Real Ariquemes x Iranduba e Tiradentes x JC - ELEVEN SPORTS CBF TV
18:00 - Futsal, LNF: Foz Cataratas x Pato - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Assermurb x São Raimundo de Roraima - ELEVEN SPORTS CBF TV
20:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Tombense x Ferroviário - TV NSPORTS
21:00 - Velocidade, Nascar Truck Series: etapa de Nashville - ESPN PLAY
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Sultanes x Rieleros e Piratas x Pericos - ESPN PLAY
21:05 - Futebol, MLS: New York Red Bulls x Nashville SC - DAZN
23:00 - Futebol, USL: Real Monarchs x El Paso Locomotive - ESPN PLAY
23:05 - Futebol, MLS: Real Salt Lake x Vancouver Whitecaps - DAZN


Sábado, 19/06/2021
05:10 - Velocidade, Fórmula 3: 1ª corrida do GP da França - BANDSPORTS e TWITCH FITTIPALDI BROTHERS (Internet)
07:00 - Velocidade, Fórmula 1: 3º treino do GP da França - BANDSPORTS
07:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: EUA x Rússia - SPORTV 2
07:00 - Tênis, ATP de Halle: semifinal - ESPN
07:30 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: classificação do GP da Alemanha - FOX SPORTS
09:00 - Tênis, ATP de Londres: semifinal - ESPN 2
10:00 - Futebol, Eurocopa: Hungria x França - SPORTV
10:00 - Velocidade, Fórmula 1: classificação do GP da França - BANDEIRANTES (São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto + Presidente Prudente, RJ, RS, PR, MS, MT, CE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e BANDSPORTS
10:00 - Velocidade, Stock Car: classificação da 1ª corrida de Mogi Guaçu - SPORTV 2 e YOUTUBE STOCK CAR (Internet)
11:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: China x Polônia - SPORTV 2
11:00 - MMA, UAE Warriors 19: Mohamad Osseili x Samir Zaidi - COMBATE
11:30 - Futsal, LNF: Tubarão x Brasília - CULTURA e TV NSPORTS (Internet)
11:40 - Velocidade, Fórmula 3: 2ª corrida do GP da França - BANDSPORTS e TWITCH FITTIPALDI BROTHERS (Internet)
12:10 - Velocidade, Fórmula Indy: 2º treino do GP de Road America - COM BRASIL
12:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Surf Ranch Pro (2º dia) - ESPN 2
13:00 - Futebol, Eurocopa: Portugal x Alemanha - SPORTV
13:10 - Velocidade, Stock Car: 1ª corrida de Mogi Guaçu - BANDEIRANTES, SPORTV 2 e YOUTUBE STOCK CAR (Internet)
13:45 - Velocidade, Fórmula E: classificação da 1ª corrida do México - CULTURA
14:00 - Golfe, Campeonato Aberto dos EUA: 3ª rodada - ESPN
14:30 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x Holanda - SPORTV 2
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Portuguesa x Santo André - TV BRASIL e ELEVEN SPORTS CBF TV (Internet)
15:00 - Velocidade, Stock Light: etapa de Goiânia - BANDSPORTS
15:30 - Velocidade, Fórmula Indy: classificação do GP de Road America - COM BRASIL
16:00 - Futebol, Eurocopa: Espanha x Polônia - SPORTV
16:00 - Futsal, NFFB: Stein Cascavel x Barateiro - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vasco x CRB - PREMIERE
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Remo - PREMIERE
16:30 - Velocidade, Nascar Xfinity Series: etapa de Nashville - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ituano x Paraná - BANDEIRANTES (SP menos capital e região metropolitana) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Paysandu x Volta Redonda - BANDEIRANTES (Região Nordeste, PA e AM) e DAZN (Internet)
17:00 - Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil: semifinais da 9ª etapa - SPORTV 2
17:00 - MMA, UFC Las Vegas 29: Chang Sung Jung x Dan Ige - COMBATE (as duas primeiras lutas também no SporTV 3)
18:00 - Velocidade, Fórmula E: 1ª corrida do México - CULTURA e SPORTV 3
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Guarani x Ponte Preta - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Cruzeiro - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Brusque - PREMIERE
19:10 - Basquete, Copa América Feminina: 3º lugar - SPORTV 3
20:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Surf Ranch Pro (repescagem) - FOX SPORTS
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Red Bull Bragantino - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vila Nova x Coritiba - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Confiança - PREMIERE
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Tampa Bay Lightning x New York Islanders - ESPN 2
21:30 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Milwaukee Bucks - SPORTV 2 e YOUTUBE NBA BRASIL (Internet)
22:00 - Boxe, Médios do CMB: Jermall Charlo x Juan Macias Montiel - ESPN
22:10 - Basquete, Copa América Feminina: final - SPORTV 3
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
04:00 - Surfe, Super Rugby: Blues x Highlanders - ESPN PLAY
06:00 - Tênis, WTA de Berlim: semifinais - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, WTA de Birmingham: semifinais - ESPN PLAY
09:30 - Rúgbi, Premiership: Bristol x Harlequins - ESPN PLAY
09:30 - Turfe: Royal Ascot - ESPN PLAY
11:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Novorizontino x São José de Porto Alegre - TV NSPORTS
11:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Santos x Fortaleza - ELEVEN SPORTS CBF TV
12:00 - Maratona Aquática, Pré-Olímpico: 1º dia - TV NSPORTS
12:25 - Rúgbi, Premiership: Exeter Chiefs x Sale Sharks - ESPN PLAY
13:15 - Velocidade, USF 2000: 1ª corrida de Road America - TWITCH FITTIPALDI BROTHERS
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Boavista x Madureira, Brasiliense x Nova Mutum, Castanhal x São Raimundo de Roraima, Guarany de Sobral x Palmas e Joinville x Juventus de Jaraguá do Sul - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Flamengo x Avaí/Kindermann e São José do Vale do Paraíba x Ferroviária - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Fluminense x Corinthians, Grêmio x Botafogo, Atlético Goianiense x Flamengo, Palmeiras x América Mineiro, Ceará x Cruzeiro e Chapecoense x Internacional - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futsal, LNF: Praia Clube x Campo Mourão - TV NSPORTS
15:30 - Futebol, Brasileiro Série C: Floresta x Botafogo da Paraíba - TV NSPORTS
15:30 - Futebol, Brasileiro Série D: Jaraguá x Porto Velho - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: 4 de Julho x Tocantinópolis, FC Cascavel x Caxias, Goianésia x Aparecidense, Imperatriz x Paragominas, Murici x ASA, Uberlândia x Patrocinense e União Rondonópolis x Gama - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:30 - Boxe, Peso Médio: Jaime Munguia x Kamil Szeremeta - DAZN
17:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Ferroviária x Rio Branco de Venda Nova e GAS x Ypiranga do Amapá - ELEVEN SPORTS CBF TV
17:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Atlético Mineiro x Sport - ELEVEN SPORTS CBF TV
18:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Fast x Penarol - ELEVEN SPORTS CBF TV
18:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Botafogo x Santos - ELEVEN SPORTS CBF TV
19:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Oeste x Criciúma - DAZN
19:30 - Futebol, USL Liga 1: cinco partidas ao longo da noite (a última inicia às 21:30) - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Corinthians x Minas Icesp - ELEVEN SPORTS CBF TV
20:00 - Futebol, USL: nove partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:30) - ESPN PLAY
20:15 - Beisebol, Liga Mexicana: Mariachis x Bravos - ESPN PLAY
20:35 - Futebol, MLS: New York City x New England e Toronto FC x Orlando City - DAZN
21:00 - Boxe, Meio-Pesado: Anderson Silva x Julio Cesar Chavez Jr. - ZOOME.TV
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Diablos Rojos x Tigres e Toros x Generales - ESPN PLAY
21:05 - Futebol, MLS: DC United x Inter Miami - DAZN
22:05 - Futebol, MLS: Los Angeles Galaxy x Seattle Sounders - DAZN


Domingo, 20/06/2021
06:00 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: Grande Prêmio da Alemanha - FOX SPORTS
06:40 - Velocidade, Fórmula 3: 3ª corrida do GP da França - BANDSPORTS e TWITCH FITTIPALDI BROTHERS (Internet)
07:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: China x EUA - SPORTV 2
08:50 - Velocidade, SuperBike Brasil: 2ª etapa de São Paulo - CULTURA
09:00 - Tênis, ATP de Halle: final - ESPN
09:10 - Vôlei, Stock Car: classificação da 2ª corrida de Mogi Guaçu - SPORTV 3 e YOUTUBE STOCK CAR (Internet)
09:30 - Tênis, ATP de Londres: final - ESPN 2
10:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: Sousa x Campinense (final, volta) - REDE PARAÍBA (PB) e JORNAL DA PARAÍBA (Internet)
10:00 - Velocidade, Fórmula 1: Grande Prêmio da França - BANDEIRANTES
10:00 - Velocidade, Espanhol de Superbike: etapa de Aragão - BANDSPORTS
10:15 - Vôlei, Circuito Banco do Brasil: finais da 9ª etapa - SPORTV 2
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x América Mineiro - PREMIERE
11:00 - Futsal, LNF: Jaraguá x Umuarama - TV BRASIL e TV NSPORTS (Internet)
13:00 - Futebol, Eurocopa: Itália x País de Gales - SPORTV
13:00 - Futebol, Eurocopa: Suíça x Turquia - SPORTV 2
13:00 - Golfe, Campeonato Aberto dos EUA: última rodada - ESPN
13:10 - Velocidade, Stock Car: 2ª corrida de Mogi Guaçu - BANDEIRANTES, SPORTV 3 e YOUTUBE STOCK CAR (Internet)
13:15 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Surf Ranch Pro (quartas-de-final) - ESPN 2
13:40 - Velocidade, Fórmula Indy: Grande Prêmio de Road America - CULTURA
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Botafogo x Coritiba (final, volta) - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte"), SPORTV 3 e ELEVEN SPORTS CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, MLS: Atlanta United x Philadelphia Union - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Corinthians - GLOBO (SP, BA, MG exceto Juiz de Fora, SC, PR, AL, RN, SE, MA, Região Centro-Oeste e Região Norte) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Internacional x Ceará - GLOBO (RS e CE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Botafogo - GLOBO (RJ, PE, ES, PB, PI e Juiz de Fora), SPORTV e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: América de Natal x ABC - TV BRASIL e ELEVEN SPORTS CBF TV (Internet)
16:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x Turquia - SPORTV 2
16:30 - Velocidade, Nascar Cup Series: etapa de Nashville - FOX SPORTS 2
16:30 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Surf Ranch Pro (semifinais e finais) - ESPN 2
18:00 - Futebol, Copa América: Venezuela x Equador - FOX SPORTS
18:00 - Velocidade, Fórmula E: 2ª corrida do México - CULTURA e SPORTV 3
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santos x São Paulo - PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Fluminense - PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: Saint Louis Cardinals x Atlanta Braves - ESPN 2
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Juventude x Sport - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Londrina - SPORTV e PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Internacional x Grêmio - BANDEIRANTES
21:00 - Futebol, Copa América: Colômbia x Peru - FOX SPORTS
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Vegas Golden Knights x Montreal Canadiens - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, WTA de Bad Homburg: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, WTA de Berlim: final - ESPN PLAY
09:30 - Tênis, WTA de Birmingham: final - ESPN PLAY
09:30 - Tênis, ATP de Queens: várias partidas - ESPN PLAY
10:00 - Velocidade, USF 2000: 2ª corrida de Road America - TWITCH FITTIPALDI BROTHERS
10:30 - Tênis, ATP de Mallorca: várias partidas - ESPN PLAY
11:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Ypiranga de Erechim x Botafogo de Ribeirão Preto - TV NSPORTS
12:00 - Maratona Aquática, Pré-Olímpico: 2º dia - TV NSPORTS
12:05 - Futebol, MLS: Los Angeles x Houston Dynamo - DAZN
13:45 - Velocidade, Fórmula E: classificação da 2ª corrida do México - SITE TV CULTURA
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Atlético Cearense x Caucaia, Bangu x Cianorte, Rio Branco de Paranaguá x Marcílio Dias e Rio Branco de Vitória x Águia Negra - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: São Paulo x Real Brasília - ELEVEN SPORTS CBF TV
15:00 - Beisebol, a confirmar: Venezuela x México - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Brasileiro Série D: Juventude do Maranhão x Moto Club - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Altos x Manaus - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Aimoré x Esportivo, Bahia de Feira x Juazeirense, Itabaiana x Sergipe, Retrô x Atlético de Alagoinhas, São Bento x Internacional de Limeira e Treze x Central - ELEVEN SPORTS CBF TV
16:00 - Futebol, Espanhol Série B: Girona x Rayo Vallecano (final, volta) - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Boa Esporte x Caldense - ELEVEN SPORTS CBF TV
17:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Cruzeiro x Bahia - ELEVEN SPORTS CBF TV
17:00 - Futsal, LNF: Brasília x Campo Mourão - TV NSPORTS
18:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Figueirense x Mirassol - DAZN
18:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Galvez x Atlético Acreano - ELEVEN SPORTS CBF TV
18:00 - Futebol, USL: Sporting Kansas City II x Indy Eleven - ESPN PLAY
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Athletico Paranaense x Atlético Goianiense - FURACÃO LIVE e TWITCH
19:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Palmeiras x Napoli - ELEVEN SPORTS CBF TV
20:00 - Futebol, USL Liga 1: Chattanooga Red Wolves x North Carolina - ESPN PLAY
20:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Leones x Águila e Toros x Generales - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.