Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sábado e domingo, 12 e 13 de junho de 2021
SBT e ESPN/Fox na 1ª Copa América da história sem Globo



Será a que começa neste domingo, transmitida pelo SBT no canal aberto e por ESPN e Fox Sports na televisão por assinatura. De 1975 (primeira edição desde o surgimento da emissora com presença do Brasil) até 2019, a Rede Globo transmitiu todas as edições da Copa América, nem sempre com exclusividade, mas sempre presente.

A diferenciação desta edição promove o regresso da estação do Silvio Santos à competição depois de 32 anos - foi apenas e tão somente em 1989 que ela passou, com Luiz Alfredo, Orlando Duarte, Roberto Cabrini e Ivo Morganti como equipe principal. Um receio admito ter: que a transmissão da final vencida por 1 x 0 sobre o Uruguai tenha sido perdida. Explico: em duas reportagens do Gudryan Neufert, tanto uma do dia 26 do mês passado quanto outra desta sexta-feira, recuperaram imagens daquela conquista e a narração ao fundo não era a do Alfredo pelo próprio SBT, mas a do Sílvio Luiz na Bandeirantes. Tomara que não tenha sido por perda do arquivo original, espero sinceramente que não seja por isso o uso do áudio da Bandeirantes. Da CA de 89 na TVS, existe na web só uma chamada.

Já a ESPN Brasil irá para sua terceira Copa América, consequentemente o Fox Sports para sua primeira (e talvez única, dependendo do que acontecer depois de 1º de janeiro de 2022). As duas anteriores foram consecutivas e memoráveis da parte brasileira: a de 2007, com decisão narrada pelo Paulo Andrade, tendo um novo triunfo sobre a Argentina na final, desta vez por 3 x 0 com direito a gol contra; e a de 2011, com João Palomino relatando a eliminação nas quartas para o Paraguai em esdrúxulo desempenho nos pênaltis e Paulo fazendo o Uruguai campeão.

Outro detalhe: um torneio com a Seleção Brasileira ser transmitido só pelo SBT no aberto e apenas pela ESPN Brasil no fechado não é novidade, muito longe disso. Tinha um tempão que não acontecia, é verdade, mas inédito é longe de ser. Assim foi na Copa Ouro de 2003, perdida na final para o México e da qual um trechinho da narração do Paulo Soares foi resgatado em novembro do ano passado pelo "The Noite com Danilo Gentili" quando de participação do Benjamin Back, que comentou aquela partida. A diferença básica é que aquele Brasil era sub-23 e agora vai a campo o principal. Já em termos gerais, SBT e ESPN Brasil foram os exibidores exclusivos da Copa do Brasil entre 1995 e 1997, sendo que em 1998 a Globo retornou a ela na TV aberta e em 1999 o SporTV passou a exibi-la no por assinatura.

Para este domingo, o SBT contará em Brasil x Venezuela com a equipe principal: narração do Téo José, titular da Seleção pela Bandeirantes na Copa do Mundo de 2014, com comentários de Mauro Beting e Edmilson, análise de arbitragem da Nadine Basttos e reportagem presencial do André Galvão. Já a ESPN Brasil terá locução do Nivaldo Prieto, titular da Seleção pela Bandeirantes na Copa América de 2001, com comentários de Paulo Calçade, Zinho e Carlos Simon. A equipe do canal em Brasília terá Mauro Naves (de volta à cobertura dos canarinhos), Eduardo de Meneses, Mendel Bydlowski, Gláucia Santiago e Francesco de Laurentiis, entre outros. Prieto se revezará nos jogos brasileiros com Paulo Andrade, que neste domingo fará Colômbia x Equador no Fox Sports às 21h.

As transmissões da ESPN serão feitas dos estúdios em São Paulo, neste jogo da Fox à noite estando Paulo ao lado de Rodrigo Bueno, Zé Elias e Renata Ruel. Na segunda, o narrador retornará na ESPN Brasil para Argentina x Chile às 18h, junto de Gian Oddi, Silas e Carlos Simon, enquanto na sequência o Fox Sports passará Paraguai x Bolívia às 21h com João Guilherme, Osvaldo Pascoal, Zé Elias e Renata Ruel. De Ricardo Guimarães no Lance!: a primeira jornada de Seleção Brasileira com Paulo Andrade será a diante do Peru, na próxima quinta-feira.

Na quinta-feira, a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) expressou preocupação com a possibilidade de exibidores televisivos da Copa América também serem investigados pelo Ministério Público Federal no tocante aos riscos que a realização dela possa oferecer ao Brasil no tocante à pandemia do coronavírus com a vinda de centenas e centenas de pessoas de outros países de uma só vez - notícia da Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo nesta semana. A nota foi destacada no dia seguinte pela Globo no "Jornal Nacional".

No rádio, até a publicação desta coluna, as emissoras que desembolsaram US$ 20 mil pelo sublicenciamento dos direitos nesta mídia são: Bandeirantes, BandNews FM, Jovem Pan e Transamérica, todas de São Paulo; Itatiaia de Belo Horizonte; Gaúcha de Porto Alegre; e Jornal de Recife. Como maiores ausências, as estações do Rio de Janeiro, sede tanto do certame em si pelo Nilton Santos quanto da finalíssima no Maracanã, restando como alternativas as filiais das redes paulistas. Uma curiosidade é que, diferentemente do habitual histórico, as rádios do Grupo Bandeirantes não farão transmissão única com equipes misturadas, desta vez cada uma na sua. Do Auvaro Maia: no Brasil x Venezuela deste domingo, a Bandeirantes terá em sua jornada Ulisses Costa e Alexandre Praetzel, enquanto a BandNews vai de Marcelo do Ó e Denílson, além da reportagem in loco de Gustavo Ramos, da afiliada de Goiânia.

Outros destaques



Campeonato Brasileiro na Globo Neste domingo, Luís Roberto narrará Flamengo x América Mineiro para Rio de Janeiro e imensa maioria das regiões brasileiras às 16h, enquanto - devido a Cléber Machado no matinal Inglaterra x Croácia pela Eurocopa (por causa do qual o "Esporte Espetacular" será bem mais tarde e menor, das 12h às 12h45) - Atlético Mineiro x São Paulo terá o retorno de Milton Leite ao canal aberto depois de um ano e cinco meses para São Paulo, Minas Gerais, Goiás e áreas Norte e Noroeste do estado do Paraná (abrangendo cidades como Londrina, Maringá e Paranavaí), únicas que não receberão a transmissão do Linhares Jr. na RPC para Grêmio x Athletico Paranaense, que o Rio Grande do Sul acompanhará com Luciano Périco na RBS TV.

Roland Garros no "Show do Esporte" A TV Bandeirantes transmitirá às 10h deste domingo a final masculina entre Novak Djokovic e Stefanos Tsitsipas, Álvaro José e Flávio Saretta em rede com o BandSports.

Pai do Neto internado com coronavírus Isto gerou uma reação indignada do apresentador da versão paulistana de "Os Donos da Bola" nesta sexta-feira, na qual ele usou uma máscara de proteção e contou que, mesmo com seu pai tendo tomado as duas doses da vacina, ainda assim foi infectado - porque infelizmente o risco do contágio continua existindo ainda assim -, mas que a médica que o atendeu disse que elas foram fundamentais para que ele não morresse. A esposa do pai do Neto também está internada por causa da doença. A indignação do comentarista ficou ainda maior depois daquela barbárie que o presidente Jair Bolsonaro falou sobre dispensa do uso da máscara por vacinados e recuperados, o que tem deixado muita gente (ao menos as pessoas conscientes e que procuram se cuidar ao máximo para nem se infectar e nem infectar ninguém à volta) extremamente preocupada.



Paulo César Vasconcellos retornou aos estúdios do SporTV Foi no "Troca de Passes" da sexta-feira, com ele dividindo a bancada com a apresentadora Karine Alves depois de um ano e três meses, o que acontece depois de tomadas as duas doses da vacina contra a Covid-19 e feito todo o procedimento necessário.

Horários diferenciadíssimos nesta segunda Por causa das transmissões triplas da Eurocopa a partir das 10h, o "Redação SporTV" (que sempre vale lembrar que teve pré-estreia no sábado de abertura da edição do torneio em 2004) irá ao ar excepcionalmente das 8h às 9h30, sendo canceladas as duas edições do "SporTV News". Já o "Seleção SporTV" será mostrado bem mais tarde, das 18h às 19h45, com o "Tá na Área" cancelado.

"Sala de Redação" completando 50 anos Além do documentário estreado neste sábado pela RBS TV e com segunda e última parte às 14h45 do sábado da semana que vem, mais uma ação especial haverá na Rádio Gaúcha além, evidentemente, da edição comemorativa da próxima segunda, às 13h, quando todos os debatedores estarão reunidos em caráter excepcional na redação do jornal Zero Hora. Neste domingo para segunda-feira, a partir da meia-noite, irá ao ar o primeiro de quatro especiais "Sala de Redação: 50 Anos de Debates Esportivos", com convidados especiais resgatando a história da atração criada por Cândido Norberto. A estreia contará com os lendários Ruy Carlos Ostermann (âncora da atração de 1978 até 1987 e de 1990 até 1992) e Lauro Quadros.

Irapitan Costa na Rádio Banda B Sei pelo Luiz Ferraz: ex-repórter de rádios como Transamérica e 98 FM, o ex-assessor de imprensa do Paraná Clube (do qual saiu há dois meses e no qual era supervisor de futebol até então) comentará a partida dele pela Série C do Brasileiro neste domingo, às 16h, contra o Figueirense.



A volta de José Silvério ao rádio de São Paulo Momento muito aguardado e finalmente acontecido neste sábado em Palmeiras x Corinthians pela Capital, passando a compor a equipe comandada por Olivério Júnior no retorno das transmissões de futebol à emissora após alguns anos. O "Pai do Gol" foi escutado pela vez última na Bandeirantes em Corinthians 1 x 1 Ituano, em 15 de março de 2020, que antecedeu o recesso pandêmico.

"Raridade rara" na Jovem Pan Com Nilson César escalado para Brasil x Venezuela e José Manoel de Barros em Atlético Mineiro x São Paulo, a novidade no sábado é Fausto Favara em Palmeiras x Corinthians às 19h. Não sei dizer, sinceramente, se é a primeira vez que Fausto narra pela emissora um clássico paulista - pode ter ocorrido outra ocasião dessas e eu ter perdido, sempre reforço que não sei tudo de tudo sobre todos o tempo todo.

Datas em 0 ou 5: muitas, muitas, muitas!

Sexta: 5 anos de queda de sinal no Premiere Notado destacadamente na última terça no amistoso sub-23 Sérvia x Brasil, este problema virou "raridade rara" há muitos anos nas nossas competições - eu disse "raridade rara", não "finalizadamente encerrado", como diria o Sr. Redundância Redundante. Naquela noite tal porém acometeria o pay-per-view em São Paulo 1 x 2 Atlético Paranaense, pelo Campeonato Brasileiro. Exatamente neste meio-tempo aconteceu o gol rubro-negro de empate, que Jorge Vinícius narrou normalmente e presencialmente com som "telefônico", já que também o som digital e cristalino havia caído. Isto prejudicou muito emissoras de rádio sem narrador no Morumbi. Uma que passou aperto foi a Banda B, cujo locutor Paulo Sérgio ficou a ver navios e com isso o repórter Felipe Dutra, que estava atrás de um dos gols, narrou estes minutos e o referido tento atleticano.

Sexta: 10 anos do rádio porto-alegrense prejudicado por um vulcão Parece maluco isso, mas é verídico. Recordarão queo vulcão Puyehue-Cordón, no centro-sul do Chile, expeliu uma nuvem de cinzas, certo? Pois isso prejudicou o tráfego aéreo inclusive aqui no Brasil e prejudicou cronistas daqui numa cobertura de Brasileirão. Das três emissoras que faziam futebol, somente a Gaúcha fez o 1º tempo de São Paulo 3 x 1 Grêmio com som in loco pois presentes estavam José Aldo Pinheiro e José Alberto Andrade, que se somaram a Sandro Fávero, correspondente da RBS em SP. Os repórteres Luciano Silveira, da Bandeirantes, e Alex Bagé, da Guaíba, só conseguiram chegar no Morumbi para a segunda etapa. Na RB, Geison Lisboa foi escalado para a ancoragem e o plantão, mas como ele reportou o primeiro tempo, o plantão da partida inteira foi feito pelo produtor Mateus Trindade.

Sábado: 80 anos do nascimento de Chick Corea Falecido em fevereiro deste ano, o excelente músic de jazz fusion faz parte da história esportiva da saudosa TV2 Guaíba. É que um de seus temaços, "Rumble" (lançado em 1986), foi a música de abertura do "Encontro do Esporte", o programa em cenário de bar que João Bosco Vaz comandava ao meio-dia dos sábados da década de 1990 e no qual surgiu como co-apresentador Eduardo Moreno.



Sábado: 55 anos de Marcello D'Angelo Atualmente diretor de relações institucionais do Grupo Bandeirantes e responsável pelo canal AgroMais, o ex-diretor geral do BandNews TV e da Rádio BandNews FM cobriu Fórmula 1 por muitos anos, primeiramente pela Rádio Eldorado de São Paulo na primeira metade da década de 1990 (por ela estando em Ímola no GP que vitimaria Ayrton Senna em 1994) e depois com algumas participações como comentarista na Rádio Bandeirantes. Na BandNews FM, D'Angelo fez parte da primeira transmissão experimental de futebol da rádio, ocorrida em setembro de 2005 num Brasil 5 x 0 Chile em Brasília pelas Eliminatórias. Ele, Bernardo Ramos, Marília Ruiz e Roberto Cesar comentavam o jogo e também outros assuntos em meio a trechos da bola rolando, tanto com José Silvério na Bandeirantes de São Paulo quanto com Daniel Oliveira na Bandeirantes de Porto Alegre.



Sábado: 50 anos da 1ª participação de Edson Mauro na Rádio Globo O então locutor da Rádio Gazeta de Maceió fez São Domingos 0 x 2 CSA para a emissora carioca ao lado de Walmari Vilela. Causa, motivo, razão e circunstância: a Loteria Esportiva vivia uma grande fase e os duelos que entravam na lista de apostas causavam enorme interesse, fosse por qual competição fosse. Muitas rádios rodavam suas equipes pelo país para cobrir estes jogos. A Globo escalou Sérgio Moraes para esse em Alagoas, mas ele não conseguiu chegar a tempo à capital e o diretor esportivo Waldir Amaral pediu um locutor emprestado a Márcio Canuto, diretor de esportes da Gazeta. O "Bom de Bola" fez a transmissão e agradou tanto que Waldir o levou para o Rio de Janeiro, onde faz até hoje uma linda história nos microfones. Alguns minutos foram resgatados pelo arquivista maior Paulo Francisco.



Sábado: 40 anos de Gabriela Pasqualin Fora do vídeo há alguns anos e residente nos Estados Unidos, a jornalista ficou 12 anos no vídeo entre TV Bandeirantes e RedeTV!, com rápidas passagens por Rede Mulher e SBT. Na Bandeirantes, permaneceu até 2011 e foi repórter e eventualmente apresentadora (a descobri num quadro que fazia com Paloma Tocci lá pelos idos de 2007, "Entre a Loira e a Morena"). Na RedeTV!, esteve entre 2011 e 2018 e foi bem mais apresentadora do que repórter, tanto em programas como "RedeTV! Esporte", "Bola na Rede" e "Bola Dividida", além das transmissões da Série B do Brasileirão - mas a mais especial que ela fez foi no campo de jogo, num Milan 3 x 0 Internazionale que teve presenciais não apenas ela, mas também Sílvio Luiz e Careca.

Sábado: 30 anos do Chicago Bulls de Michael Jordan campeão da NBA A primeira vez a gente nunca esquece, os Touros da "Cidade do Vento" que o digam. Os 108 x 101 sobre o Los Angeles Lakers determinavam o primeiro título de seis que viriam naquela década em dois tricampeonatos (1991 até 1993 e 1996 até 1998). "Air" Jordan começava, naquela finalíssima que tinha "só" Magic Johnson do outro lado, a construir uma das mais magníficas históricas do esporte em todos os tempos. E tudo isso o Brasil assistiu através da TV Bandeirantes, disponibilizada sendo ano passado no YouTube uma preciosidade: a íntegra da decisão com Luciano do Valle e Álvaro José.

Sábado: 10 anos de uma divertida gafe de Cléber Machado De tanto existirem gaúchas e gaúchos bairristíssimos que adotam o discurso de "o Rio Grande é meu país", o narrador da TV Globo cometeu um erro engraçado antes de Inter x Palmeiras ao anunciar a execução do "Hino Nacional do Estado do Rio Grande do Sul".



Sábado: 10 anos da Fórmula 1 durando quatro horas no Canadá Claro, não foi uma corrida em si de quatro horas e quatro minutos - mais longa da categoria até hoje - pois o tempo conta a paralisação de duas horas e as sucessivas bandeiras amarelas causadas por uma chuvaradaça. Iniciada às 14h, a prova entregaria certinha pro futebol da Globo (Corinthians 2 x 0 Fluminense, Internacional 2 x 2 Palmeiras e Bahia 1 x 1 Atlético Mineiro). Com o atraso, houve um pequeno flash no intervalo narrado pelo Galvão Bueno, que retornou após os jogos para as voltas finais - menos na Globo Minas, que preferiu seguir até o fim com o Galo. No rádio, o principal destaque foi a Jovem Pan, que excepcionalmente escalou Oliveira Andrade, apresentador do matinal "Jornal de Serviço" e que não fazia a F-1 havia duas décadas, pois Téo José estava no Pacaembu narrando o Brasileirão pela TV Bandeirantes.

Sábado: 5 anos do primeiro fim-de-semana de F-1 sem nada ao vivo na Rede Globo Era a primeira vez que aquilo acontecia desde 1991, quando as classificações do sábado ganharam exibição - mas naquele 2016 isso já não mais ocorria, elas passavam no SporTV e tinham apenas os minutos finais em canal aberto. No domingo, houve privilégio ao Campeonato Brasileiro no horário do GP do Canadá, sendo a vitória do Lewis Hamilton vista apenas pelos assinantes do SporTV, de cuja transmissão um compacto foi ao ar no Plim-Plim à meia-noite. Naquela tarde, o futebol teve Palmeiras 1 x 0 Corinthians, Figueirense 1 x 0 Flamengo e Atlético Mineiro 2 x 3 Cruzeiro.

Domingo: 85 anos do nascimento de Rubens Pecce Falecido em 1982, o repórter fez dobradinha marcante com o narrador Peirão de Castro nas TVs Excelsior e Gazeta de São Paulo das décadas de 1970 e inicinho de 1980. No YouTube, já dois registros muito bons dele: um da Rádio Gazeta em 1975, quando cobriu com Marco Antônio e Galvão Bueno o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 vencido por José Carlos Pace; e um da TV Gazeta em 1977 (reprisado décadas depois pela TV Bandeirantes), narrando Palmeiras 6 x 2 XV de Jaú pelo Paulistão com reportagem de Paulo Vitor - o letreiro do "Gol, o Grande Momento do Futebol" creditou erradamente Peirão na locução.

Domingo: 40 anos da morte de Amácio Mazzaropi Mas o que é que tem a ver esta data referente ao inesquecível caipira maior do cinema brasileiro, nascido em 1912, com uma coluna sobre imprensa esportiva? É que um dos seus maiores sucessos foi "O Corintiano", de 1966, do qual fazem parte com suas vozes Pedro Luiz e Geraldo Bretas. Numa das principais cenas, o comentarista falava mal do Corinthians usando o bordão "venceu, mas não convenceu" e o barbeiro interpretado por Mazzaropi "perseguia" o rádio portátil pelo qual ele era escutado.



Domingo: 20 anos da morte de Marcelo Fromer Nascido em 1961, o guitarrista dos Titãs fazia uma caminhada em São Paulo quando foi atropelado por um motociclista que fugiu sem prestar socorro. Além da música, ele também teve trajetória esportiva como colunista da Folha de S.Paulo na Copa do Mundo de 1994, em parceria com o colega de banda e amigo Nando Reis, e fez rádio na 89 FM paulistana em um programa conjunto com Casagrande e Luciano Júnior. A união com o ex-jogador foi repetida no SporTV na Copa de 1998, ambos fazendo o quadro opinativo "Bistrô Brasil" - Fromer ainda fazia outras participações na programação do canal diretamente da França. Depois daquele evento, ele seguiu sendo colunista da emissora em 1999, conforme registrado em precioso "SporTV News" de 16 de março. Os Titãs quase acabaram após a morte de Marcelo, mas continuaram para homenageá-lo.

Domingo: 15 anos de Brasil 1 x 0 Croácia O golaço de Kaká na estreia canarinho na Alemanha fez história por motivos midiáticos diversos. Se na TV aberta tínhamos novamente a Globo exclusiva com Galvão Bueno, havia mais variedade nos canais pagos e Luiz Carlos Jr., do SporTV, passava a ser acompanhado nos jogos da Seleção por João Palomino, titular da oito anos depois novamente mundialista ESPN Brasil após a saída de Milton Leite, e por Luciano do Valle no BandSports, que não apenas debutava em Copas do Mundo, como pela 1ª vez mostrava um gol do Brasil em Copas em alta definição, graças a uma parceria fechada com a operadora TVA e com a fabricante Gradiente. No rádio, emissoras ausentes em 2002 estavam de volta, como Jovem Pan e Tupi, enquanto a Globo adotava uma narração mista entre José Carlos Araújo e Oscar Ulisses, cada um com uma metade do campo "para si".

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sábado, 12/06/2021
10:00 - Futebol, Eurocopa: País de Gales x Suíça - SPORTV
10:00 - Tênis, Roland Garros: final feminina - SPORTV 3 e BANDSPORTS
10:00 - Ginástica Rítmica, Pan-Americano: várias provas - SPORTV 2 e TV NSPORTS (Internet)
10:10 - Ciclismo, Volta da Suíça: 7ª etapa - ESPN 2
11:30 - Futsal, LNF: Corinthians x Magnus - CULTURA e TV NSPORTS (Internet)
12:00 - Velocidade, Fórmula Indy: classificação da 1ª corrida de Detroit - COM BRASIL TV
12:00 - Judô, Mundial: 7º dia - SPORTV 2
13:00 - Futebol, Eurocopa: Dinamarca x Finlândia - SPORTV
13:00 - Tênis, Roland Garros: final de duplas masculinas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
14:00 - Velocidade, Nascar Truck Series: etapa do Texas - FOX SPORTS
14:45 - Velocidade, Fórmula Indy: 1ª corrida de Detroit - CULTURA
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Gama x Aparecidense - TV BRASIL e ELEVEN SPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Eurocopa: Bélgica x Rússia - SPORTV
16:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x Polônia - SPORTV 2
16:10 - Basquete, Copa América Feminina: Brasil x Colômbia - SPORTV 3
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Confiança - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Botafogo de Ribeirão Preto x Mirassol - BANDEIRANTES (SP menos capital e região metropolitana) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Manaus x Floresta - BANDEIRANTES (Região Nordeste, PA e AM) e DAZN (Internet)
17:00 - Velocidade, Nascar Xfinity Series: etapa do Texas - FOX SPORTS
18:00 - Velocidade, Weathertech: etapa de Detroit - ESPN 2
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santos x Juventude - TNT (menos SP) e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Corinthians - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vila Nova x CSA - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Vasco - PREMIERE
19:30 - Futsal, Campeonato Catarinense: ADFT x Joaçaba - BANDSPORTS
19:30 - MMA, UFC 263: Israel Adesanya x Marvin Vettori - COMBATE (duas primeiras lutas também no SporTV 3)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Cruzeiro x Goiás - PREMIERE
21:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Utah Jazz - SPORTV 2
22:00 - Boxe, Galo do CMB: Karim Arce x Daniel Cuellar - FOX SPORTS
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
04:00 - Rúgbi, Super Rugby: Blues x Force - ESPN PLAY
04:40 - Velocidade, Mundial de Superbike: superpole da 1ª corrida da Itália - DAZN
05:00 - Judô, Mundial: 7º dia - TV NSPORTS
06:40 - Rúgbi, Super Rugby: Waratahs x Chiefs - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, WTA de Nottingham: semifinais - ESPN PLAY
07:00 - Atletismo, Troféu Brasil: 4ª etapa - TV NSPORTS
07:00 - Canoagem, Copa do Mundo de Slalom: 1ª etapa - TV NSPORTS
07:30 - Velocidade, Mundial de Superbike: 1ª corrida da Itália - DAZN
09:30 - Pentatlo Moderno, Mundial: 1º dia - TV NSPORTS
11:00 - Rúgbi, Premiership: London Irish x Bristol, Leicester Tigers x Wasps e Exeter Chiefs x Sale Sharks - ESPN PLAY
13:00 - MMA, EFC 86: Igeu Kabesa x Reinaldo Ekson - DAZN
14:00 - Atletismo, Troféu Brasil: 5ª etapa - TV NSPORTS
14:30 - Ginástica Rítmica, Pan-Americano: 4ª etapa - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Série C: São José de Porto Alegre x Ituano e Novorizontino x Oeste - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Atlético Cearense x Treze e Joinville x Aimoré - ELEVEN SPORTS
15:00 - Futebol, Gaúcho Segunda Divisão: 12 Horas x Rio Grande - FGF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Santos x Fluminense, Cruzeiro x Palmeiras, São Paulo x Grêmio, Vasco x Sport, Flamengo x América Mineiro, Corinthians x Athletico Paranaense, Botafogo x Atlético Goianiense, Bahia x Ceará e Fortaleza x Chapecoense - ELEVEN SPORTS
15:00 - Boxe, Super-Leve da FIB: Lewis Ritson x Jeremias Ponce - DAZN
15:30 - Futebol, Brasileiro Série D: Moto Club x Guarany de Sobral - ELEVEN SPORTS
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Atlético de Alagoinhas x Itabaiana, Murici x Bahia de Feira, Palmas x Juventude do Maranhão, São Bento x Bangu e Uberlândia x Rio Branco de Vitória - ELEVEN SPORTS
16:00 - Futebol, MLS: Sporting Kansas City x Austin - DAZN
17:00 - Futebol, Brasileiro Série D: São Raimundo de Roraima x Fast - ELEVEN SPORTS
18:00 - Futebol, Paulista Série A3: Linense x Primavera (final, volta) - PAULISTÃO PLAY
18:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Tigres x Diablos Rojos - ESPN PLAY
19:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Jacuipense x Paysandu - DAZN
19:00 - Futebol, Brasileiro Série D: 4 de Julho x Imperatriz e Esportivo x Juventus de Jaraguá do Sul - ELEVEN SPORTS
19:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Saraperos x Sultanes - ESPN PLAY
19:30 - Ginástica Rítmica, Pan-Americano: 5ª etapa - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Brasileiro Sub-17: Internacional x Atlético Mineiro - ELEVEN SPORTS
20:00 - Futebol, USL: 10 partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:30) - ESPN PLAY
20:00 - Triatlo, Copa do Mundo: 1º dia - TV NSPORTS
21:00 - Futebol, USL Liga 1: três partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - ESPN PLAY


Domingo, 13/06/2021
06:30 - Tênis, Roland Garros: final feminina de duplas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
07:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: EUA x Japão - SPORTV 2
07:00 - Velocidade, Mundial de Endurance: 8 Horas de Portimão (largada) - FOX SPORTS
10:00 - Futebol, Eurocopa: Inglaterra x Croácia - GLOBO, SPORTV, GLOBOESPORTE (Internet) e GLOBOPLAY (Internet)
10:00 - Tênis, Roland Garros: final masculina - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte"), SPORTV 3 e BANDSPORTS
10:00 - Velocidade, Fórmula Indy: classificação da 2ª corrida de Detroit - COM BRASIL TV
10:00 - Ginástica Rítmica, Pan-Americano: 6ª etapa - SPORTV 2 e TV NSPORTS (Internet)
10:00 - Ciclismo, Volta da Suíça: 8ª etapa - ESPN 2
11:00 - Futsal, LNF: Assoeva x Juventude - TV BRASIL e TV NSPORTS (Internet)
12:00 - Judô, Mundial: 8º dia - SPORTV 2
13:00 - Futebol, Eurocopa: Áustria x Macedônia do Norte - SPORTV
13:00 - Velocidade, Mundial de Endurance: 8 Horas de Portimão (chegada) - FOX SPORTS
13:30 - Velocidade, Fórmula Indy: 2ª corrida de Detroit - CULTURA
14:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Coritiba x Botafogo (final, ida) - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e SPORTV 3
15:00 - Velocidade, Mundial de Motocross: etapa da Rússia - BANDSPORTS (gravado)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x América Mineiro - GLOBO (menos SP, MG, GO, RS e PR) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x São Paulo - GLOBO (SP, MG e GO) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Athletico Paranaense - GLOBO (RS e PR) e GLOBOESPORTE (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo x Remo - PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Brusque - PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Caxias x Rio Branco de Paranaguá - TV BRASIL e ELEVEN SPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Eurocopa: Holanda x Ucrânia - SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Rayo Vallecano x Girona (final, ida) - FOX SPORTS
16:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x Alemanha - SPORTV 2
16:00 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Milwaukee Bucks - ESPN
16:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Islanders x Tampa Bay Lightning - ESPN 2
16:10 - Basquete, Copa América Feminina: Brasil x Canadá - SPORTV 3
18:00 - Futebol, Copa América: Brasil x Venezuela - SBT e ESPN BRASIL
19:00 - Velocidade, Nascar Cup Series: etapa do Texas - FOX SPORTS
20:00 - Beisebol, MLB: Saint Louis Cardinals x Chicago Cubs - ESPN
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x Fluminense - SPORTV (SP assiste no Premiere)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Internacional - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Sport - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Chapecoense x Ceará - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Coritiba x Londrina - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Operário - PREMIERE
21:00 - Futebol, Copa América: Colômbia x Equador - FOX SPORTS
21:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Phoenix Suns - BANDEIRANTES, SPORTV 2, YOUTUBE NBA BRASIL (Internet) e TWITCH (Internet)
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
05:00 - Judô, Mundial: 8º dia - TV NSPORTS
05:45 - Velocidade, Mundial de Superbike: superpole da 2ª corrida da Itália - DAZN
06:30 - Canoagem, Copa do Mundo: 2ª etapa - TV NSPORTS
07:00 - Tênis, WTA de Nottingham: final - ESPN PLAY
07:00 - Atletismo, Troféu Brasil: 6ª etapa - TV NSPORTS
07:15 - Velocidade, Mundial de Superbike: 2ª corrida da Itália - DAZN
09:30 - Pentatlo Moderno, Mundial: 2º dia - TV NSPORTS
10:00 - Triatlo, Copa do Mundo: 2º dia - TV NSPORTS
11:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Criciúma x Ypiranga de Erechim e Tombense x Altos - TV NSPORTS
13:30 - Atletismo, Troféu Brasil: 7ª etapa - TV NSPORTS
14:30 - Ginástica Rítmica, Pan-Americano: 7ª etapa - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Campinense x América de Natal, Central x Caucaia, Madureira x Portuguesa, Marcílio Dias x FC Cascavel, Rio Branco de Venda Nova x Boa Esporte, Santo André x Boavista e Sergipe x Retrô - ELEVEN SPORTS
15:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Tigres x Diablos Rojos - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Paraná x Figueirense - DAZN
16:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Botafogo da Paraíba x Volta Redonda - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: ABC x Sousa, Águia Negra x Patrocinense, Caldense x Ferroviária, Cianorte x Internacional de Limeira, Goianésia x União Rondonópolis, Juazeirense x ASA, Nova Mutum x Jaraguá, Paragominas x Tocantinópolis, Penarol x Castanhal, Porto Velho x Brasiliense e Ypiranga do Amapá x Atlético Acreano - ELEVEN SPORTS
20:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Galvez x GAS - ELEVEN SPORTS
20:00 - Futebol, USL: Charlotte Independence x Hartford Athletic - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, USL Liga 1: North Texas x Greenville Triumph - ESPN PLAY
21:00 - Futebol, USL Liga 1: Tormenta x Toronto FC II - ESPN PLAY
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Mariachis x Piratas - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Rieleros x Acereros - ESPN PLAY


Segunda, 14/06/2021
06:00 - Tênis, ATPs de Halle e de Londres: várias partidas - ESPN
10:00 - Futebol, Eurocopa: Escócia x República Tcheca - SPORTV
11:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: China x Itália - SPORTV 2
13:00 - Futebol, Eurocopa: Polônia x Eslováquia - SPORTV
14:30 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x Tailândia - SPORTV 2
16:00 - Futebol, Amistoso Feminino: Brasil x Canadá - GLOBO
16:00 - Futebol, Eurocopa: Espanha x Suécia - SPORTV
16:10 - Basquete, Copa América Feminina: Brasil x Ilhas Virgens - SPORTV 3
16:30 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: EUA x Turquia - SPORTV 2
18:00 - Futebol, Copa América: Argentina x Chile - ESPN BRASIL
20:00 - Futsal, LNF: Joinville x Atlântico - SPORTV
20:00 - Beisebol, MLB: Chicago Cubs x New York Mets - ESPN 2
20:30 - Basquete, NBA: Atlanta Hawks x Philadelphia 76ers - SPORTV 2
21:00 - Futebol, Copa América: Paraguai x Bolívia - FOX SPORTS
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Montreal Canadiens x Vegas Golden Knights - ESPN
23:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Utah Jazz - SPORTV 2 e YOUTUBE NBA BRASIL (Internet)
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
05:30 - Pentatlo Moderno, Mundial: 1ª parte do 3º dia - TV NSPORTS
06:00 - Tênis, WTA de Berlim: várias partidas - ESPN PLAY
07:30 - Tênis, WTA de Birmingham: várias partidas - ESPN PLAY
10:30 - Pentatlo Moderno, Mundial: 2ª parte do 3º dia - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Gaúcho Segunda Divisão: Santa Cruz x Novo Horizonte - FGF TV
16:00 - Futsal, LNF: Pato x Minas - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Ferroviário x Santa Cruz - DAZN


Terça, 15/06/2021
06:00 - Tênis, ATPs de Halle e de Londres: várias partidas - ESPN
11:30 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Itália x EUA - SPORTV 2
13:00 - Futebol, Eurocopa: Hungria x Portugal - SPORTV
14:30 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Brasil x Eslovênia - SPORTV 2
16:00 - Futebol, Eurocopa: França x Alemanha - SPORTV
17:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Holanda x França - SPORTV 2
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Guarani - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Vila Nova - PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: Chicago Cubs x New York Mets - FOX SPORTS
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Islanders x Tampa Bay Lightning - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Goiás x CRB - SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Brasil - PREMIERE
21:30 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Brooklyn Nets - SPORTV 2
22:00 - Basquete, WNBA: Chicago Sky x Minnesota Lynx - ESPN 2
23:00 - Beisebol, MLB: Philadelphia Phillies x Los Angeles Dodgers - FOX SPORTS
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, WTA de Berlim: várias partidas - ESPN PLAY
07:30 - Tênis, WTA de Birmingham: várias partidas - ESPN PLAY
18:00 - Futsal, LNF: ACBF x Juventude - TV NSPORTS
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Toros x Rieleros e Leones x Guerreros - ESPN PLAY
21:15 - Beisebol, Liga Mexicana: Pericos x Mariachis - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.