Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 8 de junho de 2021
Seleção na Copa América sem concorrência do Brasileirão



Assim será no próximo domingo, quando Brasil x Venezuela acontecer em Brasília às 18h. Até ontem à noite, havia partidas das Séries A e B na faixa das 18h15, mas elas foram alteradas para evitar concorrência com a Seleção. Na divisão principal, Bahia x Internacional e Fortaleza x Sport foram adiados para 20h30, mesmo horário agora de Red Bull Bragantino x Fluminense, que passa a ser a transmissão do SporTV no lugar de Flamengo x América Mineiro, que o substitui como jogo da Globo no Rio de Janeiro às 16h. Enquanto isso, na divisão secundária Botafogo x Remo, Coritiba x Londrina e Avaí x Brusque passaram para as 16h. Dá a entender que mudanças assim acontecerão em outros dias de Seleção em campo, uma delas numa quarta-feira - só que aí mexendo com a Globo às 21h30... mexerá? Aliás: o SBT já está junto dos canarinhos, enviou André Galvão a Assunção para cobertura jornalística hoje.

Da Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo: enquanto isso, SBT, ESPN Brasil (leia-se Disney) e parceiras comerciais da Copa América serão investigados dentro de uma ação coordenada pelo Ministério Público Federal, que também estará em cima da CBF e de estados e cidades que receberão o evento. Ofícios foram expedidos aos procuradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso por determinação do subprocurador Carlos Alberto Vilhena, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, exortando-os à abertura de procedimentos de investigação, que atingirá a todas as partes por "atos violadores dos direitos à vida e à saúde".

Enquanto isso, jornalistas que cobrem esta turbulência fortíssima na CBF continuam se destacando. Ontem, Gabriela Moreira (uma dos autores das reportagens que denunciaram o assédio sexual e moral de Rogério Caboclo contra a secretária da entidade) contou bastidores desta cobertura ao podcast "Rodada Tripla" do GloboEsporte, tocado por Amanda Kestelman, Ana Thaís Matos e Bárbara Coelho. Ela narrou, por exemplo, que está detida na história há cinco semanas. O presidente afastado da entidade pronunciou-se pela vez primeira ao Rodrigo Bueno, da ESPN, outro momento importante. Quem também obteve um material muito interessante foi Nilson Cortinhas, de O Liberal, com o sucessor temporário de Caboclo, o Coronel Nunes, que chamou tudo de "intriga gostosa".

Já Neto mandou bem em comentário na versão paulistana de "Os Donos da Bola", na TV Bandeirantes, ao destacar que ter ou não ter Copa América não é mais importante do que a situação envolvendo Rogério Caboclo por esta ser de assédio sexual. O comentarista lembrou que uma mulher é estuprada no Brasil a cada oito minutos, importante manifesto por ser alguém que envolve uma pessoa pública em posição de alto destaque que não pode passar batida a um crime grave assim só por causa disso. Em seu blog no UOL, Milly Lacombe agradeceu ao ex-jogador em nome das mulheres que lutam contra malefícios como machismo, violência sexual, apagamento, silenciamento e feminicídio, criticando também Tite por falar que a questão do presidente afastado da CBF "não é da nossa alçada" pois o envolvido nesta história de embrulhar o estômago era seu chefe até o afastamento de anteontem.

Ainda em termos de Copa América, tem a questão das rádios. Até a publicação desta coluna, eu sabia de três que anunciaram transmissão ou no ar ou em seus portais: as paulistas Bandeirantes e BandNews e a pernambucana Jornal. E não acho que teremos muitas outras... Do Eduardo Moura no Audiência Carioca: fontes conhecedoras do assunto informaram que a pedida pelo sublicenciamento na mídia radiofônica é de "módicos", "suaves" e "tranquilinhos"... 20 mil dólares. Vin-te mil do-le-tas! Com a moeda ianque a mais de cinco reais há tempos, tempos e tempos. (em tempo, pois faz um tempão que não digo isso: porra, Paulo Guedes!!!) Por uma competição que, independentemente de ser aqui ou se fosse na Argentina e na Colômbia, independentemente de passar no SBT e na ESPN ou se passasse na Globo e no SporTV, não leva a nada por ficar apenas e tão somente nela. Nada mais tenho a comentar.

Outros destaques



"Bem, amigas da Rede Globo..." Exibidos às 16h da próxima sexta e da segunda-feira que vem, os amistosos do Brasil feminino contra respectivamente Rússia e Canadá serão narrados por Galvão Bueno. O jogo da sexta-feira será comentado por Júnior e Ana Thaís Matos, hoje respectivamente escalados no SporTV para Colômbia x Argentina pelas Eliminatórias e para Sérvia x Brasil pelo último amistoso da seleção olímpica antes de Tóquio.

Afogando em números do Rio de Janeiro Da Patrícia Kogut em O Globo: na última sexta, Brasil x Equador deu à Globo 29 pontos. Da Máquina do Esporte: no domingo, Ponte Preta x Vasco fechou com 17 pontos e 32%. Sobre isso, aliás, uma amável ponderação: notícias que destacarem índices baixos do futebol aos domingos em comparação a outras partidas deveriam trazer os números dos concorrentes para sabermos quão baixos exatamente são. Meu ponto é: simplesmente dizer que o jogo teve uma audiência baixa dá a entender que programas concorrentes ganharam mais público e foram quase tão ou mesmo assistidos que ele, como se "Eliana" no SBT e "Hora do Faro" na Record fossem mais assistidos que o futebol na Globo. E não são, não. Mesmo que a partida tenha dados inferiores ao esperado, os concorrentes não tiram proveito disso, e é importante deixar isso bem claro sempre que possível.

Um exemplo positivo de contextualização Cito o do Teleguiado, site do Leandro Sarubo, ao destacar ainda no domingo a prévia da Fórmula 1 na Bandeirantes em São Paulo, quando especificado que houve tanto momentos bem negativos na medição (como no confronto com o imbatível "Globo Rural", três vezes mais visto que o GP do Azerbaijão quando a ele simultâneo) quanto momentos bem positivos (como no duelo diante do "Esporte Espetacular", quando o pico da corrida a deixou a pouco mais de um ponto da líder). Esse tipo de contextualização, por exemplo, que sinto falta em informes sobre as transmissões de futebol: os dados dos concorrentes. Sempre ajuda.

Milton Leite de volta aos jogos da Seleção Brasileira Ele fará Paraguai x Brasil nesta terça com comentários de Maurício Noriega e Roque Júnior. É o retorno do "Lord" às narrações canarinhas pelo SporTV após quase dois anos - mais exatamente um ano e oito meses desde Brasil 1 x 1 Senegal em 10 de outubro de 2019.

"Irmãos não descobertos" no SporTV 2 Serão Eduardo Moreno e Pedro Moreno no Chile x Bolívia das 22h30.



Renata Silveira entrando para a história do futebol cearense Escalada que está para narrar Ceará x Fortaleza nesta quinta, às 21h30, a locutora do SporTV colocará seu nome na história do Clássico-Rei ao ser - até onde consegui saber - a primeira mulher a narrar o jogo maior dos alencarinos. Papeando com convivas locais, questionei se lembravam de outra narradora num Ceará x Fortaleza em TV, rádio ou internet, fosse profissional ou mesmo na base. Até onde se recordaram, não veio nenhuma outra à lembrança. Teremos um ineditismo, portanto.

Ofensas de Domenico Gatto ao futebol nordestino Aconteceram ontem no "Estádio 97", da Rádio Energia FM. Debatiam os paulistas no Brasileirão quando o narrador das partidas do Palmeiras não apenas criticou Copa do Nordeste, Ceará e Bahia, mas os chamou de "lixo" e "porcaria". Péssimo isso, péssimo. Mais tarde, tamanha a repercussão obviamente negativa de tal grosseria, foi às redes sociais dizer que se referia aos times do Vozão e do Esquadrão, que não desrespeitou nenhum território do Nordeste, disse que sua sogra e parte de sua família são da região e que, "se alguém se sentiu ofendido", pedia desculpas. Isso não ficou restrito à internet, chegando também à televisão. Na manhã desta terça, uma severa baixada de lenha foi dada no Domenico pelo apresentador Uziel Bueno durante o jornalístico matinal "Nordeste Urgente", exibido em toda a região pela Bandeirantes.



Paulo Pires vacinado pela própria filha O plantão e apresentador da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, que tem 57 anos, recebeu nesta terça a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 e, para deixar mais especial ainda o que por si só já seria especial, a médica que aplicou a vacina foi sua filha Tati. Booooa!

Marcelo Borges na BandNews FM de Goiânia Do Auvaro Maia: só agora foi confirmada a contratação do comentarista, que estava na Bandeirantes e que retorna à emissora da qual já fizera parte na equipe terceirizada que estava anteriormente à própria atual. Ele estreará no sábado em Cruzeiro x Goiás.

Vasco campeão da Copa do Brasil há 10 anos É uma das "datas em 0 ou 5" desta terça-feira, a conquista vinda na derrota por 3 x 2 para o Coritiba pois os gols fora valeram para desempate nos 3 x 3 totais. A Globo transmitiu o jogo para todo o país com o trio in loco Luís Roberto, Júnior e José Roberto Wright... menos para São Paulo e Minas Gerais (exceto Belo Horizonte e Uberaba), que ficaram com Atlético x São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. Tempos danadíssimos aqueles em que achavam que, se não tivesse jogo de time local no Plim-Plim, a Record o superaria com suas novelas e sua linha de shows semanais. No Rio de Janeiro, a decisão deu aos globais 32 pontos e 51% de participação. A Bandeirantes transmitiu a decisão nacionalmente (menos SP e Uberaba) com Téo José e Edmundo, enquanto no SporTV a cobertura foi comandada presencialmente por Luiz Carlos Jr. e Lédio Carmona.



Fiori Gigliotti: 15 anos de saudade Há 15 anos hoje completados, fechavam-se as cortinas e terminava o espetáculo, torcida brasileira. Perdíamos o último romântico do rádio esportivo, imbatível no seu estilo não só de narração, mas também de condução do inigualável quadro "Cantinho de Saudade". Locutor das rádios Panamericana (atual Jovem Pan) e Record, mas especialmente da Bandeirantes por quase quatro décadas em duas passagens, carreira encerrada como comentarista da Rádio Capital, além de passagens por emissoras de TV como Record e Rede Vida. Bordões clássicos, como "é fogo, é gol!", "crepúsculo de jogo", "aguenta coração" e outros tantos. Quase duas dezenas de títulos de cidadania de tudo quanto foi cidade, sobretudo no interior paulista. Sua partida encerrou uma era do rádio, já que não deixou herdeiros nem digo à altura. Simplesmente não deixou herdeiros, existentes para vários outros narradores, mas não para ele. Como Fiori, só mesmo Fiori. Tanto tempo depois de sua partida, ainda uma referência.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 08/06/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
08:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Canadá x Holanda - SPORTV 2
10:40 - Ciclismo, Volta da Suíça: 3ª etapa - ESPN 2
11:00 - Vôlei, Liga Feminina das Nações: Brasil x China - SPORTV 2
14:00 - Futebol, Amistoso: Brasil Sub-23 x Sérvia - GLOBO e SPORTV
15:45 - Futebol, Amistoso: Espanha x Lituânia - SPACE
16:10 - Futebol, Amistoso: França x Bulgária - TNT
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Santos x Cianorte - SPORTV e PREMIERE
18:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Equador x Peru - SPORTV 2
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: São Paulo x 4 de Julho - SPORTV e PREMIERE
19:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Venezuela x Uruguai - SPORTV 4 (canal aberto na área do Premiere)
20:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Colômbia x Argentina - SPORTV 2
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: jogo a confirmar - ESPN
20:30 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Atlanta Hawks - SPORTV 3
20:30 - Softbol, World Series Colegial: jogo a confirmar - ESPN 2
21:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Paraguai x Brasil - GLOBO e SPORTV
22:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Chile x Bolívia - SPORTV 2
23:00 - Beisebol, MLB: Chicago Cubs x San Diego Padres - FOX SPORTS
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
05:00 - Judô, Mundial: 3º dia - TV NSPORTS
07:00 - Tênis, WTA de Nottingham: várias partidas - ESPN PLAY
13:00 - Futebol, Amistoso: Polônia x Islândia - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:00 - Futebol, Gaúcho Segunda Divisão: São Borja x Sapucaiense - FGF TV
15:00 - Futebol, Amistoso: Hungria x Irlanda - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:15 - Futebol, Amistoso: República Tcheca x Albânia - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futsal, LNF: Campo Mourão x Tubarão - TV NSPORTS
18:00 - Futsal, LNF: Assoeva x Marreco - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, USL: Loudoun United x Charleston Battery - ESPN PLAY
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Diablos Rojos x Pericos - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Acereros x Generales - ESPN PLAY


Quarta, 09/06/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
08:00 - Ginástica Artística, Mundial: várias provas - SPORTV 2
10:40 - Ciclismo, Volta da Suíça: 4ª etapa - ESPN 2
13:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Irã x EUA - SPORTV 2
15:45 - Futebol, Amistoso: Portugal x Israel - TNT
16:00 - Vôlei, Liga Masculina das Nações: Brasil x Holanda - SPORTV 2
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Vasco x Boavista - SPORTV e PREMIERE
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: ABC x Chapecoense - PREMIERE
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Palmeiras x CRB - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Juazeirense x Cruzeiro - SPORTV 2 e PREMIERE
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Bahia x Vila Nova - SPORTV 3 e PREMIERE
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Athletico Paranaense x Avaí - PREMIERE
20:00 - Futebol, Amistoso: EUA x Costa Rica - FOX SPORTS
20:00 - Beisebol, College World Series: Oklahoma x Florida State - ESPN 2
20:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Boston Bruins x New York Islanders - ESPN
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Red Bull Bragantino x Fluminense - GLOBO (RJ, ES, CE, RN, PB, SE, PI e Juiz de Fora), SPORTV 3 e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Corinthians x Atlético Goianiense - GLOBO (SP, GO, RS, SC, PR, DF, GO, MS, MT, PE, BA, AL, MA, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO), SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Criciúma x América Mineiro - GLOBO MINAS (MG exceto Juiz de Fora) e PREMIERE
22:30 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Denver Nuggets - BANDEIRANTES, SPORTV 2, YOUTUBE NBA BRASIL (Internet) e TWITCH (Internet)
22:30 - Beisebol, MLB: Kansas City Royals x Los Angeles Angels of Anaheim - ESPN 2
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
05:00 - Judô, Mundial: 4º dia - TV NSPORTS
05:00 - Tênis, WTA de Nottingham: várias partidas - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Paulista Série A3: Primavera x Linense (final, ida) - PAULISTÃO PLAY
15:00 - Futebol, Gaúcho Segunda Divisão: Rio Grande x 12 Horas - FGF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Londrina x Operário (semifinal, ida) - TV LEC
19:00 - Futsal, LNF: Minas x Marechal - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, USL Liga 1: Toronto FC II x Tormenta - ESPN PLAY
20:30 - Futebol, USL: quatro partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - ESPN PLAY
21:00 - Futsal, LNF: Joinville x Cascavel - TV NSPORTS
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Diablos Rojos x Pericos - ESPN PLAY
21:15 - Beisebol, Liga Mexicana: Bravos x Mariachis - ESPN PLAY


Quinta, 10/06/2021
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
10:40 - Ciclismo, Volta da Suíça: 5ª etapa - ESPN 2
15:30 - Futebol, Copa do Brasil: Brasiliense x Grêmio - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Coritiba x Flamengo - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Atlético Mineiro x Remo - SPORTV 2 e PREMIERE
19:30 - MMA, PFL 4: Claressa Shields x Brittney Elkin - COMBATE (duas primeiras lutas também no SporTV 3)
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL - ESPN 2
20:30 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Milwaukee Bucks - ESPN
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Internacional x Vitória - SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Ceará x Fortaleza - SPORTV 2 e PREMIERE
22:00 - Atletismo, Liga Diamante: etapa da Itália - SPORTV 3 (gravado)
23:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Utah Jazz - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
05:00 - Judô, Mundial: 5º dia - TV NSPORTS
07:00 - Tênis, WTA de Nottingham: várias partidas - ESPN PLAY
13:00 - Futebol, Amistoso: Estônia x Letônia - ESTÁDIO TNT SPORTS
13:00 - Atletismo, Troféu Brasil: 1ª etapa - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Gaúcho Segunda Divisão: Elite x Gaúcho - FGF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Corinthians x Santos, Fluminense x Grêmio, Bahia x Vitória, Ceará x Red Bull Bragantino, Avaí x Ponte Preta e Figueirense x CRB - ELEVEN SPORTS
17:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Cuiabá x Fortaleza - ELEVEN SPORTS
17:00 - Futsal, LNF: Umuarama x Jaraguá - TV NSPORTS
19:00 - Futsal, LNF: Tubarão x Campo Mourão - TV NSPORTS
22:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Rieleros x Tecolotes - ESPN PLAY
23:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Sultanes x Toros - ESPN PLAY


Sexta, 11/06/2021*
*Obs.: a confirmar outros eventos dos canais SporTV.
06:00 - Tênis, Roland Garros: semifinais de duplas femininas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
10:00 - Tênis, Roland Garros: semifinais masculinas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
16:00 - Futebol, Amistoso Feminino: Brasil x Rússia - GLOBO
16:00 - Futebol, Eurocopa: Turquia x Itália - SPORTV
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Ponte Preta - SPORTV e PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: San Francisco Giants x Washington Nationals - ESPN 2
20:30 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Atlanta Hawks - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Náutico - SPORTV e PREMIERE
22:00 - MMA, Bellator 260: Douglas Lima x Yaroslav Amosov - ESPN BRASIL
22:30 - Boxe, ESPN Knockout: Andy Cruz x Miguel Vázquez - FOX SPORTS
23:00 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Denver Nuggets - ESPN
*************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
04:00 - Rúgbi, Super Rugby: Hurricanes x Reds - ESPN PLAY
05:00 - Judô, Mundial: 6º dia - TV NSPORTS
05:20 - Velocidade, Mundial de Superbike: 1º treino da etapa da Itália - DAZN
06:40 - Rúgbi, Super Rugby: Brumbies x Highlanders - ESPN PLAY
07:00 - Atletismo, Troféu Brasil: 2ª etapa - TV NSPORTS
07:00 - Tênis, WTA de Nottingham: quartas-de-final - ESPN PLAY
07:25 - Futebol, Amistoso: Japão x Sérvia - ESTÁDIO TNT SPORTS
09:50 - Velocidade, Mundial de Superbike: 2º treino da etapa da Itália - DAZN
13:00 - Karatê, Pré-Olímpico: várias lutas - TV NSPORTS
14:00 - Atletismo, Troféu Brasil: 3ª etapa - TV NSPORTS
15:00 - Futebol, Gaúcho Segunda Divisão: Novo Horizonte x Santa Cruz e Sapucaiense x São Borja - FGF TV
19:00 - MMA, Bellator 260: card preliminar - ESPN PLAY
20:00 - Futsal, LNF: Blumenau x Cascavel - TV NSPORTS
21:00 - Beisebol, Liga Mexicana: Tigres x Diablos Rojos - ESPN PLAY
21:30 - Beisebol, Liga Mexicana: Rieleros x Acereros - ESPN PLAY
01:30 - Rúgbi, Super Rugby: Rebels x Crusaders - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.