Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sábado e domingo, 17 e 18 de abril de 2021
Frustração e decepção com a Rede (rede?) Bandeirantes



Quem lê este "PM" do PB já soube na quinta-feira da semana passada, dia seguinte à divulgação da programação desta semana pela assessoria de imprensa, que a TV Bandeirantes exibiria a classificação do GP da Emília-Romanha, como fizera na etapa inicial no Bahrein, cuja boa audiência a levou a decidir por isso, não deixar as definições dos grids de largada restritos ao BandSports. De quarta da semana passada até este sábado, se passaram 10 dias. Em 10 dias, daria tempo total, perfeito e absoluto para a matriz de São Paulo negociar com as filiais e afiliadas a exibição do evento deste sábado. Umas duas ou três vezes escrevi aqui dando sugestões para tanto, como puxar das 6h para as 5h o início da grade regional, reajustando horários tanto dos semanais próprios das emissoras quanto dos terceirizados. E tinha a outra saída simples: a rede simplesmente impor isso e as filiais e afiliadas que se virassem.

Infelizmente, nada disso foi feito. A programação foi toda baseada no canal 13 de São Paulo, sem uma montagem nacional. Algumas filiais e afiliadas até mostraram a classificação neste sábado, casos das Bandeirantes de Rio de Janeiro (o Rio do Sérgio Maurício) e Porto Alegre (a Porto da Mariana Becker), com transmissão aberta às 8h30. Parecia tudo normal, mesmo que um atraso causado por um acidente forte fizesse a definição do pole position passar das 10h. Só que aí veio a surpresa extremamente desagradável: 10 em ponto e as duas emissoras próprias citadas cortaram a transmissão sem a mínima cerimônia para mostrar atrações terceirizadas. No Rio, ainda lembraram de colocar a vinheta da Fórmula 1 para acabar a exibição. Aqui, nem isso teve. Tacaram diretamente o aviso de que começaria uma produção independente e entrou o programa nativista "De Campo e Alma".

Até entendo que haja compromissos com programas terceirizados, mas achei desrespeitoso o que aconteceu. Não sei quem são os responsáveis por esse terceirizado que entrou às 10 em ponto, mas eles não podem ser mais importantes do que algo pelo que a rede gastou milhões e milhões de dólares para transmitir não apenas para a cidade de São Paulo, mas para todo o Brasil - repriso: to-do o Bra-sil-il-il. Sim, tenho BandSports e consegui ver o restante até o fim às 10h20, mas e quem não tem? Tá, tinha o "ao vivo" no portal da Bandeirantes, mas e quem por qualquer motivo tinha apenas a TV aberta e nada mais, nem tem TV paga e muito menos internet? Não é correto, não é devido, não é legal. Os terceirizados são importantes, mas não podem ser importantes a esse ponto. Se o treino atrasou, passassem por cima dos programas vindos às 12h - ou o "Nosso Agro" e o religioso "Verdade & Vida" importam mais?

Tudo que digo é apenas e tão somente como um mero e reles telespectador, um dos muitos que ficaram com cara de tacho com a má vinda surpresa. No caso daqui do RS, o que a Bandeirantes fez reprisou outros episódios igualmente condenáveis: em 2004, ela mesma cortou um jogaço do vôlei do Brasil na Olimpíada de Atenas das 17h às 17h30 por causa da remanejada Igreja Universal local; em 2012, a Record suspendeu a exibição do Gaúcho de Futsal após 11 dos 36 jogos previstos alegando que a rede determinara isso, para não haver mais grade regional nas manhãs de domingo - e tanto não era verdade que várias filiais seguiram e até hoje seguem locais das 9h às 11h neste dia; e em 2013, a RBS terminou a transmissão de São Paulo x Brasil, pela final do 1º turno da Divisão de Acesso, antes da decisão por pênaltis só porque começaria o "Domingão do Faustão" - uma falta de luz atrasou o jogo em 20 minutos.

Reclamo das filiais e das afiliadas por fazerem o que bem entendem, mas também estou frustrado e decepcionado com a matriz da Bandeirantes. Tudo bem, a gente sabe desde os tempos do Fernando Solera e do Luciano do Valle que a cidade de São Paulo sempre foi sua prioridade, só que falamos da Fórmula 1, produto por causa do qual a Globo por quatro décadas suspendia "sem dó e nem piedade" semanais locais se acontecidos nos horários dela - e o mínimo que se esperava era que a atual exibidora repetisse o expediente em prol de uma audiência nacional (por isso mesmo coloquei o "(rede?)" no título, numa Globo da vida nunca aconteceria algo tipo a RBA do Pará abrir Fiorentina x Torino apenas aos 20 minutos do 2º tempo só por causa de programas regionais). Pelo amor de Cristo, gente! Imponham-se! Determinem: "vai ser isso, aquilo e aquele outro, e se não gostar, paciência pois é assim e pronto".

Depois do que aconteceu neste sábado, tenho muito receio de que alguma filial ou especialmente afiliada mais saidinha e que não está nem aí para a grade nacional da rede à qual associada está invente de cortar até mesmo o próprio Grande Prêmio da Emília-Romanha em si só para não abrir mão do que seu ou do que "é seu" até 10h30. Pecam as filiais por não saberem lidar com excepcionalidades de última hora como essa da definição do grid de largada e pecam os locatários dos horários por serem irredutíveis ao não perceberem excepcionalidades magnânimas e alterarem suas faixas para encaixe de algo muito maior, mais valioso do que a grana que injetam na emissora que mostra o que produzem. Tô muito irritado, de verdade, sentido e entristecido. A Bandeirantes reuniu um timaço, tá fazendo um trabalho muito legal, mas todo o país precisa ver tudo de tudo na TV aberta! Todo o Brasil! Não só Sampa City!!!

Depois deste fim-de-semana, a Fórmula 1 voltará em Portugal em 2 de maio. De verdade, gostaria muito que até lá houvesse uma nova postura que mobilizasse todo o corpo diretivo da Rede Bandeirantes no sentido de rede literal, com tudo de tudo passando em todas as suas filiais e afiliadas sem exceções, do Denis Gavazzi até o Antônio Zimmerle, passando pelo Rodolfo Schneider, pelo Fernando Mitre e até pelo Johnny Saad, se fosse o caso. Não adianta de nada ter o Sérgio narrando muito, o Reginaldo Leme, o Felipe Giaffone e o Max Wilson comentando bem, a Mariana soberana na reportagem, de nada adianta isso se um hábito de quatro décadas (a exibição em todas as regiões brasileiras sem exceções) é quebrado. Gostaria muito, de verdade, que este fim-de-semana fosse um mero senão negativo nestes dois anos que a Bandeirantes terá na Fórmula 1. Que no próximo GP seja diferente. Para melhor.

Adicional Quando eu publicava esta coluna, a Bandeirantes manifestou-se nas redes sociais sobre isso que houve no Rio e aqui em Porto Alegre desta forma: o Q3 passou inteiro no "Band Esporte Clube"; e um compacto especial de 25 minutos da classificação será exibido nas duas praças neste domingo, às 9h. Primeiro: que bom que houve posição, assim mesmo que tem que ser. E segundo: infelizmente, não invalida nada do que falei acima porque gravação ainda não substitui o ao vivo, o tempo absolutamente real. Isso tudo tem que acontecer é no momento de realização, não horas depois ou no dia seguinte. Repriso: que este episódio sirva de lição para não mais ser reprisado daqui a duas semanas. Modos de evitar isso existem vários, tô há dias dando amáveis ideias nestes escritos. Basta executá-las, não é possível que não consigam fazê-lo. Quando uma mãe diz algo, o que os filhos fazem? Obedecem, oras!

Outros destaques

Nikita Mazepin grosseiro com Mariana Becker A repórter da Bandeirantes questionou o piloto - que só está na Fórmula 1 por causa da grana injetada pelo pai, já que talento mostra não ter rigorosamente nenhum - sobre atacar Antonio Giovinazzi na última volta do Q1 em Ímola e não lhe permitir qualquer espaço para uma tentativa derradeira, ignorando um acordo de cavalheiros. Resposta arrogante e indelicada: "acho que o ultrapassei". A conterrânea percebeu que desse mato não sairia mais nenhum cachorro e se deu por satisfeita. Max Wilson, que neste fim-de-semana divide os comentários com Reginaldo Leme, "deu nos dedos" do piloteco ao comentar tudo, com Sérgio Maurício arrematando que Mazepin não respeita as mulheres (aquele vídeo no qual ele tenta colocar a mão por dentro da blusa de uma jovem). E paro aqui sobre essa escória afortunada de grana e desafortunada de caráter.

Começa o Brasileirão Feminino Às 20h deste domingo, a Bandeirantes abrirá suas transmissões com Palmeiras x a campeã sul-americana Ferroviária. Já era para Isabelly Morais, Alline Calandrini e Milene Domingues começarem os trabalhos de 2021 há três semanas, mas o torneio foi adiado devido ao agravamento da pandemia - não que as coisas tenham melhorado ou ficado menos piores de lá para cá, sejamos super honestos, mas enfim...



José Luiz Datena e dois jornalistas comentaristas Tudo bem que Zetti saiu por assumir a preparação dos goleiros da base do São Paulo e que Neto segue fora do ar depois da cirurgia na coluna (do Flávio Ricco no "Canal 1": estima-se em 10 dias seu retorno), mas fica a curiosidade de não terem colocado outro ex-jogador ao lado dele no Torino x Roma das 15h deste domingo. Nada, por exemplo, de Edílson ou de Ronaldo Giovaneli. Com Joel Sênior estarão Rafael Oliveira e Fábio Piperno, salvo engano meu os dois comentaristas juntos pela vez primeira.

Onde seria esse aproveitamento a mais da Glenda Kozlowski? Do Flávio Ricco no "Canal 1": há na Bandeirantes o desejo de que a apresentadora entre em outro projeto - só que o "guru" não falou qual seria esse outro projeto, nem em qual veículo, se na própria TV aberta (onde faz o "Show do Esporte" aos domingos e o "Jornal da Band" em alguns sábados), no BandSports, nas emissoras de rádio, enfim, e mesmo se seria ainda no esporte ou em outro gênero, tipo o entretenimento - igual, por exemplo, à Paloma Tocci apresentando o "Largados e Pelados".

Transmissão do Carioca na Record esteve ameaçada Foi por causa do desabamento do teto da sede da filial do Rio de Janeiro na noite desta sexta, que deixou quatro profissionais feridos. Do Eduardo Moura no Audiência Carioca: a redação do jornalismo, os estúdios B e C, os corredores de acesso a eles e o local da pós-produção foram interditados pela Defesa Civil do Rio. Chegou a se pensar o que seria da transmissão de Portuguesa x Flamengo às 21h05 deste sábado, mas o estúdio onde o Campeonato Carioca é feito não foi afetado e a emissora confirmou que lá estarão normalmente Lucas Pereira, Ricardo Rocha, Gutemberg de Paula Fonseca e Mylena Ciribelli.

Transmissão da Libertadores no SBT está ameaçada É a de Vélez Sarsfield x Flamengo na próxima terça, já que o governo da Argentina anunciou ontem que os eventos esportivos em Buenos Aires e região metropolitana terão que acabar no máximo às 20h, em medida que tenta coibir o avanço do coronavírus no país - medida semelhante, pegando um exemplo do Brasil, ao que fazem em Minas Gerais desde a retomada do Campeonato Mineiro. O jogo que o SBT mostrará para quase toda a rede está marcado para 21h30. E agora? Cenas dos próximos capítulos... (Atualização de sábado, 16:20: sei pelo Mauro Cezar Pereira, que comentará esta partida, que o Vélez teve atendido um pedido feito ao governo argentino para a bola rolar às 21h30, sendo reforçados os protocolos no estádio)

Caiu um do Galo, que ficou com um pro Colorado ter um Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: como o Grêmio caiu fora na pré-grupos e o Rio Grande do Sul ficou apenas com o Internacional na Libertadores, o SBT trocou sua agenda do dia 27 e substituiu Atlético Mineiro x América de Cáli por Internacional x Deportivo Táchira, para que ao menos um jogo de time daqui passasse na fase principal - os alvinegros de Minas seguem com a transmissão da partida diante do La Guaira em 25 de maio. Só tem um detalhe: até a publicação desta coluna, Inter x Táchira está marcado para 19h15. Se terá SBT, imagino que ele passe pras 21h30 e que Galo x América seja antecipado. Imagino... (Atualização de segunda, 00:55: obrigado ao Allan Simonpor avisar que foi exatamente isso que aconteceu e que constado já está no site da Conmebol, de partida do Atlético às 19h15 devido à do Internacional às 21h30)



Bem-vindo de volta, Robson de Lazzari Fim-de-semana marcando o retorno do repórter após um mês e meio primeiro de infecção e depois de recuperação do coronavírus, período no qual suas atividades na Rede Massa (SBT Paraná) foram cobertas por Monique Vilela, da Rádio Banda B. Retorno em mídias dobradas do Robson: no sábado, em Athletico x Operário na Massa; e no domingo, em Paraná x Londrina às 11h na Rádio Transamérica.

Começa a Fórmula Indy na TV Cultura Domingo de abertura das transmissões da temporada com o GP do Alabama às 16h30, somente na TV em si nos canais abertos e nas operadoras por assinatura, mas não no seu site e nem nas redes sociais. Ela estava sem exibidor depois que Bandeirantes e DAZN pararam de fazê-la e caiu do céu essa solução providencial. Jornadas narradas por Geferson Kern, locutor oficial do Velopark e de várias categorias nacionais de automobilismo, e comentadas por Rodrigo Mattar, ex-Fox Sports e SporTV. Além da Cultura na TV, a Indy associou-se à LiveSports, empresa que tem João Palomino e Fábio Seixas (comentarista da Fórmula E na emissora) na linha de frente, para desenvolver conteúdo especial e presença nas redes sociais pro aplicativo Arena Indy.

Copa do Brasil valendo menos a partir de 2023? Pode ser. Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o contrato iniciado em 2018 e que vai até 2022 custa R$ 320 milhões anuais, fazendo deste de R$ 1,6 bilhão total o segundo vínculo mais caro do futebol brasileiro, atrás apenas do R$ 1,8 bilhão total do Brasileirão. A Globo quer adequar os gastos com o momento que vivemos, mas deseja manter a Copa atraente financeiramente. Como fechar essa conta?



Futebol na Rede Globo neste domingo Às 16h, cinco estados terão jogos ao vivo: Minas Gerais com Atlético x Boa Esporte, Pernambuco com Náutico x Santa Cruz, Santa Catarina com Avaí x Hercílio Luz, Goiás com Vila Nova x Aparecidense e Mato Grosso do Sul com Comercial x Três Lagoas. Todas as outras regiões brasileiras ficarão com Daisy Ridley em "Guerra nas Estrelas: Os Últimos Jedi" em "Campeões de Bilheteria" (especificamente na capital fluminense, em "Sessão Telecine de Cinema"). Ah: sim, eu sei que "Star Wars" é o nome, mas sou "véio" e a Disney não manda em mim, nem sou desses jovenzinhos que só curtem títulos originais e odeiam nomes brasileiros. (risos) "Guerra nas Estrelas" para sempre será "Guerra nas Estrelas" e pronto! (rs) E para não esquecer, claro: Mato Grosso com sua diferenciação habitual às 9h locais (10h DF), Ação x União sua peleja deste domingo.

Até o Paulistão nessa de "filmagem oficial"? Pombas!!!! Do Danilo Lavieri no UOL Esporte: a Federação Paulista pretende que a divisão principal tenha filmagem oficial a partir de 2022, quando um novo contrato de televisão valerá após findado o atual com a Globo/SporTV. A entidade acha que, controlando as imagens, poderá valorizar seus parceiros, colocar uma identidade gráfica própria e facilitar a expansão do neste ano lançado Paulistão Play - e, claro, algo que o Danilo não observou e que eu observo, que é omitir do público coisas negativas e que "depreciem o produto", igual fez nojentamente a CBF na Supercopa de domingo passado e igual fizera a Conmebol no Universidad de Chile x Internacional de 2020, pois "o que não é mostrado não existe". Biltres... Bom, voltando à informação do Danilo: há uma expectativa de que a Globo ofereça a partir de 2022 bem menos que os R$ 200 milhões atuais.

Vem aí no SporTV pelo Campeonato Paulista Dos oito jogos com dias e horários confirmados pela Federação para entre terça e sexta da próxima semana, ele mostrará cinco: na terça, Ferroviária x Guarani às 21h30; na quarta, Internacional x Red Bull Bragantino às 21h e Mirassol x Botafogo às 22h15; na quinta, São Caetano x Ponte Preta às 22h15; e na sexta, São Paulo x Santo André às 20h. Três serão exclusivas do Premiere: na terça, Novorizontino x Santo André às 20h; e na sexta, Guarani x Palmeiras às 20h e Novorizontino x Santos às 22h15.



Victor La Regina reestreando em SP É no Red Bull Bragantino x Mirassol das 20h deste sábado seu recomeço na cidade de origem, reportando na transmissão que terá Jader Rocha, Renata Mendonça e Nadine Basttos. Até voltar pro SporTV na equipe paulistana, La Regina era repórter da RBS TV aqui em Porto Alegre. (Atualização de segunda, 00:55: alertado fui pelo Tiago Muniz que já ocorrera na última terça a reestreia paulistana do Victor em Santo André x São Bento - é que desse jogo admito que não soube da escala, nem me avisaram disso, mas tá registrado em nome da informação sempre correta, que evidentemente não foi aqui a que passei inicialmente)

Transmissão histórica no Premiere neste domingo Será a do Corinthians x Ituano que terá Luiz Carlos Jr., Lédio Carmona, Roger Flores, Nadine Basttos e Marco Aurélio Souza. Histórica porque, salvo um enorme engano meu (e ainda não li nada que contrarie o que direi, possivelmente por jamais registrado mesmo), será a primeira vez que o Paulistão terá uma partida realizada às 10 da noite de domingo, com término muito próximo da meia-noite da segunda-feira. Se alguém lembrar de uma partida dele às 22h dominicais ao longo das décadas, avise. Não sei mesmo.

Contratos renovados na ESPN Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: assinados vínculos de longo prazo (a Disney pegou a mania dos clubes europeus de vir com esse chalalá de "longo prazo" sem especificá-lo, sem dizer até que ano vai o contrato, é isso?) com os comentaristas de esportes americanos Antony Curti, Eduardo Zolin e Paulo Antunes, destes três o mais longevo por estar na firma há 15 anos, desde que as operações da ESPN International foram transferidas de Bristol para São Paulo. Outras renovações nesse sentido vêm aí nos próximos meses.



Rádio Guaíba e Grupo Bandeirantes juntos Venenosinho o título do tópico, reconheço. (risos) Mas é apenas uma pura e simples descontração que justifico: o "Baita Amigos" desta sexta, no BandSports, destacou a dupla Grenal tendo como convidado especial Gutiéri Sanchez, repórter e comentarista da AM/FM da Rede Record, que falou com Velloso, Vitor Guedes e o apresentador Ivan Bruno, que substitui o ainda ausente Neto.

Lembrete sobre o "Arquivo Guaíba" Imperdibilíssimo neste fim-de-semana o programa apresentado pelo Luís Magno, resgatando um especial de abril de 1994 sobre Dener, veiculado dias depois de sua morte, além de reprisar os quatro gols que ele fez pelo Grêmio no título gaúcho de 1993. Se alguém perder a exibição do sábado às 18h ou ler esta coluna depois da mesma, tem repeteco no domingo às 15h. Nem ouvi, mas já recomendo demais.

Adiado o 800º grito de gol de Gustavo Manhago na Rádio Gaúcha Desde que chegou à emissora em janeiro de 2016, ele já narrou 799 tentos em 331 transmissões. Pena que Caxias e Grêmio não colaboraram nesta sexta para a marca arredondada, que ficou para uma próxima escala na semana que vem.



Alessandro Oliveira deixou a BandNews FM de Fortaleza Atuante na afiliada do Sistema Jangadeiro desde 2019, ele sai para se dedicar a projetos próprios no YouTube e nas redes sociais, anunciado isso sendo no "Futebolês" desta sexta (registro do Mídia Esportiva Cearense). A cuidar quem o substituirá nas transmissões, já que com sua saída a Jangadeiro BandNews fica apenas com Jussiê Cunha para a narração - no rádio e na TV.

Odinei Edson retornou para Lisboa Depois de fazer dos estúdios em São Paulo a abertura da Fórmula 1 no Bahrein, o narrador da BandNews FM regressou para Portugal, onde reside há alguns anos e de onde tem transmitido praticamente todas as corridas, o que assim voltará a ser às 10h deste domingo na Emília-Romanha.

Futebol vespertino no rádio AM e/ou FM de São Paulo A Bandeirantes aposta na Europa ao fazer no sábado a final Athletic Bilbao x Barcelona da Copa do Rei às 16h30 e no domingo o Napoli x Internazionale do Italiano às 15h45. Também no domingo, a Jovem Pan irá de Campeonato Mineiro com Atlético x Boa Esporte às 16h. Tudo isso sem deixar o Paulistão de lado, evidentemente, mas é que esse terá partidas das 20h à 0h do domingo.

Sábado: 100 anos de Atlético x Cruzeiro O clássico maior de Minas Gerais torna-se centenário seis dias depois da até agora última realização. Este PAPO DE BOLA - O SITE não poderia deixar de fazer uma homenagem especial e assim o fez na seção "Raridade Rara", resgatando diversos jogos marcantes tanto dos azuis atleticanos quanto dos alvinegros cruzeirenses... Ops! Acho que me confundi, eh, eh, eh... Bom, não me confundo é ao dizer que a coletânea de resgates tentam ser bem abrangente, claro que com ausências, mas procurando trazer uma rotatividade de vozes, de Vilibaldo Alves e Alberto Rodrigues até Willy Gonser e Mário Henrique, passando por José Lino Sousa de Barros, Fernando Sasso e Marcos Leandro, além de nacionais como Cléber Machado e Luiz Carlos Jr. Galera especial para um embate sempre especial, menos do que isso não seria possível da minha parte.



Sábado: 90 anos de Benedito Ruy Barbosa A maioria das pessoas lembrará dele apenas como o telenovelista de clássicos como "Os Imigrantes" na Bandeirantes, "Pantanal" na Manchete e "O Rei do Gado" e "Terra Nostra" na Globo, entre outros. Mas também falamos de um ex-jornalista esportivo, do jornalismo impresso nas décadas de 1950 e 1960, em publicações como O Estado de S.Paulo e Última Hora, além do livro "Eu Sou Pelé" em 1959. Foi ele que deu ao icônico boxeador Éder Jofre o apelido que carrega por todo sempre: "Galo de Ouro". Torcedor apaixonado do São Paulo, Benedito é amigo de Milton Neves e homenageou o apresentador então da Rádio Jovem Pan e da TV Manchete na novela "Renascer", que o Plim-Plim mostrou em 1993, quando em dado momento o José Inocêncio de Antônio Fagundes cita o "Coronel Milton Neves, de Muzambinho". (a linda foto acima extraí do Terceiro Tempo)

Revisitando a semana no "Papo de Mídia"

Este é o resumo dos destaques que esta coluna trouxe nos últimos sete dias (clique na data para ler a edição):

12 de abril TV Cultura confirmando a Fórmula Indy; SBT próximo de obter a Copa América; como foi o retorno de Galvão Bueno às narrações na Globo; Napoleão de Almeida substituiu Carlos Fernando na Bandeirantes e Zetti deixou a emissora; Cruzeiro x Atlético nas paulistanas Bandeirantes, Jovem Pan e Trianon; as rádios de Porto Alegre num fim-de-semana sem jogos locais; o retorno de Edson Rodrigues à Rádio Bandeirantes de Goiânia; e Pernambuco de luto por José Bezerra.

13 de abril Quem vai transmitir qual jogo na Libertadores e na Sul-Americana; Mauro Cezar Pereira comentando Santos x San Lorenzo no SBT; Léo Batista retornou à redação da Globo; Bruno Flores na Rádio Gaúcha; e luto no rádio gaúcho pela perda de Jorge Estrada.

14 de abril Negociação do SBT pela Copa América envolve Marcelo Campos Pinto; Carlos Fernando com dengue; Sílvio Luiz completou a vacinação; a última exclusividade do Facebook na Liga dos Campeões; e Janaína Xavier anunciou no "SporTV News" que está grávida.

15 de abril SBT confirmando Mauro Cezar Pereira para Vélez Sarsfield x Flamengo; maioria da Copa América talvez em pay-per-view; "Big Brother Brasil" inviabilizando Paulistão na Globo aos sábados à noite; TV Anhanguera exibindo o Goiano com filmagem gerada pela internet; Brasileirão Feminino no Desimpedidos; Conmebol TV curtiu o Grêmio na Sul-Americana; ESPN adquiriu a Liga dos Campeões da Ásia; Emmily Virgílio reportou ABC x Botafogo no SporTV; a resposta de Renata Silveira a um machista do Twitter; Rádio Guarujá deixou de ter um comentarista "do tempo das cavernas" no "Marcou no Esporte"; luto no rádio paulista por Sílvio Antônio; e os 90 anos do nascimento de Borghi Júnior.

16 de abril Elton Serra é o novo comentarista da ESPN e Fox Sports; Warnermedia pagando multa à Globo por quase exibir jogos com "times SporTV"; RedeTV! usará em novo esportivo um nome de série da TNT; Globo assinou com o Cuiabá em todas as mídias na Série A; NSC anunciando o jogo errado; pra quê ex-jogadores, SBT?; TV Ponta Verde preferindo o CRB ao CSA; o novo livro de Flávio Gomes; e o site próprio das Dibradoras.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sábado, 17/04/2021
06:00 - Velocidade, Fórmula 1: 3º treino do GP da Emília-Romanha - BANDSPORTS
08:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Stoke City x Preston North End - ESPN BRASIL
08:30 - Tênis, Masters de Monte Carlo: semifinais - ESPN
08:30 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: classificação do GP de Portugal - FOX SPORTS
09:00 - Velocidade, Fórmula 1: classificação do GP da Emília-Romanha - BANDEIRANTES (São Paulo, RS, DF e outras praças a confirmar) e BANDSPORTS
10:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Tapajós x Paysandu - CULTURA (PA)
10:00 - Futebol, Campeonato Russo: Akhmat Grozny x Khimki - BANDEIRANTES (São Paulo - gravado)
13:00 - Futebol, Campeonato Russo: Krasnodar x Zenit - BANDSPORTS
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayer Leverkusen x Colônia - BANDEIRANTES e ONEFOOTBALL (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Português: Benfica x Gil Vicente - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Vitória x Real Noroeste - TVE (ES)
15:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Al Nassr x Al Sadd - ESPN
15:15 - Futebol, Campeonato Carioca: Madureira x Macaé - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasiliense: partida a confirmar - TV BRASÍLIA (DF)
16:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Fluminense x Botafogo - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet), FLUTV (Internet) e BOTAFOGO TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Athletico x Operário - REDE MASSA (PR) e FURACÃO LIVE (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Bahia x CRB - SBT (BA, AL, PE, RN e PB), PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Fortaleza x CSA - SBT (CE, MA e PI), FOX SPORTS e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Sergipano: Atlético Gloriense x Confiança - ATALAIA (SE)
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Sheffield United - ESPN 2
16:30 - Futebol, Copa do Rei: Barcelona x Athletic Bilbao (final) - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Alagoano: Coruripe x Murici - BANDEIRANTES (AL e RN)
17:05 - Futebol, Campeonato Amazonense: Manaus x Princesa do Solimões - A CRÍTICA (AM)
17:30 - Futebol, Campeonato Mineiro: América x Coimbra - SPORTV
17:30 - Basquete, NBA: Utah Jazz x Los Angeles Lakers - ESPN
18:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Narabeen (3º dia) - ESPN 2
18:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Vitória x Altos - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Red Bull Bragantino x Mirassol - SPORTV
20:00 - MMA, UFC na ESPN 22: Robert Whittaker x Forest Gastelum - SPORTV 3 (primeiras lutas) e COMBATE
21:00 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Boca Juniors x Atlético Tucumán - ESPN BRASIL
21:00 - Boxe: Regis Prograis x Ivan Redkach - FOX SPORTS
21:05 - Futebol, Campeonato Carioca: Portuguesa x Flamengo - RECORD (RJ, ES, SC, PR, DF, GO, BA, SE, PI, PA, AM, RO, AP e regiões de Uberlândia e Varginha), PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e FLATV (Internet)
21:30 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Boston Celtics - ESPN
22:15 - Futebol, Campeonato Paulista: Novorizontino x Ferroviária - SPORTV
23:00 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x San Antonio Spurs - SPORTV 2
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
04:00 - Rúgbi, Super Rugby: Chiefs x Crusaders - ESPN PLAY
06:45 - Rúgbi, Super Rugby: Western Force x Waratahs - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, Copa Billie Jean King: Brasil x Polônia (um jogo de duplas e dois de simples) - TV NSPORTS
07:45 - Futebol, Campeonato Francês: Angers x Rennes - ONEFOOTBALL
08:00 - Futebol, Alemão Série B: Saint Pauli x Wuerzburger Kickers - ONEFOOTBALL
08:30 - Rúgbi, Premiership: Sale Sharks x Gloucester e Exeter Chiefs x London Wasps - ESPN PLAY
09:00 - Futebol, Espanhol Série B: Lugo x Alcorcón - ESPN PLAY
10:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Sampdoria x Verona e Crotone x Udinese - ESTÁDIO TNT SPORTS
10:00 - Tênis de Mesa, Pré-Olímpico Latino Americano de Duplas Mistas: várias partidas - TV NSPORTS
10:15 - Rúgbi, Torneio das Seis Nações: Irlanda x França - ESPN PLAY
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Wolfsburg x Bayern de Munique, Freiburg x Schalke 04, Augsburg x Arminia Bielefeld, Borussia Monchengladbach x Eintracht Frankfurt e Union Berlin x Stuttgart - ONEFOOTBALL
11:00 - Futebol, Espanhol Série B: Castellón x Mallorca - ESPN PLAY
11:30 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Al-Jaqiya x Pakhtaktor - ESPN PLAY
12:00 - Futebol, Campeonato Francês: Olympique x Lorient - ONEFOOTBALL
12:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Al-Wahda x Goa - ESPN PLAY
12:00 - Tênis, WTA de Charleston: semifinais - ESPN PLAY
13:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Sassuolo x Fiorentina - ESTÁDIO TNT SPORTS
13:00 - Rúgbi, Torneio das Seis Nações: Escócia x Itália - ESPN PLAY
13:15 - Futebol, Espanhol Série B: Las Palmas x Malaga - ESPN PLAY
13:30 - Futebol, Copa da Inglaterra: Chelsea x Manchester City - DAZN
14:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Al Rayyan x Persepolis - ESPN PLAY
14:00 - Tênis de Mesa, Pré-Olímpico Latino Americano de Duplas Mistas: várias partidas - TV NSPORTS
14:00 - Escalada, Copa do Mundo: etapa da Suíça - ESPN PLAY
14:30 - Velocidade, Nascar Truck Series: etapa de Richmond - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Serra x Pinheiros, Rio Branco de Venda Nova x Rio Branco de Vitória e Desportiva x Estrela do Norte - MYCUJOO CAPIXABÃO BANESTES
15:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Foolad x Al Wehdat e Tractor x Sharjah - ESPN PLAY
15:45 - Futebol, Campeonato Piauiense: Picos x Parnahyba - VIRTEX TELECOM
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Parma - ESTÁDIO TNT SPORTS
15:45 - Futebol, Campeonato Belga: Royal Antwerp x Genk - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Inglês Série B: Norwich x Bournemouth - ESPN PLAY
16:00 - Boxe, Peso Médio da OMB: Demetrius Andrade x Liam Williams - DAZN
16:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Pittsburgh Penguins x Buffalo Sabres - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: São Paulo x Grêmio - DESIMPEDIDOS e MYCUJOO CBF TV
17:30 - Basquete, LBF: Sampaio Corrêa x Liga Super - TV NSPORTS
18:30 - Futebol, Campeonato Goiano: Atlético x CRAC - FGF TV
19:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Caldense x Athletic - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Corinthians x Napoli - MYCUJOO CBF TV
19:00 - Futebol, Campeonato Mexicano: Atlético San Luis x Puebla - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Internacional x Santos - MYCUJOO CBF TV
21:00 - Boxe, Peso Médio: Tony Harrison x Bryant Perrella - ESPN PLAY
01:00 - Rúgbi, Super Rugby: Rebels x Brumbies - ESPN PLAY


Domingo, 18/04/2021
04:00 - Ginástica Rítmica, Copa do Mundo: etapa do Uzbequistão - SPORTV 2
07:10 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: GP de Portugal - FOX SPORTS
09:00 - Futebol, Campeonato Piauiense: Fluminense x 4 de Julho - CIDADE VERDE (PI)
09:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Sociedad x Sevilla - ESPN BRASIL
09:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Osasuna x Elche - STAR HITS
09:30 - Tênis, Masters de Monte Carlo: final - ESPN
10:00 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: Ação x União Rondonópolis - CENTRO AMÉRICA (MT)
10:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Atalanta x Juventus - TNT
10:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Lazio x Benevento - BANDSPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
10:00 - Velocidade, Fórmula 1: GP da Emília-Romanha - BANDEIRANTES
11:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Pouso Alegre x Cruzeiro - PREMIERE
11:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Eibar - ESPN BRASIL
11:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Alavés x Huesca - STAR HITS
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Burnley - FOX SPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Torino x Roma - BANDEIRANTES e SPORTV
13:00 - Futebol, Campeonato Russo: Spartak Moscou x Ufa - BANDSPORTS
13:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Washington Capitals x Boston Bruins - ESPN 2
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Betis x Valencia - ESPN BRASIL
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Cádiz x Celta - STAR HITS
14:00 - Basquete, LBF: Vera Cruz x Santo André - CULTURA e TV NSPORTS (Internet)
14:00 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x New York Knicks - ESPN
15:15 - Futebol, Campeonato Carioca: Bangu x Volta Redonda - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
15:15 - Futebol, Campeonato Carioca: Nova Iguaçu x Resende - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Napoli x Internazionale - BANDSPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Atlético x Boa Esporte - GLOBO MINAS (MG) e SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Avaí x Hercílio Luz - NSC (SC)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Ceará x Sampaio Corrêa - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Náutico x Santa Cruz - GLOBO NORDESTE (PE) e SPORTV 2
16:00 - Futebol, Campeonato Baiano: Bahia x Bahia de Feira - TVE (BA)
16:00 - Futebol, Campeonato Potiguar: América x ABC - BANDEIRANTES (RN e AL)
16:00 - Futebol, Campeonato Goiano: Vila Nova x Aparecidense - ANHANGUERA (GO)
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Comercial x Três Lagoas - MORENA (MS)
16:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Águia x Remo - CULTURA (PA)
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Getafe x Real Madrid - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Levante x Villarreal - STAR HITS
16:00 - Velocidade, Nascar Cup Series: etapa de Richmond - FOX SPORTS
16:25 - Futebol, MLS: Inter Miami x Los Angeles Galaxy - ESPN 2
16:30 - Velocidade, Fórmula Indy: GP do Alabama - CULTURA
16:30 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Miami Heat - ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Sete de Setembro x Sport - PREMIERE
18:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Narabeen (4º dia) - ESPN 2
18:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Boavista x Vasco - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e VASCO TV (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Taubaté x Minas (final, jogo 3, se necessário) - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Botafogo x Palmeiras - SPORTV
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Santos x Internacional - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Grêmio x Novo Hamburgo - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Palmeiras x Ferroviária - BANDEIRANTES
20:00 - Beisebol, MLB: Atlanta Braves x Chicago Cubs - ESPN
21:00 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Independiente x Defensa y Justicia - FOX SPORTS
22:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Corinthians x Ituano - PREMIERE
23:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Minnesota Timberwolves - BANDEIRANTES
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Ciclismo, Corrida Amstel do Ouro: disputa feminina - ESPN PLAY
07:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Genoa - ESTÁDIO TNT SPORTS
08:00 - Futebol, Campeonato Francês: Paris Saint Germain x Saint-Etienne - ONEFOOTBALL
08:00 - Futebol, Inglês Série B: Rotherham x Birmingham - ESPN PLAY
08:00 - Ciclismo, Corrida Amstel do Ouro: disputa masculina - ESPN PLAY
08:30 - Futebol, Alemão Série B: Bochum x Hannover, Regensburg x Heidenheim e Osnabruck x Fortuna Dusseldorf - ONEFOOTBALL
09:00 - Futebol, Espanhol Série B: Logroñes x Rayo Vallecano - ESPN PLAY
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Fulham - DAZN
10:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Uberlândia x Tombense - TV NSPORTS
10:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Bologna x Spezia - ESTÁDIO TNT SPORTS
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Dortmund x Werder Bremen - ONEFOOTBALL
11:00 - Rúgbi, Premiership: Bath x Leicester Tigers - ESPN PLAY
12:05 - Futebol, Campeonato Francês: Bordeaux x Monaco - ONEFOOTBALL
13:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Mainz 05 x Hertha Berlim - ONEFOOTBALL
13:00 - Futebol, Campeonato Belga: STVV x Anderlecht e Leuven x Beveren - ESPN PLAY
13:00 - Tênis, WTA de Charleston: final - ESPN PLAY
14:45 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Al Ahli da Arábia Saudita x Al Duhali - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Vilavelhense x São Mateus - MYCUJOO CAPIXABÃO BANESTES
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Botafogo x Bahia e Flamengo x Minas Brasília - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Marcílio Dias x Chapecoense, Próspera x Figueirense, Joinville x Brusque, Concórdia x Criciúma e Metropolitano x Juventus - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Coritiba x Toledo - COXA PRIME
16:00 - Futebol, Campeonato Goiano: Goianésia x Goiás e Itumbiara x Anápolis - FGF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Patrocinense x URT - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Vitória x Central, Salgueiro x Retrô e Afogados x Vera Cruz - MYCUJOO FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA
16:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: São Paulo Crystal x Campinense - JORNAL DA PARAÍBA
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Comercial x Três Lagoas - MYCUJOO TV FFMS
16:00 - Futebol, Campeonato Chileno: Everton x Colo Colo - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Francês: Nantes x Lyon - ONEFOOTBALL
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Al Ahly x Al Hilal e AGMK x Istikol - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: Cruzeiro x Real Brasília - MYCUJOO CBF TV
17:15 - Futebol, Liga dos Campeões da Ásia: Al Shorta x Esteghlal - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Brasil x São Luiz - GLOBOESPORTE
20:00 - Futebol, Brasileiro Feminino: São José x Avai/Kindermann - MYCUJOO CBF TV


Segunda, 19/04/2021
09:00 - Tênis, Aberto de Barcelona: várias partidas - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leeds United x Liverpool - ESPN BRASIL
18:00 - Vôlei, Superliga Masculina Série B: JF x Brasília (final) - SPORTV 2
18:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa de Narabeen (5º dia) - ESPN 2
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Red Bull Bragantino x Ponte Preta - SPORTV
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Esportivo x Juventude - PREMIERE
20:00 - Vôlei de Praia, Circuito Mundial: semifinais do Cancun Hub I - SPORTV 3
20:30 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Philadelphia 76ers - ESPN
20:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Detroit Red Wings x Dallas Stars - ESPN 2
21:00 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Phoenix Suns - SPORTV 2
22:15 - Futebol, Campeonato Paulista: São Bento x São Caetano - SPORTV 2
23:00 - Beisebol, MLB: Milwaukee Brewers x San Diego Padres - FOX SPORTS
23:05 - Basquete, NBA: Utah Jazz x Los Angeles Lakers - ESPN
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
07:00 - Tênis, Aberto da Sérvia: várias partidas - ESPN PLAY
09:30 - Natação, Seletiva Olímpica Brasileira: 1º dia - TV NSPORTS
14:00 - Futebol, Espanhol Série B: Leganes x Ponferradina - ESPN PLAY
18:00 - Natação, Seletiva Olímpica Brasileira: 1º dia - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: São José x Pelotas - GLOBOESPORTE
21:30 - Futebol, Campeonato Chileno: Universidad de Chile x Unión Española - ESTÁDIO TNT SPORTS

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.