Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 12 de abril de 2021
TV Cultura transmitirá a Fórmula Indy



Foi confirmada nesta segunda a exibição do campeonato pela emissora da Fundação Padre Anchieta, já com corrida ao vivo no próximo domingo, às 16h30, o Grande Prêmio de Alabama. A narração será do conterrâneo Geferson Kern, locutor oficial do Velopark (o autódromo de Nova Santa Rita) e voz de categorias brasileiras diversas, e os comentários serão do Rodrigo Mattar, ex-SporTV e Fox Sports, um dos grandes especialistas em automobilismo no país. A Indy estava sem exibidor no Brasil depois que Bandeirantes e DAZN desistiram de continuar a mostrá-la.

Outros destaques

Copa América de volta ao SBT 32 anos depois? Flávio Ricco afirma no R7 que falta apenas assinar o contrato com a agência negociadora Dentsu, mas que houve conclusão muito positiva de conversas nesse sentido. O "guru" diz que a compra da transmissão exclusiva em TV aberta deve ficar na casa dos US$ 6 milhões - nada há quanto aos canais por assinatura, salvo uma recusa da ESPN após procurada ser, segundo o Ricco. Até hoje, apenas uma edição do torneio sul-americano de seleções foi mostrada pelo canal do Silvio Santos: a de 1989, vencida pelo Brasil no Maracanã na final contra o Uruguai, cuja equipe principal tinha Luiz Alfredo narrando, Orlando Duarte comentando, Roberto Cabrini reportando e Ivo Morganti apresentando. Exibição dividida com Globo, Bandeirantes e Manchete.



Galvão Bueno voltou à toda na Globo Foi o assunto predominante no Twitter durante a eletrizante Supercopa do Brasil vencida pelo Flamengo sobre o Palmeiras, a primeira narração dele depois de 14 meses. Teve emoção, teve valorização à vacinação contra o coronavírus, teve os bordões clássicos, teve narração de gol que não foi, teve troca de nomes de jogadores, teve bronca num boca-suja que dizia palavrão de monte e era escutado no áudio-ambiente (ah, ah, ah, ah!!!) e teve um grande momento: a bronca irritada que deu na CBF por omitir da filmagem oficial a briga na descida para o vestiário entre figuras dos dois clubes, da qual só se pôde saber pelos repórteres Edson Viana e Guilherme Pereira no estádio. É por coisas assim que não gosto de filmagens oficiais, o que "não é bom pra imagem do evento" é omitido. Que tenha filmagem oficial, tá. Mas permitam câmeras exclusivas aos exibidores, oras!

Afogando em números prévios Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: em São Paulo, Flamengo x Palmeiras deu à Globo 19 pontos de média e 25 de pico, contra 5 do SBT, 4 da Record e 1 da Bandeirantes, enquanto no Rio de Janeiro a Supercopa obteve 28 de média com pico de 31, contra 5 da Record e 4 do SBT.



Luciano Calheiros no "Globo Esporte" Agora comandante esportivo da NSC TV, ele apresentou no sábado a edição catarinense do jornal. Salvo engano meu, foi a primeira vez que ele fez o "GE" como apresentador na carreira, pois no seu tempo de RBS aqui em Porto Alegre não me recordo disso acontecer alguma vez.

Monique Vilela se despediu da Rede Massa Foram 40 dias de trabalho na afiliada do SBT no Paraná para a repórter da Rádio Banda B, creio que para cobrir a ausência do Robson de Lazzari, recuperado da Covid-19.

Campeonato Carioca pouco assistido Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a prévia do Rio de Janeiro no sábado apontou 5 pontos de média e 6 de pico para Volta Redonda x Botafogo, mesmo assim acima dos 4 do SBT, embora muito abaixo dos 28 da Globo. No próximo sábado, exibirão Portuguesa x Flamengo às 21h05.

Teve troca de narrador na Bandeirantes Um probleminha de saúde, como dito pelo próprio, afastou de última hora Carlos Fernando da transmissão de Schalke 04 x Augsburg neste domingo. A partida do Campeonato Alemão foi feita por Napoleão de Almeida, pela vez primeira narrando no "Show do Esporte" e em rara presença na TV aberta - pela qual já fizera o Russo, por exemplo, mas esse infelizmente só a cidade de São Paulo assiste no canal aberto convencional por passar na faixa dos semanais locais da rede de filiais e afiliadas das 6h às 12h dos sábados.



Zetti deixou a Rede Bandeirantes Roma x Bologna, em trio com Oliveira Andrade e Fábio Piperno, e o "Terceiro Tempo" marcaram a despedida do comentarista após menos de seis meses, já que passará a ser coordenador de goleiros das categorias de base do São Paulo. Além do futebol europeu e do programa do Milton Neves na TV aberta, o ex-guarda-metas também fazia "Os Tops da Bola" nos finais de tarde da Rádio Play FM de São Paulo.

Só deu Glenda Kozlowski neste fim-de-semana Além dos programas que sempre faz, tanto o "Show do Esporte" na TV Bandeirantes quanto o "BandNews na Sua Onda" na FM, a apresentadora ainda pintou na manhã de sábado na Rádio Bandeirantes como entrevistada de Cátia Fonseca e Danilo Gobatto no "Do Bom e do Melhor".

Rally dos Sertões no Grupo Bandeirantes A edição deste ano terá cobertura completa ao longo de oito meses da disputa off road, com boletins aos montes não só no BandSports, mas também na TV Bandeirantes e no BandNews TV, além das emissoras de rádio e das plataformas digitais. O Rally dos Sertões em si acontecerá de 13 a 22 de agosto na Região Nordeste, além de ter etapas em São Paulo, Jalapão e região serrana entre SC e RS.

Campeonato Espanhol líder de audiência Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a prévia do Painel Nacional de Televisão apontou Real Madrid x Barcelona com 6 pontos de média e 8 de pico no sábado, atingindo até 1 milhão e 700 mil telespectadores nas 15 principais regiões metropolitanas brasileiras. Foi o programa mais visto dentre os canais por assinatura e, contando também os abertos exibidos pelas operadoras, só perdeu para a Globo.



Uma estreia para Paulo Andrade Foi na sexta, quando Independiente del Valle x Grêmio no Fox Sports representou para ele sua primeira narração de um jogo de clube brasileiro em Libertadores. Nesta quarta, tem mais.

Stock Car com narração pela internet Tanto a categoria principal quanto a Stock Light terão transmissões pelo canal AutoVideos no Facebook e no Twitch. O narrador será André Duek, que no ano passado fez a Fórmula Indy no DAZN e que correu na Stock de 1998 até 2000. Campeões e nomes históricos farão os comentários.

Futebol da Super Rádio Tupi campeão de audiência De Marcio Ehrlich no Janela Publicitária: no primeiro trimestre deste ano, ela obteve entre 143 mil e 200 mil ouvintes por minuto somando AM, FM e internet às quartas e quintas e aos sábados e domingos, contra de 32 mil a 92 mil da Globo e de 22 mil a 27 mil da Transamérica.

Força, Jorge Eduardo!!! O jornalista da FlaTV, ex-rádios Globo, CBN e Bradesco Esportes, segue na luta para derrotar o coronavírus e voltou a postar nas redes sociais depois de 50 dias, expressando carinho e saudade de sua mãe, que neste fim-de-semana completaria 77 anos, e gratidão à sua irmã Suely por todo o apoio dado.



Força, Henrique Guilherme!!! Afastado há alguns meses depois de ter sido infectado pelo coronavírus, o comentarista da Rádio Transamérica disse no Instagram que está numa luta diária com fisioterapia para as partes pulmonar e motora, com muita disciplina e força de vontade, e que espera retomar suas atividades em breve.

Clássico mineiro no rádio de São Paulo Mesmo com o Paulistão sendo retomado - mas até por ser apenas das 20h em diante -, Bandeirantes, Jovem Pan e Trianon não ficaram sem futebol na tarde do domingo e transmitiram Cruzeiro x Atlético. Foi legal demais escutar Isabelly Morais reportando o jogo maior das alterosas na RB, assim como no sábado também foi muito bom ouvi-la na transmissão de Real Madrid x Barcelona.

O fim-de-semana nas rádios de Porto Alegre Das quatro AM e/ou FM que fazem futebol, apenas a Gaúcha não teve bola rolando. Guaíba e Grenal fizeram a Supercopa do Brasil, Luís Magno e Eduardo Ostermayer os respectivos narradores. Já a Bandeirantes surpreendeu ao transmitir Real Madrid x Barcelona por si mesma no sábado, com Marcos Couto no relato, enquanto no domingo veiculou Flamengo x Palmeiras e Cruzeiro x Atlético Mineiro em rede com São Paulo - aliás: não apenas as duas partidas, mas também boa parte do "Domingo Esportivo" do Milton Neves foi retransmitida pela RB porto-alegrense. A plugada no Bandsat foi das 10h até por volta das 19h.

CBN/Diário celebrou 25 anos com duplex E só Salles Júnior gritou gol pois Figueirense x Joinville terminou 1 x 1. O mesmo não aconteceu com Janniter de Cordes pois Avaí e Concórdia não foram para a rede.



Edson Rodrigues reestreou na Bandeirantes Goiânia Foi com Vila Nova x Goiás, no dia em que completou 61 anos de carreira, que o narrador começou sua terceira passagem pela emissora. Por fazer parte do grupo de risco, evidentemente o "Monstro Sagrado" transmitiu o clássico de casa, como visto foi no YouTube.

Pernambuco de luto: morreu José Bezerra O "Príncipe de São Caetano" tinha 78 anos e sofria de câncer. Por mais de quatro décadas, foi narrador e comentarista de rádios como Cultura de Caruaru, Olinda, Clube e Universitária, além da TV Globo Nordeste. Os últimos trabalhos dele aconteceram até meados de 2015.

Uma "data em 0 ou 5" desta segunda-feira Completa 45 anos Evandro Figueira, vice-presidente da agência negociadora de direitos esportivos IMG e que trabalhou na Rede Bandeirantes de 2002 até 2014, tanto na emissora aberta quanto no BandSports, tendo entre várias funções a gerência de aquisição de eventos.

Fernando Meligeni completa 50 anos O ex-tenista campeão dos Pan-Americanos de Santo Domingo em 2003 está de aniversário no mesmo dia em que volta a ser comentarista da ESPN depois de três anos do fim da primeira passagem, iniciada em 2012. Antes dela, "Fininho" também passou por MTV e Cultura.



Há 90 anos nascia Chico Anysio Não falamos apenas do lendário humorista falecido em 2012 e dono de tipos como Professor Raimundo, Bento Carneiro, Alberto Roberto, Justo Veríssimo, Salomé e tantos mais. Também falamos de um ex-comentarista esportivo em rádios do Rio de Janeiro, como Guanabara (atual Bandeirantes), Nacional e Tupi, além da TV Globo na passagem do fim dos anos 80 para o início da década de 90, transmitindo várias partidas da Seleção Brasileira ao lado de Galvão Bueno. Sempre que vinha aqui a Porto Alegre fazer shows ou outros trabalhos, Chico não abria mão de visitar a Rádio Gaúcha e participar do "Sala de Redação" como convidado especial.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 12/04/2021
09:30 - Tênis, Masters de Monte Carlo: várias partidas - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Celta x Sevilla - FOX SPORTS
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Brighton x Everton - ESPN BRASIL
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: São Paulo x Red Bull Bragantino - SPORTV
20:30 - Basquete, NBA: New York Knicks x Los Angeles Lakers - SPORTV 3
20:30 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Dallas Mavericks - ESPN
20:30 - Beisebol, MLB: Chicago Cubs x Milwaukee Bucks - ESPN 2
23:05 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Golden State Warriors - ESPN
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, Masters de Monte Carlo: várias partidas - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Bromwich x Southampton - DAZN
14:00 - Tênis, Aberto Feminino MUSC Health: várias partidas - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hoffenheim x Bayer Leverkusen - ONEFOOTBALL
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Benevento x Sassuolo - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Aquidauanense x Operário - MYCUJOO TV FFMS
19:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Criciúma x Metropolitano - TV NSPORTS


Terça, 13/04/2021
09:00 - Tênis, Masters de Monte Carlo: várias partidas - ESPN
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Chelsea x Porto - TNT e FACEBOOK TNT SPORTS (Internet)
16:45 - Futebol, Copa do Brasil: Paysandu x CRB - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Cianorte x Santa Cruz - SPORTV
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Ferroviária x Corinthians - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Santo André x São Bento - SPORTV 2
20:00 - Beisebol, MLB: Philadelphia Phillies x New York Mets - ESPN 2
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Rangers x New Jersey Devils - ESPN
20:30 - Basquete, NBA: Indiana Pacers x Los Angeles Clippers - SPORTV 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Santos x San Lorenzo - SBT e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: CSA x Remo - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Peñarol x Cerro Largo - CONMEBOL TV
23:00 - Beisebol, MLB: Cincinnati Reds x San Francisco Giants - ESPN 2
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, Masters de Monte Carlo: várias partidas - ESPN PLAY
12:00 - Tênis, Aberto Feminino MUSC Health: várias partidas - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Três Lagoas x Chapadão - MYCUJOO TV FFMS
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Paris Saint Germain x Bayern de Munique - FACEBOOK TNT SPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Vôlei, Superliga Masculina Série B: JF x Aeroclube - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Atlanta United x Alajuelense - ESPN PLAY
19:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Portland Timbers x Marathon - ESPN PLAY
19:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Cruz Azul x Arcahaie - ESPN PLAY
19:30 - Basquete, LBF: Blumenau x Ituano - TV NSPORTS
19:30 - Basquete, NBB: Fortaleza x Paulistano - DAZN
19:40 - Basquete, Liga dos Campeões das Américas: 3º lugar - DAZN
22:10 - Basquete, Liga dos Campeões das Américas: final - DAZN


Quarta, 14/04/2021
09:00 - Tênis, Masters de Monte Carlo: várias partidas - ESPN
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Borussia Dortmund x Manchester City - TNT e FACEBOOK TNT SPORTS (Internet)
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: América Mineiro x Ferroviário - SPORTV
19:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Rio Branco de Vitória x Desportiva - TVE (ES)
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Taubaté x Minas (final, jogo 1) - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Grêmio x Independiente del Valle - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Fénix x Montevideo City Torque - CONMEBOL TV
19:30 - Futebol, Campeonato Baiano: Vitória x Doce Mel - TVE (BA)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: São Caetano x Novorizontino - PREMIERE
20:00 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Philadelphia 76ers - ESPN
21:00 - Beisebol, MLB: Cleveland Indians x Chicago White Sox - ESPN 2
21:30 - Futebol, Recopa Sul-Americana: Palmeiras x Defensa y Justicia (volta) - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: ABC x Botafogo - GLOBO (RJ e parte da rede) e SPORTV 3
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: América de Natal x Cruzeiro - GLOBO MINAS (MG) e SPORTV 2
21:30 - Futebol, Campeonato Paulista: São Paulo x Guarani - GLOBO (SP e parte da rede) e SPORTV
21:30 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Aimoré x Internacional - RBS (RS) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Sport x Vitória - GLOBO NORDESTE (PE) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Goiano: Goiás x Aparecidense - ANHANGUERA (GO)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Atlético Nacional x Libertad - FOX SPORTS
22:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Ituano x Botafogo - PREMIERE
22:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Memphis Grizzlies - ESPN
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, Masters de Monte Carlo: várias partidas - ESPN PLAY
13:30 - Futebol, Alemão Série B: Holstein Kiel x Hannover e Osnabruck x Regensburg - ONEFOOTBALL
14:00 - Futebol, Espanhol Série B: Rayo Vallecano x Mirandes - ESPN PLAY
14:00 - Tênis, Aberto Feminino MUSC Health: várias partidas - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Vera Cruz x Salgueiro e Central x Afogados - MYCUJOO FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA
15:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Vitória x Rio Branco de Venda Nova, São Mateus x Serra e Estrela do Norte x Vilavelhense - MYCUJOO CAPIXABÃO BANESTES
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Boa Esporte x Tombense - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Real Madrid x Liverpool - FACEBOOK TNT SPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS
18:30 - Futebol, Campeonato Capixaba: Real Noroeste x Pinheiros - MYCUJOO CAPIXABÃO BANESTES
19:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Toronto x León - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Campeonato Paraibano: Treze x Atlético - JORNAL DA PARAÍBA
20:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Colorado Avalanche x Saint Louis Blues - ESPN PLAY
21:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: América do México x Olimpia de Honduras - ESPN PLAY
21:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Philadelphia Union x Deportivo Saprissa - ESPN PLAY
21:00 - Futebol, Mexicano Série B: Pumas Tabasco x Cancún - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, Mexicano Série B: Venados x Atlante - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.