Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sábado e domingo, 10 e 11 de abril de 2021
Isabelly Morais reportando na Rádio Bandeirantes de SP



Curiosidade bacana deste fim-de-semana: escutar a narradora do futebol feminino na TV Bandeirantes de novo na mídia que a lançou enquanto não voltam as disputas entre as boleiras (o que não demorará muito mais pois no domingo da semana que vem tem o início do Brasileirão Feminino com Palmeiras x Ferroviária às 20h). Dentro daquilo de "uma só Bandeirantes" e as constantes interações com gente televisiva na rádio e gente radiofônica na TV, é a vez da ex-Inconfidência e ex-Super Notícia FM ser escalada como repórter em dois clássicos pela Rádio Bandeirantes de São Paulo neste fim-de-semana, ambos às 16h e ambos comentados pelo conterrâneo Cláudio Zaidan: o espanhol Real Madrid x Barcelona no sábado, com Rogério Assis, e o mineiro Cruzeiro x Atlético no domingo, com Ivan Bruno. Aliás: com isso, ela fará parte do clássico dos 100 anos que Galo x Raposa completará no sábado que vem.

Com isso, Isabelly será mais uma voz feminina em transmissões esportivas na RB ao menos nas duas últimas duas décadas, que tiveram repórteres como Kamila Malinowskyj e Ariane Rocha, que eram setoristas do Santos, e Vanessa Ruiz, também apresentadora de um curto período de meio ano em 2015 e que entrou para a história num São Paulo 3 x 0 Marília por ser a primeira mulher com quem José Silvério transmitira uma partida em sua carreira - e até não sei se acabou não sendo a única, salvo algo a mais que eu tenha perdido. Na década de 2010, também esteve na estação a plantonista Kelly Ferreira por alguns anos. E não à beira do gramado, mas entre 2014 e 2015 tivemos ainda Alessandra Alves como apresentadora do futebol. Atualmente, quem compõe a equipe esportiva é Gabrielle Guimarães, uma das co-apresentadoras de "Os Donos da Bola" e ex-integrante do "Resenha, Futebol e Humor".

Com três jogos tanto no sábado quanto no domingo devido à Supercopa do Brasil e à retomada do Paulistão - mesmo com a qual sendo mantidas as transmissões dos clássicos espanhol e mineiro - e com João Paulo Cappellanes de férias desde o começo desta semana (o que explica ter participado de casa do debate SP + BH do "Jogo Aberto" na TV), a Rádio Bandeirantes escalou Ivan Bruno para completar as escalas com Rogério Assis e Ulisses Costa, seu outro jogo sendo Santos x Botafogo às 22h do sábado, enquanto o "Canhão" também fazendo Guarani x Corinthians às 20h do domingo e "El Fofón" (que está de aniversário, como Milton Neves adora dizer de brincadeira, rs) ficando em São Paulo x São Caetano às 20h do sábado e Flamengo x Palmeiras às 11h do domingo.

Outros destaques

Programação levemente alterada na Jovem Pan Das partidas agendadas para este fim-de-semana, apenas Liverpool x Aston Villa às 11h do sábado caiu devido ao retorno do Campeonato Paulista. Então, ficaram em cinco as transmissões: sábado de Real Madrid x Barcelona às 16h com Gabriel Dias e Flávio Prado e de São Paulo x São Caetano às 20h com José Manoel de Barros e Bruno Prado; e domingo de Flamengo x Palmeiras às 11h com Nilson César e Mauro Beting, de Cruzeiro x Atlético Mineiro às 16h com José Manoel e novamente Mauro e de Guarani x Corinthians às 20h com Fausto Favara e Bruno Prado. Isso que a Pan e também a Bandeirantes fazem, claro, é para não deixar as tardes do fim-de-semana sem bola rolando, mesmo que com bastante à noite.

Barcímio Sicupira recebeu a 2ª dose da vacina Sexta-feira de complemento da imunização contra o coronavírus para o comentarista da Rádio Banda B, que tem 76 anos. Ao registrar isso no Instagram, ele usou do bom humor ao dizer que precisava encontrar uma máscara que não aumentasse elas em 72 centímetros. (eh, eh, eh)

Acabou o "Toque Esportivo" na Rádio CBN de Fortaleza Veiculado no final da manhã nos últimos 15 anos, o programa não estará na nova grade que a emissora iniciará nesta segunda e será substituído pelo "Esportes do Povo", substituto do "Futebol do Povo" e que estreará tanto no AM/FM da rádio quanto no Canal FDR (ex-TV O Povo) das 11h às 12h com apresentação de Fernando Graziani - e ao qual o pessoal da agora extinta atração se juntará. Na grade de segunda a sexta, o "Esportes do Povo" se somará ao "Trem Bala", tanto o exclusivo da CBN AM das 17h às 18h (faixa na qual o FM retransmite o "Ponto Final") quanto o retransmitido também somente pela AM da TV Ceará das 12h às 13h (espaço no qual o FM vai de "CBN Brasil"). E obrigado ao Mídia Cearense pela dica.



BandNews FM começou a transmitir futebol em Salvador Mas me sinto desconfortável ao registrar isso não pelo fato em si, que é legal demais e enalteço, mas pela demora em noticiá-lo pois a equipe iniciou trabalhos ainda em 11 de março e somente neste fim-de-semana, procurando por outra pauta que estará no fim desta edição, a descobri por puro, total e absoluto acaso, até porque ninguém me avisara disso - e reprisarei uma vez mais, uma hora o povo terá que aceitar a dura realidade: eu não sei tudo de tudo sobre todos o tempo todo, sempre algo acaba me escapando. Bom, a equipe "Dona da Bola" tem este nome pois sua comandante é Juliana Guimarães, apresentadora da TV Bandeirantes. Cada função tem dois profissionais: os narradores são Rainan Peralva e Luís Victa, os comentaristas são o gestor de futebol Nelson Góes e o ex-atacante Mendes, e os repórteres são Marcelo Gois e Toni Júnior.

Futebol nas emissoras da Rede BandNews FM Desde que São Paulo começou sua equipe fixa em 2011, várias filiais e afiliadas também fazem ou já fizeram transmissões dos times locais. A primeira assim foi a extinta de Campinas e depois vieram as de Rio de Janeiro (em três fases diferentes), de Belo Horizonte e a mais duradoura e consolidada, que é a de Fortaleza ininterruptamente desde 2014. No caso daqui de Porto Alegre, a BandNews FM nunca fez futebol por ela em si, com equipe toda própria, sempre transmitindo as jornadas da Rádio Bandeirantes.



Edson Rodrigues de volta à Rádio Bandeirantes de Goiânia Do Auvaro Maia: depois de dois anos ausente (nos quais passou por Sagres 730 e BandNews FM), o "Monstro Sagrado" voltará a narrar pela emissora neste domingo em Vila Nova x Goiás. Será a terceira passagem dele pela RB, as outras bem curtas: a primeira entre 2014 e 2015 e a segunda entre 2018 e 2019. Vamos ver se essa dura um pouco mais, rs... Edson, aliás, que exatamente neste fim-de-semana completa 61 anos de carreira, uma das mais vencedoras do Centro-Oeste.

Vila x Goiás com Alex Rodrigues e com Victor Roriz Não, a TV Anhanguera (Globo) não terá dois narradores no clássico das 16h deste domingo, evidentemente. A transmissão dela será do Alex, que ganha uma terceira chance na afiliada do Plim-Plim. Mas Victor também o relatará, só que no rádio pela Sagres 730. Isso faz deles, aliás, colegas televisivos, mas concorrentes radiofônicos, visto que Alex pertence à CBN.

Futebol na Rede Globo neste domingo Além do já citado Vila Nova x Goiás na Anhanguera, mais quatro estados terão bola rolando às 16h: Mato Grosso do Sul com União ABC x Comercial na Morena, Santa Catarina com Figueirense x Joinville na NSC, Pernambuco com Retrô x Náutico (com direito a Pedrinho por vídeo-chamada em trio com Rembrandt Júnior e Cabral Neto) e Minas Gerais com Cruzeiro x Atlético. Este clássico chegou a ficar ameaçado devido a uma recomendação dos Ministérios Público do Trabalho, Federal e do Estado para que o Campeonato Mineiro fosse paralisado por 48 horas devido ao aumento nos casos de Covid-19, mas a Federação assegurou a realização de toda a rodada. Com isso, uma vez mais Rogério Corrêa comandará o jogo maior das alterosas. Já a rede nacional ficará com os "Homens de Coragem" Jeff Bridges e Josh Brolin nos "Campeões de Bilheteria".

Paulistão na Globo só na quarta que vem De todos os jogos reagendados, apenas São Paulo x Guarani passará nela (e também no SporTV) às 21h30 da próxima quarta. O SporTV ainda terá São Bento x Red Bull Bragantino e Santos x Botafogo no sábado, BragaBull x São Paulo na segunda, Santo André x São Bento na terça, Internacional x BragaBull na quinta e Corinthians x São Bento na sexta, todos eles às 20h (exceto Santos x Botafogo às 22h). Ficam somente no Premiere São Paulo x São Caetano no sábado, Guarani x Corinthians no domingo e Ferroviária x Corinthians na terça, todos às 20h, e São Caetano x Novorizontino e Botafogo x Ituano na quarta e Ponte Preta x Santos e Palmeiras x São Paulo na sexta, nestes dois dias com rodada dupla tendo uma partida às 20h e outra às 22h.

Repórteres voltando a viajar na Globo/SporTV Muito aos poucos, claro, mas o que ficou um ano sem acontecer tem tido agora exceções, como já ocorrera no Mundial com André Hernan e Renato Peters no Catar e no fim do Brasileiro com Eric Faria em SP para São Paulo x Flamengo. Na última quarta, Bruno Côrtes foi a Minas Gerais fazer Tombense x Vasco, e no Flamengo x Palmeiras da Supercopa do Brasil são três os repórteres viajados: os dois da aberta, Edson Viana e Guilherme Pereira, e mais Lívia Laranjeira pelo SporTV, onde fará dupla com André Barroso, da Globo Brasília. Desde o estouro da pandemia, basicamente somente repórteres locais têm feito as partidas.



Galvão Bueno no estúdio (e uma lacuna na Fórmula 1) Regressado no Flamengo x Palmeiras das 11h deste domingo após 14 meses sem narrar, o titular de esportes da Globo contou ao GloboEsporte que estará no estúdio de São Paulo, onde também estará Caio Ribeiro, enquanto Júnior entrará de sua casa e a reportagem estará no Mané Garrincha. Perguntado sobre algo de 2020 que não pôde narrar e queria ter relatado, escolheu o título do Lewis Hamilton por ser uma página em sua história esportiva que é virada ao ser fechada, já que começou na Fórmula 1 em 1975 pela Rádio Gazeta e a transmitia em televisão desde 1980 na Bandeirantes (ausentando-se apenas em 1981, quando chegou ao Plim-Plim já com o campeonato encerrado para dela ser a voz central a partir do ano seguinte, e em 1992, quando esteve na Rede OM), e agora a categoria retornou para o canal onde ele iniciou.

Galvão se despedindo dos Jogos Olímpicos este ano? Conforme ele mesmo em bate-papo no videocast "Hoje Sim" com Cléber Machado e Luís Roberto no GloboEsporte, sim. O titular de esportes disse brevemente que a de Tóquio será sua última Olimpíada e que terá que transmiti-la sem ser presencialmente, arrematando com um "veja se eu estou feliz". Cléber e Luís deram respostas breves e o assunto ficou por isso mesmo. Eu agora: mas por qual motivo Tóquio 2020 em 2021 precisa ser necessariamente a última Olimpíada do Carlos Eduardo? Não digo aqui no Brasil por motivos diversos e variados, infelizmente, mas quero crer que em outras partes do mundo dê para a coisa melhorar até julho de 2024, quando começarão os Jogos de Paris e quando ele estará com 74 anos.

Por falar nos Jogos de Tóquio... Mauricio Stycer trouxe no UOL detalhes da cobertura da Globo/SporTV, enviados pela diretora de eventos esportivos Joana Thimóteo: o estúdio que seria montado na capital japonesa, chamado de "Caixa Mágica" por trazer tecnologia de ponta para muitas soluções virtuais e com perspectiva de 270 graus, agora ficará na sede da emissora no Rio de Janeiro; somente repórteres e produtores estarão no local e a equipe ainda não está 100% fechada por aguardarem orientações finais do COI e do Comitê Organizador; haverá ajustes na programação para exibição de disputas importantes mesmo que no horário nobre (leia-se: da novela das nove e da linha de shows semanais); e o SporTV terá quatro canais exclusivamente olímpicos e um novo programa diário por volta das 18h, que será apresentado por Marcelo Barreto e pela lenda do vôlei Bernardinho Rezende.

Quem transmitirá quais jogos na Libertadores? 'Guenta aí mais um tiquinho, 'guenta... Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: não temos ainda a tabela detalhada com dias, horários e exibidores desmembrados, mesmo com os grupos já sorteados na sexta-feira, devido aos contratos televisivos e à pandemia. A Conmebol está discutindo o calendário com todas as detentoras dos direitos. Algo que atrasa a questão tem a ver com o Facebook, que por contrato precisa ter um jogo com brasileiro só seu às quintas-feiras, mas precisa primeiro esperar as escolhas do SBT, que tem direito a duas partidas por rodada (e as duas precisam ser simultâneas, nada de uma num dia e outra no outro), e do Fox Sports, que tem a primeira escolha em TV paga, com a Conmebol TV ficando com a segunda nesta mídia. Some a isso questões como locais onde dá e não dá para jogar, seja aqui no Brasil ou fora dele, e aí já viu.



Bandeirantes ajustando a rede para os treinos oficiais da Fórmula 1 Gabriel Vaquer me deixou mal humorado. (risos) Mas não ele especificamente, nunca e jamais. É que publicou no UOL Esporte que a rede ajustará com as demais próprias e com as afiliadas a exibição das classificações aos sábados, já que decidiu mostrar todas também no canal aberto e não apenas no BandSports já a partir da Emília-Romanha no fim-de-semana que vem, tudo porque a maioria delas será às 10h, dentro da faixa dos semanais regionais. Insistirei na sugestão que dei na coluna da quinta-feira, quando registrei o grid de Ímola ao vivo no "abre". Antecipem o espaço local das 6h para as 5h e aí as próprias e as afiliadas que se virem, puxa vida! Imponha-se ante elas, SP!!! São 10 horas e 30 minutos em dois dias!!! Ninguém usa tudo isso apenas com programas diferentes!!! Quatro horas a menos não farão diferença!!!

Agora que já me acalmei... voltemos à programação normal e à sequência desta coluna. (risos)

BandSports 2 a caminho? Do Flávio Ricco no "Canal 1": não há manifestação ainda da direção da Bandeirantes, mas estão em curso os trabalhos para montagem do segundo canal esportivo, com direito à tomada de providências inclusive no sentido de possíveis parcerias. Eu agora em mais uma das minhas bobagens irrelevantes que apenas e tão somente eu levo em conta e mais ninguém (risos): se surgir mesmo o BandSports 2, liberem nem que seja umas duas horas diárias para exibir eventos clássicos que as duas emissoras - a aberta e a fechada - transmitiram! Tipo era o "Clássicos BandSports" do começo do canal na primeira metade dos anos 2000. Nunca pedi nada! (rs)

Sempre vale ver o "Doc. BandSports" Mesmo virtual nestes tempos pandêmicos, o programa do Nivaldo de Cillo continua sendo um dos bons atrativos do canal. Neste fim-de-semana (primeira exibição às 22h do sábado e reprises em vários horários, entre eles as 19h30 do domingo), sua entrevistada é a ex-ginasta Laís Souza.

Amável dica para o Fox Sports na Libertadores Se ele escolher entre seus jogos da fase de grupos os dois ou ao menos um deles entre Flamengo e Vélez Sarsfield, deixo como sugestão - mesmo sabendo, por exemplo, do enorme carinho e consideração que imensa parte da torcida rubro-negra tem pelo João Guilherme especialmente depois da transmissão do Fox Sports 2 na final de 2019 - que a transmissão tenha Nivaldo Prieto e Paulo Calçade por motivos de "memória". Explico: Flamengo x Vélez tem tudo a ver com eles por remeter à Supercopa de 1995, já que foram eles que fizeram pela ESPN Brasil a famosa partida vencida pelos cariocas por 3 x 0 em Uberlândia, na qual um quebra-pau iniciado pelo Edmundo resultou numa bolachaçada desferida nele e numa treta daquelas.



Quando surge a Bibiana Bolson imponente O UOL Esporte trouxe uma matéria de Ana Flávia Oliveira sobre a repórter da ESPN, que passou a cobrir o Palmeiras no lugar de Eduardo de Meneses e que já cobrirá direto de Brasília tanto a Supercopa do Brasil quanto a Recopa Sul-Americana para os noticiários. Dois pontos que pinço da matéria: a conterrânea também foi infectada pelo coronavírus em 2020, chegando a ter uma grave sequela no rim (graças a Deus ela melhorou, ufa ufa!); e uma morte na tragédia da Chapecoense que a impactou demais foi a do amigo Guilherme Marques, repórter da TV Globo, que (na época em que ela estava no Esporte Interativo) a aconselhou a não desistir do jornalismo esportivo por algo muito bom estar reservado lá na frente, o que lhe foi importante num momento difícil que vivia pois enfrentara assédios moral e sexual em redações e "seu" momento não chegava.

Duas "Datas em 0 ou 5" deste fim-de-semana A deste sábado: 35 anos do "Seu Moço" Rafael Araldi, ex-locutor do Esporte Interativo entre 2009 e 2010 (despontado ao vencer a competição "O Narrador") e ex-coordenador esportivo da saudosa equipe esportiva da Rádio Regional FM de Florianópolis de 2010 até 2016, da qual era a voz titular. E a deste domingo: 25 anos de Felipe Garraffa, atualmente repórter e produtor de José Luiz Datena na Rede Bandeirantes, tanto no "Manhã Bandeirantes" da rádio AM/FM quanto no "Brasil Urgente" da TV, mas que tem boa parte da sua atual passagem pela Rádio Bandeirantes ligada à reportagem esportiva antes de ficar no geral.

Domingo: 40 anos da TV Bandeirantes Bahia



Uma das emissoras próprias da Rede Bandeirantes e terceira mais antiga do estado, ela celebra esta data tendo também o esporte presente na sua programação. Há 15 anos, o principal nome do segmento no canal 7 de Salvador é a mais acima já citada Juliana Guimarães, que na época do Brasileirão, da Série B e da Copa do Brasil reportou "trocentas" partidas da dupla Ba-Vi transmitidas pela rede nacional, além de ser a apresentadora local da hora do almoço há 13 anos, começando no "Jogo Aberto Bahia" em 2008, depois passando para "Os Donos da Bola" em 2013 e voltando a ser "Jogo Aberto" em 2019. Ano passado e no inicinho deste 2021, coube a ela os comentários das partidas da Série C nacional que eram transmitidas para as regiões Nordeste e Norte. Isso sem contar presenças não esportivas, como o "Band Folia" e eventuais apresentações do jornal noturno "Band Cidade".



Algumas curiosidades: nos idos de 1993, a Bandeirantes Bahia teve um programa chamado "Jogo Aberto", mas sem relação com o atual pois era um jornalístico exibido às 7h com apresentação de Raimundo Varela; na primeira metade dos anos 2000, quem passou por ali foi Patrícia Abreu, que depois seria por muitos anos apresentadora do "Globo Esporte" na TV Bahia; quando Juliana chegou à emissora em 2006, foi como estagiária do "Esporte Total Bahia", cujo apresentador era o ex-jogador Bobô, comentarista da rede em 1998; a primeira semana do "Donos da Bola" baiano em 2013 teve como convidado especial Edílson, hoje atuante no "Jogo Aberto" na matriz de São Paulo; e uma vez assisti uma transmissão regionalizada da Bandeirantes Bahia em 1999, no Bahia 2 x 2 Juventude + 1 x 4 das quartas-de-final, só não lembro qual era a equipe dela (a Bandeirantes do Rio Grande do Sul formou rede).



Enquanto isso, ao pesquisar sobre estes 40 anos para destacá-los neste PB tanto na "24 Horas" quanto no "Papo de Mídia", achei mais uma da qual não fiquei sabendo antes por ter perdido postagens dela nas redes sociais mesmo a seguindo nelas e por ninguém ter me avisado disso (eu não sei tudo de... ah, deixa pra lá, as pessoas não acreditam em mim, rs): quem retornou à emissora foi Mariana Monteiro, ex-repórter do SporTV no Rio de Janeiro do começo de 2010 até o fim de 2018. Ela estava fora da telinha desde então e atendeu a um convite da diretora jornalística Zuleica Andrade para retornar à Bandeirantes de Salvador, da qual fora repórter de 2004 até 2008. Mariana reapareceu no "Band Cidade" em 13 de fevereiro e passou a apresentá-lo de vez desde 29 de março para ali permanecer até agosto, quando está previsto o retorno da titular Carolina Rosa ao término de sua licença-maternidade.

Domingo: 25 anos da Rádio CBN/Diário



A data aponta o aniversário de uma das afiliadas mais antigas da rede noticiosa do Sistema Globo de Rádio, que sucedeu a Diário da Manhã inaugurada oficialmente em 1955 e que entrou recentemente no FM de Florianópolis através de um prefixo alugado. Desde o princípio, sua equipe é uma das principais do rádio esportivo do Sul, atualmente tendo nomes como Salles Júnior, Rodrigo Faraco, Janniter de Cordes, Kadu Reis, o decano Roberto Alves e Luiz Gonzaga, que na época do futebol nacional liderado pelo Marco Aurélio era a voz catarinense da rede.

Também já passaram por ali figuras como Paulo Branchi, Luiz Augusto Alano, Carlos Eduardo Lino, Renato Semensati, Paulo Cunha Brito, Miguel Livramento, Fabiano Linhares, Helton Luiz, Giovani Martinello... Muita gente boa escreveu seu nome na história da "rádio da torcida", também marcada pelo programa "Debate Diário", clássico do AM na ilha. Uma curiosidade é que, por muitos anos, a trilha de abertura das jornadas esportivas era a mesma icônica da Rádio Gaúcha (afinal, até 2016 a CBN/Diário era da RBS): "Sydney Stopover", com Norrie Paramor.

Sexta e sábado: 10 anos de Falcão trocando a Globo e a RBS pelo Internacional



É uma lembrança em dois dias e, como só me toquei dela neste sábado ao pesquisar as efemérides, vai nesta edição de fim-de-semana o registro. Primeiramente, a parte inicial dele: completou 10 anos na sexta-feira o fim do "Falcão na Gaúcha", programa de entrevistas que Paulo Roberto apresentou na AM/FM da RBS desde 1999 - faltou um mês para exatos 12 anos no ar. Grandes entrevistas com os maiores personagens do futebol brasileiro foram feitas neste período, até mesmo aquelas que não eram para ir ao ar. Em agosto de 2007, Falcão gravou uma conversa conjunta com Cláudio Duarte e Paulo César Carpegiani, respectivos treinadores de Juventude e Corinthians, que se enfrentariam. Porém, Claudião foi demitido do Papo antes do programa ir ao ar. Na faixa original das 13h, trocaram a entrevista. No entanto, um descuido fez com que ela fosse levada ao ar na reprise de sábado para domingo.

Naquele 9 de abril de 2011, Paulo Roberto Falcão se reuniu pela manhã com a direção do Internacional. Aumentava mais ainda o falatório já forte do dia anterior sobre ele ser o novo treinador. Na própria Rádio Gaúcha havia a expectativa de que seu programa não fosse ao ar, tanto que Eduardo Gabardo estava escalado para apresentar o "Bola na Mesa", que entrava às 13h durante as férias do comentarista. Foi somente às 11h45 daquele sábado que confirmaram a veiculação normal do "Falcão na Gaúcha" - isto é: normal nada. Afinal, tinha tudo para ser a última edição, como de fato foi. Os últimos entrevistados dele foram Cléber Machado e Mauro Naves, colegas de TV Globo (na qual sua derradeira transmissão aconteceu em 27 de março, no amistoso Brasil 2 x 0 Escócia feito diretamente de Londres com Galvão Bueno e Arnaldo Cezar Coelho). Mas o que todos queriam ouvir não era as entrevistas.

No começo do programa, o repórter Sérgio Boaz fez diversas perguntas para Falcão, tentando de todas as formas obter dele a confirmação de que treinaria o Colorado. Boaz foi acertadamente insistente nos questionamentos, mas o craque foi duro na queda ao se esquivar com elegância, alegando que precisava primeiro resolver questões profissionais com a RBS (na qual estava desde 1995) e a Globo (da qual fazia parte desde 1996). O máximo que ele disse no ar foi que quase acertara uma vez para treinar o Atlético Paranaense, mas que faltara acerto financeiro para isso. Ao término da atração, Paulo Roberto fez o encerramento de praxe e agradeceu ao produtor Diori Vasconcelos, que perguntou provocativamente se seria o último produtor, no que ouviu: "último não pega bem... deixa como penúltimo". E fim de programa. No dia seguinte, que completa 10 anos neste sábado, Falcão foi anunciado pelo Inter.

Revisitando a semana no "Papo de Mídia"

Este é o resumo dos destaques que esta coluna trouxe nos últimos sete dias (clique na data para ler a edição):

5 de abril O fim da transmissão do Campeonato Catarinense na TV Walter Abrahão; Facebook exibindo um Vasco x Bangu que não poderia mostrar pois não passou na Record; gol errado do Madureira mostrado pelo "Bom Dia Brasil"; Casagrande recuperado do coronavírus; engraçadinhos da internet tentando pegar Luiz Carlos Largo - e não conseguindo; Marcelo do Ó e a "falta fantasmagórica" na TV NSports; só a Guaíba com narrador na Arena para o Grenal de dois dias dentre as AM/FM de Porto Alegre que cobrem os dois times; Atlético x América em rádios de São Paulo, Porto Alegre e Fortaleza; e os 20 anos da morte de Ary Silva.

6 de abril Confirmada a volta de Galvão Bueno às narrações; Juventude assinando com TV Globo e Premiere; Luís Roberto retornando das férias em Tombense x Vasco; um mês sem Mariana Aragão na TV Bahia; a 1ª vez de Guilherme Cimatti reportando na TV Bandeirantes; a cirurgia na coluna de Neto; noite de futebol ao mesmo tempo na Record e no SBT; Conmebol TV chegando aos 200 mil assinantes fixos; "SporTV News" das 12h30 voltando ao ar após alguns dias; e clubes de Santa Catarina prometendo cobrar a TV Walter Abrahão na Justiça.

7 de abril Liga dos Campeões oficializada pelo SBT até 2023/2024; Danilo Ribeiro recebendo alta médica; Supercopa do Brasil confirmada para 11h para ter rede nacional total; Vanessa Riche participou da versão carioca de "Os Donos da Bola"; Álvaro José vacinado; nasceram os bebês de Chico Garcia com Mila Alves e de André Rizek com Andréia Sadi; 90 mil assinantes do pay-per-view do Campeonato Carioca; Jorge Vinícius na Rádio Central; Regiani Ritter revelou ter tido coronavírus; Rádio Grenal transmitindo os interioranos na Copa do Brasil; a volta de Geison Lisboa na Rádio Guaíba; e os 35 anos de Nadja Mauad.

8 de abril Classificação do GP da Emília-Romanha ao vivo na TV Bandeirantes; Glenda Kozlowski passando a morar em São Paulo; SBT confirmando o retorno do executivo Luciano Callegari Jr.; permanecida na Justiça a briga entre Globo e Athletico Paranaense; depois de 29 anos, Globo e SporTV voltarão a transmitir a Eurocopa com exclusividade; SporTV só pôde exibir Inter x Sassuolo a partir dos 18 minutos; um sufoco com Natália Lara ao narrar a NBA; a volta de Fernando Meligeni à ESPN; uma queixa procedente de Eugênio Leal sobre a Conmebol TV; e a estreia do repórter Maurício Ferreira na BandNews FM de São Paulo.

9 de abril Globo tentando obter mais jogos do Brasil nas Eliminatórias; Jota Júnior ainda não recebeu a segunda dose da vacina; Zetti comentando o Italiano na Bandeirantes mesmo já regressado ao São Paulo; Luiz Augusto Alano trocando Santa Catarina pela capital paulista; por causa de Rodrigo Faro, Carioca na Record aos domingos só no mata-mata; MMA da One na RedeTV! começa na próxima sexta; Fórmula E na Cultura às 10h no domingo pois no horário original privilegiarão a "Missa de Aparecida"; a morte de Marcelo Tieppo; os 10 anos da morte de Reali Júnior; os 15 anos do Paranaense exclusivo da CNT e do Gauchão sem equipe da RBS no Premiere; os 45 anos de Rogério Vaughan; e os 75 anos de Márcio Canuto.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sábado, 10/04/2021
07:00 - Velocidade, Fórmula E: classificação da 1ª corrida de Roma - CULTURA e SPORTV 2
08:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Leeds United - FOX SPORTS
08:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Millwall x Swansea - ESPN BRASIL
09:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Getafe x Cádiz - STAR HITS
10:00 - Futebol, Campeonato Russo: Khimki x Tambov - BANDEIRANTES (São Paulo - gravado)
10:30 - Futebol, Campeonato Russo: Ufa x Akhmat Grozny - BANDSPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x Aston Villa - ESPN BRASIL
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Derby County x Norwich - ESPN
11:00 - Velocidade, Fórmula E: 1ª corrida de Roma - CULTURA e SPORTV 2
11:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Athletic Bilbao x Alavés - FOX SPORTS
12:00 - Basquete, NBB: Unifacisa x Pato - ITARARÉ (Campina Grande) e YOUTUBE (canal a confirmar)
13:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Parma x Milan - BANDEIRANTES e SPORTV
13:00 - Futebol, Campeonato Russo: Rostov x Rubin Kazan - BANDSPORTS
13:00 - MMA, UFC Las Vegas 23: Marvin Vettori x Kevin Holland - SPORTV 3 (primeiras lutas) e COMBATE
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Crystal Palace x Chelsea - ESPN BRASIL
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Eibar x Levante - STAR HITS
13:30 - Rúgbi, Copa dos Campeões da Europa: Exeter Chiefs x Leinster - ESPN 2
14:00 - Futebol, Campeonato Português: Tondela x Porto - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Vilavelhense x Rio Branco de Vitória - TVE (ES)
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Portuguesa x Bangu - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Macaé x Resende - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Udinese x Torino - BANDSPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Bahia x ABC - SBT (BA, RN, PE, CE, PB e PI), PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Sampaio Corrêa x CSA - SBT (AL e MA), PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Ceará x Salgueiro - FOX SPORTS e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: 4 de Julho x Vitória - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Confiança x Fortaleza - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Treze x Sport - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: CRB x Altos - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Sergipano: Freipaulistano x Lagarto - ATALAIA (SE)
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Barcelona - ESPN BRASIL
16:00 - Basquete, NBB: Bauru x Mogi das Cruzes - CULTURA e FACEBOOK LNB (Internet)
16:00 - Golfe, Masters: 3ª rodada - ESPN
16:30 - Futebol, Campeonato Português: Paços de Ferreira x Benfica - ESPN 2
17:00 - Futebol, Campeonato Alagoano: Aliança x ASA - BANDEIRANTES (AL e RN) e YOUTUBE FAFTV (Internet)
17:05 - Futebol, Campeonato Amazonense: Amazonas x Iranduba - A CRÍTICA (AM)
18:00 - Surfe, Liga Mundial: Copa Newcastle (11º dia) - ESPN 2
18:15 - Futebol, Copa do Nordeste: Santa Cruz x Botafogo da Paraíba - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Minas x Itapetininga (semifinal, jogo 2) - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: São Paulo x São Caetano - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: São Bento x Red Bull Bragantino - SPORTV
20:30 - Velocidade, Nascar Cup Series: etapa de Martinsville - FOX SPORTS
21:00 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Racing x Independiente - ESPN BRASIL
21:00 - Hóquei, NCAA Masculina: final - ESPN 2
21:05 - Futebol, Campeonato Carioca: Volta Redonda x Botafogo - RECORD (RJ, ES, SC, PR, DF, GO, BA, SE, PI, PA, AM, RO, AP e regiões de Uberlândia e Varginha), PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e BOTAFOGO TV (Internet)
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Renata x Taubaté (semifinal, jogo 2) - SPORTV 2
21:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Brooklyn Nets - ESPN
22:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Santos x Botafogo - SPORTV
23:00 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Houston Rockets - SPORTV 3
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
04:00 - Rúgbi, Super Rugby: Highlanders x Chiefs - ESPN PLAY
06:45 - Rúgbi, Super Rugby: Reds x Brumbies - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, Aberto da Sardenha: semifinais - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, Aberto da Andaluzia: semifinais - ESPN PLAY
08:00 - Futebol, Alemão Série B: Erzgebirge Aue x Saint Pauli, Holstein Kiel x Regensburg e Paderborn x Bochum - ONEFOOTBALL
08:30 - Rúgbi, Premiership: Leicester Tigers x Newcastle Falcons - ESPN PLAY
09:30 - Rúgbi, Torneio das Seis Nações: Itália x Inglaterra - ESPN PLAY
10:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Spezia x Crotone - ESTÁDIO TNT SPORTS
10:00 - Turfe: Grande Festival Nacional - ESPN PLAY
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Union Berlin, Werder Bremen x RB Leipzig, Hertha Berlim x Borussia Monchengladbach e Eintracht Frankfurt x Wolfsburg - ONEFOOTBALL
11:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Hamilton x Dundee - ESPN PLAY
11:00 - Futebol, Inglês Série B: Queens Park Rangers x Sheffield Wednesday - ESPN PLAY
11:00 - Rúgbi, Copa dos Campeões da Europa: La Rochelle x Sale Sharks - ESPN PLAY
11:45 - Tênis, WTA de Charleston: semifinais - ESPN PLAY
12:00 - Futebol, Campeonato Francês: Strasbourg x Paris Saint Germain - ONEFOOTBALL
12:00 - Tênis, WTA de Bogotá: semifinais - ESPN PLAY
12:30 - Rúgbi, Torneio das Seis Nações: País de Gales x Irlanda - ESPN PLAY
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Galatasaray x Karagumruk - DAZN
13:15 - Futebol, Espanhol Série B: Rayo Vallecano x Girona - ESPN PLAY
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Stuttgart x Borussia Dortmund - ONEFOOTBALL
14:00 - Boxe, Super-Médio: Ramil Gadzhyiev x Ivan Murashkin - DAZN
14:40 - Basquete, Liga dos Campeões das Américas: São Paulo x San Lorenzo - DAZN
15:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Rio Branco de Venda Nova x Real Noroeste, Pinheiros x São Mateus, Serra x Estrela do Norte e Desportiva x Vitória - MYCUJOO CAPIXABÃO BANESTES
15:00 - Boxe, Meio-Médio da AMB: Conor Benn x Samuel Vargas - DAZN
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Chapecoense x Próspera e Juventus x Marcílio Dias - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Francês: Montpellier x Olympique - ONEFOOTBALL
16:00 - Vôlei, Superliga Masculina Série B: Aeroclube x JF Vôlei e Brasília x Anápolis (semifinais) - TV NSPORTS
16:00 - Rúgbi, Taça Desafio: Northampton Saints x Ulster e Montpellier x Benetton Treviso - ESPN PLAY
17:10 - Basquete, Liga dos Campeões das Américas: Flamengo x Caballos - DAZN
19:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Brusque x Hercílio Luz - TV NSPORTS
19:30 - Futebol, Campeonato Chileno: Audax x Universidad Católica - ESTÁDIO TNT SPORTS
19:40 - Basquete, Liga dos Campeões das Américas: Minas x Quimsa - DAZN
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Tampa Bay Lightning x Nashville Predators - ESPN PLAY
22:00 - Boxe, Premier Boxing: Jaron Ennis x Sergey Lipinets - ESPN PLAY
22:10 - Basquete, Liga dos Campeões das Américas: SESI/Franca x Real Esteli - DAZN
00:30 - Rúgbi, Super Rugby: Hurricanes x Crusaders - ESPN PLAY


Domingo, 11/04/2021
04:00 - Velocidade, Fórmula E: classificação da 2ª corrida de Roma - CULTURA e SPORTV 2
08:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Newcastle - ESPN BRASIL
08:00 - Velocidade, Fórmula E: 2ª corrida de Roma - SPORTV 2 e CULTURA (Internet)
08:00 - Velocidade, Espanhol de Superbike: 1ª etapa - BANDSPORTS
09:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Villarreal x Osasuna - STAR HITS
09:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Venlo x PSV Eindhoven - ESPN
10:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Ham x Leicester - ESPN BRASIL
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Schalke 04 x Augsburg - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e ONEFOOTBALL (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Russo: Sochi x Zenit - BANDSPORTS
11:00 - Futebol, Supercopa do Brasil: Flamengo x Palmeiras - GLOBO e SPORTV
11:00 - Rúgbi, Copa dos Campeões da Europa: Clermont x Toulouse - ESPN 2
11:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Valencia x Real Sociedad - FOX SPORTS
11:45 - Futebol, Campeonato Holandês: RKC Waalwijk x Ajax - ESPN
12:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Manchester United - ESPN BRASIL
13:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Roma x Bologna - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e TNT
13:15 - Futebol, Campeonato Belga: Anderlecht x Brugge - FOX SPORTS
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Valladolid x Granada - STAR HITS
14:00 - Basquete, LBF: Blumenau x Catanduva - CULTURA e TV NSPORTS (Internet)
15:00 - Golfe, Masters: última rodada - ESPN
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Madureira x Boavista - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Atalanta - BANDSPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Cruzeiro x Atlético - GLOBO MINAS (MG) e SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Retrô x Náutico - GLOBO NORDESTE (PE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Figueirense x Joinville - NSC (SC)
16:00 - Futebol, Campeonato Goiano: Vila Nova x Goiás - ANHANGUERA (GO)
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: União ABC x Comercial - MORENA (MS)
16:00 - Futebol, Campeonato Potiguar: Santa Cruz x Globo - BANDEIRANTES (RN e AL)
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Betis x Atlético de Madrid - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Português: Sporting x Famalicão - ESPN BRASIL
17:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Arizona Coyotes x Vegas Golden Knights - ESPN 2
18:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Fluminense x Nova Iguaçu - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e FLUTV (Internet)
18:15 - Futebol, Campeonato Mineiro: Tombense x América - SPORTV
18:30 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Union Santa Fe x Boca Juniors - FOX SPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Guarani x Corinthians - PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: Philadelphia Phillies x Atlanta Braves - ESPN 2
21:00 - Futebol, Copa da Liga Argentina: River Plate x Colón - FOX SPORTS
21:00 - Rúgbi, Superliga Americana: Cobras Brasil XV x Jaguares XV - ESPN
23:00 - Basquete, NBA: Miami Heat x Portland Trail Blazers - BANDEIRANTES
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
07:15 - Futebol, Campeonato Holandês: Utrecht x Feyenoord - ESPN PLAY
07:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Internazionale x Cagliari - ESTÁDIO TNT SPORTS
08:00 - Futebol, Campeonato Francês: Rennes x Nantes - ONEFOOTBALL
08:00 - Tênis, Masters de Monte Carlo: várias partidas - ESPN PLAY
08:00 - Tênis, Aberto da Sardenha: final - ESPN PLAY
08:30 - Futebol, Campeonato Belga: Genk x STVV - ESPN PLAY
08:30 - Futebol, Alemão Série B: Hannover x Heidenheim, Osnabruck x Braunschweig e Wuerzburger Kickers x Nuremberg - ONEFOOTBALL
08:30 - Rúgbi, Copa dos Campeões da Europa: Bordeaux x Racing 92 - ESPN PLAY
09:00 - Futebol, Espanhol Série B: Malaga x Albacete - ESPN PLAY
09:00 - Tênis, Aberto da Sardenha: final - ESPN PLAY
10:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Uberlândia x Athletic - TV NSPORTS
10:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Genoa, Sampdoria x Napoli e Verona x Lazio - ESTÁDIO TNT SPORTS
12:00 - Tênis, WTA de Bogotá: final - ESPN PLAY
12:05 - Futebol, Campeonato Francês: Monaco x Dijon - ONEFOOTBALL
13:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Colônia x Mainz 05 - ONEFOOTBALL
13:15 - Futebol, Espanhol Série B: Mirandes x Logroñes e Mallorca x Lugo - ESPN PLAY
14:00 - Tênis, WTA de Charleston: final - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Sheffield United x Arsenal - DAZN
15:00 - Rúgbi, Superliga Americana: Olimpia Lions x Peñarol - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Mineiro: Patrocinense x Pouso Alegre - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Athletico x Maringá - FURACÃO LIVE
16:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Londrina x Coritiba - COXA PRIME
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Avaí x Concórdia - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: URT x Boa Esporte - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lyon x Angers - ONEFOOTBALL
16:00 - Futebol, Campeonato Chileno: La Serena x Universidad de Chile - ESTÁDIO TNT SPORTS
17:30 - Futebol, Campeonato Mineiro: Coimbra x Caldense - TV NSPORTS
18:00 - Rúgbi, Superliga Americana: Cafeteros Pro x Selknam - ESPN PLAY
19:40 - Basquete, Liga dos Campeões das Américas: primeira semifinal - DAZN
21:00 - Futebol, Campeonato Chileno: Colo-Colo x O'Higgins - ESTÁDIO TNT SPORTS
22:10 - Basquete, Liga dos Campeões das Américas: segunda semifinal - DAZN


Segunda, 12/04/2021
09:30 - Tênis, Masters de Monte Carlo: várias partidas - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Celta x Sevilla - FOX SPORTS
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Brighton x Everton - ESPN BRASIL
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Itapetininga x Minas (semifinal, jogo 3, se necessário) - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: São Paulo x Red Bull Bragantino - SPORTV
20:30 - Basquete, NBA: New York Knicks x Los Angeles Lakers - SPORTV 3
20:30 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Dallas Mavericks - ESPN
20:30 - Beisebol, MLB: Chicago Cubs x Milwaukee Bucks - ESPN 2
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Taubaté x Renata (semifinal, jogo 3, se necessário) - SPORTV 2
23:05 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Golden State Warriors - ESPN
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, Masters de Monte Carlo: várias partidas - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Bromwich x Southampton - DAZN
14:00 - Tênis, Aberto Feminino MUSC Health: várias partidas - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hoffenheim x Bayer Leverkusen - ONEFOOTBALL
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Benevento x Sassuolo - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Aquidauanense x Operário - MYCUJOO TV FFMS
19:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Criciúma x Metropolitano - TV NSPORTS

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.