Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 5 de abril de 2021
Acabou o Campeonato Catarinense na TV WA



Quem leu esta coluna na última quinta-feira lembrará do que falei sobre a enorme dificuldade para descobrir o Campeonato Catarinense na TV Walter Abrahão devido à irrisória divulgação delas. Bom, agora não tem mais nem só divulgação, mas também não tem mais transmissão. A bomba estourou ontem no fim da manhã, trazida no Twitter pelo Cristian Delosantos, setorista do Avaí na Rádio Guarujá: não houve acerto para a continuidade da exibição pois o valor combinado com a associação SC Clubes não foi acertado. Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o acerto consistia em R$ 1 milhão para ser dividido entre os 12 participantes e a WA afirmou a eles que não conseguiria cumprir os compromissos financeiros. Walter Abrahão Filho disse estar afastado da emissora neste momento devido à pandemia, mas afirmou que parte dos jogos foi paga, não sabendo detalhar o que ocorreu.

O Catarinense continua veiculado pela NSC (Globo), que tem um jogo exclusivo por rodada, e pela web TV NSports, que exibe todos os demais - e era um destes que a TV WA. Até duas semanas atrás, a WA contava com ex-profissionais do Fox Sports direto de SP, Rodrigo Cascino e Leandro Quesada (este ainda fez a Recopa Catarinense em dupla com Marco de Vargas). Porém, as duas últimas partidas foram relatadas por uma dupla da Super Rádio Tupi, Cyro Neves e Jorge Pereira. A derradeira foi Figueirense x Hercílio Luz na quarta passada, tão "secreta" que não encontrei no Twitter um único post que fosse com a hashtag #CatarinenseTVWA referente a ela, da qual só fui saber horas depois de feita ao ver uma chamada feita pelo Cyro nas redes sociais. A TV Walter Abrahão chegou a sonhar (e adquirir!) as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo e ficou sem ela e sem o Catarinense. Inacreditável.

Outros destaques



Carioca na Record aos domingos? Pode ser. Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: como a audiência nas noites de sábado não tem sido essas maravilhas todas, a Record Rio negocia com a organização do Campeonato Carioca para sua exibição de fim-de-semana passar a ser nas tardes de domingo, algo que dois diretores dela confirmam e que já deixou as filiais e afiliadas exibidoras de sobreaviso. Nenhum jogo às 21h05 dos sábados bateu nos dois dígitos, nem mesmo com o Flamengo em campo (nem imagino por qual motivo... rs). A aposta deverá ser nas 16h dos domingos, faixa tradicional das últimas duas décadas, na qual a Globo tem mostrado filmes em "Campeões de Bilheteria" - ou, agora no caso específico da capital fluminense, "Sessão Telecine de Cinema". Já era para ter sido assim desde o começo, não é possível que Rodrigo Faro seja tão "intocável" assim. Ele não é Raul Gil. (eh, eh)

"Que papo é esse de 'ele não é Raul Gil', Edu?" Recupere a coluna da última quarta-feira, rememorei ali.

Rateada do Facebook no sábado A fanpage oficial do Campeonato Carioca estava passando Vasco x Bangu ao vivo, o que não teria nada de mais não fosse o fato de que não teve TV aberta devido a, nesta rodada bem desmembrada em vários dias, o jogo escolhido pela Record ser Macaé x Fluminense nesta terça. E qual a relação de uma coisa com a outra? Simples: a rede social só pode mostrar as partidas que têm canal aberto, o que não foi o caso desta, mesmo mantida para sábado às 21h05 quando não mais escolhida para passar na Record. Resultado: a transmissão foi derrubada na metade do primeiro tempo. Olha... Eu tô que nem Elton John com a gata loira do videoclipe de "Something About The Way You Look Tonight": estou sem palavras e não sei por onde começar.

Gol errado no "Bom Dia Brasil" de hoje Soube dessa pelo Eduardo Moura: nos gols dos estaduais exibidos nesta segunda, o de empate da Portuguesa com o Botafogo foi mostrado erradamente. Passaram um dela que foi anulado aos 23 minutos do primeiro tempo, quando o efetivo de 1 x 1 aconteceu aos 28 do segundo. O texto lido pela apresentadora Carol Barcellos destacou acertadamente o golaço de Chay, mas a imagem foi a errada.



Casagrande recuperou-se do coronavírus, boa! O comentarista da Globo testou negativo em exames feitos neste fim-de-semana e comunicou isso através do Instagram, agradecendo os apoios enviados e avisando que não vai relaxar nos cuidados e que todos devemos continuar a ter máximo cuidado nestes tempos pandêmicos. Diante disso, liberado ele está para voltar ao estúdio assim que for escalado para programas ou transmissões.

"Fantástico" exibiu os gols do "artilheiro musical" do Bahia Depois da desfeita do domingo anterior, passaram os quatro do Gilberto nos 5 x 0 diante do Altos com a canção pedida por ele, uma do Rappa. O detalhe é que os lances foram mostrados com imagem própria de filmagem jornalística da TV Bahia, o que dispensaria a necessidade de uso das imagens oficiais da Copa do Nordeste (e só reforça a impressão que manifestei na coluna da última quinta, depois de ver no GloboEsporte imagens de Santa Cruz x Sport com filmagem própria da Globo Nordeste para seus jornais). A matéria do Sérgio Pinheiro para este Bahia x Altos, mostrada na última segunda pela edição baiana do "Globo Esporte", misturou as imagens da filmagem jornalística própria com as oficiais cedidas pela Copa.



Por onde anda Simone Mello? O UOL Esporte trouxe uma matéria bem legal de Stephanie Calazans (parente do Fernando?) sobre a ex-apresentadora da TV Bandeirantes, na qual atuou de 1985 até o primeiro semestre de 1999, quando a Traffic assumiu o departamento esportivo dela e vários nomes clássicos saíram, casos dela e de Elia Júnior, Marco Antônio e Jota Júnior, entre outros. Hoje com 58 anos, ela lembrou do seu começo no esporte mesmo sem nunca ter sido tão íntima dele, ainda na Bandeirantes de Belo Horizonte e na última semana daquele Campeonato Mineiro, quando cobriu uma ausência de Flávio Carvalho, marcante repórter e apresentador da filial e que na época trabalhava na Secretaria de Cultura, pois ele viria à aldeia pampeana cobrir o Festival de Gramado. Simone também lembrou que, por causa do filho de dois anos, abdicou de ir à França para a Copa do Mundo em 1998.

"Stadium" um pouco mais tarde A partir de hoje, o programa da TV Brasil terá 10 minutos a menos devido às reformulações na grade de programação, não mais começando às 19h30 e sim às 19h40.

Rodrigo Santos na TV Cultura O narrador da Rádio Cidade de Brusque e debatedor do "Marcou no Esporte" na Rádio Guarujá de Florianópolis pintou ontem na emissora paulista em Blumenau x SESI/Araraquara, pela LBF.



Por onde anda Alphonse Voigt? Fernando Rudnick traz no UmDois Esportes um material sobre o empresário e co-fundador da empresa Ebanx, torcedor do Paraná desde sempre e que já foi seu dirigente na segunda metade dos anos 2000. Alphonse foi figura assídua na televisão esportiva de Curitiba nos últimos 20 anos em programas como "Tribuna no Esporte", da TV Iguaçu (atual Rede Massa), apresentado no início deste século pelo saudoso Alexandre Zraik e no qual ele era o representante paranista na bancada de torcedores. Depois disso, ele passou a apresentar programas no Canal 21 e na TV Bandeirantes, na qual fez versões locais do "Esporte Total" e do "Jogo Aberto".

Os engraçadinhos da internet não pegaram Luiz Carlos Largo, não Esperto estava o narrador da ESPN no Heerenveen x Ajax de ontem (obrigado ao seguidor Daniel F. Silva pela dica). Um tuiteiro pediu um abraço para "Davi Adão" e Largo o saudou, mas pelo "nome completo": Davi de Oliveira Adão. Ah, ah, ah!!!!!

Marcelo do Ó e a "falta fantasmagórica" no Campeonato Catarinense Transmitindo Próspera x Juventus pelo Campeonato Catarinense, ele adicionou um ineditismo à sua carreira de uma década e meia: uma falta "cometida" sobre Leomir, do Próspera, por um "espírito zombeteiro" nas palavras do Marcelo, eh, eh, eh... "Espíritos zombeteiros" me lembraram daquele episódio do "Chaves", no qual o Seu Madruga ficava sonâmbulo.

Libertadores na Conmebol TV O pay-per-view próprio da entidade na Claro/Net e na Sky mostrará nesta terça San Lorenzo x Santos, às 21h30, e a curiosidade da transmissão é que, além da dupla central com Carlos Fernando e Júlio Gomes, quem também estará no pré e no pós ao lado de Napoleão de Almeida é Millena Portela, jornalista brasileira que morou muitos anos na Argentina, tornou-se especialista no futebol portenho e virou figurinha carimbada nos últimos meses em diversos programas do BandSports com participações especiais.



Rádio Guaíba com narração presencial no "Grenal de dois dias" Das quatro AM e/ou FM que cobrem a dupla Grenal em Porto Alegre, somente ela teve seu locutor presente na Arena para a vitória do Grêmio sobre o Internacional, com José Aldo Pinheiro ao lado do repórter Rafael Pfeiffer na cabine. A Gaúcha teve Pedro Ernesto Denardin narrando de casa e Bandeirantes e Grenal tiveram Marco Antônio Pereira e Haroldo de Souza em estúdio.

Clássico mineiro para paulistas, gaúchos e cearenses Atlético x América foi a principal partida deste domingo por ser clássico e reunir dois clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, um deles um dos ditos "12 grandes" do país, e isso amplificou seu alcance no rádio além das esportivas de Belo Horizonte. Destaquei na coluna de fim-de-semana que a Jovem Pan anunciou a partida com transmissão do Nilson Cesar, certo? Pois além dela, Galo x Coelho também foi feito pela Trianon, com Danillo Almeida, e pela Bandeirantes. Esta última teve sua jornada reproduzida aqui em Porto Alegre, onde pude escutar direto pelo FM local o relato do Rogério Assis. Além das três paulistanas, Fortaleza também escutou o duelo das alterosas na Pan (retransmissão do SAT) e na Verdes Mares.

Uma "Data em 0 ou 5" desta segunda Completa 35 anos Thiago César, recentemente estreado na TV Ponta Negra (SBT Rio Grande do Norte) como apresentador do "Arena" e que já foi da InterTV Cabugi (Globo).



Os 20 anos da morte de Ary Silva É a "Data em 0 ou 5" desta segunda-feira. Nascido em 1917, ele foi o primeiro presidente da ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) - tanto de 1941 até 1946 quanto entre 1949 e 1949, neste ínterim estando Rebello Jr. no comando - e trabalhou nas Emissoras Associadas, nas Organizações Globo e na Rádio Bandeirantes, da qual foi o primeiro contratado do departamento de esportes criado pela emissora em 1939 e produziu e dirigiu o programa "Bola ao Ar", criado por Otávio Gabus Mendes. Antes disso, cobriu por ela a Copa do Mundo de 1938. Foi ainda vereador paulistano e deputado estadual em SP.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 05/04/2021
08:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Middlesbrough x Watford - FOX SPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Russo: Zenit x Khimki - BANDSPORTS
13:15 - Futebol, Campeonato Belga: Royal Antwerp x Anderlecht - ESPN
14:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x Crystal Palace - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Português: Benfica x Marítimo - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Valladolid - FOX SPORTS
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x West Ham - ESPN
16:45 - Basquete, NBB: Corinthians x Unifacisa - ITARARÉ (Campina Grande)
17:00 - Beisebol, MLB: Kansas City Royals x Cleveland Indians - ESPN 2
18:00 - Surfe, Liga Mundial: Copa Newcastle (6º dia) - FOX SPORTS
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Botafogo da Paraíba x Confiança - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
19:30 - Basquete, NBB: Caxias x Flamengo - DAZN
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Caxias x Juventude - SPORTV
20:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x Boston Red Sox - ESPN 2
21:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Madureira x Flamengo - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e FLATV (Internet)
21:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x Praia Clube (final, jogo 3) - SPORTV 2
22:00 - Basquete, NCAA Masculina: Baylor x Gonzaga (final) - ESPN
23:00 - Beisebol, MLB: Chicago White Sox x Seattle Mariners - ESPN 2
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, ATP da Sardenha: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, ATP da Andaluzia: várias partidas - ESPN PLAY
11:00 - Futebol, Inglês Série B: Rotherham x Wycombe Wanderers - ESPN PLAY
11:00 - Futebol, Inglês Série C: Peterborough x Sunderland - ESPN PLAY
11:00 - Tênis, WTA de Charleston: várias partidas - ESPN PLAY
12:00 - Tênis, WTA de Bogotá: várias partidas - ESPN PLAY
13:30 - Futebol, Inglês Série B: Sheffield Wednesday x Cardiff - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Espanhol Série B: Cartagena x Alcorcon - ESPN PLAY
14:00 - Basquete, NBB: Paulistano x Brasília - METRÓPOLES
15:30 - Futebol, Alemão Série B: Saint Pauli x Braunschweig - ONEFOOTBALL
16:00 - Futebol, Espanhol Série B: Fuenlabrada x Zaragoza - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Campeonato Português: Moreirense x Sporting - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Brasil x Pelotas e Aimoré x Novo Hamburgo - GLOBOESPORTE


Terça, 06/04/2021
10:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Tapajós x Castanhal - CULTURA (PA)
13:45 - Futebol, Copa da França: Monaco x Metz - FOX SPORTS
15:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Norwich x Huddersfield - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Manchester City x Borussia Dortmund - TNT e FACEBOOK TNT SPORTS (Internet)
18:00 - Surfe, Liga Mundial: Copa Newcastle (7º dia) - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Coritiba x Operário - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Emelec x Macará - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Nacional do Paraguai x 12 de Octubre - CONMEBOL TV
19:30 - Basquete, NBB: Minas x Bauru - ESPN
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Washington Capitals x New York Islanders - ESPN 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: San Lorenzo x Santos - SBT e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Fortaleza x Ypiranga de Erechim - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Cerro Largo x Peñarol - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Deportivo Cali x Tolima - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Huachipato x Antofagasta - CONMEBOL TV
21:35 - Futebol, Campeonato Carioca: Macaé x Fluminense - RECORD (RJ, ES, SC, PR, DF, GO, BA, SE, PI, PA, AM, RO, AP e regiões de Uberlândia e Varginha), PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e FLUTV (Internet)
23:00 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Milwaukee Bucks - SPORTV 2
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, Aberto da Sardenha: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, Aberto da Andaluzia: várias partidas - ESPN PLAY
11:00 - Tênis, WTA de Charleston: várias partidas - ESPN PLAY
12:00 - Tênis, WTA de Bogotá: várias partidas - ESPN PLAY
13:30 - Futebol, Alemão Série B: Heidenheim x Holstein Kiel - ONEFOOTBALL
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Real Madrid x Liverpool - FACEBOOK TNT SPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS
16:45 - Basquete, NBB: Fortaleza x SESI/Franca - DAZN
19:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Marathon x Portland Timbers - ESPN PLAY
19:30 - Basquete, LBF: Liga Super x Vera Cruz - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Alagoano: CSA x Coruripe - YOUTUBE FAFTV
20:00 - Beisebol, MLB: New York Mets x Philadelphia Phillies - ESPN PLAY
20:00 - Natação, NCAA Feminina: várias provas - ESPN PLAY
21:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Alajuelense x Atlanta United - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Arcahale x Cruz Azul - ESPN PLAY


Quarta, 07/04/2021
13:00 - Golfe, The Masters: torneio de quarta-feira - ESPN 2
13:30 - Futebol, Copa da Alemanha: Regensburg x Werder Bremen - FOX SPORTS
13:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Internazionale x Sassuolo - SPORTV
13:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Napoli - TNT
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Atlético x Pouso Alegre - PREMIERE
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Porto x Chelsea - TNT e FACEBOOK TNT SPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Sociedad x Athletic Bilbao - FOX SPORTS
16:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Itapetininga x Minas (semifinal, jogo 1) - SPORTV 2
17:30 - Futebol, Campeonato Mineiro: Coimbra x Cruzeiro - PREMIERE
18:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Santa Cruz x Vera Cruz - PREMIERE
18:00 - Surfe, Liga Mundial: Copa Newcastle (8º dia) - ESPN 2
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Vitória x Rio Branco de Vitória - SPORTV
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Taubaté x Renata (semifinal, jogo 1) - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Independiente del Valle x Grêmio - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Nacional Potosí x Guabirá - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Mineros de Guayana x Arágua - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Montevideo City Torque x Fénix - CONMEBOL TV
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: ABC x 4 de Julho - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
19:30 - Beisebol, MLB: Baltimore Orioles x New York Yankees - ESPN 2
20:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Afogados x Sport - PREMIERE
20:30 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Brooklyn Nets - ESPN
21:30 - Futebol, Recopa Sul-Americana: Defensa y Justicia x Palmeiras (ida) - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Tombense x Vasco - GLOBO (RJ e maioria da rede) e SPORTV (canal a confirmar)
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Bahia x Manaus - GLOBO (a confirmar BA e AM) e SPORTV (canal a confirmar)
21:30 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Salgueiro x Náutico - GLOBO NORDESTE (PE) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Avaí x Joinville - NSC (SC)
21:30 - Futebol, Campeonato Goiano: Grêmio Anápolis x Atlético - ANHANGUERA (GO)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Libertad x Atlético Nacional - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Palmaflor x Jorge Wilstermann - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Sport Huancayo x UTC - CONMEBOL TV
21:35 - Futebol, Campeonato Amazonense: São Raimundo x Amazonas - A CRÍTICA (AM)
23:00 - Basquete, NBA: Utah Jazz x Phoenix Suns - ESPN
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
06:00 - Tênis, Aberto da Sardenha: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, Aberto da Andaluzia: várias partidas - ESPN PLAY
11:00 - Tênis, WTA de Charleston: várias partidas - ESPN PLAY
12:00 - Tênis, WTA de Bogotá: várias partidas - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Pernambucano Feminino: Sport x Náutico (final) - MYCUJOO FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA
15:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Athletic x URT - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Copa do Brasil: Juazeirense x Volta Redonda e Picos x Boavista - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Caldense x Uberlândia - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: Novo x Aquidauanense - MYCUJOO TV FFMS
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Bayern de Munique x Paris Saint Germain - FACEBOOK TNT SPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS
16:45 - Basquete, NBB: Pinheiros x Paulistano - DAZN
19:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Saprissa x Philadelphia Union - ESPN PLAY
19:00 - Futebol, Mexicano Série B: Mineros x Cimarrones - ESPN PLAY
19:30 - Basquete, NBB: Flamengo x Cerrado - DAZN
19:30 - Beisebol, MLB: Baltimore Orioles x New York Yankees - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Campeonato Alagoano: CEO x CRB - YOUTUBE FAFTV
20:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Montreal Canadiens x Toronto Maple Leafs - ESPN PLAY
21:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: León x Toronto FC - ESPN PLAY
21:00 - Futebol, Mexicano Série B: Cancún x Leones Negros - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Olimpia de Honduras x América do México - ESPN PLAY
23:00 - Futebol, Mexicano Série B: Dorados x Atlético Morelia - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.