Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 30 de março de 2021
Grenal às 22h15 de sábado com RBS TV

Daquelas coisas do tipo "a última que eu imagino é isso daí": sim, clássico Grenal às 10 e 15 da noite de um sábado. Assim teremos no próximo fim-de-semana com o do Campeonato Gaúcho, pedido que foi este horário pela RBS TV, que vai transmiti-lo ao vivo em licença concedida pela Rede Globo - e não há outra maneira de fazê-lo no fim-de-semana se não for com excepcionalidades assim, visto que às 4 da tarde de domingo está impossível neste momento pois o futebol só pode acontecer aqui no Rio Grande do Sul depois das 8 da noite por determinação do governo estadual (tanto que o Gauchão tem passado apenas às quartas em canal aberto neste momento), o que está completando um mês e fez com que a ida da final Grêmio x Palmeiras na Copa do Brasil fosse às 21h de um domingo.

De Gabriel Vaquer e Jeremias Wernek no UOL Esporte: para viabilizar a alteração que permitirá Grêmio x Internacional às 22h15, a afiliada gaúcha mostrará "Amor de Mãe" e "Big Brother Brasil" mais cedo, respectivamente às 21h05 e às 21h50, com o "Altas Horas" entrando depois do futebol - e aí ficarão para os filmes da madrugada o ajuste da grade até o retorno à rede no "Pequenas Empresas & Grandes Negócios" domingo de manhã (já que as faixas da "Santa Missa" e do "Globo Comunidade" são sempre usadas pelo musical nativista "Galpão Crioulo"). Com o Grenal no sábado, os tricolores viajarão no domingo até o Equador para encarar o Independiente del Valle, na próxima quarta, pela última pré-grupos da Libertadores. Na segunda-feira, Caxias x Juventude terá SporTV às 20h.

Grenal depois da novela até não é novidade, já aconteceu algumas vezes até mesmo às 21h50, 22h, por aí. Mas sendo às 22h15, provavelmente seja o clássico de horário mais tardio da história. Especificamente em finais de semana, o mais tardio do qual sei nem tinha TV na parada e aconteceu em 10 de fevereiro de 1985, no Olímpico, Grêmio 2 x 0 pelo Brasileirão. Acontecerá com a RBS no próximo fim-de-semana o que teve com a Rede Massa (SBT) no último: o jogo começará no sábado e acabará no domingo, só que esse aí direto do início ao fim, diferentemente do Coritiba x Cascavel CR interrompido no intervalo por causa do dilúvio em Arapongas...

Outros destaques

Jogos de amanhã foram das 21h30 para as 22h Quando coloquei isso na coluna de ontem (que só consegui publicar depois das 4 da tarde), eu nem fazia ideia disso, mas imaginava que pudesse acontecer por lembrar do que houve na semana passada, quando São Bento x Palmeiras e Internacional x Caxias tiveram a mesma troca na véspera das realizações. Desta vez isso afeta os jogos da Globo na antevéspera, retardando em meia hora São Luiz x Grêmio, Chapecoense x Brusque e Goiás x Jaraguá. Enquanto Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás tiverem futebol, a rede nacional terá Colin Farrellem "Animais Fantásticos e Onde Habitam" em "Cinema Especial".

Paulistão na Globo no sábado à noite? Do Marcel Rizzo no UOL Esporte: a emissora gostou da ideia da Federação de colocar a maioria das partidas do torneio, sobretudo dos quatro grandes, para depois das 20h mesmo aos sábados e domingos. Se isso efetivamente acontecer, a exibição da TV aberta deverá ser encaixada no sábado, entre 21h30 e 22h. Dois motivos extras: o Campeonato Paulista na Globo concorreria com o Carioca na Record, já que agora o certame de SP virou nacional por passar nos estados que recebiam o do RJ; e partidas no sábado à noite rendem material para reportagens e comentários no "Esporte Espetacular", que agora tem um blocão de hora cheia todo local pros paulistas e que desde setembro deixou de ser o único programa do segmento nas manhãs dominicais da TV aberta desde que a Bandeirantes retomou o "Show do Esporte". Será que teremos isso tudo mesmo?

Fotos ao invés de vídeo em matéria do "Globo Esporte" Curioso isso que aconteceu na edição carioca desta segunda: a reportagem do Fluminense, feita pelo Bruno Côrtes, mencionou a derrota pro Volta Redonda na sexta-feira passada, só que não com vídeos do jogo e sim com... fotos. Sim, fotos. Eu olhei isso e fiquei: "ahrn???" Me veio até um pensamento: será que as imagens do Campeonato Carioca cedidas pela Record não teriam um limite de tempo de uso? (tipo: o jogo na sexta tu utilizas elas na sexta, no sábado e no domingo, depois de segunda não mais) Porque, se não for algo assim, não há a menor explicação para usarem fotos ao invés de vídeo da partida. "Ah, mas assim evitam passar 'gratuitamente' o logo da Record", alguém poderia alegar. Mas já tão passando sempre, oras!

A Globo não mostrou os gols do Bahia Muita gente reclamou - com razão - que os gols dos 5 x 0 sobre o Altos, anteontem pela Copa do Nordeste, não foram mostrados pelo bloco de gols do "Fantástico". Mesmo que a emissora tenha por hábito mostrar sempre em seus programas e noticiários nacionais os gols das partidas dos ditos "12 grandes" (os quatro do RJ, os quatro de SP e as duplas de MG e RS) e também de todos os clubes da Série A do Brasileirão (o que neste ano fez com que os jogos de Juventude e Cuiabá passassem a sempre ser destacados), isso não está acontecendo com o Nordestão. Gols dele não têm sido mostrados nem no "Show da Vida", nem no "Esporte Espetacular" e nem na edição nacional do "Globo Esporte". E esse jogo gerou muitas queixas porque o tricolor Gilberto marcou quatro gols e não houve com ele o lance do "artilheiro musical" no dominical.

A Globo vai mostrar os gols do Bahia domingo que vem Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a emissora justificou simplesmente que "houve um erro" ao não passarem os gols do Gilberto e prometeu que ele terá direito a escolher música no próximo "Fantástico". Algo que inflamou ainda mais a queixa dos tricolores é que a própria organização da Copa do Nordeste confirmou que libera sempre todos os gols dela para todas as emissoras exibirem em seus programas esportivos e noticiários (ela é que nem a Libertadores, não permitem filmagem jornalística de canais não exibidores), inclusive para o Plim-Plim, e que não passarem os de Bahia x Altos foi por decisão exclusiva dos globais. Sinceramente, essa diferenciação injustificável e inexplicável tinha que acabar. Se os gols do Carioca cedidos pela Record são mostrados, os do Nordestão (em TV aberta exclusivo do SBT) têm que passar também!

Copa do Nordeste no SBT nesta quarta-feira Sábado passado, estranhei a TV Jornal não divulgar no Instagram a transmissão de Confiança x Vitória, jogo único de canal aberto às 16h, o que me fez pensar que ele passaria em toda a região pois "é ele ou é ele". Mas eu estava redonda, quadrada e até mesmo retangularmente errado. Apenas e tão somente as TVs Aratu da Bahia, Ponta Verde de Alagoas e Tambaú de João Pessoa exibiram esta partida. Sim, terá uma segunda exibição nesta rodada desmembrada: Santa Cruz x Sport, remarcado para 21h30 de amanhã porque os tricolores atuaram na última sexta pela Copa do Brasil. Além da Jornal para Pernambuco, o clássico passará nas TVs Jangadeiro do Ceará, Ponta Negra do Rio Grande do Norte, Borborema de Campina Grande (curioso isso: divisão dentro da Paraíba, sem uniformidade na escolha), Difusora do Maranhão e Cidade Verde do Piauí.

Mauro Cezar Pereira reapareceu no SBT Dois meses e meio depois de ser convidado especial do "Arena SBT", o comentarista foi visto nesta madrugada como entrevistado do "The Noite com Danilo Gentili", no qual já foram entrevistado há quase sete anos, agora sozinho e em julho de 2014 ao lado de Mauro Beting.

Luciano Callegari Júnior está de volta ao SBT Do Flávio Ricco no "Canal 1": ex-diretor de eventos do departamento de esportes nos áureos tempos da década de 1990, ele novamente se juntará à emissora como colaborador na logística dele a partir da próxima semana que vem. Departamento de esportes, que muito em breve passará a funcionar independentemente por haver planos para sua expansão, não mais sendo ligado ao jornalismo.

Elano será convidado nas transmissões de Santos x San Lorenzo O ex-jogador, eternizado no Peixe por uma Libertadores, uma Sul-Americana, dois Brasileiros e quatro Paulistas, fará os dois jogos pela última pré-grupos da Libertadores em 6 e 13 de abril no SBT, formando trio com Téo José e Mauro Beting. Ele tem experiência no vídeo por ter sido participante de programas da ESPN Brasil em 2018. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: Elano topou o convite por ser algo pontual, já que prefere continuar sua carreira de treinador.

Canal diferente em Roraima nos jogos acima citados Até os dois Grêmio x Ayacucho da segunda pré-grupos, a Libertadores em TV aberta era vista neste estado pela TV Tropical. Mas a partir dos dois Santos x San Lorenzo, ela passará a ser conferida pela TV Norte Boa Vista. É a alteração de afiliações que acontecerá nesta quinta-feira: a Tropical trocará o SBT pela RedeTV! e a TV Norte trocará a RedeTV! pelo SBT.

Bandeirantes tentando limpar a barra depois do "Globolixo" do Nelson Piquet A emissora enviou nota ao Mauricio Stycer, do UOL, afirmando que as posições de seus entrevistados não refletem necessariamente às da emissora, enaltecendo uma vez mais o trabalho da Globo nos 41 anos em que transmitiu a Fórmula 1. Tudo, claro, reflexo ainda do bocaço do tricampeão mundial na entrevista de anteontem ao "Show do Esporte". Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: houve uma chateação interna com o alcance que o episódio teve a ponto de dividir atenções com a cobertura de qualidade e fôlego que foi feita pro GP do Bahrein. No dia de ontem, o canal do programa no YouTube republicou a entrevista do Piquet a Glenda Kozlowski, Elia Jr. e Reginaldo Leme, mas sem o "Globolixo".

Afogando em números da Fórmula 1 Da Cristina Padiglione no Telepadi: a Bandeirantes marcou 4 pontos de média e 9% de participação no Painel Nacional de Televisão (15 principais regiões metropolitanas), 3 com 6% no Rio de Janeiro e 5 com 12% em São Paulo com o Grande Prêmio do Bahrein. Do Gabriel de Oliveira no TV Pop: na transmissão inteira das 11h30 às 14h05 (contando o pré e o pós-corrida), a Bandeirantes registrou 4,5 de média e 6,4 de pico em São Paulo, atrás dos 5,8 da Record, dos 6,6 do SBT e dos 9,6 da Globo.

BandSports 2 a caminho? Do Flávio Ricco no "Canal 1": é trabalhada a montagem dele, ainda na base do segredo (nem tão secreto assim... rs), devendo ter conteúdo "a la carte" a partir dos trabalhos da Conmebol TV.

Mais esporte na TV Brasil Do Gabriel de Oliveira no TV Pop: a emissora investirá em eventos como parte de novidades para sua grade nos próximos meses, as quais incluirão documentários, novos noticiários e - ainda que digam que o Estado é laico - até mesmo a reprise de "Os Dez Mandamentos", novela da Record. A última cobertura esportiva da estação do governo federal foi a do Brasileiro Masculino da CBB, em rede com a TV NSports.

Mauro Naves assinou a renovação com a Disney De Ricardo Guimarães no Lance!: acertada no fim de 2020, a permanência do comentarista do Fox Sports e da ESPN foi assinada na semana passada.

Vacinados do rádio carioca Na última sexta, quem recebeu a primeira dose do imunizante contra o coronavírus foi Edson Mauro, narrador da Globo e da CBN. Do Eduardo Moura no Audiência Carioca: já no sábado, quem foi vacinado foi Gilson Ricardo, apresentador da Tupi. E que chegue mais e mais a vez de cada um de nós.

Milton do Ó não "foi"; ele é comentarista da Banda B O GloboEsporte trouxe hoje um perfil do ex-futebolista por ocasião do Fluminense x Vasco desta noite, já que nos 3 x 2 tricolores do Brasileirão de 2005 foi dele o gol decisivo. Porém, ao citar suas atividades atuais, mencionaram a rádio de Curitiba em tempo passado quando deveria ser em tempo presente, integrante dela que ainda é, sendo até agora sua última escala em jornada esportiva a do Maringá x Coritiba de terça-feira passada, na estreia alviverde no Campeonato Paranaense.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 30/03/2021
12:00 - Tênis, ATP de Dubai: várias partidas - ESPN
13:00 - Rúgbi, Superliga Americana: Cobras Brasil XV x Cafeteros Pro - ESPN
15:00 - Tênis, Masters de Miami: várias partidas - ESPN
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Luxemburgo x Portugal - TNT
17:00 - Futebol, Amistoso: México x Costa Rica - ESPN BRASIL
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: CRB x ABC - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
19:30 - Basquete, LBF: Blumenau x Vera Cruz - TV NSPORTS
20:00 - Basquete, NCAA: jogo a confirmar - ESPN 2
21:35 - Futebol, Campeonato Carioca: Fluminense x Vasco - RECORD (RJ, ES, SC, PR, DF, GO, BA, SE, PI, PA, AM, RO, AP e regiões de Uberlândia e Varginha), PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet), FLUTV (Internet) e VASCO TV (Internet)
22:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Philadelphia 76ers - SPORTV 2
22:45 - Basquete, NCAA: jogo a confirmar - ESPN 2
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
12:00 - Tênis, Aberto de Miami: várias partidas - ESPN PLAY
13:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Azerbaijão x Sérvia - ESTÁDIO TNT SPORTS
14:00 - Basquete, Euroliga: Real Madrid x Anadolu Efes - DAZN
14:30 - Futebol, Espanhol Série B: Malaga x Almeria - ESPN PLAY
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Gibraltar x Holanda, Croácia x Malta, Eslováquia x Rússia, Bélgica x Bielorrússia, Turquia x Letônia, País de Gales x República Tcheca, Montenegro x Noruega e Chipre x Eslovênia - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: União ABC x Chapadão - MYCUJOO TV FFMS
16:00 - Futebol, Espanhol Série B: Ponferradina x Logroñes - ESPN PLAY
16:30 - Rúgbi, Superliga Americana: Peñarol x Selknam - ESPN PLAY
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Columbus x Blue Jackets x Tampa Bay Lightning - ESPN PLAY
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: rodada dupla sequencial - ESPN PLAY
20:00 - Rúgbi, Superliga Americana: Olimpia Lions x Jaguares - ESPN PLAY


Quarta, 31/03/2021
06:00 - Boxe, Super-Médio da OMB: Tim Tszyu x Dennis Hogan - ESPN
14:00 - Tênis, WTA de Miami: quartas-de-final - ESPN
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Macaé x Nova Iguaçu - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Bósnia x França - SPACE
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Inglaterra x Polônia - TNT
16:00 - Tênis, Masters de Miami: 1ª quarta-de-final - ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Botafogo x Madureira - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e BOTAFOGO TV (Internet)
18:00 - Surfe, Liga Mundial: Copa Newcastle (1º dia) - ESPN 2
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Ceará x CSA - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Baiano: Bahia de Feira x Vitória - TVE (BA)
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Internacional x São José - PREMIERE
20:00 - Tênis, WTA de Miami: quartas-de-final - ESPN
20:15 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Vélez Sarsfield x Banfield - ESPN BRASIL
20:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Boston Celtics - ESPN
21:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Flamengo x Bangu - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e FLATV (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Santa Cruz x Sport - SBT (PE, CE, RN, MA, PI e Campina Grande), FOX SPORTS e NORDESTEFC (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Amazonense: Manaus x São Raimundo - A CRÍTICA (AM)
21:30 - Tênis, Masters de Miami: 2ª quarta-de-final - ESPN
22:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: São Luiz x Grêmio - RBS (RS) e SPORTV
22:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Chapecoense x Brusque - NSC (SC)
22:00 - Futebol, Campeonato Goiano: Goiás x Jaraguá - ANHANGUERA (GO)
23:00 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Los Angeles Lakers - ESPN
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
12:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Suécia x Estônia - ESTÁDIO TNT SPORTS
13:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Armênia x Romênia - ESTÁDIO TNT SPORTS
14:00 - Futebol, Espanhol Série B: Albacete x Castellón e Sabadell x Girona - ESPN PLAY
14:00 - Tênis, Torneio de Miami: várias partidas - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Vitória x Sete de Setembro - MYCUJOO FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Lituânia x Itália, Alemanha x Macedônia, Espanha x Kosovo, Suíça x Finlândia, Grécia x Geórgia, Áustria x Dinamarca, Escócia x Ilhas Faroe, Ucrânia x Cazaquistão, Andorra x Hungria, Irlanda do Norte x Bulgária, Moldávia x Israel, Liechtenstein x Islândia e San Marino x Albânia - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Juventus x Joinville - TV NSPORTS
18:00 - Surfe, Liga Mundial: Copa Newcastle (1º dia) - ESPN 2
19:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Figueirense x Hercílio Luz - TV NSPORTS
19:00 - Basquete, LBF: Blumenau x Vera Cruz - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Ypiranga x Brasil - GLOBOESPORTE
21:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Criciúma x Próspera - TV NSPORTS
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Venados x Mineros - ESPN PLAY
00:00 - Futebol, Mexicano Série B: TM x Atlante - ESPN PLAY


Quinta, 01/04/2021*
*Obs.: a confirmar o jogo do Campeonato Catarinense na TV Walter Abrahão.
11:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Uberlândia x América - PREMIERE
14:00 - Tênis, Masters de Miami: 3ª quarta-de-final - ESPN
14:00 - Beisebol, MLB: Toronto Blue Jays x New York Yankees - ESPN 2
15:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Treze x Botafogo da Paraíba - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Resende x Portuguesa - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Cruzeiro x Tombense - PREMIERE
16:00 - Tênis, WTA de Miami: primeira semifinal - ESPN
17:00 - Futebol, Copa do Brasil: Luverdense x Red Bull Bragantino - SPORTV
17:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x Colorado Rockies - ESPN 2
17:30 - Futebol, Campeonato Mineiro: Caldense x Atlético - PREMIERE
18:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Volta Redonda x Boavista - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
18:00 - Surfe, Liga Mundial: Copa Newcastle (2º dia) - ESPN 2
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Juventude x Aimoré - PREMIERE
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x Praia Clube (final, jogo 1) - SPORTV 2
20:00 - Tênis, Masters de Miami: última quarta-de-final - ESPN
20:00 - Beisebol, MLB: New York Mets x Washington Nationals - ESPN 2
20:30 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Charlotte Bobcats - SPORTV 3
21:30 - Tênis, WTA de Miami: segunda semifinal - ESPN
23:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Denver Nuggets - BANDEIRANTES e SPORTV 3
23:00 - Beisebol, MLB: Houston Astros x Oakland Athletics - ESPN 2
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
12:00 - Futebol, Espanhol Série B: Espanyol x Fuenlabrada - ESPN PLAY
14:00 - Tênis, Torneio de Miami: várias partidas - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Mineiro: Pouso Alegre x URT - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Patrocinense x Boa Esporte - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Concórdia x Metropolitano - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Novo x Águia Negra - MYCUJOO TV FFMS
16:00 - Basquete, NBB: Minas x Fortaleza - DAZN
17:30 - Futebol, Campeonato Mineiro: Coimbra x Athletic - TV NSPORTS
19:00 - Basquete, NBB: Cerrado x São Paulo - DAZN
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Novo Hamburgo x Caxias - GLOBOESPORTE
21:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Avaí x Marcílio Dias - TV NSPORTS
22:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Pelotas x Esportivo - GLOBOESPORTE
03:00 - Rúgbi, Super Rugby: Crusaders x Highlanders - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.