Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quinta, 25 de março de 2021
Dos caboclos às pistas, passando pelas lembranças

As palavras do Rogério Caboclo sobre a Globo Repercutiram enormemente com a divulgação de reunião virtual feita pela CBF no dia 10 deste mês e publicada no jornal O Dia pelo repórter Venê Casagrande, que pautou a imprensa na terça-feira com seu furo de reportagem. Da postura autoritária, negacionista, boca suja e desconsiderada do presidente da entidade, preocupada exclusivamente com os seus interesses e nem aí para a saúde pública do Brasil e muito menos para a saúde financeira dos clubes mesmo com a CBF lucrando mundos e fundos de dinheiro ano após ano para ser usado sabe lá Deus no quê, muito se falou e se falou com correção. Para fins desta coluna, me detenho na citação sobre a emissora querer a continuidade dos campeonatos, assim como seus patrocinadores.

O Plim-Plim manifestou-se contrariamente ao dirigente Para consumo externo, o discurso da TV é respeitar as orientações das autoridades devido ao momento ser de cautela e a prioridade ser a segurança de todos, respeitando os protocolos definidos pelas entidades. Internamente, pode ser mesmo que algumas "cabeças coroadas" tenham a postura citada pelo Rogério - que, no entanto, bem que poderia explicitar de quais diretores ouviu isso, dar nomes aos bois. Mas assim como não boto a mão no fogo pela Globo, menos ainda botarei pelo presidente da CBF, que o próprio vídeo mostrou bem que segue os mesmos passos de antecessores como Ricardo Teixeira e José Maria Marin no que de pior tinham. A subserviência dos clubes também é um ponto forte a jamais ser desconsiderado. É como diria o ex-conterrâneo repórter esportivo Sérgio Couto: trata-se de um bangue-bangue sem mocinhos.

Opiniões dos cronistas não são invalidadas por causa disso Por somados vários fatores como bronca de teor clubístico e ódio de teor político, muita gente nas redes sociais (e muitos robôs/bots também) aproveitou isso para disparar contra comentaristas que defendem a parada do futebol e criticam as posturas de dirigentes e também dos governantes, especialmente o federal - casos, por exemplo, de André Rizek e Casagrande, que na edição paulista do "Globo Esporte" na terça-feira criticou explicitamente tanto Rogério Caboclo quanto Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista, e também o presidente Jair Bolsonaro. Consideremos que tenha mesmo diretores da Globo que queiram a sequência dos campeonatos, ponto. Isso não anula de forma alguma comentários assim em sentido contrário, não é porque uma empresa ache algo que os empregados tenham que pensar o mesmíssimo.

Agravamento da pandemia afetando a Globo/SporTV Do Flávio Ricco no "Canal 1" e do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o comitê das emissoras que avalia o assunto decidiu manter os acima de 60 anos em casa, não sendo anunciado ainda, mas com os regressos destes profissionais devendo acontecer só quando vacinados em duas doses - um que recebeu a primeira em sua Americana na quinta-feira passada foi Jota Júnior, que receberá a segunda em 8 de abril. Outra medida foi que os programas passaram a ter apenas o apresentador no estúdio, não mais também os comentaristas, sendo as exceções o "Bem, Amigos!" (que nesta semana teve Cléber Machado acompanhado só de Casagrande e Alexandre Lozetti) e as transmissões de eventos com narrador e comentarista.

Será mesmo, Flávio Ricco? O "guru" disse no "Canal 1" que o São Bento x Palmeiras desta quarta-feira foi a última transmissão dos estúdios da Globo SP até a Páscoa em 4 de abril. Não que eu esteja duvidando dele, não é isso. A realidade é que não me permite acreditar piamente nisso. A Federação Paulista tem dado jeitos de encaixar os jogos sem ser em SP, vide esse daí e Mirassol x Corinthians acontecerem em Volta Redonda - e por pouco não teve hoje Ponte Preta x Santos em São Januário. Vai que daqui a pouco os caras encaixam algum jogo agora para domingo, sei lá? Não acertaram os desse meio de semana em cima da hora, a 24 horas da realização? Acredito em tudo e não duvido de nada - e o próprio Cléber Machado acho que tá nessa também, vide acabar a transmissão dizendo que não sabe quando será a próxima rodada do Campeonato Paulista. Olhos atentíssimos...

Pay-per-view na Paraíba Um dos estados que recebia o Carioca via Rede Globo e passou a ver o Paulista é este, onde a Rede Paraíba tem preferido apostar nas exibições pela internet. Ano passado elas aconteceram no portal GloboEsporte e agora serão feitas no site do Jornal da Paraíba (nome do antigo jornal impresso de 1971 até 2016), que mostrará todos os 34 jogos a partir de Treze x Atlético de Cajazeiras na quarta-feira da semana que vem. Quase toda a receita arrecadada será repassada aos clubes e a compra poderá ser tanto do torneio inteiro quanto de um jogo avulso ou mesmo das partidas de um clube específico. A equipe de microfone terá narrações de Pedro Canísio e Kako Marques, com comentários de Expedito Madruga e Phillipy Costa. Preços e início das vendas a confirmar.

A volta do Campeonato Mineiro A Globo Minas não exibiu o Paulistão pois ele não foi passou nos estados que assistem os próprios estaduais, casos de Pernambuco na Globo Nordeste e Santa Catarina na NSC, todas as regiões juntas do Rio de Janeiro para "Velozes e Furiosos 8" em "Cinema Especial" - uma exceção foi o Mato Grosso do Sul, já que a Morena mostra o torneio local, mas sempre pluga no Paulista quando não tem ele. Bom, o Mineiro será retomado em 1º de abril e sem jogos à noite até o dia 11. Pelo horário de domingo às 16h, é certo que mostrarão Atlético x América no dia 4 e Atlético x Boa Esporte no dia 18 - e mesmo com aquilo de clássico da 1ª fase no PPV, não há outra opção no dia 11 a não ser mesmo Cruzeiro x Atlético (pois Tombense x América será às 20h). Fica a dúvida sobre rodadas de meio de semana com jogos às 16h, além da última rodada ficar em aberto.

Finalmente a RBS TV estreou no Gauchão Com o futebol autorizado no Rio Grande do Sul apenas a partir das 20h para acontecer em horário com bares e demais estabelecimentos fechados (assim o governo do estado acredita que não haverá aglomerações, "tolinho" ele), somente nesta quarta deu para ter jogo ao vivo com Internacional x Caxias, que só não foi a estreia do Luciano Périco nesta edição pois ele já narrara Grêmio x Aimoré pela Rádio Gaúcha na sexta passada. A restrição a partir das 20h está mantida no mínimo até a próxima quarta-feira e, depois da rodada deste fim-de-semana (na qual a afiliada da Globo terá outra vez que recorrer aos "Campeões de Bilheteria" do RJ às 16h do domingo), tudo está com "data a definir". Assim sendo, o "não sei" que Cléber Machado usou ao responder quando seria a próxima rodada em SP também caberá aqui à meia-noite de segunda-feira.

GloboEsporte tem divulgado a Record no Campeonato Carioca Sim, isso está acontecendo. Nas matérias-prévia dos jogos dos quatro grandes, que tem a apresentação do momento das equipes, escalações e trio de arbitragem, tem sido citado normalmente que eles passam no PPV oficial da FERJ, nas TVs virtuais dos clubes e, no caso dos que têm TV aberta, também na Record. Dos cinco que ela mostrou até aqui, só não fizeram assim no Flamengo x Nova Iguaçu da 1ª rodada, mas nos demais isso aconteceu, inclusive pro Botafogo x Flamengo desta quarta.

Afogando em números do Carioca Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a prévia de Botafogo x Flamengo no Rio de Janeiro apontou 16 pontos de média e 19 de pico das 21h35 às 23h30 para a Record, contra 23 da Globo com "Amor de Mãe" e "Cinema Especial". Já em Brasília, onde a Globo foi de São Bento x Palmeiras, a média foi de 12 pontos e o pico de 15 para o clássico do RJ contra 13 do Paulistão em Volta Redonda.

"Conforme antecipávamos neste espaço..." Antigamente, muitos repórteres diziam isso quando era confirmada uma notícia dada dias ou mesmo semanas antes. Não sou pretensioso a esse ponto, nunca e jamais, apenas lembrei desse chavão e do que observei na coluna de terça-feira sobre a proibição de futebol no Rio de Janeiro por alguns dias, o que não necessariamente afetaria o Campeonato Carioca pois poderiam mandá-lo para outras cidades da região metropolitana - e tanto será assim que a próxima transmissão da Record, às 21h05 deste sábado, será de Boavista x Flamengo, marcado para Saquarema. Convenhamos: essa aí era facílima de prever.

Sem bola rolando, sem dinheiro no cofre Rogério Caboclo falando da Globo? Neste caso específico, não - ou acham que é só com ela que acontecem determinadas coisas, inclusive as mais negativas? Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a transferência dos jogos do Carioca para cidades do Grande Rio é por um receio dos clubes de que a Record reduza ou mesmo suspenda os pagamentos pela transmissão em caso de parada da competição - é que isso está previsto em contrato, que se as partidas previstas não forem entregues ou a pandemia forçar uma paralisação por médio ou longo prazo a cláusula poderá ser aplicada. A FERJ negou isso, mas o Biel sustenta (e acredito nele).

Tem mais essa: Campeonato Carioca na Itália É mais um motivo para darem um jeito da bola seguir rolando: o alcance estrangeiro. Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: responsável pelo pay-per-view do torneio, a agência Sportsview negociou a exibição dele com o canal Sportitalia, que passará dois jogos por rodada a partir deste fim-de-semana, com Fluminense x Volta Redonda na sexta e Vasco x Madureira no sábado. Sei pelo Braitner Moreira, especialista em futebol italiano com "ES" maiúsculo (como diriam em Aracruz, Linhares e Serra), que tinha alguns anos que não dava competições nossas por lá, como Brasileirão e Copa do Brasil, através de canais como Mediaset Premium, Sky Sport, TV oficial da liga, a extinta TV da Gazzetta dello Sport e a própria Sportitalia.

Benjamin Back de volta à Record... em ação publicitária Do Gabriel de Oliveira no TV Pop: é uma ação comercial que unirá nomes de Record e SBT, do qual o apresentador do "Arena SBT" será um dos representantes em reclames da empresa AliExpress. Há a expectativa de que seja comprado um horário conjunto em ambos para algo ainda maior - tipo foi na metade da década de 2000 com uma famosa ação comercial da Brahma que colocou no ar, ao mesmo tempo em todas, Milton Neves direto da Record, Roberto Avallone direto da Bandeirantes e Flávio Prado direto da Gazeta. Ah, só para não ficar mal explicado isso de "Benjamin Back de volta à Record": é que justamente no começo dos anos 2000 ele fazia participações regulares no "Debate Bola", que o Milton apresentava para São Paulo ao meio-dia. E claro, falar em Record e SBT juntas é remeter sempre ao "Unidos Venceremos" da Copa do Mundo de 1986.

Narradores de duas emissoras na Região Nordeste É a situação curiosa ocorrida em dois estados. Um deles eu já destacara dias atrás neste PB, que é Rainan Peralva, que está narrando o Campeonato Baiano na TVE e a Copa do Nordeste na Aratu (SBT). Assim também está acontecendo no Rio Grande do Norte com Diego Dantas, que tem feito o Campeonato Potiguar na Bandeirantes e a Copa do Nordeste na Ponta Negra (SBT) - sendo que neste caso o Diego na Bandeirantes também chega em Alagoas, onde já não chega pelo SBT por cada afiliada da região ter suas próprias narrações no Nordestão, e aí evidentemente a Ponta Verde tem sua própria equipe por lá. Como outra curiosidade, fica o fato disso acontecer com dois locutores com recente passagem pelo SporTV.

As próximas atrações na TV Bandeirantes Na semana de 1 a 4 de abril, estes serão os jogos que ela passará: na quinta, Denver Nuggets x Los Angeles Clippers pela NBA às 23h; no sábado, a informar às 10h (pode ser que passe um jogo do Italiano, cuja rodada será toda no sábado por tradicionalmente nada dele ser disputado no domingo de Páscoa) e RB Leipzig x Bayern de Munique pelo Alemão às 13h30 (jogo que poderá ou deixar o Leipzig a um ponto do líder ou o Bayern com sete pontos acima do vice) - neste dia, confirmando aquilo que Flávio Ricco noticiou na terça-feira sobre horário flexível mediante os eventos, o "Band Esporte Clube" começará às 12h, passará pro jogo e voltará das 15h30 às 16h; e no domingo, "Você Torceu Aqui" a confirmar às 8h15, Tambov x CSKA Moscou pelo Russo às 10h30, Union Berlim x Hertha Berlim pelo Alemão às 13h e Orlando Magic x Denver Nuggets pela NBA às 23h.

"Show do Esporte" antecedido por esporte Parece ser essa uma nova tendência na Bandeirantes, pelo seguinte: domingo agora, o programa começará mais cedo em São Paulo, às 9h (enquanto na rede nacional iniciará como sempre às 10h30), por ocasião do super pré-corrida da abertura da Fórmula 1 no Bahrein - e justamente a definição do grid de largada, que passará ao vivo às 12h do sábado, será reprisada às 8h dominicais. Já na semana seguinte, em 4 de abril, o "Show" iniciará às 10h e antes dele irá ao ar o "Você Torceu Aqui" às 8h15, com partida a confirmar, mas que possivelmene seja uma "reprise inédita" (jogos diferentes dos resgatados em 2020), tal qual fora Palmeiras 5 x 1 Grêmio de 1997 na semana passada e tal qual será Santos 3 x 5 Vasco de 1995 às 10h deste sábado.

Denílson renovou com a Bandeirantes De Ricardo Magatti e Vinícius Andrade no Notícias da TV: comentarista da emissora desde a Copa do Mundo de 2010, o ex-jogador nela permanecerá até março de 2024.

Paloma Tocci de vez no "Jornal da Band" Do Flávio Ricco no "Canal 1": a apresentadora foi reintegrada de vez a ele tanto nesta função diariamente quanto como editora, também entrando diariamente no BandNews TV. Ela já havia retornado para dar apenas as notícias do esporte, mas agora também chama notícias de outras editorias, tal qual é com Eduardo Oinegue, Lana Canepa e a não mais restrita só ao tempo e às infos do clima Joana Treptow.

Sérgio Maurício e a Fórmula 1 na Bandeirantes Participando de uma transmissão ao vivo no canal do portal Motorsport no YouTube com Carlos Costa, Erick Gabriel e Guilherme Longo, o narrador explicou que o principal diferencial em relação à Globo será fazer coisas que ela deixara nos últimos anos devido a uma grade muito apertada. Ele também confirmou que seguirá com os bordões clássicos e que já tem passado em alguns novos.

Fórmula 2 também na TV aberta Dica dada nas redes sociais pelo produtor Fred Sabino: a 2ª corrida do sábado, marcada para 13h30, será mostrada não apenas pelo BandSports, mas também pela Bandeirantes, dentro do retornado "Band Esporte Clube". Claro que a oportunidade surge também devido à falta do futebol europeu no horário em fim-de-semana de Data-FIFA, mas nem por isso deixa de ser menos digna de registro, evidentemente.

Velocidade no fim-de-semana do BandSports Às 7h desta sexta-feira, os trabalhos da "Escuderia Bandeirantes" serão abertos no canal pago com o treino livre da Fórmula 2, depois vindo o "Supermotor" às 8h, o 1º treino da F-1 às 8h15, o "Supermotor" de volta às 9h30, a classificação da F-2 às 10h, o "Primeiro Tempo" às 11h, o 2º treino da F-1 às 12h e o "BandSports News" às 13h. No sábado, a agenda tem a 1ª corrida da Fórmula 2 às 7h15, o "Supermotor" às 8h30, o 3º treino da F-1 às 8h45, a classificação da F-1 às 12h, o "Supermotor" às 13h e a 2ª corrida da F-2 às 13h30. Já no domingo, tem a 3ª corrida da Fórmula 2 às 7h45 (é a "Feature Race", mas como não achei um bom nome em português para ela, vou de "3ª corrida" mesmo) e o VT do GP do Bahrein de F-1 às 21h e à 1h30. Isso que destaco é só o "ao vivo" e a reprise da Fórmula 1, pois tudo terá outros horários ao longo destes três dias.

Mais hóquei dos EUA na ESPN Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: também vale para o Brasil o novo contrato com a NHL, fechado nos EUA pela emissora, que abrange todo o mercado das Américas. A Disney será detentora exclusiva até 2027/2028 e receberemos aqui ao menos 25 jogos da temporada regular e ainda a Copa Stanley.

ESPN e Fox Sports no novo torneio europeu Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: à manutenção da Liga Europa até 2023/2024, soma-se a aquisição da nova Liga Conferência da Europa pelo mesmo período - a competição dará calendário continental para mais clubes intermediários dos maiores países e mais grandes dos menores.

NBA com narração e comentários femininos pela 1ª vez A primeira de muitas transmissões do basquete masculino dos EUA só com vozes femininas foi oferecida pela ESPN na quarta-feira, quando Natália Lara (que recentemente fez o campeonato pelo League Pass) e Alana Ambrósio fizeram Boston Celtics x Milwaukee Bucks.

Tino Marcos na ESPN Brasil neste fim-de-semana Aposentado neste ano e consequentemente saído da TV Globo (na qual ainda aparecerá em breve numa série especial de reportagens para o "Jornal Nacional" sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio), ele será a "Bola da Vez" das 19h deste sábado, quando responderá a perguntas de André Plihal, André Kfouri e - no que promete ser altamente especial - seu histórico parceiro de décadas Mauro Naves.

"Grande Feirão ESPN de Utensílios Fox Sports" Do Flávio Ricco no "Canal 1": a Disney elaborou o processo de venda dos equipamentos e das instalações do Fox Sports no Rio de Janeiro, já que agora tudo está centralizado por A + B = C e todo o restante do alfabeto na ESPN em São Paulo. Não vai sobrar nadica de nada.

Afogando em números da TV paga Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a prévia da audiência do SporTV no Mirassol x Corinthians marcado em cima da hora para terça à noite em Volta Redonda apontou liderança entre os canais por assinatura, com índice variando entre 1,2 e 1,6 ponto, enquanto quase na mesma faixa horária o Fox Sports foi de 0,4 a 0,9 com Fortaleza x Santa Cruz (Paulistão às 21h e Copa do Nordeste às 21h30).

Brasileirão Feminino no SporTV? Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: primeiro a CBF anunciou isso em seu site, mas depois negou ter fechado contrato, embora confirme negociações. Da mesma forma, a Globo afirmou ter interesse, mas não ter vínculo firmado ainda. Mas muita gente já banca isso e que só falta o anúncio oficial. Num primeiro momento, o canal pago mostrará uma partida por semana - não significando substituição de ninguém e sim acréscimo, pois além dessa eminente volta do SporTV após quatro anos a competição seguirá passando tanto no MyCujoo (que em breve mudará de nome para Eleven Sports) quanto na Bandeirantes, que abrirá seus trabalhos com Palmeiras x Ferroviária não no próximo domingo, mas sim em 18 de abril devido ao adiamento no início do torneio.

Re-edição da Medida Provisória do Mandante? Do Rodrigo Mattos no UOL Esporte: há uma expectativa de que ela seja editada pelo presidente Jair Bolsonaro na semana que vem e é por causa disso que Juventude e Cuiabá ainda não assinaram com a Globo por TV aberta, pay-per-view e, no caso específico do Dourado, TV por assinatura para o próximo Campeonato Brasileiro - sem ambos e ainda sem o Athletico Paranaense, o Premiere ficaria desfalcado de 108 partidas neste ano. Vai começar tudo de novo, minha Nossa Senhora da Bicicletinha Sem Freio... (e outra coisa: pandemia no pior estágio, 301 mil mortos só pelo coronavírus fora os falecidos pelas demais doenças... o presidente deveria se preocupar apenas e tão somente com isso e não com lei relacionada a futebol)

Quem vai transmitir a Copa América no Brasil? Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a agência Dentsu voltou a consultar as emissoras de TV pra ver se alguma se interessa pelo torneio, seja Globo, Record, SBT, Bandeirantes ou ESPN + Fox Sports. Ano passado, ela queria negociar também as edições de 2024 e de 2028, mas como evidentemente deram com os burros n'água agora aceitam conversar só sobre a Copa de 2021.

US$ 43 milhões a menos de direitos de transmissão pra Conmebol Do Rodrigo Mattos no UOL Esporte: a entidade deixou de lucrar essa grana em 2020 com as rescisões das transmissões da Libertadores pela Globo e da Sul-Americana pelo DAZN. O tutu referente às exibições no SBT e na Conmebol TV só entrará neste ano.

Já que teve Paulistão, a Jovem Pan foi de Paulistão mesmo Domingo passado, Nilson César havia anunciado durante Vasco x Botafogo que transmitiriam nesta quarta Botafogo x Flamengo. Porém, quando ele fez a chamada, imaginava-se que o Campeonato Paulista continuaria suspenso, nunca que alguém imaginaria às 18h de domingo que a Federação daria um jeito de fazer duas partidas dele em Volta Redonda com marcação "aos 44 do segundo tempo". Assim sendo, não foram de clássico carioca e sim de São Bento x Palmeiras mesmo.

Pedro Ernesto Denardin de volta às narrações Esta quinta-feira marcará o regresso dele às jornadas esportivas da Rádio Gaúcha após quase três meses, sua última locução sendo a de São Paulo 0 x 0 Grêmio em 30 de dezembro, pela Copa do Brasil. Depois disso ele saiu de férias, mas no meio delas foi infectado pelo coronavírus, tendo ao mesmo tempo um problema justamente na voz, o que fez seu retorno acontecer inicialmente com as colunas escritas no jornal Zero Hora e no portal GZH, mas apenas em fevereiro na Gaúcha e inicialmente só com a apresentação do "Sala de Redação". Agora a voz dele ficou nos trinques novamente para que volte a narrar futebol a partir do Juventude x Grêmio das 21h30. Nesta pandemia, Pedro tem narrado somente da sua casa, sem sequer ir à sede da RBS, diferentemente de Gustavo Manhago, Marcelo de Bona e Luciano Périco, que alternam entre estúdio e estádios.

Datas em 0 ou 5 atrasadas da quarta-feira

10 anos de Márcio Meneghini substituindo Haroldo de Souza Grêmio 6 x 1 Inter de Santa Maria, pelo Gauchão, na Rádio Bandeirantes de Porto Alegre. Haroldo começou a narrar este jogo, mas teve um pequeno problema na garganta e foi poupado. No mesmo horário, Daniel Oliveira estava no ar em sua webrádio WR Esportes, pela qual narrou a partida. Assim, o acionado para a substituição foi o atual locutor do SporTV, que estava produzindo o novo programa de esportes olímpicos que a TV Band RS estrearia ("Esporte Revista", que seria feito por Taynah Espinoza e Chico Garcia aos sábados). Trabalho do dia quase acabando, mas aí Márcio foi chamado com urgência pelo diretor esportivo Ribeiro Neto para ir ao Olímpico narrar a partida. No mês passado, o Rodney Brocanelli resgatou dos seus vastos, valiosos e volumosos arquivos os gols desta jornada, com reportagem de Cristiano Silva e Vagner Martins.

50 anos de Gabriel Moojen Atuante no SporTV desde 2010, atualmente ele trabalha na seção de eventos do canal, atrás das câmeras. Partícipe das coberturas das Copas do Mundo de 2010, 2014 e 2018, além dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014, ele fez os programas "Extra Ordinários" e "Zona de Impacto". Antes disso, Gabriel foi roteirista do "Domingão do Faustão" na Globo, apresentador do "Mochilão MTV" e, antes ainda de trocar Porto Alegre pelo Rio de Janeiro em 2004, apresentou os programas "Patrola" na RBS TV e "Radar" na TVE.

80 anos de Valmir Gomes Um dos mais longevos comentaristas do rádio e da TV do Paraná, ele é daqui de Porto Alegre. Seu pai foi jogador de clubes como Grêmio e São José, clube que Valmir defenderia, até que em 1962 saiu do Renner por receber uma proposta para gerenciar uma empresa de rolamentos em Curitiba. Jogador de futebol de campo e de salão, passou a supervisor do antigo Pinheiros em 1981 e começou nos comentários em 1984, passando pelas rádios Cidade, Independência, Transamérica, PRB-2, Clube e CBN, além da TV Bandeirantes e especialmente a CNT, onde formou por anos o trio principal de esportes com Fernando Gomes e Barcímio Sicupira.

25 anos de Santos 0 x 6 Palmeiras Talvez o jogo mais simbólico da inesquecível campanha do ataque de 102 gols que seria campeão paulista. Realizado às 16h de um domingo, foi televisionado ao vivo com exclusividade pela ESPN Brasil, que tinha a 1ª escolha deste dia na TV paga (as abertas Globo, Bandeirantes e Record entravam ao vivo apenas no sábado, naquele fim-de-semana indo de Novorizontino 2 x 2 Portuguesa) e que passou o jogo completo em todo o país com as exceções de Rio de Janeiro e Brasília, que receberam somente o 1º tempo por irem às 17h para Vasco 2 x 3 Botafogo pelo Carioca, do qual a 2ª etapa foi ao ar para todo o país - esse clássico também dava no SporTV. Milton Leite, Antero Greco, Pedro Bassan e André Kfouri fizeram aquela transmissão. No mesmo horário, o GNT (cuja dona Globosat tinha a 2ª escolha de SP) ia de Corinthians 3 x 1 Juventus, com Maurício Torres.

Mais sobre aquele clássico histórico Dos seis canais que exibiam o Campeonato Paulista de 1996 (quatro abertos e dois por assinatura), os únicos que não tiveram narração própria foram os dois das Organizações Globo - a única narração que ela tem do clássico é a da Rádio Globo, com Oscar Ulisses. Às 18h, o massacre palmeirense ganhou canal aberto pelos videotapes da Bandeirantes, com Jota Júnior, e da Record, com José Luiz Datena, enquanto às 20h a CNT/Gazeta (que não exibia partidas ao vivo) mostrou o compacto na voz de Márcio Bernardes.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quinta, 25/03/2021
*Obs.: a confirmar o jogo do Campeonato Catarinense na TV Walter Abrahão.
10:00 - Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil: finais masculinas da 8ª etapa - SPORTV 2
12:00 - Tênis, Masters de Miami: várias partidas - ESPN
14:25 - Futebol, Amistoso: EUA x Jamaica - ESPN BRASIL
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Nova Iguaçu x Portuguesa - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
16:30 - Rúgbi, Superliga Americana: Cobras Brasil XV x Olimpia Lions - ESPN 2
16:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Alemanha x Islândia - TNT
16:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Espanha x Grécia - SPACE
20:00 - Rúgbi, Superliga Americana: Selknam x Jaguares XV - ESPN 2
20:30 - Basquete, NBA: Miami Heat x Portland Trail Blazers - SPORTV 2
21:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Botafogo da Paraíba x Ceará - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Juventude x Grêmio - SPORTV
23:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Philadelphia 76ers - BANDEIRANTES e SPORTV 2
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
11:00 - Natação, NCAA: várias provas - ESPN PLAY
12:00 - Tênis, Aberto de Miami: várias partidas - ESPN PLAY
12:30 - Rúgbi, Superliga Americana: Peñarol x Cafeteros Pro - ESPN PLAY
14:00 - Basquete, NBB: Pato x Paulistano - DAZN
14:00 - Basquete, Euroliga: CSKA Moscou x Crvena Zvezda - DAZN
15:00 - Vôlei, NCAA Feminina: LSU x Tennessee - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Copa do Brasil: Palmas x Avaí e Porto Velho x Ferroviário - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Juventus x Figueirense - TV NSPORTS
16:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Itália x Irlanda do Norte, Inglaterra x San Marino, Suécia x Geórgia, Bulgária x Suíça, Escócia x Áustria, Israel x Dinamarca, Romênia x Macedônia, Andorra x Albânia, Hungria x Polônia, Moldávia x Ilhas Faroe e Liechtenstein x Armênia - ESTÁDIO TNT SPORTS
17:00 - Basquete, NBB: Caxias do Sul x SESI/Franca - DAZN
19:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Criciúma x Brusque - TV NSPORTS
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: quatro partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - ESPN PLAY
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Ole Miss x Georgia - ESPN PLAY
19:10 - Basquete, Liga dos Campeões das Américas: Flamengo x Minas - DAZN
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: São Luiz x Esportivo e Ypiranga x São José - GLOBOESPORTE
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Toronto Maple Leafs x Ottawa Senators - ESPN PLAY
20:00 - Atletismo, Clyde Littlefield Texas Relays: várias provas - ESPN PLAY
20:00 - Lacrosse, NCAA Masculina: Syracuse x Duke - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Pelotas x Aimoré - GLOBOESPORTE
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: TM x Cimarrones - ESPN PLAY
03:00 - Rúgbi, Super Rugby: Highlanders x Hurricanes - ESPN PLAY


Sexta, 26/03/2021
07:00 - Velocidade, Fórmula 2: treino do GP do Bahrein - BANDSPORTS
08:30 - Velocidade, Fórmula 1: primeiro treino do GP do Bahrein - BANDSPORTS
10:00 - Velocidade, Fórmula 2: classificação do GP do Bahrein - BANDSPORTS
12:00 - Velocidade, Fórmula 1: segundo treino do GP do Bahrein - BANDSPORTS
12:00 - Tênis, Masters de Miami: várias partidas - ESPN
12:00 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: treinos livres do GP do Catar - FOX SPORTS
15:30 - Futebol, Copa do Brasil: Ypiranga do Amapá x Santa Cruz - SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Fluminense x Volta Redonda - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e FLUTV (Internet)
17:00 - Rúgbi, Torneio das Seis Nações: França x Escócia - ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Osasco x Praia Clube (semifinal, jogo 1) - SPORTV 2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Corinthians x Retrô - SPORTV
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x SESI/Bauru (semifinal, jogo 1) - SPORTV 2
22:00 - MMA, LFA 103: Spike Carlyle x Batsumberel Dagvadorj - COMBATE
23:00 - Boxe, Supermédio: Jose Uzcategui x Josue Obando - ESPN 2
23:05 - Basquete, NBA: Atlanta Hawks x Golden State Warriors - ESPN
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
05:40 - Rúgbi, Super Rugby: Brumbies x Force - ESPN PLAY
11:00 - Natação, NCAA: várias provas - ESPN PLAY
12:00 - Tênis, Aberto de Miami: várias partidas - ESPN PLAY
14:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Masculina: quatro partidas em sequência (a última inicia às 22:30) - ESPN PLAY
14:00 - Esgrima, NCAA: várias disputas - ESPN PLAY
14:30 - Rúgbi, Premiership: Gloucester x Exeter Chiefs - ESPN PLAY
15:00 - Atletismo, Clyde Littlefield Texas Relays: várias provas - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Copa do Brasil: Jaraguá x Manaus - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Vôlei, NCAA Feminina: três partidas ao longo do fim de tarde (a última inicia às 18:00) - ESPN PLAY
19:10 - Basquete, Liga dos Campeões das Américas: Flamengo x Instituto - DAZN
20:00 - Lacrosse, NCAA Feminina: Louisville x Boston College - ESPN PLAY
00:00 - Futebol, Mexicano Série B: Pumas Tabasco x Venados - ESPN PLAY
03:00 - Rúgbi, Super Rugby: Chiefs x Blues - ESPN PLAY


Sábado, 27/03/2021
07:30 - Velocidade, Fórmula 2: 1ª corrida do Bahrein - BANDSPORTS
09:00 - Velocidade, Fórmula 1: 3º treino do GP do Bahrein - BANDSPORTS
11:30 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: classificação do GP do Catar - FOX SPORTS
12:00 - Velocidade, Fórmula 1: classificação do GP do Bahrein - BANDEIRANTES e BANDSPORTS
12:00 - Tênis, Masters de Miami: várias partidas - ESPN
13:30 - Velocidade, Fórmula 2: 2ª corrida do Bahrein - BANDEIRANTES (dentro do "Band Esporte Clube") e BANDSPORTS
14:00 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Platense x Colón - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Holanda x Letônia - TNT
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Vasco x Madureira - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e VASCO TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Bangu x Resende - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
15:30 - Basquete, NCAA Masculina: Oregon State x Loyola Chicago - ESPN 2
15:45 - Futebol, Copa do Nordeste: 4 de Julho x Fortaleza - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Coritiba x Cascavel CR - REDE MASSA (PR)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Confiança x Vitória - SBT (Região Nordeste exceto SE), PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Sergipano: jogo a confirmar - ATALAIA (SE)
16:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Sérvia x Portugal - TNT
16:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: República Tcheca x Bélgica - SPACE
17:00 - Futebol, Campeonato Alagoano: ASA x CSA - BANDEIRANTES (AL e RN)
18:15 - Basquete, NCAA Masculina: Villanova x Baylor - ESPN 2
19:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Náutico x Vitória - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Brasil x Internacional - PREMIERE
20:15 - MMA, UFC 260: Stipe Miocic x Francis Ngannou - SPORTV 3 (duas primeiras lutas) e COMBATE
20:25 - Basquete, NCAA Masculina: Oral Roberts x Arkansas - ESPN 2
21:00 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Rosario Central x Central - ESPN BRASIL
21:00 - Velocidade, Nascar Truck Series: etapa de Bristol - FOX SPORTS
21:05 - Futebol, Campeonato Carioca: Boavista x Flamengo - RECORD (RJ, ES, SC, PR, DF, GO, BA, SE, PI, PA, AM, RO, AP e regiões de Uberlândia e Varginha), PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e FLATV (Internet)
22:00 - Basquete, NBA: Memphis Grizzlies x Utah Hazz - ESPN
22:00 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Dallas Mavericks - SPORTV 2
22:55 - Basquete, NCAA Masculina: Syracuse x Houston - ESPN 2
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
05:40 - Rúgbi, Super Rugby: Waratahs x Reds - ESPN PLAY
08:00 - Hipismo: Copa do Mundo de Dubai - ESPN PLAY
09:00 - Futebol, Inglês Série C: Forest Green Rovers x Bolton - ESPN PLAY
10:00 - Futebol, Espanhol Série B: Rayo Vallecano x Mirandes - ESPN PLAY
11:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: União ABC x Chapadão - MYCUJOO TV FFMS
11:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Rússia x Eslovênia e Montenegro x Gibraltar - ESTÁDIO TNT SPORTS
11:00 - Rúgbi, Premiership: Bristol x Harlequins - ESPN PLAY
11:00 - Natação, NCAA: várias provas - ESPN PLAY
12:00 - Futebol, Inglês Série B: Peterborough x Accrington Stanley - ESPN PLAY
12:00 - Tênis, Aberto de Miami: várias partidas - ESPN PLAY
13:00 - Lacrosse, NCAA Femiinna: Virginia x Notre Dame - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Noruega x Turquia e Bielorrússia x Estônia - ESTÁDIO TNT SPORTS
14:00 - Futebol, Amistoso: Bósnia x Costa Rica - ESTÁDIO TNT SPORTS
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - ESPN PLAY
14:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Masculina: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - ESPN PLAY
15:00 - Boxe, Peso Pesado do CMB: Alexander Povetkin x Dillian Whyte - DAZN
15:00 - Vôlei, NCAA Feminina: três partidas ao longo da tarde (a última inicia às 16:30) - ESPN PLAY
15:00 - Softbol, NCAA: Syracuse x Pittsburgh e Duke x Clemson - ESPN PLAY
15:00 - Atletismo, NCAA: várias provas - ESPN PLAY
15:30 - Basquete, NCAA Masculina: Oregon State x Loyola Chicago - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Hercílio Luz x Metropolitano - TV NSPORTS
16:30 - Futebol, Espanhol Série B: Cartagena x Malaga - ESPN PLAY
16:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Croácia x Chipre, Irlanda x Luxemburgo e Eslováquia x Malta - ESTÁDIO TNT SPORTS
17:00 - Futebol, Amistoso: País de Gales x México - ESTÁDIO TNT SPORTS
17:00 - Futebol, Espanhol Série B: Logroñes x Zaragoza - ESPN PLAY
18:00 - Lacrosse, NCAA Feminina: Virginia Tech x Syracuse - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, NCAA Feminina: Memphis x Vanderbilt - ESPN PLAY
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Nashville Predators x Chicago Blackhawks - ESPN PLAY


Domingo, 28/03/2021
08:00 - Velocidade, Fórmula 2: 3ª corrida do GP do Bahrein - BANDSPORTS
10:00 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: Sorriso x Cuiabá - CENTRO AMÉRICA (MT)
11:00 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: GP do Catar - FOX SPORTS
12:00 - Velocidade, Fórmula 1: GP do Bahrein - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte")
12:30 - Ginástica Rítmica, Copa do Mundo: etapa a confirmar - SPORTV 3
13:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Albânia x Inglaterra - TNT
14:00 - Basquete, LBF: Liga Super x Santo André - CULTURA e TV NSPORTS (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Masculina: Creighton x Gonzaga - ESPN 2
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Portuguesa x Macaé - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
15:30 - Tênis, Masters de Miami: várias partidas - ESPN
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Romênia x Alemanha - TNT
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Bulgária x Itália - SPACE
16:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Sport x Central - GLOBO NORDESTE (PE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Bahia x Altos - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Treze x Botafogo da Paraíba - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
16:30 - Velocidade, Nascar Cup Series: etapa de Bristol - FOX SPORTS
18:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Nova Iguaçu x Botafogo - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e BOTAFOGO TV (Internet)
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: Florida State x Michigan - ESPN 2
18:30 - Futebol, Copa da Liga Argentina: River Plate x Racing - ESPN BRASIL
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Praia Clube x Osasco (semifinal, jogo 2) - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: São José x Juventude - PREMIERE
20:15 - Basquete, NCAA Masculina: UCLA x Alabama - ESPN 2
21:00 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Independiente x Boca Juniors - ESPN BRASIL
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: SESI/Bauru x Minas (semifinal, jogo 2) - SPORTV 2
22:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Grêmio x Pelotas - PREMIERE
22:45 - Basquete, NCAA Masculina: Oregon x USC - ESPN 2
23:00 - Basquete, NBA: Orlando Magic x Los Angeles Lakers - BANDEIRANTES
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
10:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Cazaquistão x França - ESTÁDIO TNT SPORTS
11:00 - Futebol, Amistoso: Grécia x Honduras - ESTÁDIO TNT SPORTS
11:00 - Rúgbi, Premiership: Leicester Tigers x Newcastle Falcons - ESPN PLAY
12:00 - Tênis, Aberto de Miami: várias partidas - ESPN PLAY
13:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Geórgia x Espanha, Dinamarca x Moldávia e Armênia x Islândia - ESTÁDIO TNT SPORTS
13:05 - Futebol, Amistoso: Irlanda do Norte x EUA - ESTÁDIO TNT SPORTS
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Sete de Setembro x Afogados - MYCUJOO FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Kosovo x Suécia, Israel x Escócia, Suíça x Lituânia, Ucrânia x Finlândia, Polônia x Andorra, Áustria x Ilhas Faroe, San Marino x Hungria e Macedônia x Liechtenstein - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Próspera x Avaí e Marcílio Dias x Concórdia - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Novo x Operário - MYCUJOO TV FFMS
16:00 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Defensa y Justicia x Vélez Sarsfield - ESPN PLAY
19:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Joinville x Criciúma e Brusque x Juventus - TV NSPORTS
19:00 - Vôlei, Athletes Unlimited: duas partidas em sequência - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Caxias x São Luiz e Aimoré x Ypiranga - GLOBOESPORTE

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.