Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 23 de março de 2021
Não faltou assunto forte de sexta-feira para cá

Campeonato Paranaense de volta na Rede Massa Apenas e tão somente hoje acontecerá a segunda transmissão do torneio na afiliada do SBT - e em horário extremamente diferenciado: 15h45 para Maringá x Coritiba. Até agora, mostraram somente Cianorte x Athletico no bagunçadíssimo fim-de-semana inaugural em 27 de fevereiro. Depois disso, a competição foi interrompida e agora tem voltado aos poucos, de forma igualmente bagunçada.

Robson de Lazzari superando o coronavírus Força ao repórter da Rede Massa e da Rádio Transamérica de Curitiba, foi muito saber pelo Napoleão de Almeida que ele recebeu alta médica semana passada.

"Arena" voltou ao ar na TV Ponta Negra Depois de exatamente um ano fora do ar, o programa diário da afiliada do SBT no Rio Grande do Norte foi retomado nesta segunda-feira, sempre às 11h40 e voltando a ter apresentação de Andréia Freitas, agora formando dupla com o recém-chegado Thiago César (ex-InterTV Cabugi).

Copa do Nordeste no SBT Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: no sábado retrasado, Vitória x Bahia deu à TV Aratu 16,6 pontos de média e 22,2 de pico em Salvador, bem acima dos 8,9 da TV Bahia (Globo), dos 7,4 da Record e do 1 da Bandeirantes. O detalhe é que a Aratu não tem aberto para os baianos os jogos da dupla como mandantes, sendo o clássico a exceção. Vitória x Santa Cruz e Bahia x Sport não tiveram exibição por ela, que no último sábado foi de Ceará x Fortaleza. Nas 10 primeiras partidas transmitidas pelo SBT Nordeste - já contando as duas de hoje -, somente três não terão tido "da praça para a praça": as duas que citei acima e mais CRB x Sport.

Libertadores da América no SBT Na terceira fase pré-grupos, transmitirão os dois Santos x San Lorenzo em duas terças-feiras às 21h30, nos dias 6 e 13 de abril. Desta vez, Grêmio somente no Fox Sports com os dois jogos contra o Independiente del Valle mostrados em 7 e 14, duas quartas-feiras, ambos às 19h15.

Nada de SBT, Denílson vai é renovar com a Bandeirantes Do Flávio Ricco no "Canal 1" e do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: sabe lá Deus por qual motivo, há na emissora rumores de que o SBT estaria interessado no ex-jogador e comentarista, embora não seja nada disso. Por outro lado, a assessoria dele confirmou que há conversas para a renovação com a TV na qual está desde 2010, consta que a ideia sendo mantê-lo até 2023.

"Band Esporte Clube" voltando ao ar com Cristiane Dias A apresentadora ex-TVE, Globo e CNN Brasil estará à frente do programa na retomada aos sábados a partir do próximo fim-de-semana, excepcionalmente às 11h30 para São Paulo e às 13h em rede nacional até 15h - logo, antes e depois da classificação do GP do Bahrein. Do Flávio Ricco no "Canal 1": o programa terá horário flexível e se adaptará sempre à grade esportiva do dia. A primeira divulgação da sua chegada foi feita anteontem no "Show do Esporte". A direção será do regressado Dudu Magnani.

Atrações desta semana na Bandeirantes Quinta-feira: Philadelphia 76ers x Los Angeles Lakers pela NBA às 23h. Sábado: classificação do GP do Bahrein às 11h55. Domingo: reprise do treino oficial às 8h, "Show do Esporte" às 9h em São Paulo e 10h30 na rede, GP do Bahrein a partir das 11h30 (largada às 12h), "Show" de volta às 14h até 18h e Orlando Magic x Lakers pela NBA às 23h. Nada de nacionais europeus devido à Data-FIFA.

"Você Torceu Aqui" com "reprises inéditas" Quando digo "reprises inéditas", são jogos diferentes daqueles reprisados na sessão dos domingos em 2020. Sábado passado, tascaram às 12h45 um Palmeiras 5 x 1 Grêmio do Brasileirão de 1997 narrado pelo Jota Júnior para reserva de grade devido ao regresso do "Band Esporte Clube". Já no próximo sábado, a ausência do Russo na faixa local de Sampa City às 10h resultará na exibição de Santos 3 x 5 Vasco pelo Campeonato Brasileiro de 1995, narrado pelo Januário de Oliveira. Partida histórica para os cruzmaltinos por ter marcado a estreia daquele que seria um eterno ídolo, o "Reizinho" Juninho Pernambucano.

Brasileirão Feminino na Bandeirantes Começaria no próximo domingo, mas com a gravidade ainda maior da pandemia, a CBF adiou o início em três semanas. Nas rodadas já desmembradas, os jogos com TV aberta (sempre às 20h dos domingos) serão estes: em abril, Palmeiras x Ferroviária no dia 18 e Corinthians x Botafogo no dia 25; e em maio, Santos x Corinthians no dia 2, Corinthians x Palmeiras no dia 9 e Ferroviária x São Paulo no dia 16.

Isabelly Morais fez história domingo na TV Bandeirantes Positivamente registrada ela ficou ao ser a voz da emissora na conquista da Libertadores Feminina pela Ferroviária, nos emocionantes 2 x 1 diante do América de Cáli. Registrada na história tal qual ficara Luciano do Valle naqueles 9 x 0 do Santos sobre a Universidad Autonoma em 2009. Também por ela, pelos pouco menos de quatro anos muito promissores e já vencedores - e que serão mais vencedores ainda por muitos e muitos anos mais e mais -, fiquei muito contente pelo fim da história.

Reginaldo Leme no limite da emoção O comentarista gravou a chamada do filmaço "Rush", que passará nesta sexta-feira na "Sessão Especial", às 22h45, meio que dentro do "pacote Fórmula 1" no fim-de-semana de início das transmissões dela na TV Bandeirantes. Sacada muito bem bolada e bem feita.

Kalinka Schutel apresentou o "Show do Esporte" de anteontem Ela fez dupla com Elia Júnior ao substituir Glenda Kozlowski, que passou o fim-de-semana no Rio de Janeiro cuidando do filho, que foi operado.

"Esporte Total" e seu horário superflutuante Lembrei ontem do Flávio Ricco, que citou isso dia desses: nesta segunda, a TV Bandeirantes exibiu o programa não depois do "Jornal da Noite", como habitualmente ocorre, e sim antes dele, já às 23h30, logo depois do semanal "Largados e Pelados", que teve apenas um episódio exibido.

Permitem filmagem jornalística do Carioca pelos não exibidores? A julgar pelo que vi de Flamengo x Resende no "Show do Esporte" da Bandeirantes, sim, permitem. Os gols e outros lances da partida da última sexta-feira foram mostrados com a câmera própria da equipe que acompanhou o repórter Thiago Carvalho, a cujas imagens se somavam as cedidas pela Record com outros ângulos. Diante disso, "me pergunto-me a mim mesmo e vice-versa": a Globo não faz a filmagem jornalística do torneio por não querer, por não poder ou por qual motivo?

Letreiros diferentes de praça para praça Tá acontecendo nas imagens do Campeonato Carioca cedidas pela Record e exibidas pela Globo em seus noticiários e programas esportivos. Nas produções feitas no Rio de Janeiro, desde a semana passada o crédito é: "Record TV Rio". Já em São Paulo, creditam assim: "TV Record".

Record sem Campeonato Carioca por alguns dias? Não necessariamente. Ontem, o prefeito Eduardo Paes anunciou o veto a jogos de futebol na cidade do Rio de Janeiro da próxima sexta-feira até 4 de abril - logo, isso não interfere no Botafogo x Flamengo que o no último sábado regressado Lucas Pereira narrará excepcionalmente nesta quarta, às 21h35. No entanto, até que algo semelhante seja adotado pelo governo do estado (se é que será), nada impede que levem a competição para cidades do interior, tipo Volta Redonda.

Tem quem ande tão mal que nem de 10% possa abrir mão Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: é aproximadamente essa a quantia que as filiais e afiliadas da Rede Record obtém de patrocinadores regionais que deve ser repassada à filial do Rio de Janeiro pela exibição ao vivo do Campeonato Carioca. Em fato a bronca nem é nos 10% em si, mas na quantia cobrada, que tem deixado de fora afiliadas de praças que costumavam acompanhar o torneio pela Globo - é aquilo que o Gabriel de Oliveira revelou no TV Pop no dia 3, agravado porque muitas emissoras não têm conseguido sustentar nem as próprias grades regionais direito, que dirá botar um extra no futebol.

Afogando em números Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: sábado passado, a Record marcou 6 pontos de média e 7 de pico no Rio de Janeiro com Bangu x Fluminense, acima dos 4 do SBT e bem abaixo dos 27 da Globo.

Nem sem futebol o horário do futebol perdeu a liderança Muitas vezes, algo que não gosto em manchetes que destacam audiências baixas dos jogos é dar a entender que isso signifique crescimento dos concorrentes a ponto de tomarem deles a liderança, algo não correspondente à verdade. Não estou dizendo que é o caso da matéria do Gabriel Vaquer no UOL Esporte, não é isso. Apenas pego o gancho dela para fazer esta observação no tocante ao fato de que nem mesmo a falta do Paulistão fez a Globo perder o primeirão em Sampa City às 16h do último domingo, ainda que "Creed - Nascido Para Lutar" desse 13 pontos, 13% a menos que Palmeiras x Ferroviária na semana anterior. É que o SBT marcou 7 pontos e a Record foi aos 6. Ou seja: nem assim Eliana e Rodrigo Faro fazem frente, precisou somar ambos para "empatarem" com o filho do Apollo Doutrinador em "Campeões de Bilheteria".

"Não mostra isso que é ruim pra mim!!!" De Diogo Almeida no Mundo Rubro-Negro: empresa que gere a carreira de Gabriel, a 4Comm tentou - e não conseguiu - impedir na Justiça a publicação do 4º e último episódio da série "Predestinado", feita pelo GloboPlay sobre o atacante do Flamengo, já que citada é a aglomeração num cassino em São Paulo onde ele e mais 200 pessoas estavam, o que foi desmoronado por uma ação policial. Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a irritação da 4Comm e da família seria porque teriam prometido uma homenagem a ele nas negociações para que a produção saísse do papel, e que tal adição no episódio teria sido feita sem que consultassem o atleta - porém, a Justiça entendeu ser tudo fato público. De Pedro Lopes no UOL Esporte: a emissora pagou R$ 287.500,00 a Gabigol e estafe pelo documentário e está em contrato que não se aborde a vida amorosa dele.

Arquivado o processo da briga Globo vs. FIFA Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a 6ª Vara Empresarial do Estado do Rio de Janeiro arquivou a contenda resultante do não pagamento de US$ 90 milhões pela parcela de 2020 do pagamento da transmissão de eventos da entidade de 2015 até 2022. Ela e a emissora acertaram seus ponteiros na base do "estando bom para ambas as partes" e tudo que tinha em vias judiciais virou história.

Cuiabá e Juventude ainda não acertaram com a Globo Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o Dourado recusou a primeira proposta pela transmissão de seus jogos no Campeonato Brasileiro em TV aberta, TV paga e pay-per-view. O Papo também não respondeu ainda em relação à TV Globo e ao Premiere (ele já é da TNT na TV paga).

Esporte da Globo premiado em Milão Exibida pelo "Esporte Espetacular" em janeiro de 2020 e de autoria de Fred Justo e equipe, "Máfia em Campo" venceu na categoria Jornalismo Investigativo no AIPS Awards, promovido pela Associação Internacional de Imprensa Esportiva. Feito durante três meses, o material laureado revelou um esquema de manipulação de resultados na quarta divisão do Campeonato Carioca.

Os segmentos regionais do "Esporte Espetacular" O portal da Globo passou a publicar os de São Paulo e Minas Gerais, estreados no domingo retrasado. Assim, deu para tanto perceber momentos de interação ao vivo com o Rio de Janeiro dentro do espaço local quanto para ver quais matérias da rede nacional estes estados ficaram sem ver na TV aberta. Thiago Oliveira e Marcelo Lages aparecem no início e no fim do programa, acionados por Bárbara Coelho e Lucas Gutierrez, e mais uma vez nacionalmente cada um. Dos quatro blocos do "EE", o primeiro e o último são em rede total e o segundo começa assim, mas é no decorrer dele que há a separação, que vai até o fim do terceiro.

As separações locais do dominical da Globo SP começou sua parte própria ao término da matéria de José Renato Ambrósio sobre as paralisações dos campeonatos estaduais e MG largou seu segmento próprio após a reportagem de Pedro Rocha sobre a amizade dos anteontem duelados Lisca, técnico do América, e Alan Ruschel, atleta do Cruzeiro. Além dessa aí, outra matéria mineira que SP não viu foi a de Rodrigo Franco sobre os preparativos de Isaquias Queiroz para a Olimpíada de Tóquio. SP também perdeu as reportagens de Victor La Regina (despedindo-se da RBS TV por justamente retornar ao Plim-Plim de Sampa City) sobre Patrick, do Internacional, e de Fred Justo sobre dinheiro que o Bangu recebeu por causa do Pedro, do Flamengo, mesmo que nunca o tivesse defendido.

Outros materiais não vistos no aberto digital comum De duas matérias de SP que a rede mostrou nos dois segmentos intermediários, MG viu Casagrande entrevistando Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, mas não Thiago Oliveira entrevistando Tchê Tchê, do São Paulo. Já estes VTs os dois estados não acompanharam: o gol de Bangu 0 x 1 Fluminense; matéria de Débora Gares sobre Luccas Claro, do Fluminense; o "Mulheres Espetaculares" com Juliana Sana entrevistando Letícia Bufoni; e reportagem de Sabrina Rocha sobre o massagista do Náutico que quer provar ter sido errada a detenção que sofreu por três semanas. Uma matéria que paulistas e mineiros acompanharam foi a do Edson Viana sobre uma torcedora do Flamengo que é deficiente visual e retornou ao Maracanã depois de um ano, com direito a falar com seu locutor preferido, Luiz Penido, das rádios Globo e CBN.

O que somente cada região viu SP teve um "Você Viu?" com os paulistas na Superliga, o "ConEEctado" com o resumo da semana, VT de Alexandre Azank sobre os irmãos Alecsandro e Richarlyson juntos no Noroeste, um "Jogou com Quem?" com o ponte-pretano Camilo, um VT de Renato Peters sobre o falecido ex-corintiano Gilmar Fubá, o quadro "Não é do Meu Tempo" com Fernando Vidotto e um VT do Thiago Oliveira com um perfil de Marinho, do Santos. Já MG teve teve Rodrigo Franco informando ao vivo sobre América e Cruzeiro, gols do Mineiro, um "Você Viu?" sobre o Cruzeiro eliminado na Superliga, Henrique Fernandes projetando o clássico, um VT sobre a re-estreia do Cuca no Atlético diante do Coimbra, um VT da Maria Cláudia Bonutti sobre a paralisação do Campeonato Mineiro e um VT sobre jogadores aproximados durante a Superliga por razões como motivos familiares.

Mato Grosso viu apenas 17 minutos do "Esporte Espetacular" No início do último segmento, Bárbara Coelho saudou os telespectadores desta praça, que chegavam do futebol pois a TV Centro América optou por exibir jogos do estadual às 10h DF (9h locais) dos domingos, Dom Bosco x Sorriso o de anteontem. Assistem aqui a chamada que ela e Lucas Gutierrez gravaram para a afiliada, exibida depois do "Auto Esporte" e antes do início da transmissão, que usa um logo próprio e tem como patrocinadores o governo do estado e a Assembleia Legislativa.

Novos comentaristas na NSC TV Domingo, Figueirense x Criciúma marcou a estreia do ex-jogador Eduardo Costa - aquele mesmo ex-Avaí e São Paulo, campeão da Copa do Brasil por Grêmio e Vasco. Já no mata-mata, quem estreará na afiliada da Globo em SC é a ex-bandeirinha Fernanda Colombo, ex-Bandeirantes e Fox Sports.

Luciano Périco finalmente narrou neste Gauchão 2021 Mas não foi na RBS TV, que não está passando o torneio devido aos jogos iniciarem somente a partir das 20h a pedido do governo do RS, para serem dentro do horário da restrição de circulação e fechamento dos serviços essenciais. Foi na Rádio Gaúcha que ele fez Grêmio x Aimoré na última sexta-feira - e narrando presencialmente na Arena do Grêmio, já que a AM/FM tem tido narrador na cabine nos jogos aqui em Porto Alegre, diferentemente da TV, que segue no tubo conforme o modelo da Rede Globo.

"Bem, Amigos!" com menos gente no estúdio Mesmo nestes tempos pandêmicos, que fizeram Galvão Bueno (de férias neste momento) passar a fazê-lo somente de casa, o programa do SporTV mantinha normalmente o ontem regressado de uma semana de folga Cléber Machado ao lado de quatro comentaristas, dois à direita e dois à esquerda. Mas o agravamento da pandemia também interferiu nisso nesta segunda-feira, quando ele teve apenas Casagrande e Alexandre Lozetti a acompanhá-lo no estúdio. Os demais participantes entraram de casa.

A 1ª narração feminina de futebol feminino das Organizações Globo Mais uma primazia de Renata Silveira, que fez no sábado pelo SporTV o Fluminense campeão brasileiro sub-18 diante do Internacional em transmissão que só teve Caio Ribeiro de homem pois, no mais, a equipe ainda teve Renata Mendonça, Nadine Bastos e Paula Menezes.

SporTV sem Campeonato Italiano no último fim-de-semana O jogo dele no sábado seria Internazionale x Sassuolo, que foi suspenso devido a diversos casos de coronavírus nos líderes da competição.

CBV respondeu ao CADE sobre os contratos com a Globo Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a entidade responsável pelo vôlei brasileiro passou as informações solicitadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que investiga se há na modalidade monopólio na transmissão ou não. O acervo da Confederação com a rede vai até o fim de 2022 e a entidade afirmou não ter recebido nos últimos 10 anos nenhuma verba por sublicenciamentos feitos para emissoras como RedeTV! (com a qual o compromisso foi rescindido depois daquilo de cortarem bons pedaços de várias partidas por questão de grade) e Cultura (que não renovou a exibição por dificuldade financeira).

Processos trabalhistas dos ex-Fox Sports Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: Flávio Gomes, José Ilan e Paulo Lima, representados pelo mesmo advogado, acionaram a Disney na Justiça do Trabalho pedindo pagamentos de verbas trabalhistas e indenização por danos morais pela forma como foram dispensados. É esperado que nos próximos dias isso também seja feito pelo Ricardo Lay, recentemente chegado à TV Globo do Rio de Janeiro.

ESPN manterá a Liga Europa Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: renovada até a temporada 2023/2024 a transmissão da segunda competição da UEFA, que assim completará seis edições nela e no Fox Sports - tá, não seis no Fox Sports porque ele vai acabar ao término deste 2021, mas acho que entenderam o que eu quis dizer.

ESPN Brasil mandou os apresentadores de volta para casa Assim passou a acontecer novamente desde sábado, sendo temporariamente abandonado o novo supercenário recém estreado com telaço de 500 polegadas, como consequência do agravamento da pandemia do coronavírus em São Paulo. O último programa presencial foi o "Sportscenter" da sexta à noite, com Marcela Rafael e Eduardo Elias. Do Lance!: o jornal havia aumentado sua audiência em 40% às 10h e 90% às 20h desde a estreia da nova fase nos novos estúdios.

A primeira vez de Renan do Couto Habituado ao automobilismo em variados eventos, o narrador estreou sábado na Nascar ao fazer a Xfinity Series no Fox Sports em dupla com Edgard de Mello Filho.

Cara nova na TNT Sports: André Felipe O novo narrador da WarnerMedia é egresso de webrádios de São Paulo, como Datafoot e Contínua, e aos 25 anos terá nesta a sua primeira experiência televisiva.

Força, Eduardo Monsanto!!! Sexta-feira passada, ele narrou Flamengo x Resende pelo pay-per-view do Campeonato Carioca mesmo estando de luto pela morte do pai, o empresário Marcos Falconi, que completou 66 anos no sábado anterior e é mais uma das milhares de vítimas do coronavírus. Meus sentimentos ao grande xará.

Candomblé na Copa do Nordeste através de Charlene Araújo A repórter escalada pelo pay-per-view do torneio para CRB x Botafogo da Paraíba, no fim da tarde do último domingo, surgiu na tela de turbante e quelê. Do UOL Esporte: praticante do candomblé há quase dois anos e passada por iniciação há pouco tempo, ela tornou-se uma laô - filha de santo que aprenderá rezas, cantigas e preceitos por sete anos. Em preceito, ela deve usar turbante, quelê e outros acessórios não visíveis por cerca de três meses, todos eles simbolos de proteção.

TV Walter Abrahão com Marcel Capretz e sem "Virando o Jogo" No último domingo, o comentarista da Rádio 105 FM de SP e apresentador do SBT de Sorocaba estreou na emissora paga comentando Brusque x Avaí, partida do Campeonato Catarinense narrada pelo Rodrigo Cascino. Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: por outro lado, saiu do ar no fim da semana retrasada o programa que Leandro Quesada apresentava diariamente das 18h30 às 20h ao lado de jornalistas convidados (muitos deles ex-Fox Sports), consta que devido a divergências com os mandatários do canal por motivos como falta de maior divulgação, aparato técnico e do próprio sinal em HD nas operadoras.

Força, Jairo Nascimento!!! O repórter da CNN Brasil gravaria no domingo uma matéria sobre atletas olímpicos durante a pandemia e faria tudo no Pinheiros, em São Paulo. No entanto, funcionários do clube duvidaram que fosse ele o autor da reportagem - tudo apenas e tão somente pelo fato de ser negro. Claro que não apenas a matéria acabou não sendo feita, como Jairo denunciou tudo isso no ar, no que está absolutamente corretíssimo.

Quem exibirá a Fórmula Indy este ano? Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a Rede Bandeirantes não renovou os direitos de transmissão (o que também deve explicar a reciclagem na Fórmula 1 da trilha sonora específica da Indy - algo que me tem chateado de sobremaneira por não levarem pra TV aberta a icônica trilha adotada há mais de três décadas pela Rádio Bandeirantes e há 15 anos pela BandNews FM, a maior e melhor trilha sonora de F-1 no Brasil excetuadas as da TV Globo) e o DAZN devolveu os direitos no fim do ano passado. Mesmo que a Indy tenha no nosso país um dos maiores mercados dela fora dos EUA, não há interessados em adquiri-la, o que é lamentável.

A webrádio do Reinaldo Costa Lançada nesta segunda a Que Rádio é Essa?, pertencente ao lendário narrador ex-rádios Globo, Record e Eldorado/ESPN, entre outras emissoras. Boa sorte para ele!

Sem futebol em SP, mas não sem futebol no rádio de SP O último domingo teve bola rolando na Bandeirantes e na Jovem Pan, que fizeram Vasco x Botafogo. No sábado, a Pan ainda irradiou Celta x Real Madrid. Para esta quarta-feira, a Pan anuncia que transmitirá Botafogo x Flamengo. Ah: isso tudo sem que se fizesse ideia de que elas e as demais AM e/ou FM esportivas "ganhariam" na noite de hoje um Mirassol x Corinthians em Volta Redonda.

Ex-comentarista da Rádio Trianon vem para Porto Alegre Atuante de 2016 até 2020 nas transmissões esportivas da AM paulistana, da qual saiu para dirigir o jornalismo da Record Paulista em Bauru, Rogério Centrone está assumindo a direção jornalística da TV Record RS como decorrência de remanejamentos feitos pela rede, sendo sua vinda a reposição para a saída de Luiz Piratininga para o Rio de Janeiro. Na Trianon, Rogério transmitiu futebol ao lado de nomes como Don Roberto Costa, Gabriel Araújo e Rodney Brocanelli, entre outros.

Hora cheia na Rádio Bandeirantes de Campinas É atrasadíssimo, mas vale o registro: desde quarta-feira da semana passada, o esportivo do meio-dia passou a começar não mais às 12h e sim às 11h30, entregando para o Bandsat às 12h30. O programa apresentado por Júlio Nascimento passou a se chamar "Nossa Área" em alinhamento à matriz de Sampa City, abandonado sendo nos 1170 o título "Os Donos da Bola", até porque o programa do Neto não é mais veiculado em Campinas por ser no mesmo horário da tradicional "Bandeirantes Esportiva".

Curso com Edson Mauro O narrador das rádios Globo e CBN iniciou um curso de iniciação à locução esportiva, com mentoria on line através da plataforma Zoom. Interessados podem contatá-lo por e-mail.

Leandro Cabido na 98 FM de Belo Horizonte Agora é nela que está o comentarista ex-Super Notícia FM.

"Atualidades Esportivas" de volta na Rádio Bandeirantes de Porto Alegre Depois de cinco anos e 10 meses, o título clássico da emissora foi reativado nesta segunda-feira no programa apresentado por Sérgio Boaz e Vagner Martins das 16h às 18h, que até a última sexta era chamado "Esporte Notícia", título que passou a ser diário a partir de maio de 2015 depois de já ser semanal nos finais de semana desde ainda o distante 2003.

Cristiano Silva e Gutiéri Sanchez retornaram na Rádio Guaíba Recuperados do coronavírus, os repórteres voltaram ao ar no fim da última semana tanto em programas quanto nas transmissões de jogos. Felizmente, tudo bem com eles e que assim permaneça sempre - agora, falta apenas o regresso do Geison Lisboa, espero também que em breve. Cristiano, que também passou a ser repórter do site Goal, marcando seu retorno ao portal Terra.

Rádio Grenal teve estreia na reportagem Sexta-feira passada, o Grêmio x Aimoré narrado pelo Ângelo Afonso foi o primeiro jogo transmitido pelo recentemente chegado Lucas Katsurayama, ex-produtor da Rádio Gaúcha.

Uma reflexão importante de Filipe Gamba O apresentador da Rádio Gaúcha discorreu em sua coluna no portal GZH (que infelizmente não pude ler por não ter como assiná-lo - financeiramente me é possível, mas infelizmente é um dos dois portais que eu queria assinar e não consigo por não disponibilizarem a opção do boleto bancário, o outro sendo o GloboPlay, mas tudo bem, não dá pra ganhar todas, rs) sobre a recente entrevista do técnico palmeirense Abel Ferreira ao SporTV e especialmente ao ex-jogador Pedrinho, para ele simbólica de como é preciso aperfeiçoar-se no debate tático para evitar o atropelamento por parte de uma audiência cansada da mesmice e que espera análises mais profundas e mais conhecimento técnico ao invés de acomodação, má vontade e empirismo.

Pedro Ernesto Denardin voltará a narrar depois de quase quatro meses O titular da Rádio Gaúcha fez o anúncio no "Esportes ao Meio-Dia" do último domingo, escalado que está para Juventude x Grêmio às 21h30 desta quinta-feira. Depois de fazer São Paulo x Grêmio pela Copa do Brasil em 30 de dezembro, saiu de férias, foi infectado pela Covid-19 e voltou somente no mês passado, inicialmente à apresentação do "Sala de Redação".

Rádio CBN de Joinville passou a transmitir futebol Começou no sábado passado, em Joinville x Concórdia, com narração de Jota Deschamps, reportagem de Fernando Gonçalves e plantão de Jean Patrick. A cada transmissão, a equipe coordenada por Gerson Júnior terá convidados especiais nos comentários.

Luto em Joinville: morreu Marco Antônio Peixer Partido no último sábado aos 82 anos de pneumonia aguda, fez história como narrador e comentarista a partir da década de 1970, atuando em rádios como Difusora, Cultura e Floresta Negra, esta última pertencente a ele. Marco também trabalhou na TV e fez carreira política.

Eventos da CBFS na TV NSports Da Máquina do Esporte: o portal esportivo adquiriu por quatro anos a transmissão das competições da Confederação Brasileira de Futsal e de jogos das seleções masculina e feminina.

Ex-ESPN juntou-se a João Palomino Do Flávio Ricco no "Canal 1": Luciano Silva assumiu a direção de operações da LiveSports, a empresa de streaming esportivo do ex-narrador e ex-diretor da já citada emissora.

O blog do Fábio Seixas está de volta Publicado na última década e meia primeiramente no portal do jornal Folha de S.Paulo e depois no site do canal SporTV, foi retomado nesta segunda através do UOL Esporte.

Live sobre televisão esportiva Foi feita na última sexta-feira pelo Allan Simon no canal dele, junto do Gabriel Vaquer, do Alessandro Oliveira (narrador da Rádio BandNews FM de Fortaleza) e de Rodolfo Gomes (do canal Futeboteco). Podem assistir sem receio e sem temor de topar com algo indesejado e desagradável, não participei dela. (rs) Ainda bem para eles, sobretudo pro Allan e pro Biel, que atrapalhei demais naquela que fizemos ao ser muito inconveniente, chatonildo e "entrão" em excesso, o que rendeu justificadas e merecidas críticas de espectadores dela. Mas desta vez podem assistir de boa, bem tranquilos e seguros de verem algo redondinho do início ao fim.

Duas datas em 0 ou 5 desta segunda-feira Completou 35 anos Inácio Novaes, apresentador, repórter e narrador da TV Integração (Globo) em Juiz de Fora. E teria completado 75 anos o ex-futebolista e ex-treinador José Luiz Carbone, comentarista por muitos anos da Rádio Brasil de Campinas, que nos deixou no ano passado.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 23/03/2021
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Resende x Volta Redonda - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Paranaense: Maringá x Coritiba - REDE MASSA (PR)
15:45 - Futebol, Copa do Nordeste: Altos x Sampaio Corrêa - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Boavista x Fluminense - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e FLUTV (Internet)
19:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Sport x Confiança - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Islanders x Boston Bruins - ESPN
20:30 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Los Angeles Lakers - SPORTV 2
21:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Mirassol x Corinthians - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Fortaleza x Santa Cruz - SBT (PE, CE, RN, PB e PI), FOX SPORTS e NORDESTEFC (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Nordeste: CSA x Bahia - SBT (BA, AL e MA), PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
12:00 - Tênis, Aberto de Miami: várias partidas - ESPN PLAY

16:00 - Basquete, NCAA Feminina: oito partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - ESPN PLAY
16:00 - Softbol, NCAA: Boston University x Boston College - ESPN PLAY
19:00 - Lacrosse, NCAA Feminina: Radford x Virginia Tech - ESPN PLAY
21:00 - Basquete, NAIA Feminina: Thomas More College x Westmont - ESPN PLAY


Quarta, 24/03/2021
*Obs.: a confirmar o jogo do Campeonato Catarinense na TV Walter Abrahão.
12:00 - Tênis, Masters de Miami: várias partidas - ESPN
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Madureira x Bangu - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
16:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Portugal x Azerbaijão - TNT
16:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: França x Ucrânia - SPACE
18:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Vasco x Macaé - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet) e VASCO TV (Internet)
18:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Anaheim Ducks x Minnesota Wild - ESPN 2
19:00 - Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil: semifinais masculinas da 8ª etapa - SPORTV 2
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Vitória x CRB - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Salgueiro x Treze - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
20:30 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Milwaukee Bucks - ESPN
21:35 - Futebol, Campeonato Carioca: Botafogo x Flamengo - RECORD (RJ, ES, SC, PR, DF, GO, BA, SE, PI, PA, AM, RO, AP e regiões de Uberlândia e Varginha), PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet), BOTAFOGO TV (Internet) e FLATV (Internet)
22:00 - Futebol, Campeonato Paulista: São Bento x Palmeiras - GLOBO (SP e maioria da rede) e SPORTV
22:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Internacional x Caxias - RBS (RS) e SPORTV 2
23:00 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Utah Jazz - ESPN
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
12:00 - Tênis, Aberto de Miami: várias partidas - ESPN PLAY

14:00 - Basquete, NCAA Feminina: oito partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - ESPN PLAY
15:00 - Vôlei, NCAA Feminina: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 20:00) - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Metropolitano x Marcílio Dias e Concórdia x Próspera - TV NSPORTS
16:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Turquia x Holanda, Eslovênia x Croácia, Bélgica x País de Gales, Malta x Rússia, Gibraltar x Noruega, Sérvia x Irlanda, Finlândia x Bósnia, Estônia x República Tcheca, Chipre x Eslováquia e Letônia x Montenegro - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:45 - Futebol, Amistosos: Bielorrússia x Honduras e Kosovo x Lituânia - ESTÁDIO TNT SPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Chapecoense x Hercílio Luz - TV NSPORTS
19:00 - Natação, NCAA: várias provas - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Novo Hamburgo x Brasil - GLOBOESPORTE
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Tepatitián x Mineros - ESPN PLAY
20:00 - Basquete, NBB: Cerrado x São Paulo - DAZN
00:00 - Futebol, Mexicano Série B: Dorados x Atlante - ESPN PLAY


Quinta, 25/03/2021
*Obs.: a confirmar o jogo do Campeonato Catarinense na TV Walter Abrahão.
10:00 - Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil: finais masculinas da 8ª etapa - SPORTV 2
12:00 - Tênis, Masters de Miami: várias partidas - ESPN
14:25 - Futebol, Amistoso: EUA x Jamaica - ESPN BRASIL
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Nova Iguaçu x Portuguesa - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
16:30 - Rúgbi, Superliga Americana: Cobras Brasil XV x Olimpia Lions - ESPN 2
16:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Alemanha x Islândia - TNT
16:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Espanha x Grécia - SPACE
20:00 - Rúgbi, Superliga Americana: Selknam x Jaguares XV - ESPN 2
20:30 - Basquete, NBA: Miami Heat x Portland Trail Blazers - SPORTV 2
21:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Botafogo da Paraíba x Ceará - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Juventude x Grêmio - SPORTV
23:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Philadelphia 76ers - BANDEIRANTES e SPORTV 2
**************************************************
EVENTOS SOMENTE PELA INTERNET
11:00 - Natação, NCAA: várias provas - ESPN PLAY
12:00 - Tênis, Aberto de Miami: várias partidas - ESPN PLAY
12:30 - Rúgbi, Superliga Americana: Peñarol x Cafeteros Pro - ESPN PLAY
14:00 - Basquete, NBB: Pato x Paulistano - DAZN
14:00 - Basquete, Euroliga: CSKA Moscou x Crvena Zvezda - DAZN
15:00 - Vôlei, NCAA Feminina: LSU x Tennessee - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Copa do Brasil: Palmas x Avaí e Porto Velho x Ferroviário - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Juventus x Figueirense - TV NSPORTS
16:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Itália x Irlanda do Norte, Inglaterra x San Marino, Suécia x Geórgia, Bulgária x Suíça, Escócia x Áustria, Israel x Dinamarca, Romênia x Macedônia, Andorra x Albânia, Hungria x Polônia, Moldávia x Ilhas Faroe e Liechtenstein x Armênia - ESTÁDIO TNT SPORTS
17:00 - Basquete, NBB: Caxias do Sul x SESI/Franca - DAZN
19:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Criciúma x Brusque - TV NSPORTS
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: quatro partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - ESPN PLAY
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Ole Miss x Georgia - ESPN PLAY
19:10 - Basquete, Liga dos Campeões das Américas: Flamengo x Minas - DAZN
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: São Luiz x Esportivo e Ypiranga x São José - GLOBOESPORTE
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Toronto Maple Leafs x Ottawa Senators - ESPN PLAY
20:00 - Atletismo, Clyde Littlefield Texas Relays: várias provas - ESPN PLAY
20:00 - Lacrosse, NCAA Masculina: Syracuse x Duke - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Pelotas x Aimoré - GLOBOESPORTE
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: TM x Cimarrones - ESPN PLAY
03:00 - Rúgbi, Super Rugby: Highlanders x Hurricanes - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.