Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Domingo, 14 de março de 2021
Boletim de ocorrências dos últimos dias

TV WA perdeu a transmissão das Eliminatórias da Copa do Mundo Milton Neves sacudiu a internet ao bater de primeira essa bomba no UOL Esporte na sexta-feira retrasada. O canal tinha uma carta de compra dos direitos de 56 partidas do evento, mas como não houve acordo de parceria com outra emissora, o prazo expirou e os direitos foram perdidos, voltando a ficar disponíveis.

Dono da emissora rebateu isso Do UOL Esporte: Walter Abrahão Filho assegurou ter a grana para comprar a transmissão das Eliminatórias, mas disse ser impossível pagar algo sem data definida por causa da pandemia, drama que já tem sido enfrentada no Campeonato Catarinense, e afirmou que valores só seriam despendidos na certeza de que os patrocinadores não seriam lesados.

Como ficou a TV Walter Abrahão? Do Flávio Ricco no "Canal 1": o recursos humanos do banco que seria o principal patrocinador da transmissão das Eliminatórias não aprovou o depósito para a Mediapro. Dono da emissora, Walter Abrahão Filho não esteve nas negociações mais recentes, sendo representado por advogado e administradores do canal.

E os jogos que seriam da TV WA? Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: detentora dos 56 jogos em questão, a Mediapro sondou Globo e Record sobre um interesse nos referidos. A empresa aceita reduzir pela metade o valor pedido por cada partida, que iria para cerca de R$ 1,5 milhão - o problema é que, com o dólar lá na casa do chapéu, hoje esta cifra passa facinho, facinho dos R$ 8 milhões.

Afogando em números Do Lance!: sábado retrasado, a Record marcou no Rio de Janeiro 6,3 pontos de média, 8,4 de pico e 11% de participação com Volta Redonda x Vasco. Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: no domingo passado, a prévia de São Paulo apontou 26 pontos de média e 29 de pico para a Globo no diferenciado horário das 18h com Palmeiras x Grêmio, contra 9 do SBT e 6 da Record. Também do Gabriel no UOL: quarta-feira, Grêmio x Ayacucho deu ao SBT 13 pontos de média e 16 de pico em Porto Alegre, acima dos 5 da Record e abaixo dos 28 da RBS (Globo), enquanto em São Paulo registrou 5 de média e 6 de pico, abaixo dos 8 da Record e dos 32 da Globo.

"Esporte Espetacular" regionalizado Depois de três décadas (desde a época ainda do domingo à noite após o "Fantástico"), isso voltará a acontecer a partir deste fim-de-semana com o programa da Globo: segmentos locais específicos tanto para São Paulo, com Thiago Oliveira, quanto para Minas Gerais, com Marcelo Lages, durante os quais Bárbara Coelho e Lucas Gutierrez seguem no ar para toda a rede.

Galvão Bueno foi vacinado O titular de esportes da TV Globo foi imunizado contra o coronavírus em Candiota, no interior do Rio Grande do Sul, onde tem uma residência e que está vacinando pessoas a partir dos 70 anos, que é exatamente a idade dele.

Férias para Galvão, Luís Roberto e Cléber Machado Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte e do Flávio Ricco no "Canal 1": assim acontecerá neste mês devido às poucas transmissões na Globo aberta e às mudanças sofridas pelas competições conforme restrições necessárias nestes persistentes e aparentemente infinitos tempos pandêmicos. Galvão já não esteve no "Bem, Amigos!", do SporTV, na última segunda. No caso do Luís, está em aberto o que será dele nos finais de semana durante os estaduais quando retornar em abril, já que a emissora não passa mais nem o Campeonato Carioca e muito menos a Fórmula 1. Já Cléber será substituído por Gustavo Villani tanto no Palmeiras x Ferroviária da Globo neste domingo quanto no "Bem, Amigos!" de segunda-feira.

Tino Marcos torcedor do Flamengo Durante entrevista a Ana Maria Braga no "Mais Você" desta sexta-feira, o agora aposentado repórter revelou sua preferência clubística.

Brasileirão Feminino na Globo? Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a emissora abriu negociações para obter os direitos de transmissão do campeonato, pretendendo mostrar alguns jogos na TV aberta e outros mais no SporTV. É aquela ideia de passá-lo nas manhãs de domingo como reposição para a saída da Fórmula 1. Isso não interferiria na exibição por outros canais, caso por exemplo da Bandeirantes, que manterá as partidas neste 2021 aos domingos à tarde.

Tiago Medeiros eletricista Sempre aprontando, o apresentador da edição pernambucana do "Globo Esporte" começou o jornal da última quinta-feira vestido como um para "consertar a luz do estúdio", numa sátira da situação que interrompeu por 1 hora e 16 minutos a derrota pro Juazeirense que, pelo 3º ano consecutivo, eliminou o Sport da Copa do Brasil já na 1ª fase.

Novo narrador na TV Anhanguera Estreará neste domingo em Aparecidense x Goiás: Alex Rodrigues, da Rádio CBN de Goiânia e ex-Bandeirantes e Difusora.

Roberto Alves com coronavírus Apesar de ter sido vacinado no sábado retrasado, o icônico comentarista da NSC TV (Globo Santa Catarina) e da Rádio CBN de Florianópolis testou positivo para a doença - ele tem trabalhado de casa desde o estouro da pandemia e está afastado neste momento. Médicos apontaram que ele estaria infectado quando vacinado, mas sem perceber isso - o momento da imunização chegou a ser mostrado pelo "Jornal do Almoço".

Filmes em Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul "Campeões de Bilheteria" exibido pela Globo nestes dois estados a partir deste domingo por motivos diferentes: no RJ, é devido à ausência do campeonato estadual (a exceção é a TV Rio Sul de Resende, que preferiu ir de Paulistão); e no RS, é porque o governo do estado permitiu a continuidade do torneio local, mas com jogos somente depois das 20h para evitar aglomerações, já que a partir deste horário nenhum estabelecimento pode mais ficar aberto, especialmente os bares.

Incrível, mas verídico: Campeonato Mineiro em Juiz de Fora Tinha anos e anos que isso não acontecia pois a TV Integração preferia retransmitir o Carioca com a Rede Globo. Mas desta vez não tem o Carioca e, entre o Mineiro e o Paulista, por razões óbvias preferiram o campeonato do próprio estado - uma "raridade rara" porque, futebolisticamente falando, em fato Juiz de Fora é "pertencente ao Rio de Janeiro".

Imagens do Campeonato Carioca Depois que a Globo mostrou em seus telejornais o gol de Flamengo x Nova Iguaçu com imagem cedida pela Record, com o selo dela no canto baixo e crédito em letreiro, o logo foi tapado quase pela metade devido ao GC da edição carioca do "Globo Esporte". Com isso, nos jogos seguintes a Record subiu seu logo para o canto alto esquerdo. Porém, a Globo passou a mostrar os lances do torneio com imagens cedidas pela Sportsview, empresa responsável pelo pay-per-view.

Lucas Pereira com coronavírus Afastado o narrador da Record no Campeonato Carioca, substituído no sábado retrasado em Volta Redonda x Vasco por Marcos Leandro, hoje repórter do jornalismo geral em São Paulo e por uma década narrador da Globo Minas e do SporTV em Minas Gerais.

Eduardo Monsanto na Record Convidado o narrador do DAZN para transmitir Bangu x Botafogo neste sábado, sendo esta sua primeira locução para uma emissora aberta em si - aquelas da Sul-Americana na RedeTV! em 2019 não foram pela RedeTV! em si, ela apenas retransmitia como parceira as jornadas do portal de internet.

Libertadores no SBT Participante do "Arena SBT", o ex-jogador Cicinho fez dupla de comentários com Mauro Beting no Grêmio x Ayacucho da última quarta-feira, dia diferenciado devido aos tricolores terem jogado no domingo anterior a final da Copa do Brasil - mas fora esta exceção, as transmissões continuarão sendo às terças a partir do jogo da volta.

Fernanda Arantes, a cantora Participante do "Arena SBT" da última segunda-feira, a repórter cantarolou uma música e tocou ukulele e tudo, aproveitando-se do fato dos convidados especiais serem a dupla sertaneja Hugo e Tiago.

SBT quer Benjamin Back na hora do almoço De Gabriel de Oliveira no TV Pop: executivos da emissora avaliam a criação de um programa esportivo no meio do dia, jogando a favor da ideia um estudo de mercado indicar que há demanda para mais conteúdo do segmento nesta faixa, ainda mais que Benjamin Back é "assim-assim" com a publicidade no sentido positivo. A ideia seria que este programa entrasse das 11h15 às 12h30, com modelo assemelhado ao do "Fox Sports Rádio".

Copa do Nordeste na TV Difusora Sábado retrasado, a afiliada do SBT no Maranhão contou com o retorno do narrador Adalberto Melo em Ceará x Vitória. Na semana anterior, ele ausentou-se por estar adoentado e, com isso, a emissora retransmitiu a TV Jornal de Pernambuco em Vitória x Santa Cruz.

Força, Robson de Lazzari! O repórter da Rede Massa (SBT Paraná) recupera-se do coronavírus.

Vagner Martins de volta à Band/RS Re-estreado nesta sexta o jornalista, que dela foi entre 2003 e 2013 para no fim do ano passado deixar o Fox Sports após quase sete anos como seu repórter. Na nova fase, ele será debatedor da versão gaúcha de "Os Donos da Bola" na TV Bandeirantes, repondo a saída de Alex Bagé, além de ser comentarista na Rádio Bandeirantes, onde também dividirá com Sérgio Boaz a apresentação do "Esporte Notícia" às 16h.

Libertadores Feminina na TV Bandeirantes De Gabriel Carneiro no UOL Esporte: se tiver um clube brasileiro na finalíssima do domingo que vem, ela será mostrada em canal aberto. Até lá, apenas Conmebol TV, BandSports e Facebook.

Concurso buscará um novo comentarista para o "Jogo Aberto" Chamado de "Microfone Aberto no Kwai", selecionará 24 candidatos para um deles ser uma espécie de representante da audiência no debate SP + BH do programa da TV Bandeirantes. Com inscrições aceitas desde a última segunda e até 6 de abril, acontece toda através do aplicativo de vídeos curtos Kwai.

Renata Fan retornou com tudo De volta ao "Jogo Aberto" na última segunda após uma semana de férias (na qual Kalinka Schutel a substituiu), ela se deliciou ao máximo com o Grêmio vice da Copa do Brasil, indo à forra depois das gozações sofridas pelo vice brasileiro do Internacional.

Abertura da Stock Car adiada A gravidade da pandemia no Brasil derrubou a ideia da TV Bandeirantes de um grande domingo automobilístico no dia 28, já que agora ele terá somente a Fórmula 1 no Bahrein pois a categoria brasileira transferiu a abertura para 25 de abril, em Londrina, sendo adiada para sabe lá Deus quando a que seria a primeira etapa, em Nova Santa Rita, que fica na região metropolitana de Porto Alegre, que está caoticamente calamitosa e dolorosamente insustentabilíssima há dias e dias. Outro evento que a emissora mostrará e que foi adiado pelo mesmo motivo aconteceria em São Paulo no próximo domingo: a abertura da Copa Porsche.

Novos cenários no "Show do Esporte" Do Flávio Ricco no "Canal 1": a Bandeirantes estreará eles no dia 28.

BandSports nos Jogos Olímpicos de Tóquio Do Flávio Ricco no "Canal 1": o canal decidirá até 20 de abril os detalhes da cobertura do evento, mas a maioria das narrações será feita de São Paulo mesmo.

Estreou "A Busca da Medalha" Apresentado por João Teixeira e exibido pelo BandSports nas noites de quarta-feira desde a última, o novo programa acompanha quatro duplas de vôlei de praia que tentarão se dar bem nos Jogos Olímpicos.

"Doc BandSports" mudou de dia Desde o fim-de-semana passado, o programa de entrevistas apresentado por Nivaldo de Cillo passou a ir ao ar aos sábados, às 22h.

Péricles Bassols Cortez voltou para a arbitragem Ex-comentarista do segmento no Esporte Interativo, o ex-árbitro foi um dos auxiliares do VAR no Guarani x Red Bull Bragantino do domingo passado, pelo Campeonato Paulista.

Afogando em números da TV paga Só não sei quais pois, sabe lá Deus por quais motivos, o Lance! não os divulgou, limitando-se a informar que os canais da Disney tiveram lideranças gerais no último fim-de-semana em jogos como Atlético de Madrid x Real Madrid e Manchester City x Manchester United, além do segundo lugar geral entre homens dos 18 aos 49 anos e liderança esportiva no domingo à noite com o Jogo das Estrelas da NBA.

Planos da Disney foram adiados Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o agravamento do coronavírus em São Paulo levou a programadora a adiar os retornos ao estúdio de programas como o "Linha de Passe", que aconteceria em abril, já que a construção dos novos cenários está atrasada e sem data para terminar. Continuam presenciais apenas os "Sportscenter" das 10h e das 20h e as presenças de narradores - e somente deles, de mais ninguém em estúdio - nas transmissões de eventos.

Contratos renovados e consequentes saídas Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a ESPN renovou com os comentaristas Vitor Birner, que deixará a publicadora de podcasts Central 3, e Pedro Ivo Almeida, que não será mais editor do próprio UOL.

Será ou não será "ESPN FC"? Do Flávio Ricco no "Canal 1": ainda não é confirmado que seja este o nome do novo programa que a ESPN Brasil exibirá à tarde, mas deverá mesmo ser João Guilherme um dos apresentadores, remetendo a atração ao antigo "Expediente Futebol" do Fox Sports.

Disney e Facebook não tentaram a Liga dos Campeões da UEFA Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a dona da ESPN não fez oferta pelas próximas três temporadas a partir de 2021/2022 pois soube que a TNT Sports (leia-se: Warnermedia) faria uma proposta astronômica pela renovação da transmissão. Já a rede social está mudando sua forma de atuar em esportes a partir de agora e, de quebra, não obteve em receitas um retorno que pagasse o investimento na transmissão da competição.

Distintivo errado Foi mostrado na chamada de Internacional x São Luiz, jogo exibido na segunda-feira passada pelo Premiere. Ao invés do símbolo do clube de Ijuí, mostraram o do Sete de Setembro de Garanhuns.

Monopólio do SporTV no vôlei? Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: contratos da Globo com a CBV começaram a ser investigados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, dados apurados a partir de 2010. Emissora e entidade têm até esta terça-feira para enviar respostas a 15 perguntas feitas pelo órgão, sob pena de pagarem multa diária de R$ 5 mil.

Estreia à toda da Renata Silveira no SporTV A estreia televisiva da primeira mulher narradora de futebol das organizações (nos dois jogos da Copa do Mundo de 2014 pela Rádio Globo do Rio de Janeiro), marcando seu regresso a elas depois de quase sete anos, foi para movimentá-la com "MO" maiúsculo: "só" cinco gols do Botafogo na goleada sobre o zerado Moto Club, na última quarta, pela Copa do Brasil. Do Notícias da TV: o SporTV liderou entre os canais pagos no horário, com 0,44 ponto no Painel Nacional de Televisão e atrás apenas das abertas SBT, Record e a líder Globo.

Ivan Andrade processa a Globo Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o ex-repórter e comentarista do SporTV de 2010 até 2018 venceu em primeira instância a ação contra a emissora, julgada na 1ª Vara do Trabalho de São Paulo e na qual reclama equiparação salarial com outros colegas do canal e horas extras que não foram pagas. A emissora recorreu. Outro pedido dele, de danos morais, possui uma motivação no mínimo curiosa: que teria sido orientado a não criticar Grêmio e Fluminense, times de coração dos seus chefes diretos no canal por assinatura.

Qual será o novo veículo de Rivelino Teixeira? Do Flávio Ricco no "Canal 1": ex-comentarista do SporTV (do qual foi entre 2012 e 2017), ele está retornando à televisão. Resta saber em qual canal.

O que será do Campeonato Italiano no Brasil? Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: os detentores dos direitos abriram uma segunda rodada de negociações pela transmissão das edições de 2021/2022 até 2023/204 pois as ofertas iniciais ficaram abaixo do esperado. Neste momento, exibição garantida mesmo há somente pela RAI International, com três jogos por semana.

Campeonato Cearense na Sky Desde o último meio de semana, quando de suas estreias no torneio, jogos de Ceará e Fortaleza passaram a ser exibidos dentro do pacote da Copa do Nordeste - ou seja: assinante da Sky que adquire a transmissão do regional ganha de brinde o Vozão e o Leão em seu estadual.

"Trem Bala" todo feito de casa Desde a última segunda-feira, o programa da TV Ceará tem sido feito todo das casas dos seus integrantes por causa das restrições mais rígidas ao coronavírus por parte do governo do estado. Além disso, a apresentação tem sido de Sérgio Ponte devido a problemas nas cordas vocais do titular Alan Neto.

Luto em Fortaleza: morreu Pedro Hallan Na última segunda-feira, foi vitimado aos apenas 28 anos por complicações decorrentes do coronavírus o coordenador esportivo das rádios Cidade AM e Jovem Pan News FM.

Restrições aumentadas no Campeonato Maranhense Equipes de televisão e rádio não podem mais entrar nos estádios enquanto persistir a gravidade da situação da Covid-19 no estado. Apenas a equipe da webTV da Federação, que transmite os jogos, poderá filmá-los. No entanto, uma medida ficou sem lógica: que as partidas noturnas dos dias úteis iniciem às 18h30 para que as rádios possam transmiti-las antes da "Voz do Brasil" às 21h. Acontece que desde o ano passado vigora em todo o país uma medida que libera as emissoras a veicular os jogos de futebol na íntegra além deste horário dependendo da situação, podendo empurrar o programa oficial para 22h, 23h ou até mesmo 23h30. Só se a Federação Maranhense não está sabendo disso...

Fredy Júnior de volta ao rádio AM Setorista do Palmeiras na Jovem Pan por 15 anos, ele passou a cobrir o clube desde a última segunda para o "Esporte 9", apresentado por Alex Muller nos finais de tarde da 9 de Julho, substituindo Rodrigo Fragoso.

Camila Carelli substituindo Mário Marra no "Dupla de Ataque" Publicado no canal da Rádio CBN no YouTube, o quadro semanal com participação de Paulo Vinícius Coelho passou a ter a repórter da Globo/CBN do Rio de Janeiro no lugar do agora ex-comentarista da rede em São Paulo, saído por ficar exclusivamente na ESPN Brasil.

Glenda Kozlowski no rádio a partir deste fim-de-semana O "BandNews na Sua Onda" marca a estreia dela nesta mídia através da BandNews FM, em um semanal ao lado da apresentadora Carla Bigatto e destinado a bem-estar, práticas esportivas e tratamentos que melhorem aspectos estéticos e desempenhos físicos. Veiculação aos sábados, das 10h às 11h, e aos domingos, das 8h às 9h.

BandNews FM teve narração in loco em Palmeiras x Grêmio Marcelo do Ó irradiou a final da Copa do Brasil não no estúdio, como tem sido comum nestes tempos pandêmicos, mas sim presencialmente no Allianz Parque.

Copa do Brasil no rádio Além das óbvias de São Paulo e Porto Alegre, outras emissoras de metrópoles variadas a transmitir Palmeiras x Grêmio no domingo passado foram a Nacional do Rio de Janeiro, a Itatiaia de Belo Horizonte, a Banda B de Curitiba, a Metrópole de Salvador e Assunção e Jovem Pan News de Fortaleza (na hora do jogo não consegui conectar a Verdes Mares para saber se fez ou não fez a final da Copa do Brasil). A partida também foi veiculada pelas redes nacionais da BandNews (menos na filial do Rio de Janeiro) e da CBN (neste caso, inclusive na Rádio Globo carioca).

Rádio de Porto Alegre em Palmeiras x Grêmio Quatro profissionais do AM e/ou FM estiveram no Allianz Parque domingo passado: Marcelo de Bona e André Silva, ambos da Gaúcha; Matheus D'Ávila, da Bandeirantes; e César Fabris, da Grenal. Pelos motivos explicados logo abaixo, a Guaíba ficou no tubo total e teve uma mudança no comentarista, que seria Carlos Guimarães, trocado à última hora devido a poréns particulares por Cristiano Oliveira.

Surto de coronavírus na Rádio Guaíba Do Coletiva: seis funcionários da emissora foram infectados, incluindo três profissionais do esporte, que são os repórteres e apresentadores Cristiano Silva e Geison Lisboa, mais o produtor Rodrigo Ramos. Isso explica o teletrabalho em massa na emissora nesta última semana, com praticamente todos comunicando de suas casas e raríssimas sendo as atrações feitas em estúdio, entre elas as jornadas esportivas - somente com o narrador ali atuante.

Carlos Guimarães de volta ao plantão esportivo Assim aconteceu na segunda-feira passada em Internacional x São Luiz, quando a Rádio Guaíba diferenciou completamente sua escalação ao ter o titular da função, Eurico Quadros, na reportagem. Possivelmente - e salvo engano meu - o hoje comentarista não fizesse plantão numa transmissão de jogo desde ainda o fim de sua segunda passagem pela Gaúcha, lá em 2014.

Liderança da Rádio Gaúcha no esporte AM/FM de Porto Alegre Ao celebrar seis anos como 1ª colocada no Ibope na região metropolitana, a emissora divulgou que as jornadas esportivas das 16h dos domingos têm uma média de 122.700 ouvintes por minuto.

"Sala de Redação" estreou sua nova formação Estreados na última quarta-feira os novos debatedores do programa da Rádio Gaúcha, que divulgou ter uma média de 84.300 ouvintes por minuto das 13h às 14h30 - em fato um novo debatedor e outro regressado. O regressado foi o colorado Luciano Potter, de curta passagem há poucos anos, e o estreado foi Alex Bagé, que com isso faz o "Grand Slam" das redes esportivas do dial porto-alegrense, já que antes foi da Bandeirantes, da Grenal e da Guaíba. Eles substituem Rafael Malenotti, que segue a carreira de cantor da banda Acústicos e Valvulados, e Duda Garbi, que focará no canal próprio no YouTube e até comporá o elenco do São José no Campeonato Gaúcho para uma série especial que publicará ali.

Nova produtora esportiva na Rádio Gaúcha Carolina Freitas é a novidade na emissora, egressa da filial Gaúcha Serra de Caxias do Sul. Ela substituiu Marina Renard, que deixou a firma após dois anos.

Pedro Espinosa trocou a Pampa pela RBS O apresentador deixou a Rádio Grenal, na qual fazia o noturno "Grenal Futebol Clube", pois foi contratado pela Rádio Atlântida, na qual estreará nesta segunda-feira no matinal "Bola nas Costas", que passará a ser apresentado por Rodrigo Adams em substituição a Duda Garbi. Pedro estará no lado gremista da atração ao lado de Adams e do também chegado Alex Bagé, enquanto os colorados serão Leandro Bortholacci, Luciano Potter e o também adquirido humorista Gio Lisboa.

Gauchão na Rádio Grenal No fim-de-semana passado, mais especificamente no sábado retrasado, a emissora da Rede Pampa preencheu grade à noite transmitindo Esportivo x Brasil.

Daniel Oliveira na Rádio ABC de Novo Hamburgo Nova fase para o narrador, retornado ao dial AM e/ou FM depois de quase dois anos ausente após transmitir a Copa América no Brasil pela Rede Bandeirantes de Rádio, na qual trabalhou por 19 anos e meio em segunda passagem. Trabalhos abertos no Palmeiras x Grêmio decisivo da Copa do Brasil de domingo passado, mas também em jogos do Campeonato Gaúcho. Reencontro dele com o agora comentarista Nando Gross, hoje apresentador do "Sports 103" que era repórter da RB quando foi seu colega entre 2000 e 2001.

Daniel Oliveira revivido pela Rádio Bandeirantes No fim-de-semana passado, o "Domingo Esportivo Bandeirantes" de Porto Alegre reprisou gols antigos do Grêmio em partidas contra o Palmeiras e quase todos tinham a narração do "Bambambam".

Problemas para a VEG Esportes Do Claiton Selistre no Portal Making Of: a equipe esportiva está fora temporariamente do dial FM de Florianópolis pois a parceria com a Rádio Cidade ainda não foi renovada. Outro problema foi a saída do comentarista Chico Lins após sete meses, ele quer cuidar da vida pessoal e pensar no futuro.

CBN/Diário na Libertadores Feminina A emissora de Florianópolis transmitiu dois jogos do Avaí/Kindermann nesta semana: o diante do Santiago Morning na segunda-feira, somente pela internet, e o contra o Boca Juniors na quinta, também no dial AM/FM.

Malvão Bahia trocou de "rádio Band" em Goiânia O narrador deixou a BandNews FM, de cuja equipe toda própria recém montada faria parte, e transferiu-se para a Bandeirantes, tanto nesta função como também como plantão esportivo.

Luto em Belém: morreu Nildo Matos Domingo passado, o jornalista de 54 anos foi vitimado pelo coronavírus. Entre seus trabalhos esteve o setor do Remo na Rádio Marajoara.

Paulo Sérgio na internet Do Flávio Ricco no "Canal 1": ex-comentarista da RedeTV!, o ex-futebolista passou a integrar o "Garotinhos FC", programa veiculado às terças-feiras no YouTube e do qual João Palomino é um dos componentes.

Luto na imprensa carioca: morreu Lóris Baena Cunha Falecido na sexta-feira retrasada aos 97 anos, o paraense de nascimento era o último fundador ainda vivo da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro. Chegado à cidade em 1955 para ser correspondente da Rádio Clube de Belém, foi também correspondente carioca da Rádio Brasil de Campinas, além de trabalhar em diversos veículos de rádio e jornal.

Datas em 0 ou 5 Em 7 de março: 30 anos de Paula Menezes, repórter da RBS TV; e 5 anos da venda da RBS catarinense para o Grupo NC. Em 8 de março: 80 anos do já citado Roberto Alves. Em 9 de março: 55 anos de Farid Germano Filho, ex-repórter e apresentador das rádios Gaúcha, Guaíba, Grenal e Bandeirantes; e 45 anos de Débora Vilalba, ex-apresentadora esportiva das TVs Globo e Record. Em 11 de março: 35 anos de Felipe Dutra, repórter e narrador da Rádio Banda B. Em 12 de março: 40 anos de Henry Xavier, plantão esportivo da Rádio Cidade de Curitiba; e 15 anos da 1ª transmissão de Fórmula 1 da Rádio BandNews FM (Grande Prêmio do Bahrein, vencido por Michael Schumacher), com direito à estreia do piloto Jan Balder nos comentários. E em 14 de março: 10 anos da estreia da versão televisiva do "Trem Bala" na TV O Povo (desde 2017 a atração é da TV Ceará).

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Domingo, 14/03/2021
09:00 - Futebol, Campeonato Piauiense: 4 de Julho x Parnahyba - CIDADE VERDE (PI)
09:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Brighton - ESPN BRASIL
09:00 - MMA, Abu Dhabi Grand Slam de Jiu-Jitsu: etapa de Moscou - COMBATE
09:15 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Sheffield Wednesday x Norwich - ESPN
10:00 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: União Rondonópolis x Poconé - CENTRO AMÉRICA (MT)
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Celta x Athletic Bilbao - STAR PREMIUM
10:30 - Futebol, Campeonato Paraense: Carajás x Paysandu - CULTURA (PA)
10:30 - Futebol, Campeonato Holandês: PSV Eindhoven x Feyenoord - FOX SPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Mirassol x Internacional - SPORTV
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Torino x Internazionale - TNT
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Parma x Roma - BANDSPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Sheffield United - ESPN BRASIL
11:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Paulo/Barueri x Praia Clube - SPORTV 2
11:10 - Ciclismo, Paris/Nice: 8ª etapa - ESPN 2
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: RB Leipzig x Eintracht Frankfurt - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e ONEFOOTBALL
12:00 - Rúgbi, Torneio das Seis Nações: Escócia x Irlanda - ESPN
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Real Sociedad - STAR PREMIUM
12:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Zwolle x Ajax - FOX SPORTS
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Tottenham - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Juventus - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e SPORTV
14:00 - Basquete, LBF: SESI Araraquara x Sampaio Corrêa - CULTURA
14:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x Osasco - SPORTV 2
14:00 - Golfe, Campeonato dos Jogadores: última rodada - ESPN 2
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Eibar x Villarreal - STAR PREMIUM
15:30 - Futebol, Campeonato Carioca: Portuguesa x Volta Redonda - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Palmeiras x Ferroviária - GLOBO (menos RJ - exceto Resende -, RS, MG, PE, GO e MS) e SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Cruzeiro x Athletic - GLOBO MINAS (MG) e SPORTV 2
16:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Santa Cruz x Sport - GLOBO NORDESTE (PE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Goiano: Aparecidense x Goiás - ANHANGUERA (GO)
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Dourados x Operário - MORENA (MS)
16:00 - Futebol, Campeonato Baiano: Atlético de Alagoinhas x Doce Mel - TVE (BA)
16:00 - Futebol, Campeonato Potiguar: Globo x América - BANDEIRANTES (RN e AL)
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: CEU ABC x Corinthians - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte" - menos RN e AL)
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x West Ham - ESPN BRASIL
16:30 - Velocidade, Nascar Cup Series: etapa de Phoenix - FOX SPORTS 2
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Napoli - BANDSPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
17:00 - Futebol, Copa Libertadores Feminina: Corinthians x Santiago Morning - CONMEBOL TV e FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Sevilla x Betis - ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Flamengo x Fluminense - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO, CARIOCÃO TV (Internet), FLATV (Internet) e FLUTV (Internet)
18:00 - Futebol, Copa do Nordeste: CSA x CRB - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
18:00 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Boca Juniors x River Plate - FOX SPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista: São Caetano x Corinthians - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Red Bull Bragantino x Santo André - SPORTV
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Taubaté x Montes Claros/América - SPORTV 2
19:30 - Futebol, Copa Libertadores Feminina: Boca Juniors x América de Cáli - CONMEBOL TV e FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Internacional x Ypiranga - PREMIERE
20:00 - Basquete, NBA: Miami Heat x Orlando Magic - BANDEIRANTES
22:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x New Orleans Pelicans - ESPN
00:00 - Iatismo, Copa das Américas: 9ª e 10ª corridas - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
06:00 - Marcha Atlética, Copa Brasil: várias provas - TV NSPORTS
07:00 - Tênis, ATP de Dubai: várias partidas - ESPN PLAY
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Bologna x Sampdoria - ESTÁDIO TNT SPORTS
09:00 - Futebol, Campeonato Francês: Nimes x Montpellier - ONEFOOTBALL
09:15 - Ciclismo, Tirreno/Adriatico: 5ª etapa - ESPN PLAY
09:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayer Leverkusen x Arminia Bielefeld - ONEFOOTBALL
09:30 - Futebol, Alemão Série B: Nuremberg x Osnabruck, Karlsruher x Braunschweig e Hannover x Wuerzburger Kickers - ONEFOOTBALL
10:00 - Futebol, Paulista Série A2: Monte Azul x Oeste - PAULISTÃO PLAY
10:00 - Futebol, Paulista Série A3: Linense x Batatais - PAULISTÃO PLAY
10:00 - Futebol, Espanhol Série B: Logrones x Malaga - ESPN PLAY
10:00 - Tênis, Aberto de Marselha: final - ESPN PLAY
10:00 - Rúgbi, Premiership: London Irish x Worcester Warriors - ESPN PLAY
10:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Utrecht x Vitesse - ESPN PLAY
11:00 - Futebol, Paulista Série A3: Bandeirante x Capivariano - PAULISTÃO PLAY
11:00 - Curling, Tim Hortons Brier: partida a confirmar - ESPN PLAY
12:00 - Futebol, Troféu da Liga Inglesa: Tranmere Rovers x Sunderland - ESPN PLAY
12:00 - Basquete, NBB: Minas x Mogi das Cruzes - YOUTUBE (canal a confirmar)
13:05 - Futebol, Campeonato Francês: Monaco x Lille - ONEFOOTBALL
13:30 - Handebol, Pré-Olímpico Masculino: Brasil x Chile - TV NSPORTS
14:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Stuttgart x Hoffenheim - ONEFOOTBALL
15:00 - Futebol, Paulista Série A2: Portuguesa Santista x Juventus, Água Santa x Sertãozinho e São Bernardo FC x EC São Bernardo - PAULISTÃO PLAY
15:00 - Futebol, Paulista Série A3: Barretos x Primavera - PAULISTÃO PLAY
15:00 - Basquete, NBB: Corinthians x Pato - DAZN
15:30 - Curling, Tim Hortons Brier: semifinal - ESPN PLAY
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Criciúma x Chapecoense - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Goiano: Goianésia x Jaraguá - FGF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Alagoano: Aliança x Jacyobá - YOUTUBE FAF TV
16:00 - Tênis, Aberto de Santiago: final - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Paris Saint Germain x Nantes - ONEFOOTBALL
18:00 - Basquete, NBB: Flamengo x Pinheiros - DAZN
18:00 - Vôlei, Athletes Unlimited: Azul x Laranja - ESPN PLAY
18:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Los Angeles Kings x Colorado Avalanche - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Aimoré x São José e São Luiz x Novo Hamburgo - GLOBOESPORTE
21:00 - Vôlei, Athletes Unlimited: Ouro x Roxo - ESPN PLAY
21:30 - Curling, Tim Hortons Brier: semifinal - ESPN PLAY
22:00 - Basquete, NCAA: jogo a confirmar - ESPN PLAY


Segunda, 15/03/2021
16:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Boavista x Macaé - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e CARIOCÃO TV (Internet)
16:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Blumenau x Minas - SPORTV 2
16:45 - Futebol, Campeonato Belga: Gent x Brugge - ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Huesca - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Liverpool - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Copa Libertadores Feminina: Universidad de Chile x Independiente Santa Fe - CONMEBOL TV e FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESC/Flamengo x SESI/Bauru - SPORTV 2
19:30 - Futebol, Copa Libertadores Feminina: Ferroviária x River Plate - BANDSPORTS, CONMEBOL TV e FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
20:00 - Vôlei, Athletes Unlimited: Laranja x Ouro - ESPN 2
21:00 - Basquete, NBA: New York Knicks x Brooklyn Nets - ESPN
21:30 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Independiente x Sarmiento - FOX SPORTS
22:00 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Los Angeles Clippers - SPORTV 2
23:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Golden State Warriors - ESPN
00:00 - Iatismo, Copa das Américas: 11ª e 12ª corridas - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
06:00 - Tênis, ATP de Dubai: várias partidas - ESPN PLAY
08:00 - Tênis, WTA de São Petersburgo: várias partidas - ESPN PLAY
09:30 - Ciclismo, Tirreno/Adriatico: 6ª etapa - ESPN PLAY
13:30 - Basquete, NCAA: várias partidas - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Perilima x Bahia, Coritiba x União Rondonópolis e Trem x Avaí - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Tênis, WTA de Monterrey: várias partidas - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Espanhol Série B: Almería x Alcorcon - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Goiano: CRAC x Anápolis - FGF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Uberlândia x Pouso Alegre - TV NSPORTS
16:00 - Basquete, NBB: Unifacisa x São Paulo - DAZN (Internet)
16:30 - Futebol, Alemão Série B: Saint Pauli x Paderborn - ONEFOOTBALL
17:00 - Vôlei, Athletes Unlimited: Roxo x Azul - ESPN PLAY
19:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Galvez x Londrina - MYCUJOO CBF TV
19:15 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Rosario Central x Arsenal - ESPN PLAY
21:00 - Tênis, ATP de Acapulco: várias partidas - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.