Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 1 de março de 2021
Gustavo Zupak deixou as rádios Globo e CBN

Depois de 11 anos e seis meses, ele não é mais do Sistema Globo de Rádio pois passa a ser exclusivo da ESPN Brasil, na qual está desde setembro de 2019, quando deixou o Esporte Interativo. A última transmissão dele foi nos comentários do segundo tempo de São Paulo x Botafogo, pelo Campeonato Paulista, narrado por Hugo Lago. Egresso da Rádio Transamérica, fez duas Copas do Mundo presencialmente, cobriu Jogos Olímpicos, Mundial de Clubes, Copa América e um tantão de partidas dos clubes paulistas por todo o Brasil, em toda a América do Sul e boa parte do mundo. Conforme dados dele mesmo, foram 1.169 transmissões, sendo 617 só na saudosa Rádio Globo, 161 apenas na CBN e outras 391 nas duas conjuntamente, de todas elas 565 ao lado de Oscar Ulisses. Valerá cuidar como o SGR reporá as duas grandes perdas que sofre, essa do Zupak e também a do Mário Marra.

Outros destaques

Copa do Brasil no rádio sem ser SP ou POA Além das óbvias emissoras das praças dos finalistas, outras emissoras que transmitiram Grêmio x Palmeiras por elas mesmas (vozes locais, sem retransmissão de uma paulistana ou uma porto-alegrense) foram Nacional no Rio de Janeiro, Itatiaia em Belo Horizonte, Banda B em Curitiba, Metrópole em Salvador e Assunção e Verdes Mares em Fortaleza. O alcance nacional da final foi ampliado pelas redes praticamente totais da BandNews FM (menos Rio, onde optou-se por reprises regionalizadas de semanais da rede, e Porto Alegre, onde é retransmitida a jornada da Bandeirantes AM/FM) e da CBN (esta inclusive no Rio de Janeiro, mas menos Recife, onde no mesmo horário a afiliada transmitiu Sport x Sampaio Corrêa pela Copa do Nordeste).

Voz do Esporte esteve na Arena do Grêmio A webrádio, que faz jogos em parceria com veículos como o portal Lance e a Rádio Uni FM de Avaré entre outros, cobriu Grêmio x Palmeiras in loco com o repórter Rafael Esgrilis.

Rádio paulistano na simultaneidade do Paulistão Já digo de cara: ninguém transmitiu Santo André x Santos em AM e/ou FM - em fato, nem sequer pela internet. Os alvinegros praianos só não ficam desamparados em dias como ontem porque todos os jogos do Peixe são escutados na Baixada Santista pela Nova FM e pela Guarujá AM, não havendo dependência necessária dos prefixos paulistanos. Neles, Red Bull Bragantino x Corinthians esteve na íntegra em todos os esportivos, enquanto São Paulo x Botafogo teve no dial em si apenas a CBN e somente no segundo tempo - a Energia fez este jogo, mas exclusivamente pelo YouTube. Uma curiosidade ficou para a Jovem Pan, que preencheu a tarde com futebol europeu ao fazer Chelsea x Manchester United, pelo Campeonato Inglês.

Rádio Bandeirantes mudando sua programação Horários válidos a partir desta segunda: "Nossa Área" das 12h às 13h, com Elia Júnior (que justamente hoje - ou ontem, vai de cada um isso - completa 5 anos na emissora por estreado num 29 de fevereiro de 2016 no "Esporte em Debate"); "Os Donos da Bola" das 18h às 19h30, com Neto; e o retornado "Esporte em Debate" das 19h30 às 21h, com Ricardo Capriotti, Alexandre Praetzel e João Paulo Cappellanes (a última transmissão deste programa fora em 2 de fevereiro de 2018, três dias depois entrou o "Nossa Área"). Um detalhe curioso: é a terceira alteração na atração esportiva da hora do almoço desde 2017, quando o "Esporte Notícia" acabou depois de duas décadas e estreou o "De Primeira" (título herdado da Bradesco Esportes FM) para sair do ar ano passado, quando do estouro da pandemia, até que na metade de 2020 estreou o "Donos".

América x Boa Esporte no rádio de Belo Horizonte Dois destaques do sábado: a Super Notícia começou aí a transmitir de vez as partidas do Coelho, narrando Léo Campos, comentando Fernando Martins y Miguel e reportando Duda Gonçalves; e na Itatiaia, a curiosidade ficou para a narração de Matheus de Oliveira, repórter do portal da emissora em não vou dizer que chance inédita transmitindo futebol pois pode ter tido outra e eu não saber ou mesmo não lembrar agora, mas "raridade rara" aí sim - Ênio Lima fez mais cedo Uberlândia x Cruzeiro.

Campeonato Gaúcho na Rádio ABC A emissora de Novo Hamburgo anuncia que transmitirá os principais jogos do Campeonato Gaúcho. A saber quantos e quais, além de qual será a equipe completa de microfone. Atualmente, ela tem o programa "103 Sports", apresentado pelo Nando Gross, e conta ainda com colunas esportivas dele, de Cléber Grabauska (ambos colegas de portal O Bairrista) e José Carlos Keiber.

Novo comentarista na BandNews Goiânia Do Auvaro Maia: ex-jogador do Vila Nova, Rui Barbosa chegou para a nova equipe esportiva própria estreada neste fim-de-semana, a partir da final do atrasado Campeonato Goiano de 2020. O coordenador Paulo Francisco ainda está de olho em mais um comentarista e mais um repórter. Além da BandNews FM, Rui Barbosa continuará no programa "Na Marca do Pênalti", da Fonte TV.

Téo José colunista no rádio Do Flávio Ricco no "Canal 1": iniciada hoje a coluna "Não Perde Mais" em três boletins diários, tanto em Goiânia na Alpha FM, na 89 Rock e na Sagres AM quanto na CATV FM de Cascavel. Aos poucos, a ideia é que este novo espaço do narrador do SBT chegue a estações de todo o país.

Duas do rádio de Natal A primeira: desde anteontem, a 95 Mais FM passou a transmitir jogos da Copa do Nordeste a partir de Vitória x Santa Cruz, feito com Rogério Fernandes narrando, Alisson Bala comentando, Thiago César apresentando e Mara Martins na locução. E a segunda: desde esta segunda, em mais um remanejo na grade local, o programa "CBN Esporte Natal" saiu da faixa das 11h para ir ao ar das 14h às 15h.

Foi gol do Ceará e Gomes Farias narrou gol do Fortaleza Assim aconteceu quinta-feira passada na Jovem Pan News, quando deu o gol de 2 x 1 do Vozão sobre o Botafogo e o locutor gritou gol do Leão do Pici, além de identificar o autor como Rick, quando foi gol de Saulo. De quebra, Gomes ainda elogiou o presidente tricolor Marcelo Paz antes de ser alertado pelo repórter Júnior Marquezine do nome correto do autor do gol e pelo comentarista Carlos Gomes de que foi gol do Ceará e não do Fortaleza. Do Mário Kempes (que trouxe o áudio do lance): no "Bate-Bola da Pan" de sexta-feira, Gomes justificou que tinha dois televisores lado a lado para acompanhar os dois arquirivais ao mesmo tempo e que por isso gritou gol de um time quando foi de outro. Não vou nem comentar essa, eh, eh, eh...

Pandemia faz Galvão Bueno decidir narrar a próxima Copa do Mundo Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: há um acordo verbal dele com a Globo para que narre a edição de 2022 no Catar, quando acreditam que tudo estará sob controle (só queria saber onde, porque aqui no Brasil eu tenho seríssimas dúvidas se no fim do referido ano a coisa estará mais calma, tristemente e com insuportável dor no coração digo que duvido demais disso). Apesar da ideia inicial ser de que fosse um "faz-tudo" na Copa sem no entanto narrá-la, o narrador disse à direção global que ficar tanto tempo em casa lhe fez repensar muitas coisas, como crer que o público sente falta de suas transmissões, até por agora ter ficado bastante popular nas redes sociais. Se der tempo de vaciná-lo, há um pensamento de escalá-lo para narrar Brasil x Argentina no próximo dia 30, além de ser retomada a apresentação do "Bem, Amigos!" no SporTV.

Afogando em números prévios Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a Globo marcou em São Paulo 24 pontos de média e 26 de pico das 21h às 22h55 com Grêmio x Palmeiras, contra 11 da Record com o "Domingo Espetacular", 10 do SBT com o "Programa Silvio Santos", 4 da RedeTV! com o "Encrenca" e 1 da Bandeirantes com o "Domingo no Cinema" e a NBA. Aqui em Porto Alegre, a prévia da RBS variou entre 37 e 39 pontos.

Ricardo Lay na TV Globo RJ Do Flávio Ricco no "Canal 1": o Plim-Plim contratou o repórter ex-Fox Sports, que dias atrás eu vi fazendo reportagens na RBS TV - pensava até que a ela havia retornado, mas pelo visto não.

João Carlos Albuquerque classificado O jornalista esportivo, competidor do "The Voice Brasil" para candidatos acima dos 60 anos, cantou "Tudo Bem", de Lulu Santos, e permanecerá na equipe de Cláudia Leitte.

As primeiras chamadas dos "Esporte Espetacular" locais Começou a divulgação dos segmentos regionais que o dominical da Globo ganhará neste mês a partir de data a definir, inicialmente sendo dois: o de São Paulo, com Thiago Oliveira, e o de Minas Gerais, com Marcelo Lages. A cuidar se outros mais virão e quando virão.

Teve, sim, Mato-Grossense na Centro América às 10h DF Aconteceu mesmo aquilo: afiliada da Globo em Mato Grosso passando futebol local exatamente no horário do "Esporte Espetacular", Cuiabá x Poconé foi ao ar às 9h locais. Assim, o "Reis e Rainhas do Drible" só passou na TVCA às 11h (12h Brasília) em gravação.

Teve especial do Pernambucano na Globo Nordeste Foi ao ar às 14h de sábado uma atração especial dedicada à abertura da competição ainda no meio da última semana. Ou seja: os torcedores de Náutico, Santa Cruz e Sport tiveram Tiago Medeiros ao invés de Patrick Swayze (a rede exibiu "Dirty Dancing" na "Sessão de Sábado").

Dirigente do Vila Nova reclamou da TV Anhanguera Vice de administração, Luciano Bittar criticou a afiliada da Globo no Twitter pela transmissão do jogo de ontem contra o Jaraguá no portal GloboEsporte, afirmando que é um prazer ver o time na telinha dela, mas que devem corrigir erros informativos, de caracteres e até de português.

Primeira chamada do Carioca na Record Rio de Janeiro e as praças que assistirão o torneio (repriso minha chateação pelo meu RS não estar entre elas, pelo que já peço desculpas antecipadas se eventualmente não conseguir destacar direito na quarta-feira a transmissão inicial caso não consiga alguma maneira de acompanhá-la) já têm divulgada nos intervalos a transmissão de Flamengo x Nova Iguaçu às 21h30 de amanhã. A cuidar qual será o remanejo que a emissora fará nestas regiões em relação à grade que seguirá para SP e outras áreas.

"Balançando a Rede" diariamente Do Eduardo Moura no Audiência Carioca: antes duas vezes por semana logo após as rodadas, agora o quadro esportivo da Mylena Ciribelli no "Balanço Geral RJ" passa a ser de segunda a sexta devido ao Campeonato Carioca. Ele também passará no "BG" matinal, com Aline Pacheco e Fábio Peixoto.

Sem Roberto Thomé no Campeonato Carioca Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: havia a ideia de tê-lo reportando os jogos, mas a matriz de SP não topou devido à questão financeira de diárias de hotel e logística especial por causa da sua idade de 65 anos, que lhe coloca no grupo de risco nestes ainda persistentes tempos pandêmicos. Há 19 anos na emissora, o conterrâneo atualmente é repórter esportivo somente do "Jornal da Record".

Pay-per-view do Campeonato Carioca De Aigor Ojêda, Felippe Rocha e Matheus Costa no Lance!: Botafogo, Fluminense e Vasco farão suas transmissões próprias das partidas no torneio em uma mesma plataforma conjunta, a TV NSports. Preço igual para cada clube: R$ 129,00 à vista, R$ 59,90 por jogo avulso ou R$ 49,90 mensais. O Flamengo ficou de fora dessa por apostar apenas, tão somente, única e exclusivamente na sua FlaTV.

Vanessa Riche na Vasco TV Os jogos do Cruzmaltino na web oficial do clube passam a ter apresentação e comentários dela, ex-SporTV e Fox Sports, hoje comunicadora nas manhãs da Rádio Globo.

Band SP presente em Porto Alegre A TV Bandeirantes mandou repórter de São Paulo para cá pros jogos decisivos destes últimos dias. Marcelo Rozemberg, do BandSports, cobriu tanto Internacional x Corinthians na quinta passada quanto Grêmio x Palmeiras ontem. No "Show do Esporte", ele reportava o Verdão e Gabriel Corrêa o Tricolor.

Felipe Giaffone de volta à TV Bandeirantes Do Flávio Ricco no "Canal 1": o comentarista será mais uma novidade na equipe que transmitirá a Fórmula 1 ao lado de Sérgio Maurício, Reginaldo Leme e Mariana Becker, deixando a Globo após dois anos e retornando para onde surgiu a partir da Fórmula Indy, ainda com Luciano do Valle.

Bandeirantes buscando a paz na hora do almoço Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: deverá acontecer neste hoje iniciado mês uma reunião com Renata Fan, Neto e Denílson para colocar em pratos limpos a disputa interna de muito tempo entre o nacional "Jogo Aberto" e o paulistano "Os Donos da Bola", com equipes distintas e que não interagem em momento algum (o que realmente é muito chato, dá a impressão de que são "duas Bandeirantes em uma só"). O estopim foi a queixa recente do Neto em relação a um comentário do Denílson sobre o Palmeiras, tão nítida que nem foi preciso citá-lo nominalmente. Eu agora, não é mais citação da notícia do Biel: poderiam aproveitar e convidar Milton Neves para a mesma reunião, tanto pelo "Terceiro Tempo" mesclar gente dos dois diários quanto pra que ele e a Renata fiquem de boa (é a sensação minha há tempos, de que eles não se dão mais).

Renata Fan de férias Nesta semana, Kalinka Schutel a substitui na apresentação do "Jogo Aberto".

Neto acabou gravando para o GloboPlay Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o comentarista chiou publicamente porque uma exclusiva de Tchê Tchê após Athletico Paranaense x São Paulo não fora cedida pela Globo para a TV Bandeirantes, mas acabou reconsiderando e gravou, sim, um depoimento para um documentário que o portal global estreará no ano que vem para homenagear os 10 anos do Corinthians campeão da Libertadores.

Luto na RBA TV: morreu Toninho Costa Com 31 dos seus 62 anos dedicado à afiliada da Bandeirantes no Pará, o chefe da divisão esportiva foi vitimado pelo coronavírus, por causa do qual estava internado havia um mês. Além de comandar o setor na emissora, também dirigiu os programas "Camisa 13" e "Bola na Torre".

Campeonato Paraense na RBA... em Santarém É apenas nesta cidade que a afiliada da Bandeirantes passou a mostrar a competição, em parceria pontual da TV Cultura com ela. Assim acontece porque a retransmissora da Cultura por lá está com problemas de recepção e por isso as jornadas dela foram pro 12.1 em Santarém.

TV Cultura SP induziu telespectadores do PA ao erro Vi alguns telespectadores do Pará no Twitter achando que São Paulo assistiria o Campeonato Paraense, iniciado ontem com Paysandu x Castanhal e que hoje terá Remo x Gavião às 19h, já que o site da emissora paulista divulgou a exibição da competição pela co-irmã de Belém. E com total razão houve indução a este erro, dá ali totalmente a entender que o canal 2 de Sampa City passaria as pelejas da dupla Re-Pa - quando, no entanto, não o fará, conforme dá para checar na própria grade de programação no mesmo portal dela. Além disso, Parazão nacional nos últimos tempos até teve algumas poucas vezes, mas foi pela TV Brasil do Rio de Janeiro, isso sim. Além da Cultura do Pará, o torneio agora passa no Piauí através da TV Meio Norte.

Mudanças na RDC TV Do Coletiva: desde hoje, grade alterada no canal exibido pela Claro/Net de Porto Alegre e pela internet para todas. O "RDC Esporte", com Guilherme Paaz e Ribeiro Neto, fica com metade da duração, ainda iniciando às 12h, mas terminando às 13h, horário para o qual regressa Rogério Amaral e seu "Virando o Jogo", que até semana passada passava à noite. Já o "Dois Toques", do Carlos Eduardo Oliveira, irá ao ar às 20h30.

"Acelerados" deixou o SBT Do Gabriel de Oliveira no TV Pop: o programa de ontem foi o último, ficando a um de completar 300 exibições. Depois de cinco anos e nove meses, a atração de mundo motor - da qual um dos apresentadores é Rubens Barrichello - deixou a emissora para continuar exclusivamente pela internet. Atualmente veiculado das 7h30 às 8h15 dos domingos, deverá ter seu espaço preenchido pelo "Jornal da Semana".

Libertadores 2021 no SBT Confirmado pelo próprio Téo José no Twitter: na segunda fase prévia, a emissora transmitirá as partidas do "Brasil 7" contra o Ayacucho - e apenas no domingo que vem saberemos quem é o "Brasil 7", se Fluminense ou Grêmio (será o Fluminense se der Grêmio na Copa do Brasil e será o Grêmio se der Palmeiras). Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: apesar da Globo não ter futebol às quartas-feiras neste mês até o dia 17, o SBT manterá o seu às terças-feiras para criar o hábito em seu público, começar a fidelizá-lo.

Um substituto para Jorginho Do Flávio Ricco no "Canal 1": o SBT deverá definir nesta semana a contratação de um ex-jogador para comentar a próxima Libertadores no lugar dele, que possivelmente voltará a ser treinador.

Copa do Nordeste na TV Aratu Mesmo narrando o Campeonato Baiano na TVE, Rainan Peralva está de volta na transmissão do regional, tanto que fez ele no sábado pela afiliada do SBT (com comentários do ex-goleiro Emerson Ferretti) e ontem fez Fluminense x Vitória da Conquista pela emissora do governo estadual. O detalhe deste primeiro fim-de-semana é que Vitória x Santa Cruz não passou direto para a Bahia, mas Botafogo x 4 de Julho foi mostrado para toda a Paraíba - os baianos só puderam ver o jogo do Barradão através do Fox Sports.

Copa do Nordeste na TV Jangadeiro A estreia da transmissão cearense de Vitória x Santa Cruz foi a do comentarista Renato Manso, que pela primeira vez fez uma jornada esportiva na telinha.

Copa do Nordeste na TV Difusora Ao invés de fazer narração própria, a afiliada do Maranhão retransmitiu a Jornal de Pernambuco, com Aroldo Costa e Maciel Júnior. Sei pelo seguidor twitteiro João Batista Pinto que Adalberto Melo adoeceu e tentaram contratar como locutor freelancer Laércio Costa, da Rádio Mirante, mas não deu. (convenhamos: claro que não daria certo, a Mirante deixaria um seu ir para um concorrente da sua TV?)

Teve Campeonato Piauiense ontem no SBT Pensei que não exibiriam ele neste fim-de-semana devido à Copa do Nordeste com o local 4 de Julho no sábado, mas a Cidade Verde transmitiu ontem o clássico River x Flamengo. Detalhe: a exibição foi às 9h, único horário possível aos domingos pois é o reservado pela matriz de São Paulo para programas locais de filiais e afiliadas há mais de 20 anos (das 9 às 11 da manhã).

Campeonato Paranaense na Rede Massa Abrindo as transmissões anteontem, Cianorte x Athletico foi narrado pelo Luiz Augusto Alano, comentado por Guilherme de Paula e reportado por Flávio Darin e Robson de Lazzari. A segunda transmissão seria amanhã com Paraná x Londrina, inicialmente às 21h30 e depois forçosamente antecipado para 17h40 devido à restrição de circulação em Curitiba à noite (ação que várias prefeituras e vários governos estaduais têm tomado nestes dias para tentar frear o avanço fortíssimo do coronavírus). No entanto, a segunda rodada foi toda suspensa e não teremos bola rolando neste meio de semana - em fato, a primeira neste fim-de-semana teve somente dois jogos: esse que a afiliada do SBT passou no sábado e Operário x Azuriz de Pato Branco ontem.

Nova repórter na afiliada do SBT no Paraná Desde hoje, também Monique Vilela passa a fazer parte da Rede Massa, que assim faz mais ainda um "mash-up radiofônico televisivo", já que torna aliados no vídeo quatro cronistas concorrentes no rádio: ela e Marcelo Ortiz, da Banda B, e De Lazzari e Guilherme, da Transamérica.

Matéria do UmDois Esportes sobre a Rede Massa O portal esportivo do GPRcom (que, entre outros veículos, tem a RPC TV) destacou no próprio sábado que a afiliada do SBT ignorou uma ação do Ministério Público do Paraná no sentido de pedir que não acontecessem jogos em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, observando que Luiz Augusto Alano pediu aos telespectadores para ficarem em casa devido ao momento crítico e caótico do estado, informando que FC Cascavel x Paraná havia sido cancelado devido à pandemia, mas sem citar a ação do MP. O portal ressaltou que a Rede Massa é de propriedade do Ratinho, pai do governador Ratinho Júnior. Na chamada da matéria no Twitter, a maioria das respostas foi de reclamação sobre ela no sentido de parecer uma manifestação crítica de um veículo ligado à ex-exibidora do Campeonato Paranaense em relação à concorrente agora difusora do mesmo.

Problemas para assistir o Catarinense no GloboEsporte Muitos relatos bronqueados de torcedores de SC sobre as transmissões do portal tanto em Avaí x Juventus na quarta passada quanto em Figueirense x Concórdia ontem. Imagem travada foi um dos problemas mais citados, impossibilitando o devido acompanhamento dos jogos. Em Florianópolis, a preocupação de avaianos e alvinegros é enorme pois o GE exibirá nesta quarta o clássico entre eles - isto é: vide tais e tantos relatos, tentará exibir. Muitos já receiam que só conseguirão cuidar o jogo pelo rádio.

TV Walter Abrahão trocou o jogo de ontem pelo Catarinense Inicialmente passaria Joinville x Marcílio Dias às 19h, mas um surto de coronavírus que deixou o JEC sem o mínimo de atletas aptos levou à mudança da partida no mesmo horário para Brusque x Metropolitano (Joinville x Marcílio foi um dos dois jogos adiados deste fim-de-semana, o outro sendo Chapecoense x Avaí devido à crise máxima da saúde no oeste do estado, por isso o GloboEsporte alterando sua exibição das 18h para Figueirense x Concórdia). Mais uma vez a narração foi do Rodrigo Cascino e os comentários do Leandro Quesada. A próxima transmissão anunciada é na quinta: Criciúma x Chapecoense às 19h.

Não é pra lá, é pra cá! História contada por Cristian Delosantos, repórter que cobriu Metropolitano x Figueirense pela TV WA (soube dela pelo seu colega de Rádio Guarujá, Rodrigo Santos): o caminhão de transmissão desta partida rumava para Ibirama pois não sabiam que a partida aconteceria em Florianópolis mesmo, mais especificamente na Ressacada - lembrando para contextualização que o Metropolitano é de Blumenau. Tiveram que dar meia volta num ligeirão para chegar no estádio em cima da hora. Por pouco o jogo ficou não sem exibição.

"Acesso Total" às 21h - repriso: às 21h O SporTV tem causado nestes dias um desencontro para seu público pois, ao chamar a série documental que mostrará bastidores internos exclusivos do Corinthians a partir de hoje, às vezes a anuncia para meia-noite. Só que a estreia em fato será às 21h, logo após Guarani x Ituano (que seria às 20h e passou para 19h por agora ser este o limite de início dos jogos conforme decreto do governo do estado de SP) e antecipando o "Bem, Amigos!", que até iniciará um tiquinho antes do habitual, às 21h40.

Lugano comentarista da ESPN Brasil Do Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o ex-jogador campeoníssimo pelo São Paulo foi contratado para fazer programas como o "Resenha ESPN", jornais como o "Sportscenter" e transmissões de partidas. Ele será estreado como novo integrante do canal no "Resenha" da próxima sexta.

Falta de energia elétrica causou troca de narrador na ESPN Ari Aguiar narraria ontem Los Angeles Clippers x Milwaukee Bucks pela NBA, mas como ficou sem luz em sua residência, Renan do Couto foi escalado a menos de uma hora do jogo para transmiti-lo em dupla com a comentarista Alana Ambrósio.

Infarto vitimou o último campeão do "Fanáticos Game Show" O vencedor da última das três edições do programa do Esporte Interativo infelizmente faleceu com apenas 39 anos. Representando ali o Flamengo em dupla com Pedro Caruso, Bruno Lucena era coordenador do patrimônio histórico do clube, sendo seu conhecimento sobre a trajetória do clube fundamental para vencer o jogo de perguntas e respostas. Lamentável e muito triste isso!

Segundona Alemã em português pela 1ª vez Embora já exiba todos os jogos dela, só hoje o portal OneFootball fará um com locução nossa: Saint Pauli x Hamburgo às 16h30, com Eduardo Monsanto e Gerd Wenzel.

Acabou o Diário do Nordeste impresso Um dos principais jornais de Fortaleza não circula mais nas bancas desde hoje, em papel pela vez última neste domingo. No ano em que se tornará quarentona em dezembro, a publicação do Sistema Verdes Mares agora é apenas e tão somente disponibilizada na internet.

Mário Jorge Guimarães completa 70 anos É a "data em 0 ou 5" desta segunda-feira, o aniversário deste tradicionalíssimo ex-repórter de campo, atuante em veículos como o jornal O Globo e a TV Globo, na qual foi muito atuante em grandes momentos dos clubes cariocas especialmente na década de 1980, dividindo trabalhos com Raul Quadros na dita "era pré-Tino Marcos" - tanto que, quando Galvão Bueno foi para a Rede OM em 1992, Raul e "Maroca", como é conhecido, foram os principais repórteres de sua equipe. A partir da década de 2000, Mário Jorge passou a ser diretor no SporTV e foi por muitos anos debatedor semanal do "Arena SporTV" na época do Cléber Machado, sobretudo às segundas-feiras, que era o dia tanto dele quanto do recentemente não mais global Marco Antônio Rodrigues. Saído da emissora no fim de 2018, juntou-se agora à Sports View, a sociedade que fará o PPV do Carioca.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 01/03/2021
15:30 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Portuguesa Santista x Portuguesa - SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Português: Benfica x Rio Ave - ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Real Sociedad - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x Southampton - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Pato - DAZN (Internet)
17:00 - Basquete, Liga G da NBA: G League Ignite x Delaware Blue Coats - ESPN 2
18:00 - Vôlei, Athletes Unlimited: Laranja x Ouro - ESPN
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Guarani x Ituano - SPORTV
19:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Remo x Gavião - CULTURA (PA)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESC/Flamengo x Curitiba - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Internacional x Juventude - PREMIERE
20:00 - Basquete, NBB: Paulistano x Minas - DAZN (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Carolina Hurricanes x Florida Panthers - ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: North Carolina x Syracuse - ESPN 2
21:30 - Futebol, Copa do Nordeste: ABC x Ceará - PPV CLARO/NET + SKY e NORDESTEFC (Internet)
22:00 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Utah Jazz - SPORTV 2
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oklahoma x Oklahoma State - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
15:30 - Futebol, Campeonato Cearense: Icasa x Ferroviário - MYCUJOO FEDERAÇÃO CEARENSE
15:30 - Futebol, Campeonato Cearense: Pacajus x Guarany - TWITTER FEDERAÇÃO CEARENSE
15:30 - Futebol, Campeonato Cearense: Atlético x Crato e Barbalha x Caucaia - FACEBOOK FEDERAÇÃO CEARENSE

16:00 - Futebol, Campeonato Maranhense: Pinheiro x Imperatriz - YOUTUBE TVFMF
16:30 - Futebol, Alemão Série B: Saint Pauli x Hamburgo - ONEFOOTBALL
19:30 - Futebol, Campeonato Maranhense: Iape x Moto Club - YOUTUBE TVFMF


Terça, 02/03/2021
14:30 - Futebol, Copa da Alemanha: Regensburg x Werder Bremen - FOX SPORTS
15:00 - Beisebol, Treinamento de Primavera da MLB: Tampa Bay Rays x Boston Red Sox - ESPN 2
16:00 - Basquete, Euroliga: Panathinaikos x Barcelona - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Borussia Monchengladbach x Borussia Dortmund - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Wolverhampton - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Reading x Blackburn - ESPN
17:00 - Basquete, NBB: Bauru x Campo Mourão - DAZN (Internet)
17:40 - Futebol, Campeonato Paranaense: Paraná x Londrina - REDE MASSA (PR)
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Mirassol x Novorizontino - SPORTV
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESI/Bauru x Osasco - SPORTV 2
20:00 - Basquete, NBB: SESI/Franca x Flamengo - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Universidad Católica do Equador x Liverpool do Uruguai - FOX SPORTS
21:30 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Los Angeles Clippers - SPORTV 2
21:35 - Futebol, Campeonato Carioca: Flamengo x Nova Iguaçu - RECORD (RJ, ES, SC, PR, DF, GO, BA, SE, MA, PI, PA, AM, AP e Uberlândia), PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e FLATV (Internet)
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
07:00 - Tênis, WTA de Lyon: várias partidas - ESPN PLAY
08:30 - Tênis, WTA do Catar: várias partidas - ESPN PLAY
11:30 - Tênis, Aberto da Argentina: várias partidas - ESPN PLAY
14:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Lazio x Torino - ESTÁDIO TNT SPORTS
16:00 - Futebol, Paulista Série A2: Red Bull Brasil x Taubaté - PAULISTÃO PLAY
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Spezia - ESTÁDIO TNT SPORTS
17:00 - Basquete, Liga G da NBA: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30) - ESPN PLAY
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Cruzeiro x SESI - TV NSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Minas x Ribeirão Preto - TV NSPORTS


Quarta, 03/03/2021
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Ankaragucu x Galatasaray - DAZN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Sassuolo x Napoli - TNT
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Leicester - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Sheffield United x Aston Villa - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Livingston x Rangers - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Central x Santa Cruz - PREMIERE
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Udinese - SPORTV
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Roma - BANDSPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
16:45 - Futebol, Copa da Alemanha: RB Leipzig x Wolfsburg - ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Internacional x São Paulo - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Santos x Ferroviária - PREMIERE
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Barcelona x Sevilla (semifinal, volta) - ESPN BRASIL
17:00 - Beisebol, Treinamento de Primavera da MLB: Seattle Mariners x Chicago Cubs - ESPN 2
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Crystal Palace x Manchester United - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Botafogo x Boavista - PPV CLARO/NET + SKY e BOTAFOGO TV (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Baiano: Bahia x UNIRB - TVE (BA)
18:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Sport x Salgueiro - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Corinthians x Palmeiras - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista: São Caetano x Red Bull Bragantino - SPORTV
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Taubaté x Renata - SPORTV 2
19:00 - Basquete, NBB: Caxias do Sul x Fortaleza - DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Mineiro: Athletic x América - PREMIERE
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Caracas x Universidad César Vallejo - FOX SPORTS
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Fortaleza x CRB - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e NORDESTEFC (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Grêmio x Brasil - PREMIERE
20:15 - Futebol, Campeonato Tocantinense: Gurupi x Palmas - TV ASSEMBLEIA (TO) e FACEBOOK ESPORTE MAIS (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Avaí x Figueirense - GLOBOESPORTE (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Goiano: Goiás x Goianésia - GLOBOESPORTE (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Vasco x Portuguesa - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e VASCO TV (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Mineiro: Cruzeiro x Caldense - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Guaraní x Royal Pari - CONMEBOL TV
21:30 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Houston Rockets - ESPN
00:00 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Portland Trail Blazers - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET*
*Obs.: a confirmar outros jogos do Campeonato Francês no OneFootball.
07:00 - Tênis, WTA de Lyon: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, ATP de Roterdã: várias partidas - ESPN PLAY
08:30 - Tênis, WTA do Catar: várias partidas - ESPN PLAY
13:00 - Basquete, Liga G da NBA: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30)
13:00 - Tênis, Aberto da Argentina: várias partidas - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, NCAA Feminina: Oakland x Detroit Mercy e UIC x Wright State - ESPN PLAY
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30) - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Maranhense: Juventude x Sampaio Corrêa - YOUTUBE TVFMF
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Concórdia x Brusque e Juventus x Hercílio Luz - TV NSPORTS
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Bologna, Genoa x Sampdoria, Atalanta x Crotone e Benevento x Verona - ESTÁDIO TNT SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Bordeaux x Paris Saint Germain - ONEFOOTBALL
17:00 - Beisebol, Treinamento de Primavera da MLB: Seattle Mariners x Chicago Cubs - ESPN PLAY
17:15 - Futebol, Inglês Série B: Stoke City x Swansea - ESPN PLAY
18:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Praia Clube x Curitiba - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Boa Esporte x Pouso Alegre e Coimbra x Patrocinense - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, NCAA Masculina: UConn x Saint John's - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: URT x Uberlândia - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Marcílio Dias x Próspera - TV NSPORTS
20:30 - Futebol, Campeonato Goiano: Anápolis x Itumbiara - FGF TV
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Florida A&M x NC Central - ESPN PLAY
21:00 - Softbol, NCAA: Texas x Houston - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Pumas Tabasco x Atlético Morelia - ESPN PLAY
23:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Saint Louis Blues x Anaheim Ducks - ESPN PLAY
00:00 - Futebol, Mexicano Série B: Cimarrones x Alebrijes de Oaxaca - ESPN PLAY


Quinta, 04/03/2021
14:00 - Basquete, Euroliga: Zenit x Real Madrid - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Ituano x São Bento - SPORTV 3
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Fulham x Tottenham - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Bromwich x Everton - ESPN 2
15:30 - Tênis, ATP de Roterdã: 3ª rodada - ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Paulista: Botafogo x Guarani - SPORTV
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Parma x Internazionale - BANDSPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Levante x Athletic Bilbao (semifinal, volta) - FOX SPORTS
17:00 - Basquete, NBB: Campo Mourão x SESI/Franca - REDE FAMÍLIA (interior de SP)
17:00 - Golfe, Arnold Palmer Invitational: 1ª rodada - ESPN 2
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x Chelsea - ESPN BRASIL
18:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Resende x Fluminense - PPV CLARO/NET + SKY + VIVO e FLUTV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Ponte Preta x Santo André - SPORTV
19:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Criciúma x Chapecoense - TV WALTER ABRAHÃO e TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Paragominas x Paysandu - CULTURA (PA)
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Ribeirão Preto x SESI - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Pelotas x Internacional - PREMIERE
20:00 - Basquete, NBB: Flamengo x Bauru - DAZN (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Tombense x Atlético - PREMIERE
21:00 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Toronto Raptors - SPORTV 2
21:30 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Juventude x São Luiz - SPORTV
22:10 - Futebol, Supercopa da Argentina: Racing x River Plate - ESPN BRASIL
23:00 - Boxe, Meio-Médio: Brandon Adams x Serhil Bohachuck - ESPN
23:30 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Phoenix Suns - BANDEIRANTES e SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
07:00 - Tênis, WTA de Lyon: várias partidas - ESPN PLAY
07:00 - Tênis, ATP de Roterdã: várias partidas - ESPN PLAY
08:30 - Tênis, WTA do Catar: várias partidas - ESPN PLAY
09:00 - Remo, Pré-Olímpico: 1º dia - TV NSPORTS
13:00 - Basquete, Liga G da NBA: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30)
13:00 - Tênis, Aberto da Argentina: várias partidas - ESPN PLAY
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: sete partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:30) - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: São Mateus x Estrela do Norte - MYCUJOO CAPIXABÃO BANESTES
15:00 - Beisebol, Treinamento de Primavera da MLB: Washington Nationals x New York Mets - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Campeonato Potiguar: ABC x Força e Luz - YOUTUBE BAND RN
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Metropolitano x Joinville - TV NSPORTS
16:00 - Futebol, NCAA Masculina: Kansas City x Eastern Illinois - ESPN PLAY
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: nove partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - ESPN PLAY
16:00 - Golfe, Arnold Palmer Invitational: 1ª rodada - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, NCAA Feminina: Villanova x Saint John's - ESPN PLAY
20:00 - Futebol, NCAA Masculina: Louisville x NC State - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.