Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Domingo, 14 de fevereiro de 2021
Maurício Torres completaria 50 anos



É a grande lembrança deste domingo, o aniversário deste narrador e apresentador que nos deixou em 2014, numa das três enormes perdas daquele ano de Copa do Mundo no Brasil, as outras sendo de Osmar de Oliveira e Luciano do Valle, todos também de ausência extremamente sentida dois anos depois nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Atualmente, Maurício me vem à memória sempre que vejo brilhar nos noticiários cariocas da Globo a viúva Susana Naspolini, de irreverência marcante no ar e que tantas provações passou e superou por anos a fio - incluindo cuidar do marido, abdicando do trabalho por algum tempo. Amor até o fim de tudo. Amor que nunca acabará.

Amor que Maurício tinha à profissão, exercida desde os 17 anos na Rádio Globo do Rio de Janeiro, onde trabalhou por nove anos para se destacar no plantão de estúdio, abastecendo José Carlos Araújo e cia. com as informações das demais partidas da rodada e das classificações dos campeonatos. O primeiro trabalho televisivo foi no SporTV ainda quando chamado Top Sport, dessa época tendo sido resgatada no ano passado sua narração pro São Paulo campeão estadual de 1992 sobre o Palmeiras - já com o nome atual, ele faria a Copa do Mundo de 1994. Dois anos depois, ele passou para a TV Globo, onde transmitiu futebol e as mais diversas modalidades, além de apresentar muitas vezes o segmento esportivo do "Bom Dia Brasil" e a edição nacional do "Globo Esporte".

Embora fizesse as Copas de 1998 e 2002, Maurício no Plim-Plim ficou mais marcado não tanto como futebolístico e sim como poliesportivo, por isso fundamental em eventos como as Olimpíadas de 1996, 2000 e 2004, além dos Jogos Pan-Americanos de 1999 e 2003. O vôlei foi uma modalidade na qual obteve ótimo destaque em importantes momentos da seleção brasileira. Em 2005, a grande mudança: a Record procurava um locutor identificado com o Rio de Janeiro. Após sondagens que não deram certo, ele virou titular desta praça e, como as transmissões eram quase todas presenciais, permitiram que ele rodasse grande parte do país em pouco menos de dois anos no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, na qual fez os títulos do Paulista sobre o Fluminense e do Flamengo diante do Vasco.

Depois que o futebol brasileiro sublicenciado pela Globo voltou para a Bandeirantes em 2007, Maurício narrou menos e foi mais apresentador em programas como "Esporte Record" (RJ) e "Esporte Record News - Domingo". Eventos ele faria nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e de 2011 e nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 e 2014, além de alguns de natação e alguns de futebol (inclusive regionalmente para estados como Santa Catarina e Bahia), sem contar o grande e mais decisivo acontecimento da sua carreira: os Jogos Olímpicos de Londres em 2012, exclusivos da Record na televisão aberta. Neles, foi a voz do vôlei masculino e feminino, fazendo transmissões emocionantes. Nos últimos anos, também foi apresentador do "Esporte Fantástico", onde reencontrara a ex-parceira global Mylena Ciribelli. Fez muita coisa legal, mas partiu muito cedo. E merece sempre ser recordado. Como hoje.

40 anos de uma goleada da Seleção que não assistimos



Há quatro décadas fechadas neste domingo, o Brasil fazia um amistoso contra o Equador e aplicava 6 x 0 em Quito numa tarde de sábado. Como é a maior goleada brasileira sobre os equatorianos na casa deles, busquei os gols no YouTube para ver a título de curiosidade e me chamou a atenção que o único vídeo disponível é do "Globo Esporte" de dois dias depois, com Léo Batista anunciando os gols reportados admito não ter identificado por quem, visto que o repórter não fez passagem e o som muito abafado do material originalmente postado há muitos anos pelo site do Plim-Plim não me permitiu um reconhecimento vocal. Mas o principal disso: os lances foram filmados só por câmeras de baixo e não de cabine, além do logo de exclusividade na tela. Estranhei. Busquei. E entendi.

Este amistoso teria televisionamento por Globo, Bandeirantes e Record, mas as imagens não vieram e somente o bom e velho rádio salvou a lavoura. E por que causa, motivo, razão ou circunstância isso aconteceu? Pra começo de conversa: a bola rolaria às 10h locais (12h nossas) e às vésperas do jogo cogitou-se mudar o horário devido a questões de satélite - eram outros tempos, bem mais difíceis. No fim das contas, ele foi transferido para 12h15 (14h15). Mas aí vieram os problemas a partir da estação rastreadora em Chacontá, na Colômbia, onde chegaria a imagem gerada pela TV equatoriana para vazamento no satélite e aí a Embratel captá-la no Rio de Janeiro.

Durante todo o primeiro tempo, técnicos tentaram que o sinal chegasse no satélite não mais pela Colômbia, mas pela Venezuela. Na segunda etapa, a informação era de que ele poderia ir ao ar. Mas aos 10 minutos, avisaram lá da Venezuela que os circuitos estavam tomados e não daria para jogar a imagem pro satélite. Conforme relato do enviado do jornal O Globo, Carlos Silva, técnicos, operadores e repórteres sentaram no chão e começaram a chorar. A Globo colocou seu logo na tela por vários minutos e prometia que providências eram tomadas, enquanto a Bandeirantes até narrava a partida, mas com imagens de amistoso do Brasil contra a Venezuela. Restou à primeira reprisar a série "O Planeta dos Macacos" e à segunda mostrar o programa de variedades de Dárcio Campos.

Já a Record não exibiria as imagens nem sequer se elas chegassem devido a algo triste e grave que lhe tirou do ar: um incêndio no edifício Grande Avenida, na Avenida Paulista, que matou 17 pessoas e deixou mais de 100 feridos. Qual era a relação com a emissora? É que sua torre ficava no alto do prédio, que já pegara fogo durante sua construção em 1969. Diretor jornalístico da Record, Hélio Ansaldo pedia através dos microfones da Rádio Jovem Pan calma aos quatro funcionários da empresa que respondiam pela manutenção da torre, por causa da qual helicópteros tinham dificultadas ações por parte dos que neles estavam. Conforme anúncio publicado n'O Estado de S.Paulo daquele dia, Equador x Brasil seria narrado por Sílvio Luiz e comentado por Pedro Luiz. Há registros do incêndio inclusive em vídeo no site Memória Globo, que destaca que um dos seus repórteres atuantes na cobertura foi Elia Júnior.

Teve F-1 na Bandeirantes em 1981... só que não foi F-1



Parece estranho? Parece mesmo. Mas é verdade verdadeira. Em 7 de fevereiro de 1981, a TV Bandeirantes transmitiria a abertura da Fórmula 1. Transmitir até transmitiu aquele Grande Prêmio da África do Sul numa manhã de sábado, com jornada das 8h30 às 11h15 em faixa na qual a Globo estava com as reprises do "Telecurso 2º Grau" exibidos durante a semana e no qual esporte ela teria apenas às 21h10, com o futebol Cruzeiro 0 x 0 Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, mostrado também por TVE e TVS em horário no qual ela, Bandeirantes, estava com a "Discoteca do Chacrinha". O problema é que aquela corrida acabou não sendo pela Fórmula 1.

A prova disputada em Kyalami marcou um capítulo de alta tensão entre Jean-Marie Balestre, comandante da Federação Internacional de Automobilismo Esportivo (FISA), e Bernie Ecclestone, que liderava a Associação dos Construtores (FOCA). Havia divergências entre as equipes com relação a questões técnicas dos carros, o que fazia algumas estarem de um lado e outras ficarem do outro. Isso levou Balestre e Ecclestone a brigarem pela categoria num todo. O Grande Prêmio na África do Sul abriria a edição de 1981, só que a FISA queria uma data mais adiante e a organização do evento não topava. Daí, equipes filiadas à FOCA correram em Kyalami - entre elas a Brabham de Nelson Piquet e a Williams do atual campeão Alan Jones - e a corrida foi tratada como sendo de Fórmula Livre, sem restrições de regulamento. Carlos Reutemann venceu a disputa, que acabou ficando por ela mesma.

No fim das contas, as equipes associadas à FOCA se adaptaram às tais questões técnicas e a temporada em si começou pra valer em 15 de março de 1981, com o Grande Prêmio do Oeste dos EUA e o retorno da TV Globo após um ano de ausência completa. Só que a volta dela não seria completa e sim em flashes, visto que a prova aconteceu às 14h locais, resultando em 19h nossas. E "Os Trapalhões" e o "Fantástico" eram imexíveis. Solução: o humorístico iniciou às 19h, parou para um flash do GP às 19h10 e voltou de vez às 19h20. Novo flash da corrida às 20h05, aí o "Show da Vida" começou às 20h15 e mostraram o fim da disputa em Long Beach das 20h30 às 20h40, aí sim o "Fantástico" de vez até o fim após mostrada a bandeirada quadriculada para Alan Jones. Imagina se é hoje isso...

Revisitando a semana no "Papo de Mídia"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

7 de fevereiro Super Bowl diferente este ano, destacando-se Fernando Nardini na narração pela ESPN; SporTV com grade diferente na segunda-feira; a primeira vez da Globo num jogo oficial do Palmeiras contra um mexicano; e os 10 anos da estreia de Leonardo Bertozzi no "Linha de Passe".

8 de fevereiro Bandeirantes, BandNews e Transamérica transmitindo o Mundial de Clubes no rádio de São Paulo; Silva Júnior contratado pela BandNews FM; Cleiber Júnior em estado muito delicado de saúde devido ao coronavírus; a volta do "Jogo Aberto Maranhão" após quase um ano; Fernando Fernandes renovando com a Bandeirantes até 2023; Gudryan Neufert no jornalismo do SBT; e novo cenário pro "Sportscenter" com telão HD de 500 polegadas.

9 de fevereiro Metade da cidade de São Paulo viu Palmeiras x Tigres na Globo; Corinthians no aberto e Grêmio no SporTV são os times mais exibidos na Série A; chegada de Luciano Calheiros à NSC resultou na saída de Juliana Bolson; BandSports cogita abrir novos canais devido aos muitos eventos adquiridos; número de André Hernan foi vazado no Whatsapp; Karine Alves gravando um samba com Xande de Pilares; PPV do Carioca tem o envolvimento de Marcelo Campos Pinto; e quatro casos de coronavírus na Rádio Assunção.

10 de fevereiro TV Bandeirantes oficializou o retorno da Fórmula 1 após 41 anos; proposta da Record pelo Campeonato Carioca; Vasco x Internacional antecipado para 16h a pedido da Globo; Léo Batista vacinado contra o coronavírus; LiveSports associou-se ao Cruzeiro; e Jovem Pan transmitindo jogos decisivos de Internacional e Flamengo nas últimas rodadas do Brasileirão.

11 de fevereiro Definidos os televisionamentos da Copa do Nordeste no SBT e no Fox Sports; "Sportscenter" apresentado por Mariana Spinelli e Bruno Vicari às 10h e Marcela Rafael e Eduardo Elias às 20h; oficializada a volta de Mariana Becker à Bandeirantes, onde começou na TV; o zumbido de Gustavo Villani no gol do Mosquito; Mauro Cezar Pereira apresentará um semanal de entrevistas no UOL; morreu a mãe de Barcímio Sicupira; e nomes do esporte no manifesto "Em Nome da Verdade" há 45 anos.

12 de fevereiro Clubes aceitaram a proposta e a Record voltará a transmitir o Campeonato Carioca depois de 24 anos; Karine Alves no "Esporte Espetacular" do domingo de carnaval; Tiago Medeiros cantando José Augusto no "Globo Esporte" de Pernambuco; vem aí "Os Mestres da Bola" na RedeTV! de Belém; Série A2 no Paulistão Play; a volta de Napoleão de Almeida às narrações na BandNews FM; e os 10 anos da mudança do "Esporte Fantástico" das 13h para as 10h.

13 de fevereiro A morte de Mané de Oliveira, histórico na crônica esportiva goiana; BandNews FM terá esporte próprio em Goiânia e não mais terceirizado; Claudio Carsughi e Ruy Carlos Ostermann vacinados contra o coronavírus; Banda B líder de audiência em Curitiba; novo vice comercial do Fluminense segundo o GE, Edílson Silva disse que "metade do Bahia pegar Covid" foi efeito de "mandinga" dos "Donos da Bola" do RJ; duplas inéditas formadas por Rafael Oliveira na TV Bandeirantes; Vasco x Internacional só no Premiere mesmo às 16h; Liga Gaúcha de Futsal na TVE; Paranaense sem TV até agora; os R$ 750 mil da TV WA pelo Catarinense; e R$ 49,90 mensais pelo PPV do Carioca.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Domingo, 14/02/2021
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Roma x Udinese - BANDSPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
09:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Wolverhampton - FOX SPORTS
09:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Saint Johnstone x Celtic - ESPN BRASIL
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Getafe x Real Sociedad - FOX PREMIUM
10:30 - Polo Aquático, Pré-Olímpico Masculino: jogo a confirmar - SPORTV 2
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Bromwich x Manchester United - ESPN BRASIL
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Eintracht Frankfurt x Colônia - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e ONEFOOTBALL
12:00 - Rúgbi, Torneio das Seis Nações: Irlanda x França - ESPN
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Valencia - FOX SPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Galatasaray x Kasimpasa - DAZN (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Leeds United - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Crotone x Sassuolo - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e ESTÁDIO TNT SPORTS
14:15 - Futebol, Campeonato Belga: Charleroi x Brugge - ESPN
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Levante x Osasuna - FOX PREMIUM
15:00 - Golfe, AT&T Pebble Beach Pro-Am: última rodada - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Corinthians - GLOBO e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Vasco x Internacional - PREMIERE
16:00 - Futebol, Copa Verde: Vila Nova x Brasiliense (semifinal, ida) - TV BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x Fulham - ESPN BRASIL
16:00 - Basquete, NBB: Campo Mourão x Flamengo - DAZN (Internet)
16:30 - Velocidade, Nascar Cup Series: Daytona 500 - FOX SPORTS
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Internazionale x Lazio - BANDSPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Villarreal x Betis - FOX PREMIUM
17:15 - Futebol, Campeonato Português: Moreirense x Benfica - ESPN
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Fortaleza - TNT (menos SP) e PREMIERE
19:00 - Basquete, NBB: Pato x Minas - DAZN (Internet)
20:00 - Basquete, NBA: Toronto Raptors x Minnesota Timberwolves - BANDEIRANTES
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x São Paulo - SPORTV (RS assiste no Premiere)
21:00 - Tênis, Aberto da Austrália: várias partidas - ESPN e ESPN PLAY (às 02:35 também na ESPN)
21:30 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Estudiantes x River Plate - FOX SPORTS
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Guarulhos x Minas - SPORTV 2
21:30 - Basquete, NBA: Portland Trail Blazers x Dallas Mavericks - ESPN
00:05 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Denver Nuggets - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
09:00 - Futebol, Campeonato Francês: Monaco x Lorient - ONEFOOTBALL
09:30 - Futebol, Campeonato Belga: Standard Liege x Royal Antwerp - ESPN PLAY
09:30 - Futebol, Alemão Série B: Bochum x Braunschweig, Darmstadt x Osnabruck e Nuremberg x Saint Pauli - ONEFOOTBALL
10:00 - Futebol, Espanhol Série B: Mallorca x Espanyol - ESPN PLAY
10:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Willem II - ESPN PLAY
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Atalanta e Sampdoria x Fiorentina - ESTÁDIO TNT SPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lille x Brest - ONEFOOTBALL
13:00 - Softbol, NCAA: 10 partidas ao longo do dia (a última inicia às 18:00) - ESPN PLAY
14:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Wolfsburg x Borussia Moenchengladbach - ONEFOOTBALL
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 19:00) - ESPN PLAY
14:00 - Lacrosse, NCAA Feminina: Stony Brook x North Carolina - ESPN PLAY
14:15 - Futebol, Espanhol Série B: Leganes x Albacete - ESPN PLAY
14:15 - Críquete, Copa Super 50: Jamaica Scorpions x Guyana Jaguars - ESPN PLAY
15:00 - Basquete, NCAA Masculina: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - ESPN PLAY
16:00 - Ginástica, NCAA Feminina: Temple x Pittsburgh - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Bordeaux x Olympique - ONEFOOTBALL
17:00 - Basquete, Liga G da NBA: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30) - ESPN PLAY
17:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Kentucky x Georgia - ESPN PLAY
17:00 - Ginástica, NCAA Feminina: Northern Illinois x Ball State - ESPN PLAY
18:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Indiana State x Bradley - ESPN PLAY
19:20 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Boca Juniors x Gimnasia y Esgrima - ESPN PLAY
20:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Brasília x Curitiba - TV NSPORTS
21:00 - Tênis, WTA de Phillip Island: várias partidas - ESPN PLAY
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Colorado Avalanche x Vegas Golden Knights - ESPN PLAY


Segunda, 15/02/2021
12:00 - Polo Aquático, Pré-Olímpico Masculino: jogo a confirmar - SPORTV 2
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Ham x Sheffield United - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Cádiz x Athletic Bilbao - ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Newcastle - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Português: Sporting x Paços de Ferreira - FOX SPORTS
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Ceará x Fluminense - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Red Bull Bragantino - SPORTV (PE assiste no Premiere)
21:00 - Tênis, Aberto da Austrália: várias partidas - ESPN e ESPN PLAY (Internet)
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Osasco x São José dos Pinhais - SPORTV 2
22:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Nashville Predators x Dallas Stars - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
13:00 - Basquete, Liga G da NBA: cinco partidas ao longo do dia - ESPN PLAY
14:00 - Lacrosse, NCAA Feminina: East Carolina x Virginia - ESPN PLAY
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Arminia Bielefeld - ONEFOOTBALL
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Verona x Parma - ESTÁDIO TNT SPORTS
17:00 - Futebol, Espanhol Série B: Oviedo x Lugo - ESPN PLAY
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Indiana State x Bradley - ESPN PLAY
21:00 - Tênis, WTA de Phillip Island: várias partidas - ESPN PLAY
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: UL Monroe x Arkansas State e Stanford x Oregon - ESPN PLAY
21:30 - Futebol, Copa da Liga Argentina: Independiente x Lanús - FOX SPORTS
22:00 - Basquete, NCAA Masculina: Texas Tech x TCU - ESPN PLAY


Terça, 16/02/2021
08:00 - Polo Aquático, Pré-Olímpico Masculino: jogo a confirmar - SPORTV 2
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Barcelona x Paris Saint Germain - TNT e FACEBOOK TNT SPORTS (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: RB Leipzig x Liverpool - FACEBOOK TNT SPORTS (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Luton x Cardiff - FOX SPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESI/Bauru x São Paulo/Barueri - SPORTV 2
21:00 - Tênis, Aberto da Austrália: quartas-de-final - ESPN e ESPN PLAY (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Michigan State x Purdue - ESPN 2
22:00 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Toronto Raptors - SPORTV 2
00:00 - Iatismo, Copa Prada: corridas 5 e 6 das finais - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
13:00 - Basquete, Liga G da NBA: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30) - ESPN PLAY
14:00 - Futsal, Taça Brasil: ARUC x AABB - TV NSPORTS
14:15 - Críquete, Copa Super 50: Windward Islands Volcanoes x Jamaica Scorpions - ESPN PLAY
16:00 - Futsal, Taça Brasil: Juventude AG x Foz Cataratas - TV NSPORTS
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: seis partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - ESPN PLAY
17:45 - Futsal, Taça Brasil: Unidos do Alvorada x Joaçaba - TV NSPORTS
18:00 - Softbol, NCAA: Southern Mississippi x Florida State - ESPN PLAY
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x Curitiba - TV NSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina Série B: Brasília x JF - TV NSPORTS
19:30 - Futsal, Taça Brasil: Tubarão x Minas - TV NSPORTS
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: Pittsburgh x Boston College e Georgia Southern x Coastal Carolina - ESPN PLAY
21:00 - Tênis, WTA de Phillip Island: várias partidas - ESPN PLAY
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Washington Capitals x Pittsburgh Penguins - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.