Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 26 de janeiro de 2021
Eliminatórias Sul-Americanas na TV WA (mas hein???)

Sim: "mas hein???" Foi a minha reação quando fui avisado disso pelo Albio Fabian Melchioretto e, tenho certeza, a reação de todo e qualquer vivente que leu no fim da tarde de ontem a notícia do Milton Neves no UOL Esporte: 56 partidas das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022 - todos com exceção dos mandos de campo do Brasil e da Argentina, pertencentes à Globo/SporTV - foram adquiridos pela TV WA com exclusividade, conforme o apresentador da Rede Bandeirantes. Hoje, Gabriel Vaquer deu acréscimo no mesmo UOL (senta porque essa é forte com "FO" maiúsculo): a emissora pagou 11 milhões de dólares - mais de 60 milhões de reais. Não te levanta, por favor: pagaram isso tudo... à vista!!! A Mediapro fechou negócio mesmo com a pedida abaixo dos desejados 15 milhões de dólares porque a grana entrou numa só sentada. Entendo...

"Mas afinal de contas, que canal é esse TV WA?", pergunta a dama e pergunta o cavalheiro. Esclareçamos, ora pois: o WA é de Walter Abrahão, o lendário e saudoso narrador televisivo, cujo filho é o proprietário da emissora. Empresário, ele adquiriu no ano passado a Play TV, canal dedicado aos "gamers" que pertencia a Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (a Play TV chegou a ser vista em canal aberto na segunda metade da década de 2000 através da Rede 21, do Grupo Bandeirantes). A TV WA tem programação de entretenimento variado e está nos pacotes básicos de quase todas as operadoras, como Claro/Net, Sky e Oi - uma que não a tem, por exemplo, é a Vivo. Um detalhe que, se não sofrer acréscimos até lá, tornará muito diferente o acompanhamento destes jogos: o canal só existe na versão SD. Não existe TV WA em alta definição em nenhuma operadora que seja.

No mais, a grande pergunta ainda sem resposta é: e esses 11 milhões de dólares pagos "no duro", como diria Senor Abravanel? Ainda mais em tempos pandêmicos, onde quem já enfrentava dificuldades ficou com mais problemas ainda e quem estava saudável teve que apertar o cinto ao máximo do máximo do máximo? Enfim...

Outros destaques

Paternidade tirou Anselmo Caparica de sua última transmissão Foi pelo melhor e mais feliz dos motivos que Anselmo Caparica não fez ontem à noite sua despedida das transmissões esportivas no Corinthians x Red Bull Bragantino mostrado pelo Premiere, no qual foi substituído por Gabriela Ribeiro, que já estava na NeoQuímica Arena para fazer a matéria do jogo para a edição paulista do "Globo Esporte": estava por nascer Antônio, seu terceiro filho com a coordenadora da produção esportiva global Paloma Fukusig - o bebê veio ao mundo na manhã desta terça. Isso rendeu uma bela homenagem cheia de pompa do Everaldo Marques no pré-jogo. Caparica, que agora ficará na reportagem geral do "SPTV", começou na firma há 11 anos como integrante da primeira turma do "Passaporte SporTV", projeto que recrutou jornalistas para reportar em países diversos na Copa do Mundo de 2010.

Os colegas do Caparica no primeiro "Passaporte" Freelancer de revistas da Editora Abril entre 2008 e 2009, ele integrou uma turma que tinha como nomes já experientes em rádio e televisão Mariana Monteiro (ex-TVE e Bandeirantes em Salvador), que há mais de dois anos é relações públicas da AvaliaShop, e o saudoso conterrâneo Rodrigo Albornoz (ex-rádios Band RS e Gaúcha), que nos deixou em 2017. Os demais: Ben-Hur Correia, hoje no geral do RJ e que cobriu UFC nos EUA um tempão; Daniel Moreira Dias, que mora em Portugal há dois anos e meio, trabalhando na empresa Majorel; Felipe Brisolla, destacado repórter do esporte global em SP; Frederico Paes, hoje na edição esportiva da Globo Minas; Larissa Abbud, hoje chef gastronômica com podcast e site dedicados ao tema; e Miguel Yen, que não sei por onde anda - e não foi por falta de procura. Projeto muito legal, que seja retomado um dia.

Bicicletando com Tiago Medeiros Foi pedalando que o apresentador da edição pernambucana do "Globo Esporte" surgiu ontem no ar, em referência à bicicleta do Thiago Neves na vitória do Sport sobre o Bahia, anteontem. Melhor entrada em cena com bicicleta desde a do Seu Madruga no episódio do julgamento do Chaves.

Última rodada da Série B na sexta-feira Reina a grande expectativa: qual ou quais partidas o SporTV passará às 21h30? Como não há eventos ao vivo programados para os canais 2 e 3, gostaria muito (não acho que vá acontecer, mas gostaria muito) que três delas passassem simultaneamente. Duas obrigatoriamente terão que ser as que envolvem a disputa pelo título entre os empatados mineiros e catarinenses, América x Avaí e Chapecoense x Confiança - o Coelho está na frente neste momento por dois gols pró a mais. Restaria um espaço para Náutico x CSA ou Guarani x Juventude, acho que a partida de Campinas na frente porque os gaúchos estão dentro dos quatro primeiros. Três jogos foram antecipados por nada mais terem algo a ser decidido, desafogando a grade dos Premiere às 21h30: Sampaio Corrêa x Oeste, às 17h, e CRB x Cuiabá e Botafogo de Ribeirão Preto x Operário, ambos às 19h15.

Pré e pós completo de Libertadores no SporTV De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: mesmo sem ter os direitos da final, mas querendo fazer um agrado na Conmebol no tocante a mostrar como valoriza o torneio no sentido de buscar retomá-lo a partir de 2022, o canal terá programação habitual de segunda a sexta também no sábado de Palmeiras x Santos, com os já habituais deste dia da semana "SporTV News" e "Troca de Passes" e os não habituais em finais de semana "Redação SporTV" e "Seleção SporTV". Galvão Bueno estará nos comentários nesta grade e somente repórteres do Rio de Janeiro serão utilizados, sem o envio de profissionais de São Paulo. (eu agora, observação minha: na final da Libertadores não farão isso, mas no "Verão Espetacular" a Globo está fazendo...)

Benjamin Back sentou a bota no Neto no ar Inquirido pelos companheiros de "Arena SBT" no quadro "Na Parede", o apresentador - que prometeu "uma cobertura de final de Copa do Mundo" da emissora para Palmeiras x Santos no próximo sábado - foi perguntado por Emerson Sheik quem que ele não gostava se é muito querido e tem muitos amigos. Benja falou na lata o nome do ex-jogador e comentarista da Rede Bandeirantes, dizendo que ele o decepcionou demais pois era seu amigo e seu ídolo, mas que não tem mais o menor interesse em gostar dele. Aquelas desavenças no "Jogo Aberto" há uma década, pelo visto, nunca e jamais serão superadas de parte a parte.

Copa do Nordeste O SBT transmitirá a ida de Itabaiana x Santa Cruz, pela pré-grupos, às 21h30 desta terça para Pernambuco e Paraíba (não entendi a Paraíba se o Itabaiana é de Sergipe - só se a imagem da TV Tambaú é a que mais chega perto de ser sintonizada em Aracaju, única capital da região que vê o SBT pela matriz de SP por não ter afiliada regional, só se é por isso). Além disso, começa hoje - ainda em caráter de cortesia na fase pré-grupos, tanto nos dois jogos entre eles quanto na volta de CSA x Moto Club também nesta terça - o pay-per-view da competição na operadora Sky através dos canais 227, 228, 627 e 628, com pacote completo por arredondados 60 mangos ou mensal por arredondados 24 dinheiros. A Claro ainda não disponibilizou esse plano de PPV da Copa.

Sim, Série D simultânea à final da Libertadores A CBF confirmou ontem os dois Mirassol x Floresta para os dois próximos sábados, ambos às 16h e ambos com TV Brasil. Portanto, o segundo tempo da ida em Fortaleza coincidirá com o primeiro de Palmeiras x Santos no Maracanã. Como temos isso e como também mantiveram Remo x Vila Nova pela decisiva da Série C para 17h, parece que aquilo de "jogo único em todo o Brasil nesta data" para o clássico paulista valeu somente para a primeira e segunda divisões, mas não para a terceira e a quarta.

Campeonato Paranaense na TV do governo estadual? Da Monique Vilela: a Federação fez um contato com a administração estadual na tentativa de buscar uma maneira de que a TV Paraná Turismo (ex-E-Paraná e ex-Paraná Educativa) mostre a competição, como já ocorrera em anos anteriores, mas tudo ainda superficial.

Melhoras, Anderson Cheni! Boa recuperação ao jornalista, que passou por uma cirurgia devido a complicações variadas decorrentes de crises profundas de sinusite vindas desde 2017. Fique bem, guri!

Teve Grenal no rádio AM de SP anteontem Só registro hoje por bobeada pura porque recebi ainda no domingo a dica do Tiago Muniz, mas é que domingo eu estava arrebentadaço tanto por quase 24 horas desperto no momento em que a bola rolou quanto pela falta absoluta de resistência para o caloraço de bafo insuportabilíssimo mesmo com ventilador e ar condicionado conjuntos - tanto que o jogo em questão só peguei nos 25 minutos finais, justamente quando saídos os três gols: teve Grenal no dial convencional de Sampa City no último domingo. Ao invés de fazer Ceará x Palmeiras, a Trianon diferenciou-se e irradiou Internacional x Grêmio com narração do Gabriel Araújo.

Desabafo de Victor Lessa O setorista do Fluminense na Rádio Globo e CBN pegou carona num comentário crítico do Luís Roberto (no "Seleção SporTV" de ontem) aos funcionários de clubes que fazem perguntas boazinhas para os treinadores nas entrevistas coletivas e lamentou que isso seja tão pouco falado pois está cada vez mais difícil fazer jornalismo no segmento esportivo, já que treinos a imprensa não consegue mais assistir e em certos clubes nem fazer perguntas em coletivas tá mais dando, perdendo com tudo isso o torcedor por mais que muitos achem que estão ganhando, sendo a pandemia a oportunidade que muitos queriam para este cerceamento.

Final da Libertadores à mineira Sem clubes locais em campo no sábado pelas Séries A e B, a Super Notícia FM transmitirá Palmeiras x Santos com força máxima (equipe padrão Atlético x Cruzeiro): Osvaldo Reis, Lélio Gustavo, Roberto Abras e Artur Moraes. 20 emissoras estarão em rede, conforme o "Pequetito".

Novo programa na Rádio Guarujá de Florianópolis Em fato é uma marca já bem conhecida dos ouvintes que está retornando em nova fase: "Marcou no Esporte", agora nominado "Marcou no Esporte Debate", com comando do Fabiano Linhares e participação de Luiz Augusto Alano (ambos colegas há anos na CBN/Diário) e Rodrigo Santos (que já mandava prender e soltar em Brusque e Joinville, mas resolveu fazê-lo também na capital), além de convidados especiais. Começa na próxima segunda-feira, das 13h às 14h. Felicidades a todos!

Thiago Suman ganhou destaque nacional A locução dele para a virada do Internacional sobre o Grêmio pela Rádio Inferno (webrádio dedicada ao Colorado e cujo nome remete ao nome completo do veículo: "Se o Céu é Azul, o Inferno é Meu Destino") ganhou alcance ontem tanto no quadro "Redação AM" do "Redação SporTV" quanto no debate SP + BH do "Jogo Aberto" na TV Bandeirantes. Momento excepcional que ele curtiu de montão.

Uma data em 0 ou 5 desta terça Há 30 anos completados nesta terça-feira, num sábado que foi dia seguinte ao aniversário da capital paulista, as TVs Cultura (VHF) e Jovem Pan (UHF) transmitiam a Portuguesa campeã da Copa São Paulo de Juniores com 4 x 0 sobre o Grêmio. Dos nove jogos da campanha 100%, a Cultura só não exibiu o segundo, diante do Flamengo de Rondônia. Três jogos foram narrados pelo saudoso Wilson de Freitas, três pelo também saudoso José Góes e outros dois - incluindo o decisivo - por Carlos Fernando.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 26/01/2021
14:00 - Basquete, NBB: Campo Mourão x Unifacisa - ITARARÉ (Campina Grande) e YOUTUBE (canal a confirmar)
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Valladolid x Levante - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Leeds United - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Crystal Palace x West Ham - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Copa da Itália: Internazionale x Milan - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Betis x Real Sociedad - ESPN
17:00 - Basquete, NBB: Cerrado x Minas - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Arsenal - ESPN BRASIL
18:15 - Futebol, Campeonato Português: Boavista x Sporting - ESPN 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Paraná - SPORTV e PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Vasco - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Santos - PREMIERE
20:00 - Basquete, NBB: Flamengo x Fortaleza - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Botafogo de Ribeirão Preto - SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Itabaiana x Santa Cruz - SBT (PE e PB), PPV SKY & CLARO/NET e LIVEFC (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Nordeste: CSA x Moto Club - PPV SKY & CLARO/NET e LIVEFC (Internet)
23:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Saint Louis Blues x Vegas Golden Knights - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
08:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Internacional x Palmeiras e Bahia x Coritiba - MYCUJOO CBF TV
10:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: São Paulo x Corinthians e Grêmio x Fluminense - MYCUJOO CBF TV
14:30 - Futebol, Alemão Série B: Erzegebirge Aue x Wuerzburger Kickers - ONEFOOTBALL
14:45 - Futebol, Campeonato Belga: Eupen x Royal Antwerp - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Espanhol Série B: Alcorcón x Albacete - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Santos x Vitória e Atlético Mineiro x Sport - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Emmen x PSV Eindhoven - ESPN PLAY
16:30 - Futebol, Alemão Série B: Braunschweig x Heidenheim, Fortuna Dusseldorf x Hamburgo e Osnabruck x Greuther Furth - ONEFOOTBALL
16:45 - Futebol, Inglês Série B: Ipswich x Sunderland - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Girona x Villarreal - ESPN PLAY
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Fluminense x SESC/Flamengo - TV NSPORTS
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São José dos Pinhais x São Caetano - TV NSPORTS
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Brasília x Pinheiros - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oklahoma x Texas - ESPN PLAY
22:00 - Basquete, Colegial Masculino dos EUA: Blue Springs x Liberty - ESPN PLAY


Quarta, 27/01/2021
13:45 - Futebol, Copa da Itália: Atalanta x Lazio - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Wolverhampton - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Aston Villa - ESPN 2
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Sevilla x Valencia - ESPN
16:00 - Futebol, Copa Verde: Remo x Gama - TV BRASIL
16:45 - Futebol, Copa da Itália: Juventus x Spal - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Rayo Vallecano x Barcelona - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, Euroliga: Valencia x Zalgiris - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x Leicester - FOX SPORTS
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Sheffield United - DAZN (Internet)
18:00 - Basquete, NBB: Pinheiros x SESI Franca - DAZN (Internet)
21:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Mogi das Cruzes - DAZN (Internet)
21:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Philadelphia 76ers - ESPN
00:05 - Basquete, NBA: Minnesota Timberwolves x Golden State Warriors - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
08:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Iranduba x Avaí/Kindermann e São Francisco x Foz Cataratas - MYCUJOO CBF TV
10:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Flamengo x Fortaleza e Goiás x Botafogo - MYCUJOO CBF TV
14:30 - Futebol, Alemão Série B: Darmstadt x Sandhausen - ONEFOOTBALL
15:00 - Futebol, Copa Santa Catarina: Marcílio Dias x Concórdia, Juventus x Joinville e NEC x Tubarão - FCF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Vasco x Ceará e Ferroviária x Minas Brasília - MYCUJOO CBF TV
16:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Brighton x Fulham - ESPN PLAY
16:30 - Futebol, Alemão Série B: Karlsruher x Hannover, Nuremberg x Regensburg e Paderborn x Holstein Kiel - ONEFOOTBALL
16:45 - Futebol, Campeonato Escocês: Hibernian x Rangers - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Gent x STVV - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Almeria x Osasuna - ESPN PLAY
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: East Carolina x UCF - ESPN PLAY
19:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Ribeirão Preto x Montes Claros/América - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Mineros x Pumas Tabasco - ESPN PLAY
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Blumenau x Guarulhos e Itapetininga x Caramuru - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: West Virginia x Texas Tech e Indiana State x Evansville - ESPN PLAY
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Chattanooga x East Tennessee State, East Carolina x UCF e Virginia Tech x Notre Dame - ESPN PLAY
21:30 - Basquete, NCAA Feminina: Texas x Oklahoma State - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Cancún x Atlético Morelia - ESPN PLAY
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Kansas x Oklahoma - ESPN PLAY
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Boston College x Clemson - ESPN PLAY
00:00 - Futebol, Mexicano Série B: Alebrijes x Tapatío - ESPN PLAY


Quinta, 28/01/2021
Logo mais, os eventos deste dia.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.