Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 25 de janeiro de 2021
A Record de 25 anos atrás era bem diferente da atual



A referência é específica no campo esportivo porque nos últimos tempos a gente viu, leu e ouviu notícias referentes a movimentos esportivos buscados por tudo quanto era emissora aberta e paga. Nem tudo que se tentou foi em fato obtido, mas quase todo mundo tentou algo. Bem... quase todo mundo, mas sempre havendo aquela exceção que confirma a regra. Rede Record, por exemplo. Qual movimento esportivo ela fez nos últimos tempos? Basicamente, um só: tirar o "Esporte Fantástico" do ar, inicialmente por causa da suspensão dos campeonatos devido ao estouro da pandemia, mas nem mesmo com eles retomados a atração voltou porque preferiram sustentar o Ibope (aliás: mais abaixo destacarei que "Ibope" virou passado) do "Fala Brasil", tanto que os repórteres que ainda eram específicos deste departamento passaram pro jornalismo geral, além de realocarem a Mylena Ciribelli na filial do RJ.

Mas por que causa, motivo, razão ou circunstância falo isso, interrogação? É que há exatamente 25 anos completados hoje era dado o pontapé inicial para um novo momento vivido no futebol pela Record, já de tanta tradição desde a década de 1950 com Raul Tabajara e Paulo Planet Buarque, depois brilhando muito a partir de 1977 com Sílvio Luiz e Flávio Prado até suas saídas em 1987 e tendo na passagem dos anos 80 pros 90 um período de comando conjunto TV e rádio do Osmar Santos. Mas desta vez o investimento era forte para competir com tudo não necessariamente com a Globo, mas sim com Bandeirantes e SBT, tanto que houve forte ataque a profissionais delas e da Manchete, sendo obtidos nomes como Luiz Alfredo, José Luiz Datena, Ely Coimbra, Mário Sérgio, Márcio Guedes e Paulo Stein, que se juntavam a Silvio Lancellotti e Carlos Valadares. Sem Alfredo, o SBT tirou Sílvio Luiz da Bandeirantes.

Não havia eventos nacionais e continentais (com Brasil) no cardápio de futebol da Record, mas houve destaques notáveis como os Campeonatos Paulista e Carioca, além de eventos estrangeiros como Italiano e Alemão, e também alguns de outros esportes, mais destacadamente o vôlei com a Superliga. Nas noites de domingo, Márcio Guedes comandava o debate "Com a Bola Toda", que tempos depois teria a apresentação assumida pelo Datena. Os Jogos Olímpicos de Atlanta foram transmitidos naquele 1996 e o ápice foi a Copa do Mundo em 1998, viabilizada após desgastante batalha judicial. Depois daquilo, as transmissões acabaram e quase todos os profissionais acabaram saindo. Dos três anos desse trabalho, o primeiro perdi pois ela não tinha em TV aberta aqui em Porto Alegre, mas os outros dois vi ao assinar a Net na virada para 1997 - ano no qual a Pampa se afiliaria à Record.

A primeira transmissão da nova equipe da Record, que completa exatos 25 anos nesta segunda-feira, foi do amistoso Corinthians 2 x 1 Coritiba no Pacaembu, em encharcadíssima noite de quinta-feira. A bola rolou às 20h30 e teve pré às 20h, com os trabalhos acabando às 23h, quando veio o "25ª Hora" (o "Fala Que Eu Te Escuto" da época). Naquela mesma noite, a Globo tinha "Explode Coração" às 20h30, "Plantão Médico" às 21h30 e Palmeiras 1 x 1 Flamengo pela Copa Euro-América às 22h40 DF (21h40 locais de Fortaleza em tempos de horário de verão). A Bandeirantes tinha o "Rede Cidade" às 20h40, o "Jornal Bandeirantes" às 20h50 e o "Verão Vivo" com futvôlei do COB às 21h30. Já o SBT apresentou "Sangue do Meu Sangue" às 20h e às 21h40, "Carrossel" às 20h50 e "Sangue Inocente" às 22h30. Preciosos registros de Danilo Rodrigues e Domingos SCCP preservam a jornada histórica.

Outros destaques



Amor que faz até perder o sono, né, Luiz Carlos Jr.? Antes de aparecer ao vivo narrando um Fluminense x Botafogo horroroso que o SporTV transmitiu, ele pintou gravado na Globo ao participar do "Domingão do Faustão" (que, aliás, entrou no último ano de exibição pois Fausto Silva deixará a emissora ao término deste ano, como com primazia noticiou Flávio Ricco no R7) e fez o quadro "Ding Dong" com a nova namorada Jacqueline Brazil. O narrador estava recém separado e pediu ajuda a Thiago Oliveira para conhecer sua colega de "Hora 1", levando três semanas de conversas em redes sociais para começarem a interagir no Whatsapp. Luiz ficou tão gamado na Jacqueline que até varava a noite assistindo o jornal e mandava fotos da tela para ela, eh, eh, eh... A participação rendeu tanto que até o próprio noticiário pegou carona nisso no fim do segmento esportivo de hoje, feito por Alessandro Jodar.

O que será do amanhã de Carina Pereira? De Ana Flávia Oliveira no UOL Esporte: dispensada recentemente pela Globo Minas e repercutidíssima após as revelações de assédio moral que sofreu na emissora, a ex-apresentadora da edição mineira do "Globo Esporte" não foca apenas no jornalismo para o futuro - até porque inicialmente queria ser artista circense, mas os rumos da vida levaram ela a querer fazer vestibular para direito e, em não conseguindo, foi pro jornalismo, recorrendo à (nada má vinda por na vida muitas vezes muito necessária) cara-de-pau para batalhar pou am vaga fixa na reportagem esportiva da emissora de Belo Horizonte. Carina deseja fazer algo que lhe renda dinheiro, mas que lhe traga mais leveza e onde possa ser ela mesma e ficar feliz. Em breve, ela aparecerá em alguns comerciais de empresas. Seu sonho, tendo condição financeira para tanto, é morar na roça. Pacata cidadã.



Alex Muller na TV Bandeirantes Dia desses o apresentador da Rádio 9 de Julho (e ex-Rádio Bandeirantes e BandNews FM) havia pintado como convidado especial na versão paulistana de "Os Donos da Bola", mas ontem foi visto em rede nacional como convidado do "Terceiro Tempo", no qual reencontrou Milton Neves, de quem fora colega na RB - como esquecer a famosa entrevista com as traves? (risos) -, e também a comentarista Marília Ruiz, com a qual várias vezes fizera programas em outros canais, como o "Bola na Rede" com Roberto Avallone na RedeTV!. Na tela da Band, Alex também foi debatedor do "Jogo Aberto" na primeira metade da década de 2010.

Não é só a Bandeirantes; também é a TV Brasil Dúvida sincera: as duas transmitirão futebol no próximo sábado? No caso, a Bandeirantes com a volta de Remo x Vila Nova pela Série C e a TV Brasil com as quartas-de-final da Copa Verde. Pergunto isso porque, como se sabe, a CBF tirou deste dia da semana as partidas das Séries A e B, além da finalíssima da Copa do Brasil Sub-17, para que o único evento BR na data seja a final Palmeiras x Santos da Libertadores. Como não tem havido público nos estádios nestes tempos pandêmicos, mexer nas datas não seria impossível. Problema seria o re-encaixe nas grades das emissoras. O que será que acontecerá?



Ademir Quintino e Luciano Faccioli juntos Desde ontem, Ademir passou a participar do "Domingo Esportivo", programa que Faccioli comanda há alguns meses neste dia da semana às 21h30 na Santa Cecília TV.

Bizarrice na terceira divisão do Rio de Janeiro Soube dessa pelo Gabriel Andrezo: a final do returno, disputada ontem, começou atrasada em 20 minutos pois o Ceres, que jogava contra o mandante Pérolas Negras, foi impedido de passá-la em seus canais na internet mesmo com o Pérolas autorizando isso. A B2 carioca ainda tem lançado mão da medida provisória 984 não por ela valer pois não vale mais, mas porque valia quando redigiram o regulamento e os clubes acordaram que ela valeria até o fim do torneio. O Ceres pagou por uma transmissão que faria e não só não a fez, como nem sequer apenas em áudio pôde transmitir o jogo no Facebook e no YouTube, e não há nada na regra do certame que impeça isso. Há algumas versões correntes sobre o que motivou esse acontecimento a cinco minutos do início da partida, mas não se sabe ainda qual a verdadeira. Acontecimento lamentável.



Jornada da Band RS com câmeras ao vivo no YouTube Pela primeira vez, a Rádio Bandeirantes de Porto Alegre lançou mão de imagens dos seus cronistas durante um jogo. No Internacional x Grêmio deste domingo, todo o tempo ficavam no ar tanto Marco Antônio Pereira e o repórter in loco Thaigor Janke no Beira-Rio quanto os comentaristas Alex Bagé e Roberto Pauletti no estúdio de tubo, além do repórter "in tubo" Matheus D'Ávila na redação da emissora e do plantão Paulo Pires no estúdio principal. Normalmente só o áudio é veiculado no YT.

Brasileirão Sub-20 no rádio Cada praça teve uma opção no dial para acompanhar Athletico Paranaense x Atlético Mineiro ontem à noite: Belo Horizonte com a Itatiaia, que teve Milton Naves na narração (logo, única local a relatar a conquista inédita do Galo), e Banda B (que já fizera a partida da ida), com Elísio Júnior.

CBN/Diário transmitiu Cruzeiro x Náutico Nada de SAT ontem às 16h pois o jogo do horário que mais dizia respeito aos catarinenses por parte do Figueirense era esse, que foi irradiado pelo Salles Júnior.

Rogério Assis narrou o gol decisivo do Grenal O jogo maior do Rio Grande do Sul não é novidade para o locutor da Rádio Bandeirantes, que já fez um dos profissionais e relatou há um ano completado hoje a final da Copa SP de Juniores, vencida pelo Internacional. Ao se posicionar no estúdio para fazer Santos x Goiás assim que Ulisses Costa saiu ao término de Ceará x Palmeiras, ele foi acionado pelo apresentador Alexandre Praetzel para narrar o pênalti cobrado por Edenilson aos 53 minutos do segundo tempo e que decretou o 2 x 1 colorado.



Luto em SP: morreu Ricardo Wagner Familiares dele informaram no Facebook a partida do radialista ex-Gazeta, Jovem Pan, Bandeirantes e Record, entre outras equipes esportivas do AM paulistano. Não sei quantos anos ele tinha e não se sabe ainda a causa e nem o exato dia do seu falecimento. Pena isso! Força a todos.

Tragédia no Palmas enlutou João Lucas Dionizio O repórter da Rádio Central ficou mais impactado ainda pela tristíssima notícia deste domingo - as mortes do piloto, de quatro jogadores e do presidente do clube tocantinense em acidente com o avião particular no qual iriam até Goiânia para enfrentar o Vila Nova pela Copa Verde. É que um dos atletas que faleceu, Lucas Praxedes, foi seu colega de estudos e grande amigo por 16 anos.

Tragédia também deixou a Rádio Sagres 730 de luto O presidente do Palmas, Lucas Meira, é filho de Adair Meira, diretor presidente da emissora de Goiânia - Lucas residia no Tocantins havia 14 anos.

O pedido de sangue feito por Cláudio Arreguy Foi feito pelo tradicional jornalista em nome da esposa Elizabeth Teixeira Vivas Pinho. Alô, São Paulo: doações são aceitas na rua Tomás Carvalhal, 711, no Paraíso, das 8h às 17h de segunda a sexta e das 8h às 16h nos finais de semana e feriados. Quem puder, colabore!

Acabou a marca Ibope Não é a empresa em si que terminou, importante esclarecer isso. É o nome Ibope que sai de cena depois de 79 anos. Desde 2015, a empresa passou a se chamar Kantar Media Ibope, cabendo ao grupo britânico Kantar a medição de audiência de programas e emissoras de televisão e rádio, enquanto o Ibope em si ficara com as pesquisas políticas e de opinião. Mas não acho que isto signifique o fim efetivo do Ibope porque ele virou sinônimo de audiência, o termo "Ibope" continuará para sempre na boca do povo - para o bem e para o mal.

5 anos do Flamengo campeão da Copa SP Júnior É uma das "Datas em 0 ou 5" desta segunda-feira, aquele 4 x 3 nos pênaltis sobre o Corinthians após 2 x 2 no tempo normal. Das rádios esportivas do Rio de Janeiro, quatro fizeram a decisão naquela manhã também de segunda-feira: Bradesco Esportes (não própria e sim rede com SP), Globo (apenas em AM), Nacional e Transamérica. A Globo fez o jogo somente em AM pois o FM manteve normal o "Manhã da Globo", programa de variedades apresentado por Roberto Canázio, para competir com Haroldo de Andrade Júnior na Tupi em suas duas bandas, não transmitindo a final nem sequer pela internet. No rádio de São Paulo, o cotejo foi relatado por Bandeirantes + Bradesco Esportes, Globo, Jovem Pan e Transamérica. Na Bandeirantes (então retransmitida pela Bradesco), os comentários foram de Leandro Quesada, que começava ali a deixar a reportagem.

10 anos do Flamengo campeão da Copa SP Júnior Outra efeméride de hoje: os 2 x 1 dos cariocas sobre o Bahia, manhã de uma quinta-feira. Um detalhe é que São Paulo, mesmo sem time seu envolvido na decisão, teve mais opção no dial AM e/ou FM do que o próprio Rio de Janeiro, onde apenas e tão somente a Nacional fez o título rubro-negro. Globo e CBN transmitiram somente pela internet e, assim como faria cinco anos depois, também aí a Tupi simplesmente não fez a partida nem sequer pela web. Em Sampa City, Eldorado/ESPN e Jovem Pan contaram o jogo, que em Salvador foi documentado por Metrópole e Transamérica. Na telinha, uma curiosidade foi um tuíte da então presidente de uma das exibidoras, Tereza Cruvinel, que cutucou o Plim-Plim por não fazer transmissão nacional da decisão: "TV Brasil valorizando Copinha e esporte regional. Globo resolveu transmitir para BA e RJ."

25 anos do América campeão da Copa SP Júnior em final mineira O detalhe é que dos 2 x 1 sobre o Cruzeiro, em mais uma "Data em 0 ou 5" desta segunda, não existe na internet um único registro de nenhuma das duas transmissões daquela final, nem a por assinatura da ESPN Brasil e muito menos a aberta da CNT, que exibiu a peleja às 17h30, logo após o "Mulheres" e antes dos jornais locais ("Gazeta Paulista" em São Paulo). Aliás, mentaliza isso, vivente: naquele 25 de janeiro de 1996, tivestes três partidas para ver na televisão aberta em sequência, tanto essa na CNT às 17h30 quanto Corinthians x Coritiba na Record às 20h30 e Flamengo x Palmeiras na Globo às 22h40.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 25/01/2021
16:45 - Futebol, Copa da Inglaterra: Wycombe x Tottenham - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Chapecoense - SPORTV e PREMIERE
17:00 - Basquete, NBB: Bauru x Pinheiros - DAZN (Internet)
18:15 - Futebol, Campeonato Português: Boavista x Sporting - FOX SPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Red Bull Bragantino - PREMIERE
20:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: São Paulo x Fluminense (final, ida) - SPORTV e MYCUJOO CBF TV
20:00 - Basquete, NBB: Franca x Corinthians - DAZN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Syracuse x Virginia - ESPN
21:30 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Miami Heat - SPORTV 2
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Texas Tech x West Virginia - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Caxias do Sul - FACEBOOK NBB
19:30 - Basquete, NCAA Masculina: Gardner-Webb x USC Upstate - ESPN PLAY
22:00 - Basquete, Colegial Feminino dos EUA: cinco partidas simultâneas - ESPN PLAY
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oklahoma State x Iowa State - ESPN PLAY


Terça, 26/01/2021
14:00 - Basquete, NBB: Campo Mourão x Unifacisa - ITARARÉ (Campina Grande) e YOUTUBE (canal a confirmar)
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Valladolid x Levante - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Leeds United - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Crystal Palace x West Ham - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Copa da Itália: Internazionale x Milan - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Betis x Real Sociedad - ESPN
17:00 - Basquete, NBB: Cerrado x Minas - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Arsenal - ESPN BRASIL
18:15 - Futebol, Campeonato Português: Boavista x Sporting - ESPN 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Paraná - SPORTV e PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Vasco - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Santos - PREMIERE
20:00 - Basquete, NBB: Flamengo x Fortaleza - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Botafogo de Ribeirão Preto - SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Itabaiana x Santa Cruz - SBT (PE e PB), PPV SKY & CLARO/NET e LIVEFC (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Nordeste: CSA x Moto Club - PPV SKY & CLARO/NET e LIVEFC (Internet)
23:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Saint Louis Blues x Vegas Golden Knights - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
08:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Internacional x Palmeiras e Bahia x Coritiba - MYCUJOO CBF TV
10:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: São Paulo x Corinthians e Grêmio x Fluminense - MYCUJOO CBF TV
14:30 - Futebol, Alemão Série B: Erzegebirge Aue x Wuerzburger Kickers - ONEFOOTBALL
14:45 - Futebol, Campeonato Belga: Eupen x Royal Antwerp - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Espanhol Série B: Alcorcón x Albacete - ESPN PLAY
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Santos x Vitória e Atlético Mineiro x Sport - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Emmen x PSV Eindhoven - ESPN PLAY
16:30 - Futebol, Alemão Série B: Braunschweig x Heidenheim, Fortuna Dusseldorf x Hamburgo e Osnabruck x Greuther Furth - ONEFOOTBALL
16:45 - Futebol, Inglês Série B: Ipswich x Sunderland - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Girona x Villarreal - ESPN PLAY
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Fluminense x SESC/Flamengo - TV NSPORTS
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São José dos Pinhais x São Caetano - TV NSPORTS
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Brasília x Pinheiros - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oklahoma x Texas - ESPN PLAY
22:00 - Basquete, Colegial Masculino dos EUA: Blue Springs x Liberty - ESPN PLAY


Quarta, 27/01/2021
13:45 - Futebol, Copa da Itália: Atalanta x Lazio - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Wolverhampton - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Aston Villa - ESPN 2
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Sevilla x Valencia - ESPN
16:45 - Futebol, Copa da Itália: Juventus x Spal - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Rayo Vallecano x Barcelona - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, Euroliga: Valencia x Zalgiris - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x Leicester - FOX SPORTS
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Sheffield United - DAZN (Internet)
18:00 - Basquete, NBB: Pinheiros x SESI Franca - DAZN (Internet)
21:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Mogi das Cruzes - DAZN (Internet)
21:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Philadelphia 76ers - ESPN
00:05 - Basquete, NBA: Minnesota Timberwolves x Golden State Warriors - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
08:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Iranduba x Avaí/Kindermann e São Francisco x Foz Cataratas - MYCUJOO CBF TV
10:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Flamengo x Fortaleza e Goiás x Botafogo - MYCUJOO CBF TV
14:30 - Futebol, Alemão Série B: Darmstadt x Sandhausen - ONEFOOTBALL
15:00 - Futebol, Copa Santa Catarina: Marcílio Dias x Concórdia, Juventus x Joinville e NEC x Tubarão - FCF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Feminino Sub-18: Vasco x Ceará e Ferroviária x Minas Brasília - MYCUJOO CBF TV
16:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Brighton x Fulham - ESPN PLAY
16:30 - Futebol, Alemão Série B: Karlsruher x Hannover, Nuremberg x Regensburg e Paderborn x Holstein Kiel - ONEFOOTBALL
16:45 - Futebol, Campeonato Escocês: Hibernian x Rangers - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Gent x STVV - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Almeria x Osasuna - ESPN PLAY
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: East Carolina x UCF - ESPN PLAY
19:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Ribeirão Preto x Montes Claros/América - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Mineros x Pumas Tabasco - ESPN PLAY
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Blumenau x Guarulhos e Itapetininga x Caramuru - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: West Virginia x Texas Tech e Indiana State x Evansville - ESPN PLAY
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Chattanooga x East Tennessee State, East Carolina x UCF e Virginia Tech x Notre Dame - ESPN PLAY
21:30 - Basquete, NCAA Feminina: Texas x Oklahoma State - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Cancún x Atlético Morelia - ESPN PLAY
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Kansas x Oklahoma - ESPN PLAY
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Boston College x Clemson - ESPN PLAY
00:00 - Futebol, Mexicano Série B: Alebrijes x Tapatío - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.