Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 19 de janeiro de 2021
Pedro Ernesto Denardin recupera-se do coronavírus



Trabalhando de casa desde o estouro da pandemia por ser do grupo de risco pela idade (fará 71 anos no dia 6 do mês que vem), o narrador da Rádio Gaúcha - para o qual 2021 é especial por marcar 25 anos completados como titular da emissora após a aposentadoria de Armindo Antônio Ranzolin nesta função -, ele saiu de férias após trabalhar em 31 de dezembro e prometeu retornar na segunda-feira da semana passada. Porém, isto não aconteceu. O regresso se deu ontem apenas no comentário no matinal "Gaúcha Atualidade" por volta das 9h30, mas mais curto que o habitual e com menos força na voz em contraste ao timbre tonitruante de sempre. Inclusive, ele não retomou a apresentação do "Sala de Redação", feita por Eduardo Gabardo semana passada e por Filipe Gamba desde ontem.

José Luiz Prévidi noticiou ontem a infecção do Pedro e Rodney Brocanelli trouxe um acréscimo no Radioamantes através da assessoria de imprensa do Grupo RBS: o locutor está em fase final de recuperação da doença e continuará ausente dos microfones (e por consequência também do vídeo, colunista futebolístico que é do "Jornal do Almoço" na RBS TV) até ser totalmente liberado pela equipe médica, até lá permanecendo ativo apenas na escrita com colunas no jornal Zero Hora e no portal GZH. Também fiz alguns contatos e me disseram que ele está bem, graças a Deus, mas não ainda para voltar à toda - a participação de ontem no "Atualidade" foi uma espécie de teste no ar, mas Pedro optou por continuar em repouso para buscar ficar nos trinques para o Grenal do próximo domingo.

Com Pedro Ernesto Denardin recuperando-se da Covid e Gustavo Manhago de férias (que serão finalizadas nesta semana pois assumirá a apresentação do madrugador "Esporte e Cia." a partir de quinta para sexta durante as férias de Rafael Colling, mas talvez amanhã já faça uma das duas partidas, não sei se assim será), cinco das seis partidas da dupla Grenal em 2021 - três de cada clube - foram narradas pelo Marcelo de Bona, com uma do Grêmio sendo feita por Luciano Périco, que tem respondido por jogos de domingo às 16h sem a dupla, como Athletico x São Paulo anteontem (ainda teve um Chapecoense x Brasil no primeiro domingo deste ano irradiado por André Silva). Cuidemos se o titular ficará 100% a tempo de poder fazer o Grenal - claro, a saúde sempre antes de toda e qualquer coisa.

Pedro Ernesto é - salvo eu ter perdido algo ou mesmo não recordar de algo - o segundo narrador do rádio AM e/ou FM de Porto Alegre a enfrentar a Covid-19. Ainda no princípio dos não findados por ainda muitos meses mais persistidos tempos pandêmicos, José Aldo Pinheiro pegou a doença no fim de março do ano passado e graças a Deus ficou curado em abril, desde então estando novamente 100% à toda na Rádio Guaíba tanto nas jornadas esportivas quanto na apresentação do "Ganhando o Jogo" e participando do matinal jornalístico "Agora".

O rádio nos 17 anos que separaram um 4 x 0 de outro 4 x 0



Antes de ontem à noite no Allianz Parque, a última vez que o Palmeiras marcara 4 x 0 no Corinthians acontecera no longínquo e distante 2 de maio de 2004, no Morumbi, pela 3ª rodada daquele Campeonato Brasileiro, clássico narrado ao vivo com exclusividade televisiva pelo Jota Júnior no então ainda Premiere Futebol Clube. Fazia tanto, mas tanto tempo que isso não ocorria que citarei algumas situações para sentirem o efeito do tempo:

*Foi a primeira vez que a 105 FM e a BandNews FM transmitiram uma goleada palmeirense sobre os corintianos por este placar, já que tanto a equipe esportiva da primeira quanto a segunda emissora num todo começam apenas em 2005 - nem mesmo a última grande vitória palestrina em dérbis (os 3 x 0 do Obina no Brasileirão de 2009) a FM jornalística da Bandeirantes transmitiu pois seu futebol iniciou somente em março de 2011.

*A CBN fazia dobradinha com a Rádio Globo naquele 2004, ainda na época em que Paulo Roberto Martins fazia a dupla central com Oscar Ulisses, somente no ano seguinte vindo o futebol próprio com Deva Pascovicci.

*Como Paulo Roberto ainda estava na Globo/CBN, Fiori Gigliotti comandava tudo na Rádio Record.

*Atual titular da Rádio Bandeirantes, Ulisses Costa ainda era da Globo/CBN há quase 17 anos. Hoje apenas colunista da BandNews FM e não mais narrando nela, Dirceu Maravilha era o segundo locutor da RB à ocasião.

*Há 16 anos e 8 meses, Milton Neves ainda estava na Jovem Pan e ela ainda transmitia o "Terceiro Tempo" (o que sublinho porque em 2005 ela o trocou pelo "Fim de Jogo", um dos estopins pra saída do Milton).

*O 2004 do até ontem último 4 x 0 do Palmeiras sobre o Corinthians foi o último ano do ontem locutor do Premiere e naquela ocasião então repórter Everaldo Marques na Rádio Jovem Pan, da qual sairia ao término dele. Aliás: num dos gols, Evê homenageou José Silvério (uma vez mais, como já fizera anos atrás numa transmissão da NFL) com seu "me chuta, me chuta, me chuta!", o que me fez concluir que sim, Rodney Brocanelli, ele encamparia com muito apreço e muita alegria a campanha do Radioamantes para que alguma rádio convide o "Pai do Gol" para irradiar Palmeiras x Santos no dia 30 para não ficarmos desfalcados do "Pai do Gol" na final paulista clássica da Libertadores.

Outros destaques



Napoleão de Almeida retornando hoje Volta às narrações inicialmente não aqui para nós e sim para dezenas de países que acompanham as transmissões internacionais em português das Séries A e B, dele sendo a do Brasil x América Mineiro das 16h desta terça. Recuperado do coronavírus e regressado à tela do BandSports na semana passada, Napoleão não narra desde Sampdoria 1 x 2 Milan no canal fechado em 7 do mês passado.



Rogério Assis regressando amanhã Também curado do coronavírus, o "Canhão" reaparecerá nesta quarta na versão paulistana de "Os Donos da Bola" na TV Bandeirantes, às 13h. Jornada esportiva com sua narração a Rádio Bandeirantes terá de novo depois de amanhã "apenas" no Flamengo x Palmeiras das 19h.

O que será do Campeonato Italiano? Novos direitos de transmissão valerão a partir de 2021/2022, os atuais são apenas para a atual temporada mesmo. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: Bandeirantes, Warnermedia (ambos exibidores neste 2020/2021) e Disney (que quer retomar a exibição que a ESPN tinha até 2018) fizeram proposta direta à Federação Italiana. Exibidora atual através do SporTV, a Globo ficou de fora e deixará o torneio.

RBA lideraça-aça-aça em Belém De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a afiliada da Rede Bandeirantes marcou 23 pontos de média e 30 de pico na capital do Pará com Ypiranga x Paysandu no último sábado, liderando o Ibope vide índices prévios contra 7 da Liberal (Globo), 3 da Record e 2 do SBT. As duas próximas partidas, que decidirão o título, marcarão o encerramento dos direitos sublicenciados à Band pelo DAZN para exibição nas regiões Nordeste e Norte. Em princípio, Remo e Vila Nova jogarão nos dois próximos sábados, mas não há garantia disso pois os azulinos tentarão adiar a ida decisiva devido a 15 casos de Covid no clube, 11 apenas de jogadores.



Neto está certo: cadê a recriprocidade, Globo? Ele reclamou muito ontem na versão paulistana de "Os Donos da Bola" que uma exclusiva do Tchê Tchê à Nadja Mauad após Athletico Paranaense x São Paulo, anteontem, não foi cedida à TV Bandeirantes, sendo enviadas apenas as imagens compactadas da partida em si - o ex-jogador queria mostrar a entrevista em seu programa por ela dizer respeito ao episódio de duas semanas atrás entre o atleta tricolor e o técnico Fernando Diniz. Inclusive, Neto disse que uma moça global queria entrevistá-lo para um especial sobre o Corinthians que entrará no GloboPlay, mas que, sem a entrevista do Tchê Tchê, não daria a entrevista para a profissional da Globo. Ele não tá errado, não. Cadê a recriprocidade? E qual seria o grande prejuízo em ceder a entrevista? Seria o "risco" dela passar primeiro no "Donos" do que na edição paulista do "Globo Esporte"? Ou o quê?



Oscar Roberto Godoi queria Júnior Baiano morto Parece um título forte e sensacionalista, mas o ex-analista de arbitragem das TVs Record e Bandeirantes afirmou isso textualmente em participação no "Arena SBT", quando foi mostrada para ele uma parte da recente presença do ex-zagueiro, que recordou o dia em que insinuou que o então árbitro estava bêbado num Corinthians x São Paulo de 1995 - Baiano disse que não sabia se Godoi estava bêbado, mas que cheirava álcool. O ex-árbitro respondeu sem papas na língua ao dizer que o ex-futebolista "não perde a chance de ser babaca", que foi pego em dopagem por cocaína, que provou que não tinha nada daquilo de que fora acusado e - senta que essa é pesada - que resolveria o problema se "tivesse dado um tiro na cara dele". Ai, ai, ai...



Téo José voltando ao trabalho Do Flávio Ricco no "Canal 1": recuperando-se da Covid, o narrador do SBT teve ontem seu último dia de isolamento e está retomando as atividades nesta semana, passando a intervir diariamente no jornal "SBT Brasil" por ocasião da final da Libertadores, para a qual a cobertura passa a ser reforçada com repórteres tanto no Palmeiras quanto no Santos e também no Rio de Janeiro que sediará a decisão do dia 30.

Athletico Paranaense anunciando seus vivos em plena Globo Do Rodrigo Mattos no UOL Esporte: o clube divulgou o Furacão Live e as exibições - amparadas até agora por liminar judicial - de suas partidas pelo Brasileirão no Twitch através de placas de publicidade na Arena da Baixada, placas estas que apareciam no Plim-Plim anteontem, na peleja contra o São Paulo. Propagandas de veículos detentores dos direitos de transmissão são vetadas nas camisas dos clubes pela Lei Pelé, mas nada é falado nela sobre placas de publicidade. Malandrinhos...

TNT Sports virando um novo canal? Se houver possibilidade disso... De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a Warnermedia não descarta mais para a frente esta opção, mas isso dependeria da evolução geral da indústria e das possibilidades de obtenção de mais direitos esportivos, fora que a programadora se considera muito satisfeita com a estragégia de "superstations" da TNT e do Space, que afirma lhe dar recordes de audiência e engajamento, por isso considerando neste momento ser o atual o caminho mais apropriado e sensato para si.

Memórias de exatamente 10 anos atrás

Muitos e muitos acontecimentos completam exatamente uma década nesta terça-feira. Áudios, vídeos e mesmo fotos deles infelizmente não possuo, tendo apenas as citações da época neste "PM" do PB.

*Mesmo tendo à ocasião 24 anos de carreira como repórter e comentarista, Maurício Saraiva nunca havia feito uma partida em Erechim. A primeira vez foi naquele dia em Ypiranga 1 x 1 Grêmio pela RBS TV.

*Ausente do dial de Porto Alegre desde que deixara a Rádio Bandeirantes no fim de 2010, Marcos Couto estreou naquele 19 de janeiro de 2011 na Rádio Guaíba em Internacional 1 x 0 Porto Alegre. Atual titular guaibeiro, José Aldo Pinheiro fez esse jogo na Rádio Gaúcha - ele seria colega do Marcão na RB de 2012 a 2016.

*No Rio de Janeiro, estreava uma nova repórter na Rádio CBN em Vasco 0 x 1 Resende: Aline Falcone, que substituía Thayssa Bravo. Então repórter de cidade na Rádio Globo e hoje produtora da TV Globo, Aline permaneceria na Central Brasileira de Notícias até o fim de 2014. Acompanhei aquela estreia dela pelos 1340 daqui, com seu "heróico 0,1 kw de potência", em noite de mistureba: terminada a "Voz do Brasil", plugaram no SAT SP para Santos 3 x 0 Mirassol, que era narrado por Guto Rabelo, então segundo narrador da Globo/CBN de Belo Horizonte e que cobria férias até porque o Campeonato Mineiro ainda não havia iniciado. Bom, deixaram o jogo do Paulistão por quatro minutos, mas em seguida mudaram "do nada" pro SAT RJ para o Campeonato Carioca e assim ficou até o fim. (rs)

*Fora da televisão desde que deixara a Bandeirantes ao término da temporada de 2009, Sérgio Noronha retornava ao Premiere para participações esporádicas. Ele fez o já citado Vasco 0 x 1 Resende em dupla com Roby Porto. "Seu Nonô" foi comentarista do SporTV e do Premiere Esportes na segunda metade da década de 1990. Essas poucas transmissões que fez no pay-per-view em 2011 foram as últimas da carreira do Noronha.

*E completa 10 anos nesta terça-feira a primeira narração de Gustavo Villani na televisão, que infelizmente nunca pude escutar porque foi regionalizada para o Vale do Paraíba. Ainda locutor da Rádio Globo, ele foi cedido à TV Vanguarda para relatar São Paulo 3 x 0 São Bernardo, jogo-praça do Campeonato Paulista naquela noite enquanto todo o estado ficava com Bragantino 1 x 1 Corinthians - a emissora pertencente a Boni não tinha narrador próprio. Nenhum vídeo dessa partida foi postado na internet à ocasião e nem depois. Só fui saber dela porque o próprio Guga a anunciara à época em seu não mais existente perfil no Twitter, até porque nem a Vanguarda em si divulgara isso.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 19/01/2021
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Valladolid x Elche - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Ham x West Bromwich - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Derby County x Bournemouth - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x América Mineiro - SPORTV e PREMIERE
17:00 - Basquete, Copa Super 8 do NBB: Flamengo x Bauru (semifinal) - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Chelsea - ESPN BRASIL
17:15 - Futebol, Copa da Itália: Roma x Spezia - DAZN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Alavés x Sevilla - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Juventude - SPORTV e PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x CSA - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Figueirense - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Sampaio Corrêa - PREMIERE
20:00 - Basquete, Copa Super 8 do NBB: Minas x São Paulo (semifinal) - ESPN e DAZN (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Dallas Stars x Tampa Bay Lightning - ESPN 2
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Cuiabá - SPORTV e PREMIERE
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Moenchengladbach x Werder Bremen - ONEFOOTBALL
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayer Leverkusen x Borussia Dortmund, Hertha Berlim x Hoffenheim e Mainz 05 x Wolfsburg - ONEFOOTBALL
17:00 - Futebol, Campeonato Belga: Anderlecht x Charleroi - ESPN PLAY
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x Brasília - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Tennessee x Florida e Duke x Pittsburgh - ESPN PLAY


Quarta, 20/01/2021
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Aston Villa - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Cordoba x Real Sociedad - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Getafe x Huesca - FOX PREMIUM
15:30 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Fluminense x Flamengo (semifinal, volta) - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Vitória - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Atlético Goianiense - PREMIERE
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Alcoyano x Real Madrid - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Betis x Celta - FOX PREMIUM
17:00 - Futebol, Supercopa da Itália: Juventus x Napoli - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Fulham x Manchester United - ESPN BRASIL
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Villarreal x Granada - ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Athletico Paranaense - TNT (menos BA)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Atlético Mineiro - SPORTV (RS assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Oeste - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Coritiba x Fluminense - PREMIERE
21:00 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Philadelphia 76ers - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x Vasco - GLOBO (RJ, ES, DF, RN, PB, PI, AM, RO, RR, AP, AC e Juiz de Fora) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Internacional - GLOBO (SP, RS, SC, PR, GO, MS, MT, PE, BA, CE, AL, SE, MA, PA e TO) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Operário - GLOBO MINAS (MG exceto Juiz de Fora), SPORTV e PREMIERE
23:00 - Boxe, Superleve do ShoBox: Mykquan Williams x Yeis Gabriel Solano - ESPN 2
23:35 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Houston Rockets - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Udinese x Atalanta - ESTÁDIO TNT SPORTS
12:30 - Futebol, Campeonato Belga: Kortrijk x STVV - ESPN PLAY
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Schalke 04 x Colônia - ONEFOOTBALL
16:00 - Futebol, Copa Santa Catarina: Concórdia x Tubarão - FCF TV
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Arminia Bielefeld x Stuttgart, Augsburg x Bayern de Munique, Freiburg x Eintracht Frankfurt e RB Leipzig x Union Berlim - ONEFOOTBALL
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Olympique x Lens - ONEFOOTBALL (a confirmar)
17:00 - Futebol, Campeonato Belga: Brugge x Oostende - ESPN PLAY
17:15 - Futebol, Campeonato Escocês: Livingston x Celtic - ESPN PLAY
19:00 - Vôlei, Copa Brasil Masculina: Cruzeiro x Montes Claros/América - TV NSPORTS
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Tiaxcala x Atlético Morelia - ESPN PLAY
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Blumenau x Itapetininga - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: seis partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Liga da Concacaf: Saprissa x Arcahaie (semifinal) - ESPN PLAY
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: Celaya x Pumas Tabasco - ESPN PLAY
00:00 - Futebol, Liga da Concacaf: Alajuelense x Olimpia - ESPN PLAY
00:00 - Futebol, Mexicano Série B: TM x Leones Negros - ESPN PLAY


Quinta, 21/01/2021
10:00 - Velocidade, Mundial de Rali: etapa de Monte Carlo (1º dia) - FOX SPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Sivasspor x Fenerbahce - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Ibiza x Athletic Bilbao - FOX SPORTS
15:30 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: São Paulo x Palmeiras (semifinal, volta) - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:05 - Basquete, Euroliga: Maccabi Tel Aviv x Real Madrid - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x Burnley - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Cornella x Barcelona - FOX SPORTS
17:15 - Futebol, Copa da Itália: Lazio x Parma - DAZN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Eibar x Atlético de Madrid - ESPN
17:45 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x Ponte Preta - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Santos - TNT (menos CE) e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Palmeiras - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Goiás x Ceará - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Sport - SPORTV (SP assiste no Premiere)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Philadelphia Flyers x Boston Bruins - ESPN
21:30 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Los Angeles Lakers - SPORTV 2
00:00 - Basquete, NBA: Utah Jazz x New Orleans Pelicans - BANDEIRANTES
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
15:00 - Futebol, Copa Santa Catarina: NEC x Juventus - FCF TV
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: sete partidas ao longo da noite (a última inicia às 22:00) - ESPN PLAY
19:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Masculina: Colgate x Saint Lawrence - ESPN PLAY
19:00 - Natação, NCAA: SMU x Texas A&M - ESPN PLAY
20:30 - Futebol, Copa Santa Catarina: Marcílio Dias x Joinville - FCF TV
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: quatro partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.