Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Domingo, 17 de janeiro de 2021
Adeus Esporte Interativo, olá TNT Sports



Crédito sempre a quem merece, como digo: no último dia 8, Rodrigo Mattos deu no UOL a letra de que isso aconteceria. E de fato, a partir deste domingo é o que acontece: depois de 17 anos, a marca Esporte Interativo saiu de cena e entrou no lugar a marca TNT Sports, em estratégia da Warnermedia (ex-Turner) para alinhamento do uso do nome em toda a América Latina, adotado que já é na Argentina e adotado que passa a ser também no Chile, onde substitui o El Canal del Fútbol. Internazionale x Juventus, às 16h45, e Internacional x Fortaleza, às 20h30, são as partidas de hoje que colocarão em uso a nova marca quando transmitidas forem pelo canal de filmes TNT. Aqui no Brasil, também acaba a marca de internet EI Plus, que já trocou de nome para Estádio TNT Sports. E sejamos sinceros: desde que a Turner comprou o EI em 2015, já havia na cabeça de muitos que um dia essa troca ocorresse.

Lançado em 2004 pela agência de marketing esportivo Top Sports, o Esporte Interativo começou como um projeto independente que terceirizava horários em emissoras para exibição de eventos cujos direitos a ela pertenciam. Assim foi na RedeTV!, que estreou no inicinho daquele ano o EI em sua programação, à qual chegaram a Liga dos Campeões da UEFA, o Campeonato Inglês, a Liga Futsal e a NBA, entre outros. Profissionais como Éder Luiz (estreia televisiva do histórico locutor da Transamérica e ex-Rádio Bandeirantes), Neto (que voltava ao vídeo após mais de dois anos dedicado à gerência de futebol do Guarani), Marco Túlio Reis (ex-narrador da NBA na TNT no fim da década de 90), Marcel (campeão pan-americano de basquete em 1987) e Cristina Lyra (no ano anterior a última apresentadora do "Show do Esporte" na Band) estavam nessa. A repercussão inicial foi a melhor possível.

No entanto, divergências entre Top Sports e RedeTV! levaram ao rompimento da parceria após somente três trimestres. O Esporte Interativo, Éder Luiz e Neto foram para a TV Bandeirantes (o que marcava os retornos do ex-jogador à emissora e do narrador ao Grupo Band pois, além da RB de 1983 a 1995, foi da Band FM de 1997 a 2001), mas Cristina e a Liga dos Campeões ficaram na RedeTV! - e no caso do torneio europeu, a coisa foi brigadíssima com "BR" maiúsculo com a agência e o canal discutindo quem de fato deteria os direitos. Virou caso de polícia, literalmente - teve até tentativa através dela de impedimento das transmissões da competição pela RedeTV! pois os direitos eram da Top Sports e ela já estava com a Bandeirantes, mas no fim das contas a parceira original acabou mantendo o certame até o fim da edição 2004/2005, com Téo José narrando a viradaça do Liverpool sobre o Milan na final.

Na nova parceira, o Esporte Interativo seguiu com o Inglês e adquiriu o Espanhol e o Mundial de Futsal. Sem Cristina Lyra, sua substituta passou a ser a última apresentadora do "Show do Esporte" em 2003 - a outra última, no caso: Letícia Levy. Éder e Neto ficaram até novembro de 2005, quando foram contratados pela Record para fazer os jogos de SP do Brasileirão, da Sul-Americana e no ano seguinte da Copa do Brasil. A temporada 2005/2006 marca os retornos à Bandeirantes de dois torneios nela tradicionais: o Espanhol e o Italiano. Enfim chega também a Liga dos Campeões, na qual o regressado Luciano do Valle faz o Barcelona campeão virando sobre o Arsenal. Antes disso, José Luiz Datena narra pela parceria Band/EI o show de Ronaldinho Gaúcho contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu. Em 2006, ainda teve parceria com a TV Cultura para transmissão de jogos do Campeonato Português.

A voz do Português na emissora estatal de SP se tornaria a titular do canal 24 horas aberto em antena parabólica a partir de 2007. São 14 anos de titularidade de André Henning, que deixou a Rádio Transamérica quando a emissora iniciou, assim como são 14 anos de titularidade nos comentários de Vitor Sérgio Rodrigues - e também são 14 anos do segundo locutor da equipe, Jorge Iggor, os três de microfone mais longevos e jamais saídos em momento algum do projeto. Mesmo com o Esporte Interativo finalmente sendo uma TV própria agora, ainda era mantida a parceria com a Bandeirantes em várias competições, na qual locutores como Téo José e Nivaldo Prieto eram os mais envolvidos. Ah, pecado meu esquecer de citar: entre 2004 e 2006, teve ainda nas noites de domingo o "Show do Esporte Interativo", ancorado por Roberto Avallone a partir de 2005 (não faço mais ideia quem o apresentava antes).

Entre 2007 e 2008, algumas transmissões de eventos EI na TV Bandeirantes foram feitas pela própria equipe do Esporte Interativo, que colocava duas equipes num jogo: uma pro canal 24 horas na parabólica e outra só para a Bandeirantes. Nela deu para ver eventos transmitidos por André, VSR, Jorge e Felipe Rolim, entre outros, além da apresentação de Roberta Barroso, que anos depois seria repórter da própria Bandeirantes no Rio de Janeiro. Antes disso, não se esqueça a citação, a Top Sports também fez parceria para exibição de eventos no NGT, canal aberto que não tinha grande propagação nacional. Entre 2009 e 2010, a pouca propagação nacional jogava conta, mas como a praça principal estava assegurada - e quem faz TV dá de ombros pro interior de SP, o DF e os outros 25 estados se não tem Sampa City na parada -, eventos entraram na paulistana TV Gazeta em parceria.

Após a experiência inicial de 2004 até 2005/2006 entre RedeTV! e Bandeirantes, o Esporte Interativo retornou à Liga dos Campeões da UEFA em 2009/2010, completando na atual um total de 12 edições consecutivas transmitidas. Até 2014/2015, foram obtidos dois ciclos de três temporadas cada com o segundo pacote de TV aberta, que tinha a exclusividade das terças-feiras e a finalíssima em VT (ao passo que Globo e a sublicenciada Bandeirantes ficavam com o primeiro pacote, com exclusividade das quartas-feiras e decisão ao vivo). O grande impacto acontece em 2015/2016, quando - já pertencente à Turner, inicialmente como sócia em 2013 e proprietária a partir de 2015 - tira os direitos do torneio europeu da ESPN após mais de 20 anos e vira a principal difusora dele na televisão por assinatura. Isso leva à criação do canal pago EI Max, depois EI Maxx e por fim novamente e apenas Esporte Interativo.

Além da Champions League, outros destaques máximos do EI dentre muitos eventos que apresentou nestes 14 anos foram a Copa do Nordeste, de retomada tentada muito meia-boca em 2010 e efetivamente deslanchada a partir de 2013 (até que a deixou em 2018), o que ofereceu o primeiro tratamento realmente decente ao futebol da região na televisão esportiva por assinatura desde seu surgimento, e fora do futebol o Mundial Feminino de Handebol de 2013, que teria o Brasil como surpreendente e espetacular campeão e cuja transmissão foi exclusivíssima, com Monique Danello reportando tudo diretamente da Sérvia. Mesmo narrando a UCL há 12 anos e tendo uma vastíssima experiência desde ainda as Copas do Mundo que fez como repórter e narrador na Transamérica FM, André Henning ainda hoje considera a transmissão da finalíssima entre as brasileiras e as anfitriãs a principal da sua carreira.

O Esporte Interativo acabou enquanto canal 24 horas em 2018, o que levou a centenas de demissões e manutenção apenas do básico necessário para tocar os eventos permanecidos através dos canais TNT e Space, como a Liga dos Campeões e o Campeonato Brasileiro, para o qual direitos de transmissão em TV paga de diversos clubes - incluindo campeões nacionais como Palmeiras, Santos, Internacional, Bahia e Atlético Paranaense - foram adquiridos e que assim voltaria a ter transmissão ao vivo em canal por assinatura depois de 20 anos desde a ESPN Brasil em 1999 (não considero o período do Fox Sports pois nele era apenas e tão somente um VT por rodada por alguns anos, nunca nada ao vivo). Toda essa longa história só aconteceu porque muitos abnegados, dedicados e apaixonados não desistiram dela, desacreditados que foram por muitos. A marca EI acaba, mas está eternizada.

Há 10 anos, Rodrigo Rodrigues estreava no esporte



Infelizmente ele não está mais conosco para celebrar a ocasião hoje completada pois foi vitimado pelo coronavírus em 28 de julho do ano passado, mas como as boas memórias nunca desaparecem por serem eternas no coração de quem as viu e mais ainda de quem as viveu, é preciso e merecido que se recorde que neste domingo completa 10 anos a estreia dele como apresentador esportivo, o que aconteceu no "Bate-Bola: 2ª Edição" da ESPN Brasil. Até o ano anterior apresentador e repórter do clássico semanal de variedades "Vitrine", RR foi uma aposta certeiríssima do diretor José Trajano para substituir Eduardo Elias, que havia saído para fazer o "Rockgol" na MTV. Em sua estreia, ele teve as companhas dos comentaristas Flávio Gomes, Leonardo Bertozzi e Osvaldo Maraucci.

Embora apenas naquela segunda-feira acontecesse sua estreia no esporte, Rodrigo tentou ser jogador profissional até os 18 anos. O futebol estava na família a partir do tio Gilson Nunes, do Brasil campeão mundial de juniores em 1985 e treinador e ex-jogador de "trocentos" clubes variados. Somando isso ao talento televisivo, Trajano viu nele alguém perfeito para entrar na equipe da ESPN. Conforme reportagem de Ethiene Jacinto n'O Estado de S.Paulo destacada neste PB em 25 de janeiro de 2011 (a original não está mais no ar), o apresentador mergulhou com tudo no segmento desde 20 de dezembro do ano anterior, assistindo todos os canais esportivos, lendo jornais e sites especializados, além de trocar muitas ideias com os novos colegas. No programa, distribuiria os assuntos para os comentaristas e tentaria se meter na conversa apenas ao ter convicção pois estava enferrujado em sua boa cultura futebolística.

RR dizia ali que o mais difícil não era passar de temas culturais para esportivos e sim fazer um programa em estúdio, diário e ao vivo, pois eram dois anos sem filmar em estúdio e quatro sem fazer televisão ao vivo, já que no "Vitrine" fazia mais reportagem do que apresentação. Por este vínculo cultural e pelo próprio apreço pela música - vide sua banda Soundtrackers -, além de também não querer perder as fontes e o faro, ele também faria reportagens culturais para o clássico matinal "Pontapé Inicial". O vídeo de sua estreia, brilhantemente resgatado pelo Igor Rabello no seu canal "HDTV ETC" no YouTube (gratíssima surpresa encontrá-lo, diga-se de passagem), mostra o cenário antigo do "Bate-Bola", que menos de um mês depois seria trocado por um novo com videowall semelhante ao usado na Copa do Mundo de 2010, mesas altas com banquetas no lugar da bancada e iPad no lugar do laptop.

A primeira passagem do apresentador pela ESPN acabaria em 2014, quando foi fazer o musical "Ouça!" na TV Gazeta de São Paulo. Retornado ao canal esportivo em 2015, estreou o semanal "Resenha ESPN" com Juan Pablo Sorín e outros ex-jogadores. Nele permaneceu até a saída definitiva da emissora em 2016, outra vez retornando à Gazeta para um musical, o "5 Discos". Rodrigo voltou ao esporte em 2017 nos finais de semana da Rádio Globo, tanto aos sábados com o "Trilha de Craques", com sons musicais indicados por feras do esporte, quanto aos domingos com o "Galera da Bola", debate sobre a rodada em SP e RJ. Nela ainda faria o "Zona Mista" nos finais de tarde após a saída de Paulo Bonfá - cuja saída da MTV levara à contratação do Eduardo Elias e à dele, RR, à ESPN Brasil.

Na televisão, Rodrigo Rodrigues regressou ao segmento no início de 2018 pelo Esporte Interativo, comandando nos finais de manhã do canal Space o debate "De Placa". Não chegou a fechar um ano de Turner pois, na virada para 2019, o SporTV o adquiriu. Ali faria o "Troca de Passes", que ganharia uma cara muito diferente com sua chegada, tendo um bom-humor caracterizado por saídas constantes do roteiro. Neste período, também apresentou várias vezes a edição paulista do "Globo Esporte" aos sábados, enfim sendo esportivo também na televisão aberta. É uma trajetória que durou muito menos do que poderia e deveria, abreviada que foi de maneira estúpida pela maior praga que assola o mundo em mais de um século, mas que durou tempo suficiente para marcar positivamente e deixar uma saudade eterna. A falta que RR faz é enorme, mas só há como sorrir revendo os inúmeros vídeos de seu ótimo trabalho.

O dia em que debati futebol na Rádio Gaúcha



Isto é: assisti presencialmente um debate de futebol no antigo estúdio da AM/FM da RBS, eh, eh... Porque debater mesmo eu não debati, pouco tinha para contribuir numa mesa com gente especializada e tão mais acrescentadora de subsídios do que eu. Foi a primeira de quatro vezes em que participei de - ou acompanhei - programas de futebol de rádio presente no estúdio, a primeira delas na Bandeirantes em 1999, depois dessa na Gaúcha em 2011, ainda outra na Guaíba em ano que não me recordo especificamente e a última na Grenal FM em ano que também não lembro qual foi, se 2019 ou 2018 (eu já era esquecido das coisas e, à beira dos 40, só estou piorando).

Neste PB, assim publiquei em 17 de janeiro de 2011, dia seguinte ao "Sala de Domingo" no qual estive.e do qual resgatei uma foto do dia ao publicá-la no Instagram em 16 de julho do ano passado.

"Faz muito tempo, mais de uma década, que participo de programas esportivos de rádio nos espaços de interação com o ouvinte. Algumas poucas vezes participei como entrevistado, enquanto editor deste PB. Mas participando às ganhas, ao lado de gente do meio como se fosse mais um deles, não ainda. Ontem tive a experiência inicial sendo um dos participantes do 'Sala de Domingo', da Rádio Gaúcha, apresentado pelo grande Nando Gross.

Diferentemente daquele 'Beting & Beting' no BandSports no ano passado do qual participei por telefone, onde falei bastante, desta vez não falei quase nada, admito, por ficar acanhado e preferir mais apreciar o bom debate entre o antenadíssimo time reunido (José Alberto Andrade, Diogo Olivier, Eduardo Cecconi, Christiane Matos e o jornalista, cineasta e publicitário José Pedro Goulart). Não foi minha primeira vez em programa de rádio; em 1999 participei de um debate entre ouvintes na Rádio Bandeirantes apresentado pelo próprio Nando. Mas ao lado de gente tarimbada do jornalismo esportivo, aí sim, a primeira. É muito diferente.

Que nem falei no final, quando chegou Sérgio Boaz para se preparar para o 'Pré-Jornada' e ele disse fora do ar pra eu falar mais: preferi mais escutar e aprender com quem sabe muito. Sou ouvinte do 'Sala' há muito tempo, é uma baita opção na hora do almoço. Participar dele, então, foi uma honra tremenda. Valeu também por conhecer o estúdio da Gaúcha, na qual eu já havia ido para pegar prêmios ganhos em sorteios, mas não ido no 'olho do furacão'."


Revisitando a semana no "Papo de Mídia"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

10 de janeiro Os 10 anos do começo do futebol na 98 FM de Curitiba e da estreia do "Quatro em Campo" na Rádio CBN; e os 40 anos da final do Mundialito que fez Globo e Bandeirantes tirarem novelas do ar em seis dos seus sete jogos.

11 de janeiro Fox Sports tirou todos os programas do ar e ficará só com eventos até a extinção; propaganda fora de hora em coletiva ao vivo no "Troca de Passes"; Cléber Machado evocando a Blitz no San-São; reportagem forte do "Esporte Espetacular" sobre casos de violência contra a mulher no futebol; "Fôlego" sem músicas porque a Rádio Bandeirantes parou de tocá-las na programação; piada infeliz de Adroaldo Guerra Filho com as árbitras de Internacional x Goiás; os 10 anos da estreia de Marcelo Bechler na Rádio Globo SP; e os 80 anos de Gerson, o "Canhotinha de Ouro".

12 de janeiro Palmeiras x River no SBT com Luiz Augusto Alano devido a Téo José estar com Covid, anúncio feito no "Arena" que reuniu Benjamin Back e Mauro Cezar Pereira; Kalinka Schutel apresentadora do "Band Notícias" em si, não só do esporte; cinegrafista do SporTV tomando um strike daqueles em Bragantino x Atlético Mineiro; Felippe Facincani com voz de Pato Donald no meio do "Futebol na Veia"; Aline Bordalo saindo da internet após críticas por piada com baianas antes da semifinal da A2; e os 10 anos da estreia de Mayra Siqueira na Rádio CBN.

13 de janeiro Todos em pé, André Galvão, para a audiência muito boa de Palmeiras x River Plate no SBT; Carina Pereira revelou ter sido vítima de assédio de chefe na Globo Minas; Mauro Cezar Pereira comentando jogos no OneFootball; Ivan Drago comentando a Sul-Americana na Conmebol TV; e rádios Gaúcha e Grenal transmitindo a semifinal do Verdão na Libertadores.

14 de janeiro Santos x Palmeiras sendo a 4ª final de Libertadores na televisão aberta sem Globo em 30 anos; público da Globo Minas elegeu Kalil (não o Alexandre...) melhor em campo em Cruzeiro x Oeste; Tiago Medeiros visionário sobre goleada do Corinthians; Napoleão de Almeida retornando à tela do BandSports; Bibiana Bolson e o dia em que ganhou uma ovelha jogando bingo no interior gaúcho; João Guilherme pela primeira vez na sede da ESPN em SP; André Duek pronunciando-se sobre a saída da Fórmula Indy do DAZN; e a estreia de Valéria Possamai, ex-Grenal, como produtora da Gaúcha.

15 de janeiro Libertadores e Mundial de Clubes causando e devendo causar mudanças em transmissões do Brasileirão nos domingos da Globo; Ana Thaís Matos e outras jornalistas incomodadas com o enaltecimento a Cuca no Santos por não esquecerem da participação dele em estupro coletivo cometido por jogadores gremistas na Suíça em 1987; equipe do SporTV sem conseguir entrar no clima devido para Cuiabá x Guarani com os 17 casos de Covid no Bugre em dia tristíssimo pelo fim do oxigênio nos hospitais de Manaus; Fox Sports marcou 11 pontos com Santos x Boca Juniors no PNT; versão paulistana de "Os Donos da Bola" passando em Santa Catarina após a IURD não renovar com a TVBV; Rogério Assis recuperando-se do coronavírus e voltando ao ar na próxima semana; o grito de gol de Letícia Beppler na Energia FM; os 10 anos da estreia do futebol da Regional FM de Florianópolis; os 20 anos da estreia do "Na Geral" (não 22 e sim 20); e os 15 anos do retorno definitivo de Luciano do Valle à Rede Bandeirantes.

16 de janeiro Mário Marra ficará apenas na ESPN e deixará a CBN ao término do Brasileirão; aparentemente acabou o bloqueio da Série B para a praça no SporTV; Globo e SBT fizeram propostas à FERJ pelo Campeonato Carioca; Bandeirantes retomará o "Gol" de Milton Neves como quadro do "Show do Esporte"; um "crossover" entre Neto e Cátia Fonseca; sem Série C na Band RS, diferentemente do que ocorrera com Tarobá, TVBV e TV Goiânia; mantida a liberação para "Voz do Brasil" mais tardia nas rádios que fazem futebol; Nilson César elegendo Chile x Brasil em 2000 como o jogo que fez a diferença na sua vida; Eraldo Leite reeleito presidente da ACERJ; Thiago Rocha, ex-Rádio Grenal, agora assessor no Internacional; os 15 anos da volta do "Apito Final" na Band; e os 10 anos das estreias como comentaristas de Clara Albuquerque na Rede Bahia, Gil Rocha na RPC TV e Mário Marcos de Souza no Premiere.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Domingo, 17/01/2021
08:00 - Futebol, Copa do Rei: Espanyol x Osasuna - FOX SPORTS
10:00 - Velocidade: Duelo de Motos - GLOBO (dentro do "Esporte Espetacular")
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Sassuolo x Parma - BANDSPORTS e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Sheffield United x Tottenham - ESPN BRASIL
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Freiburg - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e ONEFOOTBALL (Internet)
12:00 - Futebol, Copa do Rei: Sporting Gijón x Betis - FOX SPORTS
12:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Ajax x Feyenoord - ESPN
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Besiktas x Galatasaray - DAZN (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x Manchester United - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Atalanta x Genoa - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e ESTÁDIO TNT SPORTS (Internet)
14:00 - Futebol, Copa do Rei: Alcorcón x Valencia - FOX SPORTS
14:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Washington Capitals x Pittsburgh Penguins - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santos x Botafogo - GLOBO (RJ, Santos, PR, ES, DF, GO, CE, AL, RN, PB, SE, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Athletico Paranaense x São Paulo - GLOBO (SP - exceto Santos -, MG - exceto Juiz de Fora -, RS, SC, MS, MT e MA), FURACÃO LIVE (Internet) e TWITCH (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Chapecoense - REDE BAHIA (BA), SPORTV e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Náutico - GLOBO NORDESTE (PE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Mirassol x Altos (semifinal, ida) - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Bahia x Botafogo (semifinal, volta) - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Crystal Palace - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Internazionale x Juventus - TNT
17:00 - Futebol, Supercopa da Espanha: Barcelona x Athletic Bilbao (final) - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol Americano, NFL: Cleveland Browns x Kansas City Chiefs (semifinal da Conferência Americana) - ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Santa Cruz x Brusque - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ituano x Vila Nova - DAZN (Internet)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Atlético Goianiense - SPORTV (MG assiste no Premiere)
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: SESI x Renata - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Atlético Mineiro x Athletico Paranaense (final, ida) - BANDEIRANTES, SPORTV 3 e MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Internacional x Fortaleza - TNT (menos RS) e PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Ceará x Red Bull Bragantino - PREMIERE
20:30 - Futebol Americano, NFL: Tampa Bay Buccaneers x New Orleans Saints (semifinal da Conferência Nacional) - ESPN
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Taubaté x Blumenau - SPORTV 2
22:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Utah Jazz - BANDEIRANTES
22:10 - Futebol, Copa Diego Maradona: Banfield x Boca Juniors (final) - FOX SPORTS
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
08:00 - Futebol, Copa do Rei: Málaga x Granada - ESPN PLAY
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Napoli x Fiorentina - ESTÁDIO TNT SPORTS
09:00 - Futebol, Campeonato Francês: Stade Brestois x Rennes - ONEFOOTBALL
09:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Motherwell x Rangers - ESPN PLAY
09:30 - Futebol, Campeonato Belga: Gent x Royal Antwerp - ESPN PLAY
09:30 - Futebol, Alemão Série B: Heidenheim x Darmstadt, Holstein Jiel x Karlsruher e Regensburg x Sandhausen - ONEFOOTBALL
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Crotone x Benevento - ESTÁDIO TNT SPORTS
12:00 - Futebol, Copa do Rei: Navalcarnero x Eibar - ESPN PLAY
13:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lille x Reims - ONEFOOTBALL
14:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Eintracht Frankfurt x Schalke 04 - ONEFOOTBALL
14:00 - Futebol, Copa do Rei: Tenerife x Villarreal - ESPN PLAY
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 18:00) - ESPN PLAY
14:15 - Futebol, Campeonato Belga: Beerschot x Brugge - ESPN PLAY
15:00 - Futebol, Brasileiro Feminino A2: Napoli x Real Brasília (semifinal, volta) - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa Santa Catarina: Juventus x Tubarão - FCF TV
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: UCF x Houston - ESPN PLAY
16:00 - Lutas, NCAA: Northern Illinois x Central Michigan - ESPN PLAY
16:45 - Futebol, Campeonato Belga: STVV x Leuven - ESPN PLAY
17:00 - Futebol, Copa Santa Catarina: Joinville x Concórdia - FCF TV
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lyon x Metz - ONEFOOTBALL
17:00 - Lutas, NCAA: Arizona State x Iowa State - ESPN PLAY
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: Indiana State x Illinois State e Evansville x Bradley - ESPN PLAY
18:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Masculina: Clarkson x Saint Lawrence e Colgate x Quinnipiac - ESPN PLAY
19:00 - Ginástica, NCAA Feminina: Utah x Oklahoma - ESPN PLAY
19:00 - Lutas, NCAA: Missouri x Iowa State - ESPN PLAY


Segunda, 18/01/2021
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Milan - SPORTV
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Newcastle - FOX SPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Corinthians - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Goiás x Flamengo - SPORTV (GO assiste no Premiere)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Florida State x Louisville - ESPN 2
21:30 - Basquete, NBA: Toronto Raptors x Dallas Mavericks - SPORTV 3
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kansas x Baylor - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
15:00 - Futebol, Copa Santa Catarina: NEC x Marcílio Dias - FCF TV
16:30 - Futebol, Alemão Série B: Hamburgo x Osnabruck - ONEFOOTBALL
19:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Feminina: Colgate x Clarkson - ESPN PLAY
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Arkansas x South Carolina - ESPN PLAY
22:00 - Basquete, Colegial Feminino dos EUA: Smithville x Kearney - ESPN PLAY


Terça, 19/01/2021
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Valladolid x Elche - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Ham x West Bromwich - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Derby County x Bournemouth - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x América Mineiro - SPORTV e PREMIERE
17:00 - Basquete, Copa Super 8 do NBB: Flamengo x Bauru (semifinal) - DAZN (Internet)
17:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Chelsea - ESPN BRASIL
17:15 - Futebol, Copa da Itália: Roma x Spezia - DAZN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Alavés x Sevilla - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Juventude - SPORTV e PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x CSA - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Figueirense - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Sampaio Corrêa - PREMIERE
20:00 - Basquete, Copa Super 8 do NBB: Minas x São Paulo (semifinal) - ESPN e DAZN (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Dallas Stars x Tampa Bay Lightning - ESPN 2
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Cuiabá - SPORTV e PREMIERE
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Moenchengladbach x Werder Bremen - ONEFOOTBALL
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayer Leverkusen x Borussia Dortmund, Hertha Berlim x Hoffenheim e Mainz 05 x Wolfsburg - ONEFOOTBALL
17:00 - Futebol, Campeonato Belga: Anderlecht x Charleroi - ESPN PLAY
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x Brasília - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Tennessee x Florida e Duke x Pittsburgh - ESPN PLAY

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.