Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 4 de janeiro de 2021
O pós-ESPN de Mauro Cezar Pereira

É a expectativa que fica desde sábado de manhã, quando anunciada sua saída do canal após 16 anos. Por enquanto, para acompanhá-lo o caminho é a internet seja no canal próprio no YouTube, na coluna no Um Dois Esportes (do GRPcom), no podcast "Posse de Bola" e no blog do UOL, no podcast "Muito Mais do que Futebol" na Central 3... Mas e a televisão? Aberta ou fechada? Rádio, talvez? As mídias digitais com grande força mostram bem a escolha que o jornalista fez ao não aceitar a exclusividade proposta e imposta pela Disney na renovação, mas isso não significa que os meios tradicionais sejam deixados de lado - não, ao menos, de grande parte do público.



Neste domingo, Mauro participou do "Terceiro Tempo" da TV Bandeirantes como convidado especial do Milton Neves, que já conhecera pessoalmente em 2017, quando o apresentador encontrou no restaurante paulistano Lellis Tratoria ele e então colegas de ESPN, além do então presidente vascaíno Eurico Miranda, após a gravação de um "Bola da Vez". Mauro e Milton foram colegas entre 2019 e 2020 na Rádio Bandeirantes e fizeram várias jornadas juntos, além de interagir diariamente no saudoso "De Primeira", mas nunca haviam dividido o mesmo estúdio até ontem, quando nele também estava Yara Fantoni (que começou a cobrir a licença-maternidade de Larissa Erthal), Zetti e o também convidado especial Ademir Quintino, da TV Cultura Litoral e dos jogos do Santos na Energia FM.

Porém, a informação sobre ele que mais tem mexido com muitos dos que o acompanham foi dada no domingo por Flávio Ricco no "Canal 1": de que o nome de Mauro circularia nos bastidores das Organizações Globo (este PB, você sabe, recusa-se a chamá-las de "Grupo Globo" desde antes ainda de nascer, rs) e que sua contratação seria dada como certa, começando pelo SporTV, que nos últimos anos adquiriu diversos profissionais da ESPN, eminentemente tirando eles do concorrente e em alguns casos pontuais aproveitando ótimos negócios de ocasião. Cabe observar que não seria a estreia do comentarista na Globo em si pois já passou pelo jornal O Globo há algumas décadas e também foi escutado na Rádio CBN no começo dos anos 2000, mas nada faria a menor frente a isso, claro.

O que também está muito forte nas redes é um debate sobre o jornalismo feito com seriedade em oposição ao jornalismo "engraçadinho". Uma reflexão feita no Só Dérbi é do Elias Aredes Júnior, que afirmou que o burburinho demonstra que o jornalismo de excelência tem validade aqui pois Mauro não faz piada, nunca buscou o entretenimento e jamais bajulou cartolas, e sim analisou, criticou, apurou, publicou, fiscalizou o poder e informou seu público. No Twitter, Fred Soares (apresentador da 94 FM do RJ) vê o episódio como mais um claro sinal do processo de destruição do jornalismo esportivo na nossa TV - com exceção a bons focos de resistência no SporTV - pois jornalistas do seu perfil cada vez mais desagradam donos das empresas. E também ali, Décio Lopes (ex-Globo e SporTV) definiu ser evidente a troca do jornalismo e da reportagem de qualidade por palpitismo e piadismo amador.

Por fim, deixo a descontração do Renato Maurício Prado - mas com boa ponta de seriedade e também de verdade: "O cara da Disney que tá tocando essa fusão Fox/ESPN é agente infiltrado do SporTV, né não? Só pode..."

Outros destaques

Campeonato Argentino de volta à ESPN Brasil Você leu na coluna de ontem sobre o retorno do torneio à emissora, que já havia mostrado ele em seus primeiros anos na segunda metade da década de 1990. Trabalhos abertos ainda no sábado à noite pelo Boca Juniors x River Plate relatado por Paulo Andrade e Gustavo Hofman.

Eugênio Leal troca o RJ por SP Permanecido comentarista da ESPN e do Fox Sports por renovado seu vínculo, ele está mudando de cidade ainda neste mês, começando uma nova etapa em sua relação profissional.

O pós-Fox Sports de dois profissionais Enquanto Fábio Azevedo começa hoje o canal "Fanático Vascaíno" no YouTube (além de ter colunas nas rádios cariocas JB FM e Cidade), Jorge Luiz Rodrigues passa a ser colunista esportivo da SulAmérica Paradiso FM do Rio de Janeiro às 8h05 e às 19h15.

Wild Card da NFL As partidas do próximo fim-de-semana serão divididas assim entre ESPN e Fox Sports: no sábado, Indianapolis Colts x Buffalo Bills às 15h05, Los Angeles Rams x Seattle Seahawks às 18h40 e Tampa Bay Buccaneers x Washington Football Team às 22h15; e no domingo, Baltimore Ravens x Tennessee Titans às 15h05, Chicago Bears x New Orleans Saints às 18h40 e Cleveland Browns x Pittsburgh Steelers às 22h15.

O futuro da Liga dos Campeões da UEFA Novos direitos valerão a partir de 2021/2022. Do Rodrigo Mattos no UOL Esporte: escolherão mais visibilidade ou mais dinheiro? Documento que deve ser enviado neste mês a empresas brasileiras mostrará preferência para um pacote de jogos na televisão aberta, cuja ausência fez o torneio perder visibilidade no Brasil a despeito de recordes de audiência no Facebook, mas não é certo que necessariamente um canal aberto pegue esse pacote. Vai que dá de novo esta rede social se a proposta financeira for superior? Só estamos com o que temos aí por causa do fator dinheiro, ele foi levado majoritariamente em conta.



"SporTV News" da manhã voltou ao ar Suspenso desde o fim de novembro devido a um aumento nos casos de coronavírus na redação esportiva da Globo no RJ, o jornal está novamente veiculado das 8h45 às 10h desde esta segunda, feito que foi por Lizandra Trindade no estúdio e André Loffredo de sua casa.

Pedrinho mandou mal nessa Muito elogiado pelos comentários de jogos no SporTV, o ex-jogador pisou feio na bola em relação ao carnaval ao passar adiante uma montagem mentirosa que daria conta de um "castigo divino" que faria os desfiles não acontecerem em fevereiro deste ano, montagem essa que mostra em 2020 Jesus perdendo uma batalha para o diabo e 2021 com o sambódromo vazio. Observações pertinentes de Rômulo Tesi no blog "Setor 1": o desfile cuja imagem aparece é de 2019, da Gaviões da Fiel, e no final da encenação da comissão de frente (que encenava a história de Santo Antão) Jesus derrotou o diabo e não o contrário, como maldosamente ficou entendido na montagem; e a Gaviões desfila em São Paulo, e a imagem do sambódromo vazio é do Rio de Janeiro.

Semana que vem começa o "Verão Espetacular" Este ano serão oito eventos mostrados pela Globo no "Esporte Espetacular": em janeiro, BMX Estilo Livre no próximo domingo, Duelo de Motos no dia 17, Circuito Brasileiro de Skate Park no dia 24 e Campeãs da Areia no dia 31; em fevereiro, Força Bruta no dia 7, Copa América de Downhill no dia 21 e Reis do Drible no dia 28; e em março, Gigantes de Nazaré (direto de Portugal) no dia 7.

Menos Flamengo na TV Globo em 2020 Do Rodrigo Mattos no UOL Esporte: 14 partidas dele foram mostradas no ano recém-encerrado contra 33 em 2019. O que mudou muito a situação de um ano para o outro foram a Libertadores, da qual a emissora abriu mão durante o recesso pandêmico, e o Carioca, no qual o rubro-negro era a única equipe sem contrato. Em 2019, foram 11 jogos dele em Libertadores e sete no Carioca - logo, exclua estes 18 e sobrariam apenas 15, o que faz com que 2020 esteja perfeitamente na mesma medida proporcional do que restou.

Estaduais 2021 Matéria de Leandro Miranda e Gabriel Vaquer no UOL Esporte destaca como estão os certames para este novo ano: a Globo tem Paulista, Mineiro, Gaúcho, Catarinense e Goiano até 2021 e o Pernambucano até 2022; o Sergipano é da Atalaia (Record) e o Brasiliense da TV Brasília (RedeTV!), ambos até 2021; o Carioca é disputado por Globo e SBT, o Cearense pelas respectivas afiliadas Verdes Mares e Jangadeiro, o Baiano tem prioridade pra TV Bahia (Globo) na renovação e o Paraense era da Cultura e quem quer é a Liberal (Globo); o Paranaense está sem exibidor depois que o DAZN abriu mão dele e o Alagoano não tem TV e nem negociação em curso.

A semana na TV Bandeirantes Estes são os eventos que transmitirá nos próximos dias: quinta para sexta, Denver Nuggets x Dallas Mavericks à 0h; no sábado, Genoa x Bologna às 14h; e no domingo, Augsburg x Stuttgart às 11h30, Fiorentina x Cagliari às 14h, Botafogo x Bahia (A2 feminina) às 16h, semifinal a definir do Brasileiro Sub-20 às 20h e Minnesota Timberwolves x San Antonio Spurs às 22h. Para sábado ainda, está agendado das 10h30 às 12h o "FutBand", aquele programa que vinha passando no começo da madrugada com os resumos das rodadas dos europeus mostrados pelo canal - e que não mais estará no ar diariamente nesta faixa por dar lugar a partir de hoje à série "Caçadora de Relíquias". Então, terá durado só dois sábados a volta do "Você Torceu Aqui".

Melhoras para Renata Fan Mesmo com um coágulo no olho, ela apresentou hoje o "Jogo Aberto".

Hoje tem "Arena SBT" Depois de não ir ao ar semana passada por dar seu horário para a retrospectiva jornalística, o semanal de Benjamin Back passará normalmente hoje das 23h30 à 0h45, evidentemente priorizando a espera do River Plate x Palmeiras que Téo José comandará às 21h30 de amanhã, pela semifinal da Libertadores.



Luiz Augusto Alano, narrador e fígaro De Ricardo Magatti no Notícias da TV: ele está à espera de um novo trabalho fixo para dar sequência à carreira e espera voltar a narrar a Libertadores no SBT em 2021 após fazer bonito nas quatro transmissões do ano passado, todas como freelancer - também é assim, sem contrato fixo, que tem narrado no DAZN e no OneFootball (admito me surpreender em relação ao DAZN pois foi para nele trabalhar que deixou o SporTV em 2019, só se a coisa mudou de lá para cá e nenhum de nós aqui deste lado ficou sabendo). Enquanto isso, Luiz Augusto é sócio da Alano's Barbearia, aberta em Tubarão e tocada pelo filho e barbeiro profissional Otávio, de 21 anos. Rapaz, não fazia ideia disso em relação ao Alano, de não ter contrato fixo neste momento. Altamente lamentável para um narrador da sua qualidade, precisa urgentemente por merecimento ter um trabalho pra valer de novo.

São Silvestre na TV Gazeta SP Inegavelmente bem produzido o especial sobre a história da corrida de rua não realizada no último dia 31 devido aos persistentes tempos pandêmicos - ela foi adiada para julho deste novo ano. Apresentado pelo Celso Cardoso e publicado no YouTube da "Gazeta Esportiva", trouxe muitos depoimentos de diversos vencedores da prova, mas infelizmente senti falta de mais narrações originais por mais que muitas fossem as imagens de arquivo. Apenas quatro foram resgatadas: as vitórias de João da Mata em 1983 e José João da Silva em 1985, ambas com Peirão de Castro (a primeira com direito a "I Like Chopin" de trilha de fundo), e de Carmen de Oliveira em 1995 e Marilson Gomes dos Santos em 2003, ambas com Fernando Solera.

Fábio Seixas deixou o DAZN O jornalista anunciou sua saída do portal após um ano como diretor de programação. Antes disso, ele trabalhou no SporTV, na Folha de S.Paulo e nas rádios Bandeirantes e BandNews FM.

Kaio Cezar deixou a Rádio Clube de Fortaleza O narrador estreará nesta semana o Portal TorcidaK.

Novidade sobre episódio envolvendo a Energia FM Foi aquele péssimo episódio de julho de 2020, quando Fábio Benedetti fez um comentário racista para criticar Marinho nas quartas-de-final do Campeonato Paulista. O jogador do Santos revelou em entrevista ao Casagrande, exibida ontem pelo "Esporte Espetacular" na TV Globo, que se recusou a gravar um vídeo de perdão para o radialista divulgar nas redes sociais. Marinho disse ter perdoado Fábio, mas que a partir daquilo tomava como falso o pedido de desculpas da parte dele, não sendo de coração. O futebolista fez muito bem. O cara faz cagada e ainda quer sair por cima desse episódio? Bah... Mas não mesmo.



Super Rádio Tupi exclusiva na Copa do Brasil Sub-20 Foi apenas e tão somente ela, dentre as rádios esportivas do Rio de Janeiro, a fazer a final Vasco x Bahia, com o título cruzmaltino relatado pelo Odilon Júnior. Todas as outras emissoras que fazem futebol preferiram deixar para retornar só no Brasileirão nesta quarta.

Rádio Gaúcha começou as transmissões de 2021 Ela foi a única de Porto Alegre a ter futebol neste domingo, só não teve bola na rede no Chapecoense x Brasil narrado pelo André Silva na antevéspera da reestreia na emissora há 21 anos (passagem anterior de 1996 a 1999). Além do Xavante na íntegra, houve também um posto presencial do Brasileirão de Juniores, com Douglas Demoliner reportando Grêmio x Corinthians.

Gilberto Júnior completou ontem 20 anos de rádio Parabéns ao narrador, há quase oito anos na Rádio Caxias e que iniciou na antiga Real de Canoas, depois passando pela LBV e com seu grande trabalho em Porto Alegre na Rádio e TV Guaíba. Na rádio, além de locutor e apresentador esportivo, também fez noticiários gerais e foi locutor de chamadas. Já na TV2, narrou jogos do Gauchão na metade da década de 2000. Sucesso, Giba!



20 anos de esporte na Rádio Transamérica SP Não fosse uma postagem do Thomaz Rafael no Facebook, eu esqueceria de registrar hoje (e dois dias atrasado pois a efeméride em fato foi do último sábado) o importantíssimo aniversário dos trabalhos da equipe de Éder Luiz, que ele levou para a Transamérica após quatro anos na Band FM. O primeiro programa da nova fase foi o "Transamérica Esporte Clube", das 18h às 19h, que Thomaz e Cléo Brandão apresentavam e que tinha comentários do já então global Casagrande, além do humorista Gavião presente desde o começo. De lá para cá, o time do "10 do Rádio" esteve em todas as cinco Copas do Mundo do período (destaque pro penta, Éder reprisando o que fizera na Bandeirantes com o tetra em 1994), todas as quatro Olimpíadas da fase, alguns anos de Fórmula 1 e todos os campeonatos de futebol envolvendo os clubes de SP. Felicidades!!!

40 anos do único gol de Maradona na Seleção Brasileira Foi em Brasil 1 x 1 Argentina, jogo do Mundialito realizado em Montevdéu, que aconteceu isso pela primeira e única vez. Globo, Bandeirantes e Record transmitiram a partida e o único registro existente na internet é do canal do saudoso Gustavo Roman, que o coronavírus tirou do nosso convívio na semana passada. É a transmissão da Globo, com narração do Luciano do Valle, só ele e mais ninguém, sem comentarista e sem repórter, apenas com uma rápida fala de Carlos Alberto Silva e outra de Paulo Roberto Falcão, ambos participantes à noite do "Bate-Bola" com Telê Santana e Ruy Carlos Ostermann.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 04/01/2021
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Fluminense x Flamengo - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Botafogo de Ribeirão Preto - SPORTV (PR assiste no Premiere)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Liverpool - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Valencia x Cádiz - FOX SPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESC/Flamengo x SESI/Bauru - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Náutico - SPORTV (SE assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Londrina x Paysandu - DAZN (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: Pato x Corinthians - DAZN (Internet)
21:30 - Basquete, NBA: Toronto Raptors x Boston Celtics - SPORTV 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:30 - Futebol, Espanhol Série B: Girona x Sabadell - WATCH ESPN
16:30 - Futebol, Alemão Série B: Fortuna Dusseldorf x Paderborn - ONEFOOTBALL
17:00 - Futebol, Espanhol Série B: Lugo x Sporting Gijón - WATCH ESPN
18:00 - Basquete, NCAA Feminina: LSU x Ole Miss - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Indiana x Maryland - WATCH ESPN
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: West Virginia x Oklahoma State - WATCH ESPN


Terça, 05/01/2021
13:00 - Futebol, Copa do Rei: Ibiza x Celta - ESPN
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Linares x Sevilla - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Palmeiras x Athletico Paranaense - SPORTV
16:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Tottenham x Brentford - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, NBB: Bauru x Minas - DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Ponte Preta - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
20:00 - Basquete, NBB: Paulistano x Fortaleza - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: River Plate x Palmeiras (semifinal, ida) - SBT e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Juventude - SPORTV (MT assiste no Premiere)
22:00 - Basquete, NCAA: North Carolina x Miami - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
13:00 - Futebol, Copa do Rei: Cordoba x Getafe - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Copa do Rei: Zamora x Villarreal - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Copa do Rei: Marbella x Valladolid - WATCH ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x São Caetano - TV NSPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x Fluminense - TV NSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kansas State x Texas Tech e Florida x Alabama - WATCH ESPN
21:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Moto Club x CSA - LIVEFC
21:30 - Basquete, NCAA Feminina: West Virginia x Kansas State - WATCH ESPN
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Rutgers x Michigan State - WATCH ESPN
00:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kansas x TCU - WATCH ESPN
03:00 - Tênis, WTA de Abu Dhabi: várias partidas - WATCH ESPN


Quarta, 06/01/2021
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Sampdoria x Internazionale - SPORTV
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Crotone x Roma - BANDSPORTS
13:00 - Futebol, Copa do Rei: Multivera x Betis - ESPN
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Napoli x Spezia - BANDSPORTS
14:30 - Futebol, Copa do Rei: Cornellà x Atlético de Madrid - ESPN BRASIL
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Juventus - TNT
16:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Manchester United x Manchester City - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Athletic Bilbao x Barcelona - ESPN BRASIL
19:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Atlético Mineiro x Fluminense - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Boca Juniors x Santos (semifinal, ida) - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Bahia - PREMIERE
20:00 - Basquete, NBB: Corinthians x Campo Mourão - DAZN (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Fortaleza - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Coritiba x Goiás - PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Fluminense - GLOBO (RJ e parte da rede) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x São Paulo - GLOBO (SP e parte da rede) e SPORTV (SP assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Vélez Sarsfield x Lanús (semifinal, ida) - CONMEBOL TV
21:45 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Miami Heat - ESPN
*************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET*
*Obs.: a confirmar os jogos do Campeonato Francês no OneFootball.
08:00 - Futebol, Copa do Rei: Portugalete x Levante e La Nuncia x Elche - WATCH ESPN
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Benevento - EI PLUS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Lazio x Fiorentina, Atalanta x Parma, Bologna x Udinese, Torino x Verona e Sassuolo x Genoa - EI PLUS
13:00 - Futebol, Copa do Rei: Cultural Leonesa x Granada - WATCH ESPN
14:05 - Basquete, NCAA Feminina: Oklahoma x Texas Tech - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Alemão Série B: Wuerzburger Kickers x Saint Pauli - ONEFOOTBALL
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Sport x Flamengo - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa do Rei: La Coruña x Alavés - WATCH ESPN
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: São Paulo x River - MYCUJOO CBF TV
21:30 - Basquete, NCAA Feminina: Oklahoma State x TCU e Kansas x Iowa State - WATCH ESPN
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oklahoma x Baylor - WATCH ESPN
03:00 - Tênis, WTA de Abu Dhabi: várias partidas - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.