Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sexta, 1 de janeiro de 2021
Roberto Rivellino completa 75 anos



Inesquecível futebolista campeão mundial em 1970 e atuante também nas Copas de 1974 e 1978, o "Patada Atômica" celebra sua data máxima nesta sexta-feira. Marcante no Corinthians do período sem títulos (não considero o RJ/SP de 1966 por ter sido uma taça dividida entre quatro times empatados na pontuação por falta de datas para jogos extras), foi bicampeão carioca em 1975 e 1976 pelo Fluminense e campeão saudita de 1979 e da Copa do Príncipe de 1980 pelo Al-Hilal. Mas não foi apenas jogando maravilhosamente que Riva marcou na televisão futebolística.

Se foram três Copas do Mundo jogando, foram cinco nos comentários. Quatro foram na equipe de Luciano do Valle na TV Bandeirantes: 1986, 1990, 1994 e 1998. Na do México, reencontrou Pelé - aliás: Copa Pelé de Masters, o "Bigode" venceu em 1989. Nas da Itália e dos EUA, também fez parceria muito boa com Sílvio Luiz. E nessa dos EUA e também na da França, formou uma parceria afinadíssima com Gerson (que logo abaixo citarei por outro assunto), reprisada ainda nos domingos de "Apito Final". Riva permaneceu na Bandeirantes até o final de 2000. A quinta e última Copa como comentarista foi na Ásia em 2002, pelo SporTV, no trio central com Luiz Carlos Jr. e Júnior.

Ao deixar a Globosat na virada para 2003, ficou fora do vídeo até o começo de 2012, quando ingressou na TV Cultura para fazer o "Cartão Verde" após a morte de Sócrates. A parceria com Vladir Lemos e cia. permanece até hoje, mas não mais no "Cartão" por extinto em junho do ano passado e sim na "Revista do Esporte", às segundas e quartas. Em simultâneo, Rivellino também esteve no Esporte Interativo de 2015 até 2018, formando trio com Zico e Vitor Sérgio Rodrigues no semanal "Noite dos Craques". Longa trajetória dentro e fora dos gramados.

20 anos sem comerciais de cigarro na TV

A lembrança foi feita ontem pelo jornalista Diogo Cavalcante: uma longa queda de braço do governo federal com as empresas de fumo e o mercado publicitário levou à exclusão dos reclames publicitários de cigarro de todas as emissoras televisivas. 31 de dezembro de 2000 foi o último dia com elas passando, depois nunca mais.



Mas por qual motivo recordo isso numa coluna sobre imprensa esportiva? Não só porque cigarros eram constantes anunciantes de transmissões e programas de esporte por muitas décadas na televisão e no rádio, mas também porque um hoje comentarista tornaria um desses reclames famoso pelo lado negativo: o do cigarro Vila Rica em 1976, com o tricampeão mundial "Canhotinha" Gerson, que dizia que gostava de levar vantagem em tudo porque não precisava pagar mais caro por outra marca se tudo que buscava num cigarro já estava presente no Vila Rica. Surgiu aí a "Lei de Gerson", representando em negativismo absoluto a tomada de vantagem em quaisquer situações.

Gabriela Moreira completa 40 anos



E não é apenas o dia do aniversário que ela, repórter da Globo e do SporTV desde o ano passado, compartilha com Roberto Rivellino: seu começo efetivo no futebol também - porque não falamos apenas de uma jornalista, mas também de uma peladeira assídua. Aos 10 anos, Gabriela foi inscrita na escolinha feminina do "Patada Atômica", mesmo seu pai Elmar sendo flamenguista convictaço por considerá-lo acima do bem e do mal. O lado jogadora acabou ficando em times como o do "Grama na Calcinha", nome de um dos blogs esportivos do site d'O Globo.

No jornalismo, ela passou pelos jornais Extra, O Estado de S.Paulo e O Dia, até a virada profissional acontecer em 2012, quando ingressada no vídeo pela ESPN Brasil. Suas reportagens - especialmente as investigativas, várias delas em parceria com Lúcio de Castro - fizeram dela um dos nomes mais importantes do canal, do qual saiu no início de 2019. Logo em seguida, Gabriela retornou à Globo agora enquanto televisiva, inclusive ganhando oportunidades como apresentadora substituta no "Redação SporTV" e, no 2020 pandêmico, reportagem geral no Plim-Plim.

Bahia completa 90 anos

Primeiro clube brasileiro a disputar a Libertadores em 1960 enquanto primeiro campeão nacional via Taça Brasil de 1959, o Esquadrão de Aço seria campeão brasileiro de 1988 em fevereiro de 1989, título diante do Internacional transmitido com exclusividade pela TV Globo com narração do Galvão Bueno às 17h de um domingo, logo depois de "Aeroporto 80 - O Concorde" na "Sessão de Domingo" e antes de "Os Trapalhões" em um tempo em que o "Esporte Espetacular" passava sim aos domingos, mas depois do "Fantástico", às 22h - e no mesmo dia, o Plim-Plim teve futebol ao dobrado pois passou às 12h45 Brasil 5 x 0 Mali, pela Copa do Mundo de Juniores.

Das três conquistas do Nordeste, há também curiosidades televisivas. A Globo mostrou todas e duas delas foram contra o Sport, ambas narradas por Rembrandt Jr. - mas com diferenciação: a de 2001 foi em rede regional Pernambuco + Bahia, com equipe mista tendo ele na narração e Ivan Pedro nos comentários. Já em 2017, Rembrandt e Cabral Neto transmitiram apenas para os pernambucanos, enquanto Thiago Mastroianni relatou para os baianos em dupla com Gustavo Castellucci. Thiago, que fez com Ivan em 2002 o Ba-Vi do bi tricolor. Nacionalmente, este Ba-Vi pôde ser visto na DirecTV, infelizmente não farei a menos remota ideia de com quem narrando pois nunca assinei esta operadora. Já em 2017, todo o país viu o Esquadrão campeão com André Henning no Esporte Interativo.

E apesar de ser uma derrota, um jogo do Bahia preciso citar pelo caráter televisivo por causa de duas ocorrências: os 2 x 1 do Flamengo no Brasileirão de 2003. Primeiro: esta partida a Globo só mostrou depois de iniciada pois aquele domingo teve GP do Brasil de Fórmula 1 e o mega-acidentaço que suspendeu a prova e levaria dias depois à vitória do Giancarlo Fisichella, recordarão. Isso só foi possível porque havia canal aberto garantido pela Record. E segundo: o gol tricolor foi aquele do Júlio César repondo a bola em jogo e acertando a nuca do colega Fabinho para gol no ricochete. A Globo perdeu o gol pois repetia o ataque imediatamente anterior. Narrando do estúdio e até que a imagem do lance fosse ao ar, Maurício Torres foi socorrido inicialmente pelo relato in loco do repórter Eric Faria.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sexta, 01/01/2021
14:10 - Futebol Americano, NCAA: Georgia x Cincinnati (Chick-Fil-A Peach Bowl) - ESPN 2
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x West Ham - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Aston Villa - ESPN BRASIL
18:20 - Futebol Americano, NCAA: Notre Dame x Alabama (semifinal) - ESPN 2
22:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x San Antonio Spurs - ESPN
22:20 - Futebol Americano, NCAA: Ohio State x Clemson (semifinal) - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:05 - Basquete, NCAA Masculina: sete partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
15:00 - Futebol Americano, NCAA: Auburn x Northwestern - WATCH ESPN
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: seis partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
16:45 - Rúgbi, Premiership: Bristol Rugby x Newcastle Falcons - WATCH ESPN
19:00 - Hóquei, NCAA Masculina: Clarkson x Colgate - WATCH ESPN
20:00 - Lutas, NCAA: Campbell x North Carolina - WATCH ESPN


Sábado, 02/01/2021
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Leeds United - FOX SPORTS
09:30 - Futebol, Campeonato Escocês: Rangers x Celtic - ESPN BRASIL
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Villarreal x Levante - ESPN
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Brentford x Bristol - FOX SPORTS
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Betis x Sevilla - ESPN BRASIL
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hertha Berlim x Schalke 04 - BANDEIRANTES e ONEFOOTBALL (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Brighton x Wolverhampton - ESPN BRASIL
14:30 - Futebol Americano, NCAA: Ole Miss x Indiana (Outback Bowl) - ESPN 2
15:00 - Futebol, Campeonato Português: Sporting x Braga - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Floresta x América de Natal - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Sampaio Corrêa - SPORTV (AL assiste no Premiere)
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Stoke City x Bournemouth - ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Vila Nova x Brusque - BANDEIRANTES (Região Nordeste, Região Norte e Santa Catarina) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Celta - ESPN BRASIL
17:00 - Boxe, Interino dos Médios do CMB: Ryan Garcia x Luke Campbell - DAZN (Internet)
18:10 - Futebol Americano, NCAA: Oregon x Iowa State (Playstation Fiesta Bowl) - ESPN 2
18:45 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Figueirense - SPORTV (Barueri assiste no Premiere)
19:00 - Basquete, NBA: Houston Rockets x Sacramento Kings - SPORTV 2
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x América Mineiro - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
21:30 - Basquete, NBA: Toronto Raptors x New Orleans Pelicans - ESPN
22:10 - Futebol Americano, NCAA: Texas A&M x North Carolina (Capital One Orange Bowl) - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
11:00 - Rúgbi, Premiership: Wasps x Exeter Chiefs - WATCH ESPN
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Colônia x Augsburg, Arminia Bielefeld x Borussia Monchengladbach, Eintracht Frankfurt x Bayer Leverkusen, Hoffenheim x Freiburg e Werder Bremen x Union Berlin - ONEFOOTBALL
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: 11 partidas ao longo do dia (a última inicia às 19:00) - WATCH ESPN
14:00 - Futebol Americano, NCAA: NC State x Kentucky - WATCH ESPN
14:05 - Basquete, NCAA Feminina: nove partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:30) - WATCH ESPN
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Stuttgart x RB Leipzig - ONEFOOTBALL
17:00 - Lutas, NCAA: Campbell x Virginia Tech - WATCH ESPN
19:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Mirassol x Aparecidense - MYCUJOO CBF TV


Domingo, 03/01/2021
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Internazionale x Crotone - BANDSPORTS
09:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Fulham - ESPN BRASIL
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Athletic Bilbao x Elche - FOX SPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Roma x Sampdoria - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte")
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Napoli - BANDSPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Atalanta x Sassuolo - TNT
11:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Leicester - ESPN BRASIL
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Alavés x Atlético de Madrid - FOX SPORTS
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Manchester City - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Benevento x Milan - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e SPORTV
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Sociedad x Osasuna - FOX SPORTS
15:00 - Futebol Americano, NFL: Pittsburgh Steelers x Cleveland Browns - ESPN
15:00 - Futebol Americano, NFL: Dallas Cowboys x New York Giants - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x Brasil - SPORTV (SC assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Marcílio Dias x Altos - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Grêmio x Corinthians - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte")
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Huesca x Barcelona - ESPN BRASIL
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Santa Cruz x Ituano - DAZN (Internet)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Operário - SPORTV (BA assiste no Premiere)
18:25 - Futebol Americano, NFL: Green Bay Packers x Chicago Bears - ESPN
18:25 - Futebol Americano, NFL: jogo a confirmar - FOX SPORTS
19:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Vasco x Bahia (final, volta) - BANDEIRANTES, SPORTV 2 e MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ypiranga x Remo - DAZN (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Atlético Mineiro x Palmeiras - SPORTV
21:00 - Basquete, NBA: San Antonio Spurs x Utah Jazz - BANDEIRANTES
22:15 - Futebol Americano, NFL: Washington Football x Philadelphia Eagles - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Bologna, Genoa x Lazio, Parma x Torino e Spezia x Verona - EI PLUS
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Dortmund x Wolfsburg - ONEFOOTBALL
12:00 - Rúgbi, Premiership: Leicester Tigers x Bath - WATCH ESPN
14:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Mainz 05 - ONEFOOTBALL
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: sete partidas ao longo do dia (a última inicia às 19:00) - WATCH ESPN
15:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Masculina: Saint Lawrence x Quinnipiac - WATCH ESPN
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Fast x Novorizontino - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Athletico Paranaense x São Paulo - MYCUJOO CBF TV
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Udinese - EI PLUS
17:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Fluminense x Brasília - TV NSPORTS
18:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Masculina: Colgate x Clarkson - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Houston x SMU - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.