Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 29 de dezembro de 2020
Marco Antônio Rodrigues se despediu da Globo/SporTV



O "Bem, Amigos!" de ontem foi o trabalho derradeiro do jornalista na emissora, da qual sai após mais de 41 anos. E foi um programa característico da sua participação no canal por assinatura desde 2003, especialmente neste semanal e também no extinto "Arena SporTV": opiniões fortes e bons debates. O último foi um no qual Caio Ribeiro tentou aliviar a barra do Neymar com essa irresponsabilidade inaceitável (não só dele como de todo e qualquer um que faça a mesma coisa, infelizmente sendo muitos e muitos aqui, ali e acolá) de fazer festa com centenas de pessoas em tempos pandêmicos e com alto risco de transmissão do coronavírus. O jornalista ressaltou a obviedade necessária: que algo assim não coloca só a própria pessoa em risco, mas todas ao seu redor e todas as que tiverem contato com todas aquelas. O ex-jogador - que foi infectado meses atrás e felizmente recuperou-se - não renunciou à sua cautela.

Mas quem renunciou ao trabalho foi "Bodão", que vai se aposentar a partir de agora, mas que deverá reaparecer no ano que vem pois, ao ser homenageado por Galvão Bueno ao término da atração com salva de palmas, o narrador prometeu que o amigo e agora ex-colega voltará dentro de uns seis meses como convidado especial. O Plim-Plim foi seu único trabalho televisivo na carreira de cinco décadas, antes toda em jornais desde O Imparcial em Araraquara até A Gazeta Esportiva, Folha de S.Paulo e Jornal da Tarde em São Paulo - o JT ele conciliou até 1998 com a Globo, na qual foi editor e apresentador esportivo do "Bom Dia SP" (seu substituto foi Fausto Silva, então ainda repórter da equipe de Osmar Santos na Rádio Globo), editor-chefe da edição paulista do "Globo Esporte" e, no jornalismo geral, editor-chefe dos dois "SPTV" e do "Jornal Hoje" em reformulações importantes entre o fim dos anos 90 e o início dos 2000.

2003 marcou duas mudanças importantes para Marco Antônio: trocar a chefia de edição do "Hoje" pela gerência jornalística das emissoras da Rede Globo, alinhando por todo o país o padrão seguido pelos noticiários locais, que no fim dos anos 1990 ganhariam um tom mais comunitário a partir do "SPTV" - no qual outro nome do esporte, Márcio Canuto, daria uma grande guinada na carreira; e aparecer semanalmente no "Arena SporTV" e depois no "Bem, Amigos!" (no programa do Cléber Machado à tarde, por exemplo, por um tempão a segunda-feira era o dia dele e do ex-repórter Mário Jorge Guimarães como participantes). Isso criou até uma situação curiosa de dois homônimos no ar por alguns anos, pois na mesma época a televisão esportiva já tinha um Marco Antônio Rodrigues no ar, que era o locutor de esportes americanos da ESPN, um dos únicos dois a voltar de Bristol para o Brasil em 2005.

"Bodão" - apelido que "evoluiu" de uma brincadeira na Folha, onde um editor esportivo o chamava de "Bodinho" por causa da barbicha que tinha - não era comentarista de jogos ao vivo, fez pouquíssimos. Até cheguei a ver um ou dois, mas nem lembro mais quando foi justamente por ser algo efêmero. Acabou marcando mesmo nos programas, nos quais gostava de assisti-lo por várias vezes destoar dos outros debatedores, dar outros e bons rumos aos debates. Cheguei a vê-lo duas vezes aqui em Porto Alegre, uma em 2005 ao ver vários cronistas que saíam do Beira-Rio após o rachão da Seleção antes do jogo contra o Paraguai pelas Eliminatórias e a outra em 2008, durante um "Arena SporTV" na Usina do Gasômetro no dia seguinte ao Internacional campeão contra o Estudiantes. Que aproveite a aposentadoria e que ocorra mesmo a volta daqui a seis meses, será bom voltar a acompanhá-lo num debate.

Outros destaques

TV Globo na Série B Dias e horários das quatro últimas rodadas do torneio foram desmembrados ontem pela CBF e por eles sabemos que mais quatro partidas serão exibidas em canal aberto - talvez mais de quatro, já que as exibições da última rodada só serão definidas mais perto dela (hoje tá tudo só como Premiere, mas claro que esperarão uma melhor definição das zonas de acesso e rebaixamento para especificar tudo melhor). Dia 17 de janeiro, em "raridade rara" nesta edição, serão duas às 16h: Ponte Preta x Náutico e Vitória x Chapecoense. No dia 20, Cruzeiro x Náutico será mostrado às 21h30. Por fim, no dia 24 apresentado será Cruzeiro x Náutico às 16h.

Globo gostou do Carioca mais enxuto Do Mauro Cezar Pereira no UOL Esporte: a emissora - que poderá readquirir o campeonato em 2021 (disputa ele com o SBT, exibidor da final deste 2020) - gostou da nova fórmula de disputa pois as partidas da primeira fase terão mais valor e os mata-mata serão mais curtos e objetivos. Aquilo de dois turnos acabou e agora os 12 primeiros jogarão todos contra todos em turno único, depois semifinal e final em ida e volta num total de 15 datas. Um detalhe é que quem desenvolveu a nova fórmula para a FERJ foi Marcelo Campos Pinto, ex-executivo da Globo. Porém, bem observou Eugênio Leal no Twitter que o presidente Rubens Lopes sempre disse que a culpa dos regulamentos malucos do Carioca era da televisão, que queria mais e mais clássicos. E por muito tempo, era Marcelo que estava à frente da TV exibidora. Coerência: a gente não vê por aqui. (risos)



Renata Mendonça na Globo aberta Sim, tem quem saia deste 2020 caótico e danadíssimo com saldo positivo, felizmente tem. Ela é um destes casos positivos. Comentarista do SporTV desde julho, agora Renata recebe sua primeira grande oportunidade na emissora-mãe pois desde esta segunda-feira passou a fazer o segmento esportivo do "Bom Dia Rio" durante as férias de André Loffredo. É mais uma profissional do canal por assinatura a participar do matinal fluminense, nesta semana de Ano Novo apresentado por Mônica Teixeira, algo que já acontece há mais de 15 anos, desde ainda a época da Ana Luiza Guimarães - só não me recordo qual foi o primeiro comentarista do SporTV a fazer o esporte do "Bom Dia Rio", se foi Alex Escobar ou Paulo César Vasconcellos (até acho que foi o Alex por começar no canal pago em 2003 e o PCV só chegar em 2005, mas posso ser traído pela memória, claro).

Do "Redação SporTV": Pia Sundhage caiu Calma, calma, haha... Foi apenas um trocadilho da Renata de Medeiros ao publicar no Twitter um trecho de sua participação no programa desta terça. A profissional do portal GE falava sobre o Internacional quando um quadro da sueca treinadora da Seleção Brasileira, colocado em sua residência, acabou caindo no meio de sua fala - e a conterrânea inabalável no relato noticioso, eh, eh... Essa foi divertida.

Afogando em números Do Notícias da TV: Botafogo x Corinthians deu 19 pontos à Globo anteontem em SP.

Copa do Brasil em Minas Gerais Apenas e tão somente a EPTV Sul de Minas em Varginha e as InterTV de Coronel Fabriciano e Montes Claros estarão em rede com a Globo Minas para América x Palmeiras nesta quarta-feira, vide divulgação de ontem do GloboEsporte. Com isso, as cinco TVs Integração em Araxá, Ituiutaba, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia preferirão ir de São Paulo x Grêmio com Cléber Machado no SAT Rede. Com todo o respeito, mas acho lamentável essa decisão da Integração, que assim não faz jus ao seu nome pois esse é o momento de toda Minas Gerais estar junta em prol de um dos seus. Juiz de Fora eu ainda entendo pois a cidade em si é "carioca futebolisticamente falando", mas as outras quatro, sinceramente... É de chatear bastante.



Rogério Corrêa voltando 22 anos no tempo Isso virá à lembrança às 21h30 de hoje, quando ele narrar Cruzeiro x Cuiabá pelo SporTV. Explico: depois de 22 anos, os mineiros voltarão a jogar depois do Natal. A última vez foi na final da Copa Mercosul contra o Palmeiras, vencida no 1º jogo antes do "Jingle Bell" e perdida no 2º no dia 26 e no 3º no dia 29. Esse último, terminado 1 x 0 para os paulistas, marcou o encerramento da fase áurea e clássica do futebol do SBT na década de 90, já que a Mercosul e a Copa do Brasil se mudaram para a Bandeirantes em 1999. No Parque Antártica estavam Osmar de Oliveira, Juarez Soares, Antônio Pétrin e Leopoldo Siqueira. Então apresentador do "Alterosa Esporte", Rogério participou direto de um bar com cruzeirenses ligados no jogo em Belo Horizonte. E tem mais uma: hoje, um dos comentaristas será Paulo Nunes, que foi campeão pelos palestrinos naquela Mercosul.

RBA é só sorrisos com a Série C De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a afiliada da Rede Bandeirantes foi líder com "LÍ" maiúsculo no sábado com Paysandu x Londrina, que registrou 21 pontos de média e 26 de pico em Belém das 17h às 18h50, contra 12 da Liberal (Globo) com "Caldeirão do Huck" e "Flor do Caribe", 3 da Record com o "Cidade Alerta" e 1 do SBT com "Programa Raul Gil" e "Fofocalizando". Sempre muito bom para ela quando isso acontece, Papão e Remo são campeoníssimos de audiência no Pará. Mas Liberal, Record e SBT não terão nem de longe esse problema no próximo sábado. É que a partida que o DAZN repassou para a Bandeirantes foi Vila Nova x Brusque... Aliás, zero coerência nesta definição do detentor dos direitos da Terceirona. Se o DAZN libera a Série C só para Nordeste e Norte, pra quê botar uma partida envolvendo regiões nas quais ela não deixa a Bandeirantes exibi-la???



Yara Fantoni no "Terceiro Tempo" Do Flávio Ricco no "Canal 1": a partir do próximo domingo, ela fará dupla com Milton Neves no programa da Bandeirantes pois Larissa Erthal começou sua licença-maternidade.

Neto revoltado Foi assim que ele abriu ontem a versão paulistana de "Os Donos da Bola" na TV Bandeirantes, tanto criticando o prefeito Bruno Covas por sancionar um aumento cafajeste de 46% no próprio salário quanto por ele e o governador João Dória Júnior pela safadeza de retirarem do transporte público a gratuidade para idosos de 60 a 65 anos. O comentarista também se revoltou com o assassinato cruel da juíza Viviane Arronenzi, que na véspera do Natal levou 16 facadas do ex-marido, e pelo Brasil até agora não iniciar a vacinação do coronavírus enquanto outros países, como a Argentina, já fazem isso - horas depois dele dizer isso, o presidente Jair Bolsonaro apareceu no "Brasil Urgente" jogando uma pelada amistosa em Santos, até com José Luiz Datena narrando um gol dele (bah!!!).

Esportivo da TVS em 2021 Do Flávio Ricco no "Canal 1": é das 12h às 13h que o SBT pretende colocar seu novo jornal esportivo de lançamento pretendido para fevereiro ou março, para tanto sendo criadas condições comerciais. Ou seja: uma atração que certamente focará preferencialmente no futebol de São Paulo, única cidade que deverá assisti-lo no canal aberto convencional, já que a faixa das 10h30 às 14h15 é local das emissoras da rede e ninguém forma rede com o "Bom Dia & Cia." no horário referido (não só em todos os estados e em Brasília, mas também no próprio interior paulista) por ter noticiários regionais e também programas de esporte local. E sendo de alcance local na TV aberta comum, evidentemente crieo que focará em Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.

Série D na TV Brasil Um jogo de cada confronto será mostrado nas quartas, todos às 16h: Floresta x América de Natal no dia 2, Marcílio Dias x Altos no dia 3, Aparecidense x Mirassol no dia 9 e Novorizontino x Fast no dia 10.



Mais tempo no ar para o "Tempo Extra" Exibido às 22h na versão semanal de domingo, o programa apresentado por Osmar Antônio na CNT de Curitiba vai triplicar sua duração a partir de 2021. Atualmente ele vai ao ar até 22h30, tendo as matérias dos jogos dos três clubes da capital no fim-de-semana (feitas pelos setoristas deles na Rádio Banda B) e comentários no estúdio, mas a partir do próximo domingo irá ao ar até 23h30.

Da previsão do tempo à "Gazeta Esportiva" Há exatamente 20 anos completados hoje, Michelle Gianella era notícia na "Outro Canal", a coluna televisiva da Folha de S.Paulo. Daniel Castro destacava que ela, produtora do "Mulheres", tanto tentara que finalmente passaria a ser apresentadora da TV Gazeta a partir de janeiro de 2001, sendo a moça do tempo em boletins. No decorrer daquele ano, ela chegaria ao programa diário e ali está até hoje.

Boto fé nessa guria para 2021 De tempos em tempos, faço algumas "apostas pessoais", depositando confiança (mesmo sem jamais ter ido a Aracaju até hoje) em algumas damas e alguns cavalheiros que eu ache que, por terem capacidade e talento, vingarão nos caminhos que seguem. Assim farei com uma guria top que passou a ser amiga das redes sociais este ano, Jordana Araújo, que fez várias partidas do recente Paulistão Feminino pelos canais oficiais do torneio, além de atuar em várias webrádios. A partir de 5 de janeiro, ela será estagiária da BandNews FM. Além de torcer muito pelo seu sucesso por ser uma guria que manja de futebol e é uma simpatia, esperarei até o fim do ano que vem escutá-la numa transmissão de jogo com ela, Alinne Fanelli e Juliana Yamaoka, as três juntas.

Elias Aredes Júnior na Rádio Bandeirantes Ao menos por alguns minutos isso aconteceu ontem à noite, o que deve ter "dado um bug" nos ouvintes de Campinas, eh, eh... Ué, ele trocou de emissora e ninguém nos avisou? Não, não. Permanece firme e forte na Rádio Brasil, tudo certinho quanto a isso. Campinas escutou o Elias na RB através do SAT de São Paulo, já que ele participou do "Nossa Área" na matriz da Rede Bandeirantes de Rádio como entrevistado, claro, devido ao triste - e felizmente reviravoltado - caso de censura dele na cobertura da Ponte Preta. Para ficar tudo mais ainda a ver, os apresentadores que papearam com ele foram Vinícius Bueno e Paulo do Valle.



Band RS estará no Morumbi Desde que estourou a pandemia e que o futebol foi retomado, os jogos de Grêmio e Internacional fora de casa têm tido apenas um repórter da Gaúcha presente nos estádios dentre as quatro AM e/ou FM que cobrem a dupla em Porto Alegre, pois os demais dela e todos de Bandeirantes, Grenal e Guaíba têm trabalhado daqui mesmo. Mas excepcionalmente amanhã será diferente pois, além da Gaúcha, também a Bandeirantes estará in loco no São Paulo x Grêmio da Copa do Brasil, enviado que é o repórter Matheus D'Ávila.

Duas do rádio de Goiânia Ambas do Auvaro Maia. A primeira: o terceirizado "Resenha 820", veiculado aos domingos das 11h às 12h, continuará por mais um ano na Bandeirantes por renovado o aluguel do horário. E a segunda: a Difusora voltou atrás em relação ao programa diário "Bola em Jogo" e, ao invés dele sair do ar no fim deste ano, permanecerá no ar até o fim de fevereiro, pegando o fim do Brasileirão. Em março, verão o que farão com ele.

Narrador quase foi assassinado em Rondônia Do GloboEsporte: Isach Laurentino, da Rádio Planalto de Vilhena, registrou boletim de ocorrência no qual um tiro que acertou o carro no qual estava em uma avenida da cidade é tratado como tentativa de homicídio, o que é investigado pela Polícia Civil. Ao perceber que seu veículo foi acertado, Isach acelerou até se sentir seguro. Ele não foi ferido e nenhum suspeito foi encontrado ainda.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 29/12/2020
13:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Sevilla x Villarreal - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Bromwich x Leeds United - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Brighton x Arsenal - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Sheffield United - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Português: Benfica x Portimonense - FOX SPORTS
15:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Eibar - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Corinthians x Grêmio - SPORTV e MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Wolverhampton - FOX SPORTS
17:00 - Basquete, NBB: Mogi das Cruzes x Pinheiros - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Português: Vitória de Guimarães x Porto - ESPN BRASIL
19:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Rio Branco de Venda Nova x Rio Branco de Vitória (final, volta) - TVE (ES)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESI Bauru x Praia Clube - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x CRB - SPORTV (SC assiste no Premiere)
19:30 - Futebol Americano, NCAA: Oklahoma State x Miami (Cheez-It Bowl) - ESPN 2
20:00 - Basquete, NBB: Corinthians x Flamengo - ESPN
21:00 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Toronto Raptors - SPORTV 2
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Cuiabá - SPORTV (MG assiste no Premiere)
23:00 - Futebol Americano, NCAA: Texas x Colorado (Valero Alamo Bowl) - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: 12 partidas ao longo do dia (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
14:05 - Basquete, NCAA Feminina: New Mexico State x Kansas - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Inglês Série B: Birmingham x Derby County - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x West Ham - WATCH ESPN
16:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Palmeiras x Atlético Mineiro - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: Incarnate World x Texas Tech - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Inglês Série B: Preston North End x Coventry - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Inglês Série B: Stoke City x Nottingham Forest - WATCH ESPN
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Levante x Betis - WATCH ESPN
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Cádiz x Valladolid - WATCH ESPN
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São José dos Pinhais x SESC/Flamengo - TV NSPORTS
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x Brasília - TV NSPORTS


Quarta, 30/12/2020
13:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Valencia - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol Americano, NCAA: Wake Forest x Wisconsin (Duke's Mayo Bowl) - ESPN 2
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Brentford x Bournemouth - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Fulham - ESPN BRASIL
15:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Getafe - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x Ponte Preta - SPORTV (RS assiste no Premiere)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Liverpool - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, NBB: SESI Franca x Bauru - DAZN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Elche x Real Madrid - FOX SPORTS
20:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Paulistano - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: São Paulo x Grêmio (semifinal, volta) - GLOBO (menos Belo Horizonte e regiões metropolitana da capital e de Montes Claros, Coronel Fabriciano e Varginha) e SPORTV 2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: América Mineiro x Palmeiras (semifinal, volta) - GLOBO MINAS (Belo Horizonte e regiões metropolitana da capital e de Montes Claros, Coronel Fabriciano e Varginha) e SPORTV
21:30 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Miami Heat - ESPN
22:10 - Futebol Americano, NCAA: Florida x Oklahoma (Goodyear Cotton Bowl Classic) - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
15:00 - Futebol, Copa do Nordeste 2021: Globo x Altos - LIVEFC
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Celta x Huesca - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Hibernian x Ross County - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Inglês Série B: Swansea x Reading - WATCH ESPN
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: 10 partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:00) - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: South Florida x Tulsa - WATCH ESPN


Quinta, 31/01/2020
06:00 - Boxe, Galo da OMB: Kazuto Ioka x Kosei Tanaka - ESPN
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Athletic Bilbao x Real Sociedad - ESPN BRASIL
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Osasuna x Alavés - FOX SPORTS
14:00 - Futebol Americano, NCAA: Tulsa x Mississippi State (Lockheed Martin Armed Forces Bowl) - ESPN
17:00 - Basquete, NBA: Indiana Pacers x Cleveland Cavaliers - SPORTV 2
18:00 - Futebol Americano, NCAA: West Virginia x Army (Autozone Liberty Bowl) - ESPN 2
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Colorado x USC - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: 13 partidas ao longo do dia - WATCH ESPN
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: BYU x Pepperdine - WATCH ESPN
19:00 - Hóquei no Gelo, NCAA Masculina: Quinnipiac x Saint Lawrence - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Michigan x Maryland - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.