Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quarta, 23 de dezembro de 2020
Machismo na Grenal FM gerou até B.O.

Gerou a pior repercussão possível e imaginável o acontecimento de anteontem no "Dupla em Debate", da rádio 24 horas futebolística da Rede Pampa, quando os comentaristas Ben-Hur Marchiori e Roberto Pato Moure fizeram manifestos inaceitáveis a respeito das jogadoras de futebol. Antes de eu publicar a coluna de ontem - e apenas hoje menciono isso pois não escutei na hora, só à noite fui saber disso por passar a tarde fora da internet -, a abertura do programa desta terça-feira teve um pedido de desculpas do Pato, que afirmou que não quis ferir ou agredir nenhuma mulher por ser um grande defensor delas no futebol (bom, é que não é o que pareceu ser quando sugeriu que as atletas "jogassem de fio dental"...), e um pronunciamento oficial da emissora lido pelo apresentador Flávio Dal Pizzol, enaltecendo a presença das mulheres em sua história de mais de 8 anos, inclusive a da diretor geral Marjana Vargas.



Mas a história não ficou apenas nisso. Torcedora do Internacional que fez esse momento deplorável viralizar nas redes sociais, Thallya Scariot registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, relatando que se sentiu extremamente ofendida com a atitude de sexualização da imagem da mulher por uma vestimenta da parte dos profissionais da rádio. De Marinho Saldanha no UOL Esporte: acadêmica de direito e servidora pública estadual, ela disse que atitudes como assédio, discriminação e machismo precisam ser combatidos com denúncia e que não há uma pauta em manifestos como o seu e sim trazer para debate um problema estrutural que não pode ser normalizado, destacando que a violência de gênero, moral e psicológica, é uma porta de entrada para outras violências e também muito pesada, e que por isso não poderia ficar calada como se isso fosse aceito.

Muitos profissionais esportivos se manifestaram revoltadas com a ocorrência, especialmente no Twitter e incluindo várias cronistas, como Bibiana Bolson (ESPN), Ana Thaís Matos, Lívia Laranjeira, Cíntia Berlem (as três da Globo) e Aline Bordalo (ex-Bandeirantes, hoje com o canal "Botafogo Nela" no YouTube), e também vários cronistas, como Sérgio Xavier (SporTV), que citou o livro "Incidente em Antares", de Erico Verissimo, afirmando que o pessoal da Grenal FM não conseguiria emprego nem na rádio de uma sociedade tão reacionária como a gaúcha de meados do século passado ali retratada. Também gente do jornalismo geral repudiou o acontecimento, de nomes como Luciane Kohlmann (repórter e apresentadora do SBT RS) até Rodrigo Carvalho (correspondente da Globo na Inglaterra).

Também profissionais com passagem pela Rádio Grenal em tempos idos não gostaram nada dessa situação, citando como exemplos Thiago Suman (narrador da web colorada Rádio Inferno), Gutiéri Sanchez (repórter e comentarista da Rádio Guaíba) e Diogo Rossi. Este último, que neste ano deixou a emissora - da qual foi coordenador - e toca agora projetos pessoais, resumiu assim o que sentiu: "Sabe o que é pior? Em cinco minutos, você é capaz de fazer desmoronar o que muitos lutaram para construir em nove anos." A última manifestação que cito é da Renata de Medeiros, hoje editora do GloboEsporte no RJ e ex-repórter da Rádio Gaúcha, que lembrou que também foi na emissora futebolística da Pampa onde disseram que ela "se reproduziria em cativeiro" por levar colegas de Curitiba para jantar antes da final Internacional x Athletico Paranaense da Copa do Brasil de 2019. Meu Senhor amado...

Vamos cuidar o que surge de novidade nos próximos dias sobre este caso e a questão do boletim de ocorrência feito pela Thallya, possíveis consequências ou não. E que pelo amor de Cristo não haja mais manifestos assim, porque as mulheres não merecem isso e quem respeita as mulheres se sente mal. Não é questão de "politicamente correto" e nem de qualquer outra coisa que uns e alguns imaginem; é só questão de respeito necessário.

Outros destaques



"Ganhando o Jogo" mandou muito bem Melhor debate de futebol do rádio de Porto Alegre na hora do almoço - já há muito tempo, bastante tempo, por isso mesmo ouvinte ativo e cativo sou diariamente -, o programa apresentado pelo José Aldo Pinheiro na Guaíba teve uma edição muito interessante nesta terça, com falas muito boas e necessárias dos comentaristas Carlos Guimarães e Cristiano Oliveira. O primeiro fez um importante manifesto sobre uma "cultura da ignorância", de quem pouco conhece e em nada se aprofunda nos assuntos que aborda, acompanha e comenta, e o segundo falou sobre muito consumo de um trabalho de baixo nível ser explicado também por quem o consume ter um nível baixo de conhecimento, desdenhando de quem estuda e procura aprimorar o conhecimento, sem achismos. Foi depois das 12h15 isso tudo, recomendo demais assistirem. Pessoal mandou muito bem.

Ênio Lima ao dobrado no estado de SP Com dois mineiros jogando em território bandeirante, o narrador da Itatiaia - uma das pouquíssimas rádios brasileiras que mantém locutores in loco fora de casa nas Séries A e B em pelejas com televisionamento (cito como exemplo a minha própria Porto Alegre, onde atualmente as visitas da dupla Grenal só têm um repórter da Gaúcha nos estádios e mais ninguém) - esteve ontem em Campinas fazendo Ponte Preta x Cruzeiro e logo mais estará no Allianz Parque para Palmeiras x América. Isso resultará em algo curioso, portanto: o Ênio, da praça visitante, narrará presencialmente; já salvo alguma mudança de postura surpreendente de última hora - e não sei, sinceramente, se teremos isso até porque tem que cuidar também quais optarão pelo Palmeiras e quais vão de Grêmio x São Paulo -, nenhuma estação AM e/ou FM paulistana terá seu narrador no estádio alviverde.



"Domingo Esportivo Bandeirantes" com Alexandre Praetzel Será do comentarista a apresentação do programa das 9h às 15h na Rádio Bandeirantes no próximo fim-de-semana, cobrindo folga de fim de ano do Milton Neves - por isso mesmo sugiro, descontraidamente, que neste dia o programa seja chamado de "Domingão do Xandão" ou até de "Big Dogmingo", eh, eh (o "Big Dog" por ser o apelido dele dos tempos de Band RS ainda, remetendo ao "Apito Final" dos áureos tempos). Nesta semana, aliás, Praetzel também tem revivido seus tempos de repórter setorista - algo que não lembro de vê-lo e escutá-lo fazer desde o fim da primeira passagem na RB, lá em 2015, depois da qual passou a ser eminentemente comentarista - ao cobrir o São Paulo na folga natalina de Paulo do Valle.

Eduardo Castro (espero) vai narrar Juventus x Napoli, sim E por qual motivo cito o narrador do BandSports no Campeonato Italiano? É que recordarão que no dia 4 de outubro deveria acontecer essa partida, mas ela foi cancelada pois os napolitanos tiveram casos de Covid-19 no grupo de jogadores e as autoridades sanitárias locais não permitiram sua viagem até Turim - e mesmo não sendo da vontade do Napoli a não-viagem, foi dado W.O. e a Juve foi declarada vencedora por 3 x 0. Acontece que os napolitanos conseguiram em caráter definitivo uma reviravolta no Conselho de Garantias do Comitê Olímpico Italiano, pela qual a partida terá que ser remarcada e efetivamente acontecer. E como ela foi escolha do BandSports naquela 3ª rodada, espero que refaçam a escala original quando a transmitirem, sendo o Eduardo o narrador e não recordo agora quem comentando, se Bernardo Ramos ou outro colega.



Napoleão de Almeida recebeu alta médica O narrador do BandSports e da BandNews FM ficou 15 dias lutando contra o coronavírus, sendo três deles com tratamento na UTI do Hospital São Luiz Morumbi. Ontem ele falou sobre isso em vídeo de 10 minutos na internet, voz evidentemente ainda sem a força habitual por ainda estar melhorando aos poucos, mas graças a Deus ele está vivo, aqui conosco, e só vai melhorar mais e mais, se Deus quiser. Por isso digo, afirmo e reafirmo: protejam-se, cuidem-se uns aos outros! A pandemia ainda está longe de acabar, e não é porque estamos no verão e que vem as festas de fim de ano que há salvo conduto para coisas normais acontecerem pois não estamos em tempos normais e a doença não "tira folga de uma ou duas semanas".

Kalinka Schutel voltou ao "Band Notícias" Recuperada da Covid-19 após duas semanas, a recém-retornada apresentadora da Bandeirantes retomou nesta terça-feira o segmento esportivo do jornal das 10 da noite, dividindo tela com as apresentadoras Cynthia Martins e Patrícia Rocha (deslumbramento máximo ao triplo).



Quatro renovações de contrato na Bandeirantes Uma ele mesmo já havia anunciado, a do narrador Ivan Bruno até 2022, fechando 8 anos na firma. As demais sei pelo Gabriel Vaquer no UOL Esporte: Paloma Tocci até 2025, quando completará 20 anos na emissora, à qual chegou em 2003 ainda como estagiária e na qual fez sua primeira apresentação de programa há 15 anos fechados no último domingo (claro que 2003 para 2025 não dá 20 anos, mas a Paloma ficou na RedeTV! entre 2010 e 2012); Héverton Guimarães, contratado pela matriz de SP mesmo que atue na Bandeirantes Minas - na qual apresenta a versão mineira de "Os Donos da Bola" e de onde faz o debate SP + BH do "Jogo Aberto" - desde 2013, agora vinculado até 2022; e Ronaldo Giovaneli, que também renovou até 2022 e que assim completará 10 anos na emissora após começar na RedeTV!, ali sendo colega da Paloma.

Calma, Neto, a câmera não quebrou (risos) Foi o momento engraçado de ontem na versão paulistana de "Os Donos da Bola", quando resolveu jogar futmesa com Edílson e deu uma bicuda tão forte que chegou a recear ter quebrado uma câmera. Quando viu que tava tudo funcionando normalmente, agradeceu e seguiu em frente, haha...

Metade dos "Donos" na Band RS Mesmo com o Campeonato Brasileiro à toda e sendo Grêmio x São Paulo um jogão para perspectivar hoje e repercutir amanhã, a versão gaúcha de "Os Donos da Bola" tem apenas metade da duração de hoje até sexta-feira, indo das 12h30 às 13h. Na meia hora restante, semanais gravados exibidos pela TV Bandeirantes de Porto Alegre completarão este horário. Também por isso, escala com menos participantes, hoje apenas três: Gabriel Corrêa apresentando e Alex Bagé e Fabiano Baldasso (este de casa) comentando.

Afogando em números Do Notícias da TV: domingo, a Globo marcou 15,9 em SP com Vasco x Santos.

Copa do Brasil na Globo Um dia depois de completar 35 anos a final do Paulistão vencida pelos "Menudos" do Cilinho com sua narração na saudosa Rádio Gazeta, Luís Roberto narrará hoje Grêmio x São Paulo em rede - desta vez incluindo o Rio de Janeiro, nada de "Cinema Especial" igual foi semanas atrás quando teve Fortaleza x Corinthians pelo Brasileirão. Dois repórteres da RBS acionados, um para cada time: Fernando Becker e Leonardo Muller. O mesmo se dará na Globo Minas com o Palmeiras x América que Rogério Corrêa comandará para todo o estado (inclusive Juiz de Fora): dois repórteres da Globo SP, um para cada time, José Renato Ambrósio e Renato Cury. Além de Minas, também Mato Grosso do Sul e Mato Grosso terão o clássico tricolor apenas via SporTV 2 por receberem as finais estaduais, respectivamente Aquidauanense x Águia Negra na Morena e Nova Mutum x União na Centro América.



Parabéns, Joanna de Assis!!! Pensei que citaria ela apenas na coluna de amanhã, nas "Datas em 0 ou 5", mas também hoje a repórter da Globo/SporTV merece uma citação positiva. Lembrarão que no começo deste mês foi publicada pelo UOL Esporte uma matéria de Beatriz Cesarini sobre ela, que fez um longo, emocionado e emocionante sobre um aborto espontâneo que sofreu e como falar sobre o aborto ajuda a lidar com a dor. Pois hoje soubemos que ela está grávida, aêêêê!!! Joanna e o companheiro Henrique Barbosa, ex-nadador, serão pais de uma menina chamada Agatha. Por gostar demais da Jô desde que comecei a acompanhá-la lá ainda na webTV do Terra (tempos da "internet à válvula", rs), fiquei muito mal quando soube da história dela no começo deste mês e vibro agora com esta linda notícia que é um presente antecipado de aniversário e Natal tudo junto. Felicidades e tudo de ótimo!!!

Alex vai se despedir do "Resenha ESPN" O programa das 22h desta sexta-feira será o último com o ex-jogador, sendo Zico o convidado especial dele, de Fábio Luciano, de Djalminha e do apresentador André Plihal. A partir do ano que vem, o ídolo de Cruzeiro, Palmeiras, Coritiba e Fenerbahce se dedicará a ser treinador.

Afogando em números por assinatura De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: Santos x Grêmio, quarta-feira passada, deu ao Fox Sports a liderança na TV paga com 8,5 pontos de média no Painel Nacional de Televisão.

Fox Sports devendo esclarecimentos Do Flávio Ricco no "Canal 1": o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro ainda não conseguiu reuniões com a Disney para esclarecimentos sobre o esvaziamento do Fox Sports, tanto no tocante à enxurrada de demissões do seu lado quanto à extinção de diversos programas.

Duas datas em 0 ou 5 desta quarta A primeira: 5 anos o fim do "Corujão do Esporte", programa lançado pela Globo em 2010, primeiro de sexta para sábado e depois de quarta para quinta. Tande foi seu primeiro apresentador e depois Flávio Canto o substituiu. E a segunda: embora ele não seja cronista esportivo, ele surgiu como cronista esportivo. Falo do âncora jornalístico César Tralli, da Globo SP e da GloboNews, que chega hoje aos 50 anos. Seu primeiro trabalho foi no extinto jornal A Gazeta Esportiva e, em 27 anos de Plim-Plim e enquanto era repórter até virar apresentador em 2011, ele cobriu cinco Copas do Mundo (1994 até 2010) e três Olimpíadas (2004 até 2012, ano no qual fez o "SPTV" direto do Japão durante o Mundial de Clubes). E em 1997, ele era correspondente na Inglaterra e informou sobre o acidente que mataria a Princesa Diana nas transmissões de Fluminense x Santos e Sport x Vasco.

70 anos do adeus de Leônidas da Silva dos gramados Os 2 x 1 do São Paulo sobre o Nacional, no Pacaembu, marcaram a despedida do futebol do "Diamante Negro", cinco vezes campeão paulista - ele, que também foi campeão carioca por Flamengo, Vasco e Botafogo, uma vez por cada. Depois disso, começou exitosa carreira de comentarista por muitos anos na então Rádio Panamericana, a partir de 1966 chamada Jovem Pan.

Especial: 35 anos sem Jorge Curi



Um acidente automobilístico em Minas Gerais, em ida para festas de fim de ano em sua Caxambu, tirou dos ouvintes o "locutor padrão do rádio brasileiro". Então atuante na Super Tupi, à qual chegara naquele 1985, Curi marcou época com uma narração vibrante e voz forte, por mais de quatro décadas sendo brilhante especialmente na Nacional a partir de 1943 e depois na Globo, onde chega em 1972 devido ao sucesso do "Comando Radiofônico da Copa", com as duas e mais a Gaúcha juntas. Waldir Amaral e Curi dividiam os jogos da Seleção Brasileira, um tempo para cada. Foi um êxito absoluto. Aí, Waldir tirou Curi da concorrente e a Globo adotou este esquema, igualmente vencedor. Pena que a saída do Jorge no fim de 1984 foi tumultuada, já que maus diretores não foram corretos com ele. Rubro-negro de coração, narrou o último gol do Flamengo no 1 x 1 de 11 de dezembro com o Fluminense, golaço de Leandro.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quarta, 23/12/2020
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Fenerbahce x Basaksehir - DAZN (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Getafe x Celta - FOX PREMIUM
14:00 - Basquete, Euroliga: Zalgiris x Bayern de Munique - DAZN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Verona x Internazionale - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
14:30 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Stoke City x Tottenham - ESPN BRASIL
14:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Willem II x Ajax - ESPN
15:45 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Granada - FOX SPORTS
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Lazio - SPORTV
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Roma x Cagliari - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Everton x Manchester United - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol Americano, NCAA: Georgia Southern x Louisiana Tech (R+L Carriers New Orleans Bowl) - ESPN 2
17:30 - Basquete, NBB: Minas x SESI Franca - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Betis x Cádiz - ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Alavés x Eibar - FOX PREMIUM
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Guarani - SPORTV (MA assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Copa Paulista: Portuguesa x Marília (final, volta) - BANDSPORTS e MYCUJOO FPF TV
19:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Rio Branco de Vitória x Rio Branco de Venda Nova do Imigrante (final, ida) - TVE (ES)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Osasco x Pinheiros - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x Oeste - PREMIERE
20:30 - Basquete, NBB: Fortaleza x São Paulo - DAZN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, NCAA: Memphis x Florida Atlantic (Montgomery Bowl) - ESPN 2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Grêmio x São Paulo (semifinal, ida) - GLOBO (menos MG, MS e MT), SPORTV 2 e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Palmeiras x América Mineiro (semifinal, ida) - GLOBO MINAS (MG), SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: União x Nova Mutum (final, volta) - CENTRO AMÉRICA (MT)
21:30 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Aquidauanense x Águia Negra (final, volta) - MORENA (MS)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Boca Juniors x Racing - CONMEBOL TV
00:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Phoenix Suns - ESPN
*************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET*
*Obs.: a confirmar os jogos do Campeonato Francês que serão transmitidos pelo OneFootball.
14:30 - Basquete, NBB: Unifacisa x Pinheiros - YOUTUBE (canal a confirmar)
15:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Hibernian x Saint Mirren - WATCH ESPN
15:45 - Futebol, Copa do Nordeste 2021: Altos x Globo - LIVEFC
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: quatro partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Napoli x Torino - EI PLUS
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Sampdoria x Sassuolo - EI PLUS
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Udinese x Benevento - EI PLUS
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Spezia x Genoa - EI PLUS
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Bologna x Atalanta - EI PLUS
16:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Stuttgart x Freiburg - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Heerenveen - WATCH ESPN
17:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Paulo/Barueri x Curitiba - TV NSPORTS


Quinta, 24/12/2020
17:30 - Futebol Americano, NCAA: Hawai'i x Houston (New Mexico Bowl) - ESPN 2

Sexta, 25/12/2020
14:00 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Miami Heat - ESPN
16:30 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Milwaukee Bucks - ESPN
18:30 - Futebol Americano, NFL: Minnesota Vikings x New Orleans Saints - ESPN 2
19:00 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Boston Celtics - ESPN
22:00 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Los Angeles Lakers - ESPN
00:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Denver Nuggets - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
16:30 - Futebol Americano, NCAA: Marshall x Buffalo - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.