Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda e terça, 2 e 3 de novembro de 2020
A primeira vez a gente não esquece, Isabelly Morais

Obs.: edição especial de feriado, publicada originalmente na segunda-feira (dia 2) e com adicionais feitos na terça-feira (dia 3).



Foi um domingo especial na TV Bandeirantes. Não é que mulheres transmitindo futebol fossem novidade, inclusive na narração. Mas uma equipe de microfone na TV aberta apenas, tão somente, única e exclusivamente com mulheres, aí sim, foi novidade - e uma agradabilíssima novidade. Formando quarteto com a repórter Yara Fantoni e as comentaristas Alline Calandrini e Milene Domingues, Isabelly mandou muito bem em sua estreia, da qual consegui ver com efetiva atenção 12 minutos de compacto pois no "ao vivo" mesmo estava difícil pelo acompanhamento de três ou quatro acontecimentos simultâneos lá no Twitter. A mim não surpreendeu a Isabelly responder bem à expectativa em São Paulo 0 x 2 Santos devido ao que dela já acompanho desde a Rádio Inconfidência em 2017, foi bem o que achei que seria. Domingo que vem, em jogo a definir, tem mais. E que já entre também nos jogos masculinos. Merece.

Outros destaques

Memórias de Tom Veiga, o Louro José Também há relação com a televisão esportiva nesta surpreendente e muito triste perda para o veículo num todo, até porque soubemos dela nos instantes finais do Brasileirão na Globo, informada que foi pelo Luís Roberto aos 42 minutos do 2º tempo de Flamengo x São Paulo. A consternação nas redes sociais foi instantânea e, de muitas lembranças do povo, uma divertidíssima do papagaio foi brincando com Cléber Machado num "Mais Você" de 2006, já que o narrador tinha que fazer um jogo da Holanda na Copa do Mundo e um dos jogadores era Phillip Cocu. Claro, o sobrenome gerou trocadilhos que levaram Ana Maria Braga às gargalhadas.

Record teve futebol no dia de sua estreia O boneco estreou no "Note e Anote" em 6 de março de 1997. Naquela quinta-feira do surgimento do Louro José, duas partidas foram transmitidas à noite, uma delas ao vivo: Rio Branco 1 x 0 Corinthians (time do coração de Tom Veiga), pelo Campeonato Paulista, sem exclusividade às 21h pois também deu na Bandeirantes. A outra passou às 23h em gravação: Barcelona 3 x 1 AIK Solna, pela Recopa Europeia, que teve VT inicialmente no SporTV às 20h. Naquele dia, quem também teve futebol na TV aberta foi o SBT, com Paraná 1 x 1 Internacional pela Copa do Brasil, também exibido pela ESPN Brasil. A Globo, a título de curiosidade, naquela mesma noite tinha a novela "A Indomada", a série "Plantão Médico" e um filme no "Intercine".



Alô, Sampa City! Fernanda Arantes está chegando (obs.: tópico novo) A repórter anunciou no Instagram que deixou a EPTV (Globo São Carlos) depois de 2 anos e 2 meses. Neste período, apresentou espaços esportivos nos jornais locais, cobriu os times das cidades da área de abrangência nas transmissões do SporTV e do Premiere - entre eles a Ferroviária de Araraquara - e até mandou ver como narradora, tanto na final feminina da Taça das Favelas de Campinas no ano passado pelo portal GloboEsporte quanto num amistoso da Seleção Feminina pelas afiliadas da Rádio CBN pertencentes à EPTV no interior paulista, em todos os trabalhos que vi de campo e cabine mandando bem demais. Eu tinha certeza, já quando passei a acompanhá-la, que mereceria uma oportunidade na capital paulista. Agora ele chegou, faltando somente saber qual é. E que não demore muito para começar, quero voltar a prestigiá-la.

O desabafo da Kalinka Schutel A apresentadora do "Auto Esporte" na Globo (e ex-repórter esportiva da Bandeirantes) mandou ver no Instagram contra um seguidor que fica mandando mensagens de assédio e importunação nos posts dela, como se a internet fosse uma terra sem lei. Disse a Kalinka que tal atitude atrapalha o lado pessoal e profissional do tal seguidor e que ele deveria repensar o que quer de verdade e conversar com um advogado. A jornalista lamentou que muitos se comportem assim nas redes sociais e que quem tenha tal conduta não precisa mais segui-la.

Pode isso, Arnaldo Cezar Coelho? Uma marca do ex-analista de arbitragem da Globo foi igualada no Santos x Bahia deste domingo: além dele, agora também Heber Roberto Lopes é o árbitro mais atuante na história do Campeonato Brasileiro, ambos tendo 350 partidas. Ficamos agora pelo jogo que deixará o dono da TV Rio Sul em 2º lugar.

"Não, vai você!" "Mas espera, não era eu agora?" (obs.: tópico novo) Uma linha cruzada no "Bem, Amigos!" desta segunda, no SporTV, durante entrevista com o técnico do São Paulo, Fernando Diniz. Cléber Machado chamou Galvão Bueno para perguntar, mas o titular de esportes deu sua vez para Júnior. Depois seria Casagrande a perguntar, mas deu uma discordância pois o narrador pensou que seria sua vez e ficou meio tensa a coisa. Aí quem perguntou foi Caio Ribeiro e, depois, Galvão pediu a palavra e se desculpou com o Casão, afirmando que queria brincar com ele e de forma alguma cortar sua vez de perguntar, até porque são parceiros antigos e daqui a pouco escreveriam na internet que eles estariam discutindo. O comentarista concordou com ele, tudo ficou de boa e assim seguiu.

O último Masters 1000 do SporTV É o de Paris, iniciado nesta segunda-feira com jogos contínuos no canal 3, diariamente, a partir das 7 da manhã. Conforme notícia do Alexandre Cossenza no UOL Esporte em 25 de agosto, o pacote Masters 1000 passará a ser exclusivo da ESPN a partir de 2021, incluindo também o ATP Finals no final de cada ano. Isto fará com que o canal da Globosat (este PB não diz "Canais Globo" nem se um dia me convidarem para assistir um Federer x Nadal ao lado do Eusébio Resende na cabine) fique apenas com o Aberto do Rio de Janeiro e com os Grand Slam de Estados Unidos, Wimbledon e Roland Garros - somente o da Austrália não será seu.

Os endinheirados gostam do SporTV Do Mauricio Stycer no "Splash" do UOL: dos exclusivamente esportivos, ele é o único a constar entre os 20 canais por assinatura mais assistidos pelos das classes A e B, aqueles que nunca ficarão com dispensa vazia no fim do mês e que nunca terão conta de energia elétrica e aluguel da casa atrasados até por não morarem de aluguel, entre outras benesses. Sua posição é a 9ª, com 0,14 ponto de média no Painel Nacional de Televisão neste ano de 2020. Exibidora do Brasileirão e da Liga dos Campeões, a TNT é a 12ª com 0,12.

Teve atraso sábado no SporTV Foi na Liga Futsal, programada para 13h15, mas cuja partida entre Magnus e Corinthians começou apenas às 14h40 pois o Timão ficou preso no trânsito rumo a Sorocaba devido a um acidente na Rodovia Castello Branco. Tiveram que passar alguns "Baú do Esporte" tapa-buraco no horário original.



Promessa é dívida, Benjamin Back E quando ele faz uma, nunca duvide do seu cumprimento. Sexta-feira, o apresentador do "Fox Sports Rádio" disse que, caso o São Paulo ganhasse do Flamengo, apresentaria o programa desta segunda-feira vestido igual ao Quico da série "Chaves". O Tricolor fez 4 x 1. E Benja surgiu na tela fardado igual ao filho da Dona Florinda, só não com as bochechas de buldogue velho iguaizinhas pois aí só mesmo Carlos Villagrán, rs.

OneFootball com cara de Fox Sports É que foram Silva Júnior e Paulo Lima os primeiros relatores brasileiros do portal na primeira transmissão em português do Campeonato Francês, no Nantes x Paris Saint Germain de sábado.

Descola esse arquivo aí, ESPN Brasil! Foi apenas e tão somente ela que mostrou a última derrota do Flamengo no Maracanã por 3 ou mais gols de diferença sofrendo 4 gols em uma partida de Campeonato Brasileiro antes dessa para o São Paulo neste domingo. Também foi um 4 x 1 contra um tricolor, no caso de 13 de outubro de 1996 (último ano antes do surgimento do PPV) o Paraná, que teve um gol do hoje comentarista Ricardinho. A ESPN Brasil passou o jogo somente em VT às 18h, uma hora depois de iniciado. Naquele domingo, o SporTV mostrou ao vivo Atlético Mineiro 2 x 1 São Paulo às 16h e Globo e Bandeirantes apresentaram Corinthians 3 x 1 Fluminense às 19h.

Não tem nada de tom de saída, não Uma postagem do Paulo Andrade no Twitter despertou dúvida em alguns seguidores, vários me questionando sobre isso. O narrador lembrou que completou 17 anos neste domingo sua primeira transmissão pela ESPN e se disse grato por todas as oportunidades vindas a partir dali, agradecendo a todos que acompanharam suas jornadas e mandaram carinho, mensagens, trocas de ideias e críticas construtivas, finalizando com um "vamos aguardar o futuro". Mas não tem nada de tom de saída, não, os fãs do Paulo podem ficar tranquilos. Ele continua firme e forte normalmente narrando e apresentando nos canais Disney, foi o que soube.

Palmeiras na bronca com Jorge Nicola O comentarista da ESPN Brasil publicou no Yahoo! que haveria um racha entre jogadores veteranos e novos no clube, o que mereceu uma resposta institucional do Verdão, que acusou ele de querer tumultuar o ambiente do time agora treinado por Abel Ferreira. Nicola garantiu que tudo que disse é verdade e prometeu até publicar no YouTube um vídeo com detalhes a mais que havia omitido inicialmente.

Futebol de Santa Catarina com sotaque gaúcho A webTV da Federação Catarinense começou a transmitir jogos da Série B, que começou neste fim-de-semana, sendo 47 mostrados ao vivo. Quem está respondendo por quase todas as jornadas é o portal O Bairrista, daqui de Porto Alegre. Das quatro partidas do primeiro fim-de-semana, Próspera x Fluminense e Caçador x Camboriú foram feitas pelo narrador Ramiro Ruschel e pelo comentarista Júnior Maicá, que também fez dupla com Luiz Felipe Macedo em Hercílio Luz x Barra. Os jogos são mostrados de graça, bastando um rápido cadastro no site da FCF TV para visualizá-los. E caso algum leitor de SC reclame, esclareço desde já que só não incluí os jogos na agenda de transmissões do fim-de-semana pois não fazia a menor ideia disso, apenas e tão somente isso. Ninguém me avisou e nem eu tinha visto em lugar algum previamente. Mas não falharei mais.



Se não vai ajudar, CBF TV, então não complique! Foi assim neste domingo em Goianésia x Goiânia, pela Série D do Brasileirão. Quem chegasse no vídeo deste jogo e não tivesse uma informação mínima a respeito dos times ficaria sem saber qual era um e qual era o outro, já que o letreiro com a sigla de três letras colocou ambos como "GOI". Ficou "GOI" x "GOI", haha... Custava alguma diferenciação? Tipo, sei lá, "GNI" pro Goiânia e "GNS" pro Goianésia?

Acontece nas melhores famílias, Marcelo do Ó O narrador de múltiplos veículos (depois falam das mil e uma atividades do Mauro Beting, eh, eh) transmitiu no sábado Minas x São José, pela Liga Futsal, para o site TV NSports. Ele mesmo compartilhou no YouTube duas gafes agora engraçadas de ver, mas que se fossem comigo naquele momento me deixariam mal demais a ponto de sentir dor de agonia no peito e uma aflição desgraçada na cabeça - e estou falando muitissíssimo sério, sem zoeira, pois é bem assim que me sinto quando cometo erros informativos no Twitter por mais que corrija eles logo a seguir, por exemplo (mas no futuro tratarei isso, farei isso sim): um gol que não aconteceu ele narrou como se tivesse acontecido, enquanto depois saiu um pra valer em lance onde achou que a bola tivesse ido para fora. O comentarista Alexandre Oliveira não perdeu a chance e zoou da forma devida em cima do ato, rs.

Ico na BandNews FM sem ser sobre Fórmula 1 (obs.: tópico novo) Participação diferente e nada positiva nesta segunda-feira do comentarista das corridas, acionado pois mora em Viena e nela aconteceu um triste caso de ataques a tiros que deixaram dois mortos e geraram tensão máxima. Informação direta do local.

Uma em rede total, outra não em rede total (obs.: tópico novo) Posturas diferentes das rádios CBN e BandNews FM no Palmeiras x Atlético Mineiro desta segunda-feira. A emissora da Globo transmitiu o jogo para todas as emissoras no lugar do "Jornal da CBN - 2ª Edição", inclusive para o Rio de Janeiro, interessado diretamente por causa do Flamengo na briga pela liderança com Galo e Internacional. Já a estação da Bandeirantes não teve sua jornada reproduzida em praças que preferiram seguir com jornalismo local no horário habitual das 17h e também depois das 18h na ausência do habitual "O É da Coisa", de Reinaldo Azevedo: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Dimara Oliveira completando 3 meses de Sempre Editora (obs.: tópico novo) Flávio Ricco registrou no "Canal 1" desta terça a mudança profissional dela, que deixou a Band Minas após 21 anos divididos em duas passagens, na mais recente sendo apresentadora da BandNews FM de Belo Horizonte, fora o tempão como repórter da TV Bandeirantes. Ela anunciou sua saída da Bandeirantes em 31 de julho e foi anunciada em 3 de agosto como reforço da Sempre, especialmente para a Super Notícia FM, na qual apresenta programas e jornadas esportivas.

Não foi uma estreia positiva na 94 FM De volta ao rádio carioca agora como narrador na Roquette Pinto, Gustavo Henrique (ex-repórter de Globo/CBN e Tupi) arrancou na nova função no Flamengo x São Paulo deste domingo. Melhor sorte na próxima vez, que não sei se será já na quarta-feira, contra o Athletico, pela Copa do Brasil, ou apenas no outro fim-de-semana de novo pelo Brasileirão, certamente as próximas escalas ele informará nos próximos dias.



Agora são dois radialistas de microfone em Porto Alegre (obs.: tópico novo) Durante a primeira metade do Brasileirão, as partidas do Internacional no Beira-Rio e do Grêmio na Arena tinham apenas um cronista de microfone liberado por cada rádio, além evidentemente de um operador técnico. A Bandeirantes optava por enviar um narrador, enquanto Gaúcha, Grenal e Guaíba preferiam um repórter in loco. A exceção até agora tinha sido aquele Internacional x Athletico que não teve TV aqui no RS por ser exclusivo da TNT, nesse aí permitiram equipes completas. A partir do Grêmio x Bragantino desta segunda, a coisa mudou e isso permitiu não só a Marcos Couto (RB) estar na Arena, mas também a Gustavo Manhago (Gaúcha) e Rafael Pfeiffer (Guaíba). Acho que o Ângelo Afonso (Grenal) narrou do estúdio pois seu relato estava alinhado à imagem do SporTV e não adiantado em 4 segundos igual aos demais.

Lado ruim na Rádio Gaúcha de jogo antes das 21h30 (obs.: tópico novo) Calma que eu explico: quando a bola rola durante a semana antes deste horário, optam por manter a programação normal, com o "Hoje nos Esportes" das 17h30 às 18h50 e o jornalístico "GZH 19 Horas" das 19h às 20h. O programa "Pré-Jornada" só vai ao ar se for às 20h, sendo raríssimas as vezes em que vai ao ar às 19h por este horário ser exclusivo da internet. E nesta atração tem um quadro que sempre aguardo ansiosamente, que é o "Gol do Pré", onde reproduzem um gol antigo do Grêmio ou do Internacional contra o time que enfrentará a seguir. E nesta segunda isto não aconteceu pois Grêmio x Red Bull Bragantino começou às 20h e, mesmo sem "Voz do Brasil" por ser feriado, abriram a jornada diretamente às 19h. Assim, não ouvi um gol de algum jogo entre eles na década de 1990, o que lastimei. Chance perdida de curtir mais uma relíquia.

Domingo sem times locais na Série A às 16h Assim se comportaram as rádios AM e/ou FM destas praças: em Porto Alegre, todas transmitiram Flamengo x São Paulo, apenas a Bandeirantes retransmitindo o SAT, enquanto a Gaúcha teve Gustavo Manhago, a Guaíba foi de Luís Magno e a Grenal contou com não sei se exatamente desta vez uma novidade - ao menos para mim foi a primeira vez sabendo dele nesta função -, que foi o repórter Eduardo Ostermayer como narrador; em Belo Horizonte, a Itatiaia fez o jogo com Antônio Carlos; em Salvador, só a Metrópole optou por transmiti-lo antes de Santos x Bahia; em Goiânia, a Bandeirantes optou pelo já citado Goianésia x Goiânia na Série D e a Sagres foi de Bragantino x Vila Nova pelos aspirantes; e em Fortaleza, mais Série D foi a opção no horário, com Ferroviário x Treze documentado por Assunção, CBN, Clube, Expresso e Verdes Mares.

Um belíssimo "Arquivo Guaíba" sobre Milton Ferretti Jung Foi o veiculado neste fim-de-semana pela Rádio Guaíba, que destacou os 85 anos de nascimento do lendário ex-narrador esportivo e locutor noticiarista, que foram fechados na última semana. O melhor deste programa apresentado pelo Luís Magno foi que, tirando o milésimo gol do Pelé e dois dos gols da maior goleada da história do Beira-Rio (Internacional 14 x 0 Ferro Carril em 1976), nada do que foi ao ar estava disponível em lugar nenhum na internet, tudo sendo puxado dos arquivos. Teve entrevista dada ao programa "Guaíba Revista" em 1985, teve crônica sobre os 40 anos guaibeiros completados em 1997, teve narração da Fórmula Ford em 1971, ele repórter cobrindo a chegada ao Brasil de Ieda Maria Vargas após vencer o Miss Universo, o famoso áudio do "6 horas e 50 centavos" ao término de um "Correspondente"... Foi excelente mesmo!

Daniel Oliveira narrando a dupla Grenal pela internet (obs.: tópico novo) Se não aconteceu ainda a volta ao dial AM e/ou FM do ex-rádios Bandeirantes e Guaíba (burramente, diga-se, porque não acho correto, não acho justo, correto e devido o melhor narrador da sua geração estar fora dos prefixos convencionais), ele aposta na web, onde o "Raio-X" no seu canal do YouTube já se tornou obrigatório às segundas-feiras. Depois de dois trabalhos especiais pela fanpage Porto Alegre 24 Horas no Facebook, nesta semana ele passará a relatar os jogos pelo seu espaço próprio. Tanto Internacional x Atlético Goianiense na terça quanto Juventude x Grêmio na quinta contarão com comentários de Diogo Rímoli (ex-rádios Bandeirantes e Pampa, hoje residente e atuante na Itália) e reportagem de Marcelo Salzano (ex-rádios Bandeirantes e Guaíba), este último presente nos trabalhos que o "Bambambam" fez no POA 24.



Mais uma mudança no rádio de Goiânia Não sei como é que o Auvaro Maia não tem crises de dor de cabeça com esse vai-e-vem alucinado nas esportivas do "paraíso verde plano do Brasil", tem horas que fico achando que todo mundo já trabalhou em todas as emissoras mais de duas vezes em cada uma. A última alteração envolve o repórter Edson Júnior, que trocou a BandNews FM pela Bandeirantes, na qual apresentará as jornadas esportivas e o debate do "Bandeirantes Esporte Clube" das 18h às 20h a partir do dia 16, até o dia anterior substituindo o candidato a vereador Nilton César à frente do "Apito Esportivo" na TV Capital. Edson Júnior apresentava o programa "A Grande Jogada BandNews" das 14h às 15h, a partir desta segunda comandado pelo pai Edson Rodrigues. Ainda na BandNews FM de Goiânia, a versão local do "BandNews na Área" passa a ser não mais das 22h às 23h e sim das 21h30 às 23h.

Novidade no rádio de Belém A Liberal AM estreou na semana passada o programa "Último Lance", veiculado todas as segundas-feiras das 18h às 19h, com apresentação de Felipe Saraiva. A atração discute o fim-de-semana do futebol paraense com comentaristas convidados e personalidades que concedem entrevistas.

Chegou o portal que o Nordeste queria, precisava e merecia (obs.: tópico novo) Terça-feira de estreia do site NE45, uma ampliação do Podcast 45 Minutos, um projeto surgido em Pernambuco e que alcançou repercussão muito legal. A nova atração da web destacará notícias, comentários e memórias sobre os clubes dos 9 estados da região, tendo textos, vídeos e áudios com uma turma muito bacana, que inclui gente como Cascio Cardoso, Cássio Zirpoli, Celso Ishigami, Fred Figueroa, Juliana Lisboa, Kauê Diniz, João de Andrade Neto, João P. Pereira, Lucas Liausu, Rodolpho Moreira, Thiago Minhoca e Vitor Villar, entre outros. Como fã do futebol nordestino - que um dia espero assistir presencialmente quando conhecer a região -, saúdo e louvo esta iniciativa. Longa vida, NE45!

Da série "não sei tudo de tudo sobre todos o tempo todo" Na coluna deste domingo, quando recordei a Copa do Brasil de 1990 e quão diferente foi a cobertura dela na televisão em comparação à inicial de 1989, falei que só tinha rolado transmissão num Grêmio 1 x 1 São Paulo das oitavas pela Bandeirantes e nos dois Goiás x Flamengo da final com exclusividade pela TVE - e foi o gol do título no 1 x 0 da ida completar 30 anos que despertou a pauta em questão. Mas errei pois teve algo a mais que eu não sabia, que já adicionei no texto e pelo que agradeço ao leitor de longa data Fabiano Dias, que é o fato de que a extinta RCE TV (então afiliada da Bandeirantes) transmitiu a semifinal Goiás 1 x 0 Criciúma + 3 x 1 para Santa Catarina. Peço perdão mais uma vez aos leitores catarinenses, já é a segunda falha com eles que cometi num só fim-de-semana, não me queiram mal. E avisem sempre em horas assim.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 02/11/2020
07:00 - Tênis, Masters de Paris: várias partidas - SPORTV 3
08:35 - Futebol, Campeonato Chinês: Guangzhou Evergrande x Beijing Guoan (semifinal, volta) - ESPN BRASIL
09:00 - Futebol Sete, Campeonato Brasileiro: duas semifinais - BANDSPORTS
14:00 - Futebol Sete, Campeonato Brasileiro: final - BANDSPORTS
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Fulham x West Bromwich - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Ferroviária x Mirassol - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Grêmio x Fortaleza - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Athletico Paranaense x Vasco - SPORTV
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Sport x UDA - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hoffenheim x Union Berlim - ONEFOOTBALL (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Verona x Benevento - EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Atlético Mineiro - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Leeds United x Leicester - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Villarreal x Valladolid - FOX PREMIUM
17:00 - Futebol, NCAA Feminina: Auburn x LSU - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Basquete, NCAA Feminina: Manhattan x Monmouth - WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Figueirense - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
18:00 - Futebol, Campeonato Português: Boavista x Benfica - FOX SPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Corinthians x Grêmio - TWITTER BRFEMININO (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Red Bull Bragantino - SPORTV (RS assiste no Premiere)
22:15 - Futebol Americano, NFL: Tampa Bay Buccaneers x New York Giants - ESPN

Terça, 03/11/2020*
*Obs.: além dos dois exclusivos dele, o EI Plus mostra todos os outros johos da Liga dos Campeões.
07:00 - Tênis, Masters de Paris: várias partidas - SPORTV 3
11:35 - Ciclismo, Volta da Espanha: 13ª etapa - ESPN 2
14:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Lokomotiv Moscou x Atlético de Madrid - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
14:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Shakhtar Donetsk x Borussia Monchengladbach - SPACE
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Corinthians x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Flamengo x São Paulo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Santos x Fluminense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Grêmio x Vasco - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Bahia x Botafogo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Cruzeiro x Vitória - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Sport x América Mineiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Internacional x Athletico Paranaense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Ceará x Goiás - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Cruzeiro do Rio Grande do Norte x Auto Esporte - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: América x Araçatuba - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Tanabi x Bandeirante - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Inter de Bebedouro x Francana - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Mauaense x Ska Brasil - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: São José x Nacional - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
15:00 - Futsal, Liga Futsal: jogo a confirmar - TV BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Operário de Várzea Grande x Chapadão - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Blackburn x Middlesbrough - ESPN
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Real Madrid x Internazionale - TNT
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Manchester City x Olympiacos - SPACE
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Atalanta x Liverpool - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Red Bull Salzburg x Bayern de Munique - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Porto x Olympique - EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Midtjylland x Ajax - EI PLUS (Internet)
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Cuiabá x Botafogo - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Montes Claros América x Renata - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Sampaio Corrêa - PREMIERE
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Bolívar x Audax Italiano - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Liverpool do Uruguai x Sport Huancayo - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Internacional x Atlético Goianiense - SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Tolima x Unión La Calera - CONMEBOL TV
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Uberlândia x Taubaté - SPORTV 2

Quarta, 04/11/2020
07:00 - Tênis, Masters de Paris: várias partidas - SPORTV 3
08:00 - Velocidade, Mundial de Motocross: 1ª corrida da Itália - BANDSPORTS
11:00 - Velocidade, Mundial de Motocross: 2ª corrida da Itália - BANDSPORTS
11:35 - Ciclismo, Volta da Espanha: 14ª etapa - ESPN 2
12:00 - Tênis, Circuito BRB Profissional: quartas-de-final - BANDSPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Genoa x Torino - EI PLUS (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Taboão da Serra x Red Bull Bragantino - MYCUJOO PAULISTÃO FEMININO 2020 (Internet)
14:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Basaksehir x Manchester United - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
14:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Zenit x Lazio - SPACE
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Flamengo x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Botafogo x Santos - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Atlético Mineiro x Vitória - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Chapecoense x Cruzeiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Goiás x América Mineiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa Paulista: Guarani x Portuguesa - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa Paulista: Portuguesa Santista x Ponte Preta - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa Paulista: Juventus x São Bernardo - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa Paulista: Nacional x Água Santa - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa Paulista: Audax x Inter de Limeira - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa Paulista: Primavera x XV de Piracicaba - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa Paulista: Rio Preto x Novorizontino - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Manthiqueira x Atlético Mogi - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Vocem x Grêmio Prudente - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: São-Carlense x Matonense - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Itararé x Elosport - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: União Barbarense x Independente - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Guarulhos x Brasilis - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Amparo x Itapirense - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: União Mogi x Suzano - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Jabaquara x Barcelona Esportivo - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Realidade Jovem x Ferroviária - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
15:00 - Futsal, LNF: Campo Mourão x Magnus - TV BRASIL e TV NSPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Osvaldo Cruz x Tupã - MYCUJOO FPF TV (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Derby County x Queens Park Rangers - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Copa Paulista: Comercial x Ferroviária - MYCUJOO FPF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Copa Paulista: Velo Clube x Atibaia - MYCUJOO FPF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Barcelona x Dinamo de Kiev - TNT
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Chelsea x Rennes - SPACE
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: RB Leipzig x Paris Saint Germain - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Ferencvaros x Juventus - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Brugge x Borussia Dortmund - EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Sevilla x Krasnodar - EI PLUS (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Goiânia x Operário de Várzea Grande - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: São Paulo x Palmeiras - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
18:00 - Futsal, LNF: Foz Cataratas x Corinthians - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Ceará x Santos - SPORTV e PREMIERE
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: São Paulo x Lanús - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Defensa y Justicia x Sportivo Luqueño - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Huachipato x Fénix - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: River Plate do Uruguai x Atlético Nacional - CONMEBOL TV
20:00 - Futsal, LNF: Minas x Cascavel - TV NSPORTS (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Arkansas x Missouri - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol Americano, NCAA: Western Michigan x Akron - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Atlético Mineiro x Chapecoense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
21:00 - Futebol Americano, NCAA: Ohio x Central Michigan - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, NCAA: Buffalo x Northern Illinois - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Flamengo x Athletico Paranaense - GLOBO (menos SP e MG), SPORTV 2 e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: América Mineiro x Corinthians - GLOBO (SP e MG), SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Caracas x Vasco - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Peñarol x Vélez Sarsfield - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Deportivo Cali x Millonarios - CONMEBOL TV
22:00 - Boxe, Meio-Médio: Eimantas Stanionis x Justin DeLoach - ESPN
22:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Mississippi State x Texas A&M - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Futebol Americano, NCAA: Bowling Green x Toledo - WATCH ESPN (Internet)

Quinta, 05/11/2020
07:00 - Tênis, Masters de Paris: várias partidas - SPORTV 3
11:35 - Ciclismo, Volta da Espanha: 15ª etapa - ESPN 2
12:00 - Tênis, Circuito BRB Profissional: duas semifinais - BANDSPORTS
14:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Taubaté x Santos - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
14:55 - Futebol, Liga Europa: Roma x Cluj - ESPN
14:55 - Futebol, Liga Europa: Rijeka x Napoli - FOX SPORTS 2
14:55 - Futebol, Liga Europa: Benfica x Rangers - FOX SPORTS
14:55 - Futebol, Liga Europa: Ludogorets x Tottenham - ESPN BRASIL
14:55 - Futebol, Liga Europa: Real Sociedad x AZ Alkmaar - ESPN 2
14:55 - Futebol, Liga Europa: Hapoel Be'er Sheva x Bayer Leverkusen - WATCH ESPN (Internet)
14:55 - Futebol, Liga Europa: Slavia Praga x Nice - WATCH ESPN (Internet)
14:55 - Futebol, Liga Europa: PAOK x PSV Eindhoven - WATCH ESPN (Internet)
14:55 - Futebol, Liga Europa: Rapid Viena x Dundalk - WATCH ESPN (Internet)
14:55 - Futebol, Liga Europa: Lech Poznan x Standard Liege - WATCH ESPN (Internet)
14:55 - Futebol, Liga Europa: Omonia x Granada - WATCH ESPN (Internet)
14:55 - Futebol, Liga Europa: Sivasspor x Qarabag - WATCH ESPN (Internet)
14:55 - Futebol, Liga Europa: Ludogorets x Tottenham - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Fortaleza x Santos - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Fluminense x Paysandu - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Corinthians x Ceará - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Juventude x Grêmio - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Coritiba x Paraná - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Santa Cruz x Avaí - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Vila Nova x CRB - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Red Bull Bragantino x Sampaio Corrêa - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Bahia x Vasco - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: São Paulo x Sport - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Ceará x Athletico Paranaense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Juventus x Corinthians - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Sabadell x Almeria - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Internacional x Grêmio - SPORTV
17:00 - Futebol, Copa Paulista: Marília x Botafogo - MYCUJOO FPF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Liga Europa: Milan x Lille - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Liga Europa: Arsenal x Molde - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Liga Europa: Leicester x Braga - ESPN
17:00 - Futebol, Liga Europa: Feyenoord x CSKA Moscou - FOX SPORTS 2
17:00 - Futebol, Liga Europa: Villarreal x Maccabi Tel Aviv - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Liga Europa: Dinamo Zagreb x Wolfsberg - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Liga Europa: Hoffenheim x Slovan Liberec - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Liga Europa: Royal Antwerp x LASK Linz - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Liga Europa: Estrela Vermelha x Gent - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Liga Europa: Zorya x AEK Atenas - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Liga Europa: Celtic x Sparta Praga - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Liga Europa: Young Boys x CSKA Sofia - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futsal, LNF: Assoeva x Joinville - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Palmeiras x Red Bull Bragantino - SPORTV e PREMIERE
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Emelec x Unión Santa Fe - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Estudiantes de Mérida x Coquimbo Unido - CONMEBOL TV
20:00 - Futsal, LNF: Praia Clube x Umuarama - TV NSPORTS (Internet)
21:00 - MMA, Bellator 251: Melvin Manhoef x Corey Anderson - ESPN 2
21:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Arkansas x Missouri - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Juventude x Grêmio - SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Bahia x Melgar - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Atlético Tucumán x Independiente - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Universidad Católica x Sol de América - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Junior x Plaza Colonia - CONMEBOL TV
21:30 - Futsal, LNF: São José x Tubarão - TV NSPORTS (Internet)
21:30 - Futebol Americano, NCAA: SMU x Temple - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Mississippi State x Texas A&M - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Baylor x Texas - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Booker T. Washington x Bixby - WATCH ESPN (Internet)
22:20 - Futebol Americano, NFL: Green Bay Packers x San Francisco 49ers - ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.