Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Domingo, 25 de outubro de 2020
O dia em que não perguntei para Pelé


(foto de Richard Souza, então repórter do portal GloboEsporte e hoje na TV Globo)

18 de agosto de 2010: o dia em que cometi uma das maiores burradas dos meus 39 anos, essa aí creio que imbatível, insuperável, inigualável. Representando este PAPO DE BOLA - O SITE, consegui ir à coletiva especial da Conmebol no dia da decisão da Libertadores, que o Internacional venceria por 3 x 2 diante do Chivas. E a presença especialíssima era "apenas" do maior futebolista de todos os tempos. Porém, dos meus milhões de defeitos, um dos piores é que não sei entrevistar. Não sei formular perguntas para as pessoas, não consigo engatar bem uma conversa. "Ah, mas você não fez há uns 15 anos a '20 Perguntas' no site?", perguntará o leitor mais longevo. Sim, mas era em fato um questionário que eu mandava por e-mail e era respondido. No viva-voz, no corpo presente, é outra história.

Aquela não era minha primeira coletiva de imprensa, mesmo que eu não faça parte da imprensa por não ser jornalista e sim um mero pitaqueiro enganador e palpiteiro furado que tá enganando há mais de 17 anos nestas plagas cibernéticas. Em 2008, eu estivera numa feita no dia seguinte ao título colorado na Copa Sul-Americana, mas ali era diferente pois era basicamente um evento do patrocinador para dar um carro de presente para o melhor jogador do 1 x 1 com o Estudiantes, o atacante Nilmar. E desta vez era diferente: era uma coletiva de imprensa pra valer, com jornalistas dos principais veículos do país presentes. E fiquei matutando o que perguntaria, pois queria fazer algo que saísse do lugar comum, que conseguisse render uma boa resposta. E aí cometi aquele que foi meu maior erro.

Pombas, diabos, cacete, era Pelé que estava ali! Edson Arantes do Nascimento! O atleta do século 20! O rei do futebol! Eu tinha era que ter perguntado qualquer coisa para ele referente à decisão, por mais estapafúrdia que fosse, mas eu deveria ter me comunicado com ele, oportunidade única! E eis que, nisso de querer sair do lugar comum e conseguir uma declaração que pudesse repercutir em outros lugares, inventei de perguntar para o presidente da Conmebol, Nicolás Leoz (do qual inacreditavelmente tô tendo saudade por causa de mil e uma aprontadas de Alejandro Domínguez e capangas associados, mas isso é história para outro dia), sobre a participação sempre controversa dos clubes do México na Libertadores, motivada especialmente pela questão midiática da televisão.

No fim das contas, a resposta dele - que confesso que nem compreendi direito na hora por não ser conhecedor profundo da língua espanhola e ainda por cima com o reverb do altofalante só piorando minha já diminuta compreensão - não rendeu nada de mais especial pois, claro, o foco todo foi em Pelé, no que ele dizia, mesmo em coisas simples e aparentemente sem nada de mais especial. Só que era especial. Era Pelé, porra!!! Eu estava numa coletiva com a presença do ícone maior do futebol mundial e não perguntei para ele!!! 18 de agosto de 2010: o dia em que cometi uma das maiores burradas dos meus 39 anos. Poderia escondê-la, poderia varrê-la para debaixo do tapete. Mas a vida não se faz apenas de positivismos, mas também de negativismos, tipo esse imperdoável meu.

Tem Pelé no "Momento Raridade Rara"

Sem conseguir atualizar esta seção desde ainda em fevereiro, abri uma licença especial neste domingo para uma coluna com 10 momentos marcantes dele dentro e fora de campo, incluindo narrações clássicas de rádio e televisão para momentos inesquecíveis no Santos, no Cosmos e na Seleção, além do comentarista de Band e Globo.

Narradores que não gritam gol e nem por isso deixam de valer a pena

Trago esta pauta a partir do episódio ocorrido na última quinta-feira em Leicester x Zorya, pela Liga Europa, quando o som do Paulo Andrade caiu durante a transmissão da ESPN Brasil e, sem sequer Cledi Oliveira poder entrar no ar para substituí-lo neste ínterim, coube ao comentarista Mauro Cezar Pereira comandar a jornada até tudo normalizar, nos minutos em questão saindo um gol dos ingleses. Por não ser narrador, ele relatou o gol, descrevendo a jogada em tom informativo, num estilo que remeteu ao sóbrio das próprias locuções da televisão inglesa. Horas depois, Mauro voltou ao assunto em um vídeo de seu canal no YouTube, despertando um assunto bacana de abordar.

Nos primórdios da televisão esportiva no Brasil, o grito de gol comum no rádio não foi transferido para ela. O tom sóbrio predominava em linhas gerais. Luiz Noriega, ícone da TV Cultura nos anos 1970 e 1980, é um que jamais gritou gol - e nem por isso deixava de valer a pena. "Taí o quarto gol!" A força de sua voz e a elevação dela no momento agudo faziam com que o documento ficasse preciso e perfeito dentro do seu estilo. Primeiros locutores da TV Bandeirantes a partir de 1967, Fernando Solera e Alexandre Santos também não gritavam gol. Solera usava o bordão "o melhor futebol do mundo no 13!", abandonado quando a emissora virou rede nacional a partir de 1977. Ele demorou muito para aderir ao grito de gol comum, só lá pelos anos 90. Alexandre se rendeu bem antes disso, ainda na transição dos anos 70 para os 80, não sem antes marcar suas transmissões por bordões como "guardooooouuuu!!!!".

Narrador - ou legendador de imagens, como sempre ressalta - a partir de 1977 na Record, Sílvio Luiz optou pelo "éééééé!!!!" ao invés do grito de gol, tornando-se uma marca registrada (inclusive tem um locutor do Fox Sports em espanhol, acho que Gustavo Cima o nome dele, que algumas vezes o homenageou imitando seu "éééééé!!!" em gols de clubes brasileiros na Libertadores). Outro locutor que eternizou um bordão ao invés do grito de gol foi citado pelo Mauro no vídeo: José Cunha na antiga TVE do Rio de Janeiro. O "tá lááááááá!!!!" também marcou suas narrações. Seu próprio sucessor, Januário de Oliveira, inicialmente também não gritava gol - o "grito" era o "iiiuuugoooooollllll!!!!". Foi no decorrer da década de 1980 que ele adicionou o grito habitual de gol na sequência, o que depois ficaria mais famoso ainda nacionalmente na Bandeirantes entre 1992 e 1997, além da Manchete na Copa de 1998.

Não posso esquecer de Geraldo José de Almeida, icônica voz da Globo nas Copas do Mundo de 1970 e 1974, com seu "olha lá, olha lá, olha lá!!!!" marcado também aqui em Porto Alegre na TV Difusora em 1975. Também daqui e nessa mesma época, Celestino Valenzuela mandava um "baaaaalançou a redeeee!!!" em seus primeiros anos na TV Gaúcha. Sucessor do Geraldo na Difusora, Carlos Alberto Bencke tinha uma locução extremamente contida, tom de voz em guarda baixa, e o subia no momento máximo com este bordão: "o (time tal) chegou lááá!!!" Preciso ir a Belo Horizonte para outra citação obrigatória, como falar de locutores que não adotavam o grito de gols em citar Fernando Sasso e seu "tá no filó!" tanto na Itacolomi quanto depois na Globo? Verdade, no Plim-Plim em muitos momentos ele usava o grito de gol habitual ao invés do bordão, mas justamente a diferenciação também ajudou a marcá-lo.

Nos tempos atuais é muito difícil um narrador documentar um gol inesquecível sem recorrer do grito tradicional. Quem decidiu apostar no modelo inglês de locução foi Mílton Jung, apresentador da Rádio CBN e filho da "Voz do Rádio" Milton Ferretti Jung, ao ser o primeiro narrador da RedeTV! entre 1999 e 2001. Em termos de lances especiais, dois me vêm à cabeça por não terem tido o grito tradicional e nem por isso deixarem de ser narrações sensacionais: uma do Linhares Júnior pelo Premiere, no 100º gol do Rogério Ceni naquele São Paulo 2 x 1 Corinthians do Campeonato Paulista de 2011; e outra do Rogério Assis na Rádio Bandeirantes, na bicicleta do Cristiano Ronaldo no Juventus 0 x 3 Real Madrid da Liga dos Campeões da UEFA em 2018. As palavras usadas por ambos compensaram com altíssimo louvor a falta do grito tradicional de "goool". E o episódio com o Mauro foi ótimo para trazer esta pauta.

Revisitando a semana no "Papo de Mídia"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

18 de outubro Como será a última rodada da fase de grupos da Libertadores na televisão.

19 de outubro A morte de Lorival Kaiut; Thiago Rocha saindo da Rádio Grenal; deu a louca na CBN de Porto Alegre; Rádio Bandeirantes retomando as versões clássicas dos hinos dos clubes de SP em gols e escalações; Paulo Andrade e Ari Aguiar de volta aos estúdios da ESPN; o "cincum?" de Everaldo Marques; Carlos Villagrán no "Esporte Espetacular" pois viu Pelé tri do mundo; telefones pessoais de jornalistas vazados no Whatsapp por valentões da internet revoltados com as críticas a Robinho no Santos; Caio mudando de opinião sobre isso no "Globo Esporte"; e mal voltou pra Bandeirantes e Muller já retornou para a TV Gazeta SP.

20 de outubro Galvão Bueno querendo a volta dos narradores sub-60 à Globo e ao SporTV; forte repercussão do Caso Robinho no "Bem, Amigos!"; o elogio do Neto à Andréia Sadi; Márcio Rezende de Freitas deixando a Globo; SBT fechando com Bernardo ramos para Flamengo x Junior; Luiz Carlos Reche no "Atualidades Pampa"; a desculpa esfarrapada da RBS sobre a loucura na CBN de Porto Alegre; o livro de memórias de José Maria de Aquino; e o esporte nos 30 anos da estreia da MTV Brasil.

21 de outubro SBT querendo a Copa Sul-Americana; Mylena Ciribelli anunciada para o "Balanço Geral" da Record RJ; Galvão Bueno repensando a parada como narrador; Paulo César de Oliveira na final cearense pela Verdes Mares; Juca Kfouri dá o nome de quem vazou no Whatsapp os telefones de críticos a Robinho no Santos; Flávia do Valle comentando futebol na Rádio Guarujá; e BandNews FM de Porto Alegre colocando propagandas políticas no meio do futebol da rede SAT.

22 de outubro Oficializada no ar a volta do "Arena SBT"; Chris Flores triturando o Palmeiras no Fofobyte; pendenga com a Sky resolvida pelo SBT; Reginaldo Leme se colocando ao dispor para voltar à Fórmula 1; o tropicão de Leonardo Baran nos "Donos" da Band Rio; Isabela Pagliari com coronavírus; Marília Ruiz contra os valentões virtuais; família de Rodrigo Rodrigues quer relançar livros dele; Everaldo Marques narrando um gol de Everaldo e sendo homenageado por Marcelo do Ó; e Alinne Fanelli não narrou um gol na BandNews FM pois o Palmeiras errou o pênalti.

23 de outubro Brasil x Venezuela oficializado para 21h30 do dia 13 de novembro; Bandeirantes analisando adquirir ou não um pacotão da Conmebol; o que será do NBB e da Superliga na TV aberta; Campeonato Italiano de volta ao Esporte Interativo; Ari Aguiar aflitaço com o "quase touchdown" na NFL; a "batalha Grenal" no Facebook da Libertadores; e Rádio Chapecó passando a transmitir em FM.

24 de outubro SBT definindo a transmissão dos dois Flamengo x Racing em duas terças-feiras; Glenda Kozlowski retornando ao "Show do Esporte"; chapa quente entre Velloso e Edílson no "Donos" paulistano; Sílvio Luiz em 2014 na reprise do Silvio Santos; televisionamentos das rodadas 21 e 22 do Brasileirão; GP de Portugal com o mesmo Cléber Machado do último em 1996; PC de Oliveira em duas transmissões do mesmo jogo na Globo; a estreia de Luiz Felipe Prota na Série A; Everaldo Marques narrando numa neblina desgraçada na Itália; o primeiro "Cadeira Cativa" em HD na sua história de 4 décadas; e memórias de Cláudio Brito na despedida de Pelé do Santos.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Domingo, 25/10/2020
07:00 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: GP de Teruel - FOX SPORTS
08:00 - Futebol, Campeonato Russo: Ural x Tambov - BANDSPORTS
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Crotone - EI PLUS (Internet)
09:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Aberdeen x Celtic - WATCH ESPN (Internet)
09:30 - Futebol, Campeonato Belga: Royal Antwerp x Beershoot - WATCH ESPN (Internet)
09:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Bochum x Erzgebirge Aue - ONEFOOTBALL (Internet)
09:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Heidenheim x Osnabruck - ONEFOOTBALL (Internet)
09:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Sandhausen x Paderborn - ONEFOOTBALL (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Araçatuba x Andradina - FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Vocem x Osvaldo Cruz - FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Guarulhos x Amparo - FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Mamoré x Democrata de Sete Lagoas - TV NSPORTS (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Valladolid x Alavés - FOX PREMIUM
10:00 - Vôlei de Praia, Circuito Brasileiro: finais masculinas da etapa de Saquarema - SPORTV 2
10:00 - Futsal, Gaúcho Série Ouro: BGF x Itaqui - RDC (RS)
10:10 - Velocidade, Fórmula 1: GP de Portugal - GLOBO
10:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Vitesse x PSV Eindhoven - WATCH ESPN (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Palmeiras x Red Bull Bragantino - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Everton - ESPN BRASIL
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Benevento x Napoli - EI PLUS (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Parma x Spezia - EI PLUS (Internet)
11:00 - Rúgbi, Torneio das 6 Nações: Escócia x França - WATCH ESPN (Internet)
11:00 - Ciclismo, Giro D'Italia: 21ª etapa - ESPN
11:00 - Ciclismo, Volta da Espanha: 6ª etapa - ESPN 2
11:15 - Futsal, LNF: Joinville x Foz Cataratas - TV BRASIL e TV NSPORTS (Internet)
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Wolfsburg x Arminia Bielefeld - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e ONEFOOTBALL (Internet)
12:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Cádiz x Villarreal - FOX SPORTS
12:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Sporting Gijón x Ponferradina - WATCH ESPN (Internet)
12:00 - Futsal, LNF: Corinthians x Brasília - SPORTV
12:30 - Tênis, ATP da Antuérpia: final - BANDSPORTS
12:30 - Futsal, Gaúcho Série Ouro: Brasil x Rabelo - RDC (RS)
12:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Waalwijk x Feyenoord - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol, NCAA Feminina: Coastal Carolina x Appalachian State - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Velocidade, Nascar Truck Series: etapa do Texas - FOX SPORTS 2
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Newcastle - ESPN BRASIL
13:30 - Futsal, LNF: Praia Clube x Minas - TV NSPORTS (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: São Paulo x Realidade Jovem - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Udinese - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e EI PLUS (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Werder Bremen x Hoffenheim - ONEFOOTBALL (Internet)
14:00 - Futebol Americano, NFL: Green Bay Packers - ESPN
14:00 - Futebol Americano, NFL: Pittsburgh Steelers x Tennessee Titans - ESPN
14:00 - Futebol Sprint, Liga Colegial: Exército x Marinha - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Rúgbi, Sul-Americano de XV: Brasil x Chile - SPORTV 2
14:00 - Futebol, NCAA Feminina: Troy x Georgia Southern - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Futebol, NCAA Feminina: TCU x Kansas State - WATCH ESPN (Internet)
14:15 - Futebol, Campeonato Belga: STVV x Standard Liege - WATCH ESPN (Internet)
14:15 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Tenerife x Espanyol - WATCH ESPN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Getafe x Granada - FOX SPORTS
14:30 - Futebol, NCAA Feminina: Notre Dame x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Cabofriense x Ferroviária - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Brasiliense x Tupynambás - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Bragantino do Pará x Galvez - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Central x Freipaulistano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Real Noroeste x Aparecidense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Caxias x Marcílio Dias - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Capivariano x Velo Clube (quartas, volta) - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Grêmio Prudente x Assisense - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Itararé x União Barbarense - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Elosport x Rio Branco - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Flamengo x Cruzeiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Santos x Grêmio - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Vasco x Ceará - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Goiás x Botafogo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Chapecoense x Fluminense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: América Mineiro x Foz Cataratas - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Brasil de Farroupilha x Napoli de Caçador - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Real Brasília x Vila Nova do Espírito Santo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: São Valério x 3B da Amazônia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, NCAA Feminina: Florida x South Carolina - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, NCAA Feminina: UL Monroe x Texas State - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futsal, Gaúcho Série Ouro: AES x Canoense - RDC (RS)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ypiranga x Boa Esporte - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Juventude do Maranhão x Sinop - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Pouso Alegre x Betim - TV NSPORTS (Internet)
15:30 - Velocidade, Fórmula Indy: GP de São Petersburgo (última prova da temporada) - BANDSPORTS e DAZN (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Altos x Baré - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fluminense x Santos - GLOBO (RJ, Santos, ES, RS, SC, PR, DF, MS, MT, PE, BA, CE, RN, PB, SE, MA, PI, AM, RO, RR, AP, AC, TO e Juiz de Fora) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Goianiense x Palmeiras - GLOBO (SP - exceto Santos -, GO, AL e PA) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Cruzeiro - GLOBO (MG - exceto Juiz de Fora - e PE) e SPORTV (PE assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Brusque x São José - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Londrina x Ituano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Atlético de Cajazeiras x Afogados - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Ji-Paraná x Rio Branco do Acre - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: FC Cascavel x Nacional de Rolândia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Vilhenense x Fast - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Grêmio x Corinthians - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte")
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Leicester - ESPN BRASIL
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Jacyobá x Potiguar - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Malaga x Mirandes - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Albacete x Rayo Vallecano - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Velocidade, Nascar Cup Series: etapa do Texas - FOX SPORTS 2
16:30 - Vôlei, NCAA Feminina: Louisville x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Verona - TNT
16:45 - Futebol, MLS: Los Angeles FC x Los Angeles Galaxy - ESPN 2
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Tombense x Volta Redonda - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: São Raimundo de Roraima x Moto Club - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Santos do Amapá x River - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: São Luiz x Novorizontino - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Atlético Acreano x Real Ariquemes - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Sociedad x Huesca - FOX PREMIUM
17:05 - Futebol Americano, NFL: Tampa Bay Buccaneers x Las Vegas Raiders - FOX SPORTS
17:25 - Futebol Americano, NFL: Kansas City Chiefs x Denver Broncos - ESPN
17:30 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Comercial x Linense (quartas, volta) - MYCUJOO FPF TV (Internet)
17:30 - Futsal, Gaúcho Série Ouro: União Independente x Guarani - RDC (RS)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Santa Cruz x Botafogo da Paraíba - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Atlético Acreano x Independente - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Ferroviária x Taboão da Serra - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
18:00 - Futebol, NCAA Feminina: Georgia x Vanderbilt - WATCH ESPN (Internet)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Internacional x Flamengo - PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Avaí - SPORTV 2 (Campinas assiste no Premiere)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x Juventude - PREMIERE
18:30 - Vôlei, NCAA Feminina: Virginia Tech x Duke - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Mirassol x Portuguesa da Ilha do Governador - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Águia Negra x Vitória do Espírito Santo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futsal, Campeonato Catarinense: Tubarão x Lages - BANDSPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Palmeiras x São Paulo - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte")
20:00 - MMA, Shooto Brasil 102: Wellington Neném x Luan Lacerda (e outras lutas) - SPORTV 3 (só as duas primeiras lutas) e COMBATE
20:00 - Basquete, Liga das Américas: Quimsa x San Lorenzo - DAZN (Internet)
20:30 - Futebol, Copa do Brasil: São Paulo x Fortaleza - SPORTV
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x Vitória - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Atlético Mineiro x Chapecoense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
21:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x Tampa Bay Rays (World Series, jogo 5) - ESPN
21:20 - Futebol Americano, NFL: Seattle Seahawks x Arizona Cardinals - ESPN 2

Segunda, 26/10/2020
10:00 - Tênis, ATP de Viena: várias partidas - BANDSPORTS
10:00 - Rúgbi, World Tens Series: Rhinos x Miami Sun - WATCH ESPN (Internet)
10:30 - Rúgbi, World Tens Series: Ohio Aviators x Asia Pacific Dragons - WATCH ESPN (Internet)
11:00 - Rúgbi, World Tens Series: London Royals x Phoenix - WATCH ESPN (Internet)
12:00 - Rúgbi, World Tens Series: Miami Sun x Ohio Aviators - WATCH ESPN (Internet)
12:30 - Rúgbi, World Tens Series: Phoenix x Asia Pacific Dragons - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Rúgbi, World Tens Series: Rhinos x London Royals - WATCH ESPN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Brighton x West Bromwich - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: ABC x Coruripe - TV BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Coritiba x Red Bull Bragantino - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Sub-20: Comercial x Inter de Bebedouro - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: São José x Taubaté - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Vasco x Atlético Mineiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Náutico x Sport - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: Siena x Monmouth - WATCH ESPN (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Itabaiana x Vitória da Conquista - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Juventude Timonense x Esmac - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Atlético de Alagoinhas x Villa Nova - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Atlético Goianiense x Operário de Várzea Grande - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayer Leverkusen x Augsburg - ONEFOOTBALL (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Roma - TNT
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Sport x Fluminense - SPORTV
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Tottenham - FOX SPORTS 2
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Levante x Celta - FOX PREMIUM
17:15 - Futebol, Campeonato Português: Benfica x Belenenses - ESPN BRASIL
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: São Bento x Criciúma - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Oeste - SPORTV (PR assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Vila Nova x Ferroviário - DAZN (Internet)
21:15 - Futebol Americano, NFL: Chicago Bears x Los Angeles Rams - ESPN

Terça, 27/10/2020*
*Obs.: além das duas exclusivas dele, o EI Plus mostra todos os outros jogos da Liga dos Campeões.
10:00 - Futebol, Copa da Itália: Sampdoria x Salernitana - DAZN (Internet)
11:35 - Ciclismo, Volta da Espanha: 7ª etapa - ESPN 2
14:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Lokomotiv Moscou x Bayern de Munique - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
14:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Shakhtar Donetsk x Internazionale - SPACE
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Guarany de Sobral x América de Natal - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: XV de Jaú x Inter de Bebedouro - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Matonense x Francana - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Itapirense x Brasilis - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Suzano x Atlético Mogi - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Mauá x Mauaense - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Barcelona Esportivo x Ska Brasil - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Corinthians x Botafogo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Cruzeiro x Fluminense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Flamengo x Athletico Paranaense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Ceará x Santos - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: São Paulo x Goiás - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Vasco x América Mineiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Internacional x Vitória - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Grêmio x Chapecoense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Sport x Bahia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Wycombe x Watford - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Borussia Monchengladbach x Real Madrid - TNT
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Atlético de Madrid x Red Bull Salzburg - SPACE
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Liverpool x Midtjylland - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Olympique x Manchester City - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Porto x Olympiacos - EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Atalanta x Ajax - EI PLUS (Internet)
18:00 - Futsal, LNF: Joaçaba x Jaraguá - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x CSA - SPORTV (SC assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Audax Italiano x Bolívar - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Sport Huancayo x Liverpool do Uruguai - CONMEBOL TV
20:00 - Futebol, NCAA Masculina: North Carolina x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Atlético Mineiro x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
21:00 - Futsal, LNF: Joinville x Blumenau - TV NSPORTS (Internet)
21:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x Los Angeles Dodgers (World Series, jogo 6) - ESPN (se necessário)
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Botafogo x Cuiabá - SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Unión La Calera x Deportes Tolima - CONMEBOL TV
21:30 - Vôlei, Campeonato Carioca Masculino: final - SPORTV 2

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.