Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 19 de outubro de 2020
Perdemos Lorival Kaiut



Infelizmente não adiantou a mobilização para ajudar a família a tratar a saúde do radialista de 75 anos, que sofria de câncer na garganta e que morreu neste domingo. Uma perda enorme para a crônica esportiva de Curitiba. Inicialmente plantonista de estúdio na Rádio Universo, em equipe que teve na época o hoje nacionalmente renomado José Luiz Datena, depois foi para a Clube B2 e por ela, em parceria com a paulistana Gazeta, fez a Copa do Mundo de 1982, a primeira de duas (a outra foi em 1990). Integrante Lorival foi de uma inesquecível equipe com Lombardi Jr., Sidnei Campos, Oldemar Kramer e tantos mais. Ele passou ainda por Marumby, Atalaia, Independência e Iguassu.

Outros destaques

É só lenda a história de Pato Branco Sabe aquele famoso áudio do pênalti que o jogador do time perdeu e que fez o narrador soltar um palavrão cabuloso? Esse áudio é conhecidíssimo especialmente dos programas do Milton Neves desde ainda a Jovem Pan e também na Rádio Bandeirantes, reproduzido que foi incontáveis vezes nesses anos todos. Pois o UOL Esporte traz matéria de Bernardo Gentile sobre esta narração, que não é verídica e foi inventada sabe lá Deus por quem por não ser verídica com a história do time local de futebol, mas que viralizou para todo sempre. Tem até entrevista neste material com aquele que não é o locutor deste som, Inelci Pedro Matiello, maior narrador esportivo do rádio da cidade do interior paranaense. Ele tentou descobrir quem criou esta peça e nunca conseguiu.



Teve saída na Rádio Grenal Thiago Rocha não é mais apresentador da emissora, na qual foi escutado pela vez última no "Café com Futebol" desta manhã, programa que fazia diariamente com Luiz Carlos Reche. Ele explicou no Twitter que não foi demitido e sim que pediu para deixar a estação por não se ver mais coeso ao projeto, justificando isso em consideração aos ouvintes e aos seus agora ex-colegas. Agradeceu à audiência da Grenal FM, dizendo que só construiu a história que construiu por ela acompanhá-lo e que buscará novos desafios. Sucesso!

Admito ter sentido falta disso Claro que a Rádio Gaúcha fez muitas e merecidas homenagens ao eterno Celestino Valenzuela desde que sabida sua morte na madrugada de sexta-feira, mas imaginei que o programa que ele criou e apresentou por 17 anos também faria as suas, como quem sabe resgatar ao menos por um dia a trilha sonora clássica com Chuck Mangione tocando "Pina Colada", talvez cada ida para o intervalo ter um áudio clássico dele enquanto esteve na atração... Mas o "Domingo Esporte Show', neste fim-de-semana apresentado pelo Rodrigo Oliveira, acabou nem tocando no assunto - e escutei completinho das 9h30 às 12h, estava até com o gravador a postos esperando relíquias preciosas que certamente a emissora tem nas suas fitas K7. O programa foi bem bom como sempre, nesse sentido nenhuma restrição a observar de forma alguma. Só senti falta desta lembrança.

Deu a louca na CBN Porto Alegre Não é novidade nenhuma para quem lê este PB há 17 anos que a afiliada da rede por aqui é escanteadíssima pela RBS, que a esconde no AM 1340 com baixíssima potência e não faz divulgação alguma em momento algum e veículo nenhum. O Sistema Globo de Rádio também não move uma palha para mudar isso, nem sequer pensando em associar sua emissora com algum outro grupo daqui, que talvez pudesse colocá-la num dial mais favorável, talvez até mesmo num FM, enfim. Mas perto do que teve neste domingo eu nunca tinha escutado, nem mesmo naquela época ainda dos tempos do Marco Aurélio no ano 2000, quando trocavam o "Futebol CBN" da rede por uma simples retransmissão da jornada esportiva da Rádio Gaúcha. Nem ali aconteceu o que rolou ontem à tarde e à noite, pelo que agradeço ao Edemir Vilagran de Oliveira pois não teria me tocado disso sem seu aviso.

Até música a CBN tocou, é mole? É habitualíssimo dela rodar normalmente as transmissões de futebol de SP e do RJ, até porque local mesmo a afiliada porto-alegrense tem apenas a faixa regional diária obrigatória das 9h30 às 12h (usada como uma espécie de "laboratório da Gaúcha", testando repórteres seus como apresentadores para deixá-los preparados e com boa cancha para quando chegar sua vez na emissora principal). Só que desta vez ficaram, no mínimo, de umas 3 da tarde até a meia-noite reproduzindo programas de fim-de-semana da Gaúcha na íntegra ao invés de retransmitir Corinthians x Flamengo e ou Internacional x Vasco ou Fortaleza x Palmeiras - ou até esses dois últimos, talvez. E não era problema técnico do satélite, não. Todas as afiliadas que chequei pela internet estavam com o som direitinho. Foi opção dela, incompreensível, mas que da minha parte não passa batida, não.

Tá, mas e isso da música na CBN? Ah, é: é que, entre os programas da Gaúcha repetidos pelos 1340 com seu "heróico 0,1 kw de potência" (como digo descontraidamente há 20 anos, antes ainda desse site), estavam compactos das viradas de sábado para domingo do "Sala de Redação", dos jornalísticos gerais "Gaúcha Atualidade" e "Timeline Gaúcha" e... dos musicais "Sem Fronteiras" e "Bom Domingo". E músicas tocando completas, normal nestes dois programas, mas absolutamente incomum na Central Brasileira de Notícias por razões absolutamente óbvias e nada necessárias de explicar. Tocou desde Cidade Negra até Beatles, passando pelo Terceira Dimensão com aquela música famosa na Band RS por cantadas algumas vezes pelo narrador Marcos Couto, com o refrão "talvez esteja em Jaraguá, Joinville ou Blumenau, lá por Santa Catarina". Até quando a Rede CBN permitirá coisas assim?

Corinthians x Flamengo sem ser em SP e no RJ Sendo o único jogo da Série A às 16h de ontem, estas rádios que cobrem os times locais o cobriram: Itatiaia em Belo Horizonte; Gaúcha e Guaíba em Porto Alegre (Luciano Périco e Bruno Ravazzolli, respectivamente, colocando em suas histórias profissionais a maior goleada rubro-negra diante dos alvinegros em Sampa City depois de mais de 59 anos); Metrópole em Salvador; e Assunção, Cidade e Verdes Mares em Fortaleza (surpresa a Assunção própria pois nestas horas normalmente pluga na Bandeirantes de SP). Em Recife, Jornal e Clube (esta em rede com a Cidade de Caruaru) fizeram Central x Coruripe, pela Série D, enquanto em Goiânia os Aspirantes, com Vila Nova x Fortaleza, estiveram em Aliança, Bandeirantes e Sagres.

Versões clássicas dos hinos de volta na Rádio Bandeirantes Depois de alguns anos tocando versões próprias nos gols e nas escalações de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, a emissora voltou a rodar as gravações marcantes e originais do Corpo de Bombeiros da Guanabara em 1970. Decisão muito acertada. São pouquíssimas estações no Brasil que lembram destas gravações reverenciais, respeitosas e grandiloquentes, em maioria optando-se por aquelas marchinhas fanfarronamente irritantes da Banda Galera Campeã em 1977. Belo gol da RB.

Por falar na Bandeirantes... Do Flávio Ricco no "Canal 1": no próximo sábado, dia seguinte os 80 anos que Pelé completará, a emissora terá um programação especial toda dedicada ao "Rei do Futebol". Facilitará demais para tanto o fato de que nenhum dos quatro grandes de SP jogará neste dia, logo, estando a tarde inteirinha e o comecinho da noite disponíveis para a homenagem ser bem espichada, espero com muitos áudios históricos resgatados do Cedom, claro que inúmeros deles amplamente difundidos aqui, ali e acolá, mas sempre pode pintar algo a mais.

Alessandra Alves na Terra e no Terra Habitante do Planeta Terra (que é redondo e não plano, só para constar), a comentarista da Fórmula 1 na BandNews FM associou-se a Lito Cavalcanti e Sérgio Quintanilha para um novo projeto do Portal Terra, que é a página "Parabólica", toda dedicada ao automobilismo.

Felicitações, Carlos Batista Neste domingo, o narrador e comandante esportivo da Rádio e TV Bandeirantes de Campinas e sua esposa Helena completaram Bodas de Esmeralda, 40 anos de matrimoniados. Parabéns!

Rádios de Goiânia em Belém Do Auvaro Maia: duas estiveram com narrador presente para Paysandu x Vila Nova, que foram a Bandeirantes com Cleiber Júnior e a CBN com Rodrigo Alves. Os outros profissionais dela e os das demais emissoras, incluindo seus locutores, ficaram apoiados nas imagens da transmissão do DAZN. Um que não fez nem este e nem nenhum jogo no fim-de-semana e nem nos próximos dias é Alípio Nogueira, que está trabalhando em campanha política neste primeiro turno das eleições municipais, por isso afastado estando da Bandeirantes.

Acabou o aplicativo do Fox Sports Sábado foi o último dia de disponibilidade dele aqui no Brasil. Assinantes dos canais de televisão podem continuar a assisti-los através do Fox App, que abrange tudo do grupo.



Paulo Andrade e Ari Aguiar nos estúdios Fim-de-semana especial para eles, que voltaram ao prédio da ESPN Brasil para transmissões esportivas, dentro daquilo de locutores narrarem dos estúdios em momentos agudos a partir de agora. O primeiro foi no sábado à emissora para relatar Manchester City x Arsenal, enquanto o segundo - que fez o último programa em estúdio antes da interrupção dos trabalhos devido à pandemia, aquele "Sportscenter" de fim tristíssimo ao lado do André Kfouri - narrou ontem Rams x 49ers pelo "Sunday Night Football" da NFL.

Por falar no Paulo Andrade... tá com pouca moral o vivente? Parou hoje "só" no perfil oficial da FIFA no Twitter com sua sensacional narração do golaço que deu ao West Ham um inacreditável 3 x 3 com o Tottenham.

Luciano Calheiros continua no Fox Sports Tinha ficado, naquele último "Bom Dia Fox" com sua apresentação, uma ideia de que também ele havia tido ali sua despedida do canal, até por aquela notícia recente do Flávio Ricco de que seu vínculo não será renovado. Mas sábado à noite, ele apresentou normalmente o "Debate Final".

Liderança da TNT no fim de tarde Do Gabriel Vaquer: quarta-feira passada, Palmeiras x Coritiba marcou 2,63 pontos no Painel Nacional de Televisão, sendo líder entre todos os canais por assinatura. Bola rolando às 18h pois o canal exibiu às 20h30 um evento da Billboard, o que casou o Brasileirão com a antecessora Liga das Nações.

O esclarecimento das "Dibradoras" O perfil do blog de futebol no Twitter falou sobre aquela cena do Petkovic com o "vira de costas", que interpretou-se ter sido para a Joanna de Assis e não para a calvície do Carlos Cereto no "Tá na Área", do SporTV, e disse ter se posicionado a partir do desconforto evidente da repórter, afirmando que respeitam o ex-jogador como profissional e que em nenhum momento quiseram ofendê-lo, apenas observando que comentários sobre corpos femininos são recorrentes no trabalho e que houve uma preocupação com o sentimento da Joanna pois elas ficam do lado de quem sente na pele o constrangimento, além de questionar se os tantos comentários em defesa do Pet, feitos por muitos homens, apareceriam ou aparecem em situações de injustiça com as mulheres. Consideraram o episódio como mais um tratamento de um comportamento comum e indevido no jornalismo esportivo.



Everaldo Jesus ou Jorge Marques? No fim da transmissão de Corinthians x Flamengo no Premiere e também no "Troca de Passes" do SporTV, Everaldo Marques imitou o famoso "cincum?" do português Jorge Jesus no ano passado, descontração que é claro que ele não perderia até devido ao resultado final de 5 x 1 para os cariocas.

Qual seria o horário trocado? E para qual? Flávio Ricco afirma no "Canal 1" que a Globo tenta junto à CBF alterar o horário das transmissões de futebol para 2021, cuja grade passa também por isso. Mas qual mudança fariam?

Carlos Villagrán no "Esporte Espetacular" A participação do intérprete do Quico em "Chaves" na reportagem do André Gallindo sobre os 80 anos do Pelé foi não apenas por seu filho ter o mesmo nome do "Rei do Futebol", mas também porque era fotógrafo do jornal Heraldo (Pereira? rs) de Guadalajara, pelo qual cobriu as partidas da Seleção Brasileira no tricampeonato mundial no México em 1970. Não faltou, claro, uma cena dele na série como ilustração. A Globo pegou uma de episódio estreado pelo Multishow, com a "voz 2018" do Nelson Machado e Chavinho feito por Daniel Muller, que hoje estou mais habituado a ouvir dublando o Matt Casey de "Heróis Contra o Fogo".

Pandemia fazendo Galvão Bueno repensar O narrador participou do "Altas Horas" no sábado e disse que está conversando com a Globo no sentido de talvez narrar a Copa do Mundo de 2022, algo que dissera anteriormente que não faria pois até poderia estar neste Mundial, mas não como locutor. A pandemia está influenciando nisso, já que ele continua recluso por fazer parte do grupo de risco e nunca ficara tanto tempo sem narrar.

O que será da Fórmula 1 em 2021? Por falar de algo que o homem não está narrando este ano... De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: nova detentora dos direitos da categoria, a Rio Motorsports tem prioridade para acerto com uma emissora de TV aberta e está conversando com o SBT, ficando em menor escala de possibilidade Bandeirantes, que não pretende pagar muito caro para tê-la e cuja ausência em canal aberto em algumas capitais brasileiras joga contra, e a própria Globo, que não aceita mostrar os parceiros comerciais do novo detentor do campeonato. Na TV paga, a novidade é a Disney mudar sua postura mesmo depois da treta da MotoGP e decidir negociar com a empresa.



Thiago Oliveira bem equipado Depois de ficar fora do "Hora 1" na última semana devido a um pico de pressão alta, o apresentador voltou ao ar não no próprio jornal na sexta-feira e sim na edição paulista do "Globo Esporte" no sábado, a qual disse ter feito tendo em seu braço esquerdo - debaixo da manga da camisa que usava - um holter, que é uma espécie de eletrocardiograma portátil, instalado no sábado de manhã e retirado ontem.

Toquem esses ameaçadores na delegacia! De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: telefones pessoais de jornalistas que manifestaram contrariedade ao retorno - agora suspenso - do Robinho ao Santos devido à condenação em 1ª instância na Itália por estupro foram vazados em grupos de Whatsapp por desmiolados mal intencionados que não devem achar grande coisa atos violentos gravíssimos contra mulheres e que não devem ter o mínimo respeito por nenhuma delas mesmo que só estejam no mundo pois mulheres deram eles à luz (embora esse tipo de gentalha esteja mais é para "aborto da natureza", e vou me controlar para não falar coisa pior). Os mais ameaçados foram três comentaristas da Globo e do SporTV: Ana Thaís Matos, Carlos Cereto e Rodrigo Capelo. E não nos esqueçamos da Marília Ruiz, do BandSports, que registrou 33 boletins de ocorrência, dos quais 8 viraram inquéritos.

Novos trechos de conversas foram divulgados O "Esporte Espetacular" tornou público mais um pouco do conteúdo escutado nos telefonemas grampeados pela Justiça da Itália, conversas nas quais foi endossada a condenação do Robinho. A matéria foi da Gabriela Ribeiro, que à noite participou de um debate da GloboNews sobre como este caso revela um padrão de comportamento violento. Também ontem à noite, o "Fantástico" destacou o assunto por 10 minutos e teve até uma invertida muito bem dada pela Poliana Abritta numa estupidez dita pelo jogador.

Mais Casagrande x Caio do que nunca De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o antagonismo dos comentaristas da Globo já era flagrante, mas ficou reforçado com o Caso Robinho. A direção esportiva teve que acalmar os ânimos de alguns profissionais que pediram esclarecimentos e ações para seus superiores, explicando que cada um tem seu espaço. A irritação - totalmente justificada, diga-se - foi causada pela aliviada monstro que Caio Ribeiro deu para o atacante em comentário no "Tá na Área" da última sexta-feira, revolta vinda principalmente de mulheres da redação. Só uma coisa, senhores chefes esportivos do Plim-Plim: pluralidade de opiniões é uma coisa e deve sempre existir pois é necessária; mas suavizar um crime gravíssimo como estupro por causa de amizade é outra muito diferente.

Caio mudou de opinião Foi na edição paulista do "Globo Esporte" nesta segunda. Disse que sua opinião no "Tá na Área" tinha sido por não ter visto a transcrição das falas captadas pela Justiça da Itália e que, ao tomar ciência delas, sentiu dor no estômago. Só uma coisa: os relatos foram publicados pelo portal GloboEsporte às 10 da manhã da sexta-feira e o "Tá na Área" passa no meio da tarde. O Caio ficou 6 horas sem ver nada na internet, é isso?

Neto irritadíssimo com Robinho O ex-jogador e comentarista da Bandeirantes soltou o verbo no "Baita Amigos" de sexta-feira passada, no BandSports, questionando o Santos por ter recontratado o atacante e criticando as citações dele a Deus pois Deus jamais faria e aprovaria algo tão grave como isso, além de perguntar se alguém está dando atenção à menina violentada, se sabe da história dela, como está sua família, enfim. O apresentador criticou isso de só porque se é famoso achar que dá pra fazer qualquer coisa que bem entender, quando não é assim, não.

Afogando em números prévios De Leandro Sarubo no Teleguiado: Corinthians x Flamengo deu à Globo 29 pontos de pico no Rio de Janeiro e 26 em São Paulo, onde o "Terceiro Tempo" deu pico de 4,5 à Bandeirantes.

Valoriza mais o que é teu mesmo, Bandeirantes! Observação do usuário SigaBianco no Twitter: por muitos minutos, o "Show do Esporte" ficou mostrando a imagem da NeoQuímica Arena para falar do Corinthians x Flamengo que começaria em meia hora, o que acabava servindo como divulgação de um evento que a Globo transmitiria sozinha. O dela mesma, Cruzeiro x Palmeiras pelo Brasileirão Sub-20, teve imagens abertas tão em cima da hora que só deu para mostrar na tela a escalação da Raposa, mas não a do Verdão pois o jogo começou. Assim não é legal.



Muller mal voltou e já saiu da Bandeirantes Achei que ele estava com a voz rouquérrima com "RO" maiúsculo em Udinese x Parma, mas aí me toquei que era Edílson que fazia este jogo com Ulisses Costa e Fábio Piperno. À noite deu para entender isso: Muller voltou para a TV Gazeta SP e nela re-estreou na "Mesa Redonda". Acho que ele não chegou a completar um mês neste retorno à Bandeirantes, acho que ficou em 3 semanas ou algo assim.

Emerson Sheik no "Arena SBT"? Deve ser. Do Flávio Ricco no "Canal 1": o ex-jogador está bem conversado com a emissora para integrar o programa que Benjamin Back apresentará a partir de segunda que vem, às 23h45.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 19/10/2020
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: West Browmich x Burnley - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Brasiliense x Villa Nova - TV BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Bragantino do Pará x Rio Branco do Acre - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: Saint Peter's x Monmouth - WATCH ESPN (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Saint Pauli x Nuremberg - ONEFOOTBALL (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: São José x Tombense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Goiânia x Vitória do Espírito Santo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Corinthians x Santos - SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leeds United x Wolverhampton - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Paraná x Santos - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Ferroviária x Palmeiras - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
18:00 - Futsal, LNF: Joaçaba x Campo Mourão - TV NSPORTS (Internet)
18:00 - Futebol Americano, NFL: Kansas City Chiefs x Buffalo Bills - ESPN
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Goiás - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Atlético Mineiro - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Manaus x Botafogo da Paraíba - DAZN (Internet)
21:15 - Futebol Americano, NFL: Arizona Cardinals x Dallas Cowboys - ESPN
21:30 - Vôlei, Carioca Masculino: SESC/Flamengo x Fluminense (final) - SPORTV 2

Terça, 20/10/2020*
*Obs.: além das duas exclusivas dele, o EI Plus mostra todos os outros jogos da Liga dos Campeões.
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 16ª etapa - ESPN 2
10:50 - Ciclismo, Volta da Espanha: 1ª etapa - WATCH ESPN (Internet)
13:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Dinamo de Kiev x Juventus - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
13:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Zenit x Brugge - SPACE e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Flamengo de Guarulhos x Itapirense - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Amparo x Brasilis - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: União Mogi x Atlético Mogi - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Mauá x Barcelona - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Jabaquara x Ska Brasil - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Fortaleza x São Valério - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Norwich x Birmingham - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: São José x Suzano - FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Paris Saint Germain x Manchester United - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Lazio x Borussia Dortmund - SPACE e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Barcelona x Ferencvaros - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Chelsea x Sevilla - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: RB Leipzig x Basaksehir - EI PLUS (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Rennes x Krasnodar - EI PLUS (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Brasil - SPORTV (MG assiste no Premiere)
18:00 - Vôlei, Mineiro Feminino: Minas x Brasília - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futsal, LNF: Jaraguá x Assoeva - TV NSPORTS (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Santos x Defensa y Justicia - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Olimpia x Delfín - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x Avaí - SPORTV (RS assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Náutico - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Botafogo de Ribeirão Preto - PREMIERE
20:00 - Vôlei, Mineiro Feminino: Praia Clube x Valinhos - TV NSPORTS (Internet)
21:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x Los Angeles Dodgers (World Series, jogo 1) - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: São Paulo x Binacional - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Peñarol x Athletico Paranaense - FOX SPORTS 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: River Plate x LDU - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Colo-Colo x Jorge Wilstermann - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Chapecoense - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Cruzeiro - PREMIERE
21:30 - Vôlei, Paulista Feminino: SESI Bauru x Osasco Audax (final, volta) - SPORTV 2

Quarta, 21/10/2020*
*Obs.: além das duas exclusivas dele, o EI Plus mostra todos os outros jogos da Liga dos Campeões.
08:00 - Velocidade, Mundial de Motocross: 1ª corrida da Bélgica - BANDSPORTS
08:35 - Futebol, Campeonato Chinês: Guangzhou Evergrande x Hebei Fortune - ESPN BRASIL
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 17ª etapa - ESPN 2
10:50 - Ciclismo, Volta da Espanha: 2ª etapa - WATCH ESPN (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Juventus x São José - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
11:00 - Velocidade, Mundial de Motocross: 2ª corrida da Bélgica - BANDSPORTS
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Hamburgo x Erzgebirge Aue - ONEFOOTBALL (Internet)
13:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Real Madrid x Shakhtar Donetsk - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
13:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Red Bull Salzburg x Lokomotiv Moscou - SPACE e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Nacional x Taubaté - MYCUJOO PAULISTÃO FEMININO 2020 (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Las Palmas x Castellón - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Independente x Vilhenense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Pelotas x Tubarão - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Corinthians x Avaí - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Fortaleza x Sampaio Corrêa - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Coritiba x São Paulo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Bragantino do Pará x Atlético Mineiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Internacional x Galvez - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Ceará x Bahia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Avaí x Sport - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Andradina x Bandeirante - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Tanabi x Araçatuba - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Assisense x Tupã - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: XV de Jaú x Matonense - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Sãocarlense x Francana - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Rio Branco x Independente - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: União Barbarense x Elosport - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Osvaldo Cruz x Grêmio Prudente - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Taboão da Serra x São Paulo - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Guarani x Athletic - TV NSPORTS (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Betim x Tupi - TV NSPORTS (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Floresta x Salgueiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Coruripe x Central - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Toledo x Cabofriense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Ipatinga x Pouso Alegre - TV NSPORTS (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Muriaé x Mamoré - TV NSPORTS (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Democrata de Governador Valadares x Democrata de Sete Lagoas - TV NSPORTS (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Sheffield Wednesday x Brentford - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: River x São Raimundo de Roraima - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Freipaulistano x ABC - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Sinop x Altos - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Aparecidense x União de Rondonópolis - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Palmas x Caldense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Tupynambás x Atlético de Alagoinhas - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Londrina x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Ajax x Liverpool - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Internazionale x Borussia Monchengladbach - SPACE e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Bayern de Munique x Atlético de Madrid - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Manchester City x Porto - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Midtjylland x Atalanta - EI PLUS (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Olympiacos x Olympique - EI PLUS (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Rider x Monmouth - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x CRB - SPORTV (SC assiste no Premiere)
16:30 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Sabadell x Alcorcón - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Fuenlabrada x Logroñes - WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Galvez x Ji-Paraná - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Ferroviária x Bangu - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Corinthians x Santos - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
18:00 - Vôlei, Mineiro Feminino: Valinhos x Minas - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Paraná - SPORTV (MT assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Confiança - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Bahia de Feira x Gama - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Baré x Juventude do Maranhão - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Serranense x Uberlândia - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Tiaxcala x Cimarrones - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Vôlei, Troféu Supervôlei Masculino: SESI x Blumenau - SPORTV 2
19:00 - Futsal, LNF: Tubarão x Campo Mourão - TV NSPORTS (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Nacional do Uruguai x Alianza Lima - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Racing x Estudiantes - CONMEBOL TV
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: América de Natal x Atlético de Cajazeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Campinense x Globo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Joinville x São Caetano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Vôlei, Mineiro Feminino: Praia Clube x Brasília - TV NSPORTS (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Mississippi State x LSU - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Missouri x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Fast x Atlético Acreano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Leones Negros x Cancún - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x Los Angeles Dodgers (World Series, jogo 2) - ESPN
21:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Florida x Auburn - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Flamengo x Junior - SBT (RJ e parte da rede) e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Palmeiras x Tigre - SBT (SP e parte da rede) e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Bolívar x Guaraní - FOX SPORTS 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Independiente del Valle x Barcelona - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Vasco x Corinthians - GLOBO (menos CE) e SPORTV (RJ assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Ceará (final, volta) - VERDES MARES (CE) e DIÁRIO (CE)
21:30 - Vôlei, Troféu Supervôlei Masculino: Taubaté x Ribeirão - SPORTV 2
21:30 - Futsal, LNF: Blumenau x ACBF - TV NSPORTS (Internet)
23:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Dorados x Tapatío - WATCH ESPN (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.