Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quinta, 15 de outubro de 2020
Ainda o jogo da Seleção pela TV Brasil

A história mais surreal e surpreendente envolvendo imprensa esportiva que acompanhei nestes 17 anos editando este PAPO DE BOLA - O SITE não poderia ser totalmente resolvida apenas em um dia. Hoje tem mais coisa:

*Do Rodrigo Mattos no UOL Esporte: até o meio da tarde de terça-feira, o SBT ainda conversou com a Mediapro para tentar obter Peru x Brasil, mas sem acordo. A Bandeirantes até quis, mas não queria gastar grana e sim fazer uma parceria tipo a do BandSports na Conmebol TV, dividindo receitas. Só então a CBF agiu e conversou diretamente com a detentora dos 72 jogos das Eliminatórias exceção aos 18 que a Globo tem (os 9 mandos do Brasil e os 9 da Argentina). O acordo foi fechado a cerca de 3 a 4 horas da bola rolar diretamente pelo presidente Rogério Caboclo, em quantia bem mais baixa que os US$ 20 milhões pedidos às estações comerciais desde que a transmissão fosse apenas e tão somente tanto num canal público - que veio a ser a TV Brasil, cujo responsável (o governo federal) não participou da negociação embora abrisse espaço para a partida - quanto no site da entidade.

*Do Marcel Rizzo no UOL Esporte: no acordo fechado pela CBF - surpreendente até para a Conmebol -, foi exigido pela Mediapro que não houvesse venda de cotas de patrocínio exclusivas para a partida contra o Peru e que não houvesse valores envolvidos na liberação do sinal para a TV Brasil (aquilo que o próprio colunista falara preliminarmente no Twitter ainda na terça à noite, agora mais especificado), sendo portanto proibida uma revenda dos direitos por parte da entidade. Exemplo: mesmo que um SBT ou uma Bandeirantes quisesse comprá-los da CBF como licenciado, não poderiam pois a Mediapro não permitiria isso. Não se sabe ainda a quantia paga pelos direitos e nem como pagaram. Isto não garante que o mesmo se repetirá nas outras 7 visitas da Seleção ainda sem exibidor para cá, pois o desejo é que uma rede comercial compre as transmissões delas. Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

*As saudações enviadas ao presidente Jair Bolsonaro nos dois tempos de Peru x Brasil continuaram rendendo repercussões e mais repercussões. Das negativas, uma muito forte foi de José Trajano em seu site pessoal, no qual afirmou que o jornalismo esportivo se despediu do narrador André Marques e do "vetusto" comentarista Márcio Guedes, que conhece desde a infância e com quem trabalhou junto por muitos anos no impresso e na ESPN Brasil. Afirmou o ex-comandante do canal que seu ex-colega de ESPN Brasil lhe deixou enojado com "sua pusilanimidade" ao "passar pano para o Capitão Corona" quando disse "com satisfação e orgulho" para quais times "o tresloucado" torce. Trajano disse que seu ex-amigo e ex-companheiro virou uma "besta quadrada" e que textos no Facebook nos quais define esquerdistas como "pilantras, safados e cretinos" fazem dele um "raivoso e ressentido bolsominion".

*Márcio Guedes respondeu no Facebook, antes dizendo ter sido muito legal a transmissão pela repercussão extraordinária mesmo com tudo feito em cima da hora para, depois, afirmar que lamentava o "patrulhamento irracional" de quem criticou tanto a si por citar as preferências clubísticas do presidente quanto ao André por ler um texto de agradecimento a ele e aos dirigentes da Empresa Brasil de Comunicação. O comentarista afirmou que "o ódio ideológico" faz pessoas "insistirem em controlar opinião e simples informação" como se estivessem em Cuba ou na Venezuela. A Carlos Petrocilo na Folha de S.Paulo, Márcio chamou de "indignidade total" a declaração do Trajano por "estimular ódio das pessoas" e "estragar relações humanas", pouco se lixando por saber o que é e que, tendo "51 anos de jornalismo esportivo com comportamento ético irrepreensível", era para "os cães ladrarem'.

*Em defesa do André Marques, uma manifestação que vi no Twitter foi da produtora do SporTV, Aline Falcone, sua ex-colega de reportagem nas rádios Globo e CBN. Embora sendo "completamente contra" uso de TV pública como "instrumento de propaganda pessoal de presidente, seja ele qual for", ela criticou o massacre ao narrador nas redes sociais por tê-lo como "um excelente profissional e um grande amigo" desde os tempos de SGR, que "sempre sonhou em se estabelecer como narrador", que "estava realizando um sonho" ao narrar a Seleção Brasileira e que "cumpriu as ordens que recebeu", arrematando que "se você ou eu faríamos, é outra história".

Outros destaques

Mas imagina que não ia surgir alguém querendo aparecer!!! Esta semana vai caducar a medida provisória do mandante, da qual uma das últimas tiradas de proveito foi a do Athletico Paranaense nesta quarta, ao passar pelo pay-per-view próprio Furacão Play a partida contra o Corinthians. Certo? Certo. Só que... De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o deputado Pedro Paulo Carvalho, do DEM do Rio de Janeiro, apresentou na Câmara um projeto de lei para que seja criada a partir de 2022 uma liga de futebol para disputa dos campeonatos nacionais, que ajudaria a negociar os direitos de transmissão do Brasileirão com as empresas de comunicação interessadas em adquiri-los e que terminaria com a negociação individual. Cara... a coisa é tão completamente fora de noção, tão fora da casinha, fora da realidade, que é melhor adotar a "tática Boechat" e não dar mais palanque para otário.

Sem acesso global à investigação do CADE De Gabriel Vaquer "De Primeira" no UOL Esporte: o Conselho Administrativo de Defesa Econômica negou acesso aos representantes da Globo aos documentos em área restrita da investigação sobre monopólio dela nas transmissões de futebol. O órgão federal alega que não há documentos restritos no processo público por agora e que tudo que o Plim-Plim quer ver é só pesquisar em seu site e pronto. Ocorre que há versões restritas das respostas dos clubes para o CADE, essa aí que os platinados queriam saber certamente pra verem se tão dando demais com a língua nos dentes ou não. A investigação deve acabar em maio de 2021, quando decidirão se processarão a Globo ou não por impedir competição no mercado de direitos esportivos.



Força, Vanessa Faro!!! A apresentadora do "Tribuna Esporte" na hora do almoço da afiliada da Globo na Baixada Santista está sendo substituída desde terça-feira por Leonardo Zanotti pois foi internada nesta quarta no Hospital Santa Catarina, em Sampa City, onde é submetida desde 6h desta quinta a uma mastectomia, que vem a ser a retirada de uma ou de ambas as mamas - e a Vanessa, que brilha na tela da Tribuna há 24 anos, sofre de câncer de mama no seio esquerdo, que será retirado (operação durando em torno de 10 horas). Ela soube da doença durante um autoexame e atualiza sua situação no perfil do Instagram chamado "Patricinha Casca Grossa", que é o apelido que ganhou da turma de remo, esporte que pratica há muito e muito tempo. No "Tribuna Esporte" de segunda, Vanessa fez vários agradecimentos aos colegas de emissora no final e disse que retornará em dezembro. Que dê tudo certo!!!

Melhoras, Thiago Oliveira! De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: foi um mal-estar ao chegar na sede da Globo SP à 1h de terça para quarta, com direito a pressão 17/10, que tirou o apresentador do "Hora 1", cujo segmento esportivo acabou apresentado pela Sabina Simonato, que está fazendo a previsão do tempo durante as férias de Jacqueline Brazil. Nesta quinta, Anselmo Caparica fez o esporte. Thiago, tudo ok com ele, voltará nesta sexta.

Globo reforçou chamadas do "Segue o Jogo" De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: isso passou a acontecer mais ativamente nas transmissões das quartas-feiras para convidar o espectador dos jogos a permanecer ali mais alguns minutos para o resumo da rodada apresentado pelo Lucas Gutierrez, que especialmente em São Paulo perdeu a liderança desde que começou "A Fazenda" na Record, mas que também no Rio de Janeiro já andou bambeando. Mostrar no "Show do Intervalo" desta quarta apenas o lance mais decisivo tanto de Palmeiras x Coritiba quanto de Fortaleza x São Paulo e das outras partidas já encerradas fez parte da estratégia para o público não trocar de canal, ou seja: querendo ver todos os gols e as principais ocorrências, era para assistir no "Segue o Jogo".

Daniel Pereira prestou atenção no serviço e tirou onda Nas suas transmissões no SporTV e no Premiere, o locutor tem sido um dos que mais registra mensagens dos internautas através da hashtag específica de cada jogo. Durante Santos x Atlético Goianiense, ele leu um recado de um tuiteiro que devia estar tri de mal com a vida ou que deve ser amargura pura desde sempre (eh, eh, eh), que perguntou "onde o SporTV achou um narrador tão ruim". Dandan nem tchum pro cara, respondeu com alto astral e exaltou sua cidade natal, Niterói. Mandou bem!

SporTV 3 liderou na final masculina de RG De Alexandre Cossenza e Gabriel Vaquer no "Saque e Voleio" do UOL Esporte: o canal foi o 1º colocado do segmento esportivo domingo passado durante Rafael Nadal x Novak Djokovic, tendo média de 0,7 ponto no Painel Nacional de Televisão, o que rendeu a 3ª posição geral entre os canais por assinatura. Ingressado neste ano em Roland Garros, o canal da Globosat (aqui no PB a marca "Globosat" sobrevive) será exibidor exclusivo dele a partir de 2021, fora após 8 edições que estará o BandSports.

Desta vez terá bloqueio para o Paraná na TNT O que está sendo devidamente especificado nas chamadas que o canal já faz para Coritiba x Santos, jogo que transmitirá neste sábado não mais às 17h e sim às 19h. Claro, referência que faço à transmissão aberta da praça para a praça no Coritiba x Fortaleza do sábado passado, quando só então soubemos que o contrato do Coxa é diferenciado em relação aos dos outros times vinculados à Turner, estando ele junto do Palmeiras como únicas exceções a não impor bloqueio estadual em todos os mandos.

Liga dos Campeões da UEFA nos canais Turner Confirmadas as primeiras transmissões da fase de grupos na semana que vem: na terça tem Dínamo de Kiev x Juventus às 13h55 e Paris Saint Germain x Manchester United às 16h ambos na TNT, que abrirá a jornada às 12h25, enquanto Zenit x Brugge às 13h55 e Lazio x Borussia Dortmund às 16h terão exibição do Space a partir das 13h40, ficando exclusivos do Facebook às 16h tanto Barcelona x Ferencvaros quanto Chelsea x Sevilla; e na quarta-feira a TNT abre a jornada às 12h25 para Real Madrid x Shakhtar Donetsk às 13h55 e Ajax x Liverpool às 16h, enquanto o Space inicia trabalhos às 13h40 para Red Bull Salzburg x Lokomotiv Moscou às 13h55 e Internazionale x Borussia Monchengladbach às 16h, tendo transmissão do Facebook às 16h tanto Bayern de Munique x Atlético de Madrid quanto Manchester City x Porto. E terá muito mais no EI Plus.

Próximas transmissões da Bandeirantes No fim-de-semana da semana que vem (dias 24 e 25), estes serão os jogos dela: no sábado, Dinamo Moscou x Sochi pelo Russo às 10h (este só São Paulo) e Genoa x Internazionale pelo Italiano às 13h10 em andamento devido ao horário político (e desde o início às 13h em Brasília e no YouTube); e no domingo, Wolfsburg x Arminia Bielefeld pelo Alemão às 11h30, Fiorentina x Udinese pelo Italiano às 14h e depois Brasileirão Sub-20 tanto com Santos x Grêmio às 16h quanto com Corinthians x Goiás às 20h.



A mãe do ano no esporte da Bandeirantes É Larissa Erthal, claro. De Paulo Pacheco no NaTelinha: a apresentadora do "Terceiro Tempo" - que, ao contrário da gozação brincalhona de Milton Neves sobre ser o "verdadeiro pai" do bebê (meu Deus, ahahahaha!!!!), está grávida é do marido Leonardo Dias - pretende trabalhar normalmente até o 8º mês de gestação, ostentando o barrigão toda orgulhosa e feliz na tela até a hora da licença-maternidade.

O segundo "3 x 0 do STJD macarrônico" de Eduardo Castro Pela segunda vez, um jogo para o qual ele foi escalado como narrador do BandSports teve seu resultado determinado pela Justiça da Itália. O primeiro foi a estreia em Verona x Roma, 0 x 0 no campo e que virou 3 x 0 no tribunal devido a uma escalação irregular da Roma. E o segundo é Juventus x Napoli, que nem chegou a acontecer pois o Napoli não viajou a Turim devido a casos de coronavírus no grupo de jogadores, o que fez as autoridades sanitárias de Nápoles não autorizarem sua viagem. Apesar de não ter sido um abandono intencional do visitante, deram de ombros para isso e deram 3 x 0 pra Velha Senhora. Já fico imaginando qual consequência virá da próxima partida do Italiano na qual escalarem o xará, rs...

Não entendi essa do Comunique-se Uma matéria assinada por Júlia Renó pegou gancho na chegada de Vagner Mancini à casamata do Corinthians e lembrou daquela situação famosa de 2017, quando da perda por 1 x 0 para o Vitória treinado por ele, que teve uma discussão forte na coletiva com Felipe Garraffa, então repórter esportivo da Rádio Bandeirantes. O que eu não entendi foi a matéria dizer que agora "os dois se encontrarão novamente", o que não é verdade por um único e simples fato: o Garraffa não é mais da editoria de esportes da Bandeirantes e sim do jornalismo geral, especialmente nos programas do José Luiz Datena, tanto enquanto produtor do "Manhã Bandeirantes" na rádio quanto como repórter do "Brasil Urgente" à tarde na TV. Sinceramente, boiei legal nessa.

O elo entre Paulo do Valle e Oscar Scolfaro Milton Neves arrancou essa no "Concentração" da Rádio Bandeirantes ao perguntar ao novo repórter da emissora seu nome completo, que é Paulo Eduardo do Valle Scolfaro. Sabemos desde sempre que ele é neto de Luciano do Valle, mas agora sabemos que também é sobrinho-neto do ex-árbitro Oscar Scolfaro, falecido em 2017 e que apitou a final Grêmio 0 x 1 Flamengo do Brasileirão de 1982 (cuja narração do gol do Nunes, aliás, até hoje o "Gol, o Grande Momento do Futebol" da TV está me devendo com a voz do Oscar Ulisses, pois já passaram esse gol "trocentas mil" vezes nos últimos anos e nunca com a narração do Oscar!!! rs).

Simultaneidade no rádio de São Paulo As AM e/ou FM se dividiram assim nas partidas desta quarta-feira: Palmeiras x Coritiba em Bandeirantes e CBN (mais Energia e Jovem Pan só no YouTube); Fortaleza x São Paulo em 105, Transamérica (ambas na íntegra), Energia (só a partir dos 25 minutos do 1º tempo, após o "Estádio 97"), Bandeirantes e CBN (ambas apenas no 2º tempo, que como destaquei na coluna de ontem foi narrado respectivamente por Ivan Bruno, da TV Bandeirantes e do BandSports, e por Hugo Lago, da Globo/CBN do Rio de Janeiro), além da Jovem Pan completa só no YouTube; e Athletico Paranaense x Corinthians em todas elas e mais a BandNews, aí com a Pan também no dial convencional. Não sobrou uminha AM e/ou FM que fosse para Santos x Atlético Goianiense.

Papelão da CBN Porto Alegre Liguei nela perto das 22h30, no AM 1340 de "heróico 0,1 kw de potência" como falo há tantos, tantos e tantos anos nestas mal traçadas linhas, para escutar o 2º tempo de Athletico Paranaense x Corinthians por não tê-lo na televisão e não ter como assisti-lo pela internet ficando o tempo todo no Twitter e revisando outras páginas, fora a vantagem do tempo absolutamente real. Enfim, algo me desagradou demais por ser um daqueles descuidos inaceitáveis: a afiliada pertencente à RBS (e escanteadíssima há mais de 20 anos pela RBS) rodou propagandas eleitorais durante todo o intervalo e as misturou com chamadas da rede. Aí entra o problema: a 1ª chamada que ouvi foi a do quadro "Capital Humano", do "Jornal da CBN". Qual é o problema? "Apenas" que o quadro acabou no final de... 2016!!! E seu responsável, Gilberto Dimenstein, morreu há 5 meses. Bah!!!

Rodada dupla no rádio de Porto Alegre Com Grêmio x Botafogo às 19h15 e Sport x Internacional às 21h30, as esportivas AM e/ou FM procederam assim: Gaúcha e Grenal somente pela web das 19h às 20h e no dial das 20h em diante; Guaíba apenas AM das 19h às 20h, somente FM das 20h às 21h e em ambas das 21h em diante; e Band RS juntando Bandeirantes e BandNews das 19h às 21h, depois apenas BandNews das 21h às 22h e a seguir ambas de novo juntas das 22h às 23h50, quando só então a BandNews foi transmitir a "Voz do Brasil".



Marcelo de Bona com a garganta em dia Devido às férias de Pedro Ernesto Denardin nesta semana, o âncora do "Estúdio Gaúcha" dobrou sua escala de narrações neste meio de semana ao fazer Peru x Brasil na terça e Sport x Internacional na quarta, ficando Gustavo Manhago em Grêmio x Botafogo. Se o De Bona precisava fazer algum "check-up vocal", não precisa pois passou por um com louvor ao narrar 14 gols em 48 horas.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quinta, 15/10/2020
06:00 - Tênis, ATP de São Petersburgo: várias partidas - BANDSPORTS
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 12ª etapa - ESPN 2
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Joinville x Tubarão - TV BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Pelotas x São Caetano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Santos x Vasco - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Flamengo x Sport - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Ceará x Corinthians - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Vôlei, Superliga Masculina C: Fortaleza x Desportivo Rio Grande - TV NSPORTS (Internet)
15:00 - Dardos, Premier League: finais - DAZN (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Atlético Mineiro x Grêmio - SPORTV
15:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Duren x Bayern de Munique - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, NCAA Feminina: Duke x Boston College - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Vôlei, Superliga Masculina C: Sport x Santa Cruz - TV NSPORTS (Internet)
17:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Georgia Tech x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
18:05 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x Houston Astros (final da Liga Americana, jogo 5) - ESPN (se necessário)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Galvez x Bragantino do Pará - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, NCAA Feminina: Florida State x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina B: Maximus x Clube do Vôlei - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Florida State x Miami - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Red Bull Bragantino - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ituano x Volta Redonda - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: São Bento x São José - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, NCAA Feminina: Wake Forest x Notre Dame - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, NCAA Feminina: Miami x Virginia Tech - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, NCAA Feminina: North Carolina x Syracuse - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: TCU x West Virginia - WATCH ESPN (Internet)
20:15 - Futsal, LNF: Foz Cataratas x Marreco - TV NSPORTS (Internet)
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Georgia State x Arkansas State - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, NCAA Feminina: Louisville x Virginia - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x Atlanta Braves (final da Liga Nacional, jogo 5) - ESPN
22:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Booker T. Washington x Newman - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - MMA, Bellator 249: Cris Cyborg x Arlene Blencowe - ESPN

Sexta, 16/10/2020
06:30 - Velocidade, Mundial de Superbike: 1º treino do GP de Portugal - DAZN (Internet)
07:00 - Tênis, ATP de São Petersburgo: várias partidas - BANDSPORTS
08:30 - Futebol, Campeonato Chinês: Hebei Fortune x Guangzhou Evergrande - ESPN BRASIL
09:00 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: treino livre do GP de Aragão - FOX SPORTS
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 13ª etapa - ESPN 2
11:00 - Velocidade, Mundial de Superbike: 2º treino do GP de Portugal - DAZN (Internet)
13:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Texas State x Louisiana - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Coritiba x Corinthians - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: América Mineiro x Bahia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Basquete, Euroliga: Olympiacos x Maccabi Tel Aviv - DAZN (Internet)
16:00 - Velocidade, Copa Porsche GT3: 1ª corrida de Goiânia - SPORTV 2
16:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Florida State x Miami - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol Americano, NCAA: Presbyterian x Monmouth - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Velocidade, Copa Porsche Carrera: 1ª corrida de Goiânia - SPORTV 2
17:00 - Vôlei, Superliga Masculina C: primeira semifinal do Grupo 3 - TV NSPORTS (Internet)
17:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Boston College x Syracuse - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Vôlei, Mineiro Masculino: primeira semifinal - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina C: segunda semifinal do Grupo 3 - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Virginia x Virginia Tech - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: TCU x West Virginia - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol Americano, NCAA: SMU x Tulane - WATCH ESPN (Internet)
19:05 - Beisebol, MLB: Houston Astros x Tampa Bay Rays (final da Liga Americana, jogo 6) - ESPN (se necessário)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x América Mineiro - SPORTV (Ribeirão Preto assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Goiás x Bahia - PREMIERE
20:00 - MMA, LFA 93: Andre Petroski x Aaron Jeffery (e outras lutas) - COMBATE
20:00 - Vôlei, Mineiro Masculino: segunda semifinal - TV NSPORTS (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Arkansas State x UT Arlington - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Pittsburgh x Notre Dame - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: North Carolina x NC State - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Tennessee x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, NCAA Masculina: Duke x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, NCAA Masculina: Louisville x Syracuse - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, NCAA Feminina: Oklahoma x Kansas State - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, NCAA Feminina: Texas x Iowa State - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Grandview x Kearney - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Raymore-Peculiar x Liberty - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Juventude - SPORTV (MG assiste no Premiere)
21:30 - Vôlei, Paulista Masculino: Taubaté x Campinas (final, volta) - SPORTV 2
22:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Texas x Kansas State - WATCH ESPN (Internet)
22:05 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x Atlanta Braves (final da Liga Nacional, jogo 6) - ESPN (se necessário)
22:30 - Futebol Americano, NCAA: BYU x Houston - WATCH ESPN (Internet)

Sábado, 17/10/2020
06:50 - Velocidade, Mundial de Superbike: superpole da 1ª corrida de Portugal - DAZN (Internet)
08:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Sevilla - FOX PREMIUM
08:00 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Braunschweig x Bochum - ONEFOOTBALL (Internet)
08:00 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Greuther Fuerth x Hamburgo - ONEFOOTBALL (Internet)
08:00 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Karlsruher x Sandhausen - ONEFOOTBALL (Internet)
08:00 - Tênis, ATP de São Petersburgo: duas semifinais - BANDSPORTS
08:15 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: classificação do GP de Aragão - FOX SPORTS
08:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x Liverpool - ESPN BRASIL
08:30 - Futebol, Campeonato Escocês: Celtic x Rangers - ESPN
09:00 - Turfe, Dia dos Campeões Britânicos: prova única - WATCH ESPN (Internet)
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 14ª etapa - ESPN 2
09:30 - Velocidade, Mundial de Superbike: 1ª corrida de Portugal - DAZN (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Athletic x Betim - TV NSPORTS (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Realidade Jovem x Taboão da Serra - MYCUJOO PAULISTÃO FEMININO 2020 (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Russo: Zenit x Sochi - BANDEIRANTES (São Paulo - gravado)
10:00 - Velocidade, Copa Porsche GT3: 2ª corrida de Goiânia - SPORTV 2
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Augsburg x RB Leipzig - ONEFOOTBALL (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Freiburg x Werder Bremen - ONEFOOTBALL (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hertha Berlim x Stuttgart - ONEFOOTBALL (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hoffenheim x Borussia Dortmund - ONEFOOTBALL (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Mainz 05 x Bayer Leverkusen - ONEFOOTBALL (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: São Paulo x Red Bull Bragantino - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Celta x Atlético de Madrid - ESPN BRASIL
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Southampton - FOX SPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Bournemouth x Queens Park Rangers - ESPN
11:00 - Futsal, LNF: Jaraguá x Pato - SPORTV
11:00 - Velocidade, Copa Porsche Carrera: 2ª corrida de Goiânia - SPORTV 2
12:00 - Velocidade, Stock Car: classificação da etapa de Mogi Guaçu - SPORTV 2
13:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Internazionale x Milan - BANDEIRANTES (até 13h10 só Brasília) e SPORTV
13:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Lazio x Sampdoria - BANDSPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Trabzonspor x Basakhsehir - DAZN (Internet)
13:00 - Velocidade, Weathertech: 10 Horas de Le Mans - FOX SPORTS 2 (largada)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Clemson x Georgia Tech - ESPN 2
13:00 - Futebol Americano, NCAA: South Florida x Temple - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Kentucky x Tennessee - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Auburn x South Carolina - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Navy x East Carolina - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Pittsburgh x Miami - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Liberty x Syracuse - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Texas State x South Alabama - WATCH ESPN (Internet)
13:15 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Cartagena x Fuenlabrada - WATCH ESPN (Internet)
13:15 - Futsal, LNF: Magnus x São José - TV NSPORTS (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Cadiz - FOX SPORTS
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Arsenal - ESPN BRASIL
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Arminia Bielefeld x Bayern de Munique - ONEFOOTBALL (Internet)
13:45 - Velocidade, Copa Porsche GT3: 3ª corrida de Goiânia - SPORTV 2
14:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Taubaté x Juventus - MYCUJOO PAULISTÃO FEMININO 2020 (Internet)
14:45 - Velocidade, Copa Porsche Carrera: 3ª corrida de Goiânia - SPORTV 2
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Bangu x Ferroviária - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Cabofriense x Toledo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Globo x Campinense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Avaí x Fluminense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: América x Fluminense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Flamengo x Internacional - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Vasco x Atlético Mineiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Grêmio x Botafogo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Corinthians x Sport - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Vitória x Fluminense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Palmeiras x Chapecoense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Athletico Paranaense x Goiás - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Batatais x EC São Bernardo (quartas-de-final, ida) - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Itapirense x Amparo - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Brasilis x Guarulhos - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Suzano x União Mogi - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Atlético Mogi x Manthiqueira - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Barcelona Esportivo x Jabaquara - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Ska Brasil x Mauaense - FPF TV (Internet)
15:00 - Tênis, ATP da Sardenha: duas semifinais - BANDSPORTS (gravado)
15:00 - Vôlei, NCAA Feminina: South Carolina x Georgia - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Texas State x Louisiana - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol Americano, NCAA: Jacksonville State x North Alabama - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Boxe, Superleve: Lewis Ritson x Miguel Vázquez - DAZN (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Juventude do Maranhão x Baré - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Castellón x Lugo - WATCH ESPN (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Tupi x Ipatinga - TV NSPORTS (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Mamoré x Serranense - TV NSPORTS (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Muriaé x Democrata de Governador Valadares - TV NSPORTS (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Moenchengladbach x Wolfsburg - ONEFOOTBALL (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Belga: Standard Liege x Brugge - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x Vitória - SPORTV (SC assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Santos do Amapá x Moto Club - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Gama x Bahia de Feira - TV BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Uberlândia x Guarani - TV NSPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Francana x Inter de Bebedouro - FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Getafe x Barcelona - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Manchester United - DAZN (Internet)
16:00 - Vôlei, Superliga Masculina C: final do Grupo 3 - TV NSPORTS (Internet)
16:00 - Futsal, LNF: Blumenau x Joinville - TV NSPORTS (Internet)
16:00 - Velocidade, Stock Light: 1ª corrida de Mogi Guaçu - YOUTUBE STOCK CAR (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Oeste - PREMIERE
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Jacyobá x Vitória da Conquista - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Português: Sporting x Porto - FOX SPORTS
16:30 - Futebol Americano, NCAA: Ole Miss x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol Americano, NCAA: UCF x Memphis - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol Americano, NCAA: Eastern Kentucky x Troy - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol Americano, NCAA: Duke x NC State - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ferroviário x Remo - BANDEIRANTES (Regiões Nordeste e Norte) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: União de Rondonópolis x Aparecidense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Linense x Comercial (quartas-de-final, ida) - MYCUJOO FPF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Democrata de Sete Lagoas x Pouso Alegre - TV NSPORTS (Internet)
17:00 - Vôlei, Mineiro Masculino: 3º lugar - TV NSPORTS (Internet)
17:00 - Velocidade, Nascar Truck Series: etapa do Kansas - FOX SPORTS 2
17:00 - Futebol Americano, NCAA: Texas A&M x Mississippi - ESPN 2
17:00 - Futebol Americano, NCAA: Virginia x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol Americano, NCAA: UMass x Georgia Southern - WATCH ESPN (Internet)
17:15 - MMA, UFC Fight Island 6: Brian Ortega x Jung Chan-Sung (e outras lutas) - SPORTV 3 (duas primeiras lutas) e COMBATE
17:35 - Beisebol, MLB: Atlanta Falcons x Los Angeles Dodgers (final da Liga Nacional, jogo 6) - ESPN (se necessário)
18:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Boston College x Syracuse - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol Americano, NCAA: Angelo State x Stephen F. Austin - WATCH ESPN (Internet)
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Figueirense - SPORTV (RS assiste no Premiere)
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Operário - PREMIERE
18:45 - Rúgbi, Torneio Quatro Nações de XV: jogo a confirmar - SPORTV 2
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Coritiba x Santos - TNT (menos PR) e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fluminense x Ceará - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Treze x Santa Cruz - DAZN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Salgueiro x Floresta - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Mirassol x Nacional de Rolândia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Atlético Acreano x Fast - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Basquete, Paulista Masculino: Mogi das Cruzes x Bauru - BANDSPORTS
19:00 - Vôlei de Praia, Circuito Brasileiro: semifinais femininas da etapa de Saquarema - SPORTV 2
19:00 - Vôlei, Mineiro Masculino: final - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Velocidade, Weathertech: 10 Horas de Le Mans (trecho) - FOX SPORTS 2
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Caldense x Palmas - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Velocidade, Nascar Xfinity Series: etapa de Kansas - FOX SPORTS 2
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Atlético de Alagoinhas x Tupynambás - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Cruzeiro x Ceará - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:35 - Futebol Americano, NCAA: North Carolina x Florida State - ESPN 2
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Grêmio - SPORTV (SP assiste no Premiere)
21:00 - MMA, Nação Cyborg 7: várias lutas - BANDSPORTS
21:00 - Futebol Americano, NCAA: Boston College x Virginia Tech - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, NCAA: Central Arkansas x Missouri State - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Vôlei, Paulista Feminino: Osasco Audax x SESI Bauru (final, ida) - SPORTV 2
21:35 - Beisebol, MLB: Houston Astros x Tampa Bay Rays (final da Liga Americana, jogo 7) - ESPN (se necessário)
23:00 - Velocidade, Weathertech: 10 Horas de Le Mans (chegada) - FOX SPORTS 2
00:00 - Rúgbi, Copa Bledisloe: Austrália x Nova Zelândia - WATCH ESPN (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.