Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quarta, 14 de outubro de 2020
A surpreendente exibição da Seleção pela TV Brasil

Entre paradas e retomadas, edito este PAPO DE BOLA - O SITE desde 2 de junho de 2003 - e, contando o início como blog, desde 28 de janeiro de 2003. Peguei, por exemplo, o famoso Paulistão tumultuado da ronha entre SBT + Federação x Globo. Asseguro por A + B = C e todo o restante do alfabeto: nada, mas nada em termos de absoluta anormalidade "se compara-se", como diria o Sr. Redundância Redundante, ao que tivemos nesta terça-feira, 13 de outubro de 2020, quando soubemos por volta de 15 para as 8 da noite que a CBF havia adquirido os direitos de transmissão do jogo contra o Peru e que ele passaria na emissora da EBC. A entidade afirmou ter aguardado até o fim pelo desfecho das negociações entre a representante da Federação Peruana, a GolTV Peru, e as emissoras abertas, e como nenhuma pegou a partida, resolveu ela, CBF, comprar os direitos.

Aconteceu, portanto, a mesma coisa que foi naqueles amistosos contra Austrália e Argentina em 2017, que a Globo não havia entrado em acordo para transmitir: a própria Confederação Brasileira adquiriu dos detentores a transmissão das partidas para garantir que elas tivessem canal aberto, ali fazendo uma cobertura própria e encaixando ela tanto na própria TV Brasil quanto na Cultura. Não é que houve "canetada" do governo federal por causa daquilo da Lei Pelé que não é bem assim como se pensa que é, como desmistificado por completo nos links do "Lei em Campo" que citei na coluna de segunda-feira. Marcel Rizzo registrou no Twitter que o acordo impedia a CBF de repassar as imagens do jogo desta terça para TVs abertas comerciais, somente para uma estação pública oficial do governo, que não poderia fazer repasse financeiro à entidade por conta disso. Fica por vocês imaginarem o que mais tem além disso.



Até que a transmissão iniciasse às 20h50, logo depois do programa "Animais Bebês" (bonitas imagens dos sósias de Simba, o Rei Leão), ficava a dúvida: quem narraria Peru x Brasil? Equipe própria da CBF ou o pessoal próprio da EBC, tanto da Série D na TV Brasil quanto dos times cariocas na Rádio Nacional? A segunda opção foi a resposta. A equipe de microfone teve narração de André Marques, que recentemente chegou ao veículo federal após deixar a Super Rádio Tupi, na qual era setorista do Flamengo e 4º narrador, função na qual passou a investir de vez tanto na EBC quanto na oficial VascoTV no YouTube. A apresentação foi de Paulo Garritano, nome já habitual da TV Brasil desde ainda aquelas Séries B e C de anos atrás, e os comentários foram do tradicionalíssimo Márcio Guedes e de Rodrigo Campos, que divide com André as narrações tanto na TV quanto na Nacional AM.

A jornada corria normal, com elogios e críticas à narração e aos comentários, citações à imagem de qualidade ótima em algumas sintonias e fraca em outras, à divulgação máxima que fizeram tanto dos canais pelos quais dá para sintonizar a estação da Empresa Brasil de Comunicação quanto de programas como "Stadium" e "No Mundo da Bola", além das partidas da Série D do Brasileirão. Mas em dois momentos (um em cada tempo), o que deixou um monte de gente desconfortável foram, em meio a agradecimentos aos dirigentes da CBF, saudações enviadas pelo André ao presidente Jair Bolsonaro. Muitas pessoas nas redes sociais lembraram que isso tanto não acontecia nas épocas de outros presidentes quando a TV Brasil passava partidas quanto destacaram ser esse tipo de citação típica de países criticados pelo atual governo como ditatoriais, tais quais Cuba, Venezuela e Coreia do Norte.

Isso também respingou no Márcio, saudado por muita gente nostálgica dos tempos dele sobretudo ainda na Manchete. Teve ex-colega de ESPN Brasil que não gostou nada da referência simpática dele a Bolsonaro, caso do Mauro Cezar Pereira, que definiu a transmissão como constrangedora e perguntou se o comentarista, que no "Linha de Passe" dava dicas de cinema, teria recomendado "ao seu ídolo político" um filme com Jece Valadão: "O Torturador", dirigido por Antônio Calmon em 1981. Outra citação que faço é ao Tino Marcos. O repórter da Globo inicialmente disse na hora do jogo ser uma nostalgia boa ouvir a voz mansa e inteligente do Márcio, de quem lembrou simpaticamente pela receptividade ao chegar na Globo em 1985. Mas na manhã seguinte ele refez sua posição, achando feia, inoportuna e imprópria a citação ao presidente, ainda assim mantendo a lembrança boa de 35 anos atrás.

E as prévias do "Ipobre"? De Gabriel Vaquer no UOL Esporte, Thell de Castro no TV História e Leandro Sarubo no Teleguiado: com a divulgação feita em cima da hora, a TV Brasil chegou aos 2,6 pontos de média e 3,6 de pico em São Paulo, ficando na 4ª posição, na frente de Bandeirantes com 0,7, Cultura com 0,8 e RedeTV! com 0,9, estando atrás apenas da líder Globo com 27,7, da Record com 7,8 e do SBT com 7 - chegou a dar empate com o SBT no 2º tempo. É a maior audiência do canal federal na capital paulista em 13 anos de existência. No Rio de Janeiro, o pico foi de 4 pontos e a média de 2,5, contra 4,9 do SBT, 6,7 da Record e 28,9 da Globo. Já aqui em Porto Alegre, a TVE teve de 5,3 e média de 3,4, contra 4,1 da Record, 4,5 do SBT e 24,7 da Globo. O melhor dado prévio foi da emissora própria em Brasília: média de 8,1 e picos de 9 pontos e vice-liderança, atrás apenas dos 23 da Globo.

Como ficou a exibição dos gols na Globo sem ela ter os direitos da partida por não adquiri-los? Inicialmente, o "Jornal da Globo" e a "Edição da 0h" da GloboNews mostraram a imagem da transmissão ao vivo da TV Brasil, com o logo dela de "ao vivo", o letreiro do placar, crédito pelas imagens em letreiro próprio e tudo mais. Horas depois, nos segmentos esportivos de "Hora 1" e "Bom Dia Brasil", eles passaram em imagens aí repassadas diretamente pela emissora da EBC, sem o letreiro do placar, só com o logo dela no canto alto esquerdo (pelo momento federal, não deveria ser no canto alto direito? Sacaram?) e novamente com crédito reforçado em letreiro próprio. Por justamente não ter obtido os direitos deste prélio, o Plim-Plim não enviou nem sequer repórter até Lima, fazendo daqui mesmo todo o acompanhamento e várias reportagens, conforme destaquei na coluna de ontem.



Além da TV Brasil, o site da CBF passou Peru x Brasil com a mesma imagem mostrada pela emissora pública, mas com narração e comentários próprios respectivamente de Felipe Santos (ex-Rádio CBN e Esporte Interativo) e Rafaelle Seraphim (participante recorrente do "Redação SporTV"), ambos já escalados várias vezes para trabalhos oficiais da entidade e ela pela vez primeira numa partida da Seleção Masculina, trabalho que enalteceu em postagem no Instagram, destacando o pico de 125 mil usuários conectados - a transmissão chegou a cair em dado momento. Um problema foi que a CBF não fez a "torneirinha geográfica" do seu sinal e ele pôde ser captado além do Brasil, não só em outras partes da América Latina, mas mesmo em outros continentes, nos quais não poderia passar. Jornalistas como Fernando Kallás, na Espanha, e Diogo Kotscho, nos EUA, assistiram a partida por ali.

Mesmo com a TV Brasil recebendo da CBF a transmissão em cima da hora, os streamings que já haviam acertado a transmissão de 8 das 10 pelejas destas duas primeiras rodadas da Eliminatória Sul-Americana não deixaram de apresentar a virada brasileira em Lima, embora fico imaginando como quem pagou vintão ou cinquentinha por um deles deve ter ficado uma arara quando soube da exibição de graça em canal aberto, rs. O EI Plus fez 3 dos 5 jogos da terça com narração e comentários: o da Seleção, com André Henning, e Bolívia x Argentina e Chile x Colômbia, ambos com Jorge Iggor. Os demais tiveram apenas áudio-ambiente e imagem, mas sem locução. Aliás: não foram dois e sim três os streamings em ação nestes 8 jogos. "Mas como assim três"??? Sim, porque tinha o EI Plus, depois soubemos do ECDF (El Canal del Fútbol) e ontem apenas fui saber do Unio, que exibiu tudo para Brasil e Paraguai.

Os próximos jogos serão na metade de novembro, antes e depois do 1º turno das eleições para prefeitos e vereadores - e justamente por isso (além da Conmebol não ter oficializado nada de nada em seus canais oficiais até o momento) é que fico com um pé atrás com isso publicado no site da Globo, de Brasil x Venezuela ser no sábado dia 14, às 21h30, já que é na véspera da eleição. Sei lá, acho que no fim das contas vão botar é na sexta-feira mesmo, mas vai que acabam deixando no sábado? Não posso duvidar de mais nada de nada. Bem, esse aí temos a certeza de que terá Globo e SporTV, assim como Argentina x Paraguai na data-base do dia 12. E as outras 8 partidas, incluindo Uruguai x Brasil na data-base do dia 17? Os acertos notados nesta terça foram pontuais, não são "acumulativos" para a próxima rodada dupla. Ou seja, é como diria Ângelo Afonso na Rádio Grenal: tuuudo novo de nooovo... rs

Outros destaques

Futebol na Globo nesta quarta Sport x Internacional passará em Rio Grande do Sul e Pernambuco, como habitual nestas partidas sem times de RJ e SP com transmissões separadas para cada estado. Desta vez a RBS TV não mandou repórter a Recife e, com isso, Diogo Marques representará a Globo Nordeste no trio gaúcho com Luciano Périco e Maurício Saraiva. Já Athletico Paranaense x Corinthians passará em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará e Alagoas, além do portal GloboEsporte para todo o país com a exceção de Curitiba, onde restrição contratual estabelecida pelo próprio Furacão faz com que ali somente o PPV próprio de internet Furacão Play mostre o jogo. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a cláusula restritiva importa pelo rubro-negro vai até "só" 2024, é mole? No mais, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e demais regiões vão de Atlético Mineiro x Fluminense.

Duas do Gustavo Villani em Flamengo x Goiás Ambas na transmissão do Premiere, a primeira no intervalo: ele definiu o rubro-negro como um time cínico, que "se veste de Lobo Mau para comer a vovozinha". Geeente, 7 da noite e o Guga Gol dizendo uma coisa dessas, ahahahahah!!!! Bom, também depende da vovozinha, porque se for aquela que o Zé Jacaré bancou pra tentar inutilmente devorar o Pica-Pau no episódio do "arriba, arriba!", esquece. (risos) A outra deu um bafafá daqueles junto à torcida do Atlético, já que ele soltou um "segue o líder!" no gol da vitória do Mengão. Ocorre que os cariocas estão na co-liderança neste momento por terem a mesma pontuação do Galo, mas vitórias a menos. Nesta quarta, ele se pronunciou na edição mineira do "Globo Esporte", dizendo que a frase foi um recurso para dar mais emoção no gol pois a transmissão era direcionada a rubro-negros e esmeraldinos.

Por onde anda Thiago Oliveira? Foi a ausência sentida no começo desta quarta, ele não estava no "Hora 1" da Globo não sei por qual motivo, espero que não ruim. Mesmo assim, teve segmento esportivo normalmente e quem deu as notícias não foi o apresentador central Roberto Kovalick, mas sim Sabina Simonato, repórter do jornalismo geral que está apresentando a previsão do tempo durante as férias da titular Jacqueline Brazil.

Teve saída esportiva no SBT RJ Do Flávio Ricco no "Canal 1": integrante do "SBT Esporte Rio", Felipe Ruggeri entrou numa leva de demissões feita pela filial carioca nesta terça. Infelizmente, o facão tá passando geral não apenas na matriz da rede em São Paulo, mas também em suas emissoras próprias - aqui em Porto Alegre teve isso também. Fora do ar no vídeo, Felipe continua no ar pelo rádio, todas as noites, no "De Primeira" da Mix FM.

O SBT quer José Luiz Datena E isso tem deixado a Bandeirantes tensa. De Ricardo Feltrin na "Ooops!" do "Splash" no UOL: há preocupação no Morumbi com uma saída do apresentador do "Brasil Urgente", cujas médias diárias de 4 pontos em São Paulo alavancam a grade noturna sequencial com o "Jornal da Band". O SBT desejaria o pai do Joel não para um jornal policial, como Silvio Santos já delirou algumas vezes em querer fazer mesmo que não caiba mais esse tipo de atração num horário já dominado pelo "BURG" e pelo "Cidade Alerta" da Record, mas sim para ser narrador de sua recentemente retomada equipe de esportes. A apreensão na Bandeirantes é que as muitas demissões no SBT aconteçam para juntar dinheiro suficiente para contratar o Datenão, que nesta retomada do "Show do Esporte" voltou a fazer futebol algumas vezes e há um tempão quer sair do "Brasil Urgente" e não consegue.

Neto de volta ao trabalho Depois de 2 semanas recuperando-se do coronavírus, o ex-jogador e comentarista volta ao trabalho na Rede Bandeirantes e ao comando de "Os Donos da Bola" nesta quarta, tanto o da Rádio Bandeirantes às 12h (última aparição dele antes do afastamento) quanto a versão paulistana na TV às 12h55. Enquanto esteve ausente, Fernando Fernandes apresentou o programa televisivo e Ricardo Capriotti ancorou sozinho o da rádio. Em termos de escalas, ele voltará no fim-de-semana no Campeonato Italiano pela TV e ao Brasileirão semana que vem na RB.

Benjamin Back na ESPN? Pode ser. Do Flávio Ricco no "Canal 1": o apresentador do "Fox Sports Rádio" foi consultado sobre a possibilidade de mudar de canal com isso do fim cada vez mais próximo do FS, o que o "guru" tem que possa ser uma mudança em breve na linha de programação da ESPN, mais próxima do entretenimento.

A advogada do Robinho falou no "Fox Sports Rádio" Marisa Alija participou do programa desta terça e discutiu com o já citado Benja e com Flávio Gomes por exigir que o jogador recontratado pelo Santos não seja chamado de "condenado" por causa da condenação em 1ª instância por estupro na Itália. Porém, ela "se enrolou-se por si mesma e vice-versa" quando, perguntada pelo Flávio sobre qual palavra deveria ser usada ao invés de "condenar", disse que "tecnicamente ele foi condenado, é acusado". Sobrou da parte da advogada até para quem nem é da Fox, caso da Ana Thaís Matos, comentarista da Globo e do SporTV. Quer dizer, foi lamentável a presença desta senhora no programa, que mais negativou o lado dela e do seu defendido do que propriamente melhorou sua imagem.

Força, Zinho! O comentarista do Fox Sports e ex-jogador está de luto pois morreu seu pai Crivam, pelo qual foi respeitado 1 minuto de silêncio no começo do "Expediente Futebol" em solidaredade ao tetracampeão mundial.

Questão técnica a ser aperfeiçoada no "Na Geral" É na transmissão ao vivo pela internet, infelizmente impossível de se escutar devido a um som extremamente problemático ao menos na estreia desta terça-feira na Rádio Massa FM de São Paulo, nova casa do "Quarteto de Loucos" das 18h às 19h30 a partir de agora. Dando para ajustar este porém técnico a partir das próximas edições, bem melhor ficará acompanhar o programa em videocast.

Rafael Belattini se despediu da Rádio Bandeirantes Foi com uma postagem de agradecimento no Instagram que o agora ex-repórter da emissora enalteceu os 11 meses de trabalho, inicialmente como produtor e depois como setorista do São Paulo. Um agradecimento especial ele fez ao ex-comentarista da casa, Mauro Cezar Pereira, que foi quem lhe indicou. Belattini, que vai morar em Portugal, disse não ser um "adeus" e sim um "até breve". A partir desta semana, suas funções no esporte da RB são assumidas por Paulo do Valle, hoje estreante em Fortaleza x São Paulo.

Um 2º tempo diferente de Fortaleza x São Paulo Será em duas rádios que vão transmiti-lo depois da íntegra do Palmeiras x Coritiba das 18h. Além da estreia do repórter Paulo do Valle, a Bandeirantes contará com a narração de Ivan Bruno, locutor e apresentador da TV Bandeirantes e do BandSports, que retorna à mídia que marcou sua chegada ao grupo em 2012, narrador que era da equipe que botou no ar a saudosa Bradesco Esportes FM. Aliás, não tenho certeza, mas acho que é desde que a deixou há uns 5 ou 6 anos que o Ivan não narra mais em rádio. Outro registro curioso ficará para a CBN, na qual a metade complementar do embate de tricolores será narrada por Hugo Lago, da Globo/CBN do Rio de Janeiro, em dupla com o comentarista Gabriel Dudziak. Escala necessária pois Oscar Ulisses fará o Palmeiras e Vinícius Moura transmitirá Athletico Paranaense x Corinthians.

Energia FM se dividirá entre dial e internet Palmeiras x Coritiba será transmitido apenas pelo YouTube pois o FM convencional manterá normalmente o programa "Estádio 97" a partir das 17h30. Com isso, temos a Energia como uma estação garantida com 100% de bola rolando no dial comum para Fortaleza x São Paulo às 19h15.

CNN Rádio se impõe ante o futebol da Transamérica FM Não há exagero algum no que digo, os fatos estão aí. Havia a dúvida curiosa: como seria se tivesse jogo dentro da faixa jornalística do canal de notícias entre 18h e 19h? Bom, as respostas temos de cara: Rio de Janeiro e Brasília não escutaram Flamengo x Goiás nesta terça, este jogo não foi transmitido nem sequer pela internet; São Paulo não vai acompanhar o Palmeiras x Coritiba das 18h desta quarta, sendo mais uma opção de dial (só no 2º tempo pois o 1º apenas pela internet) para Fortaleza x São Paulo logo assim que Bel Campos terminar de apresentar o "CNN 18 Horas"; e Curitiba até vai acompanhar o jogo dos alviverdes completo, mas pela Light FM (antiga Transamérica Light) justamente devido ao noticiário da CNN.

Sem Seleção na Band RS Assim como foi sexta passada contra a Bolívia, também nesta terça a Rádio Bandeirantes de Porto Alegre não quis veicular Peru x Brasil, nem com sua própria equipe transmitindo e muito menos formando rede com SP via Bandsat. Preferiram manter normal o jornalístico político "Repórter Bandeirantes". Quem mudou de postura foi a Grenal FM, que desta vez transmitiu a vitória brasileira como não fizera na goleada de estreia.

Adroaldo Guerra Filho pediu desculpas No "Sala de Redação" desta quarta, o comentarista pediu alguns segundos para pedir desculpas aos ouvintes que não gostaram de um comentário dele sobre a volta do Robinho ao Santos, dizendo que repensou e que serve para o futuro sua reconsideração. A referência é a uma opinião extremamente infeliz que teve na segunda-feira, quando falavam sobre este assunto que tanto tem rendido e perguntou se, sendo famoso e rico como é, o jogador teria a necessidade de cometer um estupro, o que evidentemente irritou muita gente.

"Raio-X" em mais um dia no ar Além do semanal das 21h das segundas-feiras, agora Daniel Oliveira, Diogo Rímoli, Sérgio Couto e Cristiano Silva entrarão em mais um horário para comentar os jogos da dupla Grenal. Às 23h30 desta quarta, no canal do Daniel no YouTube, eles repercutirão Grêmio x Botafogo e Sport x Internacional.

Memória final Há 30 anos completados nesta quarta, Telê Santana fez sua estreia como treinador do São Paulo, num 0 x 0 fora de casa contra o São José, pelo Campeonato Brasileiro. A TV Bandeirantes passou este jogo ao vivo com exclusividade, mas não sei se apenas para SP ou se para todo o país pelo seguinte: na grade original, seria apenas SP pois toda a rede ficaria com Grêmio x Fluminense; acontece que a chuva adiou o jogo dos tricolores para o dia seguinte, quando o Grêmio venceu por 2 x 1, e aí não sei se no dia original o que a rede em si viu.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quarta, 14/10/2020
07:00 - Tênis, ATP de São Petersburgo: várias partidas - BANDSPORTS
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 11ª etapa - ESPN 2
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: América de Natal x Guarany de Sobral - TV BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Portuguesa da Ilha do Governador x Mirassol - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Vitória do Espírito Santo x Águia Negra - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Vitória x Ponte Preta - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Fluminense x Cruzeiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Botafogo x Internacional - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: América Mineiro x São Paulo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Palmeiras x Chapecoense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Bahia x Vitória - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Athletico Paranaense x Goiás - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Potiguar x Jacyobá - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Floresta x Globo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Nacional de Rolândia x FC Cascavel - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:45 - Futebol, Liga das Nações da UEFA: Portugal x Suécia - TNT e YOUTUBE ESPORTE INTERATIVO (Internet)
15:45 - Futebol, Liga das Nações da UEFA: Croácia x França - SPACE e YOUTUBE ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Figueirense - SPORTV (MA assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Sinop x Juventude do Maranhão - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Independente x Atlético Acreano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: River x Santos do Amapá - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Aparecidense x Real Noroeste - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Operário de Várzea Grande x Goiânia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Palmas x Gama - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Freipaulistano x Central - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Coritiba - TNT e PREMIERE
18:00 - Futsal, LNF: Joinville x Atlântico - TV NSPORTS (Internet)
18:00 - Futsal, Copa do Brasil: Assoeva x Dois Vizinhos - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Campinense x Salgueiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Bahia de Feira x Caldense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Ferroviária x Cabofriense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Goianésia x União de Rondonópolis - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Toledo x Bangu - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Tepatitián x Dorados - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina B: Maximus x Nosso Clube - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Georgia Tech x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Botafogo - PREMIERE
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Fortaleza x São Paulo - SPORTV
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Chapecoense - PREMIERE
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Novorizontino x São Luiz - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Baré x Altos - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Corinthians x Santos - TWITTER BRFEMININO (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: São Paulo x Grêmio - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Flamengo x Avaí/Kindermann - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Iranduba x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Minas Icesp x Internacional - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Audax x Cruzeiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: São José x Ferroviária - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Imperatriz x Jacuipense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Moto Club x São Raimundo de Roraima - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Afogados x Atlético de Cajazeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Coruripe x ABC - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santos x Atlético Goianiense - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Marcílio Dias x Caxias - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Vitória da Conquista x Itabaiana - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Tupynambás x Brasiliense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Villa Nova x Atlético de Alagoinhas - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Coastal Carolina x Louisiana - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Fast x Vilhenense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Mineros x Celaya - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futsal, LNF: Jaraguá x Campo Mourão - TV NSPORTS (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Fluminense - GLOBO (RJ, MG, PR, ES, SC, DF, GO, BA, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Athletico Paranaense x Corinthians - GLOBO (SP, MS, MT, CE e AL), GLOBOESPORTE (Internet - menos PR) e FURACÃO PLAY (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Internacional - GLOBO (RS e PE) e PREMIERE
22:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Rio Branco do Acre x Ji-Paraná - MYCUJOO CBF TV (Internet)
23:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Venados x Atlético Morelia - WATCH ESPN (Internet)

Quinta, 15/10/2020
06:00 - Tênis, ATP de São Petersburgo: várias partidas - BANDSPORTS
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 12ª etapa - ESPN 2
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Joinville x Tubarão - TV BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Pelotas x São Caetano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Santos x Vasco - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Flamengo x Sport - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Ceará x Corinthians - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Vôlei, Superliga Masculina C: Fortaleza x Desportivo Rio Grande - TV NSPORTS (Internet)
15:00 - Dardos, Premier League: finais - DAZN (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Atlético Mineiro x Grêmio - SPORTV
15:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Duren x Bayern de Munique - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, NCAA Feminina: Duke x Boston College - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Vôlei, Superliga Masculina C: Sport x Santa Cruz - TV NSPORTS (Internet)
17:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Georgia Tech x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
18:05 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x Houston Astros (final da Liga Americana, jogo 5) - ESPN (se necessário)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Galvez x Bragantino do Pará - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, NCAA Feminina: Florida State x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina B: Maximus x Clube do Vôlei - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Florida State x Miami - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Red Bull Bragantino - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ituano x Volta Redonda - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: São Bento x São José - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, NCAA Feminina: Wake Forest x Notre Dame - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, NCAA Feminina: Miami x Virginia Tech - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, NCAA Feminina: North Carolina x Syracuse - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: TCU x West Virginia - WATCH ESPN (Internet)
20:15 - Futsal, LNF: Foz Cataratas x Marreco - TV NSPORTS (Internet)
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Georgia State x Arkansas State - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, NCAA Feminina: Louisville x Virginia - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x Atlanta Braves (final da Liga Nacional, jogo 5) - ESPN
22:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Booker T. Washington x Newman - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - MMA, Bellator 249: Cris Cyborg x Arlene Blencowe - ESPN

Sexta, 16/10/2020
06:30 - Velocidade, Mundial de Superbike: 1º treino do GP de Portugal - DAZN (Internet)
07:00 - Tênis, ATP de São Petersburgo: várias partidas - BANDSPORTS
08:30 - Futebol, Campeonato Chinês: Hebei Fortune x Guangzhou Evergrande - ESPN BRASIL
09:00 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: treino livre do GP de Aragão - FOX SPORTS
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 13ª etapa - ESPN 2
11:00 - Velocidade, Mundial de Superbike: 2º treino do GP de Portugal - DAZN (Internet)
13:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Texas State x Louisiana - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Coritiba x Corinthians - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: América Mineiro x Bahia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Basquete, Euroliga: Olympiacos x Maccabi Tel Aviv - DAZN (Internet)
16:00 - Velocidade, Copa Porsche GT3: 1ª corrida de Goiânia - SPORTV 2
16:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Florida State x Miami - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol Americano, NCAA: Presbyterian x Monmouth - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Velocidade, Copa Porsche Carrera: 1ª corrida de Goiânia - SPORTV 2
17:00 - Vôlei, Superliga Masculina C: primeira semifinal do Grupo 3 - TV NSPORTS (Internet)
17:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Boston College x Syracuse - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Vôlei, Mineiro Masculino: primeira semifinal - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina C: segunda semifinal do Grupo 3 - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Virginia x Virginia Tech - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: TCU x West Virginia - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol Americano, NCAA: SMU x Tulane - WATCH ESPN (Internet)
19:05 - Beisebol, MLB: Houston Astros x Tampa Bay Rays (final da Liga Americana, jogo 6) - ESPN (se necessário)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x América Mineiro - SPORTV (Ribeirão Preto assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Goiás x Bahia - PREMIERE
20:00 - MMA, LFA 93: Andre Petroski x Aaron Jeffery (e outras lutas) - COMBATE
20:00 - Vôlei, Mineiro Masculino: segunda semifinal - TV NSPORTS (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Arkansas State x UT Arlington - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Pittsburgh x Notre Dame - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: North Carolina x NC State - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Tennessee x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, NCAA Masculina: Duke x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, NCAA Masculina: Louisville x Syracuse - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, NCAA Feminina: Oklahoma x Kansas State - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, NCAA Feminina: Texas x Iowa State - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Grandview x Kearney - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Raymore-Peculiar x Liberty - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Juventude - SPORTV (MG assiste no Premiere)
21:30 - Vôlei, Paulista Masculino: Taubaté x Campinas (final, volta) - SPORTV 2
22:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Texas x Kansas State - WATCH ESPN (Internet)
22:05 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x Atlanta Braves (final da Liga Nacional, jogo 6) - ESPN (se necessário)
22:30 - Futebol Americano, NCAA: BYU x Houston - WATCH ESPN (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.