Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 6 de outubro de 2020
Sim, Athletico x Corinthians terá TV semana que vem

Quando divulgaram na semana passada dias e horários detalhados da 16ª à 20ª rodadas do Brasileirão, fiquei com uma pulga atrás da orelha em relação a Athletico Paranaense x Corinthians por ser marcado para 20h30 da quarta-feira dia 14, já que este jogo não pode passar em nenhum canal por assinatura pois o Furacão tem contrato só com a TNT e o Coringão tem com o SporTV e o Premiere (sem considerar os leros tanto da medida provisória do mandante, que caducará no dia seguinte, quanto da transmissão pelo pay-per-view próprio Furacão Play). Mas as Copas do Brasil e Sul-Americana mudaram isso e permitirão que este jogo passe na Globo. Mas qual a relação?

Simples, "my friends amiguinhos from Brazil": como o São Paulo confirmará presença na Sul-Americana caso empate com o Binacional pela última rodada da Libertadores no dia 20, o choque de datas faz com que Fortaleza x São Paulo, pela Copa do Brasil, tenha sido antecipado para quarta-feira da semana que vem, às 19h15, enquanto São Paulo x Fortaleza foi marcado para dia 25, às 20h30 (sim, gurizada, teremos Copa do Brasil numa domênica noturna às 8 e meia!), impossibilitado que fica estes duelos acontecerem nas datas-base de 28 de outubro e 4 de novembro. Desta forma, 4 jogos da Série A foram adiados para nem Deus sabe lá quando serão: Ceará x São Paulo no dia 14, Vasco x Fortaleza no dia 15, Bahia x Fortaleza no dia 24 e São Paulo x Botafogo no dia 25.

São Paulo x Botafogo seria partida única da Rede Globo no dia 25, às 16h. Agora serão duas no domingo em questão: Fluminense x Santos e Atlético Goianiense x Palmeiras, que aconteceriam no sábado 24 e seriam exclusivas do Premiere. Já em 1º de novembro houve uma inversão horária: Flamengo x São Paulo saiu das 20h30 e foi para as 16h, deixando de ter SporTV para ter Globo, enquanto o inverso ocorre com Goiás x Vasco, agora às 20h30.

Tudo isto abriu brecha para que Athletico x Corinthians, antes "secreto" se às 20h30 da quarta que vem, agora seja às 21h30, tendo Globo para São Paulo, Paraná e parte da rede. No mesmo horário, Rio de Janeiro, Minas Gerais e outra parte da rede ficarão com Atlético Mineiro x Fluminense, enquanto Rio Grande do Sul e Pernambuco vão de Sport x Internacional. Todas as alterações estão no site da CBF e o televisionamento de CAP x Timão foi confirmado pelo GloboEsporte. Tudo isso por causa do São Paulo e da possibilidade de jogar a Sul-Americana. Só o que falta agora é ele conseguir a proeza de perder em casa pro Binacional e nem a Sul-A pegar, aí eu enlouqueço! (rs)

Outros destaques

Galvão comentando a Seleção Quarentenado por ser do grupo de risco pela idade, Galvão Bueno participará do pré, do intervalo e do pós da Globo no Brasil x Bolívia desta sexta, que Luís Roberto narrará e que só não será a primeira jornada pós-retomada com dois repórteres no gramado (Guilherme Pereira e Edgar Alencar) pois amanhã isso já acontecerá no Botafogo x Palmeiras que Cléber Machado narrará, presentes que estarão Júlia Guimarães e Richard Souza. Também amanhã, Paulo César de Oliveira fará a "Central do Apito" da Verdes Mares em Fortaleza x Atlético Mineiro, com Dênis Medeiros narrando, pois Márcio Rezende de Freitas estará na Globo Minas, que não recorrerá a um repórter da afiliada cearense e quebrará o "protocolo RJ/SP" ao enviar Pedro Rocha para o Ceará.

Afogando em números Da Máquina do Esporte: domingo, a Globo marcou 27 pontos com 47% no Rio de Janeiro em Flamengo x Athletico Paranaense e chegou aos 20 com 34% em Sampa City com Coritiba x São Paulo.

Boa sorte, André Bastos! O ex-narrador e ex-repórter esportivo da Rede Vida desde ontem é produtor da EPTV (Globo São Carlos). Que seja uma trajetória exitosa e que logo ele ganhe o vídeo e brilhe demais nele.

Disney ou Morumbi, Nivaldo Prieto? De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o narrador do Fox Sports tem contrato terminando no fim do ano e a dona dele pretende renová-lo para utilizá-lo também na ESPN Brasil, da qual foi seu primeiro narrador principal quando do lançamento em 1994. Só que a TV Bandeirantes sondou ele para começar uma terceira passagem, já que precisa de mais um locutor para reforçar as escalas com o tanto de campeonatos que tem feito entre Band aberta, BandSports e o PPV próprio da Conmebol, e ele se colocou ao dispor dela. E agora?



Estreou o "FutBand" na madrugada Novo programa diário de terça a sábado, logo após o "Jornal da Noite" e o boletim "Que Fim Levou?", ele será um resumo das rodadas dos Campeonatos Italiano (atração da estreia nesta virada de segunda para terça), Alemão e Russo, com apresentação de Nathalia Batista e apresentação e comentários de Ivan Bruno e Velloso. Ex-participante do matinal "Aqui na Band", do qual era colunista de moda e depois apresentadora após a saída de Sílvia Poppovic em abril este ano, ela voltou ao ar ao comentar o Brasileirão Feminino ao lado da Alline Calandrini. Nathalia disse ao site da Bandeirantes que sempre gostou muito de futebol, mas que nunca teve habilidade para jogar e por isso fez um curso de arbitragem para entender melhor o assunto, do qual nunca deixou de gostar mesmo que a vida a levasse para outros caminhos quando exerceu a profissão de modelo.

A Covid-19 não é brincadeira, Neto O comentarista e apresentador da Rede Bandeirantes falou sobre a doença em seu blog e disse crer que subestimou a doença, relatando que não ficou assintomático e que em alguns momentos sente alívio e percebe que melhorará, torcendo para vencer a doença e pedindo que as pessoas usem máscara e façam constantemente a higiene pessoal. Hoje ele entra no 6º dia de quarentena. Melhoras, José Ferreira.

Copa do Mundo de 2022 na TV Bandeirantes Do Flávio Ricco no "Canal 1": embora ela não tenha os direitos de transmissão, nem por isso pretende ficar de fora dela, pretendendo ter uma cobertura jornalística e para tanto já planeja os envios ao Catar tanto da recém-chegada Glenda Kozlowski quanto do correspondente Felipe Kieling.

Teve estreia na Baixada Santista Começou anteontem o programa "Domingo Esportivo" na Santa Cecília TV, com Luciano Faccioli, das 21h30 às 23h30. Os primeiros convidados especiais foram os ex-jogadores Serginho Chulapa e Basílio, além do ex-presidente do Santos e proprietário da emissora, Marcelo Teixeira.

Afogando em números pagos De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: ESPN e Fox Sports aumentaram suas audiências em 72% de agosto para setembro, com o primeiro marcando 0,07 ponto no último índice e o segundo registrando 0,13. Na ESPN, os playoffs da NBA subiram seus índices em 21%. Já na Fox o grande destaque do mês passado foi Barcelona 1 x 2 Flamengo, aquele com João Guilherme e Mauro Cezar Pereira, 4º jogo mais visto da história de 8 anos do canal e líder geral na TV por assinatura com a excelente marca de 9 pontos de média e 11 de pico.

Tá na área do humor? Talvez sim. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: hoje apresentado por Carlos Cereto, o "Tá na Área" está por ser reformulado pelo SporTV a partir do ano que vem, acreditando-se que a partir de janeiro, e a ideia é misturar jornalismo, entretenimento e humor. A nova cara da atração será Magno Navarro, humorista que faz imitações muito legais que fazem sucesso na internet e que tem feito conteúdos para o portal GloboEsporte. Ele tem gravado pilotos nos estúdios. Outro a estar na nova fase do programa das tardes é Tossiro Neto, que até recentemente era setorista do Palmeiras no GE e que também é conhecido pelas imitações bem sacadas.



Noite de despedida para Paulo do Valle A apresentação da transmissão do Ponte Preta x Guarani das 21h30 de hoje marcará o fim da passagem dele pela Rádio Central de Campinas. A partir da terça-feira da semana que vem, ele dará expediente na Rádio Bandeirantes de São Paulo. Jornada para acompanhar e que promete bastante.

Gilson Ricardo pediu desculpas a Vitinho Foi ontem ainda, no matinal "Show do Antônio Carlos", que o repórter e apresentador da Super Rádio Tupi pediu perdão ao jogador do Flamengo, justificando que a emoção de torcer para o rubro-negro fez com que o ofendesse chamando de "seu merda" durante a vitória do Athletico Paranaense, após uma chance do Everton Ribeiro que parou no goleiro Santos. Depois deste xingamento viralizar na internet, Gilsão mereceu cartão vermelho tanto do Flamengo quanto do próprio Vitinho nas redes sociais.

Data em 0 ou 5 de hoje Parabéns a Sérgio Arenillas, narrador multidesportivo do SporTV (perto das 6 dezenas de modalidades transmitidas, ali-ali com Everaldo Marques), que completa 25 anos nesta terça. Felicidades!!!

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 06/10/2020
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS (TV e internet)
09:00 - Ciclismo, Giro D'Italia: 4ª etapa - ESPN 2
14:00 - Dardos, Grand Prix: 1º dia - DAZN (Internet)
15:05 - Beisebol, MLB: Miami Marlins x Atlanta Braves - ESPN 2
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x Botafogo de Ribeirão Preto - SPORTV (SC assiste no Premiere)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x CRB - PREMIERE
17:35 - Beisebol, MLB: Houston Astros x Oakland Athletics - ESPN
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: São Caetano x Marcílio Dias - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Vôlei, Paulista Feminino: São Paulo x Osasco Audax - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x Cuiabá - SPORTV (RS assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x América Mineiro - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Náutico - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Brasil - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Figueirense - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: ABC x Central - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Basquete, WNBA: Las Vegas Aces x Seattle Storm (final, jogo 3) - ESPN 2
21:10 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Tampa Bay Buccaneers - FOX SPORTS 2
21:00 - Futsal, LNF: São José x Corinthians - TV NSPORTS (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Guarani - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
21:30 - Vôlei, Paulista Masculino: Taubaté x Guarulhos (semifinal, jogo 1) - SPORTV 2
22:00 - Basquete, NBA: Miami Heat x Los Angeles Lakers (final, jogo 4) - BANDEIRANTES e ESPN
22:35 - Beisebol, MLB: San Diego Padres x Los Angeles Dodgers - ESPN 2

Quarta, 07/10/2020
07:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS (TV e internet)
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 5ª etapa - ESPN 2
10:30 - Ciclismo, De Brabantse Piji: etapa única - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Dardos, Grand Prix: 2º dia - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Chapecoense x Corinthians - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Vasco x Trem - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: São Paulo x União ABC - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Serra x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Internacional x Vilhenense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Perilima x Sport - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Avaí x Nacional de Manaus - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Ceará x São José de Porto Alegre - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Londrina x São Raimundo de Roraima - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Bragantino do Pará x Tupi - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:05 - Beisebol, MLB: Miami Marlins x Atlanta Braves - ESPN 2
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Grêmio x Fluminense - SPORTV
15:45 - Futebol, Amistoso: Portugal x Espanha - TNT
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Jacyobá x Flamengo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Fluminense do Piauí x Bahia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Palmas x Coritiba - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Moto Club x Confiança - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:10 - Futebol, Amistoso: França x Ucrânia - SPACE
16:35 - Beisebol, MLB: Oakland Athletics x Houston Bravos - ESPN
17:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Atlético Mineiro x Gama - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Galvez x ABC - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futsal, LNF: Assoeva x Jaraguá - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Santos - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Tepatitián x Celaya - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Florida State x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Sport - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Vasco - PREMIEER
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Coritiba - PREMIERE
20:10 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x New York Yankees - ESPN
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Goiás x Fluminense - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Atlético Goianiense - PREMIERE
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Louisiana x Appalachian State - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futsal, LNF: Joaçaba x Tubarão - TV NSPORTS (Intrernet)
21:05 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Tapatío x Tiaxcala - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Palmeiras - GLOBO (menos MG e CE) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Atlético Mineiro - GLOBO (MG e CE) e PREMIERE
21:30 - Vôlei, Paulista Masculino: Campinas x Itapetininga (semifinal, jogo 1) - SPORTV 2
22:05 - Beisebol, MLB: San Diego Padres x Los Angeles Dodgers - ESPN 2
23:05 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Cimarrones x TM Fútbol - WATCH ESPN (Internet)

Quinta, 08/10/2020
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS (TV e internet)
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 6ª etapa - ESPN 2
11:00 - Futsal, LNF: Minas x Magnus - TV NSPORTS (Internet)
14:00 - Dardos, Grand Prix: 3º dia - DAZN (Internet)
15:05 - Beisebol, MLB: Atlanta Braves x Miami Marlins - ESPN 2
15:30 - Futebol, Amistoso: Inglaterra x País de Gales - TNT
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Goiás x União de Rondonópolis - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:35 - Beisebol, MLB: Oakland Athletics x Houston Astros - ESPN
17:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Florida State x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Sampaio Corrêa - SPORTV (MG assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Athletico Paranaense x Ceará - TNT (menos PR)
19:00 - Futebol, NCAA Feminina: Boston College x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Miami x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Moto Club x Sinop - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Treze x Imperatriz - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Basquete, WNBA: Las Vegas Aces x Seattle Storm (final, jogo 4) - ESPN 2 (se necessário)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Oklahoma x Baylor - WATCH ESPN (Internet)
20:10 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Buccaneers x New York Yankees - FOX SPORTS 2
20:15 - Futsal, LNF: Cascavel x Marreco - TV NSPORTS (Internet)
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Tulane x Houston - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x Internacional - PREMIERE
21:00 - Futebol, NCAA Feminina: Virginia x North Carolina - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Iowa State x Texas - WATCH ESPN (Internet)
21:10 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Argentina x Equador - SPORTV
21:15 - Futebol Americano, NFL: Tampa Bay Buccaneers x Chicago Bears - ESPN
22:05 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x San Diego Padres - ESPN 2

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.