Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quarta, 23 de setembro de 2020
Rádio in loco para o CAP na Liberta

A informação trazida pela Banda B ontem à noite é extremamente importantíssima por finalmente algo ser feito contra uma medida adotada pela Conmebol na retomada da competição, que foi o veto às emissoras de rádio nos estádios por permitido o ingresso apenas e tão somente dos canais exibidores de televisão - aqui no nosso caso, SBT, Fox Sports, Conmebol TV (equipe BandSports) e Facebook Watch (equipe Esporte Interativo).

A ACEPR (Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná) - que dias atrás passou a ter uma nova direção com seu presidente sendo o coordenador esportivo da própria Banda B - obteve do juiz Evandro Portugal, da 19ª Vara Cível de Curitiba, a importantíssima vitória que é a permissão da presença da imprensa não-detentora de direitos nos jogos do Athletico Paranaense pelo torneio sul-americano em território brasileiro, não apenas em casa, mas em qualquer outro estado do país. Um número restrito de profissionais será indicado previamente e será obrigatório que cumpram todos os procedimentos sanitários indispensáveis, podendo haver acesso negado em caso contrário. A importância do rádio como veículo de inegável relevância social e única forma de alguns torcedores sem acesso à internet ou condição de pagar por uma transmissão via streaming, também foi destacada pelo juiz em sua sentença. Se a Conmebol descumprir a decisão, terá que pagar R$ 80 mil de multa por cada profissional impedido de trabalhar.

Esta iniciativa da ACEPR é excelente porque não é cabível o cerceamento do direito ao trabalho dos veículos nas partidas da Libertadores só porque não são as TVs exibidoras da mesma. Claro que deve haver a limitação na quantidade de profissionais, mas isso já tem acontecido no próprio Campeonato Brasileiro e felizmente, até este momento, sem problemas graves. Tendo a chance do acompanhamento presencial, é sempre melhor fazê-lo. Vou dar um exemplo daqui mesmo de Porto Alegre - e já passei a dica desta decisão via Twitter para o Alex Bagé, presidente da ACEG (Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos) e comentarista da Rádio e TV Bandeirantes: dia 22 do mês que vem, a dupla Grenal jogará às 21h30 de uma quinta-feira, sendo exclusiva do Facebook. Que rádios façam Católica x Internacional através da imagem dele, vá lá. Mas Grêmio x América de Cáli não tem motivo para ser assim, que ao menos os narradores pudessem estar presentes para um relato em tempo absolutamente real.

A mesma coisa acho que deveria ser feita pela ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) para fins dos jogos de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo e pela ACERJ (Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro) com relação aos do Flamengo, todo mundo buscar decisões iguais a esta para que haja a possibilidade de quem, em assim desejando, poder trabalhar presencialmente e oferecer mais e melhores informações muitas vezes impossíveis através da filmagem oficial da Conmebol, ainda mais havendo o risco dela esconder algo que não queira mostrar - como foi naquele Universidad de Chile x Internacional na pré-grupos, quando apenas o relato presencial dos repórteres de rádio deu a dimensão real do quebra-quebra no estádio naquele período de fortíssima turbulência política no Chile, visto que as imagens entregues pela entidade nada nos mostraram. Parabéns à ACEPR e que todos que cobrirem Athletico x Colo-Colo façam um bom trabalho e cuidem-se bem e ao máximo.

Em tempo: infelizmente não lembro mais em que ano isso aconteceu, mas teve uma época que a Jovem Pan conseguiu por conta própria, acho que também por decisão judicial, ter direito a fazer entrevistas dentro do campo de jogo (quando isso ainda era possível antes de alguns diretores televisivos chiarem até no ar contra isso e levarem ao término deste expediente quase secular) junto das emissoras de TV detentoras da exibição dos campeonatos. Acho até que deve ter sido na passagem dos anos 2000 para 2010, pois dia desses achei a íntegra do Palmeiras 1 x 1 Corinthians do Paulistão de 2009 pela TV Bandeirantes - o clássico do 1º gol do Ronaldo pelo Timão - e ao término do jogo muitos repórteres cercaram ele para entrevistá-lo, sendo o da Pan o único microfone de rádio presente.

Luiz Carlos Reche fará o Grenal no SBT



De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: devidamente liberado pela Rádio Grenal (que compensará sua ausência tendo os identificados Kenny Braga e Ben-Hur Marchiori como comentaristas na transmissão do Haroldo de Souza), o comentarista da FM futebolística da Rede Pampa e apresentador do "Cadeira Cativa" na Ulbra TV se juntará a Luiz Augusto Alano, Mauro Galvão e Glauco Pasa, este último presente no Beira-Rio, na transmissão nacional do clássico para toda a rede de filiais e afiliadas, com as duas únicas exceções sendo os estados de São Paulo e Goiás, do qual a TV Serra Dourada foi a única a preferir passar Guaraní x Palmeiras, no qual Téo José e Mauro Beting estarão acompanhados do retornado ex-jogador Edmílson, que já apareceu na emissora como jurado do concurso "Menino de Ouro" em 2013 e integrante do programa semanal "Arena SBT" em 2014.

Popularizado pelo rádio nas últimas 3 décadas e meia entre Guaíba, Bandeirantes e atualmente Grenal, Reche também tem presença televisiva destacada - e o Grenal não marcará sua primeira aparição na tela da ex-TVS. Em 23 de janeiro do ano passado, ele fez o "SBT Esporte" gaúcho como convidado especial ao lado da Débora de Oliveira numa época em que jornalistas diferentes a cada dia faziam o programa com ela depois da perda repentina do "líder máximo do futebol brasileiro" Ricardo Vidarte. Há 12 anos ancorando o "Cadeira" na Ulbra, Luiz Carlos já o fazia desde muito antes na saudosa TV2 Guaíba, inicialmente como participante e depois como apresentador quando adquiriu do saudoso Edegar Schmidt os direitos sobre a marca. Além disso, teve três passagens pela TV Record RS, na primeira delas sendo o apresentador inicial da versão local do "Balanço Geral" da metade de 2007 até o início de 2008, quando deu lugar a Alexandre Mota, hoje na TV Vila Real (Record Mato Grosso). Posteriormente, regressaria por duas vezes para ancorar o "Esporte Record" no início da manhã, faixa na qual um programa sobre futebol era isolado.

Embora isso tudo que observei, trabalhos em coberturas de propagação nacional do Luiz Carlos Reche são raros. Um deles foi no rádio, quando comentou pela Rede Bandeirantes (Bandeirantes + BandNews + Bradesco Esportes) o sensacional Holanda 3 x 2 Austrália do Beira-Rio em trio 100% pampeano com Daniel Oliveira e Alexandre Praetzel. Agora pinta esse Internacional x Grêmio pelo SBT, que terá 24 estados e mais o Distrito Federal na TV aberta digital convencional e que paulistas e goianos poderão acompanhar pelo site da emissora, que abre os jogos da Libertadores para todas as regiões brasileiras através dos players oficiais dela no YouTube, players estes não achados na busca direta por lá por não estarem listados. Essa acaba sendo também a alternativa para quem assinar operadoras que exibam o sinal nacional do SBT, que transmite a programação vista em São Paulo, e que por isso receberão Guaraní x Palmeiras (ou seja: todas com exceção da Claro/Net, a ex-Net, única que em cada cidade do país coloca sempre as imagens locais de cada rede, enquanto nas demais só a Globo tem esta diferenciação).

Grenais na TV aberta em nível nacional

Mostrado para todo o país com exceção de SP e GO, esse da Libertadores que o SBT apresentará se juntará a outros "entreveros" marcantes que todo o país ou a maior parte dele puderam acompanhar nas últimas 4 décadas através de quase todas as redes abertas. Alguns deles destacarei aí como ilustrativo:

Grêmio 4 x 2 Internacional (26/01/1984) O "Grenal das Faixas" foi amistoso de entrega das referidas de campeão mundial para os tricolores e estadual para os colorados, que tinham o retorno de Mário Sérgio após seu primeiro e único jogo pelo arquirival, contra o Hamburgo. A Bandeirantes transmitiu o jogo com Osmar de Oliveira, cuja narração do golaço por cobertura de Renato Portaluppi foi reprisada há uns bons anos pelo "Gol, o Grande Momento do Futebol". Quem também fez a partida foi a Record, então partícipe da REI (Rede de Emissoras Independentes). A transmissão do Sílvio Luiz pode ser achada no YouTube via reprise no "Grandes Momentos do Esporte", da Cultura.

Internacional 2 x 1 Grêmio (12/02/1989) O "Grenal do Século" (termo, aliás, que Luiz Carlos Reche afirma ter criado na cobertura da Rádio Guaíba) pela semifinal do atrasado Brasileirão de 1988 foi mostrado pela Globo para São Paulo, Bahia, Paraná e Santa Catarina em simultâneo a Bahia 2 x 1 Fluminense - o da ida, um 0 x 0 de 3 dias antes, também passou nela para São Paulo e Rio de Janeiro em simultâneo a Flu 0 x 0 Bahia. A virada vermelha teve Luiz Alfredo, que formou trio com Juca Kfouri e Marcelo Rezende, eternizando: "Nilson não perdoa, mata!"

Internacional 1 x 1 Grêmio + 3 x 0 (17/11/1992) Galvão Bueno tem neste um Grenal para chamar de seu, em jornada que não assistiríamos aqui em Porto Alegre nem sequer se houvesse liberação para a praça pelo único e simples motivo de ter sido pela Rede OM, que não tinha repetidora aqui (a posterior CNT só chegou ao canal aberto porto-alegrense via UHF em 2000). O placar pelas oitavas da Copa do Brasil foi o mesmo da ida que o saudoso Lombardi Jr. narrou 11 dias antes no Olímpico. Compactos destas duas transmissões estão no YouTube, mas infelizmente não contam com os gols tricolores pois quem o postou é um torcedor colorado. Pena, pois precioso o material, mas incompleto. Os comentários eram de Barcímio Sicupira - que, aliás, terá lançada no próximo dia 3 a biografia "Sicupira - Vida e Gols de um Craque Chamado Barcímio", dele em parceria com Sandro Mozer e mais prefácio de Carneiro Neto e posfácio de Augusto Mafuz (o lançamento será em formato drive-in na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba).

Grêmio 2 x 5 Internacional (24/08/1997) Embora este clássico pelo Brasileirão não tenha passado ao vivo em canal aberto por exclusivo em tempo real do recém-surgido Premiere Esportes, entra na lista pela excepcionalidade em termos de Bandeirantes, cujos compactos no "Show do Esporte" privilegiavam sempre as partidas envolvendo clubes de São Paulo em primeiro plano e Rio de Janeiro em segundo, não havendo muita atenção para aquelas sem os referidos. Devido ao bom relacionamento do "Camisa 10" Rogério Amaral com Luciano do Valle, houve a excepcionalidade de uma generosa abertura de 40 minutos para este embate ter destaque máximo no "Show do Esporte", assim sendo contada por ele e por Eduardo Gabardo a história da tarde de alto brilho de Fabiano.

Grêmio 1 x 1 Internacional (17/03/1999) Mais um que a CNT mostrou nacionalmente e que aqui em Porto Alegre não podíamos ver nem pela Net pois ela cortava seu sinal na hora devido ao bloqueio da praça, restando o bom e velho rádio pois a única outra alternativa era a TVCOM, saudosa UHF/paga da RBS, que passava ao vivo no interior e depois dava o VT completo para nós da capital. Não me lembro se os comentários foram do já citado Sicupira ou do Valmir Gomes, mas a narração foi do Fernando Gomes, que transmitiu toda a campanha que levaria ao título tricolor, incluindo o outro clássico pela fase semifinal, o de 11 dias mais tarde, vencido pelo Colorado por insuficientes 2 x 0 - naquele triangular que definiu um dos finalistas, todos acabaram com 5 pontos e o saldo é que resolveu a parada: menos 1 do Juventude, 0 do Inter e 1 do Grêmio. Ou seja: mais um gol e o Inter iria pra final e não o Grêmio, que foi salvo pelo gongo. Não me lembrarei também se foi naquela noite do 1 x 1 especificamente ou em outra transmissão, mas teve uma que o Fernando fez aqui e isso resultou numa inesperada e memorável (ao menos para mim, que jamais esqueci) participação dele na TVCOM ao lado do Paulo Brito. Outra curiosidade é que, como a CNT não tinha afiliada aqui, pegava emprestado da TVE o repórter das partidas da dupla Grenal: Fernando Becker, hoje o principal da RBS.

Grêmio 1 x 1 Internacional (20/11/1999) Com os domingos reservados para o mata-mata do Brasileirão, os sábados eram preenchidos pela famosa seletiva arranjada pela CBF para definir mais um classificado para a Libertadores com o aumento de vagas. E naquele sábado, era para a data ser preenchida por Santos x Flamengo. Só que "faltou combinar" com os gaúchos, que eliminaram ambos na fase anterior e se enfrentaram duas vezes, nessa 1ª havendo TV aberta pela Globo com locução de Cléber Machado, que mais de 20 anos depois faria a transmissão SAT do Grenal decisivo da Copa SP de Juniores vencido pelos alvirrubros. Foram dois 1 x 1 e a vaga na fase seguinte ficou com o Inter por ter sido não melhor e sim menos pior que o Grêmio na classificatória da Série A, horrorosos que nela foram.

Internacional 0 x 2 Grêmio (24/07/2007) Este não passou ao vivo na Bandeirantes, mas ela exibiu um compacto dentro do programa "Futebol Compacto", que resumia a rodada do fim-de-semana com Renata Fan e Osmar de Oliveira, o qual deu lugar no ano seguinte ao retorno de Milton Neves para comandar o "Terceiro Tempo". Naquela vitória com um dos gols do hoje novamente tricolor Diego Souza, sabem quem narrou? Téo José. Sim, o mesmo Téo que, enquanto o Luiz Augusto Alano fizer o Grenal em rede, relatará Guaraní x Palmeiras para SP e seu Goiás.

Grêmio 2 x 1 Internacional (19/07/2009) Aquele ano tinha o Vasco na Série B e algumas datas de TV aberta da A não tinham carioca visitante para passar por um deles ser mandante e os outros dois fazerem clássico. Foi o caso daquele domingo de Botafogo 2 x 2 Flamengo no dia seguinte a Fluminense 1 x 4 Goiás, ambos restritos à TV por assinatura. A transmissão nacional - inclusive para o Rio de Janeiro - foi de Cruzeiro 1 x 2 Corinthians, que marcava o reencontro de Ronaldo com a Raposa no Mineirão depois de 15 anos. Assim, o "Grenal dos 100 Anos" foi o jogo-praça da Globo para Belo Horizonte, interior gaúcho e Santa Catarina (onde a antiga RBS, hoje NSC, vivia formando rede com a matriz daqui em momentos assim). E o clássico decidido em virada assinada por Maxi Lopez também foi jogo-praça na Band, onde a narração coube ao Nivaldo Prieto, que já fizera Grenais em compacto, tanto o 1 x 0 tricolor de 1999 quanto o 4 x 1 colorado de 2008, mas não ainda 90 minutos ao vivo. Naquele dia, o destaque foi o comentarista: Leonardo Meneghetti, então diretor geral da Band RS e apresentador do "Jogo Aberto RS" - atualmente ele é novamente o comandante da Bandeirantes porto-alegrense e comanda a versão local de "Os Donos da Bola".

Internacional 1 x 1 Grêmio + 3 x 1 (25/01/2020) A final da Copa SP Júnior entra na lista não só por ter tido exibição nacional em TV aberta, mas por ter sido um clássico gaúcho valendo caneco na data máxima dos paulistanos e também pela mobilização do público de muitas partes do país para assisti-lo. Sim, ela já tinha canal aberto nacional assegurado pela Rede Vida e pela Cultura, respectivos locutores Fábio Machado e Gil Arruda. Mas muita gente se indignou com a Globo por inicialmente deixar a programação normal no sábado decisivo, com o "É de Casa", ao invés de passar o "entrevero pampeano". Os pedidos foram tantos que a rede acabou voltando atrás e mostrou a final com Cléber Machado, em transmissão não acompanhada apenas aqui mesmo na aldeia pampeana (relato regionalizado do Luciano Périco) e em Belo Horizonte ("MGTV" especial sobre as fortes chuvas no estado).

Outros destaques de Libertadores

E a RBS TV, heinhô, Batista? Não terá futebol aqui no Rio Grande do Sul. Nem Vasco x Botafogo e nem Sport x Corinthians. Jogou a toalha, está consciente que tomará um totó histórico no "Ipobre" porto-alegrense e preferirá apostar naqueles que não se ligarem em futebol (quem em dia de Grenal, mamãe dos céus???) ao ir de "Cinema Especial" com a (tentativa de) comédia "Os Farofeiros". Como não terá bola rolando, também não terá "Segue o Jogo", e por isso "A Força do Querer" irá até 21h50, o que deve frear nos primeiros minutos a subida de audiência do SBT - não só isso, claro, mas também encaixe de grade pois o filme dura 1 hora e 40 minutos e, somando isso aos intervalos comerciais, casará direitinho com as 23h45 previstas para início do "Jornal da Globo". A competição fica menos contra o Grenal na ex-TVS e mais pelo 2º lugar especialmente depois das 22h30 contra "A Fazenda" na Record. Agora, sendo essa (tentativa de) comédia nacional a escolhida, eu gostaria muito era que também a Bandeirantes ganhasse da RBS - ela repetirá o noventismo bom demais "Alta Tensão", com Goldie Hawn e Mel Gibson.

Quem acompanhará qual partida Considerando a divisão de praças tanto do SBT quanto da Globo, teremos estas divisões: SP com Guaraní x Palmeiras versus Sport x Corinthians; GO com Guaraní x Palmeiras versus Vasco x Botafogo; CE com Grenal versus Ceará x Brusque; PR, MS, MT, PE e AL com Grenal versus Sport x Corinthians; e RJ, MG, ES, SC, DF, BA, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO com Grenal versus Vasco x Botafogo.

Afogando em números abertos Do Mídia Cearense: na última quarta, a Jangadeiro (SBT) marcou 7,7 pontos em Fortaleza com Bolívar x Palmeiras contra 20 da Verdes Mares, que foi de Brusque x Ceará - e que, assim como no da semana passada, também hoje irá de Márcio Rezende Freitas na "Central do Apito" a partir de Belo Horizonte.

Afogando em números pagos De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a prévia do Painel Nacional de Televisão apontou Barcelona x Flamengo no Fox Sports com 9 pontos de média e 11 de pico, maior do canal neste ano e um dos maiores dentre os canais por assinatura, tudo isso rendendo liderança geral entre os canais pagos e 4º lugar geral, atrás apenas de SBT, Record e a líder Globo. Dos jogos de brasileiros pela Libertadores nesta retomada, este foi disparado o mais visto dos exibidos pela Fox, muito acima dos 3 pontos de São Paulo x River Plate, dos 2,1 de Internacional x América de Cáli e do 1 ponto do, ao contrário dos demais, não exclusivo Bolívar x Palmeiras. De Gabriel de Oliveira no TV História: no mesmo horário de Barcelona x Flamengo, o SporTV obteve 1,2 ponto com CRB x Juventude.

A "maravilhosa" internet brasileira derrubou Nivaldo Prieto Se for pelos gritos de gol, o Junior ganhou não por 4 x 1 e sim por 4 x 0 do Independiente del Valle, cujo tento único não teve o relato do locutor do Fox Sports por, exatamente na hora do lance, o sinal direto da casa dele cair. Teletrabalho tem dessas coisas.

Uma zona daquelas a Conmebol TV nesta terça O primeiro dia de sinal fechado por começar o pay-per-view próprio da entidade na Claro/Net, na Sky e na Claro foi mais atrapalhado que aventura dos Três Patetas. Teve de tudo que você possa imaginar na hora de LDU x São Paulo: canal mantido aberto na Claro/Net de algumas cidades e fechado na de outras, mosaico com 4 imagens simultâneas - uma delas no jogo dos são-paulinos - aberto para alguns assinantes em algumas praças e ou fechado ou nem sequer disponível para outros de outras, Sky fechando o sinal aos 10 minutos do 1º tempo, Claro/Net em algumas praças fechando o sinal logo após o 1º gol da Liga de Quito... Bah!!! Uma confusão dos diachos. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a Claro TV disse que, no caso específico de Sampa City e adjacências, o sinal que deveria estar fechado foi aberto por problema técnico já solucionado. Sei... Vamos só ver se a mesma presepada acontecerá no Grenal desta noite, já que a Conmebol TV será uma alternativa televisiva em si para os assinantes destas 3 operadoras que receberem Guaraní x Palmeiras na imagem do SBT.



VSR narrador por acaso Aconteceu em LDU x São Paulo, que o Esporte Interativo transmitiu pelo YouTube com Victor Lopes e Vitor Sérgio Rodrigues. Em meados do 1º tempo deu pau na internet do Victor (de novo ela, a "maravilhosa" internet brasileira) e aí o Vitor deu o recado por alguns momentos, exatamente neste tempo tendo um dos gols dos equatorianos. Na base do "seja lá o que Deus quiser" (eh, eh), ele o relatou. Mais tarde, ele descontraiu no Twitter que faltava apenas narrar, pois já tinha feito tudo de tudo em termos de produção, técnica e ir ao ar em 13 anos de EI, e que agora não falta mais - mas que isso não era para ele. Ao menos ficou a excepcionalidade, rs.

Outros destaques de outros assuntos

Furacão Play poderá passar o Brasileirão De Fernando Rudnick na Gazeta do Povo: decisão do desembargador Abraham Lincoln Calixto, da 15ª Vara Cível de Curitiba, revogou decisão anterior e agora permite que o Athletico Paranaense possa mostrar em seu pay-per-view próprio na internet as partidas em casa contra Bahia no dia 26, Ceará em 8 de outubro e Corinthians em 14 de outubro, as restantes dentro do período de vigência da Medida Provisória 984, aquela que querem que vire a lei do mandante. Isso aconteceu até agora somente no jogo da 2ª rodada, contra o Goiás, através de um mandado de segurança. A Globo certamente vai recorrer.

Problema para a Globo no domingo Terá ou não terá futebol? Se depender do Flamengo, não. Se depender do Palmeiras, sim. O único jogo dela às 16h no próximo domingo é o clássico RJ x SP do Allianz Parque, não tem mais nenhum outro da Série A. Acontece que os cariocas querem o adiamento da partida devido aos 7 casos de coronavírus no grupo de jogadores, fato que já tirou eles ontem da vitória sobre o Barcelona pela Libertadores - sem contar outros lesionados. Acontece que os paulistanos não aceitam o adiamento. Virou queda de braço, na qual só o que falta é sobrar para a TV por não ter uma segunda opção, nem daquelas que talvez deixassem o "Ipobre" dela em Sampa City atrás até de infomerciais da RedeTV! (telespectador paulistano é doido, se sabe, rs).

Chamada da F-1 com horário errado Quem vê nos intervalos os reclames do GP da Rússia do próximo domingo vê ser anunciado o horário das 10h. Acontece que a corrida começará mais cedo, às 8h10, horário corretamente informado nos boletins do portal GloboEsporte. Mas então por qual motivo tá o horário errado na chamada da TV? E um horário já definido há "trocentas" semanas? Pessoal que editou ela deu uma de Edu Cesar, eh, eh...

A ex-gandulinha nº 1 da TV O UOL publicou uma matéria de Alexandre Araújo (é o do "Pop Bola" ou homônimo?) e Bruno Braz sobre Fernanda Maia, apresentadora do "SBT Esporte" do Rio de Janeiro, comentarista do programa "De Primeira" na Mix FM carioca e atuante na BotafogoTV. O pretexto para destacá-la hoje é por ter surgido naqueles 3 x 1 alvinegros sobre o Vasco na final da Taça Rio de 2012, quando era gandula e a reposição rápida de bola foi decisiva para o gol inaugural do Loco Abreu - o que até motivou mudança na regra e tudo mais. Estreada midiaticamente pela Band Rio com atuações em "Os Donos da Bola" com José Carlos Araújo e no "Nossa Área" de José Luiz Datena na Bradesco Esportes, ela lembrou que foi comentarista da BandNews FM em 2013 (época de narrações com Sandro Gama e Cyro Neves) e que na época era a única mulher na função, lastimando que 7 anos depois não haja nenhuma mulher na função de comentarista de partidas de futebol no dial carioca.

Velloso renovou com a Band (discordo, diz Edílson) Não discorde do craque Flávio Ricco, não, "Capeta". Li nele que o ex-goleiro anunciou ontem, ao término da versão paulistana de "Os Donos da Bola", a renovação por 2 anos.

Eduardo Castro narrou uma vitória sem gol Se o apresentador do BandNews TV, que estreou nas narrações pelo BandSports no Verona x Roma do último sábado, ler o título desse tópico, capaz de dar um nó na cabeça dele. Só que é a mais pura verdade e justifica-se: dentro de campo foi 0 x 0, certo? Só que agora, oficialmente, a partida terminou 3 x 0 para os mandantes. Causa, motivo, razão e circunstância: punição aos romanos por um erro na inscrição do meia Diawara como jogador sub-22, quando completou 23 anos no mês retrasado.

SporTV líder esportivo com o Calcio De Paulo Pacheco no NaTelinha: o canal ficou em 4º lugar geral na tarde de anteontem com Milan x Bologna, que lhe deu 28% a mais de audiência que o 2º canal mais assistido. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o SporTV marcou 1,9 ponto no Painel Nacional, contra 1,4 da ESPN Brasil com Wolverhampton x Manchester City. A ESPN ficou na frente no intervalo, mas o SporTV liderou na bola rolando.

O Fox Sports está acabando De Gabriel de Oliveira no TV História: a partir do dia 17 do mês que vem, a marca permanecerá apenas nos dois canais de TV e nos perfis das redes sociais. Nesta data, serão tirados do ar o site próprio do canal e o aplicativo de streaming. São ações decorrentes da fusão com a ESPN e o privilégio a esta, que abrigará todos os conteúdos noticiosos das duas equipes, os vídeos dela e tudo mais.

Espanhol no Fox Premium, Disney??? Pior que continua essa chatice do cacete. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o argumento para tanto é que o campeonato é um dos principais produtos do Fox Premium e necessário para manter os assinantes dele, que continuarão assistindo ao menos com 3 partidas por rodada, inclusive as do Barcelona e do Real Madrid. Bom, para o futebol ser imprescindível, é sinal de que o Fox Premium em si não vale uma pataca ("entre os chifres da vaca!", como diria Chiquinha), que só o público das séries nele exibidas não basta.

Memória: 15 anos da Veja denunciando o escândalo do apito



Em 23 de setembro de 2005, a revista semanal trazia uma reportagem explosiva que mudaria os rumos do Campeonato Brasileiro daquele ano, feita que foi por Thaís Oyama e André Rizek, este então da revista Placar - 15 anos depois, ela é comentarista política da Rádio Jovem Pan e ele é apresentador do SporTV. As denúncias de falcatruas referentes a um esquema de apostas pela internet envolvendo jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon causou um terremoto com raríssimos paralelos neste país, talvez o maior desde aquela reportagem da própria Placar sobre a máfia da loteria esportiva em 1982, feita por Sérgio Martins. A principal consequência foi a anulação dos 11 jogos apitados por Edílson, todos disputados novamente, o que foi considerado decisivo para o resultado final de Corinthians campeão com 3 pontos de vantagem sobre o Internacional.

No fim de 2007, o Comunique-se relatou que Rizek contou em um seminário de jornalismo esportivo que conseguiu investigar a máfia do apito com o argumento de que faria matérias sobre a vida de árbitros de futebol, trabalho iniciado a partir de uma fonte sigilosa que denunciou irregularidades na arbitragem brasileira. O acompanhamento dele em cima dos sites de apostas começou em março daquele 2005 e incluiu o envio de uma carta anônima ao Ministério Público, que pediu em juízo o depoimento da principal fonte, que preferiu seguir anônima. 6 agentes da Polícia Federal fizeram escutas dos telefonemas dos envolvidos. Achando que falaria para uma reportagem sobre sua vida, Edílson contou muitas coisas para Rizek, inclusive sobre falsas profissões exercidas até ser árbitro.

O processo de acusação de estelionato contra Edílson e os demais envolvidos foi suspenso pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que avaliou não ter havido crime de fraude esportiva, o que só foi tipificado em 2010 com a inclusão de um artigo no Estatuto do Torcedor. Além disso, as anulações envolveram somente partidas da Série A do Brasileirão, mas não outras tantas apitadas por ele naquele ano, como do Paulistão, da Série B nacional e da Libertadores. Edílson lançou uma autobiografia em 2006 e pronunciou-se sobre o escândalo em 2015 ao portal GloboEsporte, eximindo-se de culpa pela perda do título brasileiro pelo Internacional (que teria 2 pontos acima do Corinthians se mantidos os resultados das partidas anuladas) e culpando o então árbitro e hoje comentarista global Márcio Rezende de Freitas pelo vice-campeonato dos gaúchos por não dar o pênalti do Fábio Costa no Tinga no 1 x 1 do Pacaembu.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quarta, 23/09/2020
04:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa da França (1º dia) - ESPN 2
05:30 - Tênis, ATP de Hamburgo: várias partidas - BANDSPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Corinthians x Grêmio - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Cruzeiro x Vasco - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Botafogo x Atlético Mineiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Fluminense x Bahia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Goiás x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Vitória x Santos - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Sport x Chapecoense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: São Paulo x Audax - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Minas Icesp x São José - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Leicester x Arsenal - ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Chelsea x Barnsley - FOX SPORTS
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Fleetwood Town x Everton - ESPN
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Gent x Dínamo de Kiev - TNT
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Molde x Ferencvaros - SPACE
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Olympiacos x Omonia - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: XV de Piracicaba x São Caetano - SPORTV
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Iranduba x Corinthians - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Atlante x Tapatío - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Athletico Paranaense x Colo-Colo - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Defensa y Justicia x Olimpia - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Caracas x Libertad - CONMEBOL TV
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Cruzeiro x Ferroviária - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Vôlei, Paulista Feminino: Osasco x São Caetano - TV NSPORTS (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Venados x Tiaxcala - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Tampa Bay Lightning x Dallas Stars (Copa Stanley, jogo 3) - ESPN 2
21:00 - Beisebol, MLB: Saint Louis Cardinals x Kansas City Royals - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Internacional x Grêmio - SBT (menos SP e GO) e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Guaraní x Palmeiras - SBT (SP e GO) e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: América de Cáli x Universidad Católica - FOX SPORTS 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Alianza x Racing - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Corinthians - GLOBO (SP, PE, PR, MS, MT e AL) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Vasco x Botafogo - GLOBO (RJ, MG, ES, SC, DF, GO, BA, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e SPORTV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Ceará x Brusque - VERDES MARES (CE) e SPORTV 2
21:30 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Miami Heat (final do Leste, jogo 4) - ESPN
23:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Celaya x TM - WATCH ESPN (Internet)

Quinta, 24/09/2020
04:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa da França (2º dia) - ESPN 2
05:30 - Tênis, ATP de Hamburgo: várias partidas - BANDSPORTS
09:30 - Ciclismo, Mundial de Estrada: prova a confirmar - SPORTV 2
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: São Paulo x Athletico Paranaense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: América Mineiro x Ceará - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Palmeiras x Santos - TWITTER BRFEMININO (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Grêmio x Internacional - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Ponte Preta x Avaí/Kindermann - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Internacional x Flamengo - SPORTV
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Lincoln x Liverpool - ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Manchester City x Bournemouth - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Supercopa da Europa: Bayern de Munique x Sevilla - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Jorge Wilstermann x Peñarol - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
20:00 - Futebol, Copa do Brasil: Atlético Goianiense x Fluminense - SPORTV (GO assiste no Premiere)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: West Virginia x Texas Tech - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Basquete, WNBA: Las Vegas Aces x Connecticut Sun (semifinal, jogo 3) - ESPN 2
20:30 - Futebol Americano, NCAA: UAB x South Alabama - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Independiente Medellin x Boca Juniors - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:15 - Futebol Americano, NFL: Miami Dolphins x Jacksonville Jaguars - ESPN
22:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Los Angeles Lakers (final do Oeste, jogo 4) - SPORTV 2
22:30 - Basquete, WNBA: Seattle Storm x Minnesota Lynx (semifinal, jogo 3) - ESPN
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Delfin x Santos - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)

Sexta, 25/09/2020
05:00 - Automobilismo, Fórmula 1: 1º treino da Rússia - SPORTV 2
06:30 - Tênis, ATP de Hamburgo: quartas-de-final - BANDSPORTS (para às 12:30 e volta às 13:30)
09:00 - Automobilismo, Fórmula 1: 2º treino da Rússia - SPORTV 2
13:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Louisiana x Little Rock - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Arkansas State x UT Arlington - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Georgia State x Troy - WATCH ESPN (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Erzebirge Aue x Greuther Fuerth - ONEFOOTBALL (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Osnabruck x Hannover - ONEFOOTBALL (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Turco: Karagumruk x Basakhsehir - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Desportivo Brasil x Paulista - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Capivariano x Marília - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hertha Berlim x Eintracht Frankfurt - ONEFOOTBALL (Internet)
16:00 - Boxe, Superpesados: Tony Yoka x Johann Duhaupas - ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Velo Clube x GE Osasco - MYCUJOO FPF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Linense x Olímpia - MYCUJOO FPF TV (Internet)
18:00 - Vôlei, NCAA Feminina: North Carolina x Virginia Tech - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Appalachian State x Georgia Southern - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x América Mineiro - SPORTV (SC assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x CRB - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Criciúma x São José - DAZN (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Tampa Bay Lightning x Dallas Stars - ESPN 2
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Saint Joseph Central x Saint Joseph Lafayette - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Avaí - SPORTV (MG assiste no Premiere)
21:30 - Basquete, NBA: Miami Heat x Boston Celtics (final do Leste, jogo 5, se necessário) - ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.