Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 21 de setembro de 2020
Como foi o retorno do "Show do Esporte" na Band



Frase que nunca antes na história deste país e deste universo alguém disse em momento algum e que serei o primeiro a falar desde que a humanidade existe: os clássicos não morrem jamais. (rs) E a maratona dominical re-estreada ontem é um perfeito exemplo disso. O domingo inteiro ela esteve em evidência nas redes sociais com comentários positivíssimos tanto pelo seu histórico quanto por sua retomada não só da parte de telespectadores, mas também de profissionais da crônica esportiva de diversos veículos, inclusive de emissoras concorrentes.

Os primeiros relatos sobre a audiência na televisão em si em São Paulo não são auspiciosos, mas há de se considerar que a TV Bandeirantes, em linhas gerais, tem índices baixos na maioria da programação e que não seria num piscar de olhos que ela aumentaria substancialmente, ainda mais sendo algo segmentado. Neste primeiro momento, importante é firmar o produto, fidelizar audiência e pouco a pouco obter patrocinadores e mais telespectadores - "grifes" também ajudarão sempre que os horários fixos dos eventos estrangeiros coincidirem, caso de semana que vem, quando o Alemão terá o campeão europeu Bayern de Munique e o Italiano contará com o tradicionalíssimo Milan.

Com o tempo, sem expectativas imediatistas que mais para mal do que bem virão, tem sim tudo para ser uma caminhada muito positiva desta 5ª fase (3ª na Band aberta, somada à inicial na Record e à do BandSports) do "Show do Esporte". Há pontos muito bons já de cara e outros a ser corrigidos, mas nas próximas semanas isso melhorará, boto fé nisso. Alguns deles observarei aí, sem jamais querer ser "dono da verdade" e sem me considerar "especialista" pois não sou especialista em nada de nada, simplesmente sendo meros ocasionais e inconsequentes pitacos de telespectador:

*Ponto mais positivo da estreia: a afinação muito legal de Elia Júnior e Glenda Kozlowski. É apenas a primeira vez que eles trabalham juntos, mas já de cara se deram muito bem e têm tudo para fazer uma dupla tão boa quanto a clássica do Elia com a Simone Mello nos anos 80 e 90. Glenda fazia muita falta na TV esportiva aberta, das melhores apresentadoras dela que é, e atendeu bem demais às expectativas. Elia é aquilo: domingo esportivo na Bandeirantes tem que ter ele, é o elo perfeito entre o passado de vitórias e o presente de perspectivas alentadoras. Da parte dos anfitriões, tudo top.

*Muito legais também os VTs que recuperaram um pouquinho da história do "Show", tanto o mostrado logo antes da Glenda e do Elia pintarem na tela, que mostrou imagens do criador Luciano do Valle e trechos de narrações dele, do Sílvio Luiz, do Alexandre Santos e do Álvaro José, quanto o exibido pouco depois, uma matéria do Dan Sister que contou, entre outros, com depoimentos da ex-apresentadora Elys Marina, do ex-sócio José Francisco Leal (Quico) e do Álvaro José, este gravado no arquivo de fitas da Rede Bandeirantes. Aí meu coração disparou mais do que no dia em que conheci a "musa-mor" há 15 anos, admito. Fitas, fitas e mais fitas ilustrando a tela com relíquias inolvidáveis e fabulosas de todas as modalidades. Eu, se estivesse ali, me sentiria na Disneylândia. Neste segundo VT, pouco da fase Traffic do programa foi lembrada, um raro resgate dela sendo um trechinho da 1ª fase do Milton Neves no "Gol, o Grande Momento do Futebol".

*As transmissões também foram boas de acompanhar, pessoal de narração e comentários mandou bem - apenas aquilo já habitual de sempre em relação ao Neto, em muitos momentos, dar uma de "apresentador da transmissão" no meio dos seus comentários e falar quase o dobro do que os companheiros de jornada somados, mas isso já é de praxe há um tempão, eh, eh, eh... Aliás: repercussão interessante e positiva das duplas formadas pelo novo contratado Rafael Oliveira, com seu lado de conhecimento e análises táticas e técnicas, tanto com o Neto no sábado quanto com o Denílson no domingo, ex-jogadores de linha popular em seus comentários.

*Uma falha grave da Rede Bandeirantes foi ter anunciado o "Show do Esporte" para 10 da manhã em ponto. De fato ele começou às 10h, só que não para todo o país e sim apenas na cidade de São Paulo, em no máximo mais uma e outra emissora da rede e também nas operadoras por assinatura que exibem o sinal SAT da rede (todas com exceção da Claro/Net - não confundi-la com a Claro em si). Acontece que a faixa local de filiais e afiliadas foi mantida até 10h25, só que isso não foi devidamente comunicado ao público nem nas chamadas, nem nos boletins da assessoria de imprensa, nem em lugar nenhum. Eu mesmo só me toquei disso ontem ainda de manhã ao ligar na Band e perceber que o "Show" entraria apenas às 10h25 por mantido o local "Band Motores" às 10h - e assim foi em praticamente todo o país, o que deixou muita gente frustrada por perder a meia hora inicial.

*Erro gravíssimo que precisa ser corrigido urgentemente para semana que vem - e dou um exemplo da própria Band nesse sentido: o programa da Cátia Fonseca, o "Melhor da Tarde". Há com ele a correta divulgação dos seus dois horários, que são 14h para a cidade de São Paulo e 15h para a rede nacional. Que façam isso a partir de agora: divulgar o "Show" para 10h em São Paulo e 10h25 na rede. Ou então que mexam na grade local para ser 10h em todo o país, tipo antecipar o início dela das 7h para 6h30, o que até seria melhor para ninguém perder nada de nada. Claro que o "Ipobre" prioritário de todas as redes é o paulistano, mas pensar apenas em 10 milhões de pessoas e não nas outras 200 milhões não é legal. Aliás: o Lance! errou ao afirmar que houve um atraso no começo do programa. Não teve atraso nenhum, teve é isso que acabei de explicar. Mais curioso é que o não identificado que escreveu a matéria do Lance! assinou estar em São Paulo, mas não tem como ser pois, se estivesse mesmo em São Paulo, teria visto tudo desde o início às 10h.

*Outro problema que a Rede Bandeirantes teria que corrigir é em relação a afiliadas rebeldes. Houve relatos no Twitter de várias que acabaram passando muito do ponto ao manterem atrações locais em cima do horário nacional, como a TVB de Santos (que entrou com o Alemão só às 10h30 em si e não na junção de rede às 10h25), a Clube de Ribeirão Preto (que só botou o "Show" ao meio dia, nos instantes finais da Bundesliga) e a Tarobá de Cascavel e Londrina (que também avançou sobre o horário SAT). Sábado isso já tinha acontecido no Campeonato Italiano, visto no Pará somente a partir de meados do 2º tempo pois foram mantidos pela RBA TV os programas locais "Viver Mais" e "Bacana" até 14h15. Nada bacana isso.

*Outra questão independe da vontade da Band e diz respeito às antenas parabólicas. Por restrições contratuais impostas pelos detentores originais dos direitos, o Alemão e o Italiano não podem passar nelas, sendo seus horários substituídos especificamente nelas por programas como o humorístico "É Tudo Improviso" e a faixa de desenhos "Band Kids". No caso do Italiano, quem só pega a Band por parabólicas ainda tem uma alternativa, que é a internet por reproduzidos ao vivo os jogos tanto no site oficial dela quanto no canal do "Show do Esporte" no YouTube. Já no Alemão, não tem choro e nem vela pois a exclusividade em termos de internet é do portal OneFootball, que passa por si mesmo a partida que dá na Band - ou seja: neste momento inicial, com narração em inglês, já que o novo detentor do campeonato ainda não tem locutores brasileiros. Como as atrações substitutas nada têm a ver por não serem esportivas, eu daria uma amável sugestão no tocante específico das parabólicas: no lugar do Alemão e do Italiano, passar VTs de eventos clássicos (futebol, vôlei, basquete, enfim) e deixar fixo na parte de baixo da imagem um letreiro avisando que os torneios substituídos podem ser vistos em outros meios, como a Band local da cidade ou, no caso do Italiano, a internet.

*Outra questão a ser corrigida é quanto à deixa clássica, que voltou a ser utilizada nas transmissões. Não digam mais "Band, o canal do esporte". Está incompleto, falta algo, não é a mesma coisa. Eu sei, todos sabemos, o mundo inteiro sabe que atualmente o único veículo do Grupo Bandeirantes que ainda usa o nome completo é a Rádio Bandeirantes AM/FM pois todos os outros adotam o apelido (Band, Band FM, BandNews TV e FM, BandSports, BandVale FM e por aí vai). Mas a deixa clássica surgiu quando a emissora aberta ainda tinha o nome inteiro por adotado o apelido apenas a partir de 1994, surgiu bem antes disso. E foi consagradíssima para sempre com o nome inteiro - inclusive, assim falada naqueles Atlético Mineiro 0 x 0 Corinthians e São Paulo 3 x 0 Botafogo da abertura do Brasileirão de 2014 no dia seguinte à partida do Luciano do Valle: "Bandeirantes, o canal do esporte". (slogan completo, aliás, lembrado no sábado pelo Eduardo Castro no BandSports em um chute tosco de Verona x Roma) Repriso: eu sei que a TV Bandeirantes não diz mais o nome inteiro em nenhum programa, nenhuma chamada e nenhum institucional, mas o próprio Luciano ainda dizia "Bandeirantes" em alguns momentos nas suas transmissões, então, por tudo isso que digo, não falem mais o incompleto "Band, o canal do esporte" e sim abram a exceção das exceções para voltar com "Bandeirantes, o canal do esporte". O legado histórico da Rede Bandeirantes de Televisão merece isso e nós agradeceríamos muito.

*O maior senão aconteceu em Leipzig x Mainz, não da transmissão em si, mas da parte do Carlos Fernando - e não da narração dele, que foi ótima como sempre e é bom demais tê-lo de novo na televisão aberta como craque que é. Só que não deu para entender nada de nada ele repetir várias vezes que essa era a primeira vez que o Campeonato Alemão estava passando em TV aberta no Brasil, o que tanto não é verdade que o próprio Cacá fez parte da equipe pioneira de cobertura dele em 1991, quando a competição veio para nós através da TV Cultura e os jogos eram feitos por ele e os saudosos José Góes e Wilson de Freitas narrando, com comentários de José Trajano e Gerd Wenzel, este último indignado no Twitter com essa tentativa sem o mínimo nexo da Band de querer re-escrever a história.

*Deixo bem claro que não considero que isso tenha vindo do Cacá em si até porque ele não teria razão alguma para isso, tanto que na última sexta, certamente por já saber que transmitiria a Bundesliga, recordou nas redes sociais duas matérias de jornais sobre a cobertura da Cultura, uma delas com a foto dos cinco cronistas. Só que no dia seguinte, ao chamar a transmissão deste domingo, ele disse nas redes o que falou no ar, de "1ª exibição na TV aberta". Tenho certeza, repriso, que não partiu dele em si isso, tendo eu isso como algum pedido da direção em relação ao evento - e, tendo sido decisão da Band de assim tratar o Alemão, é uma decisão errada por ignorar algo que tanto marcou muita gente, já que foi esta cobertura da Cultura (reproduzida por dezenas de TVs públicas, estatais e educativas pelo país, inclusive pela TVE Rio e que muito assisti na TVE RS) que nos apresentou pra valer e de vez o futebol germânico de clubes, até então visto apenas ocasionalmente em decisões da UEFA. Acabou também sendo um "presente de grego" - mesmo que falemos do Campeonato Alemão - da Bandeirantes para a TV Cultura no dia (exatamente ontem) em que completou 60 anos. Não pegou bem e seria de bom grado que corrigissem isso na próxima transmissão. Seria errado outros re-escreverem uma história ignorando a Band e é errado a Band fazer isso com a Cultura.

*Para não ficar totalmente negativa a citação ao Carlos Fernando até por eu não achar que foi ele em si que disse isso em relação ao Alemão e sim coisa da direção e por ter gostado muito de voltar a vê-lo narrando na TV aberta, fica mais uma citação positiva e importante: presença total do programa de fim de tarde do BandSports, o "Bola Rolando", nesta volta do "Show do Esporte". Além do seu apresentador voltando a narrar o Alemão após muitos anos, os comentaristas também estavam presentes, tanto Fábio Piperno na transmissão do Italiano quanto Marília Ruiz marcando presença nos debates do "Terceiro Tempo" com o Milton Neves, que adora azucriná-la no Twitter, eh, eh... Marília, aliás, que já tinha feito outros programas na Band aberta 15 anos atrás, como os do Roberto Avallone, tanto o "Show do Esporte Interativo" (parceria do então projeto independente da Top Sports) quanto o "Esporte Total" que ele e a Letícia Levy apresentavam. O "Terceiro Tempo" também teve como convidado especial Alê Oliveira, devidamente liberado pela Turner.

*Até domingo retrasado, o semanal da NBA (cuja finalíssima terá transmissão da Bandeirantes, mesmo ela não passando agora as finais de conferência) era exibido no agora extinto "Band Esporte Clube" por volta das 13h. Desde ontem com a volta do "Show do Esporte", o quadro oficial da liga é mostrado às 17h30, logo após o Campeonato Brasileiro Feminino.

*Flávio Ricco destaca no R7 que o antigo diretor José Emílio Ambrósio tentou retomar o "Show do Esporte" quando estava na Bandeirantes - ele, que hoje é presidente da Empresa Brasil de Comunicação (ou estava para presidi-la, pelo que lembro ter visto nos noticiários mês passado) -, mas isso andou para a frente só depois da sua saída. Minha saudosa avó dizia: "quando é pra ser, é; e quando não é pra ser, não é". Era para ser agora, era para ser nesta hora, com o comando do Denis Gavazzi e do superintendente artístico Antônio Zimmerle.

Outros destaques

Série D na TV Brasil Lauro Jardim noticia isso n'O Globo e não tem muito mais a acrescentar, a notícia inteira dele é só essa mesma, que a EBC adquiriu os direitos de transmissão do campeonato.

Cléber Machado misturou os personagens CH, eh, eh Aconteceu no 1º tempo de Grêmio x Palmeiras, quando disse que uma falta tinha sido "sem querer querendo, como diz aquele herói mexicano". Bom, o Chaves era mesmo um herói por aguentar aparentemente numa boa a situação de ser menino em situação de barril e passar fome a série inteira, rs... Mas é claro que o super-herói do Roberto Gomez Bolaños era em fato o Chapolin Colorado. Tenho para mim que o narrador da Globo, ao misturar as estações assim, entregou que seu episódio favorito do universo CH é "Ser Pequeno Tem Suas Vantagens", quando o Polegar Vermelho vai à vila naquele que é o "crossover dos crossovers".

70 anos de esporte na TV do Brasil A reportagem do "Esporte Espetacular" que era para ter passado no domingo anterior e foi adiada devido ao atraso no GP da Toscana foi feita pelo Kiko Menezes em 16 minutos e, na mesma linha do "Globo Repórter" da última sexta, quase que ficou restrita à própria Globo em lembranças como a Fórmula 1, Jogos Olímpicos e as Copas do Mundo de 1970 e 1994, além da representação do futebol em novelas. Da Bandeirantes, por exemplo, nenhuma citação. A Record foi lembrada através de depoimento do Sílvio Luiz - que, diga-se de passagem, já apareceu mais no Plim-Plim nos últimos 4 anos do que apareceu nos 40 anteriores desde que começou a narrar futebol e ser uma pedra no sapato dela, eh, eh, eh... Uma arte especial reproduziu bordões clássicos do locutor da RedeTV! e exibiram fotos raríssimas dele como repórter nos primórdios.

Mais da reportagem do "EE" Indiretamente, a Record também foi citada pelo historiador Fernando Morgado ao lembrar que Luciano do Valle (do qual foram reproduzidos um trecho de depoimento ao Memória Globo e outro de narração da Fórmula 1) apostou em outros esportes além do futebol e destacou-se no amistoso de vôlei no Maracanã, do qual não foram exibidas imagens. Morgado, aliás, destacou algo que eu, ao menos, não sabia (mas é que ele entende disso de fato e eu sou uma fraude que engana há 17 anos, todos sabem, rs): que a pioneira Tupi fez a primeira exibição de futebol da TV brasileira num Palmeiras 2 x 0 São Paulo de 15 de outubro de 1950, do qual só o 2º tempo passou devido a problemas técnicos. Outro trecho raro foi um pedacinho do GP do Brasil de 1972 na Globo, com Tércio de Lima citando ser aquela uma transmissão experimental. Do esporte na TV paga, mostraram vinhetas antigas do Top Sport e do SporTV, e um depoimento do ex-diretor da saudosa Globosat, Alberto Pecegueiro (digo "saudosa Globosat" pois agora tudo dela virou "Canais Globo").

Briga babaca nas redes sociais Causa, motivo, razão e circunstância: fãs da Renata Fan - cujo nome estar nos tópicos mais citados do Twitter hoje pela manhã eu não tinha entendido até depois entender tudo - criticando elogios feitos à Ana Thaís Matos por algo legal no trabalho deste domingo na Globo. Contextualizando: durante a transmissão de Coritiba x Vasco, o "Show do Intervalo" exibiu a vinheta "Análise da Ana" para ela detalhar um comentário sobre um dos lances do primeiro tempo. Perfis como o do blog Dibradoras e do agora sua colega de firma Renata Mendonça enalteceram a jornalista por ser um símbolo da representatividade pelo destaque que está obtendo no Plim-Plim. Só que aí teve muita gente que não gosta da Ana e se revoltou a ponto de falar em massa sobre a apresentadora da Bandeirantes, lembrando da atuação dela falando sobre futebol na televisão há muitos anos desde a Record. Mas nada de nada disso tem razão de ser até por não serem situações paralelas.

Para enaltecer uma, não deprecie a outra Pra começo de conversa: a Ana sempre lembra que foi colega da Renata enquanto produtora do "Jogo Aberto" por alguns anos, tendo na apresentadora uma grande incentivadora para seguir em frente. Outra coisa: não são posições profissionais iguais as delas. Ambas falam muito sobre futebol - e falam muito bem, embora nem sempre concorde com elas (como não concordo 100% do tempo com ninguém, nem sequer comigo mesmo) -, mas a Renata é apresentadora e raríssimas vezes com "RA" maiúsculo participou como comentarista em transmissões de jogos, enquanto a Ana é comentarista fixa, hoje ela é oficialmente deste segmento após anos de reportagem de campo. Elas seriam não "rivais" (só nas cabeças desorientadas dos babacas virtuais) e sim complementares. Um programa poderia ter perfeitamente, por exemplo, a Renata apresentando e a Ana comentando (quem sabe um dia, quem sabe um dia). Mais uma: é natural e perfeitamente compreensível o enaltecimento à presença da Ana no Plim-Plim, já que é uma mulher atuando como comentarista de um esporte historicamente machista na principal rede do país, a Globo, que nunca teve uma mulher fixa nesta posição em sua cobertura esportiva, o que torna ela, sim, histórica e um incentivo às mulheres fãs de futebol que querem seguir este ramo.

Libertadores no SBT Nesta quarta tem Guaraní x Palmeiras e Grenal, este mais uma vez narrado pelo Luiz Augusto Alano e que passará em grande parte da rede nacional, incluindo o Maranhão, cuja TV Difusora já mostrara na quarta passada Católica x Grêmio. De Gabriel Vaquer no "De Primeira" do UOL Esporte: o diretor de programação da TV Difusora é torcedor tricolor e, sendo permitida a escolha pela rede entre um dos dois jogos da competição, houve por ele a opção pelo time do coração, além de argumentar internamente que o Verdão não chamaria tanto a atenção do público maranhense. Ah, não vou aguentar e vou soltar a cornetinha: mas a dupla Grenal vai despertar atenção do Maranhão, ora bolas? (risos) Infelizmente tem "séculos" que ela não joga contra times de São Luís - os dois do Internacional contra o Sampaio Corrêa em 2017 foram os únicos embates dupla Grenal vs. maranhenses nas últimas 3 décadas e meia - e só dá pra vê-la nos torneios nacionais e continentais mesmo, e muito menos do que se vê o Palmeiras. O diretor poderia ter ficado sem essa de "não chamar tanto a atenção" e admitir que foi só a paixão que falou acima de tudo, hahaha...

Canais Disney comandando a audiência De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: na última quinta, o Fox Sports liderou na TV paga geral na capital bandeirante com São Paulo x River Plate, que marcou mais de 3 pontos e rendeu o 5º jogo de canais por assinatura mais visto deste ano em Sampa City, todos os outros sendo de Liga dos Campeões da UEFA na TNT. Também em território paulistano e também na última quinta, o "Linha de Passe" - todo mundo de olho no Mauro Cezar Pereira após Independiente del Valle 5 x 0 Flamengo (ele, que amanhã estreará na Libertadores do Fox Sports fazendo Barcelona x Flamengo com João Guilherme e Zinho) - liderou entre os homens dos 18 aos 49 anos com 1,5 ponto.

Disney renova com Victor Martins De Matheus Costa no "Fora de Campo" do Lance!: o comentarista de automobilismo da ESPN continuará no canal, do qual faz parte desde 2012.

NFL em dia histórico Hoje tem "Monday Night Football" na ESPN com New Orleans Saints x Las Vegas Raiders às 21h15. Exatamente no dia de hoje, o "MNF" completa 50 anos de estreia, tendo sido seu primeiro jogo Browns 31 x 21 Jets. Até 2005, a exibição dele nos EUA foi pela ABC, desde então estando na ESPN.

Alê Oliveira pediu desculpas Do UOL Esporte: atuante em jogos da Liga Futsal pela TV NSports, o comentarista do Esporte Interativo fez brincadeiras de tom considerado gordofóbico com o goleiro Big Dia, do Marreco, na partida de quarta-feira passada contra o Joinville - Big Dia tem 30 anos e 150 quilos. Alê falou em "acima do peso do rinoceronte" e "categoria sub-mamute". O goleiro, claro, ficou desconfortável e reclamou disso nas redes sociais. Alê deve ter sentido que mandou mal, disse que não ter feito aquilo por mal por também ser gordo e pediu desculpas dizendo que normalmente não faz isso por suas piadas, mas que abriu uma exceção por essa ter machucado Big Dia e sua família. O goleiro do Marreco aceitou as desculpas e eles combinaram para breve um desafio de pênaltis.

Ex-EI por trás de manifesto de clubes De Erich Beting na Máquina do Esporte: o movimento de vários clubes em prol de que a medida provisória 984 - aquela que dá aos mandantes a liberdade de vender os direitos de transmissão dos seus jogos - vire lei de fato tem produção de conteúdo, operação de redes sociais e registro de site oficial tudo feito pela empresa LiveMode, que foi criada por um grupo de ex-fundadores do Esporte Interativo, que acabaria beneficiado diretamente se isto virasse lei (só lembrarmos que a Turner chegou a agendar transmissões do Brasileirão envolvendo times da Globo, que chiou horrores e aí declinaram delas). Embora mais de 4 dezenas de agremiações apoiem o movimento, a conta da contratação da LiveMode para a comunicação do mesmo é efetivamente paga pelos clubes vinculados à Turner na mídia TV paga (Athletico, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Santos e Palmeiras). Forte essa info do Erich. E explica algumas coisas.

Premiere recuperando assinantes De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: depois de perder estimados 400 mil assinantes quando da paralisação devido à pandemia, o serviço de pay-per-view já recuperou 100 mil deles, dos quais 55 mil obtidos apenas no mês passado. Um preço menos caro que a média habitual (80 mangos mensalmente e 60 no pacote anual, arredondando) e transmissões exclusivas de clássicos e de partidas envolvendo clubes como Corinthians e Flamengo ajudam para tanto.

Encontro de ex-executivos Ex-comandante da ESPN, João Palomino publicou no Instagram uma foto de um encontro com Eduardo Zebini, ex-comandante do Fox Sports, e Raul Costa Jr., ex-comandante do SporTV. Disse ele que os três, que lideraram projetos importantes e interessantes, agora planejam juntar todas as histórias que têm para contar, as quais não são poucas. Tem cara de que vem coisa da boa por aí.

Que que é isso na Série D, MyCujoo??? Parece piada, mas aconteceu e foi documentado no Twitter pelo FutebolZueiroPA: mostravam Bragantino do Pará x Vilhenense na plataforma de vídeos. O jogo terminou 3 x 1 para os mandantes. Acontece que o gol dos roraimenses não foi exibido. E sabem qual o motivo disso??? Juro por Deus: a bateria do celular que estava filmando a partida e transmitindo seu sinal acabou!!!

Dúvida sobre a Rádio Bandeirantes Semana passada, Flávio Ricco noticiou as saídas do comentarista Bernardo Ramos e do repórter Rafael Belattini, que ambos pediram demissão. Bernardo de fato saiu, tanto que não indica mais a rádio em seus perfis nas redes sociais, apenas o BandSports. Mas o Rafa continuava ao menos até ontem, plantonista que foi das transmissões esportivas deste domingo.

Torcida do Confiança na bronca com Carlos Batista Os adeptos do Dragão de Aracaju foram em peso no Instagram do narrador da Rádio Bandeirantes de Campinas e apresentador da versão local de "Os Donos da Bola" na TV Band Mais para detoná-lo pelo que disse (a 02:18:53) ao término da transmissão do 1 x 0 dos sergipanos sobre o Guarani na última sexta-feira. Bradou Batista que o Bugre havia perdido para um time "fraco e ridículo". Se sentindo atingidos, muitos torcedores foram em vários posts do locutor - até mesmo em alguns relacionados à Ponte Preta - para acusá-lo de desrespeito, xingá-lo, exigir respeito com o Nordeste e tudo mais.

Nova comentarista feminina na Rádio CBN Foi na O Povo CBN de Fortaleza no sábado à noite, com a estreia de Germana Pinheiro como opinadora na transmissão de Red Bull Bragantino x Ceará, feita exclusivamente pelo prefixo AM, já que o canal FM estava com Fortaleza x Internacional.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 21/09/2020
05:30 - Tênis, ATP de Hamburgo: várias partidas - BANDSPORTS
12:00 - Tênis, Masters de Roma: final - SPORTV 3
14:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Aston Villa x Sheffield - DAZN (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Bochum x Saint Pauli - TV NSPORTS (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Bologna - SPORTV
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Manchester City - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x Brasil - SPORTV (Ribeirão Preto assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Vila Nova x Imperatriz - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x New York Mets - WATCH ESPN (Internet)
20:15 - Futsal, LNF: Foz Cataratas x Atlântico - TV NSPORTS (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Dallas Stars x Tampa Bay Lightning (Copa Stanley, jogo 2) - ESPN 2
21:15 - Futebol Americano, NFL: New Orleans Saints x Las Vegas Raiders - ESPN

Terça, 22/09/2020
05:30 - Tênis, ATP de Hamburgo: várias partidas - BANDSPORTS
09:00 - Futebol, Campeonato Chinês: Shijiazhuang Yongchang x Shanghai SIPG - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Leyton Orient x Tottenham - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: São Bento x São Bernardo (semifinal, ida) - SPORTV
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Krasnodar x PAOK - TNT
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Slavia Praga x Mitjylland - SPACE
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Maccabi Tel-Aviv x Red Bull Salzburg - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:15 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Luton x Manchester United - ESPN BRASIL
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: CRB x Juventude - SPORTV (AL assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Barcelona x Flamengo - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Tigre x Bolívar - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Estudiantes de Mérida x Nacional - CONMEBOL TV
19:30 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Toronto Blue Jays - ESPN 2
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Cuiabá - PREMIERE
20:00 - Basquete, WNBA: Minnesota Lynx x Seattle Storm (semifinal, jogo 2) - ESPN
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: América Mineiro x Ponte Preta - SPORTV (MG assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: LDU x São Paulo - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Binacional x River Plate - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Junior x Independiente del Valle - FOX SPORTS
22:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Los Angeles Lakers (final do Oeste, jogo 3) - SPORTV 2
22:00 - Basquete, WNBA: Connecticut Sun x Las Vegas Aces (semifinal, jogo 2) - ESPN
22:30 - Beisebol, MLB: Oakland Athletics x Los Angeles Dodgers - ESPN 2

Quarta, 23/09/2020
04:00 - Surfe, Liga Mundial: etapa da França (1º dia) - ESPN 2
05:30 - Tênis, ATP de Hamburgo: várias partidas - BANDSPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Corinthians x Grêmio - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Cruzeiro x Vasco - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Botafogo x Atlético Mineiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Fluminense x Bahia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Goiás x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Vitória x Santos - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Sport x Chapecoense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: São Paulo x Audax - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Minas Icesp x São José - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Leicester x Arsenal - ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Chelsea x Barnsley - FOX SPORTS
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Fleetwood Town x Everton - ESPN
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Gent x Dínamo de Kiev - TNT
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Molde x Ferencvaros - SPACE
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Olympiacos x Omonia - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: XV de Piracicaba x São Caetano - SPORTV
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Iranduba x Corinthians - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Atlante x Tapatío - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Athletico Paranaense x Colo-Colo - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Defensa y Justicia x Olimpia - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Caracas x Libertad - CONMEBOL TV
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Cruzeiro x Ferroviária - MYCUJOO CBF TV (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Venados x Tiaxcala - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Tampa Bay Lightning x Dallas Stars (Copa Stanley, jogo 3) - ESPN 2
21:00 - Beisebol, MLB: Saint Louis Cardinals x Kansas City Royals - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Guaraní x Palmeiras - SBT (SP e parte da rede) e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Internacional x Grêmio - SBT (RS e parte da rede) e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: América de Cáli x Universidad Católica - FOX SPORTS 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Alianza x Racing - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Corinthians - GLOBO (SP, PE e parte da rede) e PREMIERE]
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Vasco x Botafogo - GLOBO (RJ e parte da rede) e SPORTV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Ceará x Brusque - VERDES MARES (CE) e SPORTV 2
21:30 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Miami Heat (final do Leste, jogo 4) - ESPN
23:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Celaya x TM - WATCH ESPN (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.