Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Domingo, 20 de setembro de 2020
A volta do "Show do Esporte" aos domingos da Bandeirantes



A nostalgia dará o tom a partir das 10 da manhã deste domingo (10h25 em algumas regiões do país por motivos de programação local), quando o clássico programa que marcou toda uma geração para sempre voltará nos moldes consagrados com direito ao simbólico Elia Júnior novamente na apresentação, da qual saiu no início de 1999 quando da reformulação no esporte da emissora a partir do ingresso da Traffic - ele, que é tão longevo na rede que, antes ainda da "Era Luciano do Valle", já estava presente no finalzinho da "Era Fernando Solera", dividindo as transmissões do Campeonato Paulista de 1982 com Edgard Mello Filho na narração e Pedro Luiz Paoliello nos comentários.

A novidade ficará para sua companheira de estúdio: Glenda Kozlowski, que por 23 anos foi uma das principais apresentadoras da Globo e que saiu depois de ter sido transferida por um curto período para o "Tá na Área" no SporTV - inicialmente ela regressaria à telinha no reality futebolístico "Uma Vida, um Sonho" no SBT, do qual saiu sem sequer estrear a atração por suspensa sua produção quando do estouro da pandemia do coronavírus.

Vem de longa data os domingos com muito esporte na TV Bandeirantes. Já no comecinho da década de 80, com Darcy Reis na direção e Fernando Solera e Galvão Bueno na narração, tinha o "Super Domingo" durante toda a tarde. Outra fase era nominada "Bandeirantes Esporte". Isso ajudou a tornar tradicional assistir jogos esportivos na Band. Mas isto ficou marcado para sempre a partir de 4 de dezembro de 1983. Naquela data, evidentemente um domingo, estreou uma das atrações mais marcantes de todos os tempos: a maratona "Show do Esporte".

Verdade seja dita: o "Show do Esporte" já existia desde 6 de fevereiro daquele ano, lançado ainda na Rede Record por Luciano do Valle aos domingos, na faixa das 22h. Eram tempos onde ele cuidava dos esportes olímpicos e o futebol ficava com Sílvio Luiz. A última exibição do "Show" na Record, pelo que pesquisei anos atrás nos arquivos da Folha de S.Paulo, consta de 2 de outubro. A operação comandada pela Luqui Promoação (empresa do narrador com José Francisco Leal, o Quico) começou a migrar no mês seguinte para a Bandeirantes, mas ele permaneceria ligado à Record mais algum tempo e o comando neste período ficou com Juarez Soares.

No fim de semana anterior à estreia, a programação esportiva dava o tom sem um nome específico que ligasse as atrações, que foram estas em 27 de novembro de 1983: às 11h, Santo André x Portuguesa (Campeonato Paulista); às 13h, Fiorentina x Juventus (Campeonato Italiano); às 15h, FMU x FEC (vôlei universitário); às 16h, Fórmula 2 Brasil; e às 17h, Monte Líbano x Francana (basquete paulista). Além disso, tinha flashes a partir de 10h45 sobre Santos x Corinthians com Roberto Cabrini - que chegava à Bandeirantes a convite de Luciano do Valle após deixar a Globo como correspondente nos EUA -, e tinha também cinco edições ao longo do dia do "Gol, o Grande Momento do Futebol", com Alexandre Santos, atração surgida ainda em 1979.

A estreia do "Show do Esporte" na Rede Bandeirantes se deu em 4 de dezembro de 1983, das 11h às 22h, tendo nestas algumas de suas atrações iniciais: um especial com os grandes gols do Paulistão nos últimos 10 anos, o clássico Juventus x Roma pelo Campeonato Italiano (com Alexandre Santos e Antero Greco, um 2 x 2 que está disponível no YouTube) e o basquete Sírio x Francana. Com Luciano ainda em fim de compromisso na Record, Juarez Soares apresentou o programa. Além dos quatro já citados, a equipe tinha os narradores Jota Júnior, Osmar de Oliveira e Edgard de Mello Filho, os comentaristas e apresentadores Álvaro José e Paulo Edson, mais os repórteres Roberto Cabrini, Elia Jr., José Eduardo Savóia e Gilson Ribeiro. O chefe de redação era Paulo Matiussi e os diretores de eventos eram Rui Viotti e Fernando Vilella.

Luciano do Valle levou sua maratona dominical para a Bandeirantes pois ela tinha infraestrutura maior para isso do que a Rede Record, então restrita a São Paulo e uma que outra região a mais, muitíssimo longe dos tempos de glória da década de 60 e também bem distante da época atual de propagação em todo o país. A associação se mostrou uma das mais vitoriosas e inesquecíveis da televisão brasileira em todos os tempos, ajudando a marcar toda uma geração e somando ao tradicional futebol a exibição de eventos como vôlei, basquete, automobilismo, tênis, atletismo, natação e até mesmo sinuca (que o digam as partidas com Rui Chapéu), sem esquecer do boxe com Maguila, que era empresariado pelo narrador, que ainda tornou sucessos a NBA e a Fórmula Indy.

A primeira grande investida da Rede Bandeirantes a partir da chegada do "Show do Esporte" e da liderança de Luciano - que dele passou a fazer parte em 29 de janeiro de 1984, dia seguinte à sua estreia na casa no Flamengo 1 x 0 Palmeiras de abertura do Brasileirão - foi a suada, difícil, mas necessária compra dos direitos de transmissão da Olimpíada de 1984, em Los Angeles. Não era apenas ela que se comprava, mas também a Copa do Mundo de 1986, pois a Organização de Televisão Ibero-Americana condicionava a aquisição da Copa à da Olimpíada anterior, tanto que foi por isso que apenas a Globo mostrou a Copa de 1982, já que exibidora exclusiva da Olimpíada de 1980. Os Jogos de 1984 foram os primeiros transmitidos pela Bandeirantes, que depois cobriria todos os demais até pela vez primeira se ausentar em Londres, em 2012, e depois voltar no Rio de Janeiro em 2016, mas com ausência novamente em Tóquio agora 2021. O narrador comandou uma equipe de 22 pessoas nos EUA.



Como falei inicialmente ao citar o regresso do Elia à atração a partir de amanhã, uma nova fase começou em 1999, quando a Traffic arrendou o departamento de esportes e reformulou tudo, com uma nova programação e uma equipe que mantinha alguns dos nomes clássicos, mas deixava de ter outros e somava alguns mais - saía, por exemplo, Simone Mello, que recentemente tive a alegria de começar a seguir no Instagram a partir de um post do Luiz Andreoli. Foi a época de Fernando Vannucci e Sílvia Vinhas na apresentação, com Milton Neves no "Gol, o Grande Momento do Futebol" e no jogo de perguntas e respostas "Melhor de Todos" (que pegava o mesmo nome de uma atração ali na Band apresentada anos antes por Daniel Filho e Cassiano Ricardo) - e não falo do "Super Técnico", que mais marcou aquele período, pois era um programa à parte nas noites e não passava dentro da maratona.

Na virada de 2001 para 2002, a Traffic encerrou a parceira com a Band e foi ser parceira da Record. Além disso, a Bandeirantes não mostrava o Campeonato Brasileiro desde o fim da edição de 1999 e outros eventos não mais compunham sua grade, que foi perdendo espaço. Em 2001, o "Show do Esporte" seguia no ar, mas com algumas horas a menos. Um filhote dele veio em 2002: o canal fechado BandSports, que tem em Luciano do Valle e Sílvio Luiz seus fundadores. Em 2003, Luciano sai da Bandeirantes e volta para a Record. A partir de agosto daquele ano, o "Show" perde mais espaço ainda e fica basicamente das 12h às 13h, com atrações de variedades ocupando o restante do domingo. As últimas apresentadoras dele foram Cristina Lyra e Letícia Levy, e a despedida foi melancólica: apenas 15 minutos na última transmissão, em 11 de abril de 2004.

Em 2010, o BandSports retomou o "Show" de 7 de fevereiro a 19 de novembro, menos de 1 ano no ar. A última fase também não completou 1 ano e foi de 22 de abril a 9 de dezembro de 2018, das 21h à meia-noite, com Milton Neves e uma proposta que pretendia misturar debate futebolístico e quadros de entretenimento esportivo, por isso a co-apresentadora sendo a ex-panicat Juliana Salimeni. Evidentemente não deu certo porque todo o conceito do programa era mal feito e nitidamente o Milton não estava à vontade - com exceção do único quadro realmente bom, que era uma homenagem a um ex-jogador de futebol com imagens de sua carreira e depoimentos de pessoas caras a ele.

Nos últimos meses, o programa retomou o formato habitual do consolidado "Terceiro Tempo", marca retomada no início do ano passado e que continuará no ar agora dentro do "Show", como sempre das 18h às 20h. Duas participantes desta fase foram Cynthia Martins, ex-repórter do SporTV e que acabou se tornando apresentadora primeiro do BandNews TV e hoje do noturno "Band Notícias" na emissora aberta, e a ex-bandeirinha Fernanda Colombo, recentemente adquirida pelo Fox Sports como analista de arbitragem após a ida da Nadine Bastos para a Globo.

O "Show do Esporte" foi um precursor da televisão paga numa época em que ela já existia nos Estados Unidos, mas ainda estava longe de chegar ao Brasil (só surgiu no início dos anos 90). Tornou esportistas famosos, deu espaço a modalidades que não eram destacadas pela Rede Globo - e foi isso que motivou a saída do Luciano após a Copa do Mundo de 1982 para montar seu projeto a partir da Record -, mostrou competições que não mais saíram da memória do telespectador e formou uma equipe homogênea de narradores, comentaristas, repórteres e apresentadores.

Um período extraordinário, que voltará à mente de muitos a partir do regresso neste domingo, ainda que inicialmente só com futebol por todos os eventos iniciais serem desta modalidade, mas esperando eu que em breve também pintem de volta o basquete, o vôlei, o automobilismo e muito mais - quem sabe até a sinuca de volta, rs. E se desse pra liberar uns 60 minutos para o regresso do "Gol, o Grande Momento do Futebol", agradeceria muito, eh, eh...

Ainda vale fechar com mais uma memória: a da programação das TVs abertas naquele 4 de dezembro de 1983, quando estreada a maratona pela Bandeirantes entre 11h e 22h. O que esta emissora exibia nas outras horas do dia? No comecinho da manhã, às 9h passava o show "Italianíssimo" em São Paulo e VT do Campeonato Carioca no Rio de Janeiro, enquanto a noite tinha o seriado "Dinastia" às 22h, os debates do "Crítica e Autocrítica" às 23h e, na sequência, VT dominical do Carioca no Rio e uma sessão de cinema para São Paulo.

A Globo tinha as tardes com a série "Duro na Queda", desenhos da Disney, o show "Batalha dos Astros" e o humorístico "A Festa é Nossa" antes da dupla histórica "Os Trapalhões" + "Fantástico". Outra maratona era o "Programa Silvio Santos", das 11h às 20h, transmitida simultaneamente por SBT e Record - época em que a Record pertencia ao Patrão. Com poucos meses no ar, a Manchete tinha à noite os programas "Projeto UFO", "Sessão das Oito", "Os Brasileiros" e "Diálogo". Já as emissoras educativas/públicas também tinham esporte, fosse a Cultura de SP com o "Esportevisão" à tarde ou a TVE do RJ com os tradicionais VTs noturnos, VTs que tinham a narração de Januário de Oliveira e que seguidamente passaram nos últimos anos no "Gol, o Grande Momento" por imagens deles estarem nos arquivos da Bandeirantes.

André Henning completa 45 anos



É a data em 0 ou 5 deste domingo na crônica esportiva. "Hermano Júnior", como chamo por ser filho do grande apresentador e ex-correspondente estrangeiro Hermano Henning, é ligado ao Nordeste muito antes de ter sido narrador por um tempão da Copa do Nordeste, já que iniciado na Rádio Cidade (atual Metrópole) de Salvador. Em 1996, foi para o vídeo através da TV Aratu (então afiliada da CNT), no segmento esportivo do "Bom Dia Bahia" - em tempo: até hoje a emissora (hoje afiliada do SBT) mantém para si este título, herdado dos tempos em que foi afiliada da Rede Globo, cuja atual afiliada TV Bahia precisa usar o pan-americano título "Jornal da Manhã" das 6h às 8h30. Voltando: em 1997, André passou a trabalhar em SP na equipe de Éder Luiz na Band FM (a estação musical popular líder de audiência no dial paulistano) como seu repórter. Com ele seguiu para a Transamérica em 2001, ali ganhando as primeiras chances como narrador em Fórmula 1 e outras modalidades, especialmente em Jogos Olímpicos, além do futebol.

As primeiras narrações na TV vieram em 2006 com o Campeonato Português, exibido pela Cultura em associação com o então projeto independente "Esporte Interativo", que se torna canal 24 horas em 2007 e do qual ele faz parte desde o primeiro dia até os tempos atuais de contratado da Turner e atuante nos canais TNT e Space. 2007, aliás, é o ano em que André deixa o rádio e fica prioritário da televisão, colocando sua voz há quase uma década na Liga dos Campeões da UEFA, inicialmente no canal aberto e atualmente na cobertura exclusiva em TV por assinatura, mas tendo como ponto máximo a narração exclusiva do inédito e histórico título mundial do Brasil no handebol feminino em 2013. Ainda neste tempo televisivo, o "Careca" pintou por um tempinho em 2008 na Bandeirantes através de transmissões do Italiano e do Inglês feitas pela equipe do EI em sua sede no Rio de Janeiro.

Ontem, exatamente ontem, André Henning foi escutado no SBT aqui no Rio Grande do Sul - e sem ter sido recontratado pela TV Aratu. (rs) O "SBT Esporte Especial" dedicado a promover a transmissão exclusiva em TV aberta do Grenal da próxima quarta-feira exibiu o mini-documentário oficial da Conmebol sobre o clássico do 1º turno dos grupos da Libertadores, no qual lances do jogo tiveram mescladas as narrações dele pelo Facebook (cujas partidas exclusivas são feitas neste ano com os profissionais da Turner), do Haroldo de Souza pela Rádio Grenal e de um locutor em espanhol que admito ter perdido qual era - esse documentário teve narração da Bibiana Bolson, repórter da ESPN e ex-colega do André no EI, e texto de Douglas Cecconello, blogueiro do GloboEsporte. Aliás, ó só como são as coisas: o André Henning foi o único locutor em vídeo do primeiro Grenal da Libertadores; seu aniversário é em 20 de setembro; e exatamente 20 de setembro é a data máxima do Rio Grande do Sul, 185 anos hoje da Revolução Farroupilha.

Revisitando a semana no "Papo de Mídia"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

15 de setembro Retomada do PAPO DE BOLA - O SITE após 6 meses de recesso pandêmico; a estreia do pay-per-view próprio da Conmebol, com produção e locução da equipe do BandSports, nas operadoras Claro/Net e na Sky; as equipes do SBT para transmitir a Libertadores; e rádios impedidas de entrar nos estádios no torneio sul-americano.

16 de setembro O retorno da Libertadores ao SBT depois de 38 anos; Libertadores no Fox Sports com profissionais da ESPN, incluindo a estreia de Paulo Andrade; Márcio Rezende Freitas na "Central do Apito" da Verdes Mares; TNT líder com jogos do Palmeiras; Bundesliga no portal OneFootball; "Voz do Brasil" só depois do futebol na BandNews FM; e a união de Daniel Oliveira, Nando Gross e Marcelo Salzano nas redes sociais.

17 de setembro As audiências prévias da Libertadores no SBT, com direito a liderança folgada em Porto Alegre, e outros pontos de suas transmissões; Globo exibindo os gols sul-americanos com o logo colorido do SBT; Conmebol buscando mais parceiros para seu canal próprio, o que talvez reduza o preço do PPV; a agenda de futebol do fim-de-semana na Band; racismo contra Paulo César de Oliveira; o canal próprio do GE no YouTube; Rizek pagando ação judicial devido à falta de amparo da Abril; e a saída de Bernardo Ramos da Rádio Bandeirantes.

18 de setembro Grenal para boa parte da rede no SBT, incluindo Rio, Minas e Brasília; Paloma Tocci, cujo "BEC" terminou, cogitada para apresentar esportes no SBT; RedeTV! na bronca com a Conmebol; Jorge Iggor colocando em sua história a pior goleada sofrida pelo Flamengo em Libertadores; Bandeirantes contratando Rafael Oliveira; Cappellanes despontando no "Jogo Aberto"; Liberal (Globo) tentando tirar o Parazão da Cultura; Palmeiras em casa direto para Sampa City na TNT contra o Ceará; MotoGP líder no Fox Sports; e Renata Medeiros trocando a Gaúcha e Porto Alegre pelo GE e o Rio de Janeiro.

19 de setembro As escalas do futebol de fim-de-semana na Bandeirantes; jogo da Globo podendo ficar "secreto" se seu horário for o desejado pelo prefeito Crivella; Léo Batista contando que assistia direto o futebol de SP na Rede Vida; só repórteres do local nos jogos SAT da Rede Globo, sem viagens; Gaúcho de Futsal na RDC TV; UOL denunciou que "Cartolouco" admitiu agredir uma ex-namorada; André Azevedo denunciou violência e homofobia sofridas por seu irmão só por ser homossexual; SporTV com Campeonato Italiano e Roland Garros; Eduardo Castro narrando o Calcio no BandSports; a agenda da Champions nos canais Turner; Disney não renovará com Luciano Calheiros; e Chico Garcia comentando Botafogo x Santos na Rádio Bandeirantes.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Domingo, 20/09/2020
05:00 - Automobilismo, Mundial de Motovelocidade: GP de Emilia-Romana - FOX SPORTS
07:15 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 2ª prova WSSP da Catalunha - DAZN (Internet)
08:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Tottenham - ESPN BRASIL
08:00 - Automobilismo, Mundial de Endurance: 24 Horas de Le Mans (conclusão) - FOX SPORTS 2
08:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Heidenheim x Braunschweig - ONEFOOTBALL (Internet)
08:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Holstein Kiel x Paderborn - ONEFOOTBALL (Internet)
08:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Furth x Osnabruck - ONEFOOTBALL (Internet)
08:30 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 2ª prova WSBK da Catalunha - DAZN (Internet)
09:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Twente - WATCH ESPN (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Brighton - ESPN BRASIL
10:00 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 2ª prova World SSP300 da Catalunha - DAZN (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Red Bull Leipzig x Mainz 05 - BAND (dentro do "Show do Esporte") e ONEFOOTBALL (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Russo: Rubin Kazan x Spartak Moscou - BANDSPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Sampaio Corrêa - SPORTV (SC assiste no Premiere)
11:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Huesca x Cádiz - FOX PREMIUM
11:00 - Futsal, LNF: Marreco x ACBF - TV BRASIL e TV NSPORTS (Internet)
11:00 - Vôlei de Praia, Circuito Brasileiro: finais da etapa de Saquarema - SPORTV2
11:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Ajax x Waalwijk - ESPN
11:45 - Ciclismo, Volta da França: 21ª etapa - ESPN 2
12:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Liverpool - ESPN BRASIL
12:45 - Futsal, LNF: Campo Mourão x Jaraguá - TV NSPORTS (Internet)
13:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Sassuolo x Cagliari - BAND (dentro do "Show do Esporte")
13:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Wolfsburg x Bayer Leverkusen - ONEFOOTBALL (Internet)
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Basaksehir x Galatasaray - DAZN (Internet)
13:00 - Tênis, Masters de Roma: semifinais - SPORTV3
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Alavés - FOX PREMIUM
14:00 - Futebol Americano, NFL: Los Angeles Rams x Philadelphia Eagles - ESPN
14:00 - Futebol Americano, NFL: Carolina Panthers x Tampa Bay Buccaneers - ESPN 2
14:15 - Automobilismo, Sprint Race: 3ª corrida de Goiânia - BANDSPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Burnley - FOX SPORTS
15:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Missouri State x Little Rock - WATCH ESPN (Internet)
15:15 - Dardos, Série Mundial: finais (2º dia) - DAZN (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Vitória x Flamengo - BAND (dentro do "Show do Esporte")
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Bochum x Saint Pauli - ONEFOOTBALL (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Sampdoria - BANDSPORTS
15:45 - Futsal, LNF: Umuarama x Assoeva - TV NSPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Coritiba x Vasco - GLOBO (RJ, PR, ES, DF, RN, PB, PI, AM, RO, RR, AP, AC e Juiz de Fora) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Palmeiras - GLOBO (SP, RS, MG - exceto Juiz de Fora -, SC, GO, MS, MT, PE, BA, CE, AL, SE, MA, PA e TO) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Brusque x Tombense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Boa Esporte x Ituano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ypiranga x Criciúma - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Sociedad x Real Madrid - ESPN BRASIL
17:00 - Golfe, Aberto dos EUA: última rodada - ESPN 2
17:25 - Futebol Americano, NFL: Baltimore Ravens x Houston Texans - ESPN
17:25 - Futebol Americano, NFL: Kansas City Chiefs x Los Angeles Chargers - FOX SPORTS
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Remo x Botafogo da Paraíba - DAZN (Internet)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Santos - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ferroviário x Paysandu - DAZN (Internet)
20:00 - Beisebol, MLB: Minnesota Twins x Chicago Cubs - ESPN 2
20:00 - MMA, Favela Kombat 34: Marcos Vinícius x Alberto Pantoja (e outras lutas) - COMBATE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Fluminense - SPORTV (PE assiste no Premiere)
20:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Denver Nuggets (final do Oeste, jogo 2) - SPORTV2
21:20 - Futebol Americano, NFL: New England Patriots x Seattle Seahawks - ESPN

Segunda, 21/09/2020
05:30 - Tênis, ATP de Hamburgo: várias partidas - BANDSPORTS
12:00 - Tênis, Masters de Roma: final - SPORTV 3
14:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Aston Villa x Sheffield - DAZN (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Bochum x Saint Pauli - TV NSPORTS (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Bologna - SPORTV
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Manchester City - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x Brasil - SPORTV (Ribeirão Preto assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Vila Nova x Imperatriz - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x New York Mets - WATCH ESPN (Internet)
20:15 - Futsal, LNF: Foz Cataratas x Atlântico - TV NSPORTS (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Dallas Stars x Tampa Bay Lightning (Copa Stanley, jogo 2) - ESPN 2
21:15 - Futebol Americano, NFL: New Orleans Saints x Las Vegas Raiders - ESPN

Terça, 22/09/2020
05:30 - Tênis, ATP de Hamburgo: várias partidas - BANDSPORTS
09:00 - Futebol, Campeonato Chinês: Shijiazhuang Yongchang x Shanghai SIPG - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Leyton Orient x Tottenham - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: São Bento x São Bernardo (semifinal, ida) - SPORTV
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Krasnodar x PAOK - TNT
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Slavia Praga x Mitjylland - SPACE
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Maccabi Tel-Aviv x Red Bull Salzburg - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:15 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Luton x Manchester United - ESPN BRASIL
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: CRB x Juventude - SPORTV (AL assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Barcelona x Flamengo - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Tigre x Bolívar - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Estudiantes de Mérida x Nacional - CONMEBOL TV
19:30 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Toronto Blue Jays - ESPN 2
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Cuiabá - PREMIERE
20:00 - Basquete, WNBA: Minnesota Lynx x Seattle Storm (semifinal, jogo 2) - ESPN
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: América Mineiro x Ponte Preta - SPORTV (MG assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: LDU x São Paulo - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Binacional x River Plate - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Junior x Independiente del Valle - FOX SPORTS
22:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Los Angeles Lakers (final do Oeste, jogo 3) - SPORTV 2
22:00 - Basquete, WNBA: Connecticut Sun x Las Vegas Aces (semifinal, jogo 2) - ESPN
22:30 - Beisebol, MLB: Oakland Athletics x Los Angeles Dodgers - ESPN 2

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.