Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sexta, 18 de setembro de 2020
Grenal em boa parte da rede no SBT



Com isso da emissora liberar as filiais e afiliadas para escolherem qual jogo da Libertadores mostrar dentre os dois disponíveis até o fim da fase de grupos, era esperado que isso acontecesse, que o Internacional x Grêmio da próxima quarta-feira tivesse uma boa visibilidade além apenas daqui do Rio Grande do Sul, para o qual ficaria restrito se fosse ainda na época da Globo.

De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: até o momento, a exibição dele já foi requisitada pelo SBT de Rio de Janeiro e Brasília (mas imagina que não ia passar o Grenal em Brasília, ainda mais que no SBT de lá está agora a grande colorada de quatro costados Nathália Fruet) e pelas TVs Alterosa de Minas Gerais e Serra Dourada de Goiás, além novamente do mesmo SCC SBT de Santa Catarina já presente no Universidad Católica x Grêmio de anteontem. Outras emissoras da rede também solicitarão o clássico gaúcho em detrimento a Guaraní x Palmeiras, com a oficialização da divisão de praças devendo sair ainda neste final de semana. Aqui na aldeia pampeana, o SBT RS vibrou com os oficializados 20,6 pontos de média da derrota tricolor, contra 10,3 da RBS (Globo) com Corinthians x Bahia e 8 da Record com "Jesus" e "A Fazenda" - que, quando esteve no ar, rivalizou ferrenhamente com o Brasileirão.

A assessoria de imprensa da matriz divulgou que, enquanto o SBT aumentou sua audiência aqui em Porto Alegre em 282% em relação aos 5,4 pontos da quarta-feira anterior com "Cúmplices de um Resgate", "Pra Ganhar é Só Rodar" e "Programa do Ratinho" na mesma faixa, a segunda colocada perdeu 50% em relação a Fluminense x Flamengo no mesmo dia 9. Em São Paulo, o "Ipobre" oficializou 10,3 pontos para Bolívar x Palmeiras, 20% a mais em relação aos 8,6 da quarta-feira anterior. Neste caso, evidentemente, o boletim da assessoria não citou que o jogo terminou em 3º lugar na média.

Outros destaques da Libertadores

Paloma Tocci no SBT? Pode ser. Do Flávio Ricco no R7: a apresentadora tem seu nome como preferido para ser estreado um programa semanal com o melhor do torneio na semana, a ser exibido aos sábados - programa este que, diz Fernando Oliveira no "Splash" do UOL, seria exibido às 19h. Algo que poderia influenciar numa eventual troca de emissora é o fato dela perder espaço na TV Bandeirantes com o fim do "Band Esporte Clube" para o retorno do "Show do Esporte" depois de amanhã, com Elia Jr. e a nova contratada Glenda Kozlowski (com isso, neste momento Paloma fica apenas no segmento esportivo do "Jornal da Band" e nos destaques esportivos de fim de tarde no BandNews TV).

Alexandre Pato no SBT não existiu Assim assegura o mesmo "guru" Ricco no R7, dizendo que nunca houve convite para o jogador e que alguém "inventou" que ele aparecia nas transmissões da Libertadores, questionando até quem teria inventado isso.

RedeTV! aborrecida Com a agência IMG, mais uma do Ricco no R7. Ela estaria ressentida com o que consideraria falta de delicadeza e de clareza de informações sobre as decisões tomadas nas licitações da Libertadores e da Copa Sul-Americana - nesta última da qual, consta dos autos, ainda faria parte vide notícias dos últimos dias. Ah, tem mais uma coisa importante, por falar em Sul-Americana: lembremos que os terceiros colocados de cada um dos 8 grupos da Libertadores serão "rebaixados" para a próxima fase da Sul-A, o que poderá valorizar bastante a quantia pedida pelos direitos dela aqui no Brasil. Hoje, por exemplo, um que está em 3º lugar no seu quadrangular é o São Paulo.

Transmissões para a história Fora as duas que marcaram a volta do SBT à Libertadores depois de 38 anos da última cobertura dela, foram três entre TV paga e Facebook. Uma pela questão midiática foi a estreia do Paulo Andrade na competição no Libertad x Boca Juniors de ontem pelo Fox Sports - e nem demorou muito para seu 1º grito de gol (a plenos e empolgadíssimos pulmões), 5 minutos e pronto. As outras duas foram por questões dentro do campo, uma delas também sendo na Fox anteontem com Marco de Vargas, único locutor televisivo do gol mais rápido do Internacional na história do torneio desde que nele estreou em 1976 (o do Abel Hernández, que abriu os 4 x 3 sobre o América de Cáli, saiu aos 44 segundos). A última foi ontem no Facebook, onde quem relata as pugnas renhidas é a equipe do Esporte Interativo: Jorge Iggor, Vitor Sérgio Rodrigues e o convidado e ex-comentarista do canal Sávio colocaram em suas histórias profissionais o Independiente del Valle 5 x 0 Flamengo que marcou tanto a pior derrota do rubro-negro em Libertadores (superando aqueles 5 x 1 do Grêmio que o Fernando Sasso narrou pela Globo na fase semifinal de 1984) quanto a pior derrota de um atual campeão em toda a história sexagenária do campeonato. De Vinícius Andrade no hoje aniversiado Notícias da TV (parabéns pelos 7 anos): a transmissão na fanpage oficial da Libertadores atingiu 2 milhões de espectadores simultâneos, ficando 100 mil abaixo do Grenal de março, o recordista desta edição.

Esclarecer vem para o bem E obrigado ao conviva de longa data João Arruda por isso, que admito que não sabia porque não tinha visto isso em lugar nenhum na internet - e se alguém citou, admito que perdi, pelo que peço mil perdões e juro não ter sido por mal: não é que o Facebook tenha perdido a exclusividade da Libertadores às quintas-feiras só porque alguns jogos de ontem passaram tanto no Fox Sports quanto no novo PPV próprio da Conmebol na Claro/Net e na Sky. Acontece que, para o retorno à contenda continental, a AFA negociou que todos os seus filiados atuassem na quinta-feira para que tivessem alguns dias a mais de preparação, incluindo jogos programados originalmente para terça e quarta-feira, que tiveram seus detentores originais mantidos mesmo com a troca para quinta-feira, tanto sendo assim que a partir da 4ª rodada voltará a rede social a ser sozinha nas pelejas deste dia da semana. Pior que tem total, completo e absoluto sentido isso que o João observou pois lembrei daquele Deportivo Lara x Cruzeiro do ano passado que foi adiado e, quando realizado, aconteceu numa quinta-feira, mas mesmo assim dando no SporTV.

E o "Globo Esporte" na Libertadores? Na coluna de ontem, destaquei as repercussões no dia anterior dos jogos do Santos em SP e do Athletico no PR. Ontem, SP dedicou 2 minutos a Bolívar x Palmeiras em matéria com voz do próprio Felipe Andreoli e só os gols cedidos pelo SBT, sem outros lances. Aqui no RS, também só os gols foram mostrados nos dois VTs, o de Internacional x América com as imagens cedidas pelo Fox Sports (matéria de 4 minutos do Victor La Regina com passagem gravada na frente do Beira-Rio) e o de Católica x Grêmio com as imagens do SBT (VT de 3 minutos do Leonardo Muller a partir de sua casa). Um destaque nos VTs do "GE" da RBS foi o uso das narrações da Rádio Gaúcha nos gols, respectivamente do Pedro Ernesto Denardin e do Marcelo de Bona. Não foi algo inédito pois em outros momentos ela lançou mão deste recurso, também adotado algumas vezes em SP e no RJ com narrações da Globo/CBN.

Outros destaques

Campeonato Italiano de volta à TV Bandeirantes Fiorentina x Torino amanhã e Sassuolo x Cagliari domingo, ambos às 13h, marcarão o regresso do torneio à emissora após mais de uma década - não só na aberta, mas também no BandSports, que vai de Verona x Roma amanhã e Juventus x Sampdoria domingo, ambos às 15h45. Ontem o "Jogo Aberto" mostrou um VT que divulgou com muita pompa e circunstância tanto o retorno dele quanto a estreia do Alemão (que, aliás, começará a passar na íntegra a partir de hoje no portal OneFootball, inicialmente sem narração em "brasileirês") e foram exibidas imagens de arquivo do Calcio, incluindo alguns trechinhos de narrações antigas de Luciano do Valle, Jota Júnior e Sílvio Luiz, o qual foi reverenciado pela Renata Fan quando declarou lembrar de assistir a competição com ele - e realmente não tem jeito, o Silvão para sempre será "a voz do futebol italiano" por aqueles tempos inesquecíveis dele com o Silvio Lancellotti e o Giovanni Bruno, algo que põde ser revivido nos últimos anos com as temporadas que passaram na RedeTV!.



Golaço da Band: Rafael Oliveira O comentarista do DAZN - no qual continua normalmente - foi contratado para as transmissões dos nacionais europeus, estreando neste fim-de-semana em Fiorentina x Torino, às 13h de amanhã, e Leipzig x Mainz, às 10h30 do domingo. Rafael é muito bem avaliado há muito tempo como um dos mais qualificados comentaristas televisivos, mesmo sendo ainda bem jovem (e já tão capacitado), desde ainda o Esporte Interativo e depois na ESPN, cuja saída o povo lastimou demais. Além disso tudo, a chegada dele à Bandeirantes faz com que volte a ser colega de emissora da namorada Kelly Dias, que era apresentadora do antigo canal 24h do EI e que já há um bom tempo é uma das principais repórteres do "Brasil Urgente", de José Luiz Datena.

Capela ganhando vez na Band aberta Além de já destacado na Rádio Bandeirantes como repórter, apresentador e eventual narrador (função que tem desempenhado na Liga Futsal pela TV NSports), João Paulo Cappellanes agora tá ganhando destaque no "Jogo Aberto", da TV Bandeirantes. Nesta semana já pintou como repórter, sendo sua uma matéria sobre o Corinthians, e hoje estará no estúdio participando do debate exibido para São Paulo e Belo Horizonte na rede aberta e no YouTube para o Brasil e o mundo.

Substitutos para a Fórmula 1 Tem mais dois pintando além do Brasileirão Feminino, aquilo que o Grande Prêmio destacou primeiramente há alguns dias. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: além do futebol das gurias, que a Globo pretende adquirir para passar um jogo dele no "Esporte Espetacular" - e colocar os demais entre o SporTV e o Premiere -, outras possibilidades para as manhãs dominicais a partir de 2021 são a Superliga de vôlei, da qual apenas várias finalíssimas foram mostradas na última década e meia, e a Stock Car, por tanto tempo tão assídua no horário e que hoje tem só a Corrida do Milhão em canal aberto.

Campeonato Paraense na Globo? Precisou a pancada ser doloridíssima para isso provavelmente acontecer. De Gabriel de Oliveira no TV História: a TV Liberal negocia a compra da competição a partir de 2021. Nos últimos 11 anos ela é sucesso de audiência na Cultura, rendendo Ibopes altíssimos - no último dia 6, a final que deu o título ao Paysandu contra o Remo chegou aos 33 pontos em Belém e pisoteou com "PI" maiúsculo (como diriam em Barras, Oeiras e Picos) a Liberal, míseros 5 pontos com São Paulo x Fluminense e parte do "Domingão do Faustão".

Palmeiras da praça para a praça na TNT Será contra o Ceará no dia 3 do mês que vem, às 7 da noite, como consta na agenda de transmissões do Brasileirão no EI Plus e bem observou o Allan Simon dentro daquilo do Verdão ser o único clube vinculado à Turner a ter um limite de jogos abertos para o local da realização e bloqueio apenas para a praça paulistana e não para os paulistas por inteiro (só cidade, não estado).

Supercopa da UEFA no Esporte Interativo Próxima quinta, só a fanpage dele no Facebook e o EI Plus mostrarão Bayern de Munique x Sevilla, às 4 da tarde. Transmissão do Facebook pois ele adquiriu o pacote que correspondia à TV aberta.

Fox Sports líder na TV paga Da Máquina do Esporte: domingo passado, ele ficou em 1º lugar das 6h às 10h entre todos os canais por assinatura com a etapa de San Marino da MotoGP. É a 3ª liderança que o Mundial de Motovelocidade dá ao canal em um mês. Neste fim-de-semana acontecerá a etapa de Emilia-Romana. A corrida da semana passada foi narrada pelo Hamilton Rodrigues e foi a primeira após a saída do Téo José para o SBT.

Poréns técnicos nos canais Disney Dois foram enfrentados pela ESPN. Primeiro, Lokomotiv Plovdiv x Tottenham não teve a virada inglesa exibida pois o sinal internacional do jogo da Liga Europa caiu no mundo inteiro em meados do segundo tempo, o que fez a transmissão ser encerrada aos 37 minutos - só que elas voltaram em seguida e foram vistas em sites como o Bet365, de apostas, pelo que o TV História relatou. À noite, a NFL teve Paulo Antunes fora do ar por queda do seu sinal de internet direto dos EUA e Paulo Mancha foi chamado às pressas para formar dupla com Fernando Nardini. Já no Fox Sports, o sinal do Silva Jr. caiu por 3 minutos na 2ª metade de São Paulo x River Plate e Rodrigo Bueno assumiu o comando da jornada até seu regresso.

Cristiane Dias, a "nômade digital" Assim é sua nova realidade de vida, disse a apresentadora da CNN à Beatriz Cesarini, do UOL - mas sem deixar o esporte de lado. Isso incluirá não só projetos na internet, mas também a presença dela no canal de notícias, que inicialmente seria para as informações do dia-a-dia esportivo, o que acabou escanteado pelo lançamento da emissora ocorrer justamente quando do estouro da pandemia do coronavírus, que suspendeu tudo no futebol e em todas as modalidades. Atualmente, quem dá as notícias desta editoria nos jornais da CNN é Iara Oliveira, egressa da Rádio Jovem Pan, na qual se tornou a primeira mulher a fazer parte da equipe de esportes.

"BandNews na Área" mais cedo e menor A partir de segunda-feira, o noturno esportivo da BandNews FM deixará de ser das 22h às 23h, faixa que terá mais um noticiário geral, e passará a ser das 21h40 às 22h.

Renato Rainha de volta ao rádio Mas ainda não é ao rádio esportivo, no qual marcou com ótimas narrações na Bradesco Esportes e na BandNews. A partir da próxima terça, ele voltará a ser comunicador de FM popular, como nos tempos da Nativa, e assumirá o horário das 6h às 10h na Massa FM de São Paulo. Rainha tem feito narrações de futebol na Rádio Craque Neto, o canal de YouTube do comentarista da Band.

Renata de Medeiros deixando a Rádio Gaúcha e o RS Do Coletiva: a repórter está trocando a aldeia pampeana pelo Rio de Janeiro, onde será editora do portal GloboEsporte, oportunidade surgida após várias amizades feitas em sucessivas idas à capital fluminense. Renatinha estava no ar por aqui havia 8 anos, desde que surgida como estagiária e produtora no esporte da Rádio Guaíba, até que a trocou pela RBS em 2014, desde então ganhando muito espaço até mais recentemente ser repórter assídua no setor da dupla Grenal e repórter de torcida nos jogos dela (o que infelizmente rendeu episódios lamentáveis de machismo e agressão que repercutiram nacionalmente, mas que felizmente também renderam momentos bem legais com a galera), sendo a primeira participante feminina de destaque substancial na equipe esportiva da Gaúcha e a primeira a participar de jornadas esportivas da emissora - e que não seja a única, que venham outras mais a partir dela. Toda sorte do mundo pra Renata, que só encontrei duas vezes e que é uma das moças de faceta mais simpática que já vi.

Sem "Bandeirantes Esporte Show" semana que vem O programa apresentado pelo Paulo Pires às 19h na Rádio Bandeirantes de Porto Alegre já não iria ao ar na próxima quarta-feira devido à transmissão do Grenal da Libertadores, mas voltará apenas no dia 28 pois, nesta próxima semana, seu horário será preenchido pelo painel de debates "Agro Stage", que a RB retransmitirá em cadeia com o canal da Band RS no YouTube e que falará sobre assuntos caros ao segmento rural, tão essencial e vital aqui no Rio Grande do Sul.

Por falar na RB porto-alegrense, aliás... Uma pena que ela não disponibilize mais o "Apito Final" sem ser pelo ao vivo no AM, FM, internet e canal 300 da Net daqui. Não tem, por exemplo, nem versão podcast no canal da Band RS no UOL Mais e nem versão "live" no Facebook e no YouTube. Digo isso porque não consegui acompanhar o programa da última quarta-feira e soube por citação do Luís Henrique Benfica, em mensagem me parabenizando pelos 39 anos que completei, que minha data máxima mereceu uma bela citação da parte dos integrantes da atração, pelo que agradeço muitíssimo embora ao mesmo tempo lamente por tê-la perdido, eh, eh... Paciência, infelizmente perdi, mas o agradecimento pela gentileza fica da mesma maneira.

Pitadinha histórica da TV baiana Lembrança do sempre antenado Fred do Chame-Chame: há 50 anos completados nesta sexta, a TV Aratu (ex-afiliada da Globo e hoje afiliada do SBT) estreava o programa "No Campo do 4", tradicional atração futebolística exibida até o ano passado.

65 anos do 1º jogo de futebol na TV, certo? Errado!



A televisão brasileira completa 70 anos hoje, surgida que fora em 18 de setembro de 1950 a pioneira Tupi no canal 4 de São Paulo, fora do ar com o fim dela em 1980 e retornado com a chegada do SBT em 1981. E conforme várias fontes na internet, em 18 de setembro de 1955 acontecia a primeira transmissão televisiva de futebol, pela Tupi, num Santos 3 x 1 Palmeiras na Vila Belmiro. Porém, não é nada disso por alguns motivos.

O primeiro deles remonta a um post de 9 de fevereiro de 2015 no blog do Juca Kfouri, que recorreu à memória privilegiada de seu ex-colega de Record, Sílvio Luiz, para confirmar com ele algo que seus irmãos têm como lembrança viva, mas que ele, Juca, temia que fosse uma "alucinação coletiva": que já antes de 1955 havia exibição de futebol na TV, sim, e que uma delas foi em fevereiro daquele ano, na famosa decisão atrasada do Paulistão de 1954, o do 4º centenário da capital do estado, vencida pelo Corinthians diante do Palmeiras - e depois da qual os alvinegros não ganhariam mais nenhum título até o Paulistão de 1977, que marcou o início da vencedora carreira do Sílvio como narrador esportivo (ou "legendador de imagens", como gosta de dizer).

Primeiro de tudo, que bem observa o Juca que as imagens existes daquele Derby do 4º Centenário incluem a amostragem de uma câmera da Record no Pacaembu naquele dia. E depois, o próprio Sílvio Luiz confirma ter participado da transmissão daquela decisão, reforçada por Celso Unzelte no livro "Timão 100 Anos, 100 Jogos, 100 Ídolos", de 2010. Ele foi o repórter numa equipe que tinha Raul Tabajara como narrador, Iazetti - não recorda se ou o José ou o Flávio - na análise de arbitragem e Paulo Planet Buarque e Leônidas da Silva nos comentários. Além disso, este dito Santos x Palmeiras de setembro de 1955 seria a primeira transmissão intermunicipal, isso sim, já que a Record transmitia da capital e a Tupi foi a Santos, vangloriando-se com o slogan: "TV Tupi, 80 quilômetros na frente". Só que depois a Record fez jogos em Campinas e Rio de Janeiro, devolvendo a provocação: "Record, 100 (depois, 400) quilômetros na frente".

Isto posto, meu nobre (como diria Fernando Gomes, que até citação do próprio nesta semana eu não fazia a menor ideia que tinha narrado em 1983 a final Grêmio 2 x 1 Peñarol da Libertadores para a TV Tarobá e cujas imagens disso espero que um dia pintem "nos YouTubes da vida"), tem outro detalhe: é absolutamente inverídico isso de Santos 3 x 1 Palmeiras em 18 de setembro de 1955 pelo puro e simples fato de que eles não se enfrentaram naquela data. Eles jogaram pelo 1º turno do Paulistão naquele dia, sim, mas não entre si. O Peixe visitou o Linense e ganhou por 3 x 2, mesmo marcador da derrota do Verdão para a Portuguesa na capital. O referido Santos 3 x 1 Palmeiras aconteceu num dia 18 do ano de 1955, sim... só que não em setembro e sim em dezembro! E não pelo 1º e sim já pelo 2º turno daquele Campeonato Paulista que teria o alvinegro praiano como campeão com 1 ponto a mais que o Corinthians e 2 acima do São Paulo.

A dúvida que fica agora para os historiadores bem mais conhecedores dos primórdios televisivos tupiniquins responderem é: qual terá sido a efetiva 1ª transmissão de futebol? Teria sido este Palmeiras 1 x 1 Corinthians de 6 de fevereiro de 1955? Ou teria sido outra anterior? E a 1ª transmissão intermunicipal? Se foi mesmo Santos 3 x 1 Palmeiras, teria em fato sido em 18 de dezembro de 1955, é isso? Ou de fato foi naquele 18 de setembro de 1955, mas com Linense 2 x 3 Santos? Perguntas sem resposta, mas um dia elas haverão de chegar.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sexta, 18/09/2020
06:00 - Tênis, Masters de Roma: várias partidas - SPORTV3
09:00 - Vôlei de Praia, Circuito Brasileiro: várias partidas da etapa de Saquarema - CBV (Internet - para às 12:00 e volta às 15:00)
10:00 - Ciclismo, Volta da França: 19ª etapa - ESPN 2
12:30 - Futebol, Amistoso: Sevilla x Athletic Bilbao - ESPN
13:00 - Golfe, Aberto dos EUA: 2ª rodada - ESPN 2
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hamburgo x Fortuna Dusseldorf - ONEFOOTBALL (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Jahn Refgensburg x Nuremberg - ONEFOOTBALL (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Primavera x Velo Clube - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: EC São Bernardo x Desportivo Brasil - MYCUJOO FPF (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Rio Preto x Capivariano - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Português: Famalicão x Benfica - ESPN BRASIL
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Schalke 04 - ONEFOOTBALL (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Barretos x Linense - MYCUJOO FPF TV (Internet)
18:45 - Vôlei, Paulista Feminino: Renata x Um Itapetininga - TV NSPORTS (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Guarani - SPORTV (SE assiste no Premiere)
20:00 - Beisebol, MLB: Atlanta Braves x New York Mets - ESPN 2
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Campbell x Costeira da Carolina - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Lee's Summit West x Liberty - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Excelsior Springs x Center - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Ruskin x Kearney - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Kansas City East x Saint Joseph Benton - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Chapecoense - SPORTV (PE assiste no Premiere)
21:30 - Vôlei, Paulista Masculino: Taubaté x Guarulhos - SPORTV3
22:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Denver Nuggets (final do Oeste, jogo 1) - SPORTV2
23:00 - Boxe, Super-Leve: Gabriel Valenzuela x Edwin Bennett - ESPN

Sábado, 19/09/2020
05:50 - Automobilismo, Mundial de Superbike: superpole da etapa da Catalunha - DAZN (Internet)
06:00 - Rúgbi, Super Rugby: Brumbies x Reds - WATCH ESPN (Internet)
07:00 - Tênis, Masters de Roma: duas quartas-de-final - SPORTV3
07:30 - Automobilismo, Mundial de Motovelocidade: classificação do GP de Emilia-Romana - FOX SPORTS
08:00 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Hannover x Karslruher - ONEFOOTBALL (Internet)
08:00 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Wurzburger Kickers x Erzgebirge Aue - ONEFOOTBALL (Internet)
08:00 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Sandhausen x Darmstadt - ONEFOOTBALL (Internet)
08:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x West Bromwich - ESPN BRASIL
08:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Nottingham Forest x Cardiff - WATCH ESPN (Internet)
08:30 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 1ª prova WSBK da Catalunha - DAZN (Internet)
09:15 - Automobilismo, Mundial de Endurance: 24 Horas de Le Mans - FOX SPORTS 2 (para às 17:00 e volta às 20:00)
10:00 - Futebol, Campeonato Russo: Krasnodar x Khimki - BAND (São Paulo - gravado)
10:30 - Futebol, Campeonato Russo: Ural x Zenit - BANDSPORTS
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Stuttgart x Freiburg - ONEFOOTBALL (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Eintracht Frankfurt x Arminia Bielefeld
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Union Berlin x Augsburg - ONEFOOTBALL (Internet)]
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Werder Bremen x Hertha Berlim - ONEFOOTBALL (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Colônia x Hoffenheim - ONEFOOTBALL (Internet)
10:30 - Ciclismo, Volta da França: 20ª etapa - ESPN 2
10:45 - Futsal, LNF: Magnus x Brasília - TV NSPORTS (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leeds United x Fulham - ESPN BRASIL
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Swansea x Birmingham - WATCH ESPN (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonto Espanhol: Villarreal x Eibar - ESPN
11:00 - Automobilismo, Copa Porsche Endurance: 1ª corrida de Mogi Guaçu - SPORTV3
11:15 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 1ª prova World SSP300 da Catalunha - DAZN (Internet)
13:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Torino - BAND
13:00 - Futebol, Campeonato Russo: Rostov x Volgograd - BANDSPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Besiktas x Antalyaspor - DAZN (Internet)
13:00 - Futsal, LNF: Cascavel x Atlântico - TV NSPORTS (Internet)
13:00 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 1ª prova WSSP da Catalunha - DAZN (Internet)
13:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Houston Baptist x Texas State - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Navy x Tulane - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Louisiana x Georgia State - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Boston College x Duke - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Syracuse x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Tulsa x Oklahoma State - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Austin Peay x Cincinnati - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Liberty x Western Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Crystal Palace - FOX SPORTS
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Dortmund x Borussia Monchengladbach - ONEFOOTBALL (Internet)
13:30 - Golfe, Aberto dos EUA: 3ª rodada - ESPN 2
14:00 - Tênis, Masters de Roma: duas quartas-de-final - SPORTV3
14:30 - Futebol, Campeonato Português: Sporting x Gil Vicente - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Portuguesa da Ilha do Governador x Toledo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Pelotas x Marcílio Dias - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Central x Jaciobá - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Real Noroeste x Goiânia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Nacional x Batatais - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Paulista x Olímpia - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Holandês: PSV Eindhoven x Emmen - ESPN
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Nacional de Rolândia x Ferroviária - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Juventude do Maranhão x Santos do Amapá - MYCUJOO FEDERAÇÃO AMAPAENSE (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Verona x Roma - BANDSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: São Bento x Volta Redonda - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: América de Natal x Campinense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Tupynambás x Bahia de Feira - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Aparecidense x Operário de Várzea Grande - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Celta x Valencia - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x West Ham - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol Americano, NCAA: Stephen F. Austin x UTSA - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Dardos, Série Mundial: finais (2º dia) - DAZN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Figueirense - SPORTV (MG assiste no Premiere)
16:30 - Futebol Americano, NCAA: UCF x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol Americano, NCAA: Charlotte x North Carolina - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol Americano, NCAA: Florida Atlantic x Georgia Southern - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Treze x Jacuipense - BAND (regiões Nordeste e Norte) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Joinville x Novorizontino - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Goianésia x Vitória do Espírito Santo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Marília x GE Osasco - MYCUJOO FPF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Noroeste x Comercial - MYCUJOO FPF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Português: Porto x Braga - ESPN BRASIL
17:00 - Beisebol, MLB: jogo a confirmar - FOX SPORTS 2
17:00 - Futebol Americano, NCAA: The Citadel x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol Americano, NCAA: Troy x Middle Tennessee - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: São Caetano x Caxias - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: União de Rondonópolis x Águia Negra - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futebol 7, Torneio RJ/SP: Coríntios x Atlético Movstar - TV BRASIL
18:00 - MMA, UFC Fight Night 178: Colby Covington x Tyron Woodley (e outras lutas) - SPORTV2 (só card preliminar) e COMBATE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Internacional - TNT (menos CE) e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x Ceará - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Operário - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
19:00 - Futebol 7, Torneio RJ/SP: Flamengo x Bangu - TV BRASIL
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Manaus x Santa Cruz - DAZN (Internet)
20:00 - Futsal, LNF: Foz Cataratas x Blumenau - TV NSPORTS (Internet)
20:00 - Vôlei de Praia, Circuito Brasileiro: semifinais da etapa de Saquarema - SPORTV2
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Atlético de Alagoinhas x Gama - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Automobilismo, Nascar Cup Series: etapa de Bristol - FOX SPORTS 2
20:30 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Islanders x Tampa Bay Lightning - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Texas State x Louisiana-Monroe - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Louisiana Tech x Southern Mississippi - WATCH ESPN (Internet)
20:35 - Futebol Americano, NCAA: Miami x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Goianiense x Atlético Mineiro - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Cruzeiro - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Oeste - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Mexicano: Tigres x Querétaro - DAZN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, NCAA: Wake Forest x NC State - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Miami Heat (final do Leste, jogo 3) - ESPN
22:00 - Futebol Americano, NCAA: Abilene Christian x UTEP - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Boxe, Premier Boxing: Erickson Lubin x Terrell Gausha - ESPN 2
23:35 - Futebol, MLS: Los Angeles Galaxy x Colorado Rapids - DAZN (Internet)

Domingo, 20/09/2020
05:00 - Automobilismo, Mundial de Motovelocidade: GP de Emilia-Romana - FOX SPORTS
07:15 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 2ª prova WSSP da Catalunha - DAZN (Internet)
08:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Tottenham - ESPN BRASIL
08:00 - Automobilismo, Mundial de Endurance: 24 Horas de Le Mans (conclusão) - FOX SPORTS 2
08:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Heidenheim x Braunschweig - ONEFOOTBALL (Internet)
08:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Holstein Kiel x Paderborn - ONEFOOTBALL (Internet)
08:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Furth x Osnabruck - ONEFOOTBALL (Internet)
08:30 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 2ª prova WSBK da Catalunha - DAZN (Internet)
09:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Twente - WATCH ESPN (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Brighton - ESPN BRASIL
10:00 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 2ª prova World SSP300 da Catalunha - DAZN (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Red Bull Leipzig x Mainz 05 - BAND (dentro do "Show do Esporte") e ONEFOOTBALL (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Russo: Rubin Kazan x Spartak Moscou - BANDSPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Sampaio Corrêa - SPORTV (SC assiste no Premiere)
11:00 - Futsal, LNF: Marreco x ACBF - TV BRASIL e TV NSPORTS (Internet)
11:00 - Vôlei de Praia, Circuito Brasileiro: finais da etapa de Saquarema - SPORTV2
11:45 - Ciclismo, Volta da França: 21ª etapa - ESPN 2
12:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Liverpool - ESPN BRASIL
12:45 - Futsal, LNF: Campo Mourão x Jaraguá - TV NSPORTS (Internet)
13:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Sassuolo x Cagliari - BAND (dentro do "Show do Esporte")
13:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Wolfsburg x Bayer Leverkusen - ONEFOOTBALL (Internet)
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Basaksehir x Galatasaray - DAZN (Internet)
13:00 - Tênis, Masters de Roma: semifinais - SPORTV3
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Alavés - FOX SPORTS
14:00 - Futebol Americano, NFL: Los Angeles Rams x Philadelphia Eagles - ESPN
14:15 - Automobilismo, Sprint Race: 3ª corrida de Goiânia - BANDSPORTS
14:30 - Futebol Americano, NFL: Carolina Panthers x Tampa Bay Buccaneers - ESPN 2
15:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Missouri State x Little Rock - WATCH ESPN (Internet)
15:15 - Dardos, Série Mundial: finais (2º dia) - DAZN (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Vitória x Flamengo - BAND (dentro do "Show do Esporte")
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Bochum x Saint Pauli - ONEFOOTBALL (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Sampdoria - BANDSPORTS
15:45 - Futsal, LNF: Umuarama x Assoeva - TV NSPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Coritiba x Vasco - GLOBO (RJ, PR, ES, DF, RN, PB, PI, AM, RO, RR, AP, AC e Juiz de Fora) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Palmeiras - GLOBO (SP, RS, MG - exceto Juiz de Fora -, SC, GO, MS, MT, PE, BA, CE, AL, SE, MA, PA e TO) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Brusque x Tombense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Boa Esporte x Ituano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ypiranga x Criciúma - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Sociedad x Real Madrid - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Burnley - FOX SPORTS
17:00 - Golfe, Aberto dos EUA: última rodada - ESPN 2
17:25 - Futebol Americano, NFL: Baltimore Ravens x Houston Texans - ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Remo x Botafogo da Paraíba - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol Americano, NFL: Kansas City Chiefs x Los Angeles Chargers - FOX SPORTS (em andamento)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Santos - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ferroviário x Paysandu - DAZN (Internet)
20:00 - Beisebol, MLB: Minnesota Twins x Chicago Cubs - ESPN 2
20:00 - MMA, Favela Kombat 34: Marcos Vinícius x Alberto Pantoja (e outras lutas) - COMBATE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Fluminense - SPORTV (PE assiste no Premiere)
20:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Denver Nuggets (final do Oeste, jogo 2) - SPORTV2
21:20 - Futebol Americano, NFL: New England Patriots x Seattle Seahawks - ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.