Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quinta, 17 de setembro de 2020
Alguns pontos sobre a volta do SBT à Libertadores



*Fernando Oliveira publicou no "Splash" do UOL (não há relação do nome desta página com aquela comédia clássica estrelada pela Daryl Hannah, até onde se sabe) prévias do "Ipobre" das transmissões desta quarta-feira. O melhor índice foi de Universidad Católica x Grêmio aqui em Porto Alegre: 19,7 pontos contra 9,4 de Corinthians x Bahia na Globo e 6,9 de "Jesus" e "A Fazenda" na Record. Nas praças onde Bolívar x Palmeiras concorreu com Corinthians x Bahia, as prévias apontaram: São Paulo com 9,8 contra 23,4 da Globo e 10,9 da Record; Salvador com 2 contra 22 da Globo e 9 da Record; Belo Horizonte com 5,9 contra 11,6 da Globo e 10,5 da Record; Brasília com 6,7 contra 15 da Globo e 7,8 da Record; Recife com 5,1 contra 15 da Globo e 9,4 da Record; e Belém com 7,6 contra 24,2 da Globo e 12,6 da Record. Nas praças onde o Plim-Plim foi de Fluminense x Atlético Goianiense, as prévias da Libertadores no SBT foram: Rio de Janeiro com 4,4 contra 21,1 da Globo e 10,4 da Record; Goiânia com 9,6 contra 10,8 da Globo e 11,3 da Record; e Vitória com 5,7 contra 11,1 da Globo e 14 da Record.

*As transmissões foram elogiadas em geral pelas boas equipes montadas, não havendo ressalvas em grande quantidade, pelo que acompanhei nas redes sociais. Um destaque foi a participação de Solange Boulos, repórter do jornalismo geral e uma fã de esporte de longa data do que confiro dela na telinha e nas redes há muito tempo, apresentando a abertura nacional da jornada antes da divisão da rede e o intervalo de Católica x Grêmio.

*Os cinco gols dos dois jogos tiveram uma música genérica que não se destacou muito, parecendo bem "avulsa", por não dar um "tchan" a mais. Para uma emissora que eternizou os gols em suas transmissões com o memorável "êleleô!", um erro a ser consertado - aliás, até pelo tom de nostalgia: tragam o "êleleô!" de volta. O SBT vive em permanente nostalgia aqui, ali e acolá na sua grade, algo dela também tem que ser encaixado na volta do futebol à rede nacional (algo a mais, claro, por já existente o tom da nostalgia com o regresso do Téo José).

*As transmissões não tiveram reportagem presencial nos dois jogos. O do Grêmio teria Glauco Pasa no Chile, mas o acesso a estrangeiros está barrado - claro, com a exceção do time brasileiro que lá atuou - e ele precisou trabalhar a partir de SP ao lado do Luiz Augusto Alano e do Mauro Galvão, sendo um "repórter in tubo". Em entrada ao vivo no "SBT Rio Grande - 2ª Edição", ele mostrou bastidores dos estúdios onde aconteceriam os trabalhos.

*Houve anúncios de atrações locais de afiliadas durante a bola rolando. No caso de Católica x Grêmio, por exemplo, Alano fez duas chamadas do jornal "SBT Meio-Dia", do SCC SBT de Santa Catarina, e Téo também fez isso ao citar várias afiliadas durante Bolívar x Palmeiras.

*Além da exposição dos patrocinadores oficiais da Conmebol, o SBT pôde mostrar seus próprios no canto alto direito durante a bola rolando quando acionado pelos locutores o slogan "SBT: a TV que tem torcida".

*Um ponto a ser corrigido semana que vem em Guaraní x Palmeiras e no Grenal: fazer um pós-jogo, nem que seja apenas e tão somente pela internet (aliás, que labirinto para achar no site da rede os links dos jogos de ontem, que no fim das contas não eram específicos do referido e sim os mesmos que transmitem a programação 24h no YouTube e que não aparecem nas buscas por não estarem listados, o da matriz com Bolívar x Palmeiras e o do RS com Católica x Grêmio). As partidas terminaram e, poucos minutos de comentários finais depois, entrou um "Programa do Ratinho" reprisado, da época ainda pré-pandemia. O Grenal, por exemplo, mereceria nem que seja só aqui no Rio Grande do Sul um pós-jogo especial de uma hora para sua devida repercussão, ainda mais que provavelmente renda ao SBT a maior audiência fora da RBS TV da história da aldeia pampeana.

*Aliás: o SBT RS está empolgadaço com a Libertadores. Ontem, o jornal "SBT Rio Grande" ficou meia hora a mais no ar, acabando não às 13h e sim às 13h25, com grande parte dele dedicada à estreia do torneio na emissora e links especiais na Arena com Marcelo Chemale, apresentador da edição noturna do noticiário, e no Beira-Rio com Jeremias Wernek, que cobriu depois Internacional x América de Cáli para a ESPN latino-americana, além do já citado Glauco Pasa direto de SP. Sábado agora, às 12h30, será exibida uma edição especial do "SBT Esporte" totalmente dedicada ao clássico da quarta-feira que vem.

*Fazia 22 anos, desde a fase de grupos da Copa Mercosul, que a ex-TVS não dividia a rede para dois jogos de futebol simultâneos. Isso rendeu alguns desencontros, como Católica x Grêmio passar não apenas nos oficialmente anunciados RS, SC, MA, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, mas também em áreas que deveriam ver Bolívar x Palmeiras e nas quais os operadores do satélite não "ligaram a chavinha" no canal que tinha a imagem dele (lembrei do Marco Aurélio no esporte da Rádio CBN há 20 anos, quando sempre anunciava os jogos de SP e do RJ e dizia no ar para orientação das afiliadas que um deles estaria no canal 1 do satélite e o outro no canal 2 do satélite). Registros sobre tais confusões surgiram no Twitter de áreas como Acre, Mato Grosso e até mesmo o Vale do Paraíba, no interior de SP.

*Durante Bolívar x Palmeiras, Téo José fez um destaque ao movimento Futebol Mais Livre, que tem 46 clubes - dentre os quais o próprio Verdão - que pleiteiam a manutenção da Lei do Mandante, que está por caducar em Brasília - e que, sei pelo Danilo Lavieri no UOL Esporte, recuperou o apoio do Vasco após alguns dias fora dele, mas perdeu o Sport depois de sua direção ter uma reunião com a Globo, que é contrária à medida provisória.

*Havia uma curiosidade sobre os gols dos jogos exibidos pelo SBT terem ou não seu logo pintando na tela da Globo em seus noticiários. Não foi ainda no fim da noite que veio a resposta, mostrados que não foram nem no "Segue o Jogo" e nem no "Jornal da Globo", no qual Felipe Diniz explicou que eles ainda não haviam chegado e que o Plim-Plim não era detentor dos direitos de transmissão da Libertadores - ambos exibiram normalmente os gols de Inter x América com o logo do Fox Sports. As imagens de Bolívar x Palmeiras e Católica x Grêmio começaram a ir ao ar, com selo colorido do SBT e crédito a ele pelas imagens, a partir do segundo giro esportivo do "Hora 1", depois das 5h45. Os demais jornais, inclusive os locais "Bom Dia São Paulo" e "Bom Dia Rio Grande", também as exibiram.

*Por óbvio, a Globo não divulgaria informações da Libertadores durante Corinthians x Bahia - só lembrar de 2003 a 2006, quando ela e a Record tinham jogos exclusivos para São Paulo às quartas-feiras e uma não dava informações da partida da outra para não dar margem a uma troca de canal (só no fim noticiavam o resultado e, se desse tempo, passavam os gols). As informações sobre a vitória do Palmeiras só surgiram ao término do cotejo.

Outros destaques da Copa Libertadores

Diferenças e diferenças no "Globo Esporte" Tratamento bem diferente nas edições de ontem para os jogos dos brasileiros na terça-feira: enquanto a edição paulista dedicou apenas 1 minuto e meio a Santos 0 x 0 Olimpia, a edição paranaense apresentou Jorge Wilstermann 2 x 3 Athletico em mais de 4 minutos - e detalhe: a imagem exibida pela RPC foi limpinha, sem qualquer selo na tela, embora com o crédito à Conmebol por delas as imagens enquanto exibido o jogo em seu novo PPV próprio.

Cobrança do PPV valerá semana que vem mesmo Citei na coluna de ontem uma informação do Fernando Rudnick na Gazeta do Povo sobre isso acontecer só a partir de outubro. Mas ele mesmo me respondeu com uma retificação, esclarecendo que houve uma confusão no registro chegado a ele e que a efetiva confirmação com a Conmebol foi feita ontem. Tudo beleza, 0 x 0, bola no centro e nova saída. Ou seja: Grenal só em pay-per-view mesmo para quem não recebê-lo diretamente pelo SBT.

Com mais parceiros, o preço talvez baixe Do Marcel Rizzo no UOL Esporte: a Conmebol busca mais patrocinadores para as transmissões do novo PPV próprio estreado anteontem na Claro/Net e na Sky, o que pode viabilizar a médio prazo uma redução no preço mensal de R$ 39,90, dependendo isso também da aceitação ou não da quantia por parte dos telespectadores. Do Rodrigo Mattos no UOL Esporte: embora os novos canais sejam próprios da entidade sul-americana, eles estão registrados na Ancine (Agência Nacional de Cinema) como sendo de propriedade do parceiro nas coberturas, o BandSports. Do Flávio Ricco no R7: os profissionais do canal atuantes neste trabalho esperam ser recompensados pelo mesmo, receber alguma remuneração por isso. Mas é o mínimo que se espera, oras. Se o trabalho, mesmo sendo feito a partir do Grupo Bandeirantes, não vai ao ar por um veículo totalmente do Grupo Bandeirantes como é neste caso, é justo que o efetivo dono do referido remunere estes profissionais pelo trabalho. Não é como se fosse um "extra" tipo, por exemplo, ser do BandSports e fazer algo a mais na TV Band, na BandNews FM ou na Rádio Bandeirantes.

Jogos das quintas-feiras Com tudo alterado nestes tempos pandêmicos, também eles sofreram mudanças. Nem tudo de tudo deste dia passará a ser exclusivo do Facebook como era desde o ano passado, tanto que hoje o Fox Sports passará partidas como São Paulo x River Plate (com o #RádioGloboFeelings do duo Silva Jr. e Zé Elias) e Libertad x Boca Juniors (o aguardado début de Paulo Andrade no certame). Mas a rede social do Zuckeberg manterá 3 partidas por rodada apenas e tão somente para si, sem passar num canal de TV comum, seja aberto ou pago - a cota que o Facebook pegou é de TV aberta, aliás, uma segunda cota de TV aberta. E um dos três dela nesta noite será Independiente del Valle x Flamengo às 21h, com trabalhos de microfone do pessoal do Esporte Interativo (Jorge Iggor, Vitor Sérgio Rodrigues e o convidado Sávio).

Rádio AM e/ou FM de Sampa City Bolívar x Palmeiras foi transmitido por BandNews, CBN, Energia, Imprensa e Transamérica, mas foi deixado de lado por 105, Bandeirantes e Jovem Pan, que preferiram Corinthians x Bahia. Duas destas estações até fizeram os dois jogos, mas com um deles exclusivamente por seus canais no YouTube: a Energia com o Timão e a Pan com o Verdão.

Outros destaques de outras pautas

Futebol na TV Bandeirantes Apenas ontem foi fechada a grade dela para este fim-de-semana. Sábado serão dois jogos: às 10h (só para São Paulo na rede de filiais e afiliadas) tem o VTzão do amanhã realizado Krasnodar x Khimki, pelo Russo, e às 13h tem o retorno do Italiano com Fiorentina x Torino. Já a volta do "Show do Esporte" a partir das 10h deste domingo terá três partidas: às 10h30 tem RB Leipzig x Mainz 05 na estreia do Alemão na emissora, depois Sassuolo x Cagliari pelo Italiano às 13h e fecha com Vitória x Flamengo pelo Brasileiro Feminino às 15h30. A Bundesliga terá exibição sempre às 10h30 dos domingos e sei pelo Gabriel Vaquer no UOL Esporte que o acerto é só para esta temporada 2020/2021, enquanto o portal OneFootball fechou a transmissão gratuita de 100% dos jogos do certame tanto na Série A quanto na Série B até 2022/2023 - ele, aliás, não terá narração em português e sim em inglês num primeiro momento, mais à frente surgindo uma equipe brasileira para documentar tudo.

Racismo contra Paulo César de Oliveira O analista de arbitragem da Globo e do SporTV registrou ocorrência numa delegacia paulistana especializada em crimes virtuais contra uma resposta racista de um usuário do Instagram em post dele sobre a transmissão do Fluminense x Corinthians do último domingo. Um usuário que não concordou com um comentário dele, ao invés de divergir com educação sem deixar de ressaltar sua discordância, baixou completamente o nível e cometeu mais um crime da palavra que sempre é o ato do racismo. Tenho minhas restrições ao PC desde que era árbitro e não vou concordar sempre com o que comenta na TV, mas a pessoa não merecia algo assim. Ele tem mais que ir mesmo em frente contra este ato sempre repugnante, total apoio ao Paulo neste caso.

Esporte da Globo chega ao YouTube Agora há um canal próprio do GE por lá, com alguns vídeos próprios dali e compactos das partidas transmitidas por TV Globo e SporTV. De Gabriel de Oliveira e Thell de Castro no TV História: a iniciativa surgiu sem alarde há 3 semanas e visa tanto chegar num público mais jovem (para isso tendo como grande divulgador Lucas Gutierrez) quanto coibir a pirataria das suas jornadas esportivas, já que executivos da rede não gostaram de saber que perfis ilegais faturavam com conteúdos dela até mesmo R$ 10 mil mensais. Aí entra outro ponto importante destacado no vídeo de divulgação com o Lucas: é anunciado que o GE criar´uma plataforma com os vídeos dos melhores momentos dos jogos para produtores de conteúdo baixarem e usarem de graça por até 3 minutos no máximo - o apresentador até brinca que não será mais preciso filmar a tela da TV, capturar a tela do celular e afins semelhantes variados.



Logo reduzido do SporTV Chamou a atenção durante o "Redação" desta manhã, vi vários comentários sobre isso no Twitter. É o mesmo logo que o canal adota desde 1996, mas apenas o "S" e não o nome "SporTV" completo - tipo o "E" da recente canopla do microfone da ESPN. E isso apenas no canal 1, mas não no 2 e no 3.

Atenda o interfone, Ana Thaís Matos Momento engraçado no "Troca de Passes" de ontem, quando ela participava de sua casa e comentava a rodada da noite com Karine Alves e cia. até que... toca o interfone do seu apartamento. Era o vizinho da comentarista, que queria oferecer comida para ela, eh, eh, eh... Mas na hora que ela estava no ar, "cáspite"??? (risos) Tele-trabalho tem disso. Valeu pela diversão do acontecimento.

André Rizek desamparado pelo Grupo Abril De Bruno Thadeu no UOL Esporte: o apresentador do "Seleção SporTV" pagou R$ 396 mil de indenização para encerrar um processo movido contra ele e a editora por um ex-jogador da base do Corinthians por causa de uma reportagem da Placar em março de 2001, a qual trazia uma suposta comercialização de drogas nas categorias de base do futebol do Brasil. Acionados por danos morais por um dos citados na matéria, Rizek e Abril foram condenados em 2003 a pagar R$ 50 mil solidariamente, mas a multa pulou para mais de R$ 396 mil devido a juros e correções. A Abril entrou em recuperação judicial e ficou desobrigada de arcar com a dívida, assumida pelo jornalista sozinho. O problema é que o advogado dele garantiu durante o processo que a editora entregou um documento ao Rizek, no qual assegurava responsabilidade integral em eventual condenação, fora que ela era signatária de uma convenção trabalhista pela qual empresas devem pagar por ações cíveis não importando que jornalistas sejam réus solidários. Não me parece correto isso. Sendo isso tudo que é relatado, a Abril tem que devolver ao André toda essa quantia que tirou do próprio bolso para encerrar a ação. Uma empresa não pode deixar um funcionário seu na mão num momento desses, independentemente de qual empresa for, de qual funcionário for, de qual motivo de ação judicial for.

Entrevista muito boa com Luiz Alfredo Foi feita por Vinícius Faustini para o Lance! e é muito melhor que uma que fiz com ele há muitos anos para a extinta seção "20 Perguntas", até porque não sei fazer entrevista e não extraí ali tanta coisa interessante quanto surgiu agora. O histórico narrador, parado desde sua saída da RedeTV! em 2012, sofre de hidrocefalia, que é uma doença que causa acúmulo de líquido no cérebro - e é algo que apenas e tão somente agora sei e que muito me entristece enquanto fã que sou do Luiz desde os tempos da Globo e especialmente do SBT na década de 90. Ele recordou momentos profissionais como a vitória de Ayrton Senna sobre Alain Prost no mesmo dia em que a França eliminou o Brasil na Copa do Mundo de 1986 e a dedicatória à mãe no fim da transmissão do tetra em 1994, além de criticar os narradores atuais por achar que berram muito e que é desagradável e forçado fazer isso para dar emoção. Perguntado sobre quais narradores chamam sua atenção, o filho do lendário Geraldo José de Almeida enalteceu especialmente Jota Júnior, colega de SporTV em 2000 e 2001, e Everaldo Marques, que começou a narrar na TV Cultura quando ele nela esteve em 2005. Belíssimo material, gostei muito mesmo.

Liga Feminina dos Campeões Recentemente muito bem repercutida aqui no Brasil com a transmissão das fases finais pela ESPN, a competição terá pela 1ª vez uma licitação por direitos de transmissão. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a UEFA convidou Globo, Disney e Turner para participar dela, que terá lances aceitos até o dia 14 do mês que vem. O período dos direitos irá de 2021/2022 até 2023/2024. A próxima temporada será novamente mostrada pelos canais Disney.

Duas saídas na Rádio Bandeirantes São noticiadas pelo Flávio Ricco no R7: pediram demissão o comentarista Bernardo Ramos e o repórter Rafael Belattini (este último, até a publicação desta coluna, ainda citado na equipe do São Paulo x River Plate na live já programada no canal da emissora no YouTube). Diz o "guru" que há uma desconfiança de um novo ataque da concorrência e que poderia começar pela Transamérica, que terá em breve a parceria de conteúdo jornalístico geral da CNN. Belattini foi mais recente, virou setorista tricolor após a saída do Umberto Ferretti, e o Bernardo teve uma trajetória mais longeva no Grupo Band, não só na RB e em passagens por BandSports e BandNews FM (da qual participou de sua 1ª transmissão experimental de futebol em 2005, num jogo da Seleção Brasileira pelas eliminatórias), mas sobretudo, especialmente e eternamente enquanto comandante da Bradesco Esportes FM. Estando ele fora da Bandeirantes, sobram nela para comentários dos jogos Neto e Cláudio Zaidan. A ver como será reposta esta saída, talvez com outros nomes do grupo como convidados especiais, como foi recentemente com Fernando Fernandes e Paulo Massini, ou quem sabe até o regresso de algum dos comentaristas recentemente saídos, tipo o Fábio Piperno, o Mauro Cezar Pereira, o Eduardo Tironi, enfim. Ou daqui a pouco ficam só mesmo o Neto e o Zaidan comentando, sem um 3º nome. A cuidar.

Por qual motivo a Rádio Grenal não se pronunciou? O Coletiva publicou uma matéria de Carlos Redel sobre o tratamento dado pela imprensa esportiva gaúcha à especulada contratação de Cavani pelo Grêmio, que gerou um falatório como há muito tempo um rumor não rendia aqui na aldeia pampeana. Foram publicados posicionamentos da Band RS (Leonardo Meneghetti), da Rádio Guaíba (Carlos Guimarães), do SBT (Glauco Pasa), d'O Bairrista (Júnior Maicá) e da RBS (nota enviada pela assessoria de imprensa). A Rede Pampa foi procurada para o mesmo ser feito pela Grenal FM, mas sua assessoria simplesmente respondeu que não participaria do material sobre a repercussão do rumor. Ué? Como explicar isso? Não deu para entender, sinceramente.

Lembrança emocionante de Rodrigo Vessoni O jornalista do Meu Timão pegou carona no fato de um dos gols do Corinthians nos 3 x 2 sobre o Bahia ter sido marcado pelo estreante Roni, que foi entrevistado pelo André Hernan na TV Globo e dedicou seu tento ao irmão falecido aos 32 anos durante um jogo de várzea, ele que era da base do Palmeiras e sonhava em jogar profissionalmente até desistir aos 19 devido a um problema cardíaco. Isso fez o Vessoni lembrar de uma reportagem pelo Lance! em meados da década de 2000, chamada "Esperança!", que era justamente sobre o irmão de Roni, Tupã, e seu afastamento do futebol devido ao problema cardíaco. A foto que a ilustrou trazia ambos e mais o pai deles. O jornalista observou que as postagens nas redes sociais do jogador corintiano - que prometeu ao irmão na UTI que jogaria profissionalmente e ajudaria os pais deles - têm sempre a hashtag #Esperança, que imagina ser inspirada no título, e disse ter sentido algo inexplicável ao ver o gol do estreante da noite, como se fosse um momento especial de um familiar seu. Emocionado e emocionante relato do Vessoni. Que história!

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quinta, 17/09/2020
06:00 - Tênis, Masters de Roma: várias partidas - SPORTV3
08:00 - Vôlei de Praia, Circuito Brasileiro: várias partidas da etapa de Saquarema - CBV (Internet)
10:00 - Ciclismo, Volta da França: 18ª etapa - ESPN 2
13:00 - Futebol, Liga Europa: Lokomotiv Plovdiv x Tottenham - ESPN BRASIL
13:00 - Golfe, Aberto dos EUA: 1ª rodada - ESPN 2
15:00 - Futebol, Liga Europa: Shamrock x Milan - ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Brighton x Portsmouth - ESPN
16:00 - Futebol, Copa do Brasil: Juventude x CRB - SPORTV (RS assiste no Premiere)
16:45 - Futsal, LNF: Assoeva x Joaçaba - TV NSPORTS (Internet)
17:00 - Futebol, Copa Libertadores: Racing x Nacional - CONMEBOL TV
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Botafogo x Vasco - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Defensa y Justicia x Delfín - FOX SPORTS 2
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: São Paulo x River Plate - FOX SPORTS
19:45 - Futsal, LNF: Pato x Tubarão - TV NSPORTS (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Londrina x São José - DAZN (Internet)
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Independiente del Valle x Flamengo - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Libertad x Boca Juniors - FOX SPORTS
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Islanders x Tampa Bay Lightning (final do Leste, jogo 6) - ESPN 2
21:00 - Automobilismo, Nascar Truck Series: etapa de Bristol - FOX SPORTS 2
21:00 - MMA, Invicta 42: Ashley Cummins x Alesha Zappitella (e outras lutas) - COMBATE
21:30 - Basquete, NBA: Miami Heat x Boston Celtics (final do Leste, jogo 2) - ESPN
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Barcelona x Atlético Junior - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Guaraní x Tigre - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)

Sexta, 18/09/2020
06:00 - Tênis, Masters de Roma: várias partidas - SPORTV3
09:00 - Vôlei de Praia, Circuito Brasileiro: várias partidas da etapa de Saquarema - CBV (Internet - para às 12:00 e volta às 15:00)
10:00 - Ciclismo, Volta da França: 19ª etapa - ESPN 2
12:30 - Futebol, Amistoso: Sevilla x Athletic Bilbao - ESPN
13:00 - Golfe, Aberto dos EUA: 2ª rodada - ESPN 2
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hamburgo x Fortuna Dusseldorf - ONEFOOTBALL (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Jahn Refgensburg x Nuremberg - ONEFOOTBALL (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Primavera x Velo Clube - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: EC São Bernardo x Desportivo Brasil - MYCUJOO FPF (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Rio Preto x Capivariano - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Português: Famalicão x Benfica - ESPN BRASIL
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Schalke 04 - ONEFOOTBALL (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Barretos x Linense - MYCUJOO FPF TV (Internet)
18:45 - Vôlei, Paulista Feminino: Renata x Um Itapetininga - TV NSPORTS (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Guarani - SPORTV (SE assiste no Premiere)
20:00 - Beisebol, MLB: Atlanta Braves x New York Mets - ESPN 2
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Campbell x Costeira da Carolina - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Lee's Summit West x Liberty - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Excelsior Springs x Center - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Ruskin x Kearney - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Kansas City East x Saint Joseph Benton - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Chapecoense - SPORTV (PE assiste no Premiere)
21:30 - Vôlei, Paulista Masculino: Taubaté x Guarulhos - SPORTV3
22:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Denver Nuggets (final do Oeste, jogo 1) - SPORTV2
23:00 - Boxe, Super-Leve: Gabriel Valenzuela x Edwin Bennett - ESPN

Sábado, 19/09/2020
05:50 - Automobilismo, Mundial de Superbike: superpole da etapa da Catalunha - DAZN (Internet)
06:00 - Rúgbi, Super Rugby: Brumbies x Reds - WATCH ESPN (Internet)
07:00 - Tênis, Masters de Roma: duas quartas-de-final - SPORTV3
07:30 - Automobilismo, Mundial de Motovelocidade: classificação do GP de Emilia-Romana - FOX SPORTS
08:00 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Hannover x Karslruher - ONEFOOTBALL (Internet)
08:00 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Wurzburger Kickers x Erzgebirge Aue - ONEFOOTBALL (Internet)
08:00 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Sandhausen x Darmstadt - ONEFOOTBALL (Internet)
08:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Everton x West Bromwich - ESPN BRASIL
08:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Nottingham Forest x Cardiff - WATCH ESPN (Internet)
08:30 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 1ª prova WSBK da Catalunha - DAZN (Internet)
09:15 - Automobilismo, Mundial de Endurance: 24 Horas de Le Mans - FOX SPORTS 2 (para às 17:00 e volta às 20:00)
10:00 - Futebol, Campeonato Russo: Krasnodar x Khimki - BAND (São Paulo - gravado)
10:30 - Futebol, Campeonato Russo: Ural x Zenit - BANDSPORTS
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Stuttgart x Freiburg - ONEFOOTBALL (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Eintracht Frankfurt x Arminia Bielefeld
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Union Berlin x Augsburg - ONEFOOTBALL (Internet)]
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Werder Bremen x Hertha Berlim - ONEFOOTBALL (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Colônia x Hoffenheim - ONEFOOTBALL (Internet)
10:30 - Ciclismo, Volta da França: 20ª etapa - ESPN 2
10:45 - Futsal, LNF: Magnus x Brasília - TV NSPORTS (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leeds United x Fulham - ESPN BRASIL
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Swansea x Birmingham - WATCH ESPN (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonto Espanhol: Villarreal x Eibar - ESPN
11:00 - Automobilismo, Copa Porsche Endurance: 1ª corrida de Mogi Guaçu - SPORTV3
11:15 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 1ª prova World SSP300 da Catalunha - DAZN (Internet)
13:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Torino - BAND
13:00 - Futebol, Campeonato Russo: Rostov x Volgograd - BANDSPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Besiktas x Antalyaspor - DAZN (Internet)
13:00 - Futsal, LNF: Cascavel x Atlântico - TV NSPORTS (Internet)
13:00 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 1ª prova WSSP da Catalunha - DAZN (Internet)
13:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Houston Baptist x Texas State - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Navy x Tulane - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Louisiana x Georgia State - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Boston College x Duke - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Syracuse x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Tulsa x Oklahoma State - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Austin Peay x Cincinnati - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Liberty x Western Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Crystal Palace - FOX SPORTS
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Dortmund x Borussia Monchengladbach - ONEFOOTBALL (Internet)
13:30 - Golfe, Aberto dos EUA: 3ª rodada - ESPN 2
14:00 - Tênis, Masters de Roma: duas quartas-de-final - SPORTV3
14:30 - Futebol, Campeonato Português: Sporting x Gil Vicente - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Portuguesa da Ilha do Governador x Toledo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Pelotas x Marcílio Dias - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Central x Jaciobá - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Real Noroeste x Goiânia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Nacional x Batatais - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Paulista x Olímpia - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Holandês: PSV Eindhoven x Emmen - ESPN
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Nacional de Rolândia x Ferroviária - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Juventude do Maranhão x Santos do Amapá - MYCUJOO FEDERAÇÃO AMAPAENSE (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Verona x Roma - BANDSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: São Bento x Volta Redonda - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: América de Natal x Campinense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Tupynambás x Bahia de Feira - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Aparecidense x Operário de Várzea Grande - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Celta x Valencia - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x West Ham - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol Americano, NCAA: Stephen F. Austin x UTSA - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Dardos, Série Mundial: finais (2º dia) - DAZN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Figueirense - SPORTV (MG assiste no Premiere)
16:30 - Futebol Americano, NCAA: UCF x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol Americano, NCAA: Charlotte x North Carolina - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol Americano, NCAA: Florida Atlantic x Georgia Southern - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Treze x Jacuipense - BAND (regiões Nordeste e Norte) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Joinville x Novorizontino - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Goianésia x Vitória do Espírito Santo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Marília x GE Osasco - MYCUJOO FPF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Noroeste x Comercial - MYCUJOO FPF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Português: Porto x Braga - ESPN BRASIL
17:00 - Beisebol, MLB: jogo a confirmar - FOX SPORTS 2
17:00 - Futebol Americano, NCAA: The Citadel x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol Americano, NCAA: Troy x Middle Tennessee - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: São Caetano x Caxias - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: União de Rondonópolis x Águia Negra - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futebol 7, Torneio RJ/SP: Coríntios x Atlético Movstar - TV BRASIL
18:00 - MMA, UFC Fight Night 178: Colby Covington x Tyron Woodley (e outras lutas) - SPORTV2 (só card preliminar) e COMBATE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Internacional - TNT (menos CE) e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x Ceará - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Operário - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
19:00 - Futebol 7, Torneio RJ/SP: Flamengo x Bangu - TV BRASIL
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Manaus x Santa Cruz - DAZN (Internet)
20:00 - Futsal, LNF: Foz Cataratas x Blumenau - TV NSPORTS (Internet)
20:00 - Vôlei de Praia, Circuito Brasileiro: semifinais da etapa de Saquarema - SPORTV2
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Atlético de Alagoinhas x Gama - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Automobilismo, Nascar Cup Series: etapa de Bristol - FOX SPORTS 2
20:30 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Islanders x Tampa Bay Lightning - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Texas State x Louisiana-Monroe - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Louisiana Tech x Southern Mississippi - WATCH ESPN (Internet)
20:35 - Futebol Americano, NCAA: Miami x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Goianiense x Atlético Mineiro - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Cruzeiro - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Oeste - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Mexicano: Tigres x Querétaro - DAZN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, NCAA: Wake Forest x NC State - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Miami Heat (final do Leste, jogo 3) - ESPN
22:00 - Futebol Americano, NCAA: Abilene Christian x UTEP - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Boxe, Premier Boxing: Erickson Lubin x Terrell Gausha - ESPN 2
23:35 - Futebol, MLS: Los Angeles Galaxy x Colorado Rapids - DAZN (Internet)

Domingo, 20/09/2020
05:00 - Automobilismo, Mundial de Motovelocidade: GP de Emilia-Romana - FOX SPORTS
07:15 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 2ª prova WSSP da Catalunha - DAZN (Internet)
08:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Tottenham - ESPN BRASIL
08:00 - Automobilismo, Mundial de Endurance: 24 Horas de Le Mans (conclusão) - FOX SPORTS 2
08:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Heidenheim x Braunschweig - ONEFOOTBALL (Internet)
08:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Holstein Kiel x Paderborn - ONEFOOTBALL (Internet)
08:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Furth x Osnabruck - ONEFOOTBALL (Internet)
08:30 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 2ª prova WSBK da Catalunha - DAZN (Internet)
09:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Twente - WATCH ESPN (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Brighton - ESPN BRASIL
10:00 - Automobilismo, Mundial de Superbike: 2ª prova World SSP300 da Catalunha - DAZN (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Red Bull Leipzig x Mainz 05 - BAND (dentro do "Show do Esporte") e ONEFOOTBALL (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Sampaio Corrêa - SPORTV (SC assiste no Premiere)
11:00 - Futsal, LNF: Marreco x ACBF - TV BRASIL e TV NSPORTS (Internet)
11:00 - Vôlei de Praia, Circuito Brasileiro: finais da etapa de Saquarema - SPORTV2
11:45 - Ciclismo, Volta da França: 21ª etapa - ESPN 2
12:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Liverpool - ESPN BRASIL
12:45 - Futsal, LNF: Campo Mourão x Jaraguá - TV NSPORTS (Internet)
13:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Sassuolo x Cagliari - BAND (dentro do "Show do Esporte")
13:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Wolfsburg x Bayer Leverkusen - ONEFOOTBALL (Internet)
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Basaksehir x Galatasaray - DAZN (Internet)
13:00 - Tênis, Masters de Roma: semifinais - SPORTV3
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Alavés - FOX SPORTS
14:00 - Futebol Americano, NFL: Los Angeles Rams x Philadelphia Eagles - ESPN
14:15 - Automobilismo, Sprint Race: 3ª corrida de Goiânia - BANDSPORTS
14:30 - Futebol Americano, NFL: Carolina Panthers x Tampa Bay Buccaneers - ESPN 2
15:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Missouri State x Little Rock - WATCH ESPN (Internet)
15:15 - Dardos, Série Mundial: finais (2º dia) - DAZN (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Vitória x Flamengo - BAND (dentro do "Show do Esporte")
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Bochum x Saint Pauli - ONEFOOTBALL (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Sampdoria - BANDSPORTS
15:45 - Futsal, LNF: Umuarama x Assoeva - TV NSPORTS (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Coritiba x Vasco - GLOBO (RJ, PR e parte da rede) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Palmeiras - GLOBO (SP, RS e parte da rede) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Brusque x Tombense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Boa Esporte x Ituano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ypiranga x Criciúma - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Sociedad x Real Madrid - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Burnley - FOX SPORTS
17:00 - Golfe, Aberto dos EUA: última rodada - ESPN 2
17:25 - Futebol Americano, NFL: Baltimore Ravens x Houston Texans - ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Remo x Botafogo da Paraíba - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol Americano, NFL: Kansas City Chiefs x Los Angeles Chargers - FOX SPORTS (em andamento)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Santos - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ferroviário x Paysandu - DAZN (Internet)
20:00 - Beisebol, MLB: Minnesota Twins x Chicago Cubs - ESPN 2
20:00 - MMA, Favela Kombat 34: Marcos Vinícius x Alberto Pantoja (e outras lutas) - COMBATE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Fluminense - SPORTV (PE assiste no Premiere)
20:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Denver Nuggets (final do Oeste, jogo 2) - SPORTV2
21:20 - Futebol Americano, NFL: New England Patriots x Seattle Seahawks - ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.