Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 16 de março de 2020
"Globo Esporte" cancelado temporariamente

A partir desta 3ª, o tradicional jornal do começo das tardes ficará sem exibição por tempo indeterminado em nenhuma de suas edições - nem a nacional, nem a carioca, nem a paulista, nem a gaúcha, nem a pernambucana, enfim, nenhuma de nenhuminha - pois sua duração será absorvida pelos noticiários da hora do almoço ("RJ1", "SP1", "NE1", "Jornal do Almoço" e daí por diante), que serão estendidos até 13h25. Informações esportivas serão mostradas dentro deles. Todos os apresentadores locais fizeram este anúncio ao término das edições desta segunda-feira.

"Bem, Amigos!" sem alguns amigos Do Flávio Ricco no "Canal 1": como a Globo decidiu manter somente as viagens absolutamente necessárias, o semanal desta noite no SporTV terá apenas o pessoal que mora em SP, com Milton Leite, Cléber Machado, Maurício Noriega, Muricy Ramalho, Marco Antônio Rodrigues e Caio Ribeiro. A participação de Tite foi cancelada. O "Grande Círculo" também deverá ter gravações paralisadas devido ao medo de convidados em se deslocar de outras partes do país, o que já afetou a ida de Laís Souza do RJ até SP.

Casagrande cutucou Jair Bolsonaro E não digam que não foi isso pois qualquer pessoa com um mínimo de cuca nos eixos sacou que o ex-jogador e comentarista da Globo se referiu ao presidente, que apoiou as manifestações deste domingo mesmo vindo de uma suspeita não confirmada de ter coronavírus, quando disse isto: "É importantíssima a prevenção contra o coronavírus. O mundo inteiro tá fazendo isso. E pena que tem sempre uma pessoa incentivando alguma aglomeração... Não entendendo, não levando a sério uma situação que é gravíssima."

Ronaldinho Gaúcho virou especial mesmo Não sei até se não teve a ver com o cancelamento dos jogos amistosos de vôlei de praia Campeãs da Areia e o buraco na grade que isto causou, mas fato é que a Globo resolveu exibir ontem a 1ª parte do especial dedicado aos 40 anos do ex-jogador, que continua preso no Paraguai. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: até a noite do último dia 7 ele estava previsto no espelho do "Esporte Espetacular", mas o adiamento aconteceu devido à manutenção da detenção dele. Nesta última semana, a equipe responsável pela reportagem regravou partes dele, buscou imagens e trouxe depoimentos e informações relevantes sobre a prisão atual, tentando deixar o material o mais factual, mais atualizado possível. Conteúdo inédito foi gravado em Assunção pelo repórter Guilherme Pereira para a sequência do especial, a ir ao ar no próximo domingo.

Mengão e Globo acertados via internet O sábado teve pela 1ª vez uma transmissão ao vivo em vídeo do Flamengo neste Campeonato Carioca devido à situação extrema causada pelo coronavírus, feito que foi um acerto pontual do clube com a Globo para seus jogos contra Portuguesa e Bangu serem exibidos pela internet na FlaTV e no portal GloboEsporte. O acerto foi anunciado depois das 14h do sábado, a menos de 4 horas da bola rolar. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o rubro-negro procurou o Plim-Plim na sexta à noite e queria exibir o jogo por sua webTV, precisando para tanto da autorização global devido aos contratos dela com todos os outros 11 clubes do torneio. A Globo topou, mas pediu a contrapartida da liberação da exibição gratuita em seu portal para não lucrar com a situação transmitindo a partida no SporTV ou no Premiere. Um suporte técnico foi pedido pelo Fla para sua TV exibi-la com uma melhor qualidade e a emissora aceitou. O acordo não envolve cifras, sendo gratuito devido à excepcionalidade absoluta de uma situação anormal. Algo parecido aconteceu aqui no Rio Grande do Sul, com o GloboEsporte transmitindo em vídeo ao vivo todos os 4 jogos deste fim-de-semana (incluindo Brasil x Ypiranga, da RBS TV) que não envolviam a dupla Grenal, tanto Grêmio x São Luiz no Premiere quanto São José x Internacional mostrado pelo SporTV.

Neto x Luiz Bacci O apresentador do "Cidade Alerta" e do "Em Nome da Justiça" na Record falou sobre o ex-jogador e comentarista em entrevista ao Rodrigo na "Hora do Faro" deste domingo. Bacci foi acusado por Neto de maltratar profissionais da TV Bandeirantes quando nela trabalhou entre 2014 e 2015. O jornalista da TV Record disse não ter entendido nada, que teve pouco contato com ele e que Neto pareceu muito simpático nas poucas vezes em que estiveram juntos, mas que esta agressão barata e desnecessária lhe fez parecer uma pessoa falsa. Bacci ainda pediu que Neto fale na sua cara se pensa alguma coisa a seu respeito. Será que aconteceria?

Força, Álvaro José! Se Deus quiser e a torcida positiva de todo mundo ajudar para tanto, sua linda e maravilhosa filha sairá dessa. A atriz e apresentadora Fernanda Paes Leme anunciou que contraiu o coronavírus.

Duas do BandSports Do Flávio Ricco no "Canal 1": enquanto não há nenhum plano para um programa no canal a ser apresentado por Milton Neves (eu agora: cadê o "Gol, o Grande Momento do Futebol" com novos episódios???), a preocupação de fato é com os rumos dos Jogos Olímpicos de Tóquio, já que todo um planejamento já foi traçado e profissionais foram contratados para cobri-los, e um adiamento agora atrapalharia tudo isso.

Cristiane Dias em Tóquio? Do Flávio Ricco no "Canal 1": a apresentadora de notícias esportivas da CNN Brasil disse estar otimista que o avanço do coronavírus será contido e que ela poderá cobrir os Jogos no local.

Afogando em números da TV paga Do Notícias da TV: prévia do Ibope no Painel Nacional de Televisão neste domingo, das 20h às 23h35, apontou o SporTV como 5º canal por assinatura mais assistido, com média de 0,5 ponto no 2º tempo de São José x Internacional e o "Troca de Passes", enquanto a ESPN Brasil veio em 6º, com 0,3 durante o "Sportscenter" e o "Linha de Passe". O portal do Daniel Castro pegou este horário para linha de recorte pois foi nele que passou o programa de estreia do novo canal jornalístico acima citado, a CNN Brasil.

MotoGP no Fox Sports Do Motorsport: a transmissão inaugural no último dia 8 - somente com Moto2 e Moto3, mas não com a categoria em si por cancelada devido ao coronavírus - deu ao canal (mais especificamente o Fox Sports 2) uma audiência 4 vezes maior no horário das 10h às 13h em relação aos três últimos finais de semana.

Lançado o Furacão Play É um serviço de assinatura via internet do Athletico Paranaense, que nele passará ao vivo com transmissão própria e equipe própria as partidas do clube no Campeonato Brasileiro (aquelas que a TNT transmitirá), todos pelo Campeonato Paranaense e amistosos. A estreia foi no Atletiba deste domingo.

Esporte em rádios do interior de SP O narrador Reinaldo Moreira e o comentarista Marcelo Bianconi passaram a transmitir futebol pela 99 FM de Taubaté e pela Nova Difusora FM de Pindamonhangaba, que formam rede.

Duas de Rádio Transamérica Ambas do Flávio Ricco no "Canal 1": enquanto não rolou a contratação de Zé Elias devido à não-liberação pela ESPN Brasil e houve um almoço dia desses de Éder Luiz com Ricardo Rocha (será que o ex-jogador, hoje comentarista do Fox Sports, poderia reforçar a equipe que vão remontar no RJ?), a equipe de São Paulo voltará a ter um humorista igual era na época do Alexandre Porpetone, mas não definiram ainda qual.

Transmissões em tubo Aconteceram nas rádios de Sampa City neste fim-de-semana pois permitiram apenas os cronistas das TVs detentoras dos direitos de exibição in loco. Assim, São Paulo x Santos e Corinthians x Ituano não só tiveram portões fechados, como nem sequer repórteres nos estádios tiveram. Um profissional de rádio chegou a ironizar esta diferenciação. Assim disse Marcello Lima, repórter da Energia FM: "Só posso desejar que os detentores dos direitos de transmissão tenham combinado com o Covid-19 para ficar longe de seus profissionais."

Domingo especial para Osvaldo Reis Foi esse de Cruzeiro x Coimbra, claro que não pela derrota da Raposa, mas sim por algo pessoal. O "Pequetito" da Super Notícia FM não é mais o único narrador da família. Seu filho Guilherme Reis estreou nesta partida como locutor da webrádio SCA, veículo local de Belo Horizonte. Boa sorte!

Momento engraçado com Lohanna Lima A repórter da Rádio Super Notícia viveu um justamente no gol do Coimbra, já que a imagem da câmera de baixo da Globo/Premiere mostrou nitidamente ela recolhendo os braços de nervosa com receio de que a bola desviada na barreira quando cobrada a falta fosse por cima do alvo e isso resultasse numa bolada, rs... Disse ela no Twitter, tirando onda consigo mesma e levando na esportiva: "Não pode ver uma vergonha que já quer passar, né, Lohanna? Já me acertaram algumas vezes, então, não custa evitar."

Domingo especial para Elísio Júnior O narrador transmitiu pela Rádio Banda B os 4 x 0 do Coritiba no Athletico, nesta que foi sua primeira jornada de clássico maior dos paranaenses em 10 anos de carreira.

Eduardo Gabardo "foi libertado" Após uma semana cobrindo os desdobramentos da prisão de Ronaldinho Gaúcho no Paraguai, o repórter da Rádio Gaúcha retornou ontem a Porto Alegre e entrou hoje em férias.

Por falar no Gabardo... Um programa estreado por ele completa 5 anos nesta segunda-feira: o "Estúdio Gaúcha", das 22h à 0h, híbrido de esportes e jornalismo geral que o repórter estreou ao lado de Felipe Chemale, do jornalismo geral e hoje não mais na emissora. Atualmente, a apresentação solo é do narrador Marcelo de Bona. O "Estúdio" entrou no lugar da 3ª edição do jornalístico "Chamada Geral" e do futebolístico "Dose Dupla", que haviam substituído em 2012 o "Plantão Gaúcha". O "Dose Dupla" era apresentado por Marco Antônio Pereira e Luiz Augusto Alano.

Daniel Oliveira ao dobrado Transmitir Grêmio e Internacional no mesmo dia não é propriamente algo inédito para ele, só que na vez anterior isso foi ainda quando era repórter da Rádio Guaíba no fim de 1999, quando teve um sábado da famosa Seletiva da Libertadores de 2000 com Grêmio x Santos às 15h30 no Olímpico e Internacional x Flamengo às 18h30 no Beira-Rio - e três repórteres da Caldas Júnior trabalharam nos dois jogos: ele, Eduardo Gabardo e Gladir Azambuja. Isso é uma coisa, mas narrar os dois num espaço de 10 horas é outra completamente diferente. 10 horas, 10 gols, pois ele fez tanto Grêmio x São Luiz às 11 da manhã quanto São José x Internacional às 7 da noite pelos canais de redes sociais e YouTube do portal O Bairrista, a matinal na Arena do Grêmio com o repórter Rafael Serra e a noturna no Passo D'Areia com o comentarista Cléber Grabauska (os dois jogos tiveram Júnior Maicá).

Situação inédita para narradores veteranos Os 4 de mais idade do rádio daqui de Porto Alegre adicionaram mais um ineditismo em suas longas e vencedoras carreiras, embora esse com certeza eles não queriam incluir, tenho certeza absoluta. Haroldo de Souza (75 anos) pela Grenal, Orestes de Andrade (71 anos) pela Guaíba, Pedro Ernesto Denardin (70 anos) pela Gaúcha e Marco Antônio Pereira (63 anos) pela Bandeirantes transmitiram Grêmio x São Luiz, primeiro jogo dos tricolores com portões fechados no estádio onde é mandante, algo que nunca ocorrera não apenas na Arena, mas também nem no Olímpico e nem na antiga Baixada. Levantamento do repórter Filipe Duarte no portal GaúchaZH destacou que os gremistas jogaram 7 vezes em sua história sem torcida, mas nenhuma no seu estádio: duas foram no Beira-Rio na Série B de 2005, três no Centenário de Caxias do Sul na Série A de 2006 e outras duas nos estádios dos adversários (contra o América no Machadão em 2007 e diante do Vasco em São Januário em 2017).

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 16/03/2020
15:30 - Futebol, Campeonato Goiano Sub-17: Atlético x Itumbiara - FGF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Madureira x Volta Redonda - SPORTV
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Guarani x Ponte Preta - SPORTV
20:00 - Futebol, Campeonato Amapaense: Santos x Trem - FAF TV (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.