Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 9 de março de 2020
André Henning narrará o Grenal do Facebook

Como sabem, neste ano as transmissões exclusivas da rede social na Copa Libertadores passaram a ser feitas por profissionais do Esporte Interativo, que já são parceiros nos jogos dela exclusivos na Liga dos Campeões da UEFA. Com isso, ainda que não o EI fazendo isso diretamente em sua emissora, todos os canais esportivos existentes na TV por assinatura brasileira já terão feito a competição sul-americana - tá bom, não serei rigorosamente exatíssimo no "todos" pois tem SporTV e Fox Sports atualmente, já teve ESPN uma vez, teve BandSports duas vezes, teve a finada PSN duas vezes, mas não tivemos isso no NSC (National Sports Channel); este, no entanto, foi um que transmitiu clássicos entre Grêmio e Internacional nacionalmente no Campeonato Gaúcho de 2004, aquele cujas imagens lhe eram repassadas pela detentora aberta exclusiva TV2 Guaíba. Mas enfim, vocês entenderam, espero. E com isto, o "Careca" da TNT e do Space relatará o jogo maior da aldeia pampeana numa semana em que também fará Liga dos Campeões da UEFA amanhã e quarta-feira, sendo mais uma voz não gaúcha a contá-lo na TV. Muitos dos principais narradores brasileiros fizeram ao menos um Grenal que fosse, e vale resgatá-los - os que eu lembrar.

Geraldo José de Almeida é o 1º exemplo do qual me lembro, embora numa circunstância diferente. Marcado como integrante da Globo no pool de emissoras brasileiras na Copa do Mundo de 1970, foi contratado pela TV Difusora (atual Band/RS) em 1975 num lance de ousadia. A iniciativa durou apenas 1 ano, mas neste tempo o histórico "speaker" colocou seu vozeirão em clássicos como aqueles 2 x 1 do Inter no Olímpico depois do qual o saudoso Tarciso "Flecha Negra" disse que não aguentava mais perder para o rival - e, numa dessas coincidências da vida, a escrita cairia justamente no embate seguinte. O filho do Geraldo também fez história no embate porto-alegrense. Luiz Alfredo transmitiu pela Globo as semifinais do atrasado Campeonato Brasileiro de 1988, disputadas em fevereiro de 1989. Nos 2 x 1 colorados da volta no Beira-Rio, imortalizou a frase: "Nilson não perdoa, mata!" Entre estes jogos que citei, outro especial: o Grenal "das faixas" em 1984, as vermelhas de campeões gaúchos e as azuis de campeões mundiais, em amistoso no Monumental que marcava o retorno de Mário Sérgio ao Colorado após sua única atuação pelo Tricolor, no Japão, contra o Hamburgo. Sílvio Luiz narrou na Record e Osmar de Oliveira o fez na Band.

Na Copa do Brasil de 1992, tivemos Grenal nas quartas-de-final. A Rede OM (atual CNT) mostrou ambos e teve um narrador em cada 1 x 1: Lombardi Jr., o maior locutor da história do rádio de Curitiba, fez a ida no Olímpico; já Galvão Bueno - sim, Galvão Bueno já fez Grenal! - contou a volta no Beira-Rio, que acabou 3 x 0 nos pênaltis para o Inter. Ainda tendo como parceira em São Paulo a TV Gazeta, a CNT transmitiu clássicos Grenal pela primeira e única Copa Sul de 1999, só não me recordarei quantos e quais. Me lembro de ao menos um sendo exibido na fase semifinal em VT num domingo em fim de tarde, apenas não lembro se quem narrou foi Fernando Gomes ou Marcelo Ribeiro. No mesmo ano, a Globo mostrou um duelo de Porto Alegre para todo o país: o da ida pela 2ª fase da Seletiva da Libertadores de 2000, aquela que a CBF criou quando ganhou mais duas vagas na próxima edição com a ampliação geral do número de participantes. O 1 x 1 do Olímpico foi ao ar num sábado à tarde e Cléber Machado narrou. O mesmo Cléber que, há 1 mês e meio, narrou para a rede o título vermelho na final gauchesca da Copa SP Júnior.

Além desse de 1984, a TV Bandeirantes também mostrou alguns Grenais com locutores nacionais em outros momentos. Só Nivaldo Prieto lembro de acompanhar fazendo três, dois deles em compactos: Grêmio 1 x 0 no Monumental em 1999, dentro do "Show do Esporte" na fase Traffic, e Inter 4 x 1 em 2008, dentro do "Terceiro Tempo" (este jogo o primeiro clássico de D'Alessandro). Um deles foi ao vivo para Minas Gerais e Santa Catarina em domingo sem time carioca na TV aberta e no qual a rede nacional ficou com aquele Cruzeiro 1 x 2 Corinthians do reencontro de Ronaldo Nazário com a Raposa no Mineirão: o "Grenal do Centenário", vencido pelos azuis por 2 x 1. Todos eles foram pelo Campeonato Brasileiro, pelo qual também valeu outro encontro mostrado em compacto, esse de 2007 e aí na voz do Téo José e com vitória gremista por 2 x 0 em pleno Gigante - essa passou no "Futebol Compacto", que dava no domingo à noite com Renata Fan e Osmar de Oliveira (Milton Neves e o "Terceiro Tempo" ainda estavam na Record).

Na TV por assinatura, certamente Luiz Carlos Jr. é o narrador nacional que transmitiu Grenal mais vezes. Me recordo de 5 ocasiões com ele no SporTV ou no Premiere: a final estadual de 1995, título do "Banguzinho" do Grêmio por 2 x 1; o clássico do Brasileirão de 1997, deu Inter no Olímpico por 5 x 2 com Fabiano se consagrando (1º Grenal da história do pay-per-view); o horrorosamente deplorável 0 x 0 da última rodada nacional de 2012, clássico derradeiro do Monumental; os famosos 5 x 0 tricolores na Arena em 2015; e o 1 x 1 do Gigante no ano passado. Mas tivemos diversas outras vozes "acima do rio Mampituba" que fizeram o jogo maior dos pampas nos canais da Globosat: Sérgio Maurício no 1 x 0 colorado da final estadual de 1997; Lucas Pereira, atualmente na Record, no 1 x 0 colorado do Brasileirão de 1998; Deva Pascovicci no 1 x 0 gremista do Brasileirão de 1999; Wilson de Freitas nos 2 x 1 azuis da João Havelange de 2000 (inauguração do placar eletrônico do Beira-Rio); João Guilherme nos 2 x 0 vermelhos em casa na Sul-Americana de 2004; e Júlio Oliveira no 0 x 0 da ida decisiva do Brasileirão de Aspirantes de 2019.

Na decisão recente da Copa SP Júnior que citei por causa do Cléber Machado na Globo, outros 3 locutores do estado bandeirante a contá-lo foram Odinei Ribeiro no SporTV, Fábio Machado na Rede Vida e Gil Arruda na Cultura. Já em 2019, nos 2 x 0 do Grêmio na Arena pelo Brasileirão, foram duas vozes televisivas mesmo com uma transmissão na telinha: Gustavo Villani pelo Premiere e Jorge Iggor pelo Esporte Interativo - isto é: pelo canal do EI no YouTube, naquele esquema de fazer jogos mostrando a imagem dos cronistas no estúdio com narração em ritmo de rádio (o que o próprio Jorge, que na quinta passada transmitiu Binacional 2 x 1 São Paulo direto de Juliaca pelo Facebook, fez no sábado em Flamengo 3 x 0 Botafogo pelo Carioca; antes que alguém pergunte como é que ele narrou em estúdio uma partida sem televisionamento, é simplesmente porque a imagem chegou ao vivo na Turner pela filmagem jornalística que captou tudo ao vivo para separação de gols e melhores momentos para os programas de grade). É a toda essa turma que "Hermano Júnior" se somará no jogo histórico desta quinta. Que faça uma baita transmissão!

Outros destaques do dia

Futebol domingo à tarde no SBT Assim será, por mais incrível que pareça, motivado que é pela Polícia Militar de Fortaleza. Explica-se: Ceará x Vitória, pela Copa do Brasil, passou de quarta para quinta-feira para não ser simultâneo a Fortaleza x Pacajus, pelo Campeonato Cearense. Como alvinegros e rubro-negros já sabíamos que fariam os dois jogos do próximo sábado com TV aberta pela Copa do Nordeste, não só eles foram adiados, como foram remarcados para 15h30 para serem transmitidos e o horário encaixar com a grade nacional, que tem "Eliana" começando às 15h, logo após o "Domingo Legal". Isto afeta tanto Ceará x Sport, que já é anunciado por Jornal de Pernambuco e Jangadeiro do Ceará, quanto Vitória x River, que certamente passará na Aratu da Bahia e na Cidade Verde do Piauí. A afiliada recifense fez questão de ressaltar o empenho na negociação com a CBF e "todas as demais partes envolvidas" para a exibição neste dia e nesta faixa - por "demais partes envolvidas", claro, matriz da ex-TVS sobretudo por interferir num dos principais produtos de sua grade. Mas será que vale a pena esse esforço? Ah, vale muito. De Marcos Leandro no Jornal do Comércio: a prévia do Ibope de sábado, na transmissão de Sport x Santa Cruz, apontou a Jornal na liderança com 18,5 pontos de média e 26 de pico na capital pernambucana. Sem mais, Meritíssimo.

Ronaldinho Gaúcho e Assis presos No fim das contas, a Globo adiou mesmo a série especial sobre os 40 anos que o pentacampeão mundial completará no dia 21. Creio que a prisão dele e do irmão, decretada no sábado, possa ter pesado para isso. Mas foi prometida para as próximas semanas a exibição do material. O que teve bastante foi reportagem ao vivo e gravada sobre o incidente no Paraguai, especialmente com os enviados Raphael Sibilla e Martin Fernandez, num total de 29 minutos somando todas as intervenções. Além do Plim-Plim, outras emissoras abertas in loco nesta cobertura são a Band, com Maicon Mendes, e a Record, com Marc Sousa.

Fórmula Indy fora da Band e da TV aberta De Leandro Sarubo no Teleguiado: a Bandeirantes confirmou que desistiu de negociar a transmissão da competição deste ano, que iniciará em São Petersburgo no próximo domingo. Assim, neste momento o único exibidor da categoria passa a ser o portal DAZN. "Mas e aquilo da RedeTV! negociar seu retorno?", alguém perguntará. O próprio Sarubo já havia desmentido isso, que saiu no site TV Foco há algum tempo. A própria RedeTV!, quando contatada pelo Sarubo, afirmou através da assessoria de imprensa que não tem interesse no evento e que nunca houve um tal encontro de seus diretores com representantes da categoria.

Na TV Band e em qual rádio? Do Flávio Ricco no "Canal 1": narrador esportivo da Bandeirantes e do BandSports, Oliveira Andrade analisa uma proposta para voltar ao dial AM e/ou FM. Só não se faz ideia da emissora pois o "guru" não disse qual é. Eu agora, sem informação e nem nada, só na base do "sentimentômetro": considerando-se que o Claudemir está no grupo desde 2012, por que nunca ocorreu de aproveitarem ele, por exemplo, em algum programa da Rádio Bandeirantes, mesmo algum noticioso geral nos moldes do "Jornal de Serviço" feito durante 6 anos na Jovem Pan? Agora mesmo tem sido noticiada uma alteração que envolve o comentarista da NBA, Eduardo Barão, que irá para os EUA ser correspondente da TV aberta e, com isso, seu horário matinal na BandNews FM será ocupado pelo apresentador Luiz Megale, que assim deixaria o "90 Minutos" da RB. Este programa vai ao ar das 10h às 11h30 e passa para o esportivo "De Primeira". Não caberia o Oliveira nesta faixa? Só algo que me ocorreu.

Novo cenário 7 anos depois Ganhará o "Jogo Aberto" na Band. Do Flávio Ricco no "Canal 1": o novo cenário, que já foi aprovado pela Renata Fan e que terá como cor predominante a acqua tiffany (que não sei explicar direito sem mostrar visualmente, mas é algo tipo um água-marinha, por aí), foi confeccionado com materiais de cenários já não utilizados, o que visa evitar desperdício, gasto desnecessário ou lixo dentro de uma ideia de sustentabilidade.

Equipe feminina mista no NBB Foi em Pinheiros 87 x 83 Pato neste domingo, transmitido pela fanpage do torneio no Facebook. A narração foi da Luciana Mariano, representando a ESPN. Uma das repórteres foi Luiza Oliveira, representando a Band. A outra foi Giovanna Terezzino, das coberturas via internet da competição. E os comentários foram de Helen Luz, que começou nesta matinê uma jornada dupla continuada à tarde na TV Cultura, onde fez com o também comentarista Renatinho Santos e o narrador Gil Arruda (que faz o vôlei da Superliga aos sábados) a estreia da LBF com Ituano x Santo André. Domingo que vem tem Vera Cruz de Campinas x Blumenau às 14h.

Emissora do Grupo Record no interior de SP A Rede Família mudou nesta segunda-feira o horário de seu programa "Rede Família Esporte", apresentado pelo narrador Decimar Leite, que saiu das 13h e foi para as 12h. Outra novidade foi a chegada à equipe de debatedores do tradicional repórter José Henrique Semedo.

Afogando em números Do Notícias da TV: Botafogo x São Paulo deu à Globo 18,9 pontos na capital paulista neste domingo, quando o já citado "EE" chegou aos 9,6 pontos e o "Auto Esporte" aos 10,6.

Duas da RBS TV A primeira: espero muito que haja um erro na grade de programação no site dela, que aponta Flamengo x Barcelona para esta quarta, tudo porque se sabe que um dos jogos da Copa do Brasil marcados para TV aberta nesta semana é Atlético Goianiense x São José, que certamente passará na Anhanguera. Então, com todo o respeito ao Mengão e a São Paulo x LDU por serem partidas do torneio disputado pela dupla Grenal, mas há de se valorizar o clube gaúcho em ação independentemente da competição em questão. O Zequinha merece esse voto de confiança da afiliada da Globo, tanto faz se fizer uma transmissão própria do jogo ou replicar para cá a da afiliada de Goiás. Espero que consertem isso em tempo, pessoal do Passo D'Areia e todos os simpatizantes do São José em geral merecem esta consideração. A segunda: qual será a partida do Gauchão no próximo domingo? São José x Inter não pode ser pois foi marcado para 19h, ao passo que Grêmio x São Luiz também não será por marcado para 11h. Constava no site da Federação Gaúcha que seria Brasil x Ypiranga, mas informação do jornalista Fernando Monassa dá conta do Xavante querer jogar à noite para tentar um tempo a mais de distância entre o embate dele contra o Brusque nesta quinta-feira, pela Copa do Brasil. Quem ganhará esta queda de braço?

Acabou o programa "SBT Esporte" no RS Aquilo que estava na cara quando da saída da Débora de Oliveira na última semana foi consumado: o fim da atração no ar há mais de 5 anos, que atualmente durava 10 minutos e vinha logo depois do "SBT Rio Grande". Agora, as informações e os comentários da dupla Grenal passam a encerrar o noticiário de fim de manhã, com Jeremias Wernek sendo acionado pelo apresentador André Haar. A última edição do "SBT Esporte" enquanto programa independente foi ao ar na última sexta-feira.

Alex Bagé gremista Foi a revelação feita pelo comentarista da Rádio e TV Bandeirantes na versão gaúcha de "Os Donos da Bola" nesta segunda-feira após uma enquete durante o fim-de-semana querer saber da audiência qual era o time do coração dele - e a maioria achava mesmo que Bagé era tricolor. O jornalista prometeu que, apesar de agora ter identificação clubística assumida, não deixará de seguir crítico em tom igual com o Grêmio e com o Internacional como sempre fez nesses anos todos de labuta, e ainda agradeceu ao apoio do diretor geral Leonardo Meneghetti, apresentador do "Donos", na decisão de não esconder mais o clube pelo qual torce. Do que acompanho do Alex desde a Guaíba e a Grenal até especialmente agora na RB e na Band, tenho certeza que assim será mesmo.

O jogo sagrado de Jorge Jesus O técnico do Flamengo será o convidado especial do "Jogo Sagrado" das 22h desta segunda-feira. A atração do Fox Sports será o primeiro em cujo estúdio o português comparecerá desde que chegou ao Brasil em setembro do ano passado. Exclusivas espichadas ele já havia concedido, inclusive duas à Globo, mas a repórteres em externa (primeiro Edson Viana e depois Eric Faria) e não em um programa em si.

Pesou para a troca profissional de Karine Alves Do Flávio Ricco no "Canal 1": o grande motivo para ela topar o convite do SporTV para apresentar o "Tá na Área" foi segurança - leia-se: estabilidade, que é o que o Fox Sports não tem proporcionado neste momento de indecisão com a história da fusão com a ESPN, que aparentemente sairá bem depois que um dia ela voltar a me escutar para um "fala povo" igual a aquele do fim de 2009 quando ainda estava na RBS TV, eh, eh... O "guru" disse que quem vive o dia-a-dia da Fox garante que vem mais mudanças aí.

Engano do letreiro do Premiere Foi no gol do Botafogo para 1 x 0 sobre o São Paulo e virou piada até do Tadeu Schmidt nos gols do "Fantástico" na Globo. Foi marcado "goooollll" por engano no quadrinho do tricolor. Só falta o simpático que operava o gráfico ter sido induzido ao erro por força do hábito, já que a Pantera é que atuou neste domingo com camisa branca em detalhes vermelhos e pretos e não os são-paulinos.

Nada de tênis no SporTV 3 Ele transmitiria a partir da próxima quinta-feira o Masters 1000 de Indian Wells com rodadas diárias a partir das 15h. Porém, o coronavírus causou o cancelamento do evento.

Série C do Brasileirão no DAZN De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: os participantes do torneio pediram à CBF que parte do dinheiro pago pelo portal pela transmissão dos jogos seja dividido entre eles - a cifra é de R$ 20 milhões por 4 anos (2019 até 2022). A entidade alega que o site cobre apenas a realização da competição, mas prometeu que tentaria buscar algum valor extra para bonificar as agremiações pela cobertura das porfias. 86 delas serão transmitidas pelo DAZN, com 10 por rodada e uma destas 10 liberada via YouTube, além de cobertura total dos mata-matas. Há negociação para outra vez a Band receber um jogo por semana para as regiões Norte e Nordeste. Continuo sem entender por qual motivo esta especificação ao invés de abrirem para todo o país sem exceções, mas aparentemente devo ser a única pessoa do mundo que gostaria disso pois não vi no ano passado ninguém se manifestar neste sentido e contra esta decisão localizada, tão reprovável quanto reprovável seria de igual maneira se houvesse transmissão só para o Sudeste, apenas para o Sul ou exclusivamente para ele, somente para o Centro-Oeste, enfim. Pô, ninguém merece "Brasil Urgente" às 16h dos sábados podendo ter a 3ª divisão no mesmo horário, rs...

Ricardo Martins trocou a 105 pela Transamérica Aí está uma mudança que não achei que ouviria no rádio de SP. O comentarista do Esporte Interativo e ex-repórter de campo deixou a estação de Jundiaí no último dia 29 - e só não destaquei aqui no site admito que por ter perdido este post e porque ninguém me avisou do mesmo. Foram 15 anos do Ricardo na 105 FM, da qual também foi coordenador esportivo. A partir desta segunda, ele passou a dar expediente e pintar nos programas da equipe comandada pelo "10 do Rádio" Éder Luiz.

Milton Neves "miltando" na Rádio Bandeirantes Foi no "Domingo Esportivo", quando entrevistava Luiz Henrique Mandetta e em dado momento chamou o ministro da saúde de "Vampeta", hahahaha...

Domingo de Ulisses Costa in loco no rádio Titular do Campeonato Brasileiro Feminino na TV Bandeirantes, ele não o transmitiu ontem pois não teve rodada devido aos amistosos da Seleção na França. Com isso, ele pôde fazer turno dobrado direto do interior pela RB ao lado do repórter João Paulo Cappellanes, tanto no sábado à noite em Novo Horizonte com Novorizontino x Corinthians quanto no domingo à tarde em Ribeirão Preto com Botafogo x São Paulo. Às 16h dominicais, atualmente, só quem narra é José Silvério e Rogério Assis. Ulisses só "in tubo" à noite.

Mais mudanças em Goiânia Já falei anteriormente o que penso sobre o Auvaro Maia, deixa assim... rs Bom, são duas aquisições para a Bandeirantes AM e a BandNews FM, nesta última devendo ser preferenciais as presenças dos reforços: o narrador Túlio Isac, de volta às irradiações futebolísticas depois de 12 anos; e o apresentador Paulo Francisco, que retorna à RB após sair da Sagres 730, cujas "Feras do Kajuru" estão de saída.

Rádio Gaúcha na cola dos irmãos Assis Moreira O repórter Eduardo Gabardo foi enviado ao Paraguai para documentar presencialmente o desenrolar da história bizarra e inexplicável envolvendo Ronaldinho e Roberto. Além da AM/FM e do portal GaúchaZH, ele também está gravando boletins em vídeo para a RBS TV. É certo que o Gabardo ficará por lá somente até o fim da quarta-feira, já que regressará para cobrir o Grenal da Libertadores na quinta. Se o pentacampeão mundial sairá do xilindró antes ou depois, aí só a Justiça local sabe... ou não.

"Guaíba Esportes" volta a ser de 2ª a 6ª Primeiro programa do segmento apresentado por Nando Gross quando chegou à rádio da Caldas Júnior em 2014 e atração tradicionalíssima desde a época áurea dos anos 80, ela volta a ser diária a partir de hoje, mas não na passagem do fim da manhã para a hora do almoço e sim no começo da noite, das 20h10 às 21h, com apresentação do repórter Bruno Ravazzolli. Até pouco tempo atrás, o "Guaíba Esportes" ia ao ar somente aos sábados na faixa das 12h, hoje ocupada pelo semanal "Esporte na Mesa".

Falácia das falácias Aquela que muita gente jura de pé junto sem que haja um motivo minimamente justificável para tanto, de que eu saberia tudo de tudo sobre todos o tempo todo mesmo que isto seja humanamente impossível. Se isto fosse verdade, não levaria 1 mês até que neste domingo, ao saber que ele foi um dos convidados do "Posse de Bola" na Rádio Guaíba, eu soubesse da saída do produtor e repórter Bruno Abichequer da Band/RS.

Boa dica regressada no fim-de-semana Originalmente veiculado em 2016 ao longo de alguns meses por ocasião dos Jogos do Rio de Janeiro, o programa "Bandeirantes Olímpica" voltou neste sábado à programação da RB de Porto Alegre, novamente com apresentação de Paulo Pires e das 12h30 às 13h. É a 2ª atração dedicada aos Jogos de Tóquio no dial daqui, pois das 14h às 14h20 tem o "Gaúcha 2020", com André Silva.

O Bambambam voltou ao rádio Não no dial AM e/ou FM, mas via internet pela webrádio do portal O Bairrista. Foi por ele que Daniel Oliveira, que não narrava no ritmo desta mídia desde Argentina 2 x 0 Catar na Copa América de 2019, sua última partida pela Bandeirantes porto-alegrense, voltou a fazer a alegria de seus fãs cativos, dentre os quais por óbvio me incluo há 2 décadas. A transmissão de Internacional 2 x 0 Brasil marcou ainda uma dupla inédita em termos de rádio com Cléber Grabauska, que foi seu comentarista na Copa Santiago juvenil pela associação da TVE RS, da TV Brasil e do portal Esportes ao Vivo. Demorou demais o regresso, mas feliz fiquei por ele.

Fábio Pinel viralizou na internet O ex-repórter das rádios Globo e CBN de Belo Horizonte e da TV Band Minas hoje é assessor de comunicação do Atlético Mineiro e narra jogos dele pela TV Galo somente para a internet. Sábado, os alvinegros obtiveram uma vitoriaça por 2 x 1 sobre o Cruzeiro com direito a um golaço de Otero nos acréscimos e o Pinel soltou o gogó e descontrolou geral. A locução alegremente tresloucada passou em canais esportivos como a ESPN Brasil e até parou em sites de outros países. Ele só traduziu fielmente o que o torcedor sentiu.

Vamos ajudar o Ted Sartori? O jornalista do Santaportal e dono do canal de vídeos "Só Esportes" no YouTube, ex-repórter do jornal Expresso Popular, é um dos maiores arquivistas e preservadores da memória televisiva e futebolística na internet. Admito que lastimo não ter salvado muitas das relíquias que ele publicou nos últimos anos e que, por motivos diversos, acabou deletando. Mas enfim: o Ted grava jogos e reportagens de futebol e todas as modalidades esportivas há 30 anos e foi tanto comprando acervos quanto obtendo outros junto a diversas pessoas ao longo desse tempo. Sua ideia é transformar o enorme arquivo que possui, vasto, volumoso e gigantesco, numa espécie de fundação ou instituto, em site, livro, documentário, enfim. Ideias de monte ele tem, verba para algo ousado e na dimensão exata do merecimento que isto deveria ter é que falta. Ele tem uma vaquinha on line na qual as pessoas podem contribuir de diversas maneiras para tudo acontecer, mas a luta não é nada fácil. O objetivo inicial é arrecadar R$ 110.000,00, mas até a publicação desta coluna apenas R$ 120,00 haviam sido conseguidos, o que "não é nada" no todo da ideia, do desejo, do sonho e do conceito do Ted. A dedicação dele à memória audiovisual é comovente, especial e precisaria demais do máximo apoio dos apaixonados pela televisão, por seus programas e pelos profissionais que dela fazem e/ou fizeram parte. Se dependesse apenas e tão somente da minha vontade própria e recurso eu tivesse para isso, acreditem, eu desembolsaria estes 110 mil dinheiros nem em real e sim em dólar mesmo para recompensá-lo da maneira devida e merecedora - e, sim, tenho plena ciência de que a moeda americana tá beirando os 5 reais, rs... Então, ajudem o Ted Sartori lá em Santos a manter este rico acervo que possui, ampliá-lo, preservá-lo, difundi-lo mais e mais, enfim. A memória audiovisual, a preservação de boa parte da história televisiva agradeceria muito.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 09/03/2020
10:45 - Ciclismo, Volta Paris/Nice: 2ª etapa - ESPN 2
14:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Sassuolo x Brescia - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Aston Villa - ESPN BRASIL
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Ponte Preta x Red Bull Bragantino - SPORTV
20:00 - Basquete, NBB: Unifacisa x Paulistano - DAZN (Internet)
20:00 - Softbol, NCAA: Texas A&M x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Basquete, NBB: Brasília x São José - DAZN (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Arizona Coyotes x Winnipeg Jets - ESPN
22:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Milwaukee Bucks - SPORTV 2
22:00 - Basquete, Liga dos Campeões das Américas: Instituto x Flamengo - DAZN (Internet)

Terça, 10/03/2020
10:45 - Ciclismo, Volta Paris/Nice: 3ª etapa - ESPN 2
13:00 - Softbol, NCAA: Estadual de Norfolk x Estadual da Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Softbol, NCAA: Bucknell x Virgínia - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, Torneio Feminino da França: Brasil x Canadá - GLOBO e SPORTV
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Eibar x Real Sociedad - FOX PREMIUM
16:00 - Softbol, NCAA: Tecnológica da Virgínia x George Washington - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Red Bull Leipzig x Tottenham - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Valencia x Atalanta - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Softbol, NCAA: Presbiteriana x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Kentucky do Oeste x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Gardner-Webb x Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: William & Mary x Tecnológica da Virgínia - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Beisebol, NCAA: Saint Louis x Estadual de Oklahoma - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Beisebol, NCAA: Alabama A&M x Samford - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: Alabama A&M x Estadual de Jacksonville - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Beisebol, NCAA: Estadual da Flórida x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Beisebol, NCAA: Estadual de Tennessee do Oeste x Tennessee - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Beisebol, NCAA: Presbiteriana x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
19:05 - Beisebol, NCAA: Duke x Davidson - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Santos x Delfín - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Universidad Católica x América de Cáli - SPORTV 3
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Bolívar x Tigre - FOX SPORTS 2
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Botafogo x Paraná - SPORTV 2
19:30 - Vôlei, Superliga Masculina: América Mineiro x Maringá - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: Corinthians x Mogi - ESPN
20:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Bauru - DAZN (Internet)
20:00 - Basquete, Liga G da NBA: Erie Bayhawks x Lakeland Magic - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Softbol, NCAA: Alabama do Sul x Estadual de Louisiana - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Beisebol, NCAA: Estadual de Dakota do Sul x Estadual do Kansas - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Beisebol, NCAA: Tecnológica do Texas x Estadual do Mississippi - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Beisebol, NCAA: Tecnológica da Geórgia x Auburn - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Beisebol, NCAA: Citadel x Carolina do Sul - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Beisebol, NCAA: Grand Canyon x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Florida Panthers x Saint Louis Blues - ESPN
21:00 - Basquete, Liga G da NBA: Canton Charge x Windy City Bulls - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Softbol, NCAA: Carolina do Norte x Tennessee - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Palmeiras x Guaraní - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Boca Juniors x Independiente Medellin - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Libertad x Caracas - SPORTV 3
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x Praia Clube - SPORTV 2
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Flamengo x Fluminense - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Pinheiros x SESC - VÔLEI BRASIL (Internet)
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x SESI Bauru - VÔLEI BRASIL (Internet)
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Valinhos x Osasco Audax - VÔLEI BRASIL (Internet)
22:30 - Futebol, Campeonato Amazonense: Nacional x Amazonas - A CRÍTICA (AM)
23:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Brooklyn Nets - SPORTV 2

Quarta, 11/03/2020
10:45 - Ciclismo, Volta Paris/Nice: 4ª etapa - ESPN 2
12:00 - Basquete, Liga G da NBA: Maine Red Claws x Delaware Blue Coats - WATCH ESPN (Internet)
13:05 - Softbol, NCAA: Marshall x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Atlético Mineiro x Corinthians - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: Cruzeiro x Tupi - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Palmeiras x Botafogo - SPORTV
16:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Arsenal - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Liverpool x Atlético de Madrid - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Paris Saint Germain x Borussia Dortmund - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: George Mason x Tecnológica da Virgínia - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Instituto Militar da Virgínia x Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Grand Canyon x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: Avenida x Bagé - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: Elon x Duke - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: Winthrop x Carolina do Sul - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: Furman x Geórgia - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Beisebol, NCAA: Estadual de Illinois x Estadual da Flórida - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Beisebol, NCAA: Winthrop x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Beisebol, NCAA: Tecnológica do Texas x Estadual do Mississippi - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Beisebol, NCAA: Geórgia x Geórgia Sulista - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Beisebol, NCAA: Carolina do Norte A&T x Estadual da Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Colo Colo x Athletico Paranaense - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Peñarol x Jorge Wilstermann - FOX SPORTS 2
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: River Plate x Binacional - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Figueirense x Fluminense - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Juventude x América de Natal - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Ferroviária x América Mineiro - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: Passo Fundo x União Frederiquense - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: Glória x Igrejinha - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: Veranópolis x Brasil de Farroupilha - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: Guarany x Inter de Santa Maria - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: Lajeadense x São Gabriel - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: Pinheiros x Rio Claro - DAZN (Internet)
20:00 - Basquete, Liga G da NBA: Fort Wayne Mad Ants x Grand Rapids Drive - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Softbol, NCAA: Estadual de Youngstown x Ole Miss - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Softbol, NCAA: Estadual de Wichita x Estadual de Oklahoma - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Beisebol, NCAA: Estadual de Dakota do Sul x Estadual do Kansas - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Basquete, Liga G da NBA: College Park Skyhawks x Raptors 905 - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Beisebol, NCAA: Cristã de Abilene x Texas - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Beisebol, NCAA: Alabama do Sul x Estadual da Louisiana - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Beisebol, NCAA: Batista de Dallas x Baylor - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, Copa She Believes: EUA x Japão - ESPN 2
21:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Dallas Mavericks - ESPN
21:00 - Basquete, Liga G da NBA: Iowa Wolves x Rio Grande Valley Vipers - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Flamengo x Barcelona - GLOBO (RJ e parte da rede) e SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: São Paulo x LDU - GLOBO (SP e parte da rede) e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Olimpia x Defensa y Justicia - SPORTV 3
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Independiente del Valle x Junior - FOX SPORTS 2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: CRB x Cruzeiro - GLOBO (MG e AL) e SPORTV 2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Atlético Goianiense x São José - ANHANGUERA (GO)
21:30 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Santa Cruz x Decisão - GLOBO NORDESTE (PE - a confirmar)
22:30 - Basquete, Liga G da NBA: Salt Lake City Stars x Northern Arizona Suns - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, Liga G da NBA: Oklahoma City Blue x Stockton Kings - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Vôlei, NCAA Masculina: Estadual de Penn x Universidade de San Diego - WATCH ESPN (Internet)
23:30 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Sacramento Kings - ESPN

Quinta, 12/03/2020
10:45 - Ciclismo, Volta Paris/Nice: 5ª etapa - ESPN 2
14:55 - Futebol, Liga Europa: Lask Linz x Manchester United - FOX SPORTS
14:55 - Futebol, Liga Europa: Sevilla x Roma - FOX SPORTS 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Flamengo x Cruzeiro - SPORTV
16:00 - Dardos, Premier League: etapa de Liverpool - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Liga Europa: Internazionale x Getafe - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Liga Europa: Wolfsburg x Shakhtar Donetsk - FOX SPORTS 2
17:00 - Golfe, The Players: 1ª rodada - ESPN 2
17:00 - Basquete, Liga ACB: Real Madrid x Estrela Vermelha - DAZN (Internet)
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Nacional do Uruguai x Estudiantes de Mérida - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Ponte Preta x Afogados da Ingazeira - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Ceará x Vitória - PREMIERE
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Santa Cruz x Botafogo da Paraíba - LIVEFC (Internet)
19:30 - Basquete, Liga dos Campeões da América: Flamengo x Instituto - DAZN (Internet)
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Pittsburgh Penguins x Columbus Blue Jackets - ESPN
20:00 - Basquete, NBB: São José x Mogi - DAZN (Internet)
20:00 - Softbol, NCAA: Brightam Young x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Grêmio x Internacional - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Racing x Alianza - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Basquete, Liga G da NBA: Long Island Nets x Windy City Bulls - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Vasco x Goiás - SPORTV
22:00 - Automobilismo, Fórmula 1: 1º treino do GP da Austrália - SPORTV 2
22:30 - Futebol, Campeonato Amazonense: Fast x Manaus - A CRÍTICA (AM)
23:00 - Basquete, Liga G da NBA: Oklahoma City Blue x Santa Cruz Warriors - WATCH ESPN (Internet)
23:30 - Basquete, NBA: Houston Rockets x Los Angeles Lakers - BAND
02:00 - Automobilismo, Fórmula 1: 2º treino do GP da Austrália - SPORTV 2
03:00 - Rúgbi, Super Rugby: Chiefs x Hurricanes - WATCH ESPN (Internet)

Sexta, 13/03/2020
10:15 - Rúgbi, World Sevens Series: etapa de Vancouver - ESPN 2
10:45 - Ciclismo, Volta Paris/Nice: 6ª etapa - ESPN 2
14:45 - Basquete, Euroliga: Fenerbahce x Panathinaikos - DAZN (Internet)
15:00 - Softbol, NCAA: Estadual de Appalachian x Louisiana - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Milwaukee x Estadual de Wright - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Virgínia x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Fortuna Dusseldorf x Paderborn - FOX SPORTS 2
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Lecce - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Francês: Lyon x Reims - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Fulham x Brentford - ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Eibar - ESPN BRASIL
17:00 - Golfe, The Players: 2ª rodada - ESPN 2
17:00 - Basquete, Liga ACB: Barcelona x Zalgiris - DAZN (Internet)
17:00 - Basquete, NCAA Masculina: Miami x Tecnológica da Virgínia - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Basquete, NCAA Masculina: Cincinnati x Kansas - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Softbol, NCAA: Carolina do Norte x Virgínia - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Softbol, NCAA: Universidade de Boston x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Softbol, NCAA: Bryant x Texas - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Softbol, NCAA: Estadual da Flórida x Duke - WATCH ESPN (Internet)
18:05 - Basquete, NCAA Masculina: Oakland x Universidade de Illinois em Chicago - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: Tecnológica da Geórgia x Estadual da Flórida - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: Notre Dame x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: Estadual da Carolina do Norte x Tecnológica da Virgínia - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: Clemson x Tecnológica da Geórgia - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: Universidade do Sul de Illinois x Estadual de Oklahoma - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: Estadual da Louisiana x Carolina do Sul - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Paulista: Oeste x Botafogo - SPORTV
19:30 - Basquete, NCAA Masculina: Geórgia x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
19:30 - Basquete, NCAA Masculina: Universidade de Boston x Estadual da Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Tennessee x Carolina do Sul - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Missouri x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Carolina do Norte x Duke - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Michigan Oriental x Estadual do Kansas - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Texas A&M x Auburn - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Softbol, NCAA: Kentucky x Estadual do Mississippi - WATCH ESPN (Internet)
20:15 - Atletismo, NCAA: campeonato Track and Field - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Basquete, NBA: Washington Wizards x Boston Celtics - ESPN
20:30 - Basquete, NCAA Masculina: Kentucky x Vanderbilt - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Basquete, NCAA Masculina: Arkansas x Estadual do Mississippi - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Basquete, NCAA Masculina: Estadual de Louisiana x Ole Miss - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Basquete, NCAA Masculina: Grand Canyon x Baylor - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Basquete, NCAA Masculina: Novo México x Texas - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Vôlei, NCAA Masculina: Universidade de Lewis x Loyola-Chicago - WATCH ESPN (Internet)
21:10 - Basquete, NBB: SESI Franca x Bauru - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Campeonato Paulista: Red Bull Bragantino x Água Santa - SPORTV
21:30 - Softbol, NCAA: Oeste do Illinois x Estadual de Oklahoma - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - MMA, Bellator 241: Patrício Pitbull x Pedro Carvalho - ESPN BRASIL
23:30 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Los Angeles Clippers - ESPN
23:40 - Rúgbi, Super Rugby: Blues x Lions - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Automobilismo, Fórmula 1: 3º treino do GP da Austrália - SPORTV 2
02:30 - Rúgbi, Super Rugby: Sunwolves x Crusaders - WATCH ESPN (Internet)
03:00 - Automobilismo, Fórmula 1: classificação do GP da Austrália - SPORTV 2 (às 03:45 também na Globo)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.