Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sábado, 7 de março de 2020
Globo sem alguns jogos das eliminatórias?

No começo da semana, Renato Maurício Prado deu de primeira no UOL uma notícia preocupante: de que a Globo não passaria todas as partidas do Brasil nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Uma evolução da informação veio com acréscimos de um especialista em Seleção Brasileira e em CBF: Wellington Campos, da Super Tupi e de "trocentas" outras rádios, como Itatiaia e Banda B. O problema está em mudanças feitas pela FIFA, que fazem com que agora cada confederação negocie as partidas como mandante nas eliminatórias. No caso dos jogos do Brasil em nosso país, todos já foram comprados pelo Plim-Plim. Porém, dos fora de casa somente o diante da Argentina está assegurado até o momento. A grande questão é que cada confederação pede um valor diferente, o que talvez mude se alguma empresa estrangeira negociar um pacote da eliminatória inteira com as TVs sul-americanas, o que deixaria os preços mais interessantes para elas. Não é o único desacerto por agora, a Copa América na Argentina e na Colômbia também não foi comprada ainda pela Globo junto à Conmebol. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: mesmo havendo interesse em transmitir as partidas ainda não obtidas, o Plim-Plim decidiu não fechar acordo caso uma federação peça uma quantia além do razoável. Eu agora: não vão deixar isso acontecer. "Ah, não tem loucura" e tal. Sabem que, apesar da Seleção já não ser mais a mesma em termos de paixão do torcedor e repercussão quando não em Copa do Mundo, pegaria muito mal não espremer a laranja até o bagaço para dar um jeito de mostrá-la, como diriam Wesley Sneijder e Arjen Robben. Conseguirão os jogos, sim. Darão um jeito para isso, aposto muito nisso. Seria extremamente surpreendente e altamente negativo se algum deles de fato não fosse veiculado.

Ronaldinho prejudicou o "Esporte Espetacular"... ou não? Quarta à noite, "Show do Intervalo" na Globo e anunciam para este domingo o 1º de 3 episódios de "R40", série especial do programa sobre os 40 anos que o Gaúcho completará no dia 21. Chamada na voz do Dirceu Rabelo e tudo mais, até apareceram entre os depoentes Galvão Bueno e Maurício Saraiva. Aí, uns 15 ou 20 minutos depois, surge o quê via Twitter? A notícia da detenção dele e do irmão e também ex-jogador Assis no Paraguai por uma história extremamente mal contada referente a passaportes falsos, mas que não chega propriamente a surpreender quando se sabe do "belo" histórico deles nos últimos anos especialmente aqui em Porto Alegre. Primeiro, Gabriel Perline informou no Notícias da TV: evidentemente, o material teve sua exibição suspensa e a equipe passou a correr contra o tempo para bolar conteúdos que preencham os 40 minutos que ele teria. Mas por outro lado, Gabriel Vaquer noticiou no UOL Esporte que o Plim-Plim resolveu manter para este domingo a estreia da série "R40" devido à maioria dos diretores achar que a prisão não anularia o conteúdo a ser exibido e que ele seria mais do que necessário em termos jornalístico, tanto que o apresentador Lucas Gutierrez já gravou nesta sexta algumas locuções para o especial, que consta na escala de edição para este domingo. Depois dele, passará uma reportagem gravada sobre o episódio no Paraguai e, na sequência, informações ao vivo atualizarão a história - deslocaram para lá Raphael Sibilla, correspondente na Argentina.

Fernanda Colombo Uliana na Globo? Talvez. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a ex-bandeirinha e noiva de Sandro Meira Ricci gravou alguns pilotos para se juntar a ele, a Paulo César Oliveira e a Sálvio Spinola na "Central do Apito". Fernanda já fez TV na Band em 2018, integrando o "Show do Esporte" do Milton Neves.

Galvão Bueno sem narrar no Catar? Foi o que o titular de esportes da Globo disse no "Altas Horas" a ser exibido neste sábado, que foi gravado na última terça-feira. Afirmou que estará na Copa do Mundo, mas não para relatá-la, embora após reação triste do público tenha deixado aberta uma possibilidade de mudança de ideia.  A resposta veio quando feita a ele uma pergunta pelo tricampeão mundial Roberto Rivelino. Primeiro, que pra mim isso é "fogo de palha" e o homem transmitirá, sim, o Mundial de 2022. E segundo, vamos supor que ele não narre os jogos por mais que não creia nisso e ache que o fará, mas suponhamos que não fará isso. Quem o substituiria? Consenso não deve haver, já que nem entre os repórteres e colunistas especializados existe um, vide por um lado Gabriel Vaquer noticiar no UOL Esporte que Luís Roberto estaria na frente para tanto por ser o atual "nº 2" da casa - e que há um plano muito ainda no começo de usar Galvão como apresentador de programas e comentarista de partidas, como um "coringa" em grandes eventos - e por outro lado Keila Jimenez afirmar no R7 que quem é preparado pro lugar do Galvão é outro Galvão, no caso, Gustavo Villani, que teria a favor o apoio do próprio Carlos Eduardo. Nem percam tempo especulando substitutos, pessoal. Galvão Bueno não vai parar nunca de narrar Copa do Mundo e Seleção Brasileira. Ele terá 92 anos na Copa do Mundo de 2042 e estará nela, nem que seja no "limite limitadamente limitado". Não é informação, é apenas um "sentimentômetro" de quem já ouviu isso de "é a última" e tal e nunca isso aconteceu.

Afogando em números Da Máquina do Esporte: na última quarta, a Globo marcou 24 pontos e 38% de participação em São Paulo com Junior x Flamengo, que obteve no Rio de Janeiro a melhor estreia de Libertadores desde 2000, com 36 pontos e 53%. O que chama a atenção nesta informação é que o ano em questão não teve nenhum clube carioca no torneio, então ampliando substancialmente a quantidade de participantes a ponto do Brasil dobrar de 2 para 4 (e ainda tendo 5 por causa do então atual campeão). Os brasileiros ali eram Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Corinthians, Juventude e Palmeiras. E houve muitos outros anos posteriores com times do RJ na Libertadores e estreias deles sendo mostradas, inclusive do próprio Mengão. Além disso, no ano 2000 citado pela Máquina, nem teve estreia da Libertadores na Globo na rodada inicial de 16 de fevereiro. Será que não quiseram se referir à década de 2000, mas não especificamente ao ano em si? Me pareceria mais lógico se fosse isso.

Taça das Favelas 2020 Terá cobertura ampliada da TV Globo, do SporTV e do portal GloboEsporte em relação ao ano passado, com transmissões de jogos em Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife, além de uma grande final nacional com os campeões regionais definidos em 6 de junho. A decisão nacional acontecerá em 15 de agosto e será mostrada pela emissora aberta para todas as regiões brasileiras.

Televisionamentos da Copa do Brasil Serão estes os da 3ª fase, agora em ida e volta. Terça-feira que vem: às 19h15, Botafogo x Paraná (SporTV). Na quarta: às 19h15, Figueirense x Fluminense (SporTV), Ceará x Vitória (Premiere), Juventude x América de Natal e Ferroviária x América Mineiro (ambos portal GloboEsporte); e 21h30, Cruzeiro x CRB e Atlético Goianiense x São José (ambos Globo). Na quinta: às 19h15, Ponte Preta x Afogados da Ingazeira; e às 21h30, Vasco x Goiás (ambos SporTV). Nada consta sobre Brasil de Pelotas x Brusque apesar de marcado para 21h30. Passando para a outra semana, a quarta dia 18: às 19h15, Paraná x Botafogo, CRB x Cruzeiro (ambos SporTV) e Vitória x Ceará (Premiere); às 20h, América de Natal x Juventude; às 20h30, São José x Atlético Goianiense (estes dois GloboEsporte); e às 21h30, Goiás x Vasco (Globo e SporTV). Na quinta dia 19: às 19h15, América Mineiro x Ferroviária (SporTV); às 20h, Afogados da Ingazeira x Ponte Preta; às 20h30, Brusque x Brasil (estes dois GloboEsporte); e às 21h30, Fluminense x Figueirense (SporTV).

Final enrolado na Globo Minas Foi o da transmissão de Boa Esporte x Cruzeiro na quarta-feira. Deve ter dado alguma indecisão na direção da mesma a ponto disso ser passado no ar pelo Rogério Corrêa, que inicialmente anunciou o "Big Brother Brasil" (a partida da Copa do Brasil demorou pois foi para os pênaltis) e logo em seguida chamou o finalzinho do "Segue o Jogo" além de quase engatar um slogan antigo da emissora, o "Globo, a gente se vê por aqui", e soltar um "Globo, a gente... tá sempre aqui" antes do atual "Futebol na Globo, aqui é emoção".

Que decepção, Band Do Flávio Ricco no "Canal 1": conforme setores da emissora, não há mais possibilidade de reviravoltar a história do Campeonato Francês e, com isso, nada da transmissão dele acontecer. Mas não é possível que a TV Bandeirantes terá conseguido essa proeza. E como fica aquilo do José Luiz Datena ter anunciado num "Brasil Urgente" que transmitiria um jogo ao lado do Neto? Acaba que vira folclore, tanto quanto foi o SBT anunciar no fim de 1998 a Copa Mercosul do ano seguinte (que não fez pois sua equipe esportiva acabou) e a Globo anunciar ao vivo no "Bom Dia SP" do dia seguinte à final do Campeonato Paulista de 2013 um Santos x Joinville pela Copa do Brasil (que a capital não assistiu pois recebeu um "Cinema Especial" com o inédito "Encontro Explosivo").

Futebol na Rede Bandeirantes Por um lado, não tem Campeonato Brasileiro Feminino neste fim-de-semana devido aos amistosos da Seleção na França. Assim, saem Ulisses Costa e Alinne Calandrini neste domingo e entram George Clooney e Catherine Zeta-Jones no "Cine Band" das 14h com o filme "O Amor Custa Caro". As transmissões retornam no outro domingo, no mesmo horário, com o clássico Palmeiras x São Paulo. Por outro lado, já se sabe seu 1º jogo na Copa do Brasil Sub-20, dia 22: São Paulo x CEU ABC do MS às 10h30.

"Jogo Aberto" aos sábados? Isso já aconteceu de agosto a outubro de 2017 na faixa das 2 da tarde, mas acabou devido ao retorno do Novo Basquete Brasil. Do Flávio Ricco no "Canal 1": no entanto, agora há um planejamento na TV Bandeirantes para isso acontecer na faixa habitual das 11h, com ou sem Renata Fan na apresentação, dentro de uma ideia de fazer uma grade nacional matinal neste dia da semana. O esportivo entraria no horário de sempre também aos sábados por existir dentro da emissora uma cobrança para haver uma atração do gênero neste dia igual tem o "Globo Esporte". Tudo muito bom, tudo muito bem, mas só tem uma coisa: há décadas, a faixa das 7h às 12h é destinada pela Band às emissoras da rede para programas locais de filiais e afiliadas em todo o país. Farão tais mudanças sem antes conversar com elas? Darão novos espaços para as atrações que seriam afetadas por tais alterações? Ou elas simplesmente teriam que acabar por não ter como re-encaixá-las em outros horários? Lógico que essa ideia da Bandeirantes pensa na cidade de São Paulo, mas é preciso pensar também no interior paulista, em Brasília e em todos os outros 25 estados brasileiros - ou suas produções regionais não merecem consideração?

Convidada diferente na Band Bahia Foi no "Jogo Aberto" local desta sexta-feira, apresentado pela Juliana Guimarães. Uma das participantes especiais do programa foi Silvana Freire, que até poucas semanas atrás era apresentadora da TV Bahia (Globo) em telejornais gerais como "Bahia Meio-Dia" e "Bom Dia Sábado".

Duas de "Os Donos da Bola" Uma da versão porto-alegrense da Band RS: é prometida para esta segunda-feira a revelação do time do coração do comentarista Alex Bagé, por isso mesmo sendo promovida uma enquete desde esta sexta sobre ele ser gremista ou colorado - a atração ficaria com um 4º integrante de preferência declarada, tal qual o apresentador Leonardo Meneghetti e o debatedor Fabiano Baldasso, ambos colorados, e o comentarista César Cidade Dias, que é gremista. Os únicos ainda não identificados seguirão sendo os repórteres João Batista Filho e Thaigor Janke. Já a versão belo-horizontina da Band Minas virou polêmica nesta sexta pois Léo Gomide, durante sequência ao vivo pelo YouTube enquanto rolava o intervalo comercial na televisão, chamou o jogador Jair, do Atlético, de "uma bosta" e "um dos piores jogadores" do time. A crítica ao futebol dele até acho que nem foi o que pegou pior pois desde que o mundo é mundo escutamos opiniões assim de "trocentos" comentaristas sobre "um trolhão" de jogadores de tudo quanto é time, mas sim o palavrão mesmo, tanto que no ato ele foi alertado pelo apresentador Héverton Guimarães de que o programa seguia no ar apenas pela internet. Mais tarde, Gomide se retratou no Twitter e pediu desculpas a Jair tanto enquanto ser humano quanto enquanto atleta, além de pedir desculpas também ao Galo e à sua torcida.

Flamengo na RedeTV!? Como assim? Será assim neste sábado, mas não é um jogo dele e sim um especial sobre ele. Não haverá transmissão do Campeonato Italiano devido aos adiamentos causados pelo coronavírus, dentre eles o de Spal x Cagliari, que estava programado para este fim-de-semana. Seu espaço será preenchido às 16h45 por uma edição especial do programa "Papo de Bola" e às 17h45 pelo especial "Sem Filtro: Flamengo", condensação de 1 hora dos 7 episódios da série do parcerio DAZN sobre o título da Libertadores de 2019.

Glenda Kozlowski na RedeTV! Não, ela não trocou de emissora de novo pois estreará em maio a competição "Uma Vida, um Sonho" nos domingos do SBT - ainda acho que deveria ser em outro horário que não o matinal para ter transmissão totalmente nacional e não apenas para São Paulo e alguns poucos lugares sem nada regional das 9h às 11h, mas não adianta, parece que as redes só são "redes" em sentido figurado (e não me peça para explicar o que é isso, Frederico) pois fazem coisas pensando na capital paulista e nem estão aí se o interior do estado, a capital federal e todos os outros 25 estados poderão assistir diretamente pela televisão aberta convencional, que ainda é o meio de maior e mais direto alcance em relação às operadoras por assinatura que mostrem o sinal SAT e às transmissões via internet. Mas enfim, é uma "briga" creio que exclusivamente minha pois não vejo mais ninguém falando nesse mesmo sentido, como que aceitando e pronto. Bom, voltando à Glenda: nesta sexta-feira, ela foi entrevistada pela ex-colega global Mariana Godoy em seu programa semanal, que já está disponível para quem perdeu.

Basquete na TV Cultura Será a Liga Feminina iniciada neste fim-de-semana. De Demétrio Vecchioli no "Olhar Olímpico" do UOL Esporte: o acerto foi fechado nesta sexta e a transmissão inaugural será com Ituano x Santo André às 15h deste domingo - depois, as outras partidas começarão às 14h.

Luta livre no SBT De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: será em 11 de abril o retorno da WWE ao canal após 12 anos, com exibição aos sábados, em versão compacta das 19h às 19h45 para São Paulo e regiões sem jornais e/ou programas locais às 19h20 - quem tiver noticiário regional verá uma edição mais compactada ainda. O evento exibido será o "Monday Night Raw", que passa ao vivo no Fox Sports 2 nas noites de segunda-feira.

Copa do Nordeste no SBT Normalmente há uma divisão razoável de praças entre as 2 partidas transmitidas a cada sábado às 16h, mas assim não será desta vez. Apenas e tão somente a TV Aratu, que terá Manuela Avena na narração, fará Bahia x Confiança. Todas as outras afiliadas da região optaram por ir de Sport x Santa Cruz.

Re-Pa na TV Brasil outra vez Assim como aconteceu no dia 9 do mês passado, mais uma vez a emissora da EBC mostrará nacionalmente um Paysandu x Remo pelo Campeonato Paraense. Assim, não só a TV Cultura do estado de origem e a TV Encontro das Águas do Amazonas estarão no ar às 16h, mas sim o país todo. Comando da equipe local, com Valmir Rodrigues, Marquinhos Belém e Diogo Puget.

Três sobre conterrâneos gaúchos Mudanças tornaram eles assunto nesta semana. Uma é com positivismo por trocar o local de trabalho: Karine Alves voltará a ser vista no SporTV após 8 anos, mas não mais via afiliada igual era na época em que reportava na RBS TV e na saudosa TVCOM e cobria jogos locais nele e no Premiere de 2006 até 2012, período no qual também apresentou programas como "RBS Esporte" e do "TVCOM Esporte Clube". Flávio Ricco deu no UOL a notícia da saída dela do Fox Sports após 8 anos e meio e o adicional veio pelo Gabriel Vaquer no UOL Esporte: Karine será a nova apresentadora do "Tá na Área" em dupla com Fred Ring, sozinho à sua frente desde a saída da Glenda Kozlowski no ano passado, e começará na Globosat no mês que vem. As outras duas mudanças infelizmente foram com negativismo por serem dispensas. Uma foi no próprio SporTV: a de Alexandre Pussieldi, comentarista de natação havia 12 anos e que escreveu um agradecimento ao canal no blog que sairá do portal GloboEsporte e irá para o site Best Swim. A saída do "Coach" foi dada inicialmente pelo Surto Olímpico no Twitter. Ao Gabriel Vaquer no Twitter, a Globo informou que a modalidade será comentada nos Jogos de Tóquio tanto na TV aberta quanto no canal pago por Gustavo Borges e Thiago Pereira. O outro fato negativo envolveu uma contemporânea da já citada Karine Alves na época de RBS: Débora de Oliveira, dispensada pelo SBT RS após 7 anos, nos quais fez o quadro "Débora Futebol Clube" e apresentou o programa "SBT Esporte" desde 2014, nos 4 primeiros anos ao lado do saudoso Ricardo Vidarte e mais recentemente com Jeremias Wernek. A informação inicial foi do José Luiz Prévidi. Ao Coletiva, o gerente jornalístico Danilo Teixeira afirmou que a estação implementará uma nova estratégia e que a Débora não é compatível com a mesma. O "SBT Esporte" deixará de ser programa em si e virará quadro do noticiário "SBT Rio Grande" na hora do almoço. A emissora adquirirá em breve um substituto para o lugar da apresentadora.

Fox Sports virando Simba Sports? Do Daniel Castro no Notícias da TV: mesmo com poucos lucros nos últimos anos e com faturamento bruto somado das três emissoras menor que o líquido do banco BTG Pactual, mas contando com capital político enquanto apoiadoras diretas do governo federal, as parceiras Record, SBT e RedeTV! apresentaram proposta pela aquisição do canal, cuja novela da fusão ou não com a ESPN está insuportavelmente chatonildaça e aparentemente mais sem fim que a inacreditavelmente nesta semana ocorrida liberação da trincheira da avenida Ceará. Além da Simba e do BTG, quem também fez proposta pelos canais esportivos da Fox foi o grupo espanhol Mediapro. Imagina-se, acredita-se e espera-se que até o fim deste mês o Conselho Administrativo de Defesa Econômica decida se um dos 3 interessados ficará com eles ou se a Disney poderá fundi-los com a ESPN Brasil. Até que essa história sem fim tenha um desfecho a finalmente virar música na voz do Limahl, a Disney não pode nem demitir gente do FS e nem vender propriedade dos seus ativos, como os direitos da Libertadores. Do Flávio Ricco no "Canal 1": o que assusta os interessados nos canais é o valor pago à programadora pelas operadoras que os carregam, consta dos autos que nem perto de meio dólar por assinante, o que não pagaria nem os direitos. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: quem não tem gostado dessa demora são os executivos da Disney e da ESPN pois não podem investir como gostariam, por exemplo, com a ESPN Brasil contratando gente do Fox Sports que lhe interesse. A bronca é ainda maior pois quem tem tirado muito proveito disso é a Globo/SporTV, que tem contratado gente de ambos às pencas.

Benjamin Back saiu completamente do sério Maiores considerações dispensadas, basta ver estes 18 segundos de gritos histéricos dele no "Fox Sports Rádio" desta sexta-feira. Só não faço ideia do contexto, do que é que motivou ele a fazer isso que já rende mais um meme visual na internet (obrigado por isso, Brenno Henrique).

MotoGP no Fox Sports Antecipada pelo Gabriel Vaquer no UOL Esporte na última terça e anunciada nesta quinta, a competição foi negociada desde o mês passado junto à RioMotorsport, empresa que pretende construir um novo autódromo na capital fluminense, por Eduardo Zebini, nesta semana substituído na vice-presidência de produção pelo velho parceiro ainda dos tempos de Record, Márcio Moron, neste que é seu último grande ato antes de sair da emissora dizem que para comandar a webTV da CBF - embora negasse isso ao Erich Beting, da Máquina do Esporte, e afirmasse que seguirá focado no FS até o fim deste mês e que só em abril analisará propostas. Temporada transmitida a partir deste domingo com a Moto2 e a Moto3 correndo no Catar a partir das 10h20 no canal 2 - somente a MotoGP teve seu início adiado devido ao coronavírus pois o país impediu a entrada de italianos e de pessoas de outros países que tenham passado pela Itália nas últimas 2 semanas, enquanto as demais categorias já estavam no Catar em treinamentos. De Fernando Silva e Juliana Tesser no Grande Prêmio: formando dupla com Edgard Mello Filho na 1ª cobertura do campeonato na TV por assinatura depois de 10 anos de SporTV, Téo José (que tirou dúvidas de telespectadores sobre as sessões de classificação, que a Fox mostrará por seu aplicativo) voltará a narrar motociclismo pois já o fizera ao começar sua carreira ainda em Goiânia nos anos 90.

Mauro Naves fez sua 1ª transmissão no Fox Sports Foi na terça em Tigre x Palmeiras, quando formou quarteto de estúdio com Téo José, Edmundo e Carlos Simon - e deste jogo, uma observação positiva para Fernando Caetano, que salvou os colegas no RJ quando a filmagem oficial da Conmebol lhes deixou na mão, já que teve uma hora que o árbitro expulsou um jogador do clube argentino, mas a imagem ao vivo perdeu este momento e só se soube dele pois o repórter no estádio noticiou prontamente. Voltando ao Mauro: a sexta-feira mostrou que longe da Seleção Brasileira ele não ficará, nitidamente evidenciado que o canal também saberá tirar proveito da sua experiência de décadas ao cobri-la, sua e do Ricardo Lay que foi a cobertura da convocação para o início das Eliminatórias.

Paulo Lima incomodado com palavrões Semana passada, ele e o SporTV foram assunto devido à reprise da semifinal Palmeiras 2 x 1 Santos do Paulistão de 1999 com a transmissão original dele e dos saudosos Deva Pascovicci e Mário Sérgio pelo Premiere Esportes. Nesta sexta, o então repórter e hoje comentarista criticou o canal no "Bom Dia Fox" devido ao áudio-ambiente que captou palavrões cabeludíssimos de um torcedor no Maracanã durante Vasco x ABC. Paulo sustentou sua reclamação citando o desconforto demonstrado no ar pelos ex-colegas Luiz Carlos Jr. e Lédio Carmona, dizendo que poderiam ter se tocado disso a ponto de tirar o microfone de perto deste torcedor e, com isso, o assinante ser poupado de xingamentos com "XI" maiúsculo o jogo inteiro.

Reprises do SporTV A sessão "Aquecimento Premiere" da madrugada deste sábado reforçou uma impressão muito positiva deixada pela estreia: que as vozes originais dos cronistas que transmitiram as partidas resgatadas são veiculadas normalmente, mesmo que alguns deles já não estejam mais no canal e, principalmente, se estiverem em emissoras concorrentes. Exemplos de agora: o recentemente dispensado Wagner Vilaron foi acompanhado num Corinthians 3 x 0 Ituano de 2009 ao lado de Linhares Jr. e Marco Aurélio Souza; hoje na TV Gazeta de SP, Muller foi ouvido no Palmeiras 5 x 0 Ponte Preta da final paulista de 2008 em quinteto com Milton Leite, Maurício Noriega, Carlos Cereto e o já citado Marco Aurélio; Marcos Leandro, atualmente repórter de geral da Record paulistana nos jornais matinais, e Marcos Guiotti, que se dedica à advocacia desde o fim do esporte do Sistema Globo de Rádio em BH, compareceram em duas finais mineiras decididas em goleadas na ida, tanto Atlético 4 x 0 em 2007 quanto Cruzeiro 5 x 0 em 2009; mas a "raridade rara" deste sábado ficou para Fluminense 4 x 0 América em 2005 pois o trio composto por Karin Duarte e pelo saudoso Raul Quadros teve o narrador João Guilherme, um dos titulares do Fox Sports desde a inauguração há 8 anos e que desde então não tinha tido mais trabalhos originais reprisados nos espaços de memória do canal (exemplo: todas as vezes que lembravam do Corinthians campeão mundial contra o Vasco em 2000, recorriam ao áudio do Oscar Ulisses na Rádio Globo e não à locução dele pelo "Canal Campeão"). Que bom que é assim que fazem nesta nova sessão, afinal, não é porque um determinado profissional não está mais na emissora que sua história deva ser apagada por eterna que fica. Que seja sempre assim em todos os sábados.

Gustavo Villani retornou ao Beira-Rio A transmissão dele ao lado de Lédio Carmona e Pedrinho no Internacional x Universidad Católica da última terça foi a 1ª do narrador do SporTV no estádio desde o famoso Inter x Corinthians da Copa do Brasil de 2016, quando ainda estava no Fox Sports e mandou um "põe no DVD!" no gol alvinegro que irritou muito os colorados nas redes sociais - teve até um que ficou tão enraivecido que até quis atrapalhar o trabalho dele na Espanha num Real Madrid x Barcelona dias depois. Ano passado o Guga já havia transmitido pela Globo um jogo do Colorado no Gigante, contra o Santos pelo Brasileirão, mas ali dos estúdios.

Marca de Muricy Ramalho derrubada Até esta sexta-feira, o hoje comentarista do SporTV era o técnico de trabalho mais consecutivamente duradouro em clubes da elite brasileira na era do Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Mas reportagem de Eduardo Moura, Guilherme Maniaudet e Roberto Maleson no GloboEsporte destacou que a marca de 42 meses do Muricy no São Paulo até 2009 foi agora batida em 1 dia por Renato Portaluppi, que chegou aos 1.264 dias à frente do Grêmio - e como a marca considerou apenas clubes da Série A, não levou em conta Gerson Gusmão no Operário de Ponta Grossa, no qual completará exatos 4 anos no próximo dia 23.

A primeira do Evê na Superliga Os 3 x 1 das gurias do SESC sobre o Minas marcaram a 1ª transmissão do novo locutor do SporTV, Everaldo Marques, no torneio de vôlei - 1ª, salvo engano meu, na própria carreira em si, pois a ESPN nunca a transmitiu e acho que ele não estava mais na Cultura quando ela mostrou o torneio em 2005.

Bronca da qual não sabíamos? Foi a impressão geral do povo nesta semana quando Rômulo Mendonça pareceu mandar uma indireta ao ex-colega de ESPN, Everaldo Marques, por algo do "Bem, Amigos!" da última segunda. Teve uma hora que Galvão Bueno perguntou se era o novo colega de Globo/SporTV que chama LeBron James de "papai" e o Everaldo respondeu que "o mundo" chama ele assim. Rômulo, que é o autor do bordão, respondeu em cima da postagem de um seguidor que publicou este trecho no Twitter e disse que "um dia, quem sabe, ele dá o crédito, como deveria ser, como eu faria". Tudo bem que a gente sabe desde sempre que não existe isso de todo mundo ser amigo de todo mundo em seja lá qual empresa de qual ramo for por haver proximidades menores e mesmo divergências, mas os últimos dos quais eu imaginaria algo assim seriam justamente Rômulo e Evê. Chateia muito, independentemente de quem quer que tenha começado isso, de quem "tenha culpa" nisso, não importa. Justamente os dois, símbolos maiores da locução de esportes americanos há tantos e tantos anos? Eu, ao menos, me aborreci.

Encarando a altitude pelo Facebook Foi o que fez a equipe do Esporte Interativo que esteve em Juliaca, uma das cidades mais altas do mundo (3.825 metros acima do nível do mar), para fazer Binacional x São Paulo pela fanpage oficial da Libertadores. Lá estiveram Jorge Iggor, Mauro Beting e Rodrigo Fragoso. Na véspera da partida, o repórter relatou ter acordado 3 vezes à noite com boca e nariz muito secos e sensação de pressão na cabeça, além de respiração ofegante e sensação de corpo pesado. Já o narrador disse no Twitter ter sentido falta de ar e batimentos acelerados quando chegou ao município peruano, mas cujos efeitos da altura foram minimizados por pílulas e balas de coca comprados na conexão em Lima. Outro problema relatado pelo Jorge foi subir as escalas do estádio Guillermo Briceño Rosamedina, mas que fora isso passou de boa pelo desafio. Em outra postagem na rede social, ele disse: "Quito está chegando". A não ser que eu tenha entendido de forma completamente enganada a frase, deu a entender que será sua a transmissão de Independiente del Valle x Flamengo daqui a duas quintas, dia 19.

Entrevistas interativas Duas foram concedidas por profissionais da TNT e do Space a canais no YouTube. Uma delas foi do Alexandre Oliveira a Joana Farias no canal "Vamo Junto". Se dizendo muito feliz no Esporte Interativo por ter liberdade e ser aceito do jeito que é mesmo tendo a atenção chamada algumas vezes devido a alguns exageros, o comentarista lembrou da acusação de que teria cometido racismo contra uma maquiadora da ESPN, a qual foi lançada pelo colunista de fofocas dos famosos Léo Dias, e afirmou que o caso foi inventado e que a própria maquiadora disse publicamente que nada aconteceu. Alê disse que a ESPN lhe aceitou, mas que foi subjulgado e humilhado por muito tempo por ficar 10 anos falando de futsal mesmo tendo sido jogador e treinador de futebol, modalidade na qual via gente menos entendida tendo todas as oportunidades. Já pro canal de Rica Perrone quem falou foi André Henning, que disse não conseguir mais assistir programas esportivos de televisão mesmo fazendo parte do cenário atual deles e temer pelo futuro do jornalismo esportivo como conhecemos pois, mesmo que o veja como entretenimento, não tem curtido a linguagem usada e a chatice que acha existir, além de não gostar de um direcionamento que tem notado em relação a ter quem só fale do Flamengo, quem só fale do Palmeiras e daí por diante ao invés de ter uma mesa de sentar para conversar. O narrador disse considerar Luís Roberto, da Globo, o melhor locutor da televisão brasileira, sem desrespeitar nenhum dos demais, mas apenas achar que ele está alguns andares acima.

Fortaleza na Justiça contra a Turner? Pode ser. De Afonso Ribeiro (vê bem, Will Smith: Afonso e não Alfonso, não tem "L" no nome) no Yahoo!: os tricolores podem ir à justiça comum para revisar ou rescindir o acordo com a dona do Esporte Interativo pela transmissão do Campeonato Brasileiro em TV por assinatura até 2024. A bronca do Leão do Pici é por valores a ele destinados serem diferentes dos oferecidos a Athletico Paranaense, Bahia, Ceará, Internacional, Palmeiras e Santos. Entrevistado há 2 meses pela Rádio CBN cearense, o presidente Marcelo Paz protestou que até o Coritiba, que recém voltou neste ano para a Série A, tem um contrato melhor que o do Fortaleza.

Coronavírus afetaria a Olimpíada? Nem falo do evento em si e sim da cobertura jornalística dos seus exibidores. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: Globo/SporTV e BandSports estão cautelosos e esperam o que surgirá nas próximas semanas para mudar ou não os planejamentos iniciais para os Jogos de Tóquio. Da parte global, será preparado um material com orientações e cuidados em caso de algum de seus 102 enviados ser contaminado, mas também por isso foi adiada por algumas semanas a contratação da logística de seus profissionais no Japão. Da parte do canal esportivo da Band, o diretor Denis Gavazzi afirmou que as vidas de seus jornalistas não será colocada em risco.

Coronavírus afeta o DAZN Eventos anunciados pelo portal não podendo ser transmitidos por adiados para sabe lá Deus quando devido à nova praga que assola o mundo. Assim já foi no meio de semana com a volta das semifinais da Copa da Itália, tanto Milan x Juventus quanto Napoli x Internazionale, e assim é também neste sábado pois passaria Strasbourg x Paris Saint Germain às 13h30, pelo Campeonato Francês.

Atletiba por conta própria? Da parte do Athletico? Pode ser. De Daniel Malucelli na Tribuna do Paraná: o clube estuda fazer uma transmissão direcionada aos seus torcedores do clássico contra o Coritiba na última rodada da 1ª fase do Campeonato Paranaense, já que algo assim é permitido no contrato fechado pelas 12 agremiações com o DAZN, não havendo impeditivo para tanto. O que poderia inviabilizar isso seria o custo elevado de tal iniciativa. Um teste interno foi feito nesta quarta-feira no jogo contra o Rio Branco, gravado para fins de ensaio com comentários do ex-jogador Nem e narração de Anderson Luís, o "Inabalável" ex-rádios 98 FM e Banda B.

Juntos sem ser em parceria das rádios Band Serão Marcelo do Ó e Bernardo Ramos neste domingo, mas não tem nada a ver com uma transmissão simultânea pela BandNews FM, à qual o narrador chegou recentemente, e pela Rádio Bandeirantes, da qual o comentarista e apresentador é o coordenador esportivo. Eles transmitirão juntos é o Campeonato Catarinense pela webTV Futebol Catarinense, da TV NSports. O jogo que vai reuni-los neste domingo é Chapecoense x Joinville, às 16h, com Rafael Júnior completando a equipe na reportagem. Não será a única partida do dia a ter uma equipe de SP narrando e comentando pelo mesmo acontecer em Marcílio Dias x Tubarão com Maurício Bonato, ex-Sky e BandSports, e Bruno Laurence, atualmente comentarista do DAZN. As outras duas transmissões do Futebol Catarinense TV terão equipes totalmente regionais, como habitualmente ocorre.

Quem sabe de carro conhece qualquer carro E Alessandra Alves levou isso a outro patamar nesta semana, mesmo sendo corintiana e não flamenguista. A comentarista de Fórmula 1 da BandNews FM fez uma participação especial no 1º episódio do 2º ano do humorístico Meio Rádio, vencedor do Troféu APCA como melhor podcast de 2019 e que é tocado por Caetano Cury, Hugo Vecchiato (ambos ex-Rádio Bandeirantes) e Leandro Gouveia (da CBN). Se ela fala sobre carros de automobilismo, mostrou nesta edição que também fala sobre carros alegóricos de carnaval em circuitos mistos deslumbrantes. Neste mesmo podcast, outro destaque ótimo é uma imitação de Cláudio Zaidan respondendo quanto é 6 + 8 e como vivem os guaxinins no quadro "Tudo que Você Precisa Saber".

O lado musical de Ronaldo Giovaneli Do TudoRádio: programa lançado neste ano pela Rádio Transamérica e apresentado pelo comentarista esportivo e ex-jogador às 23h, o "Feras do Rock" passará a dar maior ênfase aos clássicos do gênero, que não são tocados habitualmente nas estações radiofônicas.

Mais uma mudança no rádio de Goiânia Cara, o Auvaro Maia é herói por não ter entontecido até agora com esse monte de idas e vindas que noticia quase todas as semanas, rs... A última envolve Adolfo Campos, que deixou a Sagres 730 e terá anunciado nesta segunda seu retorno à Bandeirantes - logo, ele sai das "Feras do Kajuru" e volta a ser das "Feras do Esporte". Adolfo apresentará as jornadas esportivas da RB, terá um comentário diário no fim da manhã e participará de segunda a sexta da atração de fim de tarde "Band Esporte Clube".

Alô, Curitiba! Ajudem Sidnei Campos! Hoje à frente da web Rádio Brazil após deixar recentemente a webrádio do Athletico Paranaense, o narrador e ex-repórter busca alguém na capital das araucárias para digitalizar e salvar um tantão de relíquias guardadas por ele da antiga Rádio Clube Paranaense B2, tanto gravadas em fitas cassete quanto em fitas de rolo. Se você conhece alguém que faça isso ou se você mesmo pode dar essa mão, contate o Sidnei por e-mail pois não só ele ficará agradecido, mas eu também enquanto apaixonado pelas relíquias do passado.

Rádio Avaí com equipe 100% feminina Será na partida contra o Juventus, às 16h deste domingo, com narração de Duda Dalponte, comentários de Maria Heloísa Vieira, reportagem de Simone Malagoli e interatividade com Thaisy Regina. Além da internet, a jornada é escutada no dial FM através da Rádio Sara Brasil de Florianópolis.

Rádio Eldorado de Criciúma processada É pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol de Santa Catarina, que pede R$ 30 mil de indenização por danos morais. A ação interposta pelo presidente da entidade, Johnny Barros de Oliveira, foi motivada por críticas do narrador Dante Bragatto Neto e do comentarista Reginaldo Corrêa à arbitragem de Juventus x Criciúma, jogo de 26 de janeiro no qual o clube de Jaraguá do Sul ganhou por 3 x 2 com um pênalti marcado aos 48 minutos do 2º tempo por Rafael Traci em falta iniciada fora e terminada dentro da área. A Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina se manifestou favorável à Eldorado nesta pendenga.

Profissional agredida no Heriberto Hulse Fato condenável praticado com Rafaela Custódio, repórter do Portal Engeplus, no Criciúma x Brusque do domingo passado. Quando ela fotografafa um chinelo que havia sido arremessado ao campo de jogo, um torcedor - não citado nominalmente pelo portal, mas que é constado na lista oficial de membros transitórios do conselho deliberativo do Tigre - a empurrou e, junto de outros zé chulés (pois não há maneira cordial e gentil de chamar panacas idiotas dessa laia), a hostilizaram alegando que o documento jornalístico dela "prejudicaria o clube". E o que esses tontos fizeram, não prejudicaria??? Bah, safadeza assim irrita pra burro - e pra inteligente também. Rafaela e a equipe do Engeplus registraram um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e, lamentavelmente, a agressão sofrida por ela não foi captada pelas câmeras de segurança do Heriberto Hulse, que captavam outras ocorrências por estarem dispostas em ângulo 360º e previamente focadas em pontos críticos. Mesmo assim, tomara que esses covardes desgraçados sejam identificados de alguma maneira e responsabilizados, que o Criciúma desinfete o Heriberto afastando dele gente ruim desse porte, que só traz prejuízo ao clube e enfeia demais um estádio que passa uma imagem (ao menos pra mim, que vejo de fora pela TV ou ouço pelo rádio) muito bacana de "alçapão" com cantoria constante da torcida e uma banda barulhenta e muito animada. Os tricolores da terra do carvão não podem ter imundos assim misturados aos bons, aos corretos e aos decentes, ainda mais tendo feito o que fizeram com uma mulher só porque algo de errado por eles cometido era captado jornalisticamente. Pulhas.

Isso, Sílvio Barsetti, encara eles! O repórter do portal Terra encarou de frente a CBF e seus desmandos ao, terminada a coletiva de Tite no anúncio dos primeiros convocados da Seleção Brasileira para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, se levantar e reclamar que tenta entrevistar o treinador há 1 ano e nunca recebe oportunidade para questioná-lo em nenhuma coletiva, para tanto reclamando da assessoria da entidade. Tite disse para ele perguntar que responderia de boa. Sílvio quis saber das cobranças que o técnico tem recebido e aí o diretor Juninho Paulista - que, por incrível que pareça, continua na CBF mesmo depois do que Lúcio de Castro denunciou há alguns dias na Agência Sportlight de Jornalismo Investigativo (mas quem se surpreende com isso da "querida" e "amada" CBF, não é?) - afirmou que não gostou da maneira como Sílvio se comportou pois a entidade atende a todos. Arrã, sei...

O novo projeto de Lívio Oricchio O jornalista especializado em automobilismo passará a cobri-lo em projeto conjunto com a Webmotors, dedicando-se eminentemente à Fórmula 1. Trabalhos abertos a partir do Grande Prêmio da Holanda, em 3 de maio, com vídeos e textos para os veículos da Webmotors.

Faça o Surto Olímpico ir a Tóquio Nos últimos 9 anos, o site comandado pelo amigo Regys Silva se tornou um dos grandes referenciais em esportes olímpicos na imprensa brasileira com um trabalho digno das melhores considerações possíveis e alcance até mesmo internacional em algumas oportunidades por tê-los como pauta central no ciclo inteiro de 4 anos e não só nas 2 semanas de Jogos Olímpicos. Em 2016, o portal cobriu uma edição in loco pela vez primeira com o 1º credenciado sendo o já falecido Rodrigo Huk. A expectativa é a dose se repetir este ano no Japão, credenciado que está o editor Mateus Nagime. No entanto, os custos são muito elevados para esta operação, que inclui estadia, alimentação e passagem para a capital japonesa. Uma vaquinha virtual foi aberta para a arrecadação de R$ 10.000,00 e, até 1 e meia da madrugada deste sábado, haviam sido obtidos R$ 2.060,00. Quem puder ajudar, tanto faz se for pessoa física ou instituição que quiser ligar sua marca a um trabalho top, faça-o pois o resultado, tenho certeza, será o melhor e mais legal possível. A vaquinha está aqui e dúvidas podem ser tiradas por e-mail.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sábado, 07/03/2020
05:10 - Rúgbi, Super Rugby: Rebels x Lions - WATCH ESPN (Internet)
09:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Eibar x Mallorca - FOX PREMIUM
09:05 - Rúgbi, Torneio Feminino das 6 Nações: Inglaterra x País de Gales - WATCH ESPN (Internet)
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x Bournemouth - ESPN BRASIL
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Bristol x Fulham - WATCH ESPN (Internet)
09:30 - Dardos, Aberto Britânico: 1ª sessão do 2º dia - DAZN (Internet)
10:00 - Rúgbi, Premiership: Saracens x Leicester Tigers - WATCH ESPN (Internet)
10:00 - Rúgbi, Super Rugby: Sharks x Jaguares - WATCH ESPN (Internet)
11:25 - Rúgbi, Premierhsip: Exceter x Bath - WATCH ESPN (Internet)
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Wolfsburg x Red Bull Leipzig - FOX SPORTS
11:30 - Inverno, X Games Noruega: vários eventos - WATCH ESPN (Internet)
12:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Sevilla - FOX PREMIUM
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Brighton - ESPN BRASIL
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Newcastle - ESPN
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x West Ham - DAZN (Internet)
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Sheffield x Norwich - DAZN (Internet)
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Crystal Palace x Watford - WATCH ESPN (Internet)
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Swansea x West Browmich - WATCH ESPN (Internet)
12:10 - Rúgbi, Super Rugby: Bulls x Highlanders - WATCH ESPN (Internet)
12:50 - Basquete, NBB: Bauru x Minas - BAND
13:00 - Softbol, NCAA: Texas Sulista x Texas - WATCH ESPN (Internet)
13:30 - Rúgbi, Sevens Series Vancouver: 1º dia - WATCH ESPN (Internet)
13:45 - Rúgbi, Torneio das 6 Nações: Inglaterra x País de Gales - ESPN 2
14:00 - Futebol, Campeonato Turco: Fenerbahce x Denizlispor - REDETV!
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: Wisconsin x Indiana - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: Auburn x Tennessee - WATCH ESPN (Internet)
14:15 - Softbol, NCAA: Noroeste x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Monchengladbach x Borussia Dortmund - FOX SPORTS 2
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Real Sociedad - ESPN BRASIL
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Tottenham - ESPN
14:30 - Futebol Americano, Campeonato Paulista: Rio Preto Weilers x Scelta Guardians - BANDSPORTS
14:30 - Ginástica Artística, Copa do Mundo: etapa dos EUA - SPORTV 2
14:30 - Basquete, NCAA Masculina: Carolina do Sul x Vanderbilt - WATCH ESPN (Internet)
14:50 - Basquete, NCAA Masculina: Baylor x Virgínia do Oeste - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Santo André x Oeste - SPORTV
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: São Caetano x Atibaia - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Audax x Portuguesa - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: EC São Bernardo x Batatais - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Nacional x Marília - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Desportiva x Serra - FACEBOOK TORCIDAES (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Português: Vitória de Setúbal x Benfica - ESPN EXTRA
15:00 - Softbol, NCAA: Tecnológica do Virgínia x Virgínia - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Softbol, NCAA: Notre Dame x Estadual da Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Softbol, NCAA: Syracuse x Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Softbol, NCAA: Pittsburgh x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Beisebol, NCAA: Estadual da Carolina do Norte x Virgínia - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Beisebol, NCAA: Estadual da Flórida x Duke - WATCH ESPN (Internet)
15:30 - Softbol, NCAA: Estadual do Sudeste do Missouri x Estadual do Mississippi - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Sport x Santa Cruz - SBT (Região Nordeste menos BA e SE) e LIVEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Bahia x Confiança - ARATU (BA) e LIVEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasiliense: Luziânia x Gama - TV BRASÍLIA (DF)
16:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Macaé x Madureira - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Red Bull Brasil x Monte Azul - FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: XV de Piracicaba x Portuguesa Santista - FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Barretos x Comercial - REDE FAMÍLIA (SP interior) e FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Paulista x Primavera - FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Rio Preto x Desportivo Brasil - FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Belga: Brugge x Cercle Brugge - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Minas x Ribeirão Preto - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
16:00 - Boxe, Super-Pena: Scott Quigg x Jono Carroll (e outras lutas) - DAZN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kansas x Tecnológica do Texas - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Tecnológica da Virgínia x Notre Dame - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Geórgia x Estadual da Louisiana - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol Americano, XFL: Seattle Dragons x Houston Roughnecks - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Softbol, NCAA: Carolina do Sul x Geórgia - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Softbol, NCAA: Universidade de Boston x Tecnológica da Geórgia - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Beisebol, NCAA: Tecnológica da Virgínia x Tecnológica da Geórgia - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Beisebol, NCAA: Notre Dame x Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Beisebol, NCAA: Estadual de Wright x Tennessee - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Dardos, Aberto Britânico: 2ª sessão do 2º dia - DAZN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Paderborn x Colônia - FOX SPORTS 2
16:30 - Basquete, NCAA Masculina: Alabama x Missouri - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Softbol, NCAA: Estadual de Kent x Duke - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Softbol, NCAA: Campbell x Estadual da Louisiana - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Beisebol, NCAA: Princeton x Ole Miss - WATCH ESPN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Heerenveen x Ajax - ESPN
16:45 - Rúgbi, Torneio Feminino das 6 Nações: Escócia x França - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Palmeiras x Ferroviária - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Paraná x União Beltrão - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Alagoano: CRB x CEO - TV MAR (AL) e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Goiano: Jaraguá x Vila Nova - FGF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Getafe x Celta - FOX PREMIUM
17:00 - Futebol, Torneio Feminino da França: França x Brasil - SPORTV
17:00 - Beisebol, NCAA: Universidade de Boston x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Lipscomb x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Estadual de Indiana x Kansas - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Quinnipiac x Estadual do Mississippi - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Sudeste do Alabama x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Português: Porto x Rio Ave - ESPN 2
17:30 - Softbol, NCAA: Mercer x Estadual do Oklahoma - WATCH ESPN (Internet)
17:50 - Basquete, NCAA Masculina: Estadual de Iowa x Estadual do Kansas - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Fortaleza x CSA - FOX SPORTS
18:00 - Automobilismo, Nascar Xfinity Series: 300 Milhas de Fontana - FOX SPORTS 2
18:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Ponta Grossa x SESC - VÔLEI BRASIL (Internet)
18:00 - Basquete, NCAA Feminina: Harvard x Yale - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Basquete, NCAA Feminina: Rider x Monmouth - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: Louisville x Virgínia - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: Estadual de Oklahoma x Texas - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: Syracuse x Miami - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Beisebol, NCAA: Louisville x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Beisebol, NCAA: Universidade do Sul da Flórida x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
18:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Maringá x Itapetininga - VÔLEI BRASIL (Internet)
18:30 - Basquete, NCAA Masculina: Arkansas x Texas A&M - WATCH ESPN (Internet)
18:30 - Basquete, NCAA Masculina: Universidade de Boston x Estadual da Flórida - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Novorizontino x Corinthians - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Atlético x Cruzeiro - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Baiano: Bahia x Doce Mel - PREMIERE
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: SESI x Blumenau - CULTURA
19:00 - Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil: semifinais da etapa de Aracaju - SPORTV 2
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: Dartmouth x Brown - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: Pensilvânia x Columbia - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: Princeton x Cornell - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: Lafayette x Duke - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Beisebol, NCAA: UMass Lowell x Estadual da Louisiana - WATCH ESPN (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Paulista: Santos x Mirassol - SPORTV
20:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Botafogo da Paraíba x Imperatriz - LIVEFC (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Linense x Velo Clube - FPF TV (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Duke x Carolina do Norte - ESPN
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oklahoma x Cristã do Texas - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Cornell x Princeton - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Columbia x Pensilvânia - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - MMA, UFC 248: Israel Adesanya x Yoel Romero (e outras lutas) - SPORTV 3 (card preliminar) e COMBATE
20:00 - Softbol, NCAA: Auburn x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Softbol, NCAA: Utah x Estadual de Oklahoma - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Basquete, NCAA Masculina: Ole Miss x Estadual do Mississippi - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Softbol, NCAA: Liberty x Texas - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Argentino: Tucumán x River Plate - FOX SPORTS
21:00 - Futebol, Campeonato Argentino: Boca Juniors x Gimnasia y Esgrima - FOX SPORTS 2
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Boston Bruins x Tampa Bay Lights - ESPN 2
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Yale x Harvard - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Albany x Stony Brook - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Brown x Dartmouth - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Beisebol, NCAA: Pittsburgh x Miami - WATCH ESPN (Internet)
21:05 - Futebol, MLS: Atlanta United x Cincinnati - DAZN (Internet)
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Cruzeiro x Taubaté - SPORTV 2
22:30 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Philadelphia 76ers - ESPN
00:00 - Basquete, NBA: Portland Trail Blazers x Sacramento Kings - SPORTV 2

Domingo, 08/03/2020
06:30 - Inverno, X Games Noruega: vários eventos - WATCH ESPN (Internet)
08:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Osasuna x Espanyol - WATCH ESPN (Internet)
09:00 - Automobilismo, Mundial de Motocross: 1ª corrida da Holanda - BANDSPORTS
09:10 - Ciclismo, Volta Paris/Nice: 1ª etapa - ESPN 2
09:45 - Dardos, Aberto Britânico: 1ª sessão do 3º dia - DAZN (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Uberlândia x URT - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Juventus x Penapolense - FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: São Bento x Votuporanguense - FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Sertãozinho x São Bernardo FC - FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Olímpia x GE Osasco - FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Valladolid x Athletic Bilbao - ESPN
10:00 - Ginástica Artística, Copa do Mundo: etapa a confirmar - SPORTV 2 (gravado)
10:00 - Rúgbi, Premiership: Bristol Rugby x Harlequins - WATCH ESPN (Internet)
10:20 - Automobilismo, Mundial de Motovelocidade: etapas de Moto2 e Moto3 do Catar - FOX SPORTS 2
10:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Willem II - WATCH ESPN (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Água Santa x Internacional - SPORTV
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Everton - ESPN BRASIL
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Genoa - DAZN (Internet)
11:00 - Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil: finais da etapa de Aracaju - SPORTV 3
11:00 - Basquete, NBB: Pinheiros x Pato - FACEBOOK NBB CAIXA (Internet)
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Augsburg - FOX SPORTS
12:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Levante x Granada - FOX PREMIUM
12:00 - Automobilismo, Mundial de Motocross: 2ª corrida da Holanda - BANDSPORTS
12:00 - Rúgbi, Torneio das 6 Nações: Escócia x França - ESPN 2
12:00 - Lutas, NCAA: campeonato da Conferência da Costa do Atlântico - WATCH ESPN (Internet)
12:30 - Futebol, Campeonato Belga: Groningen x PSV Eindhoven - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Sivasspor x Galatasaray - DAZN (Internet)
13:00 - Rúgbi, Sevens Series Vancouver: 2º dia - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Softbol, NCAA: Notre Dame x Estadual da Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Softbol, NCAA: Syracuse x Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Softbol, NCAA: Pittsburgh x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Beisebol, NCAA: Lipscomb x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
13:15 - Softbol, NCAA: Illinois x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Manchester City - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Mainz 05 x Borussia Dortmund - FOX SPORTS
14:00 - Ciclismo, Copa Internacional de Mountain Bike: etapa de Araxá - BANDSPORTS
14:00 - Softbol, NCAA: Universidade de Boston x Tecnológica da Geórgia - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Softbol, NCAA: Tecnológica da Virgínia x Virgínia - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Beisebol, NCAA: Pittsburgh x Miami - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Beisebol, NCAA: Universidade de Boston x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Beisebol, NCAA: Tecnológica da Virgínia x Tecnológica da Geórgia - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Beisebol, NCAA: Universidade do Sul da Flórida x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Beisebol, NCAA: Notre Dame x Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Beisebol, NCAA: Estadual de Wright x Tennessee - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Beisebol, NCAA: Princeton x Ole Miss - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Beisebol, NCAA: Estadual da Flórida x Duke - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Beisebol, NCAA: Louisville x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Beisebol, NCAA: Alabama do Sul x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Villarreal x Leganés - ESPN
14:30 - Futebol, Campeonato Português: Sporting x Aves - WATCH ESPN (Internet)
14:30 - Basquete, Liga ACB: Estudiantes x Barcelona - FOX SPORTS 2
14:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Carolina Hurricanes x Pittsburgh Penguins - WATCH ESPN (Internet)
14:30 - Softbol, NCAA: Estadual do Missouri x Estadual de Oklahoma - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: União Frederiquense x Cruzeiro - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: Tupi x Veranópolis - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: Brasil de Farroupilha x Glória - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: Passo Fundo x Igrejinha - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: Bagé x São Paulo - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: Guarani x Lajeadense - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: Avenida x Inter de Santa Maria - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso: São Gabriel x Guarany - FEDERAÇÃO GAÚCHA TV (Internet)
15:00 - Basquete, LBF: Ituano x Santo André - CULTURA
15:00 - Softbol, NCAA: Gardner-Webb x Duke - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Softbol, NCAA: Carolina do Sul x Geórgia - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Beisebol, NCAA: Quinnipiac x Estadual do Mississippi - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Beisebol, NCAA: Estadual de Indiana x Kansas - WATCH ESPN (Internet)
15:30 - Softbol, NCAA: Estadual de Wichita x Kansas - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Volta Redonda x Vasco - GLOBO (RJ, ES, DF, AL, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC, TO e Juiz de Fora) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Botafogo x São Paulo - GLOBO (SP, PR e TO) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Rio Claro x Taubaté - FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Noroeste x Capivariano - FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: América x Boa Esporte - GLOBO MINAS (MG exceto Juiz de Fora) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Pelotas x Grêmio - RBS (RS) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Criciúma x Figueirense - NSC (SC)
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Avaí x Juventus - FUTEBOL CATARINENSE TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Chapecoense x Joinville - FUTEBOL CATARINENSE TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Brusque x Concórdia - FUTEBOL CATARINENSE TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Marcílio Dias x Tubarão - FUTEBOL CATARINENSE TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Náutico x Retrô - GLOBO NORDESTE (PE)
16:00 - Futebol, Campeonato Baiano: Atlético x Juazeirense - REDE BAHIA (BA)
16:00 - Futebol, Campeonato Cearense: Atlético x Ceará - VERDES MARES (CE) e DIÁRIO (CE)
16:00 - Futebol, Campeonato Goiano: Goianésia x Atlético - ANHANGUERA (GO)
16:00 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: Cuiabá x União Rondonópolis - CENTRO AMÉRICA (MT)
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Águia Negra x Operário - MORENA (MS)
16:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Paysandu x Remo - TV BRASIL, CULTURA (PA) e ENCONTRO DAS ÁGUAS (AM)
16:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: PSTC x Coritiba - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol Americano, XFL: Saint Louis Battlehawks x DC Defenders - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: Kansas x Estadual do Kansas - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Lipscomb x Liberty - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Softbol, NCAA: Auburn x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Beisebol, NCAA: Estadual da Carolina do Norte x Virgínia - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Beisebol, NCAA: UMass Lowell x Estadual da Louisiana - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Dardos, Aberto Britânico: 2ª sessão do 3º dia - DAZN (Internet)
16:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Los Angeles Clippers - ESPN
16:30 - Automobilismo, Nascar Cup Series: 400 Milhas de Las Vegas - FOX SPORTS 2
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Internazionale - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lille x Lyon - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Betis x Real Madrid - FOX PREMIUM 1
17:45 - Softbol, NCAA: Evansville x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Fluminense x Resende - PREMIERE
18:00 - Futebol, Copa do Nordeste: ABC x Vitória - LIVEFC (Internet)
18:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Freipaulistano x América de Natal - LIVEFC (Internet)
18:00 - Futebol, Copa She Believes: EUA x Espanha - ESPN 2
18:00 - Softbol, NCAA: Ole Miss x Missouri - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Internacional x Brasil - SPORTV (RS assiste no Premiere)
19:00 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Oklahoma City Thunder - SPORTV 3
20:00 - Futebol, MLS: Portland Timbers x Nashville SC - ESPN
20:00 - Futebol, Campeonato Mexicano: Necaxa x Morelia - DAZN (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x São Paulo / Barueri - CULTURA
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Campinas x América Mineiro - SPORTV 2
20:00 - Basquete, NBA: Indiana Pacers x Dallas Mavericks - BAND
20:00 - Softbol, NCAA: Texas A&M x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NBA: Sacramento Kings x Toronto Raptors - SPORTV 2
22:00 - Futebol Americano, XFL: Tampa Bay Vipers x Los Angeles Wildcats - ESPN

Segunda, 09/03/2020
10:45 - Ciclismo, Volta Paris/Nice: 2ª etapa - ESPN 2
14:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Sassuolo x Brescia - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Aston Villa - ESPN BRASIL
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Ponte Preta x Red Bull Bragantino - SPORTV
20:00 - Basquete, NBB: Unifacisa x Paulistano - DAZN (Internet)
20:00 - Softbol, NCAA: Texas A&M x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Basquete, NBB: Brasília x São José - DAZN (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Arizona Coyotes x Winnipeg Jets - ESPN
22:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Milwaukee Bucks - SPORTV 2
22:00 - Basquete, Liga dos Campeões das Américas: Instituto x Flamengo - DAZN (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.