Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 24 de fevereiro de 2020
Trabalhar em grupos diferentes: não tem isso em POA

Pedro Ernesto Denardin narrando na Rádio Gaúcha e comentando futebol no "Balanço Geral" da TV Record? Nando Gross comentando na Rádio Guaíba e debatendo em "Os Donos da Bola" na TV Bandeirantes? Alex Bagé apresentando na Rádio Bandeirantes e comandando o carnaval na RBS TV? Se fosse em outras regiões brasileiras, cruzamentos de mídias distintas de grupos diferentes nesse nível dos três exemplos que dei poderiam acontecer bem de boa, sem problema nenhum. Mas aqui na aldeia pampeana "as leis são diferentes", como cantaria o Biquíni Cavadão. Aqui, se você trabalha numa mídia de um grupo, você tem que trabalhar somente nele se atuar em outras mídias. Algo que é recorrente em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e outros lugares do país não se nota aqui. Quem é da RBS é só da RBS, quem é da Record é apenas da Record, quem é da Bandeirantes é unicamente da Bandeirantes.

Há algumas exceções, verdade, mas são tão poucas que não dá nem para comparar o Rio Grande do Sul com o que se vê em outros estados. Voltando bastante no tempo, para 5 décadas atrás, teve Lauro Quadros fazendo programas como "Portovisão" e "Jogo Aberto" na TV Difusora (atual Band) em simultâneo à Rádio Guaíba - tudo bem que isso foi numa época em que a TV2 Guaíba ainda não existia, mas já tínhamos a Rádio Difusora (atual Bandeirantes). Vindo para a "era PB", me recordo de Renato Marsiglia ter conciliado a TV Globo com a Rádio Pampa entre 2004 e 2007 - e por ser exclusivo do Plim-Plim no vídeo, não aparecia na TV Pampa, então afiliada da Record. Depois, Edegar Schmidt conciliou a Rádio Guaíba e o SBT de 2008 até 2013 e o saudoso Ricardo Vidarte conciliou SBT e Rádio Grenal de 2015 até 2017. Apareciam num concorrente, casos respectivos, da TV Record e da TV Pampa. A se destacar ainda Luiz Carlos Reche, que desde 2008 comanda o "Cadeira Cativa" na Ulbra TV mesmo quando ainda estava na Rádio Guaíba, quando passou por Rádio e TV Bandeirantes e nestes mais de 2 anos de Grenal FM.

Mas notem que esses que citei são apenas 5 casos daqui da capital gaúcha ante muitos e muitos do Sudeste, onde parece haver uma maior maleabilidade em relação a trabalhar na TV de um grupo e na rádio de outro, pegando apenas mídias eletrônicas como exemplo (mas sem desconsiderar de forma alguma internet e jornais e revistas impressos). Ao longo dos anos percebo isso com um tantão de casos que tentarei listar como exemplos ilustrativos para especificar mais ainda onde quero chegar, até para tentar entender uma hora qualquer por qual motivo não tem isso aqui.

O esporte do Sistema Globo de Rádio, pra começar as citações. Até o fim do ano passado ele se chamava "Futebol Globo no Rádio", nome adotado pois a ideia era fazer uma espécie de reprodução radiofônica das transmissões da TV Globo e do SporTV com nomes deles atuando nas jornadas. Mas alguns poucos participaram por pouco tempo ou no máximo uma ou duas vezes, casos de Alex Escobar, Casagrande, Caio, Júnior, André Rizek... Por outro lado, não rolou um regresso radiofônico do Luís Roberto, nem Cléber Machado narrando em AM/FM pela vez 1ª. Galvão Bueno? Nem pensar, como diriam Kleiton e Kledir. Em compensação, tem gente de tudo quanto é canal concorrente: Luiz Penido, da CNT; Eraldo Leite, da TV Band Rio; Rafael Marques, agora do Fox Sports; Mário Marra, Raphael Prates e Gustavo Zupak, todos da ESPN (e o Zupak era do Esporte Interativo); até dias atrás estavam ali Marcelo do Ó, da RedeTV!, e Paulo Vinícius Coelho, hoje global de ponta a ponta exceto em jornal impresso, mas que era da Fox.

A Rede Bandeirantes é uma que procurou integrar bastante o esporte de seus veículos, mas também possui exemplos de gente de outros grupos. A TV Band tem entre seus comentaristas Paulo Roberto Martins e Ronaldo Giovaneli, que são da Rádio Transamérica, da qual outros conciliadores por anos foram Neto e André Galvão. Quem da Band esteve um tempo simultaneamente na Rádio Globo foi Renata Fan, que era colunista da AM. Citei o Do Ó, que agora é da BandNews FM e continua na RedeTV!. Dois ex-profissionais dela conciliaram a rádio com o SporTV até ficarem apenas na Globosat: Fábio Seixas, hoje não mais global pois é do DAZN, e Sérgio Xavier. Já no BandSports tem Carlos Fernando, que por um período o conciliou com a Rádio Globo. Atualmente, os programas do canal têm outros dois nomes do time de Éder Luiz na Transamérica: Thomaz Rafael e o repórter Ivan Drago.

Na Rádio Bandeirantes, a atração da hora do almoço chega a misturar 4 canais diferentes de vídeo conforme seus participantes - claro que dois deles co-irmãos, que são a TV Bandeirantes, na qual Cláudio Zaidan faz o "Band Notícias", e o BandSports, do qual Fábio Piperno é integrante do "Bola Rolando" e do "Depois do Jogo", em ambos estando o apresentador Román Laurito nas transmissões de MMA. Mas ali tem também o comandante esportivo Bernardo Ramos, que desde o ano passado se juntou ao "Cartão Verde" na Cultura, e especialmente Mauro Cezar Pereira, a opinião mais forte da ESPN Brasil sobretudo no "Linha de Passe", onde no domingo retrasado estava na bancada com os já citados Marra e Zupak. Todos colegas televisivos, mas um deles concorrente dos outros dois no rádio. É isso que digo que não tem aqui em Porto Alegre e que seria legal ter. Imagine, hipoteticamente, um debate na TV reunindo ao mesmo tempo Maurício Saraiva sendo ele da Rádio Gaúcha, Carlos Guimarães sendo ele da Rádio Guaíba, Vinícius Sinott sendo ele da Rádio Bandeirantes e Roberto Pato Moure sendo ele da Rádio Grenal. Não tem como.

Sigo com os exemplos. Milton Neves em dois momentos: de 1999 a 2001, conciliou a Rádio Jovem Pan com a TV Bandeirantes sendo estes veículos arqui-rivais históricos; e entre 2005 e 2007, conciliou a Rádio Bandeirantes com a TV Record. Outro da RB nesta linha foi Ulisses Costa, que atuou na RedeTV! tanto em seu período final na Rádio Globo quanto no inicial na Rádio Bandeirantes até chegar à TV Band. Téo José também atuou por mais de uma década ao mesmo tempo na TV Band e na Rádio Jovem Pan. A dupla central da Rádio Globo SP a conciliou com a TV Record no começo dos anos 2000, tanto Oscar Ulisses fazendo no vídeo a Fórmula Indy quanto o já citado Paulo "Morsa" em atrações como "Terceiro Tempo" e "Debate Bola". Luís Roberto, antes de chegar ao Plim-Plim, conciliou a Rádio Globo não com o SporTV, mas com a ESPN Brasil. Isso tudo é em SP. Osmar Santos conciliou Rádio Globo e TV Manchete, Roberto Avallone conciliou TV Gazeta e Rádio Bandeirantes. Pego no RJ um caso clássico: José Carlos Araújo, Gerson e Gilson Ricardo foram da Globo no rádio e concorrentes dela na televisão desde a "Mesa Redonda" da CNT nas décadas de 1990 e 2000 até o "Jogo Aberto Rio" na Band de 2007 até 2012, quando saíram do SGR. E em Belo Horizonte, a versão local de "Os Donos da Bola" uniu entre 2013 e 2014 concorrentes radiofônicos como Héverton Guimarães e Dimara Oliveira, da BandNews FM, e Júnior Brasil e Cadu Doné, da Itatiaia. Mesmo atualmente é assim pois a base do "Donos" tem Héverton e colegas seus da 98 FM, mas o Cadu, da Itatiaia, tá lá também.

Tem "trocentos" tantos casos mais que poderia lembrar e a memória não vai ajudando, como Jorge Vinícius no SporTV e na Rádio Capital ao mesmo tempo, Sílvio Luiz na RedeTV! e no BandSports entre 2009 e 2010, Odinei Ribeiro na TV Cultura e na Rádio Record, Edson Mauro e Washington Rodrigues na Rádio Globo e primeiro na TV Manchete e depois na TV Bandeirantes, Mário Henrique na Rádio Itatiaia e no SporTV (sendo que na época dele de Globosat já existia a CBN e depois a Rádio Globo em Belo Horizonte)... E vou longe conforme a memória ajudar por mais difícil que pareça, mas acho que todos estes exemplos são perfeitos de onde quero chegar. Por que em outras partes do Brasil dá sem problemas para ter alguém da Globo no rádio e da Record na TV, da Jovem Pan no rádio e da Bandeirantes na TV e daí por diante, mas aqui em Porto Alegre não? Por que aqui tem que ser isso de "tudo do mesmo grupo em todas as mídias"? Por que não querer Luciano Périco narrando na RBS TV e apresentando, sei lá, o "Dupla em Debate" na Rádio Grenal? Cristiano Silva reportando na Rádio Guaíba e na TV Bandeirantes? Só queria entender isso, de verdade. Arremato citando um dos profissionais já destacados, o Oscar Ulisses. Ele tá na Rádio Globo em 2ª passagem desde 1985. Nestes 35 anos, passou por diversos canais de televisão: Manchete, SBT, Record... mas nunca pela TV Globo ou pelo SporTV. Enfim, um dia eu entenderei isso aqui da aldeia pampeana... ou não.

Outros destaques do dia

Não tem briga com a Globo, não Assim foi garantido pelo presidente do Flamengo. De Alexandre Araújo e Caio Blois no UOL Esporte: mas mesmo dizendo que ela é sua maior parceira nos últimos anos e que jogos do clube passarão na TV em torneios como Libertadores e Brasileirão, Rodolfo Landim reforçou que o clube quer valores justos para a audiência que tem e para o futebol que está apresentando, afirmando que a expectativa por uma receita maior do Plim-Plim é natural "porque proporcionamos um espetáculo acima dos outros", mas que o Fla segue aberto a propostas. Landim disse que houve 9 encontros entre as partes para tentar um ainda não atingido denominador comum. Ele disse que nenhuma das propostas feitas pela Globo foi diferente das oferecidas a Vasco, Fluminense e Botafogo. Ah, não que isto precise ser reforçado pois todos sabem, mas direi: não, não teve acerto de televisionamento à última hora e a conquista da Taça Guanabara foi exclusiva do bom e velho rádio mesmo, para alegria (acho) de locutores como Luiz Penido na Globo, José Carlos Araújo na Tupi, Jota Santiago na BandNews, Luiz Carlos Silva na 94 e outros.

Jornalista também nas férias Não é inédito o que ocorre com Gustavo Villani pois, nos últimos anos, deu a coincidência com vários profissionais da Globo de estarem de férias e, durante elas, acontecer algo ou forte ou grave exatamente nos locais onde estavam. Mas assim não tinha ocorrido - ao menos que eu me recorde - com alguém do esporte... até agora. O "Guga Gol" está com a família na Itália, justamente em Milão, e tinha ingresso comprado para assistir ontem Internazionale x Sampdoria no San Siro. Só que esta partida (que passaria no DAZN) foi uma das muitas canceladas não apenas no futebol, mas em diversas outras modalidades, devido ao temor causado pelo coronavírus em muitas regiões da Itália. Assim, por que não acionar o Villani para boletins jornalísticos sobre esta notícia que tem causado tanta preocupação e repercussão não só aqui no Brasil, mas no mundo inteiro? Assim foi feito por ele, que teve o estádio milanês ao fundo para boletins gravados tanto para a GloboNews quanto para o portal GloboEsporte.

Futebol na TV Bandeirantes Do Flávio Ricco no "Canal 1": começam em 22 de março as transmissões da Copa do Brasil Sub-20, sempre com um jogo aos domingos pela manhã. Não dá para fazer ainda a mínima ideia de qual será o primeiro exibido pois nenhum dia e nenhum horário de nenhuma partida está especificado ainda na tabela no site da CBF. Dá, no entanto, para se ter pela tabela básica a noção de que os duelos estão marcados inicialmente para meios de semana. Mudarão um deles pro domingo para atender à Band ou ela passará VTs? Tem isso também.

Dias foliões na TV por assinatura Em linhas gerais, os canais esportivos não terão mudanças muito significativas na segunda e na terça-feira por causa do carnaval. O SporTV talvez seja o que mais "poupe" espaços. Nesta segunda, o "Giro da Rodada" entrará das 16h45 às 17h45, reduzindo a duração do "Tá na Área". Além disso, o "Bem, Amigos!" entrará normalmente às 22h, mas não ao vivo e sim gravado na terça-feira da semana passada, conforme destacado no dia seguinte pela Fabíola Andrade, uma das partícipes desta edição, que será temática sobre gestão de futebol com os dirigentes Diego Cerri (Bahia), Duílio Monteiro Alves (Corinthians) e Olimar Bolicenho (Cruzeiro), todos entrevistados por ela e mais Marco Antônio Rodrigues, Paulo Vinícius Coelho, Rodrigo Capelo e o apresentador Milton Leite. Na terça, tem "Baú do Esporte" às 16h45, "Boleiragem" às 17h e "Giro da Rodada" às 18h, só então vindo o "Tá na Área" ao vivo às 19h. Na ESPN Brasil tudo estará normal nesta segunda com exceção do "Sportscenter" noturno, que entrará às 21h e não depois e sim antes do "Linha de Passe", que na grade de programação no site do canal consta como normalmente ao vivo às 22h. Também nesta segunda, o Fox Sports terá como única diferenciação não ir ao ar o "Jogo Sagrado" às 21h30 e sim um programa especial sobre a Libertadores. Já o BandSports terá uma semana diferente por causa do tênis por ter muito ATP de Dubai de manhã e na hora do almoço, além do ATP de Acapulco à noite e no comecinho da madrugada. Nesta segunda, isto afetará o "Baita Amigos" por ele ir ao ar mais cedo, das 19h30 às 21h.

Emoção na ESPN É nesta segunda, a partir das 3 da tarde. Será exibida, diretamente de Los Angeles, a celebração especial às vidas de Kobe e da filha Gianna Bryant, um evento que promete muito no Staples Center.

Rádio de São Paulo Na tripla simultaneidade de sábado à tarde, Água Santa x Corinthians foi transmitido por 105, Bandeirantes, Energia, Globo/CBN, Jovem Pan, Transamérica e Trianon. Depois deste jogo, a Trianon pegou a sequência de Ituano x Santos e as demais foram com a continuação de Oeste x São Paulo, feito completo por Super Rádio AM e BandNews FM. Nela, enfim tivemos as primeiras narrações de gol do Marcelo do Ó - e, para compensar os 180 minutos sem "caçapas" no fim-de-semana de estreia, foram 4 de uma só vez. Descontração brincalhona que só faço por gostar muito da equipe da BandNews e de seus componentes: será que o "problema" do Marcelo era o comentarista? Na estreia, ele teve Bruno Camarão nos dois jogos. Agora, esteve com André Coutinho. (eh, eh)

Carnaval na Jovem Pan Foi um clássico por muitos anos: os desfiles do Rio de Janeiro transmitidos pela AM 620 de SP com nomes do esporte como Wanderley Nogueira, Flávio Prado e Israel Gimpel. Agora esta cobertura não acontece mais no dial convencional e a emissora resolveu investir num trabalho diferenciado chamado "CarnaPan", exibido somente pelo YouTube. O esporte continua presente no acompanhamento folião através de Márcio Spimpolo ("aaahhh, muito obrigado..."), que forma dupla central de estúdio com Kallyna Sabino, do "Jornal da Manhã".

Melhoras, Fred Soares! O comentarista da 94 FM do Rio de Janeiro, na qual apresenta aos domingos o programa "Jogo Falado", está cobrindo como sempre o carnaval carioca pela Super Rádio Tupi, que tem em Marcus Vinícius "Mr. Bean" o âncora das transmissões. Acontece que neste domingo, ao ir à pista cobrir a Grande Rio, o Fred escorregou numa água que tinha solta justamente na pista, no setor 1, e fraturou a rótula de uma das pernas, conforme informado no ar pela Tupi. Felizmente ele foi atendido prontamente por maqueiros e médicos.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 24/02/2020
07:00 - Tênis, ATP de Dubai: duas partidas - BANDSPORTS
07:30 - Ciclismo, Volta dos Emirados Árabes Unidos: 2º dia - WATCH ESPN (Internet)
07:45 - Críquete, Amistoso: Índia x Bangladesh - WATCH ESPN (Internet)
12:00 - Tênis, ATP de Dubai: duas partidas - BANDSPORTS
16:30 - Futebol, Campeonato Português: Gil Vicente x Benfica - ESPN 2
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x West Ham - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, Euroliga: Real Madrid x Panathinaikos - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: São Bento x São Caetano - SPORTV
21:00 - Basquete, Eliminatória Masculina da Copa América: Brasil x Uruguai - SPORTV 2
21:00 - Tênis, ATP de Acapulco: três partidas - BANDSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Duke x NC - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Virginia do Oeste x Texas - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Feminina: Oregon x Stanford - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oklahoma State x Kansas - WATCH ESPN (Internet)
00:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Memphis Grizzlies - SPORTV 2

Terça, 25/02/2020
07:00 - Tênis, ATP de Dubai: duas partidas - BANDSPORTS
12:00 - Tênis, ATP de Dubai: duas partidas - BANDSPORTS
13:00 - Basquete, Liga G da NBA: Windy City Bulls x Grand Rapids Drive - WATCH ESPN (Internet)
13:30 - Basquete, Liga G da NBA: Maine Red Claws x Capital City Go-Go - WATCH ESPN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Cardiff x Nottingham Forest - ESPN
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Napoli x Barcelona - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Chelsea x Bayern de Munique - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: William & Mary x Virginia - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Beisebol, NCAA: UT Martin x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: Carolina Central do Norte x Duke - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Beisebol, NCAA: Mississippi do Sul x Ole Miss - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Beisebol, NCAA: Kennesaw x Georgia - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: River Plate do Uruguai x Atlético Grau - DAZN (Internet)
20:00 - Softbol, NCAA: Alabama x Georgia - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Beisebol, NCAA: Florida A&M x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Tênis, ATP de Acapulco: três partidas - BANDSPORTS
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Rangers x New York Islanders - ESPN
21:00 - Basquete, Liga G da NBA: Lakeland Magic x Erie Bayhawks - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, Liga G da NBA: College Park Skyhawks x Canton Charge - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Pensilvânia x Princeton - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kentucky x Texas A&M - ESPN 2
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: TCU x Iowa - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Duke x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Atlético Tucumán x Independiente Medellin - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: River Plate do Paraguai x Deportivo Cali - REDETV! e DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Goiás x Sol de América - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Sport Huancayo x Argentinos Juniors - DAZN (Internet)
21:30 - Basquete, NBA: Toronto Raptors x Milwaukee Bucks - SPORTV 2
21:30 - Basquete, Liga G da NBA: Fort Wayne Mad Ants x Raptors 905 - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Basquete, Liga G da NBA: Austin Spurs x Sioux Falls Skyforce - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kansas x Baylor - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Beisebol, NCAA: Sam Houston x Texas - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Clemson x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Alabama x Mississippi - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Basquete, NBA: Portland Trail Blazers x Boston Celtics - SPORTV 2
00:45 - Críquete, Amistoso: Inglaterra x Tailândia - WATCH ESPN (Internet)
01:30 - Basquete, NCAA Masculina: Kentucky x Texas A&M - WATCH ESPN (Internet)

Quarta, 26/02/2020
04:45 - Críquete, Amistoso: Índias Ocidentais x Paquistão - WATCH ESPN (Internet)
07:00 - Tênis, ATP de Dubai: duas partidas - BANDSPORTS
12:00 - Tênis, ATP de Dubai: duas partidas - BANDSPORTS
07:30 - Ciclismo, Volta dos Emirados Árabes Unidos: 3º dia - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol, Copa da Rainha: Madrid CFF x Sevilla - ESPN EXTRA
15:00 - Futebol, Copa da Rainha: Athletic Bilbao x Tacón - ESPN EXTRA
15:00 - Basquete, Liga G da NBA: Salt Lake City Stars x Stockton Kings - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: XV de Piracicaba x Juventude - SPORTV
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Millwall x Birmingham - ESPN
17:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Ceará x Botafogo da Paraíba - LIVEFC (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Lyon x Juventus - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Real Madrid x Manchester City - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Flórida do Sul x Miami - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Softbol, NCAA: Elton x Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Beisebol, NCAA: Tennessee do Meio x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Minas x Cruzeiro - SPORTV 2
19:00 - Softbol, NCAA: Duke x NC - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: Georgia x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: Kennesaw x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Paraná x Bahia de Feira - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Cerro Porteño x Barcelona - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Nacional do Paraguai x Bahia - DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Liverpool x Llaneros - DAZN (Internet)
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Santa Cruz x Freipaulistano - LIVEFC (Internet)
19:30 - Beisebol, NCAA: Saint Louis x Vanderbilt - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Salgueiro x Sport - PREMIERE
20:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Vitória x CRB - LIVEFC (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: Pato x Basquete Cearense - DAZN (Internet)
20:00 - Softbol, NCAA: UCF x Florida State - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Basquete, NCAA Masculina: Georgia x Carolina do Sul - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Tênis, ATP de Acapulco: três partidas - BANDSPORTS
21:00 - Basquete, Liga G da NBA: Greensboro Swarm x Westchester Knicks - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: UConn x Cincinnati - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Chattanooga x VMI - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Mercer x Citadel - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Softbol, NCAA: Alabama do Norte x Ole Miss - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Internacional x Deportes Tolima - GLOBO (RS, SC e GO) e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Moto Club x Fluminense - GLOBO (RJ, ES, DF, MS, MT, CE, AL, RN, PB, SE, PI, PA e Juiz de Fora) e SPORTV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Afogados da Ingazeira x Atlético Mineiro - GLOBO (MG - exceto Juiz de Fora -, PE e MA) e SPORTV 2
21:30 - Futebol, Campeonato Paulista: Corinthians x Santo André - GLOBO (SP, PR, BA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Recopa Sul-Americana: Flamengo x Independiente del Valle (volta) - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Universidad Católica x Lanús - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Deportivo Pasto x Huachipato - DAZN (Internet)
21:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x San Antonio Spurs - ESPN
21:30 - Basquete, NCAA Feminina: Iowa x Kansas - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Beisebol, NCAA: Louisiana Tech x LSU - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, Liga G da NBA: Rio Grande Valley Vipers x Texas Legends - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Texas Tech x Oklahoma - WATCH ESPN (Internet)
22:30 - Basquete, Liga G da NBA: Oklahoma City Blue x Northern Arizona Suns - WATCH ESPN (Internet)
22:30 - Basquete, NCAA Masculina: Tennessee x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Notre Dame x Universidade de Boston - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Novo México x Força Aérea - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Utah Jazz - ESPN
00:00 - Basquete, Liga G da NBA: Santa Cruz Warriors x South Bay Lakers - WATCH ESPN (Internet)
00:45 - Críquete, Amistoso: Índia x Nova Zelândia - WATCH ESPN (Internet)

Quinta, 27/02/2020
04:45 - Críquete, Amistoso: Austrália x Bangladesh - WATCH ESPN (Internet)
07:30 - Ciclismo, Volta dos Emirados Árabes Unidos: 4º dia - WATCH ESPN (Internet)
08:00 - Tênis, ATP de Dubai: quatro jogos das quartas-de-final - BANDSPORTS
14:55 - Futebol, Liga Europa: Brugge x Manchester United - FOX SPORTS
14:55 - Futebol, Liga Europa: Shakhtar Donetsk x Benfica - FOX SPORTS 2
16:00 - Golfe, Honda Classic: 1ª rodada - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Dardos, Premier League: etapa de Dublin - DAZN (Internet)
16:05 - Basquete, Euroliga: Maccabi Tel Aviv x Olympiacos - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Liga Europa: Olympiacos x Arsenal - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Liga Europa: Bayer Leverkusen x Porto - FOX SPORTS 2
18:00 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Flamengo x Independiente del Valle (semifinal) - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: São José x Chapecoense - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Plaza Colonia x Zamora - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Náutico x ABC - LIVEFC (Internet)
20:00 - Tênis, ATP de Acapulco: quatro jogos das quartas-de-final - BANDSPORTS
20:00 - Basquete, NBB: Minas x São José - DAZN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: Carolina do Sul x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: Universidade de Boston x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kentucky x Texas A&M - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Natação, NCAA: Campeonato Masculino da ACC - WATCH ESPN (Internet)
20:15 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: River Plate x Libertad (semifinal) - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Basquete, Liga G da NBA: Capital City Go-Go x College Park Skyhawks - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, Liga G da NBA: Lakeland Magic x Maine Red Claws - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, Liga G da NBA: Erie Bayhawks x Long Island Nets - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Carolina do Norte x Notre Dame - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Alabama x Texas A&M - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Georgia x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Ole Miss x Tennessee - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Wisconsin x Michigan - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Ponte Preta x Vila Nova - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Fortaleza x Independiente - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Audax Italiano x Cusco - DAZN (Internet)
21:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Dallas Stars x Boston Bruins - ESPN
21:30 - Basquete, NCAA Feminina: Vanderbilt x LSU - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Auburn x Missouri - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Syracuse x NC - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Vôlei, NCAA Masculina: McKendree x Loyola Chicago - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Feminina: - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Ohio State x Nebraska - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Arizona x USC - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Dorados x Mineros - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Basquete, Liga G da NBA: Austin Spurs x Agua Caliente Clippers - WATCH ESPN (Internet)
00:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Golden State Warriors - BAND
00:45 - Críquete, Amistoso: África do Sul x Tailândia - WATCH ESPN (Internet)
01:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oregon State x Oregon - WATCH ESPN (Internet)
03:00 - Rúgbi, Super Rugby: Highlanders x Rebels - WATCH ESPN (Internet)
03:30 - Basquete, NCAA Masculina: Kentucky x Texas A&M - WATCH ESPN (Internet)

Sexta, 28/02/2020
04:45 - Críquete, Amistoso: Inglaterra x Paquistão - WATCH ESPN (Internet)
05:10 - Rúgbi, Super Rugby: Waratahs x Lions - WATCH ESPN (Internet)
10:00 - Tênis, ATP de Dubai: duas semifinais - BANDSPORTS
10:00 - Ginástica, Copa Feminina do Mundo: etapa a confirmar - SPORTV 3 (gravado)
14:30 - Softbol, NCAA: Lehigh x NC State - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Softbol, NCAA: Iowa x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Golfe, Honda Classic: 2ª rodada - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Paderborn - FOX SPORTS
16:45 - Futebol, Campeonato Francês: Nimes x Olympique - DAZN (Internet)
17:30 - Softbol, NCAA: Illinois do Leste x Georgia - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Beisebol, NCAA: Harvard x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: UT Arlington x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: Notre Dame x Duke - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Paulista: Guarani x Água Santa - SPORTV
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x São Paulo / Barueri - VÔLEI BRASIL (Internet)
19:30 - Basquete, NBB: Pato x Unifacisa - TWITTER NBB CAIXA (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: Rio Claro x Basquete Cearense - DAZN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: Brown x Princeton - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x SESI Bauru - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Pinheiros x Fluminense - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Softbol, NCAA: Pittsburgh x Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Softbol, NCAA: Virginia x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Beisebol, NCAA: Flórida do Atlântico x Florida State - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Natação, NCAA: Campeonato Masculino de Mergulho - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Flamengo x Curitiba - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:45 - Críquete, Amistoso: Nova Zelândia x Bangladesh - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Tênis, ATP de Acapulco: primeira semifinal - BANDSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Columbia x Harvard - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Cornell x Dartmouth - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Yale x Pensilvânia - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Dartmouth x Cornell - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Pensilvânia x Yale - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Princeton x Brown - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Harvard x Columbia - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Davidson x Dayton - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Beisebol, NCAA: Clemson x Carolina do Sul - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Ginástica, NCAA Feminina: Michigan do Oeste x Central Michigan - WATCH ESPN (Internet)
21:10 - Basquete, NBB: Paulistano x Bauru - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Campeonato Paulista: Red Bull Bragantino x Ituano - SPORTV
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Praia Clube x Osasco Audax - SPORTV 2
22:05 - Automobilismo, Mundial de Superbike: classificação do GP da Austrália - DAZN (Internet)
22:30 - Ginástica, NCAA Feminina: Arkansas x LSU - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Vôlei, NCAA Masculina: UC Santa Cruz x UC San Diego - WATCH ESPN (Internet)
00:40 - Rúgbi, Super Rugby: Hurricanes x Sunwolves - WATCH ESPN (Internet)
00:45 - Críquete, Amistoso: Índia x Sri Lanka - WATCH ESPN (Internet)
01:00 - Tênis, ATP de Acapulco: segunda semifinal - BANDSPORTS

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.