Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quarta, 19 de fevereiro de 2020
O adeus a Luís Alberto Volpe



Calou-se aos 67 anos, após 1 mês internado devido a um câncer e subsequente pneumonia (causas das quais se soube através de um emocionado post do ex-colega Eduardo Monsanto no Instagram), uma das vozes mais sensacionais da televisão esportiva brasileira. Volpe tinha um timbre clássico, uma entonação perfeita. Locuções de gols da rodada e narrações de reportagens especiais e de documentários ficavam ainda mais legais com ele, que iniciou em 1980 na Rádio Globo de São Paulo como repórter esportivo. No ano seguinte, ele ingressou na EPTV de Ribeirão Preto como apresentador do noticiário noturno dela. Depois, voltou à capital e pintou na tela da Globo e do SBT até iniciar em 1987 uma trajetória de 8 anos inesquecíveis na TV Cultura. Dela, preciso falar um pouco a mais.

Já de cara, Volpe teve uma função importantíssima em seus primeiros anos: narrar futebol, sucedendo a uma geração vinda do recém-saído Luiz Noriega e de Orlando Duarte, que parara de narrar algum tempo antes ainda. Quando ele chega, quem fazia as locuções dos jogos também eram José Góes e José Carlos Cicarelli, mas naquele 1987 este último deixaria a Cultura e iria para a Record, que ficara com uma vaga aberta depois da saída de Sílvio Luiz. A partir disso, a emissora paulista ficava com Volpe, Góes e Carlos Eduardo Leite como locutores esportivos. E coube ao Luís Alberto narrar o São Paulo campeão brasileiro de 1986 contra o Guarani, naquela decisão em fevereiro de 1987 e que a Cultura transmitiu para o interior do estado (enquanto a Manchete a fez nacionalmente). No fim da década ele não fez mais narrações de jogos, daí passou a se dedicar muito mais à aprresentação.

Praticamente todos os programas esportivos do canal 2 de São Paulo tiveram Luís Alberto na apresentação. O mais marcante deles foi, sem dúvida, o "Grandes Momentos do Esporte". Toda uma geração foi marcada por esta belíssima atração, que jamais deveria ter saído do ar. Graças a ela conhecemos melhor craques do passado, assistimos jogos históricos, curtimos histórias marcantes de personagens especiais do futebol e de outras modalidades. E a presença do Volpe ajudou a tornar este programa tão especial para tantos, mesmo tantos os anos dele fora no ar. Mas um outro ainda está no ar e tem nele um membro fundador: o "Cartão Verde", estreado em 1993 em trio composto por Volpe, Armando Nogueira e José Trajano. Mas Luís só fez as primeiras edições dele, Flávio Prado chegou em seguida.

Quando Luís Alberto deixa a TV Cultura na virada para 1995, deixo de acompanhá-lo pois se transfere para a ESPN Brasil, oriunda da TVA Esportes. Só fui ter TV a cabo na virada de 1996 para 1997 - e era Net, que não tinha a ESPN Brasil, canal incluído nas grades dela e da Sky somente no ano 2000. A partir daí, sim, volto a prestigiá-lo em jornais e programas como "Sportscenter" (surgido do "30 Minutos", noturno que ele fazia de segunda a sexta desde a chegada ao canal) e "Histórias do Esporte", quando pontuava com sua extraordinária locução os materiais dos campeoníssimos Ronaldo Kotscho e Roberto Salim, além de tantos outros materiais que precisavam de uma narração top de linha. Volpe a assegurava e o resultado sempre foi o melhor possível - e sempre niveladíssimo por cima.



Infelizmente, Luís Alberto Volpe deixa a ESPN Brasil no fim de 2015, pouco antes de chegar aos 21 anos no canal, que já não tinha mais o perfil original. Atrações como o "Histórias do Esporte", por exemplo, lamentavelmente não deixaram herdeiros. Como lamentável que ninguém tivesse contratado o Volpe depois disso, ele simplesmente não voltou mais ao ar. De novo me perdi dele. Mas há alguns meses, "o reencontrei" através de uma foto publicada no Facebook por dois de seus ex-colegas de canal, magistrais profissionais: Helvídio Mattos e Marcelo Gomes, este último ainda atuante e responsável por VTs sensacionais. Sensacional como ficou, aliás, o VT póstumo ao Volpe com texto do Marcelo, um repórter gigantesco e muito necessário nesses tempos atuais onde a reportagem com "RE" maiúsculo ficou tão deixada de lado pela TV esportiva por assinatura, e linda locução de Rogério Vaughan. É de emocionar.

Com a morte de Volpe, vai embora uma parte muito importante da memória afetiva de muitos telespectadores que passaram a curtir futebol - fosse o da atualidade ou o do passado - através dos áureos tempos da Cultura. O "Grandes Momentos do Esporte" está no coração de muita gente até hoje também, sim, devido à apresentação dele. Da mesma maneira, vai embora uma parte fundamental dos primórdios da televisão esportiva por assinatura neste país, os quais só comecei a pegar depois de alguns anos, mas nem por isso menos inesquecíveis. Descanse em paz e saiba, aí em cima, que a excelência de seu trabalho e as magníficas locuções serão sempre lembradas.

Em tempo: eu pensava justamente em falar sobre a ESPN Brasil "das antigas" na coluna de hoje a partir de algumas verdades ditas no Twitter pelo seu ex-repórter e comentarista Lúcio de Castro, hoje à frente da imperdível Agência Sportlight de Jornalismo Investigativo - nada referente especificamente ao canal da parte dele e sim em relação à televisão esportiva num todo, sem exceções. Vou guardá-las para a coluna de amanhã pois é um assunto que quero destacar com protagonismo devido, que hoje tive de concedê-lo para este justo adeus ao Volpe.

Outros destaques do dia

Teste de resistência para o DAZN Para os sistemas dele, no caso, pois certamente teremos milhões e milhões de acessos a ele em Independiente del Valle x Flamengo, a Recopa exclusivíssima (adquirida pelo portal de internet quando obtida a Copa Sul-Americana, já que uma está no pacote da outra). O site fará uma transmissão com pré e pós-jogo substanciados dos seus enviados ao Equador, Eduardo Monsanto, Rafael Oliveira e Mariana Fontes. Imagino que a audiência seja até maior que a obtida no ano passado pelas semifinais entre Corinthians e os já citados equatorianos, pois a transmissão ao vivo também foi exclusiva do DAZN, só que neste caso ainda havia uma espécie de "válvula de escape" para alguns que era esperar pela reprise completa na RedeTV! às 23h30. Mas desta vez não haverá nem sequer isso. É no DAZN, apenas no DAZN, somente no DAZN, unicamente no DAZN. Que os deuses da bola protejam os sistemas dele para dar conta da enorme demanda que terá, é o desejo dos torcedores que querem ver o jogo - e também o das rádios do RJ, já que infelizmente elas farão tudo daqui através das imagens dele.

René Simões no SBT É nele a atividade que levou à sua saída da BandNews FM do RJ e da versão carioca de "Os Donos da Bola" na TV Bandeirantes. Ele será um dos dois treinadores de "Uma Vida, um Sonho", a competição que será apresentada em maio pela Glenda Kozlowski - o outro técnico será Joel Santana.

Só deu Neto nesta terça-feira O ex-jogador é Guarani em Campinas, mas estava com a macaca, fosse comentando o "Big Brother Brasil" em plena versão paulistana de "Os Donos da Bola" ou fosse em surpreendente presença contida no SporTV para falar sobre o Corinthians no "Acabou a Brincadeira", do Carlos Cereto, que voltou ontem como quadro do "Seleção SporTV" após ter sido extinto enquanto programa em si há pouco mais de 1 mês.

Tá de brincadeira, Daniel Pereira! De brincadeira estão vocês que juravam que algo assim não aconteceria, eh, eh, eh... O narrador do SporTV não perdeu a chance e sonorizou para o portal GloboEsporte o gol de Dandan no 1 x 0 do Brusque sobre o Juventus, pelo Campeonato Catarinense, 1º dele pelo campeão brasileiro da Série D.

Beetto Saad em dois canais Será por meia de 2 horas. Do Flávio Ricco no "Canal 1": estreado em 31 de março, o novo programa do ex-Jovem Pan se chamará "Oléé S.A. - Business & Sports" e marcará seu retorno ao BandSports após nele fazer por muitos anos o semanal "Encontro de Craques". A atração, voltada ao marketing esportivo, terá 2 horas de duração e a primeira meia hora será mostrada simultaneamente no BandNews TV.

Júlio Lemos no grupo O Bairrista Do Coletiva: o ex-comunicador da Grenal FM passou a fazer parte dessa turma a partir do Grenal de sábado passado, narrado por ele nos espaços digitais do Bairrista, pelo qual dividirá transmissões com Ramiro Ruschel. É o projeto de Júnior Maicá e Eduardo Santos crescendo mais e mais, vide a recente chegada do programa "Bairrista Futebol Clube" à RDC TV, na qual Júlio segue aos domingos com o "Nos Acréscimos".

Guerrinha irritou os colombianos No "Sala de Redação" de ontem, o comentarista da Rádio Gaúcha desdenhou do Deportes Tolima ao falar do jogo dele contra o Internacional e o chamou de "lixo", além de afirmar que sua folha de pagamento vale "um cachorro-quente do Rosário e uma Coca-Cola". Um que manifestou sua irritação no Twitter, por exemplo, foi Camilo Pinto, comentarista da Rádio Caracol - que também ontem, aliás, falou aqui para Porto Alegre, mas não na Gaúcha e sim como entrevistado do "Esporte Notícia" na Rádio Bandeirantes. Na partida desta noite, duas rádios AM e/ou FM daqui estarão presentes: a própria Gaúcha, com o narrador Marcelo de Bona e o repórter José Alberto Andrade; e a Guaíba, com o repórter Geison Lisboa. Bandeirantes e Grenal ficarão no tubo total.

De repórter a narrador Foi o que aconteceu com Janniter de Cordes, da CBN/Diário, no Espírito Santo. Inicialmente ele reportaria Vitória x Figueirense ontem, já que era prevista a transmissão pelo SporTV - logo, a narração seria dos estúdios, ou do Salles Jr. ou do Paulo Branchi. Só que no próprio dia do jogo tivemos aquilo que observei na coluna de ontem, de que a exibição na televisão caiu e ela aconteceria em vídeo ao vivo pelo portal GloboEsporte. A sorte da emissora é que o Janniter é repórter/narrador, assim, ele foi para uma das cabines do Estádio Ninho da Águia e relatou muito bem o enfrentamento, tendo o apoio no estúdio do comentarista Rodrigo Faraco, que muitas vezes era mais municiado de informação sobre o jogo a partir do relato in loco do colega do que pela imagem do GE, que tinha câmera única e chegava com atraso de alguns segundos. Em dado momento da 2ª etapa, Janniter cometeu um "sincericídio" no ar e disse: "programação hoje não era essa, mas as circunstâncias..." Em postagem no Twitter, ele marcou a cabine da qual fez o jogo, o que ilustrou bem que em vários momentos ele tinha que pedir licença aos torcedores que ficavam em pé para deixá-lo visualizar o campo para poder narrar os lances. Das duas rádios de Florianópolis que fazem futebol atualmente, somente a CBN/Diário esteve na capital capixaba. A Guarujá fez o jogo em tubo total.

Novidade no rádio de Criciúma Eduardo Ventura é o novo narrador da Rádio Som Maior FM, na qual apresentará o programa "Som Maior Esportes", diariamente das 11h30 às 12h, e dividindo as transmissões de futebol com Mário Lima. Em simultâneo, ele continuará tocando o projeto de internet "Esporte de Primeira", lançado há 3 meses. Eduardo começou na Rádio Garibaldi de Laguna, onde ficou por 4 anos, e depois se transferiu para Tubarão, permanecendo 15 anos na Rádio Santa Catarina. O convite a ele foi feito pelo Mário e pelo comentarista João Nassif.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quarta, 19/02/2020
16:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x West Ham - ESPN BRASIL
16:30 - Tênis, Aberto do Rio de Janeiro: várias partidas - SPORTV 3 e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Atalanta x Valencia - TNT
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Tottenham x Red Bull Leipzig - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Wright x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Alabama State x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Danubio x Millonarios - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
19:00 - Beisebol, NCAA: Lamar x Texas - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Boavista x Chapecoense - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Paysandu x CRB - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Huracán x Atlético Nacional - DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Sportivo Luqueño x Mineros - DAZN (Internet)
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: CSA x Bahia - LIVEFC (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Afogados x Santa Cruz - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Boa Esporte x URT - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: Flórida do Sul x UCF - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Beisebol, NCAA: Jacksonville x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
20:15 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: River Plate x Cerro Porteño - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Basquete, Liga G da NBA: Northern Arizona Suns x Canton Charge - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, Liga G da NBA: Wisconsin Herd x Grand Rapids Drive - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, Liga G da NBA: Fort Wayne Mad Ants x Greensboro Swarm - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: UCF x Cincinnati - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Miami x Virginia Tech - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Texas A&M x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
21:15 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Águia Negra x Aquidauanense - TV FFMS (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Tolima x Internacional - GLOBO (RS, SP, MG - exceto Juiz de Fora -, SC, PR, GO, MS, MT e TO) e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Barcelona x Cerro Porteño - FOX SPORTS 2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Náutico x Botafogo - GLOBO (RJ, PE, ES, DF, BA, CE, AL, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e Juiz de Fora) e SPORTV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Oeste x Ceará - VERDES MARES (CE) e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Oriente Petrolero x Vasco - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Cearense: Guarany x Pacajus - DIÁRIO (CE)
21:30 - Basquete, Liga G da NBA: Westchester Knicks x Raptors 905 - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Basquete, NCAA Feminina: TCU x Kansas - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, Liga G da NBA: Sioux Falls Skyforce x Memphis Hustle - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, Liga G da NBA: South Bay Lakers x Texas Legends - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Masculina: TCU x Texas - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Masculina: Universidade de Boston x Virginia - WATCH ESPN (Internet)
22:30 - Futebol, Recopa Sul-Americana: Independiente del Valle x Flamengo (ida) - DAZN (Internet)
22:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Boston Bruins x Edmonton Oilers - ESPN 2
23:00 - Basquete, Liga G da NBA: Iowa Wolves x Salt Lake City Stars - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Tulsa x Houston - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Carolina do Sul x Mississippi - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kansas x Texas Tech - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Georgia Tech x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Basquete, Liga G da NBA: Agua Caliente Clippers x Stockton Kings - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Basquete, NCAA Masculina: Carolina do Norte x Notre Dame - WATCH ESPN (Internet)

Quinta, 20/02/2020
10:00 - Sinuca, Shoot Out: 1º dia - DAZN (Internet)
14:00 - Basquete, Liga G da NBA: Erie Brayhawks x Windy City Bulls - WATCH ESPN (Internet)
14:45 - Basquete, Euroliga: Fenerbahce x Real Madrid - DAZN (Internet)
14:55 - Futebol, Liga Europa: Brugge x Manchester United - FOX SPORTS
14:55 - Futebol, Liga Europa: Shakhtar Donetsk x Benfica - FOX SPORTS 2
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Rio Claro x Votuporanguense - FPF TV (Internet)
16:00 - Dardos, Campeonato Inglês: etapa de Cardiff - DAZN (Internet)
16:30 - Tênis, Aberto do Rio de Janeiro: várias partidas - SPORTV 3 e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
17:00 - Futebol, Liga Europa: Olympiacos x Arsenal - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Liga Europa: Bayer Leverkusen x Porto - FOX SPORTS 2
18:00 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Independiente del Valle x Colo-Colo - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
18:00 - Golfe, Campeonato do México: 1ª rodada - ESPN 2
19:00 - Vôlei, Sul-Americano Feminino: Praia Clube x Boca Juniors - SPORTV 2
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: SESI x Minas - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Mineiro: Tombense x Cruzeiro - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Palestino x Guaraní - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Emelec x Blooming - DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Always Ready x Millonarios - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Marília x Olímpia - FPF TV (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Osasco Audax x Flamengo - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Fluminense x São Cristóvão - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x Pinheiros - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: SESC x Cruzeiro - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Blumenau x América Mineiro - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Ponta Grossa x Maringá - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Taubaté x Renata - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: Louisville x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: Clemson x Syracuse - WATCH ESPN (Internet)
20:15 - Futebol, Campeonato Capixaba: Desportiva x Atlético Itapemirim - FACEBOOK TORCIDA ES (Internet)
20:15 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Libertad x Jorge Wilstermann - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Basquete, Liga G da NBA: College Park Skyhawks x Maine Red Claws - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Wake Forest x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Tennessee x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Texas A&M x Georgia - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: LSU x Carolina do Sul - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Virginia x Duke - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Pittsburgh x Universidade de Boston - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: UConn x Temple - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Vermont x Stony Brook - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Brusque x Remo - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Atlético Mineiro x Unión Santa Fe - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: El Nacional x Fénix - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Paulista: Palmeiras x Guarani - PREMIERE
22:00 - Vôlei, Sul-Americano Feminino: Minas x San Lorenzo - SPORTV 2
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Arizona Coyotes x Saint Louis Blues - ESPN
22:00 - Basquete, Universitário Feminino dos EUA: Saint Plus x Saint Joseph Lafayette - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Kentucky x Ole Miss - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Missouri x Vanderbilt - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Virginia Tech x Notre Dame - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: NC x Miami - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Flórida x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Masculina: Georgia x UT Arlington - WATCH ESPN (Internet)
22:30 - Basquete, Liga G da NBA: South Bay Lakers x Austin Spurs - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Feminina: Mississippi x Auburn - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: UNC Asheville x Radford - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Basquete, Liga G da NBA: Agua Caliente Clippers x Santa Cruz Warriors - WATCH ESPN (Internet)
00:30 - Basquete, NBA: Houston Rockets x Golden State Warriors - BAND
01:00 - Basquete, NCAA Masculina: Havaí x UC Riverside - WATCH ESPN (Internet)
03:05 - Rúgbi, Super Rugby: Crusaders x Highlanders - WATCH ESPN (Internet)

Sexta, 21/02/2020
04:45 - Críquete, Copa Feminina do Mundo Sub-20: Austrália x Índia - WATCH ESPN (Internet)
10:00 - Sinuca, Shoot Out: 2º dia - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Monte Azul x Atibaia - FPF TV (Internet)
15:00 - Tênis, Aberto do Rio de Janeiro: quartas-de-final - SPORTV 3 e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
15:00 - Basquete, Euroliga: Estrela Vermelha x CSKA Moscou - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Botafogo x Internacional - SPORTV
16:00 - Luta, NCAA: Michigan x Central Michigan - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Paderborn - FOX SPORTS
16:30 - Basquete, Euroliga: Panathinaikos x Barcelona - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Brescia x Napoli - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Derby County x Fulham - ESPN EXTRA
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Betis x Mallorca - ESPN
17:00 - Beisebol, NCAA: Tennessee Tech x NC - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Bucknell x Virginia - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Valparaiso x Lousville - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Dallas Baptist x Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Sporting Cristal x Nacional do Uruguai - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
18:00 - Golfe, Campeonato do México: 2ª rodada - ESPN
18:00 - Beisebol, NCAA: Ohio x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Beisebol, NCAA: Stony Brook x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Beisebol, NCAA: Cornell x Duke - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Sertãozinho x Audax - FPF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: GE Osasco x Paulista - FPF TV (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Paulista: Novorizontino x Mirassol - SPORTV
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: São Paulo / Barueri x Valinhos - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Coritiba x Cianorte - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Taubaté x Juventus - FPF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Batatais x Linense - FPF TV (Internet)
20:00 - Vôlei, Sul-Americano Feminino: Praia Clube x Minas - SPORTV 2
20:00 - Beisebol, NCAA: Cincinnati x Flórida State - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Ginástica, NCAA Feminina: Alabama x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
20:15 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Flamengo x Puerto Cabello - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Canisius x Quinnipiac - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Yale x Cornell - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Beisebol, NCAA: Flórida x Miami - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Ginástica, NCAA Feminina: Georgia x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Ginástica, NCAA Feminina: William & Mary, Centenary e NC - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Ginástica, NCAA Feminina: Virginia do Oeste x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Luta, NCAA: NC x Duke - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Luta, NCAA: Carolina do Norte x Virginia - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Ginástica, NCAA Feminina: Auburn x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Oklahoma City Thunder - ESPN
22:00 - Basquete, Amistoso: jogo a confirmar - SPORTV 2 (gravado)
22:00 - Beisebol, NCAA: Boise x Texas - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Beisebol, NCAA: Kentucky Oriental x LSU - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Automobilismo, Nascar Truck Series: 300 Milhas de Las Vegas - FOX SPORTS 2
23:00 - MMA, Bellator 239: Ed Ruth x Yaroslav Amosov (e outras lutas) - ESPN 2
23:00 - Ginástica, NCAA Feminina: LSU x Missouri - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Luta, NCAA: Nebraska x Minnesota - WATCH ESPN (Internet)
00:45 - Rúgbi, Super Rugby: Rebels x Sharks - WATCH ESPN (Internet)
03:05 - Rúgbi, Super Rugby: Chiefs x Brumbies - WATCH ESPN (Internet)
03:45 - Críquete, Copa Feminina do Mundo Sub-20: Índias Ocidentais x Tailândia - WATCH ESPN (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.