Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sábado, 15 de fevereiro de 2020
Ah, não! Supercopa com filmagem única não!

Mas tristemente é o que acontecerá no Flamengo x Athletico Paranaense. Que isso aconteça em Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Copa América, Liga dos Campeões da UEFA e afins semelhantes, tudo bem. Mas passou disso, já me tira do sério a ponto de eu achamar de praga maldita desgraçadamente horrorosa (sim, não é sempre que consigo manter a elegância para criticar e aí baixo o nível mesmo... rs). Do Rodrigo Mattos no UOL Esporte: a filmagem da Supercopa Brasileira será toda feita pela CBF, que estabelecerá um padrão gráfico e tudo mais. Logo, a Globo e o SporTV serão apenas exibidores das imagens, mas não responsáveis pelas mesmas - é que nem acontece nos campeonatos de base e no Brasileirão Feminino, por exemplo. Mas pombas! Fazer isso no futebol profissional??? Depois dessa papagaiada ridiculamente safadíssima que a Conmebol fez dias atrás em Universidad de Chile x Internacional, quando escondeu na filmagem a verdade dos tumultos que aconteciam no Nacional de Santiago??? Melhor eu me controlar senão chutarei a porta com tanta força que será capaz de eu botar tudo "na chón", como diria Dona Armênia. Voltando ao que informa o Rodrigo: fazer a produção de filmagem e gráficos na Supercopa será um teste da CBF para poder fazer isso na Copa do Brasil a partir de 2022, quando um novo contrato começará a valer. Tentando ser racional em algo que me deixa pistolaço com "PI" maiúsculo (como diriam em Picos, Altos e Piripiri), repriso o que já falei inúmeras vezes: se quiser fazer uma filmagem-padrão, faça; mas libere os exibidores para inserirem câmeras exclusivas e, caso possam e queiram, até mesmo fazerem uma filmagem toda própria ao invés de exibir a padrão para deixar a imagem "ao seu jeito", tudo bem que usando gráficos no padrão estabelecido pela organizadora, mas que também mostre não só o que ela quiser que vejamos, mas especialmente aquilo que precisaremos ver por nos quererem esconder.

Bagunça global Tudo causado pelo quê? Acertou quem respondeu que foi a eliminação do Corinthians da Libertadores. Pra começo de conversa, vale registrar que as grades publicadas nas páginas das filiais e afiliadas da Rede Globo nem sempre são confiáveis pois muitas vezes informam jogo A, quando em fato passará uma partida B - por isso que é mais confiável esperar a informação do televisionamento correto nos "agendões da casa" publicados pelo site da assessoria de imprensa da emissora às terças e às sextas à noite. Mesmo assim, é fato atestado por A + B = C e todo o restante do alfabeto que diversas grades apontam para a próxima quarta-feira a transmissão de Tolima x Internacional, que ganhou exibição em TV aberta devido à saída do Coringão. O detalhe: uma delas é a da Globo da cidade de São Paulo. Para fim comparativo: a grade da Globo do Rio de Janeiro já aponta Náutico x Botafogo, que foi marcado para 21h30 de quarta que vem justamente para ser o futebol carioca deste dia. Aí entra outra coisa que funde a cuca do vivente: tem grades de afiliadas do interior de SP totalmente "desunidas", algumas apontando a exibição da Copa do Brasil e outras indicando que mostrarão a Libertadores. A não ser que a própria Rede Globo ofereça antecipadamente algum esclarecimento, creio que a confusão permanecerá até a noitinha da véspera, quando só então o site da assessoria informará as transmissões globais de quarta até sexta-feira. Mas quer mais um elemento nessa bagunça toda? Uma partida do Campeonato Paulista foi antecipada do sábado, dia 29, para a quarta-feira de cinzas, dia 26, a pedido do Plim-Plim: Corinthians x Santo André. A dúvida que isto origina é: por qual motivo mostrariam Tolima x Internacional para Sampa City na próxima quarta se Inter x Tolima já não passaria devido a Coringão x Ramalhão? Não parece sem sentido isso de transmitir a ida de um confronto, mas não fazê-lo na volta? Pra mim, parece.

Copa do Brasil na telinha Além das já destacadas na coluna de ontem, outras partidas da 2ª fase foram confirmadas com dias, horários e exibidores. Na quarta dia 26, a Globo transmitirá Afogados do Ingazeira x Atlético Mineiro. Já em 4 de março, tem TV aberta apontada para Boa Esporte x Cruzeiro e Atlético Goianiense x Santa Cruz. Estes 3 jogos passarão também no SporTV, que terá vários outros só para si. Os que não citei ainda são: na quarta 26, XV de Piracicaba x Juventude às 16h30 e Paraná x Bahia de Feira às 19h15; na quinta 27, São José x Boavista ou Chapecoense às 19h15 e Ponte Preta x Vila Nova às 21h30; na quarta 4, Moto Club ou Fluminense x Botafogo da Paraíba e Santo André x Goiás às 19h15; e na quinta 5, Vitória x Lagarto ou Volta Redonda às 19h15 e Vasco x ABC às 21h30. Já 3 enfrentamentos serão exclusivos do rádio, a não ser que pinte um portal GloboEsporte para eles: na quarta 26, River x América de Natal e Ferroviária x Águia Negra; e na quarta 4, Brasil x Manaus. Tudo às 20h30.



Teve CNT na TV Globo esta semana Tá, o título do tópico é extremamente sensacionalista, ahahahah... Mas também não é nenhuma mentira pois isso aconteceu mesmo. Foi na quinta-feira, no programa "Se Joga", da Fernanda Gentil. O apresentador do "Tempo Extra" nos domingos da CNT (rede nacional menos Paraná) compareceu por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Rádio. Claro que falo do Luiz Penido, o "Garotão da Galera" da Globo/CBN - que, aliás, tem até sido bem escutado no Plim-Plim nas matérias dos jogos do Flamengo pelo Campeonato Carioca pois, sem televisionamento deles, o "sobe-som" dos gols tem sido com a voz do Penido pelas rádios do Sistema Globo. Sua presença foi num quadro de perguntas e respostas sobre o veículo, no qual competiu com alguém que surgiu do rádio antes de brilhar na TV: Luiz Carlos Jr., que nunca narrou esportes em AM e/ou FM, mas sim foi comunicador musical. Mas não foram os dois Luiz os únicos esportivos a pintarem nesta atração de variedades nesta semana. Ontem, Alexandre Oliveira entrou ao vivo de um mercado em SP para mostrar os preços de produtos que podem ser usados em blocos de carnaval, com a banana-prata como uma boa dica. (se você não entendeu, a Carmen explica)

Esporte no carnaval da Band O fim-de-semana folião terá apenas a NBA marcando presença, tanto com seu semanal "NBA Freestyle" das 12h às 12h30 e a transmissão de Indiana Pacers x Toronto Raptors às 20h, ambos no domingo da semana que vem. Já o Novo Basquete Brasil e o Campeonato Brasileiro Feminino não acontecerão nestes dias, que também não terão exibidos os programas "Band Esporte Clube" e "Terceiro Tempo". A grade da próxima semana também não aponta ainda nada de Campeonato Francês. Acertinho difícil, hein, TV Bandeirantes?

Sem Superliga no carnaval O vôlei também dará uma pausa no fim-de-semana que vem. A TV Cultura voltará a passá-la no dia 29, com o feminino Valinhos x SESC às 19h, e no dia 1º, com o masculino Maringá x Ribeirão Preto às 20h.

PVC no Paulistão Ele fará São Paulo x Corinthians esta noite no Premiere com Milton Leite e Ricardinho. Não me recordo, sinceramente, qual foi a última vez que Paulo Vinícius Coelho comentou o Campeonato Paulista na televisão - certamente terá sido em alguma jornada da edição de 2003, última deste certame exibida pela ESPN Brasil. Apenas não tenho certeza se ele esteve na finalíssima justamente entre os dois duelistas aí citados, pois na época era praxe as decisões terem apenas José Trajano como comentarista. Mas é certo que o Paulo depois comentou muitas vezes o torneio bandeirante de 2007 até 2012 no rádio, tanto na Eldorado/ESPN quanto na Estadão/ESPN.

Rio Open nas Organizações Globo (observe-se que este PB não diz "Grupo Globo" nem mesmo se um dia o Eusébio Resende prometer me levar a um Federer x Djokovic narrado in loco por ele para assistir ao seu lado na cabine) Do Tênis Brasil: o aberto a iniciar nesta segunda-feira, com epílogo no domingo de carnaval, terá as partidas da quadra central exibidas pelo SporTV 3 (às 16h30 de segunda a quinta, às 15h na sexta, às 17h no sábado e às 17h30 no domingo) e os jogos da quadra 1 através do portal GloboEsporte (16h30 de segunda a quinta e 18h na sexta).

Fim-de-Semana das Estrelas na NBA É a atração iniciada ontem e que terá seu ápice às 22h deste domingo, com o jogo entre os times de Giannis Antetokounmpo (diga este sobrenome aceleradinho se puder) e LeBron James sendo transmitido ao vivo por ESPN na televisão e GloboEsporte pela internet. O SporTV 2 não tem direito de exibição em tempo real, mas passará a gravação integral na segunda-feira, às 22h. Quem não tem direito nem a VT é a Bandeirantes, que vai de cinema às 20h neste domingo. Ao invés de Ivan Bruno, Danilo Castro, Eduardo Barão e Álvaro José, teremos Julia Roberts e Hugh Grant em "Um Lugar Chamado Notting Hill".

Pombas, CADE, cadê a decisão? Sim, é o lero-lero da fusão ESPN + Fox Sports. De Gabriel Vaquer no Observatório da Televisão: talvez, talvez uma decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica sobre o assunto aconteça na próxima sessão do órgão, dia 9 de março. Mas já não dá mais para garantir nada, ô chatice isso!!!

Futebol na Rádio Transamérica RJ? De Eduardo Moura no Audiência Carioca: mesmo após o fim da equipe esportiva no comecinho deste ano - o que causou inclusive as idas de Bruno Cantarelli e Bruno Azevedo para a BandNews FM -, a emissora trabalha nos bastidores para lançar uma nova equipe e, ao contrário do que ocorria na época do "Lango-Lango", fazê-la transmitir diretamente dos estádios. Tudo ainda está no começo e não dá nem para dizer quem estará no projeto pois profissionais ainda estão sendo cogitados no mercado.



Sílvio Luiz deixou a Transamérica SP Do Rodney Brocanelli no Radioamantes: eram 9 anos do narrador da RedeTV! como debatedor do "Papo de Craque" e de outros programas da equipe de Éder Luiz. Acabou uma das graças dos maliciosos de plantão no Twitter (rs): quando ele escrevia, ao dizer que iria até a emissora, que estava "indo para a Transa". Taí um veículo que não teria como abreviar o nome, tipo a Bandeirantes com "Band". (eh, eh)

O antes e o agora da "caçapa" Hoje é dia de Marcelo do Ó estrear na BandNews FM em São Paulo x Corinthians, não sem antes transmitir o Campeonato Turco na RedeTV! com Ankaragucu x Fenerbahce. Enquanto isso, o que será da Globo/CBN com um narrador a menos? Por enquanto é tudo só com Oscar Ulisses e Vinícius Moura. Um detalhe: a programação SP no site da Rádio Globo indica que também os 94,1 veicularão Flamengo x Athletico Paranaense às 11h deste domingo. Se a equipe paulista ainda tivesse 3 narradores, acredito que ela faria uma transmissão própria da Supercopa do Brasil. No entanto, só ficaram 2 e tem Paulistão dobrado amanhã (Oscar em Palmeiras x Mirassol e Vinícius em Ferroviária x Santos). Assim, Sampa City também escutará Luiz Penido e cia. carioca.

Band influenciando na RB Neste domingo, Ulisses Costa fará Ferroviária x Santos na Rádio Bandeirantes e Palmeiras x Mirassol contará com Rogério Assis, que ontem brilhou na Educadora de Limeira irradiando Inter x Santo André (aliás: que coisa sensacional o toque de celular da Motorola ser vinheta de giro do placar desta emissora, espetacular, eh, eh, eh). O jogo do Peixe começa às 19h, o que é melhor para o Ulisses considerando-se que está fazendo o Brasileirão Feminino na tela da Band às 14h, amanhã com Flamengo x São Paulo.

"Bodas de Prata" na Band/RS O Grenal deste sábado - que será o 1º narrado pelo recentemente retornado Marco Antônio Pereira desde o 1 x 0 colorado do returno do Brasileirão em setembro de 2018 - marca um dia especial para a Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, dia lembrado pelo professor Luiz Artur Ferraretto no site Uma História do Rádio no Rio Grande do Sul: os 25 anos completados pela nova programação da emissora, então tocada pelo saudoso Bira Valdez, com direito à retomada das transmissões esportivas e uma grade que incluía atrações como "Atualidades Esportivas" e "Apito Final" ao já mantido durante o período sem jornadas "Bandeirantes Esporte Show". No clássico de 2 anos atrás que citei, o comentarista da RB foi Alex Bagé, que hoje nem está aqui na aldeia pampeana por representar a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos enquanto seu presidente num evento feito ontem e hoje em Curitiba, o 4º Congresso das Associações de Cronistas Esportivos do Brasil, do qual participam diversos mandatários de entidades de cronistas esportivos pelo país e também o senador Álvaro Dias, partícipe direto do recente levante contra a tentativa de cobrança de direitos de transmissão dos campeonatos nacionais. Assim, a opinião de Inter x Grêmio caberá aos recentemente chegados Vinícius Sinott e Luís Henrique Benfica. Ambos já fizeram inúmeros Grenais na carreira, mas não me recordo do Benfica trabalhar em um como comentarista e sim em dezenas como repórter.

Ex-Band/RS na Gaúcha É Yuri Falcão, que era repórter esportivo na Rádio Bandeirantes, inclusive fazendo jogos de paulistas na Arena e no Beira-Rio para a matriz de SP. Do Coletiva: na estação da RBS, ele agora é produtor do jornalismo geral e também participa dos programas jornalísticos com informes ao vivo.



Renata de Medeiros rebateu Guerrinha Isto aconteceu no "Esportes ao Meio-Dia" desta sexta. A repórter da Rádio Gaúcha falou sobre os preços altíssimos dos ingressos no Campeonato Gaúcho e o comentarista criticou isso veementemente. Não teria nada de mais não fosse algo que mereceu uma rebatida imediata da repórter e muitas críticas de várias torcedoras nas redes sociais: ao elogiar a presença de mais e mais mulheres nos estádios, Adroaldo Guerra Filho disse que elas os deixam muito mais bonitos ao embelezá-los. Incomodada pelo que sentiu ser uma redução da presença feminina ao mero aspecto visual, Renatinha retrucou: "a gente não vai pro estádio para embelezá-lo". Adroaldo não se rendeu ao argumento da colega e sustentou o que disse: "mas que ajuda, ajuda". A conversa ficou por aí pois o apresentador Eduardo Gabardo chamou o intervalo pois o programa estava a 3 minutos do fim. O áudio correu no Twitter ao ser divulgado pela usuária Maria Clara. Muitos apoios foram dados à Renata tanto por mulheres fãs de futebol quanto por diversas colegas de profissão, mas claro que houve também os machistas de plantão querendo cantar de galo como se fossem os donos exclusivos do campinho - um desses chegou a dizer que o programa era "voltado ao público masculino". Esse aí deve estar no tempo das cavernas, pelo visto. Uma outra coisa que incomodou algumas pessoas foi que o Guerrinha definiu 100 mangos - preço de alguns jogos do estadual - como "preço de boate" logo após dizer que as partidas tinham que ter mulheres e bebidas. São falas que ele poderia perfeitamente ter evitado, manter apenas a crítica ao valor abusivo dos ingressos. Nada disso teria acontecido.

Sidnei Campos reativou a Rádio Brazil O narrador voltou a se dedicar à sua webrádio e a transmitir futebol por ela, já que deixou a Rádio CAP no começo deste ano pois o clube não renovou seu vínculo com este veículo.

Milton Neves se despede do Agora S.Paulo Sai neste domingo a última coluna do apresentador da Band no jornal popular da capital paulista, já publicada em seu blog no BOL. O contrato venceu neste mês e não foi renovado. Com isso, a coluna de página inteira "Terceiro Tempo" é interrompida após 25 anos de publicação, os últimos 20 no Agora e os primeiros 5 pelo extinto Diário Popular. Miltão lembrou que quem o contratou para o Agora no ano 2000 foi o então diretor Adriano Araújo, filho do célebre ex-narrador da Rádio Bandeirantes, Flávio Araújo.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sábado, 15/02/2020
09:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Mallorca x Alavés - WATCH ESPN (Internet)
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Burnley - ESPN BRASIL
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: West Bromwich x Nottingham Forest - ESPN
10:00 - Rúgbi, Super Rugby: Lions x Stormers - WATCH ESPN (Internet)
10:00 - Sinuca, Aberto da Irlanda: 6º dia - DAZN (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Lecce x Spal - DAZN (Internet)
11:00 - Tênis, ATP de Roterdã: 1ª semifinal - BANDSPORTS
11:00 - Rúgbi, Desafio Sevens de Viña del Mar: 1º dia - WATCH ESPN (Internet)
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Red Bull Leipzig x Werder Bremen - FOX SPORTS
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Union Berlin x Bayer Leverkusen - FOX SPORTS 2
11:55 - Rúgbi, Premiership: Leicester Tigers x Wasps - WATCH ESPN (Internet)
12:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Getafe - FOX PREMIUM 1
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Middlesbrough x Luton - ESPN BRASIL
12:50 - Basquete, NBB: Pinheiros x Corinthians - BAND
13:15 - Futebol de Areia, Mundialito de Clubes: semifinais - SPORTV 2
13:30 - Futebol, Campeonato Francês: Amiens x Paris Saint Germain - DAZN (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Turco: Ankaragucu x Fenerbahce - REDETV!
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Bologna x Genoa - DAZN (Internet)
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: Tulsa x Flórida do Sul - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: Syracuse x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Norwich x Liverpool - ESPN BRASIL
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Fortuna Dusseldorf x Borussia Monchengladbach - FOX SPORTS
14:30 - Basquete, Copa do Rei: Valencia x Real Madrid (semifinal) - FOX SPORTS 2
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: São Caetano x Rio Claro - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Audax x Penapolense - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Desportivo Brasil x GE Osasco - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Primavera x Batatais - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: EC São Bernardo x Comercial - FPF TV (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Femnina: Ohio x Miami - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Masculina: Mississippi x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Beisebol, NCAA: Army x Duke - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Beisebol, NCAA: Liberty x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Sergipano: Boca Júnior x América - ATALAIA (SE)
15:30 - Tênis, ATP de Roterdã: 2ª semifinal - BANDSPORTS
15:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Ado Den Haag x PSV Eindhoven - ESPN
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Ceará x Bahia - SBT (CE, BA, PE, PB e MA) e LIVEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: América de Natal x CRB - SBT (AL, RN e PI) e LIVEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasiliense: Real x Capital - TV BRASÍLIA (DF)
16:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Águia x Remo - CULTURA (PA) e ENCONTRO DAS ÁGUAS (AM)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Guarani x Novorizontino - SPORTV 2
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Velo Clube x Marília - REDE FAMÍLIA (SP interior) e FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Paulista x Rio Preto - FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Francês: Bordeaux x Dijon - DAZN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: Canisius x Saint Peter's - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: Michigan Ocidental x Illinois do Norte - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Ole Miss x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Old Dominion x Texas do Norte - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Texas x Iowa - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Wake Forest x Miami - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol Americano, XFL: New York Guardians x DC Defenders - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Beisebol, NCAA: Cincinnati x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Beisebol, NCAA: Niagara x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Beisebol, NCAA: James Madison x NC - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Ginástica, NCAA Feminina: Towson, Yale e Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Internacional x Grêmio (semifinal do 1º turno) - RBS (RS) e SPORTV
16:30 - Futebol, Campeonato Baiano: Vitória x Atlético - PREMIERE
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Atalanta x Roma - REDETV! (menos DF) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Athletico x Toledo - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Chapecoense x Criciúma - FUTEBOL CATARINENSE TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Alagoano: Coruripe x ASA - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Valladolid - ESPN BRASIL
17:00 - Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil: semifinais da etapa de Maceió - SPORTV 3
17:00 - Golfe, Genesis Invitational: 3ª rodada - ESPN 2
17:00 - Basquete, NBB: Brasília x Paulistano - TWITCH (Internet)
17:05 - Automobilismo, Jaguar I-Pace eTrophy: etapa do México - FOX SPORTS 2
17:30 - Futebol, Campeonato Português: Rio Ave x Sporting - WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Basquete, NCAA Masculina: Georgia x Texas A&M - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Náutico x Sport - FOX SPORTS e LIVEFC (Internet)
18:00 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Flamengo x Nacional do Uruguai - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
18:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Renata x SESI - VÔLEI BRASIL (Internet)
18:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Um Itapetininga x Ponta Grossa - VÔLEI BRASIL (Internet)
18:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Edmonton Oilers x Florida Panthers - ESPN
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: LSU x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: Virgínia do Oeste x Baylor - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: Louisville x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Ginástica, NCAA Feminina: Nova Hampshire, Carolina do Norte e NC - WATCH ESPN (Internet)
18:30 - Basquete, NCAA Masculina: Central Arkansas x Sam Houston - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Red Bull Bragantino x Oeste - SPORTV
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista: São Paulo x Corinthians - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Marcílio Dias x Figueirense - FUTEBOL CATARINENSE TV (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x Curitiba - CULTURA
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Osasco Audax x SESI Bauru - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: América Mineiro x Ribeirão Preto - VÔLEI BRASIL (Internet)
19:00 - Vôlei, Sul-Americano Masculino: 3º lugar - SPORTV 2
19:00 - Automobilismo, Fórmula E: etapa do México - FOX SPORTS 2
19:00 - MMA, UFC Fight Night 167: Corey Anderson x Jan Blachowicz (e outras lutas) - SPORTV 3 (só card preliminar) e COMBATE
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kansas x TCU - WATCH ESPN (Internet)
19:55 - Rúgbi, Super Rugby: Jaguares x Reds - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Confiança x River - LIVEFC (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Barretos x Nacional - FPF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Linense x Noroeste - FPF TV (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Pittsburgh x Virginia Tech - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Houston x SMU - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Maryland x Michigan - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Tennessee x Carolina do Sul - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Auburn x Missouri - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Yale x Pensilvânia - WATCH ESPN (Internet)
20:15 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Puerto Cabello x Sporting Cristal - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
20:30 - Automobilismo, Nascar Xfinity Series: 300 Milhas de Daytona - FOX SPORTS 2 (gravado)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Texas x Kansas - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Beisebol, NCAA: Rutgers x Miami - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Vôlei, Sul-Americano Masculino: final - SPORTV 2
22:00 - Futebol, Campeonato Mexicano: América x Atlas - DAZN (Internet)
22:00 - Basquete, NBA: Fim-de-Semana das Estrelas (desafios de habilidades) - ESPN (às 23:00 também no GloboEsporte.com)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Baylor x Oklahoma - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Masculina: Vanderbilt x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Masculina: Northern Iowa x Loyola Chicago - WATCH ESPN (Internet)
23:30 - Automobilismo, Mil Milhas Brasileiras: hora inicial - FOX SPORTS 2
00:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Dorados x Cimarrones - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Basquete, NCAA Masculina: Utah x Fresno - WATCH ESPN (Internet)
02:00 - Basquete, NCAA Masculina: UC Irvine x Havaí - WATCH ESPN (Internet)

Domingo, 16/02/2020
08:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Sevilla x Espanyol - ESPN BRASIL
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Udinese x Verona - DAZN (Internet)
09:00 - Automobilismo, Mil Milhas Brasileiras: duas horas finais - FOX SPORTS 2
09:00 - Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil: finais da etapa de Maceió - SPORTV 3
10:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Paysandu x Paragominas - CULTURA (PA) e ENCONTRO DAS ÁGUAS (AM)
10:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Boa Esporte x Villa Nova - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: PPortuguesa Santista x São Bento - FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Juventus x XV de Piracicaba - FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Votuporanguense x São Bernardo FC - FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Olímpia x Capivariano - FPF TV (Internet)
10:00 - Sinuca, Aberto da Irlanda: 7º dia - DAZN (Internet)
10:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Ajax x RKC Waalwijk - ESPN
10:30 - Futebol de Areia, Mundialito de Clubes: final - SPORTV 2
11:00 - Futebol, Supercopa do Brasil: Flamengo x Athletico Paranaense - GLOBO, SPORTV e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Aston Villa x Tottenham - ESPN BRASIL
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Brescia - DAZN (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Sampdoria x Fiorentina - DAZN (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Sassuolo x Parma - DAZN (Internet)
11:00 - Futsal, Copa Três Coroas: 3º lugar - SPORTV 3
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Colônia x Bayern de Munique - FOX SPORTS
11:30 - Tênis, ATP de Roterdã: final - BANDSPORTS
12:00 - Rúgbi, Premiership: Northampton x Bears - WATCH ESPN (Internet)
12:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Zwolle x Feyenoord - WATCH ESPN (Internet)
12:30 - Rúgbi, Desafio Sevens de Viña del Mar: 2º dia - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Galatasaray x Malatyaspor - DAZN (Internet)
13:15 - Futsal, Copa Três Coroas: final - SPORTV 3
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Newcastle - DAZN (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Cagliari x Napoli - DAZN (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Flamengo x São Paulo - BAND
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Napoli - DAZN (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Belga: Genk x Standard Liege - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: Carolina do Norte x Universidade de Boston - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: Marist x Siena - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: VCU x Dayton - WATCH ESPN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Português: Vitória de Guimarães x Porto - ESPN
14:30 - Basquete, Copa do Rei: Real Madrid ou Valencia x Andorra ou Málaga (final) - FOX SPORTS 2
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Atibaia x Taubaté - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Palmeiras x Ferroviária - CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Kindermann/Avaí x Grêmio - CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Vitória x Minas Icesp - CBF TV (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: Miami x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: Alabama x Georgia - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: Pittsburgh x Syracuse - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: Virginia Tech x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Beisebol, NCAA: Middle Tennessee x Carolina do Sul - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Beisebol, NCAA: Army x Duke - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Beisebol, NCAA: Saint John's x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Beisebol, NCAA: James Madison x NC - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Beisebol, NCAA: Rutgers x Miami - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Ginástica, NCAA Feminina: Kent x Central Michigan - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Boavista x Volta Redonda (semifinal do 1º turno) - GLOBO (RJ, ES, AL, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e Juiz de Fora) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Palmeiras x Mirassol - GLOBO (SP, PR, DF e TO) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Portuguesa x Monte Azul - FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Red Bull Brasil x Sertãozinho - FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Atlético x Caldense - GLOBO MINAS (MG exceto Juiz de Fora) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Caxias x Ypiranga (semifinal do 1º turno) - RBS (RS) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Avaí x Joinville - NSC (SC)
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Confiança x Tubarão - FUTEBOL CATARINENSE TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Central x Santa Cruz - GLOBO NORDESTE (PE)
16:00 - Futebol, Campeonato Baiano: Vitória da Conquista x Bahia de Feira - REDE BAHIA (BA)
16:00 - Futebol, Campeonato Cearense: Caucaia x Guarany - VERDES MARES (CE) e DIÁRIO (CE)
16:00 - Futebol, Campeonato Goiano: Atlético x Goiás - ANHANGUERA (GO)
16:00 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: Cuiabá x Araguaia - CENTRO AMÉRICA (MT)
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Aquidauanense x Comercial - MORENA (MS)
16:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Cascavel CR x Coritiba - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: União Beltrão x Londrina - DAZN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: Georgia Tech x NC - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: Uconn x Flórida do Sul - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Lutas, NCAA: Oklahoma x Oklahoma State - WATCH ESPN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Lazio x Internazionale - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Iranduba x São José - CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Madrid x Celta - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lille x Olympique - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol Americano, XFL: Dallas Renegades x Los Angeles Wildcats - ESPN
17:00 - Basquete, NCAA Feminina: Arkansas x Ole Miss - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Basquete, NCAA Feminina: Flórida x Missouri - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Basquete, NCAA Feminina: Texas A&M x Tennessee - WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Golfe, Genesis Invitational: última rodada - ESPN
17:30 - Ginástica, NCAA Feminina: Kentucky x LSU - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Paraná x Operário - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Vitória x Freipaulistano - LIVEFC (Internet)
18:00 - Futebol, Copa do Nordeste: CSA x Botafogo da Paraíba - LIVEFC (Internet)
18:00 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Danubio x River Plate - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: Missouri x Indiana - WATCH ESPN (Internet)
18:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Brusque x Juventus - FUTEBOL CATARINENSE TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Patrocinense x Cruzeiro - SPORTV (MG assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Ferroviária x Santos - PREMIERE
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: LSU x Auburn - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Basquete, NCAA Femninina: Mississippi x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
19:40 - Futebol, Campeonato Argentino: River Plate x Banfield - FOX SPORTS 2
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Ponte Preta x Internacional - CBF TV (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Blumenau x SESC - CULTURA
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: NC x Universidade de Boston - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Arizona x Califórnia - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Saint Louis Blues x Nashville Predators - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol Americano, XFL: Saint Louis Battlehawks x Houston Roughnecks - WATCH ESPN (Internet)
20:15 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Millonarios x Cerro Porteño - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:45 - Futebol, Campeonato Argentino: Central Cordoba x Boca Juniors - FOX SPORTS 2
22:00 - Basquete, NBA: Jogo das Estrelas - ESPN e GLOBOESPORTE.COM (Internet)

Segunda, 17/02/2020
16:30 - Tênis, Aberto do Rio de Janeiro: várias partidas - SPORTV 3 e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Torino - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Manchester United - ESPN BRASIL
18:00 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Independiente del Valle x Libertad - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Santos x Cruzeiro - TWITTER BRFEMININO (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Ituano x Ponte Preta - SPORTV
20:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Imperatriz x Fortaleza - LIVEFC (Internet)
20:00 - Ginástica, NCAA Feminina: Nova Hampshire x Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
20:15 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Colo-Colo x Jorge Wilstermann - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Mineiro: Coimbra x América - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Goiano: Vila Nova x CRAC - FGF TV (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Corinthians x Audax - CBF TV (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Carolina do Norte x Notre Dame - ESPN 2
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: NC Central x Carolina do Norte A&T - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Vanderbilt x Carolina do Sul - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Jackson x Prairie View A&M - WATCH ESPN (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.