Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 4 de fevereiro de 2020
Everaldo Marques no SporTV: o resumão

Olimpíada, NBA e PPV De Gabriel Vaquer no Observatório da Televisão: o narrador, que deixará a ESPN na próxima sexta-feira, assumirá a titularidade da NBA no canal da Globosat, que era pressionado pela liga americana para ter um nome mais forte em suas transmissões para emplacá-las na audiência. Evê também narrará jogos brasileiros no Premiere, mas em escala menor que a de outros locutores. Já nos Jogos de Tóquio a ideia, meus caros Cesar Romero, Jack Nicholson, Heath Ledger nos lendo aí no céu e Joaquin Phoenix, é ter Everaldo como um grande coringa no evento, sendo tirado proveito do fato de já ter narrado 63 modalidades na carreira e, por isso, sido a voz mais atuante da ESPN em Londres 2012 e na Rio 2016. Dois motivos foram decisivos para a troca: o pessoal no tocante a ter uma carga menor de trabalho e assim ter mais tempo para a família; e o profissional por sentir que já fez de tudo nos últimos 15 anos e querer escrever uma nova história na carreira em outra empresa de estrutura igualmente grande. Por falar no Biel, a quem muito estimo e prezo, crédito a quem merece: em 14 de agosto do ano passado, ele já informara na Gazeta do Povo que o nome do Evê era o que mais agradava ao Plim-Plim para relatar esportes olímpicos e a NBA, da qual pensava ali em tê-lo como titular e cuja aquisição seria para aumentar a interação e a repercussão das jornadas do basquete americano no SporTV por mais que elas já sejam bastante assistidas, mas sem este "plus a mais" que a ESPN possui desde mil novecentos e juventude que um dia tive e que nunca mais terei de novo.

Fórmula 1 também Everaldo já a transmitiu como repórter na Rádio Jovem Pan e como narrador na Estadão/ESPN. De Pedro Luís Cuenca no UltraPop: ela também surge como outra possibilidade de uso do locutor nas corridas que não sejam feitas por Galvão Bueno além de Luís Roberto e Sérgio Maurício, embora o repórter (que também atua no portal Grande Prêmio) afirme que este último esteja repensando sua presença na categoria. Mas como??? Ainda outra: Evê sentiu agora firmeza no convite do SporTV a ponto de topá-lo como não sentiu quando sondado pela Record para os Jogos Olímpicos de 2012, além de ter recusado um convite da Band para fazer a NBA.

Evê foi, "seus" eventos não De Vinícius Andrade no Notícias da TV: não é porque o narrador - que foi seduzido não por questão financeira e sim pela combinação de Olimpíada, NBA, futebol brasileiro e projeção por trabalhar no canal mais assistido da TV por assinatura no ano passado - irá embora da ESPN que o mesmo vá acontecer com o futebol americano. Sim, é verdade que o último contrato da transmissão da NFL terminou com o Super Bowl de anteontem (valia por 2017/2018, 2018/2019 e 2019/2020). Mas o canal da Disney assegura com "AS" daquela música do Stevie Wonder que depois George Michael e Mary J. Blige regravariam que não muda nada, afirmando que tem assegurados os direitos da liga americana de football para os próximos anos, incluindo a finalíssima com exclusividade. No entanto, alegando "políticas de empresa" (que chalalázinho, heinhô!), não revelaram as datas dos compromissos. O que até pode acontecer, afirma o repórter, é o SporTV adquirir um pacote de jogos tanto da temporada regular quanto dos play-offs. Mas Super Bowl, esquece. Esse é ESPN, apenas ESPN, unicamente ESPN e tão somente ESPN.

Michael Jordan e Magic Johnson juntos Ouso definir assim a união que o SporTV proporcionará ao juntar Everaldo, de 41 anos e 63 modalidades narradas, e Sérgio Arenillas, de 24 anos e 56 modalidades relatadas. São dois narradores esportivos com "ES" maiúsculo, como diria a guriazinha Bárbara Coelho quando jogava pingue-pongue em Domingos Martins e jurava que esta cidade tinha este nome como homenagem ao mítico voz-padrão da Rádio Gaúcha. É muito mais fácil querer saber de ambos quais modalidades não narraram - e não se tenha dúvida alguma que o que quer que inventem daqui por diante (tipo um "basquefute aquático sobre rodas" ou doideiras do gênero) um dia eles haverão de transmitir. Faço esta observação não apenas em cima disso, mas também por causa de uma recordação sensacional trazida no Instagram pelo Sérgio, que lembrou da primeira vez que encontrou o Everaldo em 2010 e disse que, ao ingressar no Plim-Plim 5 anos depois após nascer profissionalmente na Rádio Gazeta de SP, torcia para que um dia fossem colegas. Agora, isto acontecerá. E o público do SporTV só ganhará demais com isso.

Da ESPN e do SporTV

O amigo Sérgio Trivelato, o vivente mais esportivamente "parabólico" deste e de outros mundos, me sugeriu listar aqui profissionais que, a exemplo agora do Everaldo e do ontem estreado Paulo Vinícius Coelho, tenham trabalhado nos dois canais. Certamente esquecerei alguém - e, assim acontecendo, me avisem dos "esquecidos" que adicionarei aqui.

Bem, puxando bastante no tempo, três da ESPN Brasil dos anos 90 que a TV Globo adquiriu antes deles terminarem foram Luís Roberto (que conciliava o canal da TVA com a Rádio Globo SP - da qual, aliás, destaco na "24 Horas" de hoje o triste desligamento definitivo do lendário prefixo AM 1100), Casagrande e o hoje jornalístico geral Pedro Bassan (este reportou os Jogos de Atlanta tanto pela ESPN Brasil quanto pela Rádio Bandeirantes).

Na metade da década de 2000, o "Linha de Passe" sofreu três enormes perdas: Milton Leite, Paulo César Vasconcellos (que iniciou há pouco sua 2ª passagem pelo SporTV) e Claudio Carsughi (que na Globosat não fazia transmissões, só participava do "Arena SporTV" e dos programas de automobilismo daquela época). Não me recordo como foi com os comentaristas, talvez eu tenha que revisar meus arquivos deste PAPO DE BOLA - O SITE pra achar referenciais a respeito deles. Mas lembro quanto ao Milton. Sua saída em 2005 não foi direta igual agora à do Evê.

Primeiro ele deixa a ESPN e fica apenas na Rádio Eldorado SP, da qual era apresentador e diretor de redação. Aí surge um excelente "negócio de ocasião": Deva Pascovicci começou a narrar na CBN e tentou conciliar rádio e TV. Sem consegui-lo, ficou só na AM/FM. O SporTV tinha apenas Jota Júnior e Eduardo Moreno em SP, além do Osvaldo Luís na EPTV. Aí surge o convite ao Milton, que estreia no Corinthians 5 x 1 Cianorte da Copa do Brasil e o resto sabemos bem, que foi ele rapidamente passar a co-titular em pé de igualdade com o fundador Luiz Carlos Jr.

Outro "negócio de ocasião" foi quando acabou o time brasileiro clássico da ESPN International e, retornado ao país, o recentemente saído Roby Porto chegou ao SporTV após iniciar com a NBA no portal GloboEsporte. E então chegamos aos tempos mais recentes, com gente como Débora Gares, Gabriela Moreira, Gustavo Villani, Rodrigo Rodrigues, Sálvio Spínola, Arnaldo Ribeiro e José Renato Ambrósio. Enfim, é mais ou menos por aí, Trivella.

Outros destaques do dia

Super Bowl do cinema na TV A ESPN mostrará nesta quinta, às 17h, a transmissão do título do Kansas City Chiefs com a locução feita ao vivo para as salas de cinema da rede Cinelive, com Rômulo Mendonça e Antony Curti. Se no fim da tarde o vivente não puder conferi-la, outra opção é a virada de quinta para sexta na ESPN Extra, à 1h.

Mais uma homenagem da ESPN a Kobe Bryant Hoje, 22h, será reprisado o 6º jogo da final da NBA de 2000, que tornou o Los Angeles Lakers dele e Shaquille O'Neal campeão com 116 x 111 sobre o Indiana Pacers. Bem que poderiam - se tiverem arquivada - reprisar a narração original da ESPN International, do time clássico de Bristol.

Alexandre Santos no SporTV Não presencialmente, mas sim em citação feita por Paulo Vinícius Coelho ao ser introduzido por Galvão Bueno no "Bem, Amigos!" de ontem. O novo comentarista do canal lembrou de quando tinha 11 anos em 1980 e jogava basquete no Parque Continental, em São Paulo. Aí teve um dia uma partida entre Continental e Francana. Na época, Galvão estava na TV Bandeirantes (era a época do "Super Domingo Esportivo", que ele e Fernando Solera lideravam e que pode, sim, ser considerado um antecessor em 4 anos do "Show do Esporte" de Luciano do Valle) e PVC foi no ginásio pois achava que seria do titular da Fórmula 1 daquele ano a transmissão da partida, já que na época ele fazia muito basquete. Mas não foi do Galvão a transmissão e sim do Alexandre, o que frustou o guri Paulo, eh, eh... Mas frustrado quem não ficou nada fui eu com esta história legal demais de um período que é fundamental para a consolidação da carreira do narrador, que é o início nesta função na Band, mas do qual poucos registros existem na internet por tudo ser só Globo, Globo, OM, Globo e Globo.

Que boca, hein, Joanna de Assis!!! A repórter do Premiere foi mais no alvo no 1º tempo de São Paulo x Novorizontino do que a flechada do Guilherme Tell na maçã, eh, eh, eh... Graças ao compadre Brenno Henrique, confiram aqui que ela falava para Gustavo Villani sobre uma queda parcial de iluminação no estádio do Morumbi quando, ato contínuo, foi-se tudo pras cucuias - mas aí, bem na base do "call it magic" que o Coldplay citado pela "Estrogênia" e pelo Guga Gol, não deu 1 minuto inteiro e a iluminação voltou através de geradores. Ficou esse trecho bem divertido.

Negociação pontual no Carioca? De Gabriel Vaquer no Observatório da Televisão: a Globo pensa em propor ao Flamengo um acerto avulso para transmissão das finais do estadual da FERJ (final da Taça Guanabara, final da Taça Rio e decisão do campeonato em ida e volta), caso nelas o clube esteja. Pagariam um valor X pela partida específica e, mesmo tendo que o rubro-negro não teria lá muita disposição por algo assim, sentem que é necessário tentar - na base do "quem arrisca, não petisca". Aliás, é bom mesmo Fernando Manuel Pinto e associados ficarem bem de olho nisso porque, só para se ter uma ideia, não é irreal a possibilidade de que a Globo e o Premiere tenham que transmitir uma semifinal de Taça Guanabara entre pequenos. Pelo seguinte: a uma rodada do fim da 1ª fase, o Grupo A tem Boavista e Flamengo com 10 pontos e Botafogo com 9, enquanto o B tem Volta Redonda e Fluminense com 12 e Madureira com 10. Sábado teremos Boavista x Voltaço e Fla x Madureira às 18h, ficando Flu x Fogão para 16h. A matemática permite que os duelistas do clássico caiam fora juntos, embora improvável sobretudo devido ao uso dos titulares do Mengão por ter que envolver uma derrota dele para o Madureira. Mas numa dessas, numa dessas...

Futebol de quarta no Plim-Plim Emissoras da Rede Globo em 15 estados e mais o Distrito Federal plugarão no SAT SP para Guaraní x Corinthians: Minas Gerais (menos a TV Integração da "carioca futebolisticamente falando" Juiz de Fora), Santa Catarina, toda a Região Centro-Oeste sem exceções, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, toda a Região Norte com a exceção de Tocantins e mais o último que deixei de propósito para o final pois particularmente - e me desculpe o pessoal de lá por dizer isso - acho vergonhoso: o Paraná. Não era a estreia do Coringão na Libertadores que a RPC TV tinha que mostrar e sim um time local em campo, ainda mais que ele jogará depois da novela justamente porque será televisionado! Palmas x Paraná será exibido (a não ser que haja alguma mudança de última hora, pelo que torcerei muito) apenas e tão somente na TV Anhanguera de Tocantins, que usará para tanto cronistas costumeiros dela em Goiás: o narrador Victor Roriz, o ex-goleiro Kléber Guerra e o ex-árbitro Teodoro de Castro Lino. O SAT Rede (Rio de Janeiro) terá Caxias x Botafogo e, além do óbvio Rio Grande do Sul, estarão em rede apenas Juiz de Fora e mais 4 estados: Espírito Santo (outro que é "carioca futebolisticamente falando"), Paraíba, Maranhão e Piauí. Duas exibições regionais de Copa do Brasil: Operário de Várzea Grande x Santa Cruz para Pernambuco (pô, TV Centro América, cadê a retransmissão da Globo Nordeste???) e River x Bahia para os baianos (ô TV Clubeeeee!!!! Pluga na Rede Bahia que é isso que tu tens que fazer, qualé!!!). E quem disse que não ia ter campeonato estadual na quarta-feira em TV aberta? Claro que algum teria, só que desde que pegando carona na data reservada para Libertadores e Copa do Brasil. Assim fará a Verdes Mares amanhã, tirando proveito disso para exibir Pacajus x Ceará.

Afogando em números de SP Via Notícias da TV. Sexta: "Globo Esporte" com 10,1 pontos. Sábado: "GE" com 11,1 e "Esporte Fantástico" na Record com 4. Domingo: Globo com 20,9 pontos em Red Bull Bragantino (Galvão citou o energético ontem, rs) x Palmeiras, 8,5 para o "Esporte Espetacular" e 8,3 pro "Auto Esporte", mais 3 do "Acelerados" no SBT.

Tá de brincadeira com isso, né, RedeTV!??? Quando vi a programação dela para esta semana, achei estranho que não tinha nem Fluminense x Unión La Calera hoje e nem Vasco x Oriente Petrolero amanhã - ou mesmo Unión Santa Fe x Atlético Mineiro na quinta -, já que se sabe que ela e o DAZN divulgaram que a Copa Sul-Americana passará na emissora aberta uma vez mais com 9 partidas ao vivo e 3 em VT, sendo duas da semifinal e mais a grande decisão. Cheguei a pensar que ela abriria seus trabalhos na quinta-feira da semana que vem com Independiente x Fortaleza para usar o pretexto para fins de "Ipobre paulistano" do Rogério Ceni enquanto ex-goleiro do São Paulo contra uma potência argentina e tal... Mas não. Nada disso estará na RedeTV!. E sabe o que é pior? Isso constava no anúncio oficial que ela fez e passei batido ao não me tocar disso!!! Precisou o considerado Gabriel Vaquer fazer o destaque devido no Observatório da Televisão. Está ali no comunicado da semana passada, mais claro e cristalino do que a água que os cariocas bebiam antes da CEDAE apatifá-la: "O contrato de sublicenciamento prevê a exibição de 12 partidas de times estrangeiros da Copa Sul-Americana na RedeTV!, sendo 9 jogos ao vivo e VTs para duas partidas das semifinais e grande final." Percebam: "times estrangeiros"! Não pode ser partida envolvendo clube brasileiro, só "gringo versus gringo". Mas vem cá, tchê... É sério que acharam isso um bom negócio??? É sério que toparam transmitir a Sul-Americana sem poder mostrar Atlético Mineiro, Bahia, Fluminense, Fortaleza, Goiás e Vasco (e eventuais brasileiros que entrem nas outras fases como "rebaixados" dos grupos da Libertadores) devido ao detentor original DAZN resolver trancar para si a exclusividade de todos para eles pra ver se isso, somado ao preço de assinatura mensal reduzido para R$ 19,90, finalmente faz entrar notas, notas e mais notas nos seus cofres??? Bom... Lembremos da Bandeirantes, que não topou a Série B a partir do momento em que a Globo não liberaria as partidas de Cruzeiro, Vitória e Náutico. Uma não aceitou uma desvantagem nesse nível, a outra aceitou. É como diria Caetano Veloso através da voz de Gal Costa: cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. Eu não faria isso. Mas cada um sabe o que faz da sua vida.

Fabiano Baldasso ao dobrado Desde esta semana, ele participa dois dias da versão gaúcha de "Os Donos da Bola" na TV Bandeirantes e três do ontem estreado "Bairrista Futebol Clube" na RDC TV. Do Coletiva: o jornalista colorado explicou que, fazendo parte do projeto O Bairrista, estará nele onde quer que seja veiculado, não sendo contratado da RDC e sim do Bairrista e da Band/RS. O diretor geral desta, Leonardo Meneghetti, disse que o canal por assinatura faz um bom trabalho, mas que não toma como seu concorrente por mais voltado para o digital, enquanto a Bandeirantes é um canal aberto convencional que, em tempos tecnológicos, também está no digital.

Ítalo Gall narrador O profissional da Grenal FM foi entrevistado pelo Coletiva e disse que o convite inesperado dela faz com que reviva a juventude que teve no rádio porto-alegrense enquanto plantão de estúdio da Gaúcha de 1984 até 1991, pois já era locutor de futebol em São Leopoldo, mas não ainda na capital da aldeia pampeana, sendo também incrível a emoção de dividir irradiações com Haroldo de Souza, colega dos tempos de estação da RBS. No futuro, Ítalo diz esperar ser uma referência da narração e continuar a fazê-lo na emissora da Rede Pampa.

Mas vai chupar uma meia suja, Conmebol!!! Por dica do Rodney Brocanelli, sei que a entidade divulgou um guia de normas para veículos não detentores dos direitos de transmissão das Copas Libertadores e Sul-Americana e que nele, assim como já fora no ano passado, novamente está a proibição de emissoras de rádio de filmarem os cronistas nas suas cabines e nas tribunas de imprensa durante a bola rolando. Mas isso vai interferir o quê no televisionamento das partidas em si, Cristo??? A comida que esses caras andaram comendo nos últimos tempos devia estar bem estragada a ponto de estragar os cérebros deles, pois só isso explica tamanha babaquice estupidamente tontaça. (e perdão aos viventes pela falta de elegância e até um tiquinho de grosseria, mas estourei mesmo - embora, caso fosse para estourar pra valer, diria coisas tão feias que nunca mais vocês voltariam aqui, hahahaha)

Três estreias no Maracanã ontem Sim, foram três no rádio carioca em Resende 1 x 3 Flamengo. Duas foram no microfone: a de Jota Santiago na BandNews FM, conferida aqui nos gols que gravei pois desta vez não teve "ao vivo" no canal do Edílson Silva no YouTube; e a do Dé, o Aranha na Tupi, fazendo aqui a partida ao lado de José Carlos Araújo. A outra foi da 94 FM, que até semana passada fazia os jogos do Maracanã na tribuna de imprensa e que agora ganhou uma cabine toda decorada, na qual Luiz Carlos Silva e Cláudio Afonso estiveram.

Troféu Mulher Imprensa A 14ª edição da premiação da Revista Imprensa destinada somente às mulheres do jornalismo brasileiro teve divulgadas as finalistas de 18 categorias, todas selecionadas por um júri especializado que tem profissionais de relevância no mercado brasileiro e que cobrem ou têm pleno conhecimento da mídia na qual votaram. A pessoa só poderá votar uma vez em cada categoria por endereço de e-mail e o voto deverá ser confirmado clicando em link enviado para a caixa de entrada cadastrada. Há uma categoria específica para Repórter ou Comentarista Esportiva e nela as escolhidas para merecer seu voto são Ana Thaís Matos, Bárbara Coelho (ambas TV Globo), Glenda Kozlowski (antes Globo e agora SBT), Marcela Rafael (ESPN) e Monique Vilela (CNT e Rádio Banda B). Sublinho a última pois as outras quatro são profissionais ou tradicionais de muitos anos ou com amplo alcance de grandes redes de televisão, ao passo que a Monique televisivamente está num canal que infelizmente pouquíssimos "a nível nacional de Brasil" ainda se lembram que existe sobretudo depois que arrendaram 22 das 24 horas diárias para programação religiosa e que, sobretudo e notadamente, se destacou aí sim com muita força além-fronteiras no rádio enquanto setorista do Athletico Paranaense, que vem de dois anos especialíssimos com títulos da Copa do Brasil, da Sul-Americana e da "ex-Suruga", além do vice da Recopa continental, o que também valorizou de sobremaneira sua cobertura jornalística também porque se fala que falta mais presença feminina na televisão esportiva, mas no rádio brasileiro em geral a coisa lamentavelmente ainda é muito pior, também por isso havendo mais méritos ainda no trabalho da Monique. Mas eu gosto de todas as 5, quem me lê sabe disso e elas também sabem - ao menos eu acho que sabem (rs), tanto que só votaria se pudesse ser em todas de uma vez só. Separadamente não quero pois haveria ordem de preferência e não quero magoar ninguém que vier depois da 1ª escolha, eh, eh... Bem, ainda a destacar outro notável comparecimento, que é o de Camila Carelli (Rádio Globo/CBN) na categoria Repórter de Rádio, aí abrangente de todas as editorias - e só tem ela dos esportes. Quem quiser votar, pode vir aqui para tanto.

Esportes olímpicos Marcelo Laguna deixou o Lance!, do qual é um dos integrantes da equipe fundadora, no qual estava em segunda passagem e que se despediu no post derradeiro do blog "Laguna Olímpico". Agora ele é do portal Olimpíada Todo Dia. Comparecido a quatro Jogos Olímpicos e três Pan-Americanos, além de outros eventos, Marcelo passou ainda por Rádio Gazeta SP, Diário Popular, Diário de S.Paulo, Veja e Folha de S.Paulo.

Data em 0 ou 5 do dia Tem duas hoje, mas uma guardarei para a seção "Raridade Rara". Aqui, destacarei os 30 anos completados nesta terça-feira por Fernando Campos, comentarista do DAZN e do LiveFC, ex-Esporte Interativo. No começo da década de 2010, ele também participou a partir do Rio de Janeiro de um projeto que me dá enorme saudade por ter sido muito legal e do qual muito honradamente participei com o programa semanal deste PB, que era a webrádio Voz do Futebol, comandada por Luiz Fabiano Marinho e Ricardo Taves. Vários profissionais ali atuantes de 2010 até 2012 acabaram ganhando espaço nos anos posteriores em grandes veículos da imprensa nacional, entre eles Ana Thaís Matos e Bruno Fonseca na Globo/SporTV (ela na Rádio Globo SP e ele no EI antes), Octávio Neto no Esporte Interativo, Guilherme Pallesi na Bradesco Esportes FM e na Rádio Bandeirantes, Renato Gomão Ribeiro na Rádio Capital SP, Nilson Duarte na Rádio Cidade de Itu (bem no ano do Ituano campeão paulista), Rogério Ribeiro na 94 FM (e em outras rádios do Rio), Bruno Bonsanti na Trivela... e este indigno burro de carga que vos tecla ainda por aqui, rs (mais burro do que de carga, deixando bem claro, eh, eh). E saludos ao imenso CP Gomes se estiver na leitura.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 04/02/2020
10:00 - Tênis, ATP de Montpellier: várias partidas - DAZN (Internet)
14:30 - Futebol, Copa da Alemanha: Eintracht Frankfurt x Red Bull Leipzig - ESPN
14:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Mountfield x Frolunda Indians - ESPN 2
15:30 - Tênis, ATP de Córdoba: várias partidas - DAZN (Internet)
16:15 - Futebol, Taça de Portugal: Benfica x Famalicão - SPORTV
16:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Werder Bremen x Borussia Dortmund - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, Euroliga: Real Madrid x Baskonia - DAZN (Internet)
17:05 - Futebol, Campeonato Francês: Nantes x Paris Saint Germain - DAZN (Internet)
17:45 - Futebol, Taça de Portugal: Viseu x Porto - SPORTV 2
18:00 - Futebol, Copa Libertadores: Universidad de Chile x Internacional - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Sport x Retrô - SPORTV (PE assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Nacional Potosí x Melgar - DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Coquimbo Unido x Aragua - DAZN (Internet)
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: SESC x Flamengo - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: São Paulo / Barueri x SESI - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: Franca x Pinheiros - ESPN
20:00 - Basquete, NBB: Bauru x Corinthians - DAZN (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: São José x Unifacisa - TWITCH (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x Praia Clube - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Pinheiros x Minas - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: América Mineiro x Taubaté - VÔLEI BRASIL (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Dallas Stars x New York Islanders - ESPN 2
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Ohio State x Michigan - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Duke x Boston College - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Tennessee x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Fluminense x Unión La Calera - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Vélez Sarsfield x Aucas - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Independiente Medellin x Deportivo Táchira - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Macara x Deportes Tolima - FOX SPORTS 2
21:30 - Futebol, Campeonato Amazonense: Iranduba x Amazonas - A CRÍTICA (AM)
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Osasco x Fluminense - SPORTV 2
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Mississippi State x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oklahoma x Texas Tech - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x San Antonio Spurs - SPORTV 2
01:00 - Basquete, NCAA Masculina: Air Force x Nevada - WATCH ESPN (Internet)

Quarta, 05/02/2020
04:45 - Críquete, Copa do Mundo Sub-19: jogo a confirmar - WATCH ESPN (Internet)
10:00 - Tênis, ATP de Montpellier: várias partidas - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Lyon x Amiens - DAZN (Internet)
15:30 - Tênis, ATP de Córdoba: várias partidas - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol, Supercopa Feminina da Espanha: Real Sociedad x Levante - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Santo André x Criciúma - SPORTV 2
16:30 - Futsal, Eliminatórias da Copa do Mundo: Brasil x Equador - SPORTV
16:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Bayern de Munique x Hoffenheim - ESPN BRASIL
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Lazio x Verona - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Copa da Inglaterra: Tottenham x Southampton - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Saint-Étienne x Olympique - DAZN (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Itapetininga x SESI - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Universitario x Cerro Porteño - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Cerro Largo x Palestino - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Mineros x Sportivo Luqueño - DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Fénix x El Nacional - DAZN (Internet)
19:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Minas x Blumenau - VÔLEI BRASIL (Internet)
19:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Pacaembu x Ponta Grossa - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Renata x SESC - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: Pato x Flamengo - DAZN (Internet)
20:15 - Basquete, NBB: Brasília x Mogi - FACEBOOK LNB (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Vitória x Náutico - PREMIERE
20:30 - Basquete, NCAA Masculina: Pittsburgh x Notre Dame - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Clemson x Virginia - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: South Carolina x Ole Miss - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Iowa State x West Virginia - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Georgia x Florida - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Lutas, NCAA: Gardner-Webb x Duke - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Guaraní x Corinthians - GLOBO (SP, MG - exceto Juiz de Fora -, SC, PR, DF, GO, MS, MT, AL, RN, SE, PA, AM, RO, RR, AP e AC) e SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: The Strongest x Atlético Tucuman - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Vasco x Oriente Petrolero - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Atlético Nacional x Huracán - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Caxias x Botafogo - GLOBO (RJ, RS, ES, PB, MA, PI e Juiz de Fora) e SPORTV 2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: River x Bahia - REDE BAHIA (BA) e SPORTV 3
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Operário de Várzea Grande x Santa Cruz - GLOBO NORDESTE (PE) e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Palmas x Paraná - ANHANGUERA (TO) e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Cearense: Pacajus x Ceará - VERDES MARES (CE)
21:30 - Basquete, NBA: Orlando Magic x Boston Celtics - ESPN
21:30 - Basquete, NCAA Feminina: Texas Tech x Kansas State - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Boston Bruins x Chicago Blackhawks - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Kansas x Baylor - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Masculina: TCU x Oklahoma State - WATCH ESPN (Internet)
22:30 - Futebol, Copa do Brasil: Fast x Goiás - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
22:30 - Basquete, NCAA Masculina: NC State x Miami - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Wake Forest x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: LSU x Vanderbilt - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Basquete, NBA: Miami Heat x Los Angeles Clippers - ESPN

Quinta, 06/02/2020
04:45 - Críquete, Copa do Mundo Sub-19: jogo a confirmar - WATCH ESPN (Internet)
10:00 - Tênis, ATP de Montpellier: várias partidas - DAZN (Internet)
14:00 - Basquete, Pré-Olímpico Feminino: Brasil x Porto Rico - SPORTV 2
15:30 - Tênis, ATP de Córdoba: várias partidas - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol, Supercopa Feminina da Espanha: Atlético de Madrid x Barcelona - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Dardos, Premier League: Aberdeen - DAZN (Internet)
16:30 - Futebol, Copa do Brasil: Novorizontino x Figueirense - SPORTV
19:00 - Softbol, NCAA: UAB x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Brasiliense x Paysandu - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Blooming x Emelec - DAZN (Internet)
19:30 - Basquete, Universitário Masculino dos EUA: Archbishop Stepinac x Christ the King - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, Pré-Olímpico Sul-Americano: Brasil x Uruguai - SPORTV
20:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Sport x Imperatriz - LIVEFC (Internet)
20:00 - Futsal, Eliminatórias da Copa do Mundo: Brasil x Peru - SPORTV 3
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Maringá x Cruzeiro - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: Bauru x Pinheiros - DAZN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: North Carolina x Duke - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Basquete, NCAA Feminina: Mississippi State x Tennessee - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NBA: Recrutamento do Jogo das Estrelas - ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Syracuse x Boston College - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Georgia Tech x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Missouri x Georgia - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: NC State x Virginia Tech - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Clemson x Virginia - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Notre Dame x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Alabama x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Campbell x Winthrop - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Cincinnati x Wichita State - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: UConn x Tulsa - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Softbol, NCAA: Central Arkansas x LSU - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Unión Santa Fe x Atlético Mineiro - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Millonarios x Always Ready - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: União Rondonópolis x Atlético Goianiense - SPORTV 2
21:30 - Futebol, Campeonato Amazonense: Nacional x São Raimundo - A CRÍTICA (AM)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Barcelona x Sporting Cristal - FACEBOOK LIBERTADORES (Internet)
21:30 - Basquete, Universitário Feminino dos EUA: Saint John Vianney x Christ the King - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Winnipeg Jets x Saint Louis Blues - ESPN
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Florida State x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: South Carolina x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
22:30 - Futebol, Pré-Olímpico Sul-Americano: Colômbia x Argentina - SPORTV
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: USC x Arizona - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Tulane x Houston - WATCH ESPN (Internet)
00:30 - Basquete, NBA: Houston Rockets x Los Angeles Lakers - BAND
01:00 - Basquete, NCAA Masculina: Saint Mary's x San Diego - WATCH ESPN (Internet)
01:00 - Basquete, NCAA Masculina: UCLA x Arizona State - WATCH ESPN (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.