.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Quarta, 23/12/2015
17:30 - Futebol, Campeonato Italiano Série B: Bari x Brescia - BANDSPORTS
19:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Bento Vôlei x Voleisul - SPORTV
19:30 - Futebol Americano, San Diego County Credit Union Poinsettia B: Northern Illinois x Boise State - ESPN+
22:00 - Basquete, NBA: Washington Wizards x Memphis Grizzlies - ESPN
23:00 - Futebol Americano, Godaddy Bowl: Bowling Green x Georgia Southern - ESPN+
0:00 - Basquete, NCAA: Loyola Marymont x Gonzaga - WATCH ESPN (Internet)

Quinta, 24/12/2015
15:00 - Futebol Americano, Popeyes Bahamas Bowl: Western Michigan x Middle Tennessee - ESPN+
23:00 - Futebol Americano, Hawaii Bowl: Cincinnati x San Diego State - ESPN
23:15 - Futebol Americano, NFL: Oakland Raiders x San Diego Chargers - ESPN

Sexta, 25/12/2015
20:00 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers - ESPN
23:00 - Basquete, NBA: Houston Rockets x San Antonio Spurs - ESPN

Sábado, 26/12/2015
10:45 - Futebol, Campeonato Inglês: Stoke City x Manchester United - FOX SPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Sunderland - ESPN BRASIL
13:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Watford - FOX SPORTS
13:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x Leicester - FOX SPORTS 2
13:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Aston Villa x West Ham - ESPN
13:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Swansea x West Bromwich - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Futebol Americano, Saint Petersburg Bowl: Marshall x Connecticut - ESPN+
15:15 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Wolverhampton x Reading - ESPN
15:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Norwich - FOX SPORTS
15:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Everton - ESPN BRASIL
17:20 - Futebol Americano, Bowl a confirmar: Washington x Southern Mississippi - WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Arsenal - ESPN BRASIL
18:30 - Futebol Americano, New Era Pinstripe Bowl: Duke x Indiana - ESPN
19:30 - Futebol, Amistoso: Futebol Contra a Fome - SPORTV
20:45 - Futebol Americano, Bowl a confirmar: Tulsa x Virginia Tech - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Saint Louis Blues x Dallas Stars - ESPN+
23:15 - Futebol Americano, NFL: Philadelphia Eagles x Washington Redskins - ESPN
23:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x Chicago Bulls - SPORTV
0:15 - Futebol Americano, Bowl a confirmar: UCLA x Nebraska - WATCH ESPN (Internet)
Quarta, 23 de dezembro de 2015
Uma homenagem acadêmica para o "categórico"

Gosto de dizer que homenagens sempre são melhores quando feitas em vida, com os alvos das mesmas podendo receber as saudações pelo conjunto de suas obras. Nem sempre é assim com todos que deveriam ser lembrados pelos positivos préstimos em suas atividades, mas ainda bem que muitos ganham o reconhecimento devido ainda estando entre nós. Assim acontece neste fim de 2015 com o "categórico" Jota Júnior, um dos meus narradores preferidos nestes 25 anos em que acompanho esportes na televisão. E acontece bem demais.

Idealizado pelos estudantes Beatriz Cesarini, Gustavo Amorim, Leonardo Levatti e Victor Lopes, da Faculdade Cásper Líbero, "A Outra Face do Gol: Jota Júnior" é um documentário que teve a orientação do professor Celso Unzelte e cujo resultado de 67 minutos deliciosos para quem gosta da crônica esportiva foi disponibilizado por eles no YouTube. Basta clicar aqui para acompanhar um primor de obra, que reverencia um profissional de grandes virtudes com e sem o microfone, o que atestei quando o conheci pessoalmente há alguns anos.

Além da esposa Sueli, dos três filhos e de amigos, muita gente do rádio e da TV falou: Clóvis Magalhães, Antônio Edson, Roberto Petri, Galvão Bueno, Flávio Prado, Flávio Adauto, Paulo Edson, Sílvia Vinhas, Quico Leal, Simone Mello, Cléber Machado, Milton Leite, Milton Neves, Maurício Noriega, Carlos Cereto, Elia Júnior, Mauro Beting, Wagner Vilaron, Juliano Belletti, Rogério Assis e Roger Willians. Todos eles contribuem com depoimentos sobre o locutor do SporTV e ex-TV Bandeirantes e ex-rádios Bandeirantes, Gazeta e Clube de Americana.

Entre as muitas passagens profissionais e pessoais lembradas pelo Jotinha e pelos convidados do quarteto que realizou o documentário, uma delas admito que apenas ao assisti-lo fui saber: que ele quase trocou a Band pela Globo em 1989 em convite intermediado pelo Galvão, decisivo (ao lado do Petri) para sua chegada à Rádio Gazeta em 1974, para o lugar do Luiz Alfredo, que fora para o SBT em primeira passagem. Jota decidiu permanecer onde estava e quem ganhou espaço como narrador da Plim-Plim a partir daquele ano foi Cléber.

Outra passagem legal demais é partilhada pelo Milton Leite: foi Jota o primeiro a cumprimentá-lo e celebrar seu ingresso no SporTV em 2005, poucos meses após deixar a ESPN Brasil, em sinal de companheirismo quando, com outros profissionais, a chegada de um "concorrente" na mesma posição profissional poderia incomodar. Também foi registrado o começo do Jotinha como jogador de futebol na sua cidade natal, no fim dos anos 60, quando foi zagueiro do Flamengo local. O futebol perdeu um beque, o microfone ganhou um craque.

Além disso, dois episódios delicados na vida dele são abordados às claras e isso oferece um valor ainda maior em registro jornalístico ao documentário. Um deles: a demissão da TV Bandeirantes no fim de 1998, episódio que de lambuja ainda nos permite rever a Simone, marcante figura do "Show do Esporte" e que possivelmente faça nesta obra sua primeira aparição no vídeo depois de muitos e muitos anos, já que não prosseguiu no jornalismo esportivo ao deixar a emissora também naquela época (desde então, toca a vida em casa com a família).

O outro aconteceu aqui em Porto Alegre em abril do ano passado e bem sabem que é ele ter sabido da partida do mais que amigo e sim um irmão para todo sempre Luciano a cerca de duas horas do começo de Internacional x Vitória, na abertura do Campeonato Brasileiro. No ar isso já havia ficado claro à ocasião, mas neste documentário é mais explicitado como Jota decidiu narrar aquele jogo mesmo estando abalado e entristecido, ainda assim sendo profissional e exemplar. Fora da família, poucos sentiram tanto o adeus do Luciano quanto ele.

Muito feliz com "FE" maiúsculo fiquei com esta obra maravilhosa dos quatro acadêmicos da Cásper Líbero sobre Jota Júnior, que merecia uma homenagem à altura dos seus 67 anos de vida e 46 de carreira, felizmente muito bem entregue por um documentário que ficou, como diria o Elia, daqui ó, da pontinha da orelha.

SporTV I
Fiquei em dúvida com a nota da Florença Mazza, interina da Patrícia Kogut em O Globo: o "Extra Ordinários" que terá Moraes Moreira como convidado especial passará às 20h30 do dia 31? Dúvida tenho pois dia 31 é quinta-feira da semana que vem. Então, seria uma edição fora do dia habitual de exibição, que é o domingo, é isso?

SporTV II
Próximo sábado, às 14h30, exibido será em versão ampliada de 24 minutos (seis a mais que no canal aberto) o minidocumentário "A História da Copersucar-Fittipaldi", produzido por Reginaldo Leme e Rafael Lopes, que foi ao ar no "Esporte Espetacular" no mês passado e que agora integrará a série "Esporte.doc".

Esporte Interativo
Do Eduardo Ohata no UOL Esporte: um executivo da emissora sondou os clubes da Série A do Brasileirão sobre uma transmissão em TV paga para 2018 e 2019, acenando com R$ 40 milhões de luvas. Dois presidentes de clubes da Região Sudeste confirmaram esta informação. Quando os procurados foram falar com a Globosat, ouviram dela que essa quantia até poderia ser paga agora mesmo, mas que enxugaria cerca de 25% do costumeiramente pago pelos direitos nesta mídia. Se com o aporte da Turner a partir deste ano o EI ficou muito mais forte, agora que estará na Net e na Claro TV a partir de janeiro ganhará mais espaço ainda.

Rede Globo I
Solidariedade ao grande (de tamanho e qualidade) Bruno Laurence, que relatou que estava em um shopping de São Paulo com seu filho de 5 anos e acabou xingado por um cidadão por "não torcer" para o time que ele quer. Isso assustou o filho do Bruno, que evidentemente ficou muito chateado com isso. Desnecessário isso!

Rede Globo II
O "Corujão do Esporte" de hoje para amanhã será mais cedo, à 1h35, pois o "Programa do Jô" já está de férias. Será o último programa de 2015 e Flávio Canto receberá Cristiane Dias, Glenda Kozlowski e Alex Escobar.

Rede Globo III
Tudo como sempre na São Silvestre da manhã da próxima quinta-feira. Pelo "enésimo" ano consecutivo, narração do Cléber Machado. A comentarista será a maratonista Márcia Narloch, campeã pan-americana em 2003.

Rede Globo IV
Ao divulgar ontem à tarde em seu site várias novidades em toda sua programação para janeiro, confirmadas foram as transmissões dos dois jogos de tricolores cariocas e alvinegros paulistanos pela Copa Flórida. Assim sendo, quatro partidas terão exibição (horários de Brasília): no dia 17, Atlético Mineiro x Corinthians e Fluminense x Shakhtar Donetsk às 17h; e no dia 20, Internacional x Flu e Corinthians x Shakhtar às 21h45.

Rede Bandeirantes I
A versão paulista de "Os Donos da Bola" teve nesta terça-feira um convidado especial: José Eduardo Savóia, que participou do programa nestes dias natalinos apresentado pelo Fernando Fernandes. Foi um retorno a uma casa profissional na qual ele já esteve como repórter na década de 80, na chegada do Luciano do Valle e do "Show do Esporte". Um trecho pode ser assistido aqui e, nele, é comentada a possibilidade de retorno do zagueiro Lugano ao São Paulo. Como sabem, Savóia deixou a Rede Record após 11 anos em segunda passagem e, enquanto segue disponível televisivamente falando, continua à toda comentando na Rádio Transamérica.

Rede Bandeirantes II
Se um gaúcho (Felipe Bueno) saiu tanto da emissora quanto da cidade de São Paulo, outro conterrâneo chegará em janeiro. Na manhã de hoje, Chico Garcia anunciou nas redes sociais que será transferido da Band/RS para a matriz da rede, algo que meio que já estava na cara desde que começou a participar diariamente do debate SP + MG + RS do "Jogo Aberto" em 2013, além da reportagem em quase todas as partidas da dupla Grenal exibidas ao vivo para SP e/ou RJ. Egresso da Rádio Gaúcha em 2010, Chico atualmente é coordenador esportivo da TV e debatedor e segundo apresentador da versão local de "Os Donos da Bola", além de também ser comentarista de arbitragem da Rádio Bandeirantes, função para a qual inicialmente fora contratado. Nestes 5 anos de Band/RS, antes do "Donos" e do "JA", participou também do "Jogo Aberto RS", do extinto semanal "Esporte Revista" e de todos os programas da RB, além do jornalístico "Redação BandNews" em FM. Com sua saída, as análises de arbitragem devem competir de vez ao Saimon Bianchini, que também este afazer ganhou neste 2015, mas ficaria em aberto tanto se haverá alguma aquisição para compensar esta saída quanto se o "Jogo Aberto" terá no Chico um representante do futebol gaúcho em São Paulo ou se o debate das 12h30 ganhará outro participante daqui (embora isso eu meio que já ache improvável e, pela própria presença direta dele na matriz, até desnecessário por se considerar que o debate talvez não passe mais aqui por haver uma ideia de "Donos" gaúcho ser transmitido das 12h30 às 14h não somente às segundas-feiras, mas sim de segunda a sexta). Boa sorte para ele!

Afogando em números
Do Daniel Castro no Notícias da TV, audiências de São Paulo na segunda-feira: "Globo Esporte" com 11,8 pontos; e Bandeirantes com 2,7 no "Jogo Aberto" e 2,4 pontos em "Os Donos da Bola".

Rede Bandeirantes de Rádio
Guilherme Pallesi mandou bem demais ontem à noite e não foi nem com o microfone da Bandeirantes e nem com o da Bradesco Esportes. O repórter e apresentador do "Agora o Bicho Vai Pegar" marcou um ace ao, depois da vitória por 3 x 0 do Vôlei Nestlé sobre Bauru pela Superliga, pedir em casamento a central Thaísa, que aceitou para alegria das colegas jogadoras e dos espectadores no ginásio. A qualidade de som não está muito legal, mas tem imagens deste momento publicadas pelo UOL Esporte (foi um jogo sem televisionamento). Em setembro, foi em transmissão da RB que uma letra mais espichada foi dada sobre o namoro do Guipa com a bicampeã olímpica, então afastada por se recuperar de uma lesão. Tudo graças à curiosidade do Ulisses Costa, em mais uma de suas hilariantes jornadas, em Palmeiras 3 x 2 Grêmio. Trechos estão aqui, com as participações no decorrer de Cláudio Zaidan e Estevan Ciccone. Na cobertura seguinte, em Santos 3 x 1 Internacional, de novo Ulisses voltou ao tema e Pallesi falou que sua namorada era Thaísa. Que os apaixonados vivam felizes para sempre! E por razões mais do que óbvias, sugiro desde já que Ivan Zimmermann vista uma batina e case os dois. (rs)

A saideira
Reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Momento "Nóis Erra, Nóis Corrige"
Vamos acertar o passo que leitores por e-mail e Twitter alertam que cometi um errão na coluna de ontem, quando destaquei São Paulo x Portuguesa na Rede Record em 1985 no "Raridade Rara": não era o cruzado a moeda daquele 22 de dezembro pois ele chegaria somente no ano seguinte. O cruzeiro é que valia.

Momento Raridade Rara I
Embora seja a televisão que motive a transferência para São Paulo a partir de 2016, o momento que ainda acho mais sensacional do Chico Garcia nestes 5 anos de Band/RS aconteceu na Rádio Bandeirantes em 2012 quando, durante o "Band Esporte Show", interpretou uma de suas famosas crônicas sobre sexo e amor para deleite dos apresentadores Vagner Martins e Carlos Guimarães e da repórter Taynah Espinoza ao som de "Let's Get It On", do Marvin Gaye. Sempre que me dá um baixo astral qualquer, tem uma pequena lista de áudios e vídeos que lembro de escutar e assistir para voltar a ficar numa boa. Esse aqui é um dos meus preferidos.

Momento Raridade Rara II
65 anos hoje de Vicente del Bosque, histórico nome do Real Madrid tanto jogando (venceu cinco Espanhóis e quatro Copas da Espanha) quanto treinando (uma Intercontinental, duas Ligas dos Campeões, uma Supercopa da Europa, dois Espanhóis e duas Supercopas da Espanha). As maiores conquistas da seleção da Espanha têm sua participação direta: de 2010, a Copa do Mundo com 1 x 0 na Holanda narrado na Band por Luciano do Valle; e de 2012, a Eurocopa com 4 x 0 na Itália em reportagem de Sérgio Utsch apresentada por Bruno Vicari no SBT.

Momento Raridade Rara III

"O locutor padrão do rádio brasileiro". Este era Jorge Curi, da mineira Caxambu para o mundo quando nela nascido em 1920. Voz poderosa que conduziu relatos que cativaram milhões de ouvintes no Rio de Janeiro e por todo o país em carreira que poderia ter oferecido bem mais coisas legais ainda. Infelizmente, cedo demais partiu devido a um acidente automobilístico acontecido há 30 anos completados nesta quarta-feira. Calou-se aos 65 um dos maiores craques da locução esportiva na boa e velha amplitude modulada. Ainda bem que é uma história que deixou muitas marcas positivas. Algumas delas lembrarei neste tópico de homenagem póstuma ao irmão do Ivon e do Alberto:

De 1970, Brasil 1 x 0 Inglaterra na Copa do Mundo pela Rádio Nacional, na qual trabalhou por 29 anos. Reprisado em 2011 no "EsporTVisão", apresentado por Sérgio Maurício na TV Brasil.

De 1972, Botafogo 6 x 0 Flamengo no Campeonato Carioca. Eis um dos gols com uma dupla inesquecível da Rádio Globo: ele narrando e Mário Vianna com seu "goooolllllegaaaaallll" analisando a arbitragem.

De 1975, Fluminense 1 x 0 Vasco no Carioca com o inesquecível golaço do elástico do Rivelino.

De 1982, Vasco 1 x 0 Flamengo na decisão estadual com Vianna e Antônio Porto.

De 1985, Flamengo 1 x 1 Fluminense pelo Estadual com o último gol que Curi narrou do seu time do coração. Ele já estava na Super Rádio Tupi, demitido que fora no ano anterior pela Rádio Globo, algo que não deixou passar batido em manifestação memorável após Botafogo 1 x 2 Vasco, a qual recupero aqui.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.