.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Terça, 22/12/2015
14:45 - Inverno, Copa do Mundo de Esqui Alpino: etapa da Itália - SPORTV2 (para às 16:15 e volta às 17:45)
17:30 - Vôlei, Italiano Feminino: Vicenza x Novara - BANDSPORTS
18:00 - Futsal, Liga Espanhola: Barcelona x Zaragoza - EI MAXX
18:30 - Futebol Americano, Famous Idaho Potato Bowl: Utah State x Akron - ESPN+
19:30 - Futebol, Amistoso: Comercial x Botafogo de Ribeirão Preto - ESPN BRASIL
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x Praia Clube - SPORTV
22:00 - Futebol, Copa Libertadores 2016: sorteio dos grupos - SPORTV3 e FOX SPORTS
22:00 - Basquete, NCAA: Delaware x Villanova - BANDSPORTS
22:00 - Basquete, NCAA: Cincinnati x Iowa State - ESPN+
22:00 - Basquete, NCAA: Xavier x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Rangers x Anaheim Ducks - ESPN
22:00 - Futebol Americano, Boca Raton Bowl: Toledo x Temple - WATCH ESPN (Internet)
22:30 - Basquete, NBA: Toronto Raptors x Dallas Mavericks - SPORTV2
23:00 - Basquete, NCAA: LSU x American - WATCH ESPN (Internet)
0:00 - Basquete, NCAA: UMKC x Louisville - WATCH ESPN (Internet)

Quarta, 23/12/2015
17:30 - Futebol, Campeonato Italiano Série B: Bari x Brescia - BANDSPORTS
19:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Bento Vôlei x Voleisul - SPORTV
19:30 - Futebol Americano, San Diego County Credit Union Poinsettia B: Northern Illinois x Boise State - ESPN+
22:00 - Basquete, NBA: Washington Wizards x Memphis Grizzlies - ESPN
23:00 - Futebol Americano, Godaddy Bowl: Bowling Green x Georgia Southern - ESPN+
0:00 - Basquete, NCAA: Loyola Marymont x Gonzaga - WATCH ESPN (Internet)

Quinta, 24/12/2015
15:00 - Futebol Americano, Popeyes Bahamas Bowl: Western Michigan x Middle Tennessee - ESPN+
23:00 - Futebol Americano, Hawaii Bowl: Cincinnati x San Diego State - ESPN
23:15 - Futebol Americano, NFL: Oakland Raiders x San Diego Chargers - ESPN

Sexta, 25/12/2015
20:00 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers - ESPN
23:00 - Basquete, NBA: Houston Rockets x San Antonio Spurs - ESPN
Terça, 22 de dezembro de 2015
Faustão ao vivo na Jovem Pan

Quem escutava futebol na Rádio Jovem Pan entre 1971 e 1978 e ainda hoje o faz teve um sentimento de absoluta nostalgia ao acompanhar nesta segunda-feira o "Esporte em Discussão" pois, atendendo convite do comandante Wanderley Nogueira, um hoje célebre apresentador da TV Globo e ex-repórter da emissora participou por telefone. Acompanham aqui os cerca de 25 minutos da presença de viva-voz do Fausto Silva, que tanto formulou pergunta ao convidado Carlos Augusto de Barros e Silva, presidente do São Paulo, quanto opinou sobre o futebol brasileiro ao justificar por que assinou o manifesto #OcupaCBF em prol de melhorias e mudanças na entidade. Também falou de maneira especial com Mauro Beting e ganhou de presente o resgate de alguns áudios históricos do arquivo da Pan, com entrevistas com Vicente Matheus, Sócrates e Emerson Leão. Uma grande tarde foi essa de ontem.

Sistema Globo de Rádio*
"Eles jogavam em 2 times... agora estão juntos na seleção. Você nunca viu tanto craque junto! Em 2016, o rádio vai entrar em campo diferente." É assim que está este anúncio aqui, publicado na revista Época desta semana e que destaca as transmissões conjuntas que Globo e CBN farão em São Paulo ao unirem em uma só as duas equipes esportivas. Notarão que Oscar Ulisses (que será um dos três narradores, os outros sendo Marcelo do Ó e Marcelo Gomes) aparece em destaque ao lado de Osvaldo Pascoal, Mário Marra, Raphael Prates e Paulo Massini.
*Com dica do conviva Alexandre Buarque

WebRádio Mooca
Transmitida apenas pela internet, ela concorre a uma vaga na final do quadro "Redação AM", do "Redação SporTV", como melhor narração de rádio de 2015. A escolhida que disputa aqui um lugar no pleito derradeiro é a de um dos gols de Juventus 4 x 0 Francana, pela Série A3 do Paulistão, com Raony Pacheco e Renato Corona.

SporTV
Do Rodrigo Capelo na coluna "Época Esporte Clube" (é de 20 dias atrás esse registro, mas apenas ontem o achei): a Globosat fechou por 5 anos a transmissão do evento amistoso Copa Flórida, sempre realizado em janeiro e que, em 2016, contará com Corinthians, Fluminense, Atlético Mineiro e Internacional em solo americano. Neste bolo também entram as transmissões em canal aberto dos jogos envolvendo os representantes brasileiros.

Premiere
Do Igor Siqueira "De Prima" no Lance!: ficou para 2016 a discussão sobre as mudanças na divisão do dinheiro do pay-per-view pois a prioridade é a renovação até 2020 dos contratos individuais em todas as mídias.

Copa Libertadores
Noite do sorteio dos grupos da edição de 2016, convocação especial para as torcidas de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Atlético Mineiro e Grêmio. SporTV e Fox Sports abrirão suas transmissões às 21h (Brasília), uma hora antes do começo do evento oficial da Conmebol. Porém, se for que nem no ano passado, o sorteio em si deverá acontecer apenas e tão somente por volta das 23h30, o que "casa" com a grade da Fox ao colocar sua cobertura até 0h, mas "não casa" com a grade do SporTV, que agendou o "SporTV News" para 23h, horário no qual por causa disso começará o "Sportscenter" na ESPN Brasil. Que pelo amor de Deus a Conmebol não enrole muito este ano e trate de fazer o sorteio mais cedo, pois no ano passado foi de doer na alma a lenga-lenga chatonilda.

National Football League
Quinta-feira tem transmissão com ESPN e sem Esporte Interativo. Apesar de marcado para 23h15 DF na virada de véspera para efetivo dia do Natal, Oakland Raiders x San Diego Chargers passará ao vivo na ESPN. Porém, mesmo sendo este um dos seus dias de exibição, o Esporte Interativo reprisará o "Jogando em Casa" no horário. Nele, a NFL voltará no próximo domingo com duas partidas, sei pelo Octávio Neto: às 19h25, a exclusivíssima Saint Louis Rams x Seattle Seahawks; e às 23h15, a compartilhada com a ESPN Minnesota Vikings x New York Giants.

Afogando em números
Do Daniel Castro no Notícias da TV e de Duda Lopes na Máquina do Esporte, audiências de São Paulo. Sexta: "Globo Esporte" com 10,5 pontos; e Bandeirantes com 2,6 no "Jogo Aberto" e 1,9 em "Os Donos da Bola". Sábado: "Globo Esporte" com 10,3 pontos; Record com 3,2 no "Esporte Fantástico"; e RedeTV! com 0,5 em Pinheiros x São Caetano e "Super Extremo", 0,4 em Paulistano x Bauru (ô Ibope desatentamente erradaço, não é Paulista de Basquete e sim NBB, santo cristo!!!) e 0,3 na "Super Faixa do Esporte". Domingo: Globo com 15 pontos e 44% em Barcelona x River Plate e 10,7 no "Esporte Espetacular"; SBT com 2,8 no "Acelerados"; RedeTV! com 0,7 no "Bola na Rede"; e Bandeirantes com 1,1 no "Band Esporte Clube", 1,6 no "Gol, o Grande Momento do Futebol", 2,3 em México x Trinidad e Tobago e 4,7 em Brasil x Canadá. Rio de Janeiro anteontem: a decisão do Mundial de Clubes rendeu 12 pontos e 43% de participação para a Globo.

Rede Globo
Desde ontem com edição única para todo o país nas semanas de Natal e Ano Novo (embora as TVs Cabo Branco de João Pessoa e Paraíba de Campina Grande mantenham seus blocos locais, não sei se pegando também o espaço do primeiro gerado pela rede ou se usando 10 minutos do tempo dos jornais locais do meio-dia), o "Globo Esporte" teve aqui uma distração no registro da final do Mundial Feminino de Handebol. Cristiane Dias disse que a Noruega, que foi campeã ao derrotar a Holanda, tinha chegado à terceira final mundial seguida. Mas não foi isso. As norueguesas decidiram em 2007, 2011 e 2015, mas de fora da decisão ficaram em 2009 e 2013. De mais a mais, a pauta da segunda-feira teve futebol apenas e tão somente com o encerramento do Mundial de Clubes, tanto nos gols de Sanfrecce Hiroshima x Guangzhou quanto em VT de Barcelona x River Plate na voz da própria Cris.

Rede Bandeirantes
Neto já de férias. Fernando Fernandes está apresentando nestes dias a versão paulista de "Os Donos da Bola".

RedeTV!
Não tem "Super Faixa do Esporte", nem Superliga e nem Novo Basquete Brasil no próximo sábado, dia seguinte ao Natal. O "Good News" ocupará a faixa das 14h40 às 17h e o "Super Extremo" será maior, das 17h às 19h. Por sua vez, o "Bola na Rede" da 1h30 de domingo para segunda será trocado pelo "Luciana by Night" em reprise.

A saideira
Reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Momento Raridade Rara I
Na carona de Fausto Silva nos tempos de Rádio Jovem Pan, vou ao excepcional canal de áudios do Maurício Roberto Pedroso: de 1977, sua entrevista com o treinador Oswaldo Brandão antes do Corinthians dele enfrentar o Santos pela Taça Governador do Estado e perder por 5 x 4 nos pênaltis após 2 x 2 no tempo normal.

Momento Raridade Rara II
A noite é do amistoso Comercial x Botafogo de Ribeirão Preto às 19h30, com transmissão da ESPN Brasil e um incremento especialíssimo: a presença do campeão europeu de clubes Samuel Eto'o por um dos dois, o que é decidido através de votação no Twitter. Para não ficar mal com nenhuma torcida, separei de 1999 um Come-Fogo empatado em 2 x 2 no Paulistão de 1999. O narrador da TV Clube neste compacto é William Lopes, o mesmo que há muitos anos (pouco depois disso, na verdade) é repórter da TV Bandeirantes e do BandSports.

Momento Raridade Rara III
30 anos atrás, o São Paulo era campeão paulista ao derrotar a Portuguesa por 2 x 1. Curiosidade: a partida só pôde passar na TV após três dias da realização pois a rubro-verde não deixou passar ao vivo pois pediu e não levou uma cota de Cr$ 485 milhões (admito não saber quanto daria em valores de hoje). A Cultura mostrou a gravação e a Record também. Dela em 1985, os gols com Sílvio Luiz, Ciro José, Ely Coimbra e Flávio Prado. (Atualização das 20:45: o seguidor twitteiro João Sérgio auxilia que isso daria, nos dias atuais, uns R$ 521.000,00.)

Momento Raridade Rara IV
Árbitro de 1992 a 2005, carreira que seguiu após jogar futebol como zagueiro de Acesita, Atlético, América e Votuporanguense, o mineiro Márcio Rezende de Freitas faz hoje 55 anos. Apitando, teve atuações inesquecíveis pelo lado negativo na final Santos 1 x 1 Botafogo de 1995 e no decisivo Corinthians 1 x 1 Internacional de 2005. Como estes jogos já destaquei dias e semanas atrás quando completaram as datas redondas, separei outros dois momentos do Márcio para o tópico: de 1998, França 3 x 0 África do Sul na Copa do Mundo sob sua direção com Milton Leite na ESPN Brasil; e de 2011, análise da arbitragem de Cruzeiro 3 x 4 Atlético, no Campeonato Mineiro, no "Globo Esporte" apresentado por Letícia Renna (ele é da Globo Minas desde 2007).

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.